despesas indiretas - engucm.files.wordpress.com  · web viewdespesas indiretas. custos ou despesas...

12
DESPESAS INDIRETAS Custos ou Despesas Indiretas: após o cálculo dos custos diretos advindos da própria execução dos serviços, há necessidade de uma previsão de custos indiretos envolvidos na administração do negócio da empresa executante. Tal previsão geralmente é feita com base na aplicação de uma taxa sobre o total dos custos diretos (mão-de-obra, leis sociais inclusive, materiais e equipamentos) . A taxa aplicada é chamada BDI - Benefício e Despesa Indireta, e poderá ou não incluir o lucro. A aplicação genérica desta taxa de BDI acarreta, no entanto, algumas distorções. Na definição do preço total a ser cobrado por determinada empresa, pode-se, inclusive, partir-se da situação em que algumas despesas já estejam cobertas. É evidente que o grau de concorrência do mercado deverá influir no resultado desse processo. Dessa forma, cada empresa, em função de seu desempenho técnico, econômico e administrativo deve definir um BDI próprio, que é a relação entre as despesas operacionais e faturamento alcançado. Podemos de modo geral, classificar as despesas indiretas de uma construtora como segue: Administração Central: são despesas com o apoio técnico, supervisão e administração, incluindo o relacionamento com contratantes, fornecedores, bancos, governo e sociedade geral, e compreendem os itens de: - rateio das despesas com escolha e suprimento de materiais e equipamentos; - pessoal técnico e administrativo ligado diretamente à obra; - comunicação e locomoção do pessoal do escritório à obra, alimentação, hospedagem etc.; - rateio das despesas com pessoal ligado parcialmente `a obra: contabilidade, diretoria, oficina central de equipamentos, depósito central, assessoria jurídica etc.; - rateio das despesas gerais do escritório central: aluguéis, manutenção e operação do escritório, impostos e taxas gerais etc.;

Upload: dinhthuan

Post on 13-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DESPESAS INDIRETAS - engucm.files.wordpress.com  · Web viewDESPESAS INDIRETAS. Custos ou Despesas Indiretas: após o cálculo dos custos diretos advindos da própria execução

DESPESAS INDIRETAS

Custos ou Despesas Indiretas: após o cálculo dos custos diretos advindos da própria execução dos serviços, há necessidade de uma previsão de custos indiretos envolvidos na administração do negócio da empresa executante. Tal previsão geralmente é feita com base na aplicação de uma taxa sobre o total dos custos diretos (mão-de-obra, leis sociais inclusive, materiais e equipamentos) .A taxa aplicada é chamada BDI - Benefício e Despesa Indireta, e poderá ou não incluir o lucro.A aplicação genérica desta taxa de BDI acarreta, no entanto, algumas distorções. Na definição do preço total a ser cobrado por determinada empresa, pode-se, inclusive, partir-se da situação em que algumas despesas já estejam cobertas. É evidente que o grau de concorrência do mercado deverá influir no resultado desse processo.Dessa forma, cada empresa, em função de seu desempenho técnico, econômico e administrativo deve definir um BDI próprio, que é a relação entre as despesas operacionais e faturamento alcançado.Podemos de modo geral, classificar as despesas indiretas de uma construtora como segue:

Administração Central: são despesas com o apoio técnico, supervisão e administração, incluindo o relacionamento com contratantes, fornecedores, bancos, governo e sociedade geral, e compreendem os itens de:

- rateio das despesas com escolha e suprimento de materiais e equipamentos;- pessoal técnico e administrativo ligado diretamente à obra;- comunicação e locomoção do pessoal do escritório à obra, alimentação,

hospedagem etc.;- rateio das despesas com pessoal ligado parcialmente `a obra: contabilidade,

diretoria, oficina central de equipamentos, depósito central, assessoria jurídica etc.;

- rateio das despesas gerais do escritório central: aluguéis, manutenção e operação do escritório, impostos e taxas gerais etc.;

