desafio acessibilidade

10
A inclusão escolar de alunos com deficiência em escolas regulares é um direito garantido pela lei de Direitos e Base da Educação Nacional (Lei n 9.934/96), que afirma a oferta da educação especial enquanto dever constitucional do Estado deve ter início na Educação Infantil, na idade de zero a cinco anos. (BRASIL,1996). Nos dias de hoje estamos convivendo com o movimento de inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino. Mas ainda a necessidade de serem feitas muitas adaptações para favorecer essas crianças, com qualquer tipo de deficiência na educação infantil. Percebemos que muitas adaptações precisam ser feitas para favorecer a educação e desenvolvimento das crianças. Assim como nas escolas muitas famílias brasileiras não se sentem preparadas para garantir o desenvolvimento pleno dessas crianças. A inclusão deve continuar a crescer e as redes precisam estar prontas para receber bem esses estudantes com ações que vão da melhoria dos espaços físicos a mobilização da comunidade escolar. A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Upload: hudson-glauber

Post on 15-Apr-2017

141 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Desafio acessibilidade

A inclusão escolar de alunos com deficiência em escolas regulares é um direito garantido pela lei de Direitos e Base da Educação Nacional (Lei n 9.934/96), que afirma a oferta da educação especial enquanto dever constitucional do Estado deve ter início na Educação Infantil, na idade de zero a cinco anos. (BRASIL,1996).

Nos dias de hoje estamos convivendo com o movimento de inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino. Mas ainda a necessidade de serem feitas muitas adaptações para favorecer essas crianças, com qualquer tipo de deficiência na educação infantil. Percebemos que muitas adaptações precisam ser feitas para favorecer a educação e desenvolvimento das crianças.

Assim como nas escolas muitas famílias brasileiras não se sentem preparadas para garantir o desenvolvimento pleno dessas crianças. A inclusão deve continuar a crescer e as redes precisam estar prontas para receber bem esses estudantes com ações que vão da melhoria dos espaços físicos a mobilização da comunidade escolar.

A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Page 2: Desafio acessibilidade

SOMOS TODOS DIFERENTES MAS COM ALGO EM COMUM

A acessibilidade é uma das questões centrais para a qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania pelas pessoas portadoras de deficiência. Com efeito as dificuldades de locomoção nas vias públicas e de acesso aos transportes publico a par de inúmeros constrangimento, frequente inviabilizam o exercício pelos direitos a educação, a saúde e ao trabalho.

A maior parte da população brasileira possui algum tipo de deficiência física não podem viver em condições de dignidade devido a obstáculos e barreiras arquitetônica presente no meio urbano e escolar . Ainda que haja legislação que preconize seu atendimento, sabemos que grande parcela da população se encontra excluído e segregada, não recebendo atendimento adequado para que ocorra sua inclusão na sociedades .É preciso estabelecer oportunidades para que um deficiente se insira na sociedade de forma igualitária e possa exercer sua cidadania com dignidade .

Page 3: Desafio acessibilidade

QUESTIONAMENTOS REALIZADOS A PROFESSORA ANDRÉIA FERNANDES ENSINO FUNDAMENTAL

Quais foram os principais desafios que enfrentou ao lidar com estes alunos?

O primeiro contato que tive com os alunos com necessidades especiais foi na época que fui estagiária e posteriormente como recém-formada em uma escola privada. Os principais desafios é saber lidar com as especificações de cada aluno de acordo com seu comprometimento, pois não existem formações sobre como lidar com cada situação, e a falta de pessoas especializadas para ajudar desenvolver nas necessidades.

Como é a rotina desses alunos?

A rotina é adequada de acordo com a necessidade do aluno, atividades diferenciadas conforme o aluno consiga realizar.

Page 4: Desafio acessibilidade

QUESTIONAMENTOS REALIZADOS A PROFESSORA ANDRÉIA FERNANDES ENSINO FUNDAMENTAL

Você acredita que os professores da educação infantil estão preparados para receber crianças com necessidades especiais?

Não os professores da educação infantil não estão preparados para a inclusão, porém alguns professores com boa vontade ,procura saber a necessidade de cada aluno em parceria com os pais e profissionais. Também é preciso recursos para trabalhar no desenvolvimento dessas crianças.

Quais são os seus conceitos acerca das diferentes deficiências e da inclusão dessas crianças?

É muito difícil atender na escola regular todo tipo de deficiência, em alguns casos se torna inapropriada para o aluno incluso estar neste tipo de escola, o que acaba excluindo-o ao invés de incluir ao grupo, conforme vamos recebendo os alunos procuramos estudar a fundo a deficiência de cada aluno para atingirmos o melhor desempenho das atividades.

Page 5: Desafio acessibilidade

MEU AMIGO DIFERENTE É ESPECIAL

Page 6: Desafio acessibilidade

MEU AMIGO DIFERENTE É ESPECIAL

Page 7: Desafio acessibilidade

MEU AMIGO DIFERENTE É ESPECIAL

Page 8: Desafio acessibilidade

O QUE ENCONTRAMOS HOJE NO BRASIL

Cada ano que passa mais as escolas estão recebendo crianças com algum tipo de necessidades especiais e isso faz parte da realidade na educação no Brasil. E um direito de toda criança a educação respeito e igualdade.

Existe hoje uma preocupação em desenvolver um trabalho significativo para as crianças com necessidades especiais. Mas muitas escolas não possuem infraestruturas e ambientes adequados para as crianças com necessidades especiais. Nossas escolas com certeza ainda precisam de modificações e de uma estrutura melhor, profissionais capacitados e de um maior comprometimento dos governantes.

Os preconceitos precisam ser derrubados primeiramente pelas escolas e até mesmo pelos pais que muitas vezes escondem seus filhos achando que deixando eles em casa ou frequentando escolas especiais estará fazendo um bem a eles.

Existe em algumas escolas sala de recurso com um profissional direcionado a crianças especiais este ambiente é adequado, onde é realizado trabalhos individualizados e adequados para cada integrado, elaborando atividades adequadas para eles.

Page 9: Desafio acessibilidade

PORTIFOLIOQuais foram os principais desafios que enfrentou ao lidar com estes alunos?

O primeiro contato que tive com os alunos com necessidades especiais foi na época que foi estagiária e posteriormente como recém-formada em uma escola privada. Os principais desafios é saber lidar com as especificações de cada aluno de acordo com seu comprometimento, pois não existem formações sobre como lidar com cada situação, e a falta de pessoas especializadas para ajudar desenvolver nas necessidades

Page 10: Desafio acessibilidade

QUESTIONAMENTOS REALIZADOS PARA A PROFESSORA ANDRE ENSINO FUNDAMENTAL

Quais foram os principais desafios que enfrentou ao lidar com estes alunos?

O primeiro contato que tive com os alunos com necessidades especiais foi na época que foi estagiária e posteriormente como recém-formada em uma escola privada. Os principais desafios é saber lidar com as especificações de cada aluno de acordo com seu comprometimento, pois não existem formações sobre como lidar com cada situação, e a falta de pessoas especializadas para ajudar desenvolver nas necessidades