descolonização da Ásia e da África - professor menezes

19
DESCOLONIZAÇÃO ÁSIA E ÁFRICA Professor Menezes

Upload: professor-menezes

Post on 28-Nov-2014

723 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

DESCOLONIZAÇÃO

ÁSIAE

ÁFRICA

Professor Menezes

Page 2: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA OCORREU APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, E DURANTE O PERÍODO DA GUERRA FRIA.

Page 3: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes
Page 4: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes
Page 5: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

Os continentes da África e Ásia, desde o século XV, tornaram-se alvos de disputa entre as nações europeias.

Com o surgimento do capitalismo comercial, a exploração colonial foi maior na América. Porém, os europeus continuaram tendo relações comerciais e mantendo o domínio sobre a África e a Ásia.

Este domínio aumentou no século XIX, em razão das necessidades econômicas geradas pela Revolução Industrial. A Europa voltou-se novamente a estas regiões, impondo o imperialismo, ou neocolonialismo.

Page 6: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

Os povos asiáticos e africanos não aceitaram passivamente a dominação das potências europeias. Desde o início do domínio imperialista, surgiram movimentos de rebeldia e luta pela liberdade dos povos colonizados.

No século XX, um conjunto de fatores possibilitou às regiões afro-asiáticas conquistar a tão desejada independência – ou descolonização – dos países europeus.

Page 7: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

Dentre os fatores que possibilitaram a descolonização da África e da Ásia, podemos destacar a Primeira Guerra Mundial, que foi motivada pelas disputas imperialistas. Ao fim da guerra, a Europa saiu enfraquecida, perdendo sua hegemonia para os Estados Unidos.

Além disso, a Crise de 1929 repercutiu nas áreas coloniais com o agravamento das condições de vida dos colonos. Isto fez estourar várias revoltas e manifestações contra as metrópoles européias.

Estas manifestações acabaram resultando no nascimento de um forte sentimento nacionalista que se traduzia no desejo de liberdade.

Page 8: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa declinou completamente, sendo dividida em áreas de influência entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). Desta forma, intensificaram-se os movimentos de independência.

Com o início da Guerra Fria, EUA e URSS passaram a apoiar a independência afro-asiática, visando ampliar sua área de influência entre as novas nações que iam surgindo.

Page 9: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

A Índia foi o primeiro país asiático a iniciar a luta pela independência. No final do século XIX, haviam ocorrido manifestações nacionalistas contra a dominação inglesa. O grande líder do movimento pela independência foi Mahatma Gandhi.

O termo mahatma significa “grande alma”. Gandhi era contra a luta armada e iniciou um movimento de luta pacífica, não-violenta, chamado de Satyagraha. As campanhas de resistência passiva à dominação inglesa iniciaram em 1919.

O movimento pela libertação foi crescendo, mas nem sempre foi pacífico, sendo frequentes as prisões, as mortes e a violência. Porém, a população foi aderindo sem parar, até 1947, quando a Inglaterra reconheceu a independência.

Page 10: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

INDEPENDÊNCIA DA INDONÉSIA

Em 1941, durante as ofensivas da Segunda Guerra, o Japão passou a dominar a Indonésia, o que levou à formação de um movimento nacionalista de resistência, liderado por Alimed Sukarno.

Com a derrota japonesa em 1945, o movimento de resistência proclama a independência do país. Esta independência não foi aceita pela Holanda, que iniciou uma tentativa de recolonizar a Indonésia.

Sukarno, unindo os nacionalistas, lidera uma guerrilha contra os holandeses que, em 1949, são obrigados a reconhecer a independência da Indonésia.

Page 11: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

Conferência de BandungEm 1955, a Indonésia sediou a Conferência de Bandung reunindo diverso países africanos e asiáticos recém-independentes. O objetivo desta conferência foi promover uma cooperação econômica e cultural entre estes países.