Comentários: As despesas com Administração Central, como podemos notar, são custos indiretos não passíveis de generalizações para todas as empresas e obras. Qualquer taxa adotada, sem um estudo do caso particular em que seria aplicada, teria as seguintes limitações:

- o número de obras que estão sendo executadas ao mesmo tempo pela empreiteira, quanto maior esse número, menores as despesas indiretas em relação ao custo direto total;

- o tamanho da empresa, quanto maior a empresa maior o custo indireto de administração central

- a distância da obra em relação à sede central.Resumindo: A Administração Central corresponde ao rateio dos custos da sede da construtura que deverá ser absorvido pelos contratos em andamento da empresa.

Page 2: DESPESAS INDIRETAS - engucm.files.wordpress.com  · Web viewDESPESAS INDIRETAS. Custos ou Despesas Indiretas: após o cálculo dos custos diretos advindos da própria execução

Administração Local: são despesas de apoio técnico, administrativo e de supervisão no próprio local da obra. Tais como:

- vigilâncias diversas;- segurança e primeiros socorros;- aluguéis e despesas diversas ( água, luz, comunicação, placas, ferramentas

manuais etc.);- pessoal ligado diretamente à execução da obra e não considerado no cálculo dos

custos diretos ( engenheiros, mestres, encarregados, agrimessores, apontadores, almoxarife e pessoal administrativo)

- controle tecnológico, licenças, seguros etc.

Comentários: As despesas de Administração Local, ao contrário das relativas á Administração Central, já podem, com certas reservas, ser adotadas genericamente com base em experiência anterior. Isto quer dizer que há uma taxa de Administração Local mais ou menos igual para todas as empresas. Ainda assim, devemos considerar que o tipo de obra a ser executada é uma variável controlada e que impede a prefixação dessa taxa.

Custos Financeiros: são passíveis de serem calculados previamente para todas as empresas concorrentes em uma determinada obra, os custos financeiras que decorrem de condições contratuais relativas aos cronogramas de execução dos serviços e de pagamento do contratante `a contratada ( descontadas as cauções).

Assim definidos, em termos de prazos de recebimentos e desembolsos, os custos financeiros são apenas uma parte do total que uma empresa precisa considerar. A outra parte decorre de atrasos nos recebimentos previstos, de condições de financiamentos de equipamentos, da comparação entre custo de estocagem e custo de compra, do uso e das fontes dos recursos financeiros à disposição da empresa, do custo de oportunidade envolvido no negócio da empresa. Essa outra parte, portanto, não pode ser prevista a não ser dentro da própria empresa.Sugere-se a adoção da seguinte fórmula:

CF = [(1 + t ÷ 100)n ÷ 30 – 1] x 100Onde:t = é a taxa de juros de mercado ou de correção monetária, em porcentagem ao mês.n = é o número de dias decorrido entre o desembolso e o recebimento contratual.

Transporte de pessoal: custos decorrentes da necessidade de transportar pessoal, diretamente envolvido na execução da obra, dos alojamentos às frentes de trabalho e ao final do período destas, de volta aos alojamentos. Esses custos são portanto, função da distância da obra aos locais, vilas ou cidades onde há mão-de-obra disponível.

Contratante e empreiteira contratada poderão definir, em contrato, os parâmetros comentados, dependendo da forma de contratação, e seguramente ocorrerão casos de serviços subempreitados a equipes ou firmas especializadas que merecem outro tipo de tratamento, como por exemplo: revestimentos, impermeabilização, pinturas, vidros, Inst. Elétricas, Inst. Hidráulicas e sanitárias e aluguel de equipamentos.Nesses casos não caberá a cobrança da taxa de Despesas Indiretas, como foi conceituada e sim a taxa de Administração, que as partes devem previamente convencionar.

