descobertas_2º trimestre 2012

14
MECENAS OURO Boletim Trimestral ‘12 Abr Mai Jun EUROPA NOSTRA O Centro Nacional de Cultura está a organizar o Congresso Europeu do Património - Europa Nostra, que terá lugar entre os próximos dias 29 de Maio e 2 de Junho em Portugal. A Europa Nostra, “a voz do património cultural na Europa”, representada em Portugal pelo CNC, é uma poderosa rede que valoriza os maiores projectos ligados ao património, organiza campanhas contra ameaças a sítios, paisagens e edifícios patrimoniais vulneráveis e que apoia políticas europeias duráveis e regras de qualidade elevada para o património. Presidida por Plácido Domingo, tem enorme influência a nível europeu através das causas que defende de um turismo sustentável e da mais íntima ligação entre património e turismo. A próxima Cerimónia de entrega dos prestigiados Prémios do Património Europeu, momento importante do Congresso anual, terá lugar no dia 1 de Junho de 2012 no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, na presença de Androulla Vassiliou, a Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e de Plácido Domingo, o famoso tenor e presidente da Europa Nostra. O evento será realizado com o patrocínio do Presidente da República, que também estará presente, e do Presidente da Comissão Europeia. De entre os vinte e oito projetos galardoados, entre os quais se encontra, em Portugal, a recuperação dos orgãos da Basílica de Mafra, seis receberão ainda o Grande Prémio, que distingue projectos de excecional relevância no património europeu. 1 da América e a organização pelo CNC do programa que inclui conversas informais, conferências, visitas literárias guiadas e leituras por escritores norte-americanos e portugueses como Gonçalo M. Tavares, Jacinto Lucas Pires, Patrícia Portela, Patrícia Reis, Rui Zink, Guilhermina Gomes, Richard Zenith etc. Esteja atento ao programa no site do CNC pois algumas das sessões são abertas ao público em geral. DISQUIET 2012 O Centro Nacional de Cultura associou-se em 2011 ao projeto “DISQUIET” que trouxe a Lisboa um grupo de 60 escritores norte-americanos, dos quais 10 consagrados, para uma Universidade de verão que foi um verdadeiro êxito. Entre 2 e 13 de julho de 2012 o programa repete-se em Lisboa, contando uma vez mais com o apoio da FLAD e da Embaixada dos Estados Unidos PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO TERRENO Na sequência dos dois ciclos de conferências realizados à volta do tema da Educação Artística em 2010 e 2011, o Clube UNESCO para a Educação Artística e o CNC propõe em 2012 um novo programa que terá como tema genérico “Práticas da Educação Artística no Terreno”. Nele serão apresentados alguns projetos que se encontram em desenvolvimento nas escolas, e procurar-se-á dar relevo ao que pode ser aprendido a partir da experiência de cada um, reforçando-se, deste modo, a partilha das práticas que enriquecem a Educação Artística portuguesa. Programa na página 3.

Upload: centro-nacional-de-cultura-cnc

Post on 23-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Newsletter trimestral do Centro Nacional de Cultura

TRANSCRIPT

Page 1: Descobertas_2º Trimestre 2012

MECENAS OURO

Boletim Trimestral ‘12› Abr › Mai › Jun

EUROPA NOSTRAO Centro Nacional de Cultura está a organizar o Congresso Europeu do Património - Europa Nostra, que terá lugar entre os próximos dias 29 de Maio e 2 de Junho em Portugal.A Europa Nostra, “a voz do património cultural na Europa”, representada em Portugal pelo CNC, é uma poderosa rede que valoriza os maiores projectos ligados ao património, organiza campanhas contra ameaças a sítios, paisagens e edifícios patrimoniais vulneráveis e que apoia políticas europeias duráveis e regras de qualidade elevada para o património. Presidida por Plácido Domingo, tem enorme influência a nível europeu através das causas que defende de um turismo sustentável e da mais íntima ligação entre património e turismo.A próxima Cerimónia de entrega dos prestigiados Prémios do Património Europeu, momento importante do Congresso anual, terá lugar no dia 1 de Junho de 2012 no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, na presença de Androulla Vassiliou, a Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e de Plácido Domingo, o famoso tenor e presidente da Europa Nostra. O evento será realizado com o patrocínio do Presidente da República, que também estará

presente, e do Presidente da Comissão Europeia. De entre os vinte e oito projetos galardoados, entre os quais se encontra, em Portugal, a recuperação dos orgãos da Basílica de Mafra, seis receberão ainda o Grande Prémio, que distingue projectos de excecional relevância no património europeu.

1

da América e a organização pelo CNC do programa que inclui conversas informais, conferências, visitas literárias guiadas e leituras por escritores norte -americanos e portugueses como Gonçalo M. Tavares, Jacinto Lucas Pires, Patrícia Portela, Patrícia Reis, Rui Zink, Guilhermina Gomes, Richard Zenith etc. Esteja atento ao programa no site do CNC pois algumas das sessões são abertas ao público em geral.

DISQUIET 2012O Centro Nacional de Cultura associou -se em 2011 ao projeto “DISQUIET” que trouxe a Lisboa um grupo de 60 escritores norte -americanos, dos quais 10 consagrados, para uma Universidade de verão que foi um verdadeiro êxito. Entre 2 e 13 de julho de 2012 o programa repete -se em Lisboa, contando uma vez mais com o apoio da FLAD e da Embaixada dos Estados Unidos

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO TERRENONa sequência dos dois ciclos de conferências realizados à volta do tema da Educação Artística em 2010 e 2011, o Clube UNESCO para a Educação Artística e o CNC propõe em 2012 um novo programa que terá como tema genérico “Práticas da Educação

Artística no Terreno”. Nele serão apresentados alguns projetos que se encontram em desenvolvimento nas escolas, e procurar -se -á dar relevo ao que pode ser aprendido a partir da experiência de cada um, reforçando -se, deste modo, a partilha das práticas que enriquecem a Educação Artística portuguesa.Programa na página 3.

Page 2: Descobertas_2º Trimestre 2012

2

NotíCIAS

Notícias

MECENAS PRATA Açoreana - Companhia de Seguros, SA | ANA - Aeroportos de Portugal, SA | Banco Espírito Santo | Caixa Geral de Depósitos | Correio da Manhã (Presslivre) | Diário de Notícias | DID - Doc. Informática Desenv. | Duvídeo | Grupo Babel – Editorial Verbo, SA | EFACEC Capital SGPS, SA | Hoteis Heritage Lisboa Imprensa Nacional - Casa da Moeda | Instituto Nacional de Estatística | Jornal de Notícias | Metropolitano de Lisboa | Fundação Manuel António da MotaREN - Rede Eléctrica Nacional | SIVA | Tabaqueira II, SA | ZON Lusomundo Audiovisuais, SA

representações em azulejo que são algumas das preocupações dos grupos de trabalho deste núcleo, que assim esperam contribuir e poder disponibilizar um sistema de gestão de bases de dados que sirva de ferramenta de trabalho não só aos investigadores mas também ao público em geral.Neste âmbito, a Rede Temática prepara uma nova proposta de catalogação de azulejos de padrão, ligando o registo dos padrões e respetivas guarnições aos locais onde os mesmos ainda se conservam. Os primeiros resultados deste projeto, desenvolvido em conjunto com o Museu Nacional do Azulejo serão apresentados na inauguração da exposição Um gosto português. O uso do azulejo no século XVII, no Museu Nacional do Azulejo, prevista para abril/maio.Em data a anunciar, terá lugar no Centro Nacional de Cultura uma sessão de divulgação dos projetos de investigação atrás referidos com especial enfoque no projeto de catalogação da azulejaria de padrão e a sua presença na web. A sessão terá a participação do Prof. Doutor Vítor Serrão, Rosário Salema de Carvalho, Alexandre Nobre Pais e Ana Almeida.

