depressão é um abatimento moral e físico

24
Depressão é um abatimento moral e físico, uma melancolia profunda, um desânimo face à vida, à profissão, etc. "Depressão é insegurança diante do futuro, é ausência de objetivos, a falta de perspectiva que atraiam, motivem, empolguem"- explicado por Pedro A. Grisa. 12 Sinais de Depressão descritos por Dr. George P. Nichols A pessoa: . Pensa com frequência em morte e suicídio. . Muda facilmente da tristeza para irritação e para a angústia, mas nega essas mudanças.

Upload: mitsuomo

Post on 05-Dec-2014

141 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Depressão é um abatimento moral e físico

Depressão é um abatimento moral e físico, uma melancolia profunda, um desânimo face à vida, à profissão, etc."Depressão é insegurança diante do futuro, é ausência de objetivos, a falta de perspectiva que atraiam, motivem, empolguem"- explicado por Pedro A. Grisa.

12 Sinais de Depressão descritos por Dr. George P. NicholsA pessoa:. Pensa com frequência em morte e suicídio.. Muda facilmente da tristeza para irritação e para a angústia, mas nega essas mudanças.. Sente-se sem esperança, inútil e se autocondena.. Chora(com frequência) ou só com esforço segura as lágrimas.. É muitas vezes introvertida.. Perde o interesse e o prazer nas coisas.. Descuida de sua aparência.

Page 2: Depressão é um abatimento moral e físico

. Tem dificuldade para pensar e concentrar-se.. Tem dificuldade para dormir. Pode ter problemas para adormecer, acorda muito cedo ou dorme demais.. Tem alterações no apetite e no peso.. Sente-se cansada e lenta ou agitada e impaciente.. Queixa-se de problemas físicos como taquicardia, dor de cabeça, prisão de ventre e dor constante. Sintomas como esses são comuns, mas enganosos e podem mascarar uma tristeza oculta.

Sinais mais graves:O suicídio torna-se uma ameaça ainda maior quando existem sinais de perigo:1. A pessoa parece cada vez mais distante e ausente da família e dos amigos.2. Falta-lhe esperança.3. Ouve vozes e tem outros distúrbios de pensamento.4. Fala em suicídio.

Page 3: Depressão é um abatimento moral e físico

5. Renuncia a objetos de estimação:"não vou mais precisar disso".6. Coloca os negócios em ordem; devolve coisas que havia emprestado há muito tempo, faz os últimos contatos(despedidas disfarçadas) com amigos íntimos e com a família.7. Melhora de repente(não parece mais tão indeciso).

Causas. É acima de tudo um problema de origem psíquica, emocional, gravado no subconsciente da criança, pela mãe, durante a gestação principalmente. Exemplo:  ameaça de aborto, que deixa de criar no subconsciente da criança em gestação, maiores perspectivas de futuro, porque a mãe está preocupada diretamente com a sobrevivência da criança no momento presente.. Ver-se diante de problemas sem nenhuma perspectiva de melhora.

Page 4: Depressão é um abatimento moral e físico

. Eliminação insuficiente das toxinas do corpo pelas vias normais, causando sensação de cansaço, mau humor e depressão.. A mortífera prisão de ventre também pode influir nisso.. A falta de exercícios físicos e falta de sol.. O uso de drogas químicas enfraquece  os linfócitos T e os destroem. Elas paralisam o cérebro.

TratamentoConhecidas as causas, agora mãos à obra para removê-las. O Dr. Sang Lee dá uma orientação bastante objetiva sobre o tratamento da DEPRESSÃO: ele afirma que a melhor maneira de tratar esse problema é praticar exercícios físicos e alimentar-se corretamente.Porque o exercício produz mais ENDORFINAS e a dieta certa também ajuda a produzir esse tipo particular de hormônio pelo cérebro, é o hormônio do bem-estar. É o Hipotálamo que fabrica Endorfinas.

