desligue o telemóvel. iv domingo de pascoa ano a

83
Desligue o Telemóvel

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

109 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Desligue o Telemóvel

Page 2: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

IV Domingo de Pascoa Ano A

Page 3: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Quero ser Como tu, como tu, MariaComo tu, um dia, como tu, Maria.

Quero Amar como Tu, como tu MariaComo tu, um dia, como tu Maria

Quero servir como tu, como tu, MariaComo tu, um dia, como tu Maria

Page 4: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Amén!A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores(momento de silêncio)

Page 5: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Confessemos os nossos pecados:

Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

Page 6: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Senhor, tem piedade de nós,

Somos o teu povo pecador,

Toma a nossa vida de pecado e dor,

Enche o nosso espirito de Amor.

Cristo tem piadade de….

Page 7: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Glória a Deus nas alturas,e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

Page 8: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica;Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo;

Page 9: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo;com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.

Amén

Page 10: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

ORAÇÃO COLECTADeus eterno e omnipotente, conduzi-nos à posse das alegrias celestes, para que o pequenino rebanho dos vossos fiéis chegue um dia à glória do reino onde já Se encontra o seu poderoso Pastor,Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.Amén.

Page 11: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

1ª Leitura

Actos 2, 14a.36-41

Page 12: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

LEITURA I Actos 2, 14a.36-41

Leitura do Livro dos Actos dos Apóstolos

No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, com os onze Apóstolos, ergueu a voz e falou ao povo: «Saiba com absoluta certeza toda a casa de Israel que Deus fez Senhor e Messias esse Jesus que vós crucificastes». Ouvindo isto, sentiram todos o coração trespassado e perguntaram a Pedro e aos outros

Apóstolos: «Que havemos de fazer, irmãos?». Pedro respondeu-lhes: «Convertei-vos e peça cada um de vós o Baptismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o dom do Espírito Santo, porque a promessa desse dom é para vós, para os vossos filhos e para quantos, de longe, ouvirem o apelo do Senhor nosso Deus». E com muitas outras palavras os persuadia e exortava, dizendo: «Salvai-vos desta geração perversa». Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o Baptismo e naquele dia juntaram-se aos discípulos cerca de três mil pessoas.Palavra do Senhor.

Page 13: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

LEITURA I Actos 2, 14a.36-41Apóstolos: «Que havemos de fazer, irmãos?». Pedro respondeu-lhes: «Convertei-vos e peça cada um de vós o Baptismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o dom do Espírito Santo, porque a promessa desse dom é para vós, para os vossos filhos e para quantos, de longe, ouvirem o apelo do Senhor nosso Deus».

E com muitas outras palavras os persuadia e exortava, dizendo: «Salvai-vos desta geração perversa». Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o Baptismo e naquele dia juntaram-se aos discípulos cerca de três mil pessoas.Palavra do Senhor.

Page 14: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

LEITURA I Actos 2, 14a.36-41

E com muitas outras palavras os persuadia e exortava, dizendo: «Salvai-vos desta geração perversa». Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o Baptismo e naquele dia juntaram-se aos discípulos cerca de três mil pessoas.Palavra do Senhor.Graças a Deus!

Page 15: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Salmo

Page 16: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Salmo 22 (23), 1-3a.3b-4.5.6

Refrão: O Senhor é meu pastor:

nada me faltará,nada me faltará. 

Page 17: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

II Leitura

1 Pedro 2, 20b-25

Page 18: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

LEITURA II 1 Pedro 2, 20b-25

Leitura da Primeira Epístola de São

Pedro.Caríssimos: Se vós, fazendo o bem, suportais o sofrimento com paciência, isto é uma graça aos olhos de Deus. Para isto é que fostes chamados, porque Cristo sofreu também por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais os seus passos.

Ele não cometeu pecado algum e na sua boca não se encontrou mentira. Insultado, não pagava com injúrias; maltratado, não respondia com ameaças; mas entregava-Se Àquele que julga com justiça. Ele suportou os nossos pecados no seu Corpo, sobre o madeiro da cruz, a fim de que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça: pelas suas chagas fomos curados. Vós éreis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes para o pastor e guarda das vossas almas.Palavra do Senhor.