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOSNo dia 18 de Abril, o Centro Nacional de Cultura associa-se à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovido pelo IGESPAR, com a iniciativa Pôr os Painéis a Falar. No Museu Nacional de Arte Antiga, às 15h, promove-se uma conversa à roda dos Painéis de São Vicente, da autoria do Pintor Nuno Gonçalves.

PROTOCOLOSO CNC irá celebrar este trimestre novos protocolos de colaboração com a Academia Galega de Língua Portuguesa, a Fundação Mata Nacional do Buçaco e a Associação Nisa Viva – Associação dos Amigos e Naturais de Nisa.

GRAÇA MORAIS E A LITERATURAO CNC, em articulação com a Pintora Graça Morais e com a colaboração de Ana Marques Gastão, deram início à organização do material para uma exposição dedicada à colaboração da Pintora com escritores. Desta mostra farão parte trabalhos de Pintura, extratos de textos, livros, fotografias. Propõe -se ainda a publicação de um livro/catálogo e a organização de encontros com escritores.Entre os nomes dos escritores que colaboraram com Graça Morais encontram -se Agustina Bessa -Luís, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andresen, António Alçada Batista, José Saramago, Nuno Júdice, Pedro Tamen, Manuel António Pina, António Osório, Clara Pinto Correia, Ana Marques Gastão, José Fernandes Fafe, Jorge Borges de Macedo e Alberto Vaz da Silva. Serão também tratados os textos de escritores que se debruçaram sobre a obra da Pintora: Maria Velho da Costa, António Mega Ferreira, Eduardo Lourenço, Vasco Graça Moura, Manuel Hermínio Monteiro, António Carlos Carvalho, Mário Cláudio e os críticos Fernando Pernes, Bernardo Pinto de Almeida, João Pinharanda, João Fernandes, Sílvia Chicó, Rui Mário Gonçalves, Fernando Pernes, Fernando Azevedo, José -Augusto França, Cristina Tavares, entre outros.

MALACANa sequência da viagem do ciclo “Os portugueses ao encontro da sua História” de 2011 a Malaca, Indonésia e Timor, o Centro Nacional de Cultura encontra -se em contacto próximo com a Associação Korsang di Melaka, através da sua Presidente, Dra. Luísa Timóteo e a participar na renovação do Museu português no Portuguese settlement em Malaca. Em simultâneo, a Associação Korsang di Melaka está também a organizar, com o apoio do CNC, uma palestra sobre a presença portuguesa em Malaca prevista para o Museu do Oriente em data a anunciar.

JORNAL FALADONeste ciclo de conversas e debates informais à volta de temas da atualidade, de entrada livre, o Ciber -Chiado do Centro Nacional de Cultura acolhe este trimestre as seguintes sessões:

[ 18 de abril | 18h30 ]A COlEçãO RiCON PERES COM: Emilio Ricon Peres, Guilherme d’Oliveira Martins e João Paulo CotrimDepois da visita à Exposição “O Jogo da Glória” no Palácio da Cidadela, vamos agora conhecer melhor a coleção de desenhos humorísticos de Emilio Ricon Peres.

[ 30 de abril | 18h00 ]DiA iNTERNACiONAl DO JAzzInstituído recentemente pela UNESCO, o Dia Internacional do Jazz passa a ser celebrado no dia 30 de abril. O Centro Nacional de Cultura associa-se a esta comemoração com uma Conferência sobre o tema em que participam várias personalidades do panorama musical português.

COM: João Almeida (diretor da Antena 2), Barros Veloso (“A génese e essência do jazz”), João Moreira dos Santos (“Jazz em Portugal na I República e Estado Novo”) e António Victorino d’Almeida (“Relação do Jazz com a música erudita e os compositores do início do século XX”).MODERAçãO: Guilherme d’Oliveira Martins

CATAlOgAçãO DE PADRõES DA AzUlEJARiA PORTUgUESAA Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões é um núcleo de investigação do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialmente vocacionado para o estudo da azulejaria e cerâmica.Entre os projetos mais recentes, merece especial destaque a proposta de inventariação da azulejaria portuguesa que se conserva in situ e a identificação rigorosa das

Page 3: Descobertas_2º Trimestre 2012

NotíCIAS

Notícias

3ASSOCiAçõES APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial | ASC - Amigos do São Carlos | ATL - Associação de Turismo de Lisboa | Associação de Valorização do Chiado | FESPAC - Federação Portuguesa das Associação e Sociedades Científicas | Fundação Passos Canavarro - Arte, Ciência e Democracia | Ofícios do Património e da Reabilitação Urbana | SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social | SLP - Sociedade da Língua Portuguesa

Conferências

BAIxA E ChIADO PATRIMóNIO vIvO E IMATERIALPOR: Guilherme Pereira lOCAl: Galeria Fernando Pessoa do CNCEntrada livre

[ 19 de abril | 18h00 ]As lojas mais antigas e emblemáticas no correr dos séculos, uma lição de resiliência.

[ 3 de maio | 18h00 ]Do fazer ao vender: o artífice enquanto guardião dum saber ‑fazer único, os mestres artesãos num mundo pós industrial.

[ 17 de maio | 18h00 ]Apontamentos de história económica e social: através do quotidiano comercial e de memórias recolhidas, algumas notas cruzadas de ontem e de hoje.

[ 7 de junho | 18h00 ]Um ofício com arte: os gravadores da Baixa

ViagensTEMPLÁRIOS EM INGLATERRA E ESCóCIA[ 30 de maio a 3 de junho de 2012 ]

GUIA: Dr. José Manuel AnesPrograma completo em www.cnc.pt

OS PORTUGUESES AO ENCONTRO DA SUA HISTÓRIA | 2012 BRASIL BARROCO, BRASIL DE SEMPRE![ 1 a 13 de setembro de 2012 ]

MINAS GERAIS E RIO DE JANEIROGUIA: Dra. Maria Calado

Até à data da saída desta edição das Descobertas não nos foi possível reunir todas as propostas para a logística da

próxima viagem do ciclo Os portugueses ao encontro da sua história. O programa da viagem que poderá ainda sofrer alterações no que diz respeito à sequência das visitas, mas não nos locais a visitar ou nas datas. Poderá inscrever -se desde já, contactando Helena Serra (21 346 67 22, 96 396 55 25 ou [email protected]) que terá mais detalhes sobre os hotéis, restaurantes, preços e condições.

Programa completo em www.cnc.pt

[ 1 de setembro | Sábado ]LiSboa / bELo HorizoNtE

[ 2 de setembro | Domingo ]bELo HorizoNtE Visitas no complexo da Pampulha.

[ 3 de setembro | Segunda ‑feira ]bELo HorizoNtE / Sabará / DiamaNtiNaSabará: capela de Nossa Senhora do Ó e Casa da Ópera.

[ 4 de setembro | terça ‑feira ]DiamaNtiNaCentro histórico de Diamantina (classificado pela UNESCO).

[ 5 de setembro | Quarta ‑feira ] DiamaNtiNa / iNHotim / ouro PrEtoGaleria de Inhotim.

[ 6 de setembro | Quinta ‑feira]ouro PrEtoCentro histórico de Ouro Preto.

