design yourself

20

Upload: fernando

Post on 23-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Guia prático para a carreira dos designers

TRANSCRIPT

Parabéns, você está na facul-dade e deve ter sido difícil chegar até aqui! Daqui pra frente, você terá outra caminhada!

Pense que durante sua graduação você colherá aquilo que plantar. Pense nos pró-ximos 3, 4 ou mais anos como o seu tem-po de plantio. Estes anos de preparo da sua carreira não podem ser comparados com as 3, 4 ou mais décadas de colheita do seu investimento!

Há um conceito que define saúde como o equilíbrio entre as 5 dimensões da vida: mental, social, emocional, física e espiri-tual. A faculdade cumpre bem seu papel em algumas áreas.

40m

2

3

As informações deste manual po-derão servir de apoio para várias ca-tegorias profissionais, mas no geral se aplicam mais ao profissional da área do design gráfico. Mesmo que você não pretenda seguir nessa área, leia o con-teúdo e absorva apenas aquilo que con-siderar importante. Com certeza você encontrará muitas informações que poderão lhe servir.

Aproveite-o, nós queremos ajudar você em sua caminhada.

Para entender melhor, tenha em mente que design gráfico se refere à área de conhecimen-to profissional relativo ao ordenamento estético de elementos textuais e não textuais que com-põem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo comunicativo.

Definição de

Design GráficoDefinição

de

Design Gráfico

4

Embora se entenda como gráfico tudo aquilo que é passível de ser reproduzido através dos meios de impressão da indústria gráfica, não pense que esse manual serve apenas para esse nicho do design, porque o universo gráfico abrange um leque bem maior de segmentos. Por exemplo, o design para vinhetas de televisão ou cinema, inter-faces, web sites, são derivados do design gráfico, pois nada mais são do que projetos editoriais só que em outras mídias.

Essa é uma explicação breve, mas te aconselhamos a se aprofundar no assun-to. Leia o livro “O que é e o que nunca foi design gráfico“ de André Villas-Boas, dis-ponível na biblioteca da faculdade.

5

A inserção no mercado de trabalho é uma grande etapa a ser alcançada! A concorrência está acirrada, mas por outro lado a demanda para profissionais qualificados é ampla. Se você souber como usar as ferramentas que você tem, o sucesso nessa etapa será inevitável.

O tempo estimado para a análise de um currícu-lo por um recrutador é de 1 minuto, e nesse tempo se destacam os que conseguem se comunicar de forma criativa e eficaz.

Ao contrário do currículo de outras áreas, o cur-rículo do designer gráfico não precisa ser tradicio-nal podendo ser usado elementos visuais criativos

em sua composição.

Apesar da liberdade para empregar a cria-tividade, as informações precisam estar bem distribuídas, visíveis, claras e obje-

CURRÍCULOCURRÍCULO

6

Lembre-se: O currículo fará a propaganda de quem é você! A função dele é instigar a te conhecer pessoal-mente numa entrevista.

tivas para que não torne a leitura algo desagradá-vel e poluído.

Evite informações desnecessárias e que servirão apenas para entulhar o currículo. Na dúvida, pense em como a informação será útil para a sua seleção.

Informações incompletas também são um pro-blema, como dizer que trabalhou numa empresa sem mencionar o que fez nela.

Nunca minta para tornar seu currículo mais atraente. Uma informação falsa pode interessar ao empregador e vai te deixar numa situação compli-cada.

7

Em busca de EMPREGO EMPREGO

Para ajudar na busca de um emprego ou es-tágio, existem algumas ferramentas que podem te ajudar. Seja qual for o meio que você queira usar esteja sempre com o desejo de evoluir sua carreira, ambicione o melhor.

Visite sempre o mural com as vagas de estágio que está disponível na área do aluno do site da impacta: HOME >ÁREA DO ALUNO >LOGIN >ACESSE TAMBÉM >VAGAS PARA ESTÁGIO.

A Faculdade Impacta também disponibiliza va-gas para estágios através do Facebook. Busque por Impacta CIAE ou acesse:

facebook.com/groups/impacta.ciae/

8

Sites de emprego também podem te ajudar!

Quer encontrar um freela? Tente esses sites:

Existem sites exclusivos para área de design que você pode usar:

Além disso, há sites exclusivos para estágios:

Lembre-se: estágios durante a graduação te ajudam a se consolidar no mercado e têm a função de te ensinar. Se você perceber que ele está sendo mais um obstáculo do que uma ajuda, não deixe de buscar outro”

openjobs.com.br

freelancer.com

ciee.org.br

prolancer.com.br

nube.com.br

nalabuta.com trampos.co

9

Hoje em dia existem vários modos de divulgar seus trabalhos, como sites de portfólio e redes so-ciais. Mas apesar desses métodos serem rápidos e eficientes é interessante ter também uma página pessoal num site ou num blog para divulgar seu portfólio, pois isto trará maior valorização à sua carreira.

Comece fazendo uma boa seleção de todos os seus trabalhos. Então saiba separar seus melho-res “filhos” e poste somente eles. A maioria dos clientes prefere ver poucos, mas os melhores tra-balhos do profissional.

É interessante você descrever como foi o pro-cesso de criação em cada projeto, como interpre-tou o briefing e chegou nesse resultado. O cliente valoriza muito isso. Mas não adianta encher o seu portfólio de informações, por isso mostre nas pá-ginas somente imagens e um pequeno texto.