Page 19: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

LEITURA II 1 Pedro 2, 20b-25 Ele não cometeu pecado algum e na sua boca não se encontrou mentira. Insultado, não pagava com injúrias; maltratado, não respondia com ameaças; mas entregava-Se Àquele que julga com justiça. Ele suportou os nossos pecados no seu Corpo, sobre o madeiro da cruz, a fim de que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça: pelas suas chagas fomos curados. Vós éreis como ovelhas desgarradas,

mas agora voltastes para o pastor e guarda das vossas almas.Palavra do Senhor.

Page 20: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

LEITURA II 1 Pedro 2, 20b-25 mas agora voltastes para o pastor e guarda das vossas almas.Palavra do Senhor.

Graças a Deus!

Page 21: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

AclamaçãoGloria, aleluia, aleluia, Gloria(Bis)

Cristo Ressuscitou, aleluia

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor:conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-

Me.  

Page 22: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Evangelho

Jo 10, 1-10

Page 23: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

EVANGELHO Jo 10, 1-10

O Senhor esteja convosco,Ele está no meio de Nós.

Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João

Glória a Vós, Senhor!

Page 24: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

EVANGELHO Jo 10, 1-10

Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e

as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».Palavra da salvação.

Page 25: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

EVANGELHO Jo 10, 1-10

as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas.

Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».Palavra da salvação.

Page 26: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

EVANGELHO Jo 10, 1-10

Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem.

O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».Palavra da salvação.

Page 27: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

EVANGELHO Jo 10, 1-10

O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».Palavra da salvação.

Gloria a Vós Senhor!

Page 28: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A
Page 29: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

"Todos são sacerdotes, alguns são sacerdotes, e apenas um só é Sacerdote" Pelo batismo tornamo-nos o povo real, sacerdote e povo eleito em Cristo. Alguns foram eleitos para servir a comunidade como sacerdotes, mas temos apenas um só sacerdote, Cristo, que é o Bom Pastor. Ele não foi o primeiro a usar a imagem do pastor. No tempo antes de Cristo, o ceptro dos Faraós tinha a forma de um cajado, que simboliza o trabalho de pastor.

Israel foi um povo de pastores por muito tempo. Jacob, Moisés, David etc. eram pastores. Quando os habitantes de uma aldeia em Israel não podiam levar a pastar as próprias ovelhas, recorriam a um assalariado que tomava conta dos rebanhos de todos. Havia uma legislação rigorosa que estabelecia as suas obrigações: tinha que enfrentar um lobo, dois cães, um animal pequeno, mas podia fugir perante um leão, um leopardo, um urso ou um ladrão. No seu contrato não existia a cláusula de estar disposto a sacrificar a sua vida pelas ovelhas. Jesus acrescentou à ideia de pastor um elemento inteiramente novo: o pastor é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas.

A voz do pastor é ouvida, reconhecida e distinguida. A seguir à ressurreição Jesus foi reconhecido pela sua voz. Os olhos dos discípulos irão enganar-se: tomado por um viajante, por um fantasma, por um pescador, mas a voz era inconfundível. Jesus é o Bom Pastor que conhece cada um pessoalmente, alimenta o com o seu Corpo e Sangue, e com sagrada leitura, e procura a quem perde o caminho. Ele ofereceu a Sua vida pelos seus rebanhos:- os pecadores. O amor não conhece limites, não para diante de nenhum obstáculo, de nenhum risco, de nenhum sacrifício.

Pela explosão dos meios de comunicação, falsas ideias, preocupação da vida mais do que dos valores, maus exemplos, etc. o rebanho está muito longe do Bom Pastor.Quem nos conduz? Qual é a voz que escutamos? A voz da política, a voz da opinião pública, a voz da novela, a voz da televisão? É como quando lobos entram dentro dum rebanho, ferem algumas ovelhas e dispersam as outras. Somos ovelhas fáceis para os lobos deste mundo. Um bom pastor protege suas ovelhas, colocando-os nas mãos amorosas do Pai poderoso.