[ 7 de setembro | Sexta ‑feira ] ouro PrEto / mariaNa / CoNGoNHaS / tiraDENtESCentro histórico de Mariana.Congonhas: basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

[ 8 de setembro | Sábado ]tiraDENtES Centro histórico de Tiradentes.

Page 4: Descobertas_2º Trimestre 2012

NotíCIAS

4

Notícias

APOiOS

[ 9 de setembro | Domingo ]tiraDENtES / São João DEL rEy / tiraDENtESCentro histórico de São João del Rey.

[ 10 de setembro | Segunda ‑feira ]tiraDENtES / rio DE JaNEiroViagem para Rio de Janeiro.Visita a Petrópolis.

[ 11 e 12 de setembro terça ‑feira e Quarta‑feira ]rio DE JaNEiro Visitas no Rio de Janeiro.

[ 13 de setembro | Quinta ‑feira ]rio DE JaNEiro / LiSboa

2º Trimestre 2012

[1]Casa ‑Museu Medeiros e Almeida Exposição O Triunfo de Uma VidaSábado, 14 de abril

A Casa -Museu Medeiros e Almeida recebe a exposição que dá a conhecer quem foi António de Medeiros e Almeida. «O Triunfo de uma Vida» mostra o homem e empresário de sucesso. Toda a casa, incluindo partes dos aposentos privados, ajuda a contar a história em sete grandes temas. São assim revelados os interesses e investimentos do fundador, como é o caso dos automóveis Morris, dos quais foi importador e representante exclusivo, e a aviação, já que foi dono daquela que viria a ser a primeira companhia de aviação com capital cem por cento português: a Aero -Portuguesa.

gUiA: museuHORáRiO: 15hDURAçãO: tardeliMiTE: 20 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Casa ‑museu medeiros e almeida | rua rosa araújo nº 41 | Lisboa

[2](Outros) Esplendores de Santa ClaraPalácio do Lavradio Convento e Igreja de São Vicente de ForaDomingo, 15 de abril

O Palácio do Lavradio (antigo Supremo Tribunal Militar) foi projetado por João Frederico Ludovice e o início da construção, em 1745, deveu -se a D. Tomás de Almeida, 1º cardeal patriarca de Lisboa. Em 1875 foi adquirido pelo Estado, que mandou realizar obras de adaptação necessárias à instalação dos tribunais militares. O Convento de São Vicente de Fora, de traça maneirista, foi construído em finais do século XVI, segundo projeto de Filippo Terzi, com intervenção posterior de Diego de Herrera, arquiteto do Escorial. Veio substituir o antigo mosteiro fundado por D. Afonso Henriques para os cónegos regrantes de Santo Agostinho. O nome de

fora tinha a ver com a circunstância de, à época, estar no exterior da muralha que protegia Lisboa.

gUiA: adélia CaldasHORáRiO: 10 hDURAçãO: manhãliMiTE: 50 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Campo de Santa Clara Palácio do Lavradio (antigo Supremo tribunal militar)

[3]Exposição memórias da politécnica: Quatro séculos de Educação, Ciência e CulturaSábado, 21 de abril

Desde o início do século XVII que o local conhecido como “Politécnica”, onde hoje se encontra o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, alberga ininterruptamente instituições de ensino, ciência e cultura. A exposição Memórias da Politécnica: Quatro Séculos de Educação, Ciência e Cultura pretende contar a história

VIAGEM LITERÁRIAO ANJO BRANCO[ 1 a 16 de novembro de 2012 ]

Viagem a Moçambique baseada no Livro de José Rodrigues dos Santos, acompanhada pelo Autor.

Maputo, Xai -Xai (ex -João Belo), Inhambane, Beira, Parque Gorongosa, Tete e Wyriamu. Se pretende mais informações sobre esta viagem contacte o CNC através do telefone 213 466 722 ou por email: [email protected]

Ouro Preto

Page 5: Descobertas_2º Trimestre 2012

NotíCIAS

5

Notícias

deste local, que ao longo do tempo foi um pólo de intensas trocas de conhecimentos, artefactos e espécimes entre o Oriente e o Ocidente e também de cruzamento de culturas. Na exposição são mostradas peças de grande interesse histórico, como por exemplo o magnífico túmulo seiscentista de Fernão Telles de Menezes, que é pela primeira vez exposto ao público, os quadros setecentistas “Panorama da Cidade de Lisboa antes do terramoto de 1755” e “Visão perspética de Goa”, atualmente no Museu Nacional de Arte Antiga, expostos no local para onde foram concebidos.

gUiA: Fernando antónio batista Pereira (Comissário)HORáRiO: 11hDURAçãO: manhãliMiTE: 30 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: rua da Escola Politécnica, 56

[4]Espaços Naúticos do passado e do presente Portos, pontos de contactos e de intercâmbios culturaisDomingo, 22 de abril

A expressão património náutico e subaquático aplica -se aos casos de um património expressivo da relação humana com o elemento aquático. Referimo -nos a um património que se encontra registado em antigos espaços estuarinos e lagunares, em antigas margens fluviais, bem como nos subsolos urbanos ribeirinhos, marcando os testemunhos de uma longa relação humana com os meios aquáticos correspondentes. Com esta proposta, vamos interpretar algumas paisagens náuticas do passado no complexo portuário da Estremadura: tômbolo de Peniche; Lagoa de Óbidos e a relação com a

cidade romana de Eburobritium; As antigas lagunas costeiras de Alfeizerão e da Pederneira; Antigo porto de Paredes (atualmente sepultado) e estuário do Rio Lis.

gUiA: maria Luisa blotHORáRiO: 9hDURAçãO: dia inteiroliMiTE: 45 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)transporte; almoço

[5]Palácio Pinto BastoExposição de escultura de Luís AmadoSexta, 27 de abril

Pouco se sabe sobre este edifício que todos conhecemos, em pleno Largo do Chiado. Construído em 1791, foi habitado por alguns moradores ilustres como o General Junot e a duquesa de Abrantes. Em 1827 passa a residir no palácio o industrial e comerciante José Ferreira Pinto Basto, fundador da fábrica da Vista Alegre, que o adquire mais tarde, empreendendo então uma campanha de obras artisticamente enriquecedora dos interiores. Em 1948 o palácio encontrava -se integralmente ocupado pela companhia de seguros A Mundial e sofre profunda campanha de obras de adaptação dos interiores às necessidades dos serviços, sob a direção do arquiteto Pardal Monteiro. No piso térreo funciona a Galeria de Arte Chiado 8 onde podemos conhecer uma exposição de escultura doex-Ministro Luis Amado, acompanhada pelo próprio.

gUiAS: anísio Franco | Luís amadoHORáRiO: 18h30DURAçãO: cerca de 1h30liMiTE: 35 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Largo do Chiado nº 8

[6]Palácio Nacional da Ajuda Sábado, 28 de abril

O Palácio Nacional da Ajuda, edifício neoclássico da primeira metade do séc. XIX, da autoria de Francisco Xavier Fabri e José da Costa Silva, foi residência oficial da família real portuguesa, desde o reinado de D. Luís I (1861 -1889) até 1910, ano em que foi encerrado após a proclamação da república. Aberto ao público como museu em 1968, é especialmente expressivo como residência real da época, revelando ambientes oitocentistas e importantes coleções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX: dos têxteis ao mobiliário passando pela ourivesaria, e cerâmica, bem como de pintura, escultura e fotografia.

gUiA: isabel Silveira Godinho (Diretora)HORáRiO: 11hDURAçãO: manhã (possibilidade de almoço)liMiTE: 30 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Palácio da ajuda