Page 5: Depressão é um abatimento moral e físico

Os linfócitos T são glóbulos de defesa do organismo para fortalecer a imunidade. A pessoa que consome drogas destrói essa defesa.O cérebro fabrica as endorfinas sob a influência de estímulos positivos como esperança, amor, alegria. A Enforfina seria a morfina interna.Existem sete remédios naturais, sem contra indicação ou efeito colateral, que ajudam. São eles:Boa alimentação, exercício, muita água, sol, temperança, ar puro e repouso.A luz solar também é muito importante para tratar pessoas deprimidas porque ela atinge nossos olhos e estimula a produção de um hormônio chamado serotonina que decididamente previne a DEPRESSÃO. Ela traz calma e paz. Quando há falta de serotonina no cérebro, a pessoa fica deprimida, irritadiça. E para fazer o cérebro produzir serotonina é recomendável tomar sol, fazer exercícios, evitar

Page 6: Depressão é um abatimento moral e físico

comer muita proteína, pois ela atrapalha a fabricação da serotonina.O deprimido sente uma tristeza tão grande que nenhum conselho pode ajudar a resolver seu problema. Uma coisa sim é muito importante nessa hora: ouvir, escutar com atenção tudo que a pessoa quiser desabafar. Esse é um ótimo remédio para o deprimido. Depois que ele falou bastante, sente-se melhor. Como diz David Augsburger: "Hoje em dia escutar é um dos maiores elogios; ignorar é um insulto."Uma erva que ajuda nos casos de depressão é o ALECRIM-DE-JARDIM, colocando três galhos dele em dois litros de água, ferver e tomar banho, é energético.O chá de alecrim também é recomendado.

Page 7: Depressão é um abatimento moral e físico

TEXTO:   “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?” Pv. 18.14

A depressão ou melancolia é um problema muito comum e antigo da vida humana. Todos nós já experimentamos até certo ponto, algum tipo de depressão em alguma fase de nossa vida. Nenhuma depressão é igual a outra, em quantidade e em qualidade. Daí o desafio de se definir o que é depressão. Ela pode ser definida como um sintoma que faz parte de vários distúrbios emocionais, uma síndrome com inúmeros sintomas somáticos, e uma doença que altera o humor ou a afetividade.            A fé não imuniza a pessoa dos transtornos mentais. Prova disto é que temos muitos cristãos que sofrem de esquizofrenia, psicoses, depressão, síndrome de pânico, obsessões e compulsões. Infelizmente, alguns cristãos interpretam estas depressões somente em termos espirituais. O deprimido é visto como alguém que está vivendo em pecado ou sob a influência de espíritos malignos. Exemplos Bíblicos de Depressão            A Bíblia descreve o problema da depressão através da experiência de pessoas que serviram ao Senhor. Eles eram crentes dedicados a Deus e passaram por depressões. Jó é um exemplo clássico de

Page 8: Depressão é um abatimento moral e físico

depressão causada por perdas. Ele perdeu, de forma repentina e traumática, todos os seus filhos, todos os seus bens materiais e sua saúde. Ele entra em depressão e fala: “Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela?” Jó 3.11. Moisés também passou por depressão e pediu a Deus que o matasse: “Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos.” Números 11.15. O profeta Jonas também sofria de grave melancolia ou de uma distimia crônica. Ele pede a Deus: “Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver” Jonas 4.3. Davi, “o homem segundo o coração de Deus” ,  também passou por várias depressões. Quando ele pecou e tentou esconder o seu erro, entrou em uma profunda depressão: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.” Sl. 32.3,4. A sua depressão afetou os seus ossos e seu humor.            O exemplo mais surpreendente de depressão na Bíblia é o deJesus. No Getsêmani, ele confessa: “Minha alma está profundamente triste até a morte.” Mt. 26.38.

Page 9: Depressão é um abatimento moral e físico

Trata-se de um estado de profunda depressão, pois se existe um inferno na terra, ele está na alma ou no coração de um deprimido. Naquela hora Jesus passou por sofrimentos, sensações e sentimentos de agonia tão fortes que até desejou morrer.            Tais exemplos revelam o realismo bíblico da depressão. Mas, acima de tudo, enche-nos de esperança: “Porque não temos Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas... Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados!” Hb. 4.15 e 2.18.De todos os exemplos de depressão de homens de Deus, descritos na bíblia, nós vamos refletir hoje sobre Elias, um grande profeta, que foi arrebatado em vida pelo próprio Deus, e teve profunda depressão. Quem era o profeta Elias?            Elias não é apenas um profeta de Deus, mas uma profecia. Sua vida e o seu ministério nos servem de instrução. Ele foi um herói da fé, um campeão da ortodoxia em Israel.            Elias era também um homem comum cheio de erros e defeitos. Tiago descreve: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos.” Tg. 5.17. Ele foi um homem cheio de defeitos e fraquezas como nós. Ele passou pelo vale