O Papa Paulo VI introduziu o Dia Mundial de Oração Pelas Vocações no dia do Bom Pastor, em que rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas. A falta de vocações é um indicador da pouca vida cristã da comunidade. A descida no número das vocações não quer dizer que Deus faça menos chamamentos para a vida religiosa ou para o sacerdócio ou para casamento. É triste ver que as igrejas fecham pela falta de sacerdotes e os fiéis não têm oportunidade de se confessarem nem de comungarem. Muitos estragam a sua vida pela droga, álcool, má conduta, etc. e há ninguém para salvá-los. Assistimos à morte silenciosamente; um dia Deus pedir-nos-á a conta disso. Desta comunidade deveriam nascer os salvadores e a falta de iniciativa significa a falta da espiritualidade. Peçamos ao Bom Pastor que nos ilumine e nos ajude a resolver os nossos problemas e que haja mais e santas vocações

Page 30: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Israel foi um povo de pastores por muito tempo. Jacob, Moisés, David etc. eram pastores. Quando os habitantes de uma aldeia em Israel não podiam levar a pastar as próprias ovelhas, recorriam a um assalariado que tomava conta dos rebanhos de todos. Havia uma legislação rigorosa que estabelecia as suas obrigações: tinha que enfrentar um lobo, dois cães, um animal pequeno, mas podia fugir perante um leão, um leopardo,

um urso ou um ladrão. No seu contrato não existia a cláusula de estar disposto a sacrificar a sua vida pelas ovelhas. Jesus acrescentou à ideia de pastor um elemento inteiramente novo: o pastor é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas.

A voz do pastor é ouvida, reconhecida e distinguida. A seguir à ressurreição Jesus foi reconhecido pela sua voz. Os olhos dos discípulos irão enganar-se: tomado por um viajante, por um fantasma, por um pescador, mas a voz era inconfundível. Jesus é o Bom Pastor que conhece cada um pessoalmente, alimenta o com o seu Corpo e Sangue, e com sagrada leitura, e procura a quem perde o caminho. Ele ofereceu a Sua vida pelos seus rebanhos:- os pecadores. O amor não conhece limites, não para diante de nenhum obstáculo, de nenhum risco, de nenhum sacrifício.

Pela explosão dos meios de comunicação, falsas ideias, preocupação da vida mais do que dos valores, maus exemplos, etc. o rebanho está muito longe do Bom Pastor.Quem nos conduz? Qual é a voz que escutamos? A voz da política, a voz da opinião pública, a voz da novela, a voz da televisão? É como quando lobos entram dentro dum rebanho, ferem algumas ovelhas e dispersam as outras. Somos ovelhas fáceis para os lobos deste mundo. Um bom pastor protege suas ovelhas, colocando-os nas mãos amorosas do Pai poderoso.

O Papa Paulo VI introduziu o Dia Mundial de Oração Pelas Vocações no dia do Bom Pastor, em que rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas. A falta de vocações é um indicador da pouca vida cristã da comunidade. A descida no número das vocações não quer dizer que Deus faça menos chamamentos para a vida religiosa ou para o sacerdócio ou para casamento. É triste ver que as igrejas fecham pela falta de sacerdotes e os fiéis não têm oportunidade de se confessarem nem de comungarem. Muitos estragam a sua vida pela droga, álcool, má conduta, etc. e há ninguém para salvá-los. Assistimos à morte silenciosamente; um dia Deus pedir-nos-á a conta disso. Desta comunidade deveriam nascer os salvadores e a falta de iniciativa significa a falta da espiritualidade. Peçamos ao Bom Pastor que nos ilumine e nos ajude a resolver os nossos problemas e que haja mais e santas vocações

Page 31: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

um urso ou um ladrão. No seu contrato não existia a cláusula de estar disposto a sacrificar a sua vida pelas ovelhas. Jesus acrescentou à ideia de pastor um elemento inteiramente novo: o pastor é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas.

A voz do pastor é ouvida, reconhecida e distinguida. A seguir à ressurreição Jesus foi reconhecido pela sua voz. Os olhos dos discípulos irão enganar-se:

tomado por um viajante, por um fantasma, por um pescador, mas a voz era inconfundível. Jesus é o Bom Pastor que conhece cada um pessoalmente, alimenta o com o seu Corpo e Sangue, e com sagrada leitura, e procura a quem perde o caminho. Ele ofereceu a Sua vida pelos seus rebanhos:- os pecadores. O amor não conhece limites, não para diante de nenhum obstáculo, de nenhum risco, de nenhum sacrifício.