[7]GuimarãesCapital Europeia da CulturaDomingo, segunda e terça, 29 e 30 de abril e 1 de maio

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura é um projeto catalisador do desenvolvimento da cidade e da região envolvente, que tem a cultura, na sua mais ampla aceção, como motor dessa transformação. Assente nos valores “Cidade”, “Cidadania e Participação” e “Dimensão Europeia”, o projeto Guimarães 2012 é construído com três objetivos:• Desenvolver o Capital Humano • Criar uma Economia Criativa • Gerar uma nova Geografia dos Sentidos

Page 6: Descobertas_2º Trimestre 2012

Passeios de Domingo

6

pASSeIoS de domINgo

gUiA: anísio FrancoHORáRiO: 7h15 (o comboio parte às 8h)DURAçãO: 3 diasliMiTE: 45 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: átrio da Estação de Santa apolónia (junto às bilheteiras)transporte; alojamento; 5 refeições

[8]Roteiro do Jazz na Lisboa dos anos 20 ‑50Por ocasião do primeiro Dia Internacional do JazzSábado, 5 de maio

Lisboa expôs -se ao Jazz no início dos anos 20, que logo lhe ocupou as ruas e vielas e também as avenidas, sobretudo as do pensamento dos que ousavam ver mais longe num tempo em que o Verbo das massas não ia além da estreita fronteira cultural, política e social da Situação e do situacionismo.Este roteiro recupera a memória dessa música nova que, a partir da capital de um “Estado Velho”, procurou arduamente o seu caminho para os ouvidos dos portugueses, amplificada a partir dos anos 40 pela ação de Luís Villas -Boas e do seu Hot Club de Portugal.Num passeio pedonal por cerca de 25 espaços emblemáticos dos primórdios do Jazz em Lisboa, revelam -se os clubes, os dancings, os cafés, as lojas de discos e os teatros que acolheram figuras icónicas como Sidney Bechet, Josephine Baker, Count Basie, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald e Duke Ellington.Esta visita insere -se nas comemorações do primeiro Dia Internacional do Jazz, proclamado pela UNESCO em 2011 e cuja celebração passa a ocorrer anualmente a 30 de abril.

gUiA: João moreira dos SantosHORáRiO: 10hDURAçãO: dia inteiroliMiTE: 35 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Largo da trindade (junto ao teatro da trindade)almoço

[9]Nisa Domingo, 6 de maio

Convidados pela Nisa Viva - Associação dos Naturais e Amigos do Município de Nisa o CNC vai voltar a esta região para uma redescoberta dos seus tesouros.Começando pelo castelo de Amieira do Tejo, o nosso passeio percorre várias épocas da História desde a época megalítica até ao património mais recente do Centro Histórico da vila.Em 1199 D. Sancho I doa a Herdade da Açafa à Ordem do Templo. Os Templários edificaram uma fortaleza que os defendesse dos infiéis e sinalizava a posse desses territórios. Ao mesmo tempo o monarca anuncia a vinda de colonos franceses, que se instalaram junto das fortalezas construídas pelos monges guerreiros e aí fundaram aglomerados populacionais a que deram o nome das suas terras de origem. É neste sentido que surge possivelmente o de Nisa, ou seja sendo os primeiros habitantes oriundos de Nice.

gUiA: João rebordão montalvo (presidente associação Nisa Viva)HORáRiO: 8h30DURAçãO: dia inteiroliMiTE: 45 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)transporte; almoço

[10]Centro de conservação da Cinemateca | ANIMSábado, 12 de maio

Como complemento da anterior visita à sede da Cinemateca em Lisboa, vamos agora conhecer o moderno centro de conservação, inaugurado em 1996, que é atualmente a base

de todas as atividades de preservação, pesquisa técnica e acesso, incluindo o uso de novas tecnologias.

gUiA: rui machado (Diretor)HORáRiO: 10hDURAçãO: manhãliMiTE: 45 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)transporte;

[11]Ferreira do ZêzereDomingo, 13 de maio

No início do século XIII, Pedro Ferreiro, besteiro de D. Sancho, a quem este doara parte da área atual deste município, atribui foral a então denominada Vila Ferreiro. Dada a proximidade do rio Zêzere, já em tempo da monarquia liberal, a vila vem chamar -se Ferreira do Zêzere. Corre o ano de 1517, quando as populações se recusam a prestar juramento em Vila de Rei e o Rei D. Miguel termina o conflito, decidindo que Ferreira do Zêzere tenha forca e pelourinho próprios.

gUiA: adélia CaldasHORáRiO: 8hDURAçãO: dia inteiroliMiTE: 45 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)transporte; almoço

[12]Os gravadores da Baixa e Chiado Sábado, 19 de maio É um meio profissional muito coeso e articulado entre si pelas especializações e pelas prestações

Page 7: Descobertas_2º Trimestre 2012

7

pASSeIoS de domINgoPasseios de Domingo

de serviço recíprocas o que lhes permite ganhos de produtividade. A medalhística com larga tradição criativa e de produção em Lisboa desde meados do século XX, tem mantido os seus cânones e criatividade: várias destas empresas estampam medalhas de sua iniciativa ou por encomenda de terceiros, sendo um mercado que edita algumas dezenas de diferentes medalhas por ano. É uma arte que valoriza e distingue muitas destas firmas e concomitantemente os seus profissionais. Estes, os gravadores, são muitas vezes anónimos que criam sem assinar, peças de uma perfeição e desenho notáveis. O gravador fornece também as inúmeras ourivesarias com gravações personalizadas, as papelarias e tabacarias com inscrições de nomes e datas em canetas e isqueiros. Lisboa e em especial a sua Baixa, não seriam as mesmas sem este ramo de atividade que tem tanto de oficinal, como de artístico e utilitário: naquilo que faz, o gravador junta o útil ao estético, com variadas pitadas de arte!

gUiA: Guilherme PereiraHORáRiO: 10hDURAçãO: manhã liMiTE: 45 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Largo do Chiado

[13]MNAA: Exposição O Imaginário Virtuoso. Joaquim Machado de Castro (1731 -1822)”Domingo, 20 de Maio

O Museu Nacional de Arte Antiga apresenta uma exposição dedicada à obra do grande criador Joaquim Machado de Castro, reunindo -se agora, e pela primeira vez, um significativo número de estátuas e modelos,

que percorrem a quase totalidade do ciclo de produção do Escultor e possibilitando, em relação a ela, um balanço crítico, no quadro das mais recentes investigações. O conjunto de imaginária religiosa seleccionada para a mostra possui vasta documentação subjacente, que permite definir critérios de classificação, por comparação estilística e aferir com maior rigor, as classificações tradicionalmente praticadas no universo patrimonial português.

gUiA: anísio FrancoHORáRiO: 10hDURAçãO: manhãliMiTE: 35 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: museu de arte antiga – Entrada principal (Jardim 9 de abril)

[14]Ciclo “Lisboa desconhecida”Conventos de Lisboa OrientalSábado, 26 de maio

O sítio de Lisboa desenha -se pelo encontro do Tejo com o Oceano, a via fluvial e o caminho marítimo. O Mar da Palha, um pequeníssimo mediterrâneo na costa atlântica, atrai os homens e permite -lhes a riqueza, em sucessivas atualizações que a História e as Geografias vão determinando e possibilitando. Na margem norte a Ribeira de Alcântara e o Rio Trancão definem os vales de Alcântara e Xabregas. Rezam os documentos que D. Afonso Henriques doou à Mitra de Lisboa “todas as rendas e terras de Marvila que possuíam as mesquitas dos Mouros” e a Herdade da Mitra, até ao século XV na posse dos Arcebispos de Lisboa, no século seguinte é património do Morgado de Pancas e Atalaia.