Quando houver trabalhos em que outros contri-buíram, especifique sempre qual foi a sua partici-pação neles.

PORTFÓLIOPORTFÓLIO

10

Dentro do seu portfólio não se esqueça de reservar um espaço para fazer propaganda de si mesmo e coloque nele suas informações profissionais, os clien-tes que você já trabalhou, formação, cursos, prêmios, habilidades.

Procure a opinião de outros profissionais sobre seu portfólio, isso vai te ajudar a aprimorá-lo de acordo com as exigências do mercado.

Você pode publicar seu portfólio em vários sites, ficam aqui alguns deles:

carbonmade.com

pt.wix.com behance.netcoroflot.com

kawek.com.brdeviantart.comzuinn.com.br

11

Em uma entrevista existem aquelas dicas óbvias como chegar no horário, evitar gírias e linguagem informal. Mas além dessa obviedade, podemos pensar em pequenas coisas que farão alguma dife-rença na sua entrevista.

Vestir-se adequadamente, ajuda a transmitir uma boa primeira impressão.

Ter à mão cartões de visita bem projetados, criativos e que deem boa impressão, é sempre bom para fazer você ser lembrado posteriormente.

Nunca dependa do seu portfólio online apenas. Leve seu portfólio impresso, além de demonstrar que você veio preparado, ele demonstra o seu nível de entendimento nos processos de impressão. Se não for possível, ao menos leve um pendrive com seus trabalhos.

entrevistaentrevista

12

Segundo especialistas das áreas de seleção de pessoas, numa entrevista de emprego, desta-cam-se muito as pessoas que apresentaram trabalhos fora do cotidiano acadêmico, por exemplo, trabalhos voluntários, trabalhos sociais ou esportes coletivos, pois demons-tram senso de equipe, responsabilidade e comprometimento. Se for o seu caso, vale a pena mencioná-los.

13

1414

Para desenvolver sua carreira de design gráfico é preciso entender o mercado e saber o modo certo de agir e saber tomar as decisões, então prepa-ramos ótimas dicas para você que tem dúvida ou se sente meio perdido diante desse mercado tão complexo.

15

Depois que conseguir um emprego ou estágio, você que tem sede de crescimento profissional, vai querer mostrar o seu valor para ser reconhecido pela empresa então ficam aqui alguns itens:

A pró-atividade é sempre um diferencial que to-das as empresas querem ver, em cada trabalho use todos seus conhecimentos, toda sua criatividade e tente sempre aprender ao máximo em cada expe-riência e, principalmente, vá sempre além do que foi pedido.

Não se prenda apenas a teorias acadêmicas, na faculdade existem muitas teorias, mas o mercado é muito prático e objetivo. Entenda o mercado em que você está trabalhando, tente reconhecer bem o público alvo, procure saber as necessidades da sua empresa, enfim, pense sempre de modo bem estratégico a cada trabalho que for realizar.

posturaprofissional

posturaprofissional

1616

Amigos, faculdade, família, grupos de interesse, o meio social é onde costumam surgir os primeiros contatos que gerarão solicitações de projetos. Zele por essa teia de relações e mantenha os vínculos profissionais, ocasionalmente, deles poderão sur-gir muitas oportunidades.

REDE DECONTATOSREDE DECONTATOS

17

Conseguir reconhecimento na área pode não ser fácil, mas para um profissional realmente qua-lificado as possibilidades são muito boas.

Caso você não esteja satisfeito com o seu em-prego atual seja ele na área de design ou não, e queira partir pra esse mercado, estude suas possi-bilidades e prepare-se para elas.

Não estacione na carreira! Praticamente todas as profissões se renovam e exigem que seus pro-fissionais se atualizem sempre. Fique por dentro das tendências de mercado, conheça novos estilos, conheça designers, faça com que o seu repertório esteja sempre em evolução.

O principal é nunca se acomodar a uma situação indesejável. Corra atrás de seus obje-tivos sem desanimar e ambicione o melhor que o design tem a te oferecer.

RENOVAÇÃORENOVAÇÃO

CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS

O Ciências sem Fronteiras é um programa do Minis-tério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o Ministério da Educação que visa promover a ciência e a tecnologia do Brasil através de bolsas que permitem que os estudantes cumpram, no exterior uma etapa da gra-duação, com posterior retorno ao Brasil para conclusão do curso.

Requisitos: Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para o seu curso. Nota no ENEM superior ou igual a 600 pontos, em exa-mes realizados a partir de 2009.

Informações em: cienciasemfronteiras.gov.br

CARREIRACARREIRAPara ajudar na

18

FUNDAP

Através de seleções públicas a Fundação do Desen-volvimento Administrativo encaminha estudantes de ní-vel superior para estagiarem no setor público.

Valor: O valor do estágio é variável de acordo com o órgão contratante e as horas estagiadas.

Carga horária: A carga horária de estágio pode ser 4h ou 6h diárias, dependendo da vaga.

Informações em: estagios.fundap.sp.gov.br/

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é um progra-ma do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições particulares.

Valor da bolsa: O percentual mínimo do financiamen-to é de 50% chegando a até 100% do valor do curso.

Informações em: sisfiesportal.mec.gov.br/

19