Pela explosão dos meios de comunicação, falsas ideias, preocupação da vida mais do que dos valores, maus exemplos, etc. o rebanho está muito longe do Bom Pastor.Quem nos conduz? Qual é a voz que escutamos? A voz da política, a voz da opinião pública, a voz da novela, a voz da televisão? É como quando lobos entram dentro dum rebanho, ferem algumas ovelhas e dispersam as outras. Somos ovelhas fáceis para os lobos deste mundo. Um bom pastor protege suas ovelhas, colocando-os nas mãos amorosas do Pai poderoso.

O Papa Paulo VI introduziu o Dia Mundial de Oração Pelas Vocações no dia do Bom Pastor, em que rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas. A falta de vocações é um indicador da pouca vida cristã da comunidade. A descida no número das vocações não quer dizer que Deus faça menos chamamentos para a vida religiosa ou para o sacerdócio ou para casamento. É triste ver que as igrejas fecham pela falta de sacerdotes e os fiéis não têm oportunidade de se confessarem nem de comungarem. Muitos estragam a sua vida pela droga, álcool, má conduta, etc. e há ninguém para salvá-los. Assistimos à morte silenciosamente; um dia Deus pedir-nos-á a conta disso. Desta comunidade deveriam nascer os salvadores e a falta de iniciativa significa a falta da espiritualidade. Peçamos ao Bom Pastor que nos ilumine e nos ajude a resolver os nossos problemas e que haja mais e santas vocações

Page 32: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

tomado por um viajante, por um fantasma, por um pescador, mas a voz era inconfundível. Jesus é o Bom Pastor que conhece cada um pessoalmente, alimenta o com o seu Corpo e Sangue, e com sagrada leitura, e procura a quem perde o caminho. Ele ofereceu a Sua vida pelos seus rebanhos:- os pecadores. O amor não conhece limites, não para diante de nenhum obstáculo, de nenhum risco, de nenhum sacrifício.

Pela explosão dos meios de comunicação, falsas ideias, preocupação da vida mais do que dos valores, maus exemplos, etc. o rebanho está muito longe do Bom Pastor.Quem nos conduz? Qual é a voz que escutamos? A voz da política, a voz da opinião pública, a voz da novela, a voz da televisão? É como quando lobos entram dentro dum rebanho, ferem algumas ovelhas e dispersam as outras. Somos ovelhas fáceis para os lobos deste mundo. Um bom pastor protege suas ovelhas, colocando-os nas mãos amorosas do Pai poderoso.

O Papa Paulo VI introduziu o Dia Mundial de Oração Pelas Vocações no dia do Bom Pastor, em que rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas. A falta de vocações é um indicador da pouca vida cristã da comunidade. A descida no número das vocações não quer dizer que Deus faça menos chamamentos para a vida religiosa ou para o sacerdócio ou para casamento. É triste ver que as igrejas fecham pela falta de sacerdotes e os fiéis não têm oportunidade de se confessarem nem de comungarem. Muitos estragam a sua vida pela droga, álcool, má conduta, etc. e há ninguém para salvá-los. Assistimos à morte silenciosamente; um dia Deus pedir-nos-á a conta disso. Desta comunidade deveriam nascer os salvadores e a falta de iniciativa significa a falta da espiritualidade. Peçamos ao Bom Pastor que nos ilumine e nos ajude a resolver os nossos problemas e que haja mais e santas vocações

Page 33: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Pela explosão dos meios de comunicação, falsas ideias, preocupação da vida mais do que dos valores, maus exemplos, etc. o rebanho está muito longe do Bom Pastor. Quem nos conduz? Qual é a voz que escutamos? A voz da política, a voz da opinião pública, a voz da novela, a voz da televisão? É como quando lobos entram dentro dum rebanho, ferem algumas ovelhas e dispersam as outras.

Somos ovelhas fáceis para os lobos deste mundo. Um bom pastor protege suas ovelhas, colocando-os nas mãos amorosas do Pai poderoso.