Page 12: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

A Indochina era uma região formada pelo Vietnã, Laos e Camboja. Em 1887, esta região foi conquistada e submetida ao colonialismo francês.

Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, a França foi ocupada pelos alemães, cessando seu domínio sobre a região. No ano seguinte, em 1941, os japoneses ocuparam toda a Indochina.

Isto levou à formação de um movimento de resistência nacionalista comandando pelo Vietminh, uma liga revolucionária liderada pelo comunista Ho Chi Minh. Após a derrota do Japão na guerra, em 1945, foi proclamada a independência do Vietnã do Norte.

Page 13: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

Os franceses não reconheceram o governo de Ho Chi Minh e tentaram, a partir de 1946, recolonizar a Indochina, ocupando as regiões do Laos, Camboja e o Vietnã do Sul.

Isto desencadeou a Guerra da Indochina, que se estendeu até 1954, quando os franceses foram derrotados. Neste mesmo ano ocorreu a Conferência de Genebra, na qual os franceses reconheciam a independência da Indochina.

Page 14: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

Independência dos países da áfricaA maioria dos países africanos conquistou a independência na década de 1960, e apenas em raros casos a separação se deu de forma tranquila, sem guerra.

Page 15: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

Independência do EgitoO Egito estava sob domínio francês até 1881, quando a Inglaterra assumiu o controle do território. Em 1914, tornou-se um protetorado inglês. O fim do domínio colonial inglês ocorreu em 1936. Porém, a Inglaterra não abriu mão do controle que exercia, desde 1875, sobre o Canal de Suez, um canal que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, ou seja, que liga a Europa à Ásia.Durante a Segunda Guerra Mundial, o Egito foi palco de manobras militares alemãs e italianas. Em 1942, os ingleses expulsaram as tropas do Eixo e impuseram o rei Faruk no poder.Em 1952, o general Naguib, com o apoio do Exército, depôs o rei e proclamou a República, assumindo o poder. Em 1954, o coronel Gamal Abdel Nasser substituiu o general Naguib, mantendo-se no poder até 1970.

Page 16: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

Independência da ArgéliaA derrota francesa na Guerra da Indochina, em 1954, evidenciava o enfraquecimento do seu poder. Nesse mesmo ano, a população muçulmana da Argélia voltou a se colocar contra a França, através de manifestações que resultaram na criação da Frente Nacional de Libertação.

Ainda 1954, iniciou a guerra de independência, que deixou um saldo de milhares de mortos. Em 1962, após oito anos de guerra, foi assinado o Acordo de Evian, segundo o qual a França reconhecia a independência da Argélia.

Page 17: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

Independência das colônias portuguesas

Portugal foi o pioneiro nas Grandes Navegações, a partir do século XV. Em 1415, os portugueses iniciavam a conquista de várias colônias, com a tomada de Ceuta, na África.

Durante o neocolonialismo, as possessões portuguesas ficaram reduzidas a Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e aos arquipélagos de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe.

A crise na qual mergulhou o Império Português, no século XVII, levou à perda de grande parte de suas colônias para os espanhóis, holandeses e ingleses

Page 18: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

Se comparadas a outras regiões da África, as colônias portuguesas levaram mais tempo para obter a independência. As negociações só ocorreram no fim do regime salazarista, em 1974.

O caso mais violento foi de Angola. A partir de 1975, a luta pela independência virou uma grande guerra civil, finalizada apenas em 2002, com um milhão de mortos.

Page 19: Descolonização da Ásia e da África  -  Professor Menezes

PARA ENCERRAR ...

Podemos dizer que principal consequência do processo de descolonização afro-asiática foi a criação de um novo bloco de países.

Estes países recém-independentes, juntamente com a América Latina, passaram a compor o chamado bloco do Terceiro Mundo.

Essa denominação deve-se ao fato de que os países originados a partir desses processos de independência acabaram por manter vínculos de dependência econômica.