destaques - dezembro 2011

4
Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Dezembro de 2011 1 A Diretoria divulga mensalmente uma síntese das principais atividades da FEEC, com o objetivo de manter a comunidade informada e levando a todos as informações mais relevantes do período. Destaques do mês Prêmio de Melhor Tese do Ano em Engenharia Elétrica é da FEEC A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorgou a Napoleão dos Santos Ribeiro, o Prêmio Capes de Tese 2010 da área de Engenharias IV pela tese “Chaveamento Eletro-Óptico Ultrarrápido e Conversão Regenerativa Utilizando Amplificadores ópticos a semicondutor”, defendida no ano de 2009, sob orientação do professor Evandro Conforti, do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica da UNICAMP. O resultado encontra-se disponível em http://www.capes.gov.br/premios-capes-de-teses . Concurso de Teses Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, edição 2011 O resultado final do Concurso de Teses Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho – Edição 2011 – promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República apontou como vencedora, na área de ENGENHARIA ELÉTRICA, a Tese: “Novas propostas para análise de estabilidade, controle e processamento de sinais no contexto de dinâmicas não-lineares”, que tem como Autor Diogo Coutinho Soriano e Orientadores os Professores Romis Ribeiro de Faissol Attux e Ricardo Suyama. Navegação mais confiável A tese de doutorado de Walter Wong, defendida na FEEC em cooperação com a Universidade de Helsinque, na Finlândia, propõe um modelo de segurança adequado a uma nova arquitetura da rede, em que a segurança deixe de ser baseada no endereço de IP [Internet Protocol] e passe a ser balizada pelo conteúdo. A tese foi orientada pelo professor Maurício Ferreira Magalhães. Mais informações em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2011/ju516_pag8.php# Premiações de Iniciação Científica O trabalho do estudante Tiago Novaes Ângelo foi escolhido para receber o Prêmio INOVA UNICAMP de Iniciação à Inovação em sua edição de 2011. O trabalho teve a orientação do Prof. César Pagan e contou também com a colaboração do estudante Eliezer Emanuel Ferreira. O projeto envolveu desde o estudo da teoria eletromagnética até a construção da mesma. A bobina foi projetada para ser usada em demonstrações pedagógicas e pesquisa na área de descargas atmosféricas. O protótipo construído produz faíscas da ordem de 100 mil volts. A estudante Vanessa Brischi Olivatto, sob orientação do Prof. Romis Ribeiro de Faissol Attux teve seu trabalho de Iniciação Científica premiado em 2011 pela Unicamp com Menção Honrosa. O tema da pesquisa é Dinâmica Neuronal e Processamento de Sinais.

Upload: feec-unicamp

Post on 21-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Destaques da FEEC no mês de Dezembro de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Destaques - Dezembro 2011

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Dezembro de 2011

1

A Diretoria divulga mensalmente uma síntese das principais atividades da FEEC, com o objetivo de manter a comunidade informada e levando a todos as informações mais relevantes do período.

Destaques do mês Prêmio de Melhor Tese do Ano em Engenharia Elétrica é da FEEC A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorgou a Napoleão dos Santos Ribeiro, o Prêmio Capes de Tese 2010 da área de Engenharias IV pela tese “Chaveamento Eletro-Óptico Ultrarrápido e Conversão Regenerativa Utilizando Amplificadores ópticos a semicondutor”, defendida no ano de 2009, sob orientação do professor Evandro Conforti, do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica da UNICAMP. O resultado encontra-se disponível em http://www.capes.gov.br/premios-capes-de-teses.

Concurso de Teses Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, edição 2011 O resultado final do Concurso de Teses Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho – Edição 2011 – promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República apontou como vencedora, na área de ENGENHARIA ELÉTRICA, a Tese: “Novas propostas para análise de estabilidade, controle e processamento de sinais no contexto de dinâmicas não-lineares”, que tem como Autor Diogo Coutinho Soriano e Orientadores os Professores Romis Ribeiro de Faissol Attux e Ricardo Suyama.

Navegação mais confiável A tese de doutorado de Walter Wong, defendida na FEEC em cooperação com a Universidade de Helsinque, na Finlândia, propõe um modelo de segurança adequado a uma nova arquitetura da rede, em que a segurança deixe de ser baseada no endereço de IP [Internet Protocol] e passe a ser balizada pelo conteúdo. A tese foi orientada pelo professor Maurício Ferreira Magalhães. Mais informações em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2011/ju516_pag8.php#

Premiações de Iniciação Científica O trabalho do estudante Tiago Novaes Ângelo foi escolhido para receber o Prêmio INOVA UNICAMP de Iniciação à Inovação em sua edição de 2011. O trabalho teve a orientação do Prof. César Pagan e contou também com a colaboração do estudante Eliezer Emanuel Ferreira. O projeto envolveu desde o estudo da teoria eletromagnética até a construção da mesma. A bobina foi projetada para ser usada em demonstrações pedagógicas e pesquisa na área de descargas atmosféricas. O protótipo construído produz faíscas da ordem de 100 mil volts.

A estudante Vanessa Brischi Olivatto, sob orientação do Prof. Romis Ribeiro de Faissol Attux teve seu trabalho de Iniciação Científica premiado em 2011 pela Unicamp com Menção Honrosa. O tema da pesquisa é Dinâmica Neuronal e Processamento de Sinais.