Page 3: DESPESAS INDIRETAS - engucm.files.wordpress.com  · Web viewDESPESAS INDIRETAS. Custos ou Despesas Indiretas: após o cálculo dos custos diretos advindos da própria execução

Custos Comerciais: são aqueles decorrentes das atividades de venda dos serviços, isto é, preparo de concorrências, viagens ao local das obras, montagem de “stands” de vendas, publicidade, corretagem etc.

Encargos Fiscais: são devido aos impostos, como Imposto de Renda e outros.Podem incidir sobre o faturamento, isto é, preço final de venda, ou sobre o lucro, caso do Imposto de Renda. Taxas como IVA, não são aplicadas uma vez que estes deverão estar inclusos no preço

dos materiais.

Riscos ou Eventuais: Nos dias de hoje onde a competitividade é grande, admitir tal acréscimo é inviável. No entanto quando não estão disponíveis as informações necessárias para o cálculo detalhado do orçamento , podemos adotar um acréscimo devido aos riscos, visando cobrir a parcela de custo desconhecida em função da falta de informação.

Benefício: .é um valor em percentual a ser aplicado sobre o valor final do orçamento. Fica a cargo da construtora determinar este valor em cada licitação.É comum a adoção de percentuais entre 5 e 12% do valor global do orçamento.

CÁLCULO DO BDIAtravés dos conceitos acima podemos montar planilhas para auxiliar no cálculo do BDI.

Segue abaixo um modelo de planilha utilizada pelo CDHU (Construção – Mercado, 2002), e um exemplo prático utilizando o modelo de cálculo do BDI retirado do livro Engenharia de Custos do Eng. Paulo Roberto Vilela Dias.

1- Planilha de cálculo do Benefício e Despesas Indiretas - CDHU

A – Custo DiretoData Base MTSCusto Direto total de mão-de-obra (a)Custo Direto total de materiais e equipamentos (b)Custo Direto Total (c)

B – Custo Indireto1 – Administração CentralDespesas com pessoal:

Quant % Mão-de-ObraMTS

% Materiais e Equipamentos

MTS1.1 Mão-de-obra1.2 Encargos das leis sociais

Subtotal2 – Administração CentralDespesas gerais:

Quant % Mão-de-ObraMTS

% Materiais e Equipamentos

MTS2.1 Despesas gerais

Subtotal

Page 4: DESPESAS INDIRETAS - engucm.files.wordpress.com  · Web viewDESPESAS INDIRETAS. Custos ou Despesas Indiretas: após o cálculo dos custos diretos advindos da própria execução

3 – Administração da Obra Quant % Mão-de-ObraMTS

% Materiais e Equipamentos

MTS3.1 Mestre-de-obra3.2 Apontador3.3 Vigia3.4Encarregado3.5 Outros3.6 Encargos das leis sociaisSubtotal

4 – Apoio técnico da obra Quant % Mão-de-ObraMTS

% Materiais e Equipamentos

MTS4.1 Engenheiro4.2 Auxiliar técnico4.3 Outros4.4 Encargos das leis sociais

Subtotal

5 – Equipamentos de proteçãoIndividual (E.P.I’s) e ferramentas

Quant % Mão-de-ObraMTS

% Materiais e Equipamentos

MTS5.1 Capacetes5.2 Bota de couro5.3 Bota de borracha5.4 Luvas5.5 Ferramentas coletivas5.6 Ferramentas individuaisSubtotal

6 Despesas com Água/luz/esgoto na obra/telefone

Quant % Mão-de-ObraMTS

% Materiais e Equipamentos

MTS6.1 desp. Com água/luz/esgoto6.2 telefone

Subtotal

Page 5: DESPESAS INDIRETAS - engucm.files.wordpress.com  · Web viewDESPESAS INDIRETAS. Custos ou Despesas Indiretas: após o cálculo dos custos diretos advindos da própria execução