O Papa Paulo VI introduziu o Dia Mundial de Oração Pelas Vocações no dia do Bom Pastor, em que rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas. A falta de vocações é um indicador da pouca vida cristã da comunidade. A descida no número das vocações não quer dizer que Deus faça menos chamamentos para a vida religiosa ou para o sacerdócio ou para casamento. É triste ver que as igrejas fecham pela falta de sacerdotes e os fiéis não têm oportunidade de se confessarem nem de comungarem. Muitos estragam a sua vida pela droga, álcool, má conduta, etc. e há ninguém para salvá-los. Assistimos à morte silenciosamente; um dia Deus pedir-nos-á a conta disso. Desta comunidade deveriam nascer os salvadores e a falta de iniciativa significa a falta da espiritualidade. Peçamos ao Bom Pastor que nos ilumine e nos ajude a resolver os nossos problemas e que haja mais e santas vocações

Page 34: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Somos ovelhas fáceis para os lobos deste mundo. Um bom pastor protege suas ovelhas, colocando-os nas mãos amorosas do Pai poderoso.

O Papa Paulo VI introduziu o Dia Mundial de Oração Pelas Vocações no dia do Bom Pastor, em que rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas. A falta de vocações é um indicador da pouca vida cristã da comunidade.

A descida no número das vocações não quer dizer que Deus faça menos chamamentos para a vida religiosa ou para o sacerdócio ou para casamento. É triste ver que as igrejas fecham pela falta de sacerdotes e os fiéis não têm oportunidade de se confessarem nem de comungarem. Muitos estragam a sua vida pela droga, álcool, má conduta, etc. e há ninguém para salvá-los. Assistimos à morte silenciosamente; um dia Deus pedir-nos-á a conta disso. Desta comunidade deveriam nascer os salvadores e a falta de iniciativa significa a falta da espiritualidade. Peçamos ao Bom Pastor que nos ilumine e nos ajude a resolver os nossos problemas e que haja mais e santas vocações

Page 35: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

A descida no número das vocações não quer dizer que Deus faça menos chamamentos para a vida religiosa ou para o sacerdócio ou para casamento. É triste ver que as igrejas fecham pela falta de sacerdotes e os fiéis não têm oportunidade de se confessarem nem de comungarem. Muitos estragam a sua vida pela droga, álcool, má conduta, etc. e há ninguém para salvá-los. Assistimos à morte silenciosamente;

um dia Deus pedir-nos-á a conta disso. Desta comunidade deveriam nascer os salvadores e a falta de iniciativa significa a falta da espiritualidade. Peçamos ao Bom Pastor que nos ilumine e nos ajude a resolver os nossos problemas e que haja mais e santas vocações

Page 36: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

um dia Deus pedir-nos-á a conta disso. Desta comunidade deveriam nascer os salvadores e a falta de iniciativa significa a falta da espiritualidade. Peçamos ao Bom Pastor que nos ilumine e nos ajude a resolver os nossos problemas e que haja mais e santas vocações.

Assim Seja!

Page 37: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Meditação

«Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a

tenham em abundância»

Page 38: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Credo

Page 39: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Creio em um só Deus,Pai todo-poderoso,Criador do céu e da terraDe todas as coisas visíveis e invisíveis.Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,Filho Unigénito de Deus,nascido do Pai antes de todos os séculos:Deus de Deus, Luz da Luz,Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;Gerado, não criado, consubstancial ao Pai.Por Ele todas as coisas foram feitas.E por nós, homens, e para nossa salvação

Page 40: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

desceu dos céus(Faz-se inclinação)E encarnou pelo Espírito Santo,no seio da Virgem Maria.e Se fez homem.Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;padeceu e foi sepultado.Ressuscitou ao terceiro dia,conforme as Escrituras; e subiu aos céus,onde está sentado à direita do Pai.

Page 41: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

De novo há-de vir em sua glória,para julgar os vivos e os mortos;e o seu reino não terá fim.Creio no Espírito Santo.Senhor que dá a vida,e procede do Pai e do Filho;e com o Pai e o Filhoé adorado e glorificado:Ele que falou pelos Profetas.