De Alcântara (Calvário) a Marvila, sucedem -se os conventos, os palácios e as quintas senhoriais peri -urbanas.

gUiA: adélia CaldasHORáRiO: 10hDURAçãO: dia inteiroliMiTE: 35 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: igreja do beato, Xabregasalmoço

[15]MNAC: “A Arte Portuguesa do Século xx 1960 ‑2010” Domingo, 27 de maio

Arte PortuguesA do século XX (1960 ‑2010) completa o ciclo de três exposições que comemoram os 100 anos de existência desta instituição.Ao percorrer o último meio século da história da arte portuguesa, esta exposição revela também, necessariamente, as vicissitudes de funcionamento do próprio Museu.Entre 1988 e 1994, o MNAC passa por um processo de reorganização global, reabrindo ao público sob a direção de Raquel Henriques da Silva, com a designação de Museu do Chiado. Inaugura -se, então, um processo de renovação do museu, conciliando o estudo e a divulgação do acervo com a produção regular de exposições temporárias e de qualificadas publicações, com um enquadramento internacional que será ampliado durante a direção de Pedro Lapa.

gUiA: rui afonso SantosHORáRiO: 10hDURAçãO: manhãliMiTE: 45 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: rua Serpa Pinto, nº4

Page 8: Descobertas_2º Trimestre 2012

Passeios de Domingo

8

pASSeIoS de domINgo

[16]Os Templários em Inglaterra e EscóciaQuarta a Domingo, 30 de maio a 3 de junho

O segredo em torno da poderosa ordem medieval dos Cavaleiros Templários, e a rapidez com que desapareceram de repente, no espaço de poucos anos, levou a diversas lendas dos Cavaleiros Templários. Estas vão desde os boatos sobre sua associação com o Santo Graal e a Arca da Aliança, a perguntas sobre a sua associação com a Maçonaria, a procura por um tesouro perdido. Recentes especulações sobre os templários aumentaram ainda mais por causa de referências a eles em livros, best -sellers como “O Código Da Vinci”, e filmes como “Indiana Jones e a Última Cruzada” e “A Lenda do Tesouro Perdido”. Muitas lendas cercam o local da primeira sede dos templários no Monte do Templo, que tinha sido atribuído a eles pelo rei Balduíno II de Jerusalém.Programa completo na pág. 4 em www.cnc.pt ou na Receção do CNC gUiA: José manuel anesHORáRiO: 6hDURAçãO: 5 diasliMiTE: 45 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: terminal 1 do aeroporto de Lisboa, antes da escada rolante junto do Café astrolábio.transporte; alojamento; quatro refeições (2 almoços sem bebidas e 2 jantares com bebidas)

[17]Rota de José RégioAlto AlentejoSábado, 9 de junho

José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, foi um escritor português que viveu grande parte da

sua vida na cidade de Portalegre. Foi possivelmente o único escritor em língua portuguesa a dominar com igual mestria todos os géneros literários: poeta, dramaturgo, romancista, novelista, contista, ensaísta, cronista, jornalista, crítico, autor de diário, memorialista, epistológrafo e historiador da literatura, para além de editor e diretor da influente revista literária Presença, desenhador, pintor, e grande colecionador de arte sacra e popular. O espólio do Museu José Régio resultou do seu gosto pelas antiguidades e pelo colecionismo. A região era fértil para essa atividade, e rapidamente se espalhou que havia um professor do liceu que comprava coisas velhas.

gUiA: antónio Ventura (Professor Faculdade de Letras de Lisboa)HORáRiO: 8hDURAçãO: dia inteiroliMiTE: 45 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)transporte; almoço

[18]Com Baltazar e Blimunda à volta do RossioDomingo, 10 de Junho

Lê -se na contracapa do romance Memorial do Convento: “Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes”. Entre as histórias contadas no romance de José Saramago, a da união de Baltasar e Blimunda ocupa lugar de relevo, acompanhando a narrativa e articulando os vários planos. Além disso, os dois representantes do povo são relevantes pela excecionalidade/marginalidade, conferindo à intriga espiritualidade, ternura, misticismo e magia. É em dois sinistros cenários de autos de fé no Rossio, que começa e termina a história de amor. Num percurso pelos locais de vivência das duas personagens na Lisboa do

século XVIII e guiados por leituras de passagens do romance, seguiremos um itinerário literário que nos fará (re)descobrir um romance magnífico do Nobel Português.

gUiA: Paula oleiroHORáRiO: 10hDURAçãO: manhãliMiTE: 25 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Largo de São Domingos

[19]De regresso ao BuçacoSábado e Domingo, 16 e 17 de junho

Classificado como Imóvel de Interesse Público, o conjunto monumental do Buçaco mobiliza uma riqueza patrimonial de exceção. Ao núcleo central formado pelo Palace Hotel do Buçaco e pelo convento de Santa Cruz juntam -se as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via Sacra.A caminho passamos ainda no belíssimo Mosteiro do Lorvão.

gUiA: Fundação mata Nacional do buçacoanísio FrancoHORáRiO: 8hDURAçãO: fim de semanaliMiTE: 45 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)transporte; alojamento; 3 refeições

[20]Observatório Astronómico de LisboaSábado, 23 de junho

O Observatório Astronómico de Lisboa impõe -se como um espaço de interesse histórico e museológico, constituindo um

Page 9: Descobertas_2º Trimestre 2012

pASSeIoS de domINgoPasseios de Domingo

9

excelente cenário para revisitar a história da astronomia nos últimos dois séculos, sem esquecer certos episódios associados à sua história, que certamente merecem ser recordados, como por exemplo que a primeira chamada telefónica que teve lugar no nosso país foi realizada para o então Real Observatório Astronómico de Lisboa.

gUiA: rui agostinho (Diretor)HORáRiO: 16hDURAçãO: tardeliMiTE: 35 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: tapada da ajuda – entrada pela Calçada da tapada

[21]O Mosteiro dos JerónimosDomingo, 24 de junho

Integrada na temática das Correntes Messiânicas na Época dos Descobrimentos, propomos uma visita a este monumento, classificado pela UNESCO como Património Mundial.O Mosteiro dos Jerónimos constitui o mais frisante exemplo do estilo manuelino e a sua construção teve início no princípio do século XVI, por vontade de D. Manuel, no local onde havia uma capela henriquina dedicada a Santa Maria de Belém.

gUiA: maria José Ferro tavaresHORáRiO: 10hDURAçãO: manhãliMiTE: 35 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: mosteiro dos Jerónimos (Portal Sul)

[22]Canoas de vela erguidaSábado, 30 de junho

Varinos e botes de fragata fazem parte da grande família de barcos do Tejo, bem como as fragatas, catraios, faluas, canoas, muletas, enviadas e botes de tartarenha, entre outros tipos de embarcações. Consoante as suas características construtivas e a sua armação, uns destinam -se ao transporte de mercadorias e de passageiros, outros à pesca, tendo em comum uma íntima relação com as condicionantes do próprio estuário e da barra do Tejo, onde navegam e eram instrumentos de trabalho das comunidades ribeirinhas.Com a colaboração do Centro Náutico da Moita vamos atravessar o rio em canoas tradicionais (muito confortáveis e seguras).

gUiA: Fernando Carvalho rodriguesHORáRiO: 9h30DURAçãO: dia inteiroliMiTE: 45 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)transporte; almoço