7 – Despesas com Transportehorizontal e vertical na obra

Quant % Mão-de-ObraMTS

% Materiais e Equipamentos

MTS7.1 Despesas com transportehorizontal e vertical na obra

Subtotal

8 – Ensaios e testes dos materiais

Quant % Mão-de-ObraMTS

% Materiais e Equipamentos

MTS8.1 Ensaio de compressão axial8.2 Outros

Subtotal

9 – Subsídio ä alimentaçãona obra

Quant % Mão-de-ObraMTS

% Materiais e Equipamentos

MTS9.1 Refeições diárias9.2 Desjejum diário

Subtotal

10 – Despesa c/ vale transportede pessoal da obra

Quant % Mão-de-ObraMTS

% Materiais e Equipamentos

MTS10.1 Despesas

Subtotal

Page 6: DESPESAS INDIRETAS - engucm.files.wordpress.com  · Web viewDESPESAS INDIRETAS. Custos ou Despesas Indiretas: após o cálculo dos custos diretos advindos da própria execução

Cálculo do BDI % Mão-de-ObraMTS

% Materiais e Equipamentos

MTSCusto indireto (f) (d) (e)Custo indireto Total [(d+e)/c]*100 (d +e)Custo de risco (g)Benefício (h)Custo financeiro (i)Subtotal 1 (a) + (f) +(g) + (h)

+ (i)ISS (j)PIS (k)CONFINS (l)Subtotal 2 (f) + (g) + (h) + (i) + (j) + (k) + (l)

(m) (n)

BDI [(m+n)/c]*100 R$ = (m+n)OBS: Deverá ser preenchido os campos, com as quantidades e valores respectivos, podendo atribuir zero para os itens que entender que não onerarão sua proposta, bem como criar outros itens.

2 - Exemplo prático utilizando o modelo de cálculo do BDI retirado do livro Engenharia de Custos do Eng. Paulo Roberto Vilela Dias.

CÁLCULO DO BDIITEM DESCRIMINAÇÃO MTS %

A CUSTO DIRETO TOTAL 195.550,00 100,00

B CUSTO INDIRETO ( 1+2+3+4+5) 51.129,601 - Riscos e Eventuais ---------2 - Mobilização/Desmobilização da Obra (tabela 01) 589,753 - Administração da Obra (tabela.02; 03; 04; 05) 46.189,854 - Administração Central * 3.500,005 - Encargos Financeiros 850,00

C TOTAL DO CUSTO (Direto + Indireto A+B) 246.679,60

D IMPOSTO SOBRE O FATURAMENTO (Tabela. 06) 7,57

E LUCRO ** 6,00

F TOTAL DE IMPOSTOS + LUCRO 13,57

G PREÇO FINAL (Venda) * * * 286.836,74

H PERCENTUAL DE BDI * * * * 46,68* Valor das despesas do escritório central rateados pelos contratos em andamento** Valor estimado entre 5 a 12%*** G =C ÷ [ 1- (F ÷ 100)]

**** BDI = Preço Final - 1 Custo Direto

Page 7: DESPESAS INDIRETAS - engucm.files.wordpress.com  · Web viewDESPESAS INDIRETAS. Custos ou Despesas Indiretas: após o cálculo dos custos diretos advindos da própria execução

Tabela 01 – Mobilização e desmobilização da obraObra: Data Março/02

Descrição Unidade Quantidade Custo MTSUnitário TOTAL

Transporte e diária de pessoal viagem 10 30,00 300,00

Transporte de veículosleve km 200,00 0,42 84,00Caminhão basculante h 1 44,99 44,99

Transporte de materiais, utensílios etcEm caminhão de carroceria fixa h 10 43,76 430,76

