descolonização áfrica e asia

46
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E ÁFRICA

Upload: iris-ferreira

Post on 21-Jun-2015

488 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Descolonização áfrica e asia

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E ÁFRICA

Page 2: Descolonização áfrica e asia

Terminada a 2ª Guerra Mundial:

Disputa entre EUA e URSS por hegemonia; Bipolarização do mundo entre Capitalismo e Socialismo Conferência de Potsdam. Surge nos EUA a chamada Doutrina Truman, contra o avanço socialista da URSS.

Page 3: Descolonização áfrica e asia

PLANO MARSHALL (EUA) Com medo do avanço socialista, na Europa, os EUA lançam o plano Marshall, um plano de ajuda econômica voltado especialmente à Europa Ocidental. Possibilitou a reconstrução e crescimento de países como Inglaterra, França, Itália e Alemanha Ocidental

COMECOM (URSS) A resposta soviética ao plano estadunidense foi o COMECOM ( Conselho de Assistência Econômica Mútua). Com objetivos semelhantes ao rival, teve foco especialmente na Europa Oriental, com os futuros membros do Pacto de Varsóvia

Page 4: Descolonização áfrica e asia

OTAN (EUA) Organização militar liderada pelos EUA, formada pelos países alinhados ao bloco capitalista, especialmente na Europa Ocidental.

PACTO DE VARSÓVIA (URSS) Organização militar comandada pela URSS, aliada aos países alinhados ao bloco socialista, sobretudo do Leste Europeu.

O primeiro confronto declarado entre EUA e URSS foi a Guerra da Coréia (1950 – 1953) Na segunda metade da década de 50, com o grande desenvolvimento de armas nucleares, EUA e URSS iniciam uma fase conhecida por “Coexistência Pacífica”

Page 5: Descolonização áfrica e asia
Page 6: Descolonização áfrica e asia
Page 7: Descolonização áfrica e asia
Page 8: Descolonização áfrica e asia
Page 9: Descolonização áfrica e asia
Page 10: Descolonização áfrica e asia
Page 11: Descolonização áfrica e asia
Page 12: Descolonização áfrica e asia
Page 13: Descolonização áfrica e asia
Page 14: Descolonização áfrica e asia
Page 15: Descolonização áfrica e asia

Após o fim da Segunda-Guerra, a Europa está enfraquecida. Ocorre a formação de movimentos nacionalistas e emancipacionistas EUA e URSS percebem, nisso, uma possibilidade de expansão de suas influências 1955, ocorre, na Indonésia, a Conferência de Bandung, contra o colonialismo Afro-Asiático.Conferência de Bandung (Indonésia, 1955): Organizada por Indonésia, Índia, Paquistão; Contra a dominação colonialista/subdesenvolvimento; Contra a bipolarização promovida pela Guerra Fria; Acelerou o processo de independência em diversas partes da África e da Ásia.

Page 16: Descolonização áfrica e asia
Page 17: Descolonização áfrica e asia
Page 18: Descolonização áfrica e asia
Page 19: Descolonização áfrica e asia
Page 20: Descolonização áfrica e asia
Page 21: Descolonização áfrica e asia
Page 22: Descolonização áfrica e asia
Page 23: Descolonização áfrica e asia
Page 24: Descolonização áfrica e asia
Page 25: Descolonização áfrica e asia
Page 26: Descolonização áfrica e asia
Page 27: Descolonização áfrica e asia
Page 28: Descolonização áfrica e asia
Page 29: Descolonização áfrica e asia

Índia: Mahatma Gandhi e Jawaharlal, pelo Partido de Congresso, lideram um movimento de independência Ghandhi prega a desobediência civil e a não-violência Inglaterra havia perdido parte de seu poder econômico e militar na guerra 1947: o reconhecimento da independência indiana Índia independente dá origem aos seguintes países: Índia; Paquistão, CeilãoSri Lanka e Bangladesh

Page 30: Descolonização áfrica e asia
Page 31: Descolonização áfrica e asia
Page 32: Descolonização áfrica e asia

Indonésia: Antes ocupada pela Holanda, após a ocupação japonesa, na guerra, o movimento nacionalista de resistência, de Ahmed Sukarno proclama a independência do país. 1949: ocorre a independência, com a vitória da guerrilha de Sukarno Indochina: Sob domínio Francês, ainda durante a 2ª Guerra, surge um movimento de resistência nacionalista, o Vietminh Liderado por Ho Chi Minh, funda, no norte, a República Democrática do Vietnã – Comunista. Franceses tentam reconquistar o território, mas são derrotados na batalha de Dien Bien Phu

Page 33: Descolonização áfrica e asia
Page 34: Descolonização áfrica e asia

Guerra do Vietnã: Pela Conferência de Genebra, o paralelo 17 seria o limite entre Vietnã do Norte e do Sul. No Sul, existia um governo autoritário que suspendeu as eleições Surge a Frente de Libertação Nacional (1960), os vietcongs. Em 63 os vietcongs dominavam parte do Sul. Em 64 os EUA iniciam uma onda de bombardeios ao Vietnã do Norte que vai até 1968. Em 1970 Nixon autoriza a invasão do Camboja. Os confrontos aumentam e a opinião pública estadunidense se coloca contra a guerra, até que em 1973, os EUA se retiram. Em 1975 o Norte vence e em 1976, o Vietnã se reunifica sob o comunismo.

Page 35: Descolonização áfrica e asia
Page 36: Descolonização áfrica e asia
Page 37: Descolonização áfrica e asia

Entre 1957 e 1962, 29 países obtiveram sua independência Egito em 1936, a Inglaterra terminou seu domínio colonial no Egito. 1952 General Naguib depõe o rei e proclama uma República. 1954: Gamal Abdel Nasser sobe ao poder.

Page 38: Descolonização áfrica e asia
Page 39: Descolonização áfrica e asia
Page 40: Descolonização áfrica e asia

Argélia: Argelinos eram tratados com grande discriminação pelos colonos franceses o nacionalismo islâmico, pela Frente Nacional de Libertação, confronta os franceses 1958, com a IV República Francesa, Charles De Gaulle negocia a paz e, pelo Acordo de Avien a Argélia se torna independente!

Congo: Em 1960, a Bélgica concede a independência Guerra civil entre partidários de Patrice Lumumba e as forças do coronel Mobuto 1971, após um golpe de Mobuto, o Congo se torna Zaire Em 1997, Mobuto deixa o país que passa a ser reconhecido como República Democrática do Congo

Page 41: Descolonização áfrica e asia
Page 42: Descolonização áfrica e asia

Angola Lutas contra portugueses: Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA), de Agostinho Neto outros grupos: União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita) e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) Em 1974, Portugal reconhece a independência Guerra Civil: MPLA, com ajuda de Cuba, vence a Unita e o FNLA Moçambique Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) enfrenta os portugueses. Em 1975, Portugal reconhece a independência da República Popular de Moçambique.

Page 43: Descolonização áfrica e asia
Page 44: Descolonização áfrica e asia

Guiné Bissau 1974, Portugal reconhece a República Democrática Anti-imperialista e Anticolonialista da Guiné. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe Com a Revolução dos Cravos, em Portugal, se tornam independentes

Page 45: Descolonização áfrica e asia

Muitas das linhas perfeitamente retas, que dividam a África, são mostra de como, esta divisão, foi arbitrária e completamente à revelia dos povos que lá viviam.

Page 46: Descolonização áfrica e asia