[23]HortusDomingo, 1 de julho

Exterior: Jardim no Parque de BensaúdeO visitante é convidado a explorar um jardim onde sons, mensagens e micro -histórias se passeiam como pólen pelo espaço. A narrativa performática de Patrícia Portela enquadra o jardim sonoro de Christoph De Boeck num espaço de contemplação e reflexão sobre como recuperar o equilíbrio entre Homem e Natureza, reescrevendo (n)o tempo real.interior: Salão Literário Num espaço interior apresentam -se dois futuros possíveis para uma civilização à beira de um fim. Uma leitura a duas vozes e a três tempos acompanhada por uma “orquestra” de 25 plantas que reagem às condições atmosféricas que outras plantas recebem no exterior.

gUiAS: Jardim : Patrícia Portela e Christoph De boeckSalão literário: convidado arqº Gonçalo ribeiro telles (a confirmar) HORáRiO: Visita Jardim 17h30 Salão literário: 19h00liMiTE: 35 pessoaslOCAl DE ENCONTRO: metro Laranjeiras, saída “Estrada das Laranjeiras”

Números de telefone para contacto no dia dos Passeios:965 271 877 • 966 911 997 • 969 082 566

Page 10: Descobertas_2º Trimestre 2012

Cursos livres

10

[I]CORRENTES DO ESOTERISMO OCIDENTALDaS raízES aoS NoSSoS DiaS

• As religiões de Mistérios• Gnosticismo e Hermetismo• Os esoterismos das três Religiões do Livro (1): a Gnose Cristã• idem (2) a Cabala Judaica• idem (3) o Sufismo Islâmico• Magia, Alquimia e Astrologia • o Imaginário cavaleiresco e a Demanda• O Hermetismo do Renascimento • Os Rosa-cruzes• A Maçonaria especulativa; o neo-templarismo• O Ocultismo do séc. XIX: a Teosofia de H.P. Blavatsky, a Aurora Dourada e o Martinismo de Papus• Os intelectuais do esoterismo do séc. XX: René Guénon, Carl Gustav Jung e Julius Evola• O New Age, desde Alice Bailey e Paul LeCour até Esalen e Findhorn.• Do New Age ao Next Age.• O Esoterismo português do séc. XX: Sampaio Bruno, Almada Negreiros, Fernando Pessoa e Lima de Freitas COORDENAçãO: José manuel anesHORáRiO: segundas‑feiras das 18h30 às 20hDURAçãO: 4 sessões – de 9 de abril a 14 de maio

[II]CORRENTES MESSIâNICAS/MILENARISTAS NoS SéCS. XV E XVi Em PortuGaL

1ª SESSÃO: Os Pereira, a ordem do Hospital e Flor da Rosa no século XIV.2ª SESSÃO: O discurso de legitimação da dinastia de Avis3ª SESSÃO: Emanuel, o venturoso4ª SESSÃO: João III, o rei pacífico. O Bandarra, vate popular

COORDENAçãO: maria José Ferro tavaresHORáRiO: quartas‑feiras; das 18h às 19h30DURAçãO: 4 sessões – de 18 de abril a16 de maio

[III]CRIATIvIDADE E CULTURA

Criatividade tornou-se o lema, hoje, para várias áreas que vão da cultura à economia, política, educação, ciência e tecnologia, comunicação e gestão, cidades e identidades, entre outros usos do termo. “Europa Criativa” é também o título para um próximo programa comunitário de apoio às artes e à cultura, anunciado para 2014-2020. Reunindo os dois planos, este curso apresenta vários sentidos que a criatividade pode ter no espaço cultural e nas agendas europeias.

COORDENAçãO: idalina Conde HORáRiO: quintas‑feiras; das 18h30 às 20hDURAçãO: 4 sessões – de 3 a 24 de maio

[Iv]PErSoNaGENS DA hISTóRIA DE PORTUGAL

Este curso de divulgação destina-se a todos os interessados na História de Portugal. Ao longo de dez sessões, abordará as biografias de outros tantos portugueses marcantes, enquadrando-as no respetivo contexto histórico. Pretende-se assim apresentar, e de forma atrativa e rigorosa, alguns dos protagonistas e momentos que marcaram o percurso de Portugal, com o objetivo de fornecer pistas e enquadramentos que possibilitem a reflexão sobre os factos, e o sempre desejável debate de ideias. Justifica-se a sua repetição pelo interesse manifestado por alguns sócios que não tiverem oportunidade de o frequentar no 1º trimestre.

1ª SESSÃO: O conquistador de um Reino: D. Afonso Henriques 2ª SESSÃO: O Papa Português: João XXI3ª SESSÃO: Santo e Condestável: D. Nuno Álvares Pereira4ª SESSÃO: Olhar para além do Horizonte: Infante D. Henrique 5ª SESSÃO: O Príncipe do Grande Século: D. João II6ª SESSÃO: O Humanismo de Quinhentos: Damião de Góis7ª SESSÃO: O Portugal da Restauração: Padre António Vieira

8ª SESSÃO: Um déspota iluminado: Marquês de Pombal9ª SESSÃO: Um rei mal conhecido: D. Carlos I10ª SESSÃO: O senhor da República: Afonso Costa

COORDENAçãO: Lourenço Pereira CoutinhoHORáRiO: terças e quintas‑feiras; das 18h30 às 20hDURAçãO: 10 sessões – de 8 de maio a 7 de junho

[v]IEMANJÁ E OUTROS ORIxÁS EM PORTUGAL: a ViaGEm DaS rELiGiõES DaS áFriCaS Para aS amériCaS E Para a EuroPa

Com certeza já ouviu falar de Iemanjá, o orixá das águas do mar… e dos outros orixás? Ao longo das várias sessões iremos falar sobre a história das religiões afro-brasileiras, no seu caminho de África para as Américas e daí para a Europa: o que são, como se formaram, e como funcionam actualmente em Portugal.Ao longo de 12 sessões iremos focar os seguintes temas:• Diversidade das religiões no mundo. As religiões em África. O transe e a possessão como fenómenos religiosos• Da África ao Brasil. Os séculos do tráfico de escravos e a formação das religiões afro-brasileiras• As religiões afro-brasileiras no Brasil• A transnacionalização das religiões afro-brasileiras: a exportação para a Europa e o caso português• A cura nas religiões afro-brasileiras• Sessão de encerramento: espectáculo de atabaques e comida dos orixás, com a presença de alguns pais/mães de santoDia 18 de Maio: inauguração de exposição “Woundscapes” no Museu da Cidade de Lisboa, Campo Grande, com uma parte referente às religiões afro-brasileiras. Os participantes no curso estão convidados para esta inauguração. COORDENAçãO: Clara SaraivaHORáRiO: segundas e quartas‑feiras das 18h30 às 20hDURAçãO: 12 sessões – de 02 de maio a 11 de junho

CurSoS LIVreS

Page 11: Descobertas_2º Trimestre 2012

NÚCLeo doporto

Núcleo do Porto

11NÚClEO PORTO

Actividades 2012PrimaveraPasseios de Domingo

Românico do vale do SousagUiA: Elsa SilvaDATA: 14 abril, sábadoDURAçãO: Dia inteiroliMiTE: 35 pessoasPREçO: 65,00€ por pessoa8H15 Encontro no Palacete dos Viscondes de balsemão | Praça de Carlos alberto 71 – Porto

vista Alegre e BussacogUiA: teresa andresen / teresa Portela marquesDATA: 28 abril, sábadoDURAçãO: Dia inteiroliMiTE: 30 pessoasPREçO: 75,00€ por pessoaOBS. * Calçado de borracha e firme8H30 Encontro no Palacete dos Viscondes de balsemão | Praça de Carlos alberto 71 – Porto

