destaque fevereiro 2012

1
Casal do Barroca NÚCLEO MUSEOGRÁFICO DO CASAL DA FALAGUEIRA MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA Imagem do mês fevereiro de 2012 Moinho do M o n g e - Localizado na freguesia da Falagueira, laborou a partir do século XVIII. A torre do moinho é constituída de pedras basálticas da zona e o acesso ao piso superior era feito através de uma escada em cantaria em pedra calcária. Os últimos moinhos com velas conhecidos na A m a d o r a funcionaram até 1915. A ruralidade era uma característica intrínseca dos territórios que compõem hoje o concelho da Amadora. Exemplo disto é a imagem do mês de fevereiro, que foi concebida no ano de 1936. Somos transportados para uma longínqua Falagueira, onde bois e carroças povoam o quotidiano das populações. A fotografia mostra-nos o Casal do Barroca, local que ulteriormente passou a ser conhecido como Vila Andrade. Ali, podemos ver Manuel Pais Barroca, então um menino de três anos, em cima dos fardos de palha e seu pai, José Carvalho Barroca, à frente do carro de bois. É possível vislumbrar ao fundo o Moinho do Monge. Este cenário foi captado pelas lentes de um vizinho, que era fotógrafo, e assim trouxe-nos este precioso documento de nossa história.

Upload: camara-municipal-da-amadora

Post on 22-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Casal do Barroca

TRANSCRIPT

Page 1: Destaque fevereiro 2012

Casal do Barroca

NÚCLEO MUSEOGRÁFICO DO CASAL DA FALAGUEIRAMUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA

Imagem do mês

fevereiro de 2012

M o i n h o d o M o n g e - Loca l i zado na f r e g u e s i a d a F a l a g u e i r a , laborou a partir do século XVIII. A torre do moinho é const i tu ída de pedras basálticas d a z o n a e o acesso ao piso superior era feito através de uma e s c a d a e m cantaria em pedra c a l c á r i a . O s últimos moinhos c o m v e l a s conhecidos na A m a d o r a funcionaram até 1915.

A ruralidade era uma característica intrínseca dos territórios que compõem hoje o concelho da Amadora. Exemplo disto é a imagem do mês de fevereiro, que foi concebida no ano de 1936. Somos transportados para uma longínqua Falagueira, onde bois e carroças povoam o quotidiano das populações. A fotografia mostra-nos o Casal do Barroca, local que ulteriormente passou a ser conhecido como Vila Andrade. Ali, podemos ver Manuel Pais Barroca, então um menino de três anos, em cima dos fardos de palha e seu pai, José Carvalho Barroca, à frente do carro de bois. É possível vislumbrar ao fundo o Moinho do Monge. Este cenário foi captado pelas lentes de um vizinho, que era fotógrafo, e assim trouxe-nos este precioso documento de nossa história.