Page 10: Depressão é um abatimento moral e físico

sombrio da depressão. A sua experiência nos ensina muito. Conheçamos um pouco acerca da sua depressão e como Deus o tratou.Leiamos a narrativa bíblica de I Reis 19.1,21:Observamos no texto bíblico  (3)  três lições importantes:

01)  A CAUSA DA DEPRESSÃO DE ELIAS02)  OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO DE ELAIS03)  A CURA DA DEPRESSÃO DE ELIAS

I Tópico.: A CAUSA DA DEPRESSÃO DE ELIAS

      A causa da depressão de Elias provavelmente está relacionada com fatores externos. Ao ser jurado de morte por Jezabel, a rainha esposa do rei Acabe, ele foge: “Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara um mensageiro todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.”  Provavelmente Elias estava sofrendo de um estresse ou esgotamento físico, o que o levou a fugir de Jezabel. O excesso de trabalho provoca o stress. O profeta estava muito cansado com a batalha que havia travado no

Page 11: Depressão é um abatimento moral e físico

monte Carmelo com os profetas de Baal (I Rs. 18.20-46).

Elias não era uma pessoa depressiva, mas estava deprimido. Tradicionalmente, a causa da depressão endógena e depressãoexógena. A primeira se refere às causas internas, de origem biológica e ou predisposições hereditárias. A pessoa que sofre de depressão endógena tem uma causa fundamental biológica, não existindo uma correlação entre o momento depressivo com os fatos ou acontecimentos externos. A depressão exógena, porém, é causada por fatores externos. Ela é provocada como se fosse uma reação a fatores ambientais e circunstanciais. Por exemplo, morte de um ente querido, estresse, desemprego, divórcio, etc.

Em síntese, a pessoa com depressão endógena é depressiva. A pessoa com depressão exógena não é, mas está em depressão.

II Tópico.:   OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO DE ELIAS

            O texto nos sugere alguns sintomas que evidenciam a depressão de Elias: “Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.

Page 12: Depressão é um abatimento moral e físico

Ele mesmo porém se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a  morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.”  O texto apresenta-nos cinco (5) sintomas:01 – MEDO            “Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi.”  Elias era um homem forte e corajoso. Não tinha medo de nada! Contudo, por causa da depressão, ele foi tomado pelo medo. Ele fica com medo de Jezabel ou da ameaçade morte que lhe foi feita por ela. A depressão leva-nos a temer a algo que não temíamos antes.02 – ISOLAMENTO            Ele mesmo, porém, se foi ao deserto. Elias fugiu e buscou refúgio no deserto. Ele mesmo optou em ficar sozinho e num lugar isolado.            A depressão leva a pessoa a isolar-se do convívio social. O depressivo foge de contatos individuais e de reuniões coletivas. Ele deseja ficar só e de preferência em lugares escuros e isolados.03 - CARÊNCIA DE SIMPATIA OU SÍNDROME DE PERSEGUIÇÃO            “Eu fiquei só”, gritou Elias. A solidão de sua posição era chocante. Vivendo a sós

Page 13: Depressão é um abatimento moral e físico

com suas meditações, sentia a falta de amigos e de apoio humano. Então passou a aumentar a autocomiseração e o complexo de perseguição.04 - DESEJO DE MORRER                        A depressão gera um desejo pela morte, como a sua única porta de escape. “Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.”  Elias pede a Deus para morrer. A vida lhe era insuportável. A única saída que ele via era a morte. Ainda bem que Deus não lhe atendeu aquele pedido.            Nas estatísticas médicas, existe uma grande relação entre a depressão e os suicídio. Geralmente, a depressão é a causa do suicídio.05 - CARÊNCIA DE OCUPAÇÃO E FRUSTRAÇÃO            Enquanto Elias teve o trabalho de profeta para realizar, mesmo difícil como tal, tudo ia bem. Achava-se útil. Mas, para ele, a sua ocupação acabou. Com a desmoralização pública de Baal e a morte de seus 450 profetas, Elais entendeu que a idolatria em Israel chegara ao fim.            A desgraça de um homem começa quando ele se acha inútil.Desemprego e