Alto Minho ribeirinhogUiA: rodrigo meirelesDATA: 12 maio, sábadoDURAçãO: Dia inteiroliMiTE: 30 pessoasPREçO: 75,00€ por pessoa8H15 Encontro no Palacete dos Viscondes de balsemão | Praça de Carlos alberto 71 – Porto

Gerês, formas de vivergUiA: miguel PimentaDATA: 9 e 10 junhoDURAçãO: Fim ‑de ‑semanaliMiTE: 25 pessoasPREçO: 190,00€ por pessoaOBS: Vestuário e calçado confortáveis8H15 Encontro no Palacete dos Viscondes de balsemão | Praça de Carlos alberto 71 – Porto

CICLO DE CONFERêNCIASFIGURAS DA CULTURA DO PORTOPOESiA

HORáRiO: 21h30lOCAl: Palacete dos Viscondes de balsemão Praça de Carlos alberto 71 – PortoEntrada Livre

Fernando Guimarães (1928)Uma aura poética de entendimento

Virtudes da modernidade estética... vistas e actuantes por tempos de pós--modernidade. Consciência artística e energia irredutível da linguagem; propiciação e ironia. Felix culpa: «logro» e conhecimento na escrita poética. As folhas e a raiz: auto -referencialidade e ficcionalidade com consequências. Desenhos da presença ao mundo – a casa e a árvore - e o recuo da ekfrasis.

ORADOR: José Carlos Seabra Pereira. Faculdade de Letras da universidade de Coimbra DATA: 29 março, quinta ‑feira

Sophia de Mello Breyner (1919 ‑2004)Os Exílios de Sophia

Embora Sophia de Mello Breyner Andresen nunca tenha residido

senão em Portugal, não tendo, por conseguinte, experienciado o exílio na sua acepção mais comum, procurar--se -á mostrar que não só é possível como é também fecundo (re)ler grande parte da sua Obra à luz de uma dinâmica e tensão latentes entre solidão, distanciamento e compromisso com um horizonte de sentido e de pertença a diferentes comunidades, desde logo à chamada Pátria.

ORADORA: ana Paula Coutinho. Faculdade de Letras da universidade do Porto DATA: 19 abril, quinta ‑feira APOiO: Cátedra Poesia e transcendência de Sophia de mello breyner

Fernando Echevarría (1929)Poesia e Pensamento

«A admirável transparência dos versos de Fernando Echevarría convoca -nos para um universo poético de uma pureza ímpar, resultante de uma longa gestação espiritual. O tempo, a morte, o amor, o envelhecimento são os temas universais de uma poesia que brota da raiz mais funda da vida.» De Enigma e Transparência, 2001.

ORADORA: maria João reynaud. Faculdade de Letras da universidade do PortoDATA: 24 maio, quinta ‑feira

Page 12: Descobertas_2º Trimestre 2012

NÚCLeo doporto

Núcleo do Porto

12

CURSO LIVREINICIAÇÃO À GRAFOLOGIA

COORDENADOR: alberto Vaz da Silva (Vogal de Direcção do CNC)DURAçãO: 3 semanas. 14 sessõesDATA: 16 ‑20 abril, 23 ‑27 abril, 7 ‑11 maio, dias úteisHORáRiO: 18h00 ‑19h30lOCAl: Palacete dos Viscondes de balsemão Praça de Carlos alberto 71 – PortoliMiTE: min. 25 ‑ max. 45 pessoasPREçO: 200,00€ a 280,00€ de acordo com o número de inscriçõesiNSCRiçõES: até dia 16 abril, caso seja garantido o nº mínimo até 5 de abrila inscrição só é efectiva após pagamentoTAxA CANCElAMENTO: 20% até 16 abril; 50% após 16 de abril

A análise da escrita permite ao grafólogo detectar o temperamento e o carácter à nascença, o “dado” freudiano, as reacções afectivas provocadas pela relação da criança com os pais até aos nove anos, o “vivido”, e o percurso até ao presente, o “adquirido”. São, assim, a essência da pessoa, a sua biografia e as suas perspectivas de futuro que se inscrevem num simples manuscrito assinado.

A grande originalidade da grafologia provém de a escrita, além de revelação do temperamento e do carácter, ser também uma projecção afectiva, uma linguagem simbólica do inconsciente que nela se exprime tão naturalmente como nos sonhos, nos lapsos e nos actos falhados.A grafologia, enriquecida com a caractereologia e com as descobertas sobre o inconsciente, completada com a morfopsicologia e demais ciências do homem, será sem dúvida uma disciplina relevante na psicologia do século XXI.

FESTA NA BAIxA DO PORTO | FNB’124 DIAS DE EVENTOS NA BAIXA DA CIDADE DO PORTO!

DATA: 23 a 26 de maiolOCAl: Palacete dos Viscondes de balsemão (sede da FNb). Praça de Carlos alberto 71todos os eventos promovidos pelo CNC Porto serão de entrada livre

A Festa na Baixa, na sua 7ª edição, é um momento de vivência da cidade do Porto durante quatro dias, partilhada

pela população de forma espontânea ao ritmo da própria vida quotidiana. Acolhimento particularmente afável, aqui e ali algum benefício especial em bar ou espectáculo formal, muitas surpresas de índole cultural específica, seja um desempenho musical numa das igrejas da Baixa, seja um passeio guiado por lugares incomuns, seja o som de uns metais à esquina. Tudo é reflexo de uma vontade de Cidade vivida e participada. É, por isso, significativo e notável o número de entidades que se associam a esta iniciativa do Centro Nacional de Cultura, cujo Núcleo do Porto (CNC Porto), responsável por esta organização muito reconhecidamente agradece. Em jeito de quem quer “entrar” no tom, estamos todos convidados para a abertura, no dia 23 de maio, no átrio dos Paços do Concelho (CMP) com um programa pela Orquestra do Norte e na despedida, que se deseja de memória longa, haveremos de nos encontrar no Museu Soares dos Reis (MNSR), no sábado dia 26 de maio.

Brevemente enviaremos a Agenda da Festa!

+iNfOCentro Nacional da Cultura, Núcleo do Porto» Palacete dos Viscondes de balsemão Praça Carlos alberto 71, 4050‑157 Porto» T.96 1371760» [email protected] (andreia Faria)» cnc.pt» flickr.com/photos/cncporto/ (fotos eventos)» issuu.com/cncporto (publicações)ORgANizAçãO: Centro Nacional de CulturaNúcleo do Porto (CNC Porto)CO‑ORgANizAçãO: Câmara municipal do Porto (CmP), Fundação EDPPATROCíNiOS: Hotel infante Sagres, EFaCEC

» Eduardo oliveira Fernandes» arnaldo Pinho, Helena Santos » Nuno Higino e João PimentaASSiSTENTE DE DiRECçãO: andreia Faria

Page 13: Descobertas_2º Trimestre 2012

13

2.º Trimestre 2012regras para marcação de passeios

Tabela de Preços – Passeios e Cursos

PASSEIOS DE DOMINGO

PASSEIO DATA SóCIO JOvEM SóCIO

[1] Casa‑museu medeiros e almeida – O Triunfo de Uma Vida 14 abril 13 1 13 1

[2] (outros) Esplendores de Sta Clara 15 abril 10 1 10 1

[3] Exposição Memórias da Politécnica 21 abril 10 1 10 1

[4] Espaços Náuticos do Passado e do Presente 22 abril 75 1 60 1

[5] Palácio Pinto basto | Exposição Luis amado 27 abril Sem almoço 7 1 | Com almoço 22 1 Sem almoço 7 1 | Com almoço 22 1