Page 42: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Creio na Igreja una, santa,católica e apostólica.Professo um só batismoPara remissão dos pecados.E espero a ressurreição dos mortos,e vida do mundo que há-de vir. Amén.

Page 43: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Oração Universal

Page 44: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Irmãos e irmãs: Neste domingo mundial das vocações, oremos a Jesus Cristo, o Bom Pastor,pedindo-Lhe que nos faça ouvir a sua voz,dizendo com alegria: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.Para que o Redentor livre de todo o mal a santa Igreja, lhe dê pastores segundo o seu coração e lhe conceda as vocações de que ela precisa, oremos, irmãos.Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

Page 45: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Para que o Redentor sustente a fidelidade dos esposos, ensine os jovens a lutar pela castidade e dê às jovens o amor pela virgindade, oremos, irmãos.Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.Para que o Redentor Se lembre dos mais pobres, dos pecadores, dos aflitos, dos doentes e das ovelhas que não O escutam nem conhecem, oremos, irmãos.Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

Page 46: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Para que o Redentor, que foi morto, mas ressuscitou, torne felizes para sempre no seu reino os fiéis que O procuraram e serviram, oremos, irmãos.Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.Para que o Redentor, que a todos chama pelo seu nome, faça de nós e de todos os cristãos desta comunidade, uma família onde cada um se sinta amado, oremos, irmãos. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

Page 47: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Senhor Jesus Cristo, Bom Pastor,que nos alegrais com a solenidade da vossa Ressurreição, ouvi as preces do vosso povo e concedei àqueles que Vos imploram, os bens que santamente desejam.Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.Amén.

Page 48: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Ofertório

Page 49: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Eu cuidarei das minhas ovelhas, Eu cuidarei diz o Senhor

O Senhor é meu pastor pequenina ovelha souPara as fontes de água pura, Com carinho me guiou

Pastor de Israel escutai, Adoremos o senhor que nos criouO Senhor é o nosso Deus e nós o seu povo,Ovelhas do seu rebanho.

Page 50: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.

Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

Page 51: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

(Todos de pé)

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATASConcedei, Senhor, que em todo o tempo possamos alegrar-nos com estes mistérios pascais, de modo que o acto sempre renovado da nossa redenção seja para nós causa de alegria eterna.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.Amén.

Page 52: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

PrefácioV. O Senhor esteja convosco.R. Ele está no meio de nós.

V. Corações ao alto.R. O nosso coração está em Deus.

V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus.R. É nosso dever, é nossa salvação.

Page 53: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação que sempre Vos louvemos, mas com maior solenidade neste tempo, em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado.

Porque, vencendo a antiga corrupção do pecado, renovou a vida do universo com uma nova criação e restaurou o género humano na sua integridade original.

Page 54: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Por isso, na plenitude de alegria pascal, exultam os homens por toda a terra e com os Anjos e os santos proclamam a vossa glória, cantando numa só voz:

Page 55: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Santo

Page 56: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Santo, Santo é o Senhor Deus de todo o UniversoCeus e terra juntos proclamamTua Gloria ó SenhorHossana nas alturas, Hossana nas alturasBendito seja aquele o que vemEm teu nome ó SenhorSanto, Santo é o Senhor Deus de todo o Universo

Page 57: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Sac: Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade. Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a igreja, ao celebrarmos o primeiro dia de semana, em que nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, humildemente Vos suplicamos. (Todos se ajoelham)Santificai estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Page 58: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Na hora em que Ele Se entregava, para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo:

Tomai, todos, e comei:isto é o meu Corpoque será entregue por vós.

Page 59: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

De igual modo, no fim da Ceia,tomou o cálice e, dando graças,deu-o aos seus discípulos, dizendo:

Tomai, todos, e bebei:este é o cálice do meu Sangueo Sangue da nova e eterna aliança,que será derramado por vós e por todos,

para remissão dos pecados.Fazei isto em memória de mim.

Page 60: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Mistério da Fé!Anunciamos, Senhor, a vossa morte,proclamamos a vossa ressurreição.Vinde, Senhor Jesus!

Page 61: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Sac. Celebrando agora, Senhor,o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios.Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo.