TOTAL 589,75Tabela02-Administração local – pessoal e encargos sociais

Categoria Quant. Salário/mês Meses Custo totalMTS MTS

Engenheiros: Supervisor Residente 1 2.300,0 6 13.800,00 Garantia da Qualidade Planejamento ou medição Segurança do TrabalhoMédico de Segurança do Trabalho EnfermeiroInspetor de Garantia da QualidadeTécnico de segurança do trabalhoEncarregados Geral 1 1.350,00 6 8.100,00 Manutenção Controle PatrimônioChefe de escritórioAuxiliar de escritórioChefe de pessoalAlmoxarifeCompradorAuxiliar de: Compras Almoxarife Serviços geraisVigia 1 450,00 4 1.800,00ApontadorSoldadorMecânico Veículos leves Máquinas leves Máquinas pesadasTopógrafo 1 1.800,00 0,5 900,00Auxiliar de Topografia 1 450,00 0,5 225,00LaboratoristaAuxiliar de LaboratoristaDesenhistaProjetista CadistaAuxiliar se serviços geraisTOTAL 24.825,00

Page 8: DESPESAS INDIRETAS - engucm.files.wordpress.com  · Web viewDESPESAS INDIRETAS. Custos ou Despesas Indiretas: após o cálculo dos custos diretos advindos da própria execução

Tabela 03 – Administração Local – despesas geraisCategoria Unidade Quant. Custo unitár

(MTS)meses Custo total

(MTS)Aluguel de imóveis Escritório Casa de Engenheiro Casa do EncarregadoViagens un 2 50,00 4 400,00Estadias un 2 30,00 4 240,00Alimentação un 50 3,00 4 500,00Verba de representaçãoUniformes Macacão un 7 18,00 1 126,00 Botas un 7 12,00 1 84,00Material de Segurança Capacete un 7 12,00 1 84,00 Luvas un 7 8,00 1 56,00 Cintos de Segurança un 7 15,00 1 105,00 Óculos de proteção un 5 18,00 1 90,00 Máscaras un 5 10,00 1 50,00Instalações Provisórias Escritório Almoxarifado m2 15 80,00 1 1.200,00 Oficinas Fiscalização m2 12 100,00 1 1.200,00 Alojamento Sanitários m2 12 120,00 1 1.200,00Cópias un 500 0,10 4 200,00Água, Energia, Telefone vb 1 200,00 4 800,00SegurosART un 1 150,00 1 150,00Ensaios Tecnológicos vb 1 120,00 3 360,00

TOTAL 6.205,00

Tabela 04 – Administração Local – aluguel de equipamentosCategoria Quant. Custo/mês

(MTS)meses Custo total

(MTS)Veículos leves: Engenheiros 1 1.118,62 6 6.711,72Outras viaturas: Kombi Pick-up leve Caminhão basculante 1 8.382,25 0,5 4.164,13 Caminhão de carroceria CarretaEquipamentos de apoio: Retro escavadeira 120 28,92 0,5 1.735,20 Carregadeira de pneus 80 14,02 0,5 560,80 Grupo gerador Andaime metálico 1 500,00 3 1.500,00 Elevador de obra Vibrador Rompedor CompactadorTOTAL 14.671,85

Page 9: DESPESAS INDIRETAS - engucm.files.wordpress.com  · Web viewDESPESAS INDIRETAS. Custos ou Despesas Indiretas: após o cálculo dos custos diretos advindos da própria execução

Tabela 05 – Administração Local – móveis e utensíliosCategoria Quant. Custo/mês

(MTS)meses Custo total

(MTS)Microcomputador e impressoraEscrivaninha 1 5,00 6 30,00Mesa de reuniãoCadeiras 2 2,00 6 24,00Arquivo 1 2,00 6 12,00Estante 1 6,00 6 36,00Filtro de água 1 1,00 6 6,00Telefone/fax 1 60,00 6 360,00

TOTAL 488,00

Tabela 06 – Impostos com pagamento imediato sobre o faturamentoDescrição Geral

ISS – (Municipal devido no local da realização dos serviços)

2 a 5%

CONFINS 3PIS 0,65CPMF 0,38CONTRIBUIÇÃO SOBRE O LUCRO LÍQUIDO *

0,54

TOTAL 7,57 Considerando o lucro de 6

Em qualquer caso podemos incrementar as planilhas com dados respectivos da sua obra.