[6] Palácio Nacional da ajuda 28 abril 7 1 7 1

[7] Guimarães – Capital Europeia da Cultura 29 abril – 1 maio 392,50 1* 314 1*

[8] roteiro do Jazz na Lisboa dos anos 20‑50 5 maio 45 1 36 1

[9] Nisa 6 maio 75 1 60 1

[10] Centro de Conservação da Cinemateca – aNim 12 maio 25 1 20 1

[11] Ferreira do zêzere 13 maio 75 1 60 1

[12] os Gravadores da baixa e Chiado 19 maio 7 1 7 1

[13] mNaa – Exposição machado de Castro 20 maio 7 1 7 1

[14] Ciclo Lisboa Desconhecida “Conventos Lisboa oriental” 26 maio 35 1 28 1

[15] mNaC‑ A Arte Portuguesa do séc. XX 1960-2010 27 maio 7 1 7 1

[16] os templários em inglaterra e Escócia 30 maio – 3 junho 1 895 1** 1 895 1**

[17] rota de José régio 9 junho 75 1 60 1

[18] Com Baltazar e Blimunda à Volta do Rossio 10 junho 7 1 7 1

[19] De regresso ao bussaco 16 e 17 junho 285 1*** 228 1***

[20] observatório astronómico de Lisboa 23 junho 12 1 12 1

[21] mosteiro dos Jerónimos 24 junho 14 1 11,20 1

[22] Canoas de Vela Erguida 30 junho 55 1 44 1

[23] HORTUS 01 julho 14 1 14 1

* suplemento single 60 1 ** suplemento single 325 1 *** suplemento single 35 1

CURSOS LIvRES

CURSO Nº DE SESSÕES ADULTO [ S | NS ] JOvEM OU › 65 ANOS [ S | NS ]

[i] Correntes do Esoterismo ocidental, das raízes aos nossos dias 4 60 1 | 75 1 48 1 | 60 1

[ii] Correntes messiânicas/milenaristas nos séculos XV e XVi em Portugal 4 60 1 | 75 1 48 1 | 60 1

[iii] Criatividade e Cultura 4 60 1 | 75 1 48 1 | 60 1

[iV] Personagens da História de Portugal 10 150 1 | 187,50 1 120 1 | 150 1

[V] iemanjá e outros orixás em Portugal 12 180 1 | 225 1 144 1 | 180 1

O pagamento por MB na recepção do CNC está provisoriamente indisponível. Pedimos desculpa pelo incómodo.

as reservas podem ser feitas pelo telefone 213 466 722 das 11.00h às 13.00h e das 14.30h às 17.00h, ou pessoalmente das 17.00h às 19.00h, nos dias 2 e 3 de abril de 2012. a partir de 9 de abril, os sócios poderão inscrever ‑se por telefone durante a semana anterior a cada passeio, no caso de haver vagas (os passeios de fim de semana têm que ser pagos com a antecedência mínima de 15 dias, sob pena de a inscrição não ser considerada).os passeios são atribuídos por ordem de inscrição e os pagamentos deverão ser feitos nos dias 9 e 10 de abril. apenas nos passeios de meio dia se admitem sócios sem inscrição prévia no próprio dia do passeio, ficando sempre sujeitos à existência de vagas, sendo neste caso o pagamento da senha feito no local do passeio.

os sócios ‑participantes nos Passeios devem sempre comparecer no local de partida com antecedência, de maneira a não pôr em causa a hora de partida e os horários estabelecidos.os pagamentos dos passeios poderão fazer ‑se no CNC, por cheque enviado por correio ou por transferência bancária, sendo neste caso obrigatório enviar documento comprovativo por correio ou e ‑mail ([email protected]) Se em vez de vir pessoalmente levantar as senhas para os Passeios e para os Cursos, preferir que elas sejam enviadas pelo correio, bastará que nos envie, incluída no cheque com o pagamento, a quantia de 0,75 € para despesas postais.Números de contacto no dia dos Passeios: 966 911 997, 965 271 877 ou 969 082 566.

A inscrição nos Passeios só é efectiva após o pagamento

[ S ] Sócio [ NS ] Não Sócio

Page 14: Descobertas_2º Trimestre 2012

14

SerVIÇoSServiços

1. Café No Chiadodo almoço à ceia, no interior ou na esplanada, um café literáriotodos os dias das 10h às 2h

2. galeria fernando Pessoapara almoços de negócios, para apresentação de produtos,para jantares de anos, ou para lançamentos de livros,com ou sem “surpresa musical”, com ou sem catering.

3. Ciber ‑Chiadouma ligação ao mundo num ambiente de requinte português de segunda a sexta das 10h30 às 19h00

4. Residência de artistas“apartamentos de charme” no Chiado (mínimo 1 semana máximo 2 meses)

5. loja Atelier 55mesmo ao lado do CNC um espaço de acolhimento para turistas, onde pode encontrar as nossas edições e peças únicas, artesanato e mobiliário português

6. festas ‑Surpresauma maneira leve de animar festas, com qualidade, com ou sem catering

7. gRAf – Consultas grafológicasanálises para empresas, para admissão de pessoal análises individuais para orientação

8. gabinete de Traduçãode e para várias línguas, rápido e com qualidade

9. lisbon Walkspasseios a pé, para portugueses e estrangeiros, guiados em várias línguas

10. gincanas para Criançaspara escolas e aos sábados mediante inscrição

Descobertasn.º2, Ano V ‑ Nova série

DEPóSITO LEGAL N.º: 282 473/08

N.º REGISTO ERC: 125 483

PROPRIEDADE / ADMINISTRAÇÃO / REDAÇÃO: CNC

DIRETOR: Guilherme d’oliveira martins

DESIGN: atelier b2

IMPRESSÃO: textype, Estrada de benfica, 212a, 1500 ‑094 Lisboa

TIRAGEM DESTE N.º: 3.500 exemplares

PERIODICIDADE: 3x/ano (janeiro, abril e outubro)

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

CNC Lisboarua antónio maria Cardoso, n.º 68 | 1249 ‑101 LisboaTEL: +351 213 466 722 | FAx: +351 213 428 250E ‑MAIL: [email protected]ÁRIO DE ATENDIMENTO AO PúBLICO: 2.ªs a 6.ªs feirasdas 10h00 às 19h00

CNC portoPalacete Viscondes de balsemãoPça. de Carlos alberto, n.º 71 | 4050 ‑157 PortoTELEMóvEL: +351 961 371 760E ‑MAIL: [email protected] | [email protected]

hOMEPAGE: www.cnc.ptFACEBOOK: www.facebook.com/centronacionaldeculturaTWITTER: www.twitter.com/cnculturaPORTAL E ‑CULTURA: www.e ‑cultura.pt

O CNC gostaria de entrar em contacto consigo mais vezes. Envie ‑nos do seu e ‑mail uma mensagem para [email protected] com o seu nome e número de sócio para que registemos o seu endereço eletrónico, ou devolva ‑nos este boletim por correio ou fax:

Nome:N.º sócio:Endereço eletrónico:

Rua António Maria Cardoso, 68 – 1249 ‑101 Lisboa ‑ Fax 213 428 250

O papel é um produto renovável e reciclável. Todos os papéis provenientes de florestas com gestão sustentável são ambientalmente responsáveis.