Page 2: Destaques - Dezembro 2011

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Dezembro de 2011

2

A rede do futuro Estudo analisa desempenho de sistemas que utilizam pacotes ópticos Tese apresentada na FEEC por Indayara Bertoldi Martins, orientada pelos professores Felipe Rudge e Edson Moschim, analisa o desempenho de redes ópticas avançadas que utilizam pacotes ópticos de comutação fotônica. A doutoranda verificou através de simulações computacionais desenvolvidas no LTF (DSIF) o desempenho desse tipo de tecnologia e propôs modelos de configurações que melhorassem parâmetros de qualidade e fluxo de tráfego. Mais informações em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2011/ju517_pag11.php Baseado em artigo publicado no Jornal da Unicamp de autoria de CARMO GALLO NETTO

Visitas de Instituições Acadêmicas e Empresariais

Instituição País Assunto 5 e 6/12 Universidade Politécnica de

Madrid Espanha Workshop para estabelecimento de futuras

parcerias

__________________________________________________________________________________

Data Eventos Acadêmicos e de Extensão 2/12 Palestra: Scalable Coding for Sensor Networks

Prof. João Barros, Instituto de Telecomunicações, Universidade do Porto, Portugal Organização: DECOM

Eventos Administrativos Externos à FEEC

Assuntos em destaque

05/12 COPEI Discussão sobre CT-Infra. Atualização Planes PRDU e PREAC

6/12 CAD e CEPE Orçamento 2012

16/12 Conselho Curador da FUNCAMP Orçamento FUNCAMP 2012

20/12 CONSU Orçamento 2012

Eventos Internos

Assuntos em destaque

19/12 Congregação Atualização do Regimento da CPG, Regimento Interno da CSA, Orçamento 2012, Procedimentos PROEX

19/12 CSA-RH Divulgação dos resultados da avaliação de 2012

Page 3: Destaques - Dezembro 2011

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Dezembro de 2011

3

AGENDA

O SisPot 2012 será realizado entre os dias 2 e 4 de abril de 2012 na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Objetivos Os principais objetivos do encontro são:

• divulgar os trabalhos de pesquisa em andamento ou recentemente concluídos na FEEC na área de energia elétrica, tanto interna como externamente à faculdade

• criar uma oportunidade para que os alunos apresentem seus trabalhos de pesquisa, preparando-os para futuras apresentações em congressos e defesas de dissertações e teses

• criar uma oportunidade para que os alunos novos tomem um primeiro contato com o ambiente de pesquisa no qual estão se inserindo

• estimular a interação entre docentes e alunos em um ambiente que propicie o desenvolvimento de trabalhos conjuntos

Temas Os trabalhos deverão abordar tópicos de pesquisa relacionados com a geração, transmissão, distribuição, condicionamento e conversão de energia elétrica. Datas importantes 19 mar 2012 - prazo final para a submissão de resumos. 26 mar 2012 - divulgação do programa final

Dissertações e Teses em Janeiro de 2012 (Fonte: Agenda Unicamp, em 22/12/2011)

"Recuperação de informações tridimensionais a partir de múltiplas imagens" (mestrado). Candidato: Marcelo Marques Gomes. Orientador: professor Clésio Luis Tozzi. Dia 20 de janeiro de 2012, às 14 horas, na sala PE-11 / CPG-FEEC.

"Contribuições ao ensino de estrutura de processamento" (mestrado). Candidata: Adriane Belle. Orientador: professor José Raimundo de Oliveira. Dia 22 de dezembro de 2011, às 14 horas, na sala PE-37 - 2º andar/prédio CPG.

"Aperfeiçoamento da ferramenta MATVOX: um aplicativo para pessoas com deficiência visual que proporciona a implementação de algoritmos e cálculos matemáticos em um editor de texto" (mestrado). Candidato: Henrique da Mota Silveira. Orientador: Professor Luiz César Martini. Dia 23 de janeiro de 2012, às 10 horas, no auditório da CPG/IA.

"Indução de Programas Genéticos Lineares para Modelagem de Processos de Manipulação de Informação" (Mestrado). Candidato: Gabriel Ambrósio Archanjo. Orientador: Professor Fernando José Von Zuben. Dia 24/01/2012, às 14:00, no Sala de Defesa de Tese.

"Documentação e teste aplicados a um software de simulação eletromagnética" (Mestrado). Candidata: Daniela dos Santos Santana. Orientador: professor Hugo Enrique Hernández Figueroa. Dia 30 de janeiro de 2012, às 14 horas, na FEEC.

"Contribuições para pós processamento da transformada wavelet na codificação ROI e SPIHT com aplicação na transmissão de imagens" (doutorado). Candidato: Roger Fredy Larico Chavez. Orientador: Professor Yuzo Iano. Dia 31 de janeiro de 2012, às 9 horas, na sala de defesa de teses da FEEC.

"Projeto e Implementação de Câmara GTEM - Giga Hertz Transverse Electromagnetic Para Testes de Compatibilidade Eletromagnética de Circuitos e Sistemas Eletrônicos" (Doutorado). Candidato: Humberto Xavier de Araújo. Orientador: Professor Luiz Carlos Kretly. Dia 31/01/2012, às 09:00, no PE 37.

Page 4: Destaques - Dezembro 2011

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Dezembro de 2011

4

Os informativos anteriores estão disponíveis em: Novembro 2011 http://www.fee.unicamp.br/feec2010/tmp/novembro2011.pdf Outubro 2011 http://www.fee.unicamp.br/feec2010/tmp/outubro2011.pdf Setembro 2011 http://www.fee.unicamp.br/feec2010/tmp/setembro2011.pdf Agosto 2011 http://www.fee.unicamp.br/feec2010/tmp/agosto2011.pdf Julho 2011 http://www.fee.unicamp.br/feec2010/tmp/julho2011.pdf Junho 2011 http://www.fee.unicamp.br/feec2010/tmp/junho2011.pdf Maio 2011 http://www.fee.unicamp.br/feec2010/tmp/maio2011.pdf