desenvolvimento de método por clue e planejamento fatorial...

1
XXIV SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL Belo Horizonte – MG – 21 a 24/09/2016 Desenvolvimento de método por CLUE e planejamento fatorial para a otimização da extração de compostos fenólicos em Psidium guajava L. (Myrtaceae) Melissa Schwanz 1 * (PQ), Yvan V. Heyden 2 (PQ), Amélia T. Henriques 1 (PQ) [email protected] 1 Laboratório de Farmacognosia, Faculdade de Farmácia, UFRGS. Avenida Ipiranga, 2752, Porto Alegre – RS. 2 Departamento de Química Analítica e Tecnologia Farmacêutica, Faculdade de Medicina e Farmácia - Vrije Universiteit. Boulevard de la Plaine 2, 1050 Ixelles, Bélgica. Palavras Chave: Psidium guajava, planejamento fatorial fracionado, flavonoides. Introdução Psidium guajava L., popularmente conhecida como goiabeira) é uma espécie com um longo histórico de uso tradicional e muitas das atividades farmacológicas da espécie, incluindo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são atribuídas ao conteúdo de polifenólicos 1 . Desta forma, a análise do perfil cromatográfico e de metabólitos presentes no extrato de folhas da espécie, torna-se importante na definição de padrões de qualidade para a droga vegetal e fitomedicamentos obtidos a partir de extratos do vegetal. Resultados e Discussão O planejamento fatorial fracionado foi escolhido para a otimização inicial das variáveis. Os principais efeitos e a influência exercida sobre a resposta investigada estão apresentados na Figura 3. As respostas foram obtidas a partir da soma das áreas dos picos majoritários observados em análise do extrato hidroalcoólico de folhas da espécie por Cromatografia à Líquido de Ultra Eficiência (Figura 1). Estes picos referem-se a flavonoides (Figura 2). Figura 1. Cromatograma obtido com o extrato hidroalcoólico de folhas de Psidium guajava L. por CLUE, a 354 nm. A análise da Figura 3 revela que os fatores granulometria, temperatura, tempo e concentração de etanol influenciam de forma positiva a resposta; enquanto o fator razão massa / volume influencia de forma negativa. Figura 2. Análise de espectros de ultravioleta dos picos majoritários analisados. Figura 3. Efeito das variáveis no somatório das áreas dos picos. Conclusões Pode-se desenvolver um método por CLUE eficaz para a separação dos compostos fenólicos em folhas de P. guajava. Além disso, os parâmetros otimizados pelo planejamento fatorial serão utilizados para o delineamento de novas análises para a obtenção das condições ótimas de extração. Agradecimentos Agradecemos o incentivo financeiro do CNPq. Referências 1 Begum, S., Hassan, S.I., Ali, S.N., Siddiqui, B.S. Nat. Prod. Res. 2014, 18,135.

Upload: dangkiet

Post on 11-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

XXIV SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL

Belo Horizonte – MG – 21 a 24/09/2016

Desenvolvimento de método por CLUE e planejamento f atorial para a otimização da extração de compostos fenólicos em Psidium guajava L.

(Myrtaceae)

Melissa Schwanz 1* (PQ), Yvan V. Heyden 2 (PQ), Amélia T. Henriques 1 (PQ)

[email protected]

1Laboratório de Farmacognosia, Faculdade de Farmácia, UFRGS. Avenida Ipiranga, 2752, Porto Alegre – RS. 2Departamento de Química Analítica e Tecnologia Farmacêutica, Faculdade de Medicina e Farmácia - Vrije Universiteit.

Boulevard de la Plaine 2, 1050 Ixelles, Bélgica.

Palavras Chave: Psidium guajava, planejamento fatorial fracionado, flavonoides.

Introdução

Psidium guajava L., popularmente conhecida como goiabeira) é uma espécie com um longo histórico de uso tradicional e muitas das atividades farmacológicas da espécie, incluindo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são atribuídas ao conteúdo de polifenólicos1. Desta forma, a análise do perfil cromatográfico e de metabólitos presentes no extrato de folhas da espécie, torna-se importante na definição de padrões de qualidade para a droga vegetal e fitomedicamentos obtidos a partir de extratos do vegetal.

Resultados e Discussão

O planejamento fatorial fracionado foi escolhido para a otimização inicial das variáveis. Os principais efeitos e a influência exercida sobre a resposta investigada estão apresentados na Figura 3. As respostas foram obtidas a partir da soma das áreas dos picos majoritários observados em análise do extrato hidroalcoólico de folhas da espécie por Cromatografia à Líquido de Ultra Eficiência (Figura 1). Estes picos referem-se a flavonoides (Figura 2).

Figura 1. Cromatograma obtido com o extrato hidroalcoólico de folhas de Psidium guajava L. por CLUE, a 354 nm.

A análise da Figura 3 revela que os fatores granulometria, temperatura, tempo e concentração de etanol influenciam de forma positiva a resposta; enquanto o fator razão massa / volume influencia de forma negativa.

Figura 2. Análise de espectros de ultravioleta dos picos majoritários analisados.

Figura 3. Efeito das variáveis no somatório das áreas dos picos.

Conclusões

Pode-se desenvolver um método por CLUE eficaz para a separação dos compostos fenólicos em folhas de P. guajava. Além disso, os parâmetros otimizados pelo planejamento fatorial serão utilizados para o delineamento de novas análises para a obtenção das condições ótimas de extração.

Agradecimentos

Agradecemos o incentivo financeiro do CNPq.

Referências 1Begum, S., Hassan, S.I., Ali, S.N., Siddiqui, B.S. Nat. Prod. Res. 2014,

18,135.