Page 62: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco, e o nosso Patriarca Manuel, os bispos auxiliares e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo:

Page 63: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

admiti-os na luz da vossa presença. Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

Page 64: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Por Cristo, com Cristo, em Cristo,a Vós, Deus Pai todo-poderoso,na unidade do Espírito Santo,toda a honra e toda a glóriaagora e para sempre…

Amén.

Page 65: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Pai Nosso

Page 66: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Page 67: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador.

Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

Page 68: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz:não olheis aos nossos pecados mas à Fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz,segundo a Vossa vontade.Vós que sois Deus com o Paina unidade do Espírito Santo.Amén.A paz do Senhor esteja sempre convosco.O amor de Cristo nos uniu.Saudai-vos na Paz de Cristo.

Page 69: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Paz

Page 70: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Shalom para ti, Shalom para mim, Shalom, ShalomDeus te dê a paz, Deus te dê o amor, Shalom, Shalom, Shalom, Shalom

Page 71: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO TENDE PIEDADE DE NÓS

CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO TENDE PIEDADE DE NÓS

CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO DAI-NOS A PAZ,

Page 72: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Sac. Felizes os convidadospara a Ceia do Senhor.Eis o Cordeiro de Deus,que tira os pecados do mundo.

Senhor, eu não sou dignode que entreis em minha morada,mas dizei uma só palavra e serei salvo

Page 73: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Comunhão

Page 74: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

O Senhor é meu pastor,sei que nada temerei.Ele guia o meu andar,sem medo avançarei. (2x)

1. Confiarei nessa voz que não se impõe,mas que eu ouço bem cá dentro no silêncio a segredar.Confiarei, ainda que mil outras vozescorram muito mais velozes, para me fazer parar.

E avançarei, avançarei no meu caminho.Agora eu sei que tu comigo vens também.Aonde fores, aí estarei, em Ti avançarei:

Page 75: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

O Senhor é meu pastor,sei que nada temerei.Ele guia o meu andar,sem medo avançarei. (2x)

2. Confiarei na Tua mão que não me prende,mas que aceita cada passo do caminho que eu fizer.Confiarei, ainda que o dia escureçanão há mal que me aconteça, se conTigo eu estiver.

E avançarei, avançarei no meu caminho.Agora eu sei que tu comigo vens também.Aonde fores, aí estarei, em Ti avançarei:

Page 76: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Ação de graças

Page 77: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

O teu segredo Maria eu vou desvendarE nesse mar de alegria eu vou navegarAi se eu pudesse eu faria o meu mundo mudarE o teu segredo Maria iria Contar

Page 78: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Oração depois da comunhãoDeus, nosso Bom Pastor, olhai benignamente para o vosso rebanhoe conduzi às pastagens eternasas ovelhas que remistes com o precioso Sangue do vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.Amén.

Page 79: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Avisos

Amanhã Concerto do dia da Mãe pelas 16:00. Pelo Grupo de Jovens “Seguindo Teus Passos”

Dia 24, Será efetuada uma visita ao Seminário de

Penafirme, Inscrições abertas. Transporte e Lanche serão Partilhados

Page 80: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Avisos

11 Domingo Gloriosos 1º ano da Catequese

12 Segunda-feira Gozosos LIAM

13 Terça-feira Dolorosos Terço Grupo de Jovens

14 Quarta-feira Gloriosos MEC (Ministros extraordinários da Comunhão)

15 Quinta-feira Luminosos Leitores

16 Sexta-feira Dolorosos 2º ano da Catequese

17 Sábado Gozosos Acólitos

Page 81: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Sac. O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso,Pai, Filho e Espírito Santo.

Amén.

Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

Graças a Deus

Page 82: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

A minha meta é Cristo,

O meu destino és tu meu senhor

Sou jovem e não resisto

Em espalhar a paz e o Amor

Sou jovem e não resisto

Em espalhar a paz e o Amor

Page 83: Desligue o Telemóvel. IV Domingo de Pascoa Ano A

Ficha técnica:

Eucaristia Celebrada por: Fr.Jacob Puthiyaparampil

Animada por: Grupo Coral DominicalProjeção: Edgar Ribeiro

Realização : A. Alberto Sousa

Imagens recolhidas: Via Google

Projeção disponível :www.mcccastanheira.blogspot.pt