Page 14: Depressão é um abatimento moral e físico

aposentadoria são duas causas corriqueiras de depressão . No Carmelo o grande objetivo pelo qual Elias vivera parecia a ponto de realizar-se. Os profetas de Baal foram mortos. Aparentemente, Jeová foi reconhecido a uma só voz: “O Senhor é Deus” I Rs. 18.19,20. A falsa adoração foi erradicada de Israel. O objetivo da vida de Elias havia se concretizado. Mas, por causa da sua depressão, em um só dia, todo esse quadro brilhante foi aniquilado.III Tópico.:    A CURA DA DEPRESSÃO DE ELIAS            Elias estava no deserto e sem nenhum acesso à medicina.  Deus é o seu médico. Logo, o seu “seguro saúde” era o melhor que existe. Deus faz o diagnóstico e aplica o tratamento para a depressão do seu servo.- DEUS CUIDOU FISICAMENTE DE ELIAS            Deus permitiu que ele dormisse e o alimentou com refeições miraculosas:

“Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7 Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. 8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu;

Page 15: Depressão é um abatimento moral e físico

e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.”. Elias dormiu, comeu e caminhou. Três coisas que ajudam na cura da depressão: dormir bem, alimentar-se corretamente e praticar exercícios físicos.

- DEUS CUIDOU EMOCIONALMENTE DE ELIAS

            Elias estava só em uma caverna no Monte Horebe, Deus escuta o coração do profeta. Elias desabafa: “Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.” Observe que Deus vai oa encontro de Elias, para ouvir o que estava acontecendo com ele, porque ele estava ali e naquela situação? Elias expôs o seu problema e apresentou  as justificativas para agir e sentir-se daquela maneira. Deus o ouviu atenciosamente.            Quando alguém enfrenta um quadro depressivo, não adianta conselhos do tipo:

Page 16: Depressão é um abatimento moral e físico

“reaja e saia desta situação” ou “você precisa reagir”. A situação do depressivo é como a de alguém que está num buraco, sem condição de sair do mesmo. Alguém precisa jogar uma corda e tirá-lo de lá. Uma pessoa depressiva precisa de ajuda externa. Ele precisa ser ouvido e ajudado.

- DEUS CUIDOU ESPIRITUALMENTE DE ELIAS

Deus fez Elias sentir a seriedade da vida. “Que fazes aqui Elias?” Você é uma pessoa útil e importante para esconder-se numa caverna. Seu lugar não é na caverna, mas lá em Jerusalém.            A depressão cria um senso de inutilidade e leva o depressivo a abster-se de suas responsabilidades profissionais e sociais. A depressão afetou a sua fé e consequentemente, ele fugia do seu compromisso de profeta. Deus, então faz três coisas para curar o profeta. (1) Deus se revela a ele através de uma brisa: “Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não

Page 17: Depressão é um abatimento moral e físico

estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um ciclo tranquilo e suave.”            Deus revela o seu poder e a sua presença não somente na tempestade, no terremoto e no fogo. Ele se manifesta nas coisas simples e tranquilas. “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” Sl. 46.10. (2) Deus lhe deu boas notícias. “Também conservei em Israel sete mil”. Você não está sozinho, Elias! O seu trabalho tem gerado frutos. Há sete mil em Israel que não se encurvaram a Baal. (3) Deus comissionou Elias para novas tarefas: “ungir Hazael rei da Síria, ungir Jeú rei de Israel e ungir Eliseu para sucedê-lo como profeta.” A melhor inspiração nas horas de depressão é receber mais responsabilidades das mãos de Deus, para ter sua vocação renovada.

Conclusão:

            Elias, para ser curado da sua depressão, precisou de três terapias: (1) Ele precisou de descanso físico e boa alimentação. Tratamento físico. (2) Ele precisou enfrentar seus próprios medos desabafando-se com Deus. Tratamento Emocional. (3) ele precisou de uma nova visão de Deus. Ele ouviu a voz de

Page 18: Depressão é um abatimento moral e físico

Deus que o comissionou para novas tarefas. Tratamento Espiritual.  

Por Pr. Irgledison