descriÇÃo de recursos informacionais bibliogrÁficos no padrÃo dublin core

12
DESCRIÇÃO DE RECURSOS INFORMACIONAIS BIBLIOGRÁFICOS NO PADRÃO DUBLIN CORE . Palavras-chave: Dub lin Co re ; Catalogação Automatizada; Metadados; Informação e tecnologia. Felipe Augusto Arakaki Universidade Estadual Paulista/Unesp - Campus de Marília XXIV Congresso de Iniciação Científica

Upload: felipe-arakaki

Post on 20-Jul-2015

528 views

Category:

Technology


2 download

TRANSCRIPT

DESCRIÇÃO DE RECURSOS INFORMACIONAIS

BIBLIOGRÁFICOS NO PADRÃO DUBLIN CORE.

Palavras-chave: Dublin Co re ; Catalogação Automatizada; Metadados; Informação e tecnologia.

Felipe Augusto ArakakiUniversidade Estadual Paulista/Unesp - Campus de Marília

Marília, 2012

XXIV Congresso de Iniciação Científica

Pensando no intenso fluxo informacional, Pereira e Santos (1998) destacam a importância de utilizar estrategicamente as tecnologias para a busca, o acesso e a recuperação da informação.

Assim uma das soluções, foi o desenvolvimento de um padrão de metadados para a descrição de recursos informacionais eletrônicos a partir de um conjunto de elmentos para descrição.

Esse conjunto de elementos deu origem “Dublin Core Me ta da ta Ele m e nt Se t” (DCMES) com apenas 15 elementos descritivos.

XXIV Congresso de Iniciação Científica

Objetivos :Os objetivos dessa pesquisa é estudar a estrutura do Dublin Co re

a partir do processo mental de descrição, que proporcione um eficiente acesso e satisfação do usuário, além da interoperabilidade nos ambientes informacionais.

Material e Métodos :Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho teórico

e prático da literatura disponível sobre o tema .

A pesquisa está pautado nos fundamentos da catalogação no estudo do tratamento descritivo da informação (TDI), tendo como instrumento a lógica de descrição, além do estudo e compreensão da estrutura do padrão de metadados Dublin Co re .

XXIV Congresso de Iniciação Científica

Template estudado: http://www.dublincoregenerator.com/generator_nq.html

“dublincoregenerator.com - a better Dublin Core generator”

Desenvolvido por Nick Steffel (2010).

XXIV Congresso de Iniciação Científica

Resultados e Discussão

Assim, os 15 elementos básicos do Dublin Co re , se mostraram suficientemente capazes de descrever um

recurso informacional em um nível de descrição baixo, descrevendo apenas elementos essenciais.

Entretanto, o te m p la te com apenas os 15 elementos, apresenta

dificuldades no acesso e recuperação de alguns elementos.

O te m p la te estruturado demonstrou flexibilidade e aumentou o

nível de descrição separando informações importantes, como

título do subtítulo, data, copyright, tipo de vocabulário.

XXIV Congresso de Iniciação Científica

Conclusões

Portanto, para o acesso mais preciso, recomenda-se a criação de qualificadores em alguns elementos para melhor especificação o que auxiliariam na interoperabilidade e intercâmbio dos dados, além da própria identificação do recurso e na recuperação da informação.

Pensando ainda no intercambio e interoperabilidade de registros,

considera-se a possibilidade da utilização da flexibilidade e extensibilidade do Dublin Co re para registrar níveis de descrição para recursos bibliográficos.

XXIV Congresso de Iniciação Científica

Desse modo, de acordo com Grácio, (2002, p. 117) cria-se a necessidade de “[...] estudos mais aprofundados sobre a questão da interoperabilidade entre padrões distintos, pois esse parece ser o melhor caminho para o problema da descrição de recursos na We b .”

Portanto, o estudo mais aprofundado sobre o padrão de metadados Dublin Co re e sua aplicação é de grande importância para a área da Biblioteconomia e da Ciência da Informação.

XXIV Congresso de Iniciação Científica

ReferênciasBAPTISTA, A. A.; MACHADO, A. B. Um gato preto num quarto escuro – falando sobre metadados. In:

Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 25, n. 1, p. 77-90, 2001. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/380>. Acesso em: 26 jun. 2012.

EITO BRUN, R. Lenguajes de marcas para la gestión de recursos digitales: aproximación técnica, especificaciones y referencia. España: Trea, 2008.

GRÁCIO, J. C. A. Metadados para a descrição de recursos da Internet: o padrão Dublin Co re , aplicações e a questão da interoperabilidade. 2002. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2002.

PEREIRA, A. M.; SANTOS, P. L. A. C. O uso estratégico das tecnologias em catalogação. In: Cadernos da F.F.C. Marília, v. 7, n. 1, p. 121-131. 1998.

STEFFEL, N. Dublincoregenerator.com – a better Dublin Core generator. 2010 Disponível em: <http://www.dublincoregenerator.com/generator_nq.html>. Acesso em: 01 jun. 2012.

WEIBEL, S. Metadata: the foundations of resource description. In: D-Lib Magazine, jul. 1995. Disponível em: <http://www.dlib.org/dlib/July95/07weibel.html>. Acesso em: 30 jun. 2012.

______.The Dublin Co re : a simple content description model for electronic resources. In: Bulletin of the American Society for Information Science, p. 9-11, Oct./Nov. 1997. Disponível em <http://www.asis.org/Bulletin/Oct-97/weibel.htm>. Acesso em: 26 jun. 2012.

Apoio Financeiro: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

XXIV Congresso de Iniciação Científica