depoimento - poliedromedicina.com.br · criatividade decorrentes das condições criadas pelo...

8
Depoimento do Aluno

Upload: doanxuyen

Post on 27-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Depoimento - poliedromedicina.com.br · criatividade decorrentes das condições criadas pelo confron-to direto com os problemas de pesquisa. ... casa nas competições. A A.A.A.N.M.C

Página - 1

Depoimentodo Aluno

Page 2: Depoimento - poliedromedicina.com.br · criatividade decorrentes das condições criadas pelo confron-to direto com os problemas de pesquisa. ... casa nas competições. A A.A.A.N.M.C

Página - 2

Faculdade de Medicina do ABC“Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda, um passo de dança, Do medo, uma escada, Do sonho uma ponte, da procura um encontro!” Fernando Sabino)

O curso de MEDICINA iniciou suas atividades em 1969, é reconhecido e credenciado pelo MEC e Conselho Estadual de Educação (CEE) e, na última avaliação do ENADE, obteve a nota máxima de 5,0. O curso tem duração de 06 anos e fun-ciona em período integral (manhã/tarde). O internato tem du-ração de 02 anos e é constituído de 05 ciclos: clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia/obstetrícia e atenção primária á saúde. O campus da FMABC está localizado em Santo André e é de fácil acesso, além de serem utilizados como locais de estágio vários hospitais e equipamentos da rede de saúde pública da região do ABC.

O corpo docente do curso de MEDICINA da FMABC é cons-tituído por 178 professores efetivos (titulares, adjuntos, as-sistentes e auxiliares) dos quais 139 (78,09%) possuem títu-lo de mestrado ou doutorado.

A matriz curricular foi reestruturada, para priorização dos seguintes aspectos: predomínio de atividades práticas, visão global de saúde, trabalho em equipe multiprofissional, hu-manização.

• Duração: 6 anos• Carga Horária: 9.212 Horas/Aula• Turno: Integral• Mensalidade 2014:R$3.990,00Faculdade mais barata do estado de São Paulo

Hospitais de Ensino

Meu trajeto para a aprovação no curso de Medicina da EPM começou nos primeiros anos de colegial. A partir do momen-to em que decidi que fazer Medicina era o que eu queria para o meu futuro, foi preciso me dedicar cada vez mais e buscar a cada dia a superação para que chegasse ao menos perto de conseguir uma vaga para as segundas etapas dos vestibulares para Medicina. Mas ainda após muito esforço e dedicação, faltava muito para conseguir a tão sonhada vaga em um curso de Medicina.

• Hospital De Ensino (Anchieta) - Rua Silva Jardim, 470 – SBC

• HospitalEstadualMárioCovas - Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 – Paraíso – Santo André

• CentroHospitalarDoMunicípioDeSantoAndré- Av. João Ramalho, 326 – Vl. Assunção - Santo André

• HospitalMunicipalUniversitárioDeSãoBernardoDoCampo - Rua Ângela Tomé, 109 – Rudge Ramos – SBC

• HospitalDaMulher - Rua América do Sul, 285 – Pque Novo Oratório – Santo André

• HospitalDeClínicasJoséDeAlencar(SBC) - Estra-da Dos Alvarengas, 1001 - São Bernardo Do Campo

• ProntoSocorroDeSãoCaetanoDoSul - Rua Auré-lia, 101 – B. Sta. Paula – SCS

• CAISM (SBC) - Rua Barão do Rio Branco, 45 – Sta. Terezinha – São Bernardo do Campo

• ProntoAtendimentoCentralDeSantoAndré- Pra-ça IV Centenário, s/nº - Centro – Santo André – Recep-ção Avançada

• ProntoSocorroCentralDeSãoBernardoDoCam-po - Rua Joaquim Nabuco, 380 – Centro de São Bernar-do do Camp

• UBS(CSESCOLA)–SantoAndré - Rua Irlanda, 700 – Capuava – Santo Andr

• UBS(Sta.Terezinha)–SãoBernardoDoCampo- Rua 2 de Outubro, 172 – B. Sta. Terezinha – São Bernar-do do Camp

• UBS(MoacirGallina)–SãoCaetanoDoSul - Rua Casemiro de Abreu, 560 – B. Cerâmica – São Caetano do Sul

• USF(CatharinaDall`Anese)-SãoCaetanoDoSul - Rua Prates, 440 – B. Bairro Olímpico – São Caetano do Su

• USF(Pque.Selecta)SãoBernardoDoCampo- Rua Oswaldo Stucchi, s/nº - Pque Selecta – São Bernardo do Campo

• UPA–SãoBernardoDoCampo - Rua Pedro de Tole-do, altura do nº 300 – Vila Paulicéi

• USF(Orquídia)–SãoBernardoDoCampo - Estrada Poney Club, 1400 – Jdim das Orquídias – São Bernardo do Campo

• UBS(RudgeRamos)–SãoBernardoDoCampo - Rua Angela Thomé, 260 – B. Rudge Ramos – São Ber-nardo do Camp

• UBS(Vl.Rosa)–SãoBernardoDoCampo - Aveni-da Rosa Aizemberg, 613 – Vl. Rosa – São Bernardo do Campo

Page 3: Depoimento - poliedromedicina.com.br · criatividade decorrentes das condições criadas pelo confron-to direto com os problemas de pesquisa. ... casa nas competições. A A.A.A.N.M.C

Página - 3

Laboratórios

• Analises Clínicas• Anatomia• Biologia Molecular• Embriologia• Fisiologia do Exercício• Fisiologia Humana• Genética• Ginásio Poliesportivo• Histologia• Hospital Universitário• Informática• Microbiologia, Imunologia e Parasitologia.• Microscopia• Multidisciplinar• Patologia• Química Analítica• Técnica Cirúrgica

Iniciação Cientifica

A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação em diver-sas áreas do conhecimento. Tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre es-tudantes, mediante sua participação em projetos de pesqui-sa, introduzindo o jovem no domínio do método científico; e proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador quali-ficado, a aprendizagem de técnicas e métodos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confron-to direto com os problemas de pesquisa.

A FMABC apresenta um Comitê criado exclusivamente para organizar as atividades de IC na Instituição. Este comitê pos-sui um Coordenador (Profa. Dra. Denise Maria Christofolini), um Vice-Coordenador (Profa. Dra. Bianca Bianco) e mais três membros (Profa. Dra. Monica Akemi Sato, Prof. Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca e Prof. Dr. Ricardo Peres do Souto).

A FMABC dispõe de dois tipos de bolsas a alunos de IC: PIBIC-CNPq e PIBIC-Institucional. As bolsas institucionais são concedidas em parceria pela FUABC e centros de estudos: NEPAS, e Instituto Ideia Fértil. Os procedimentos para solic-itação de bolsas são unificados, assim como o calendário.

Além disso, as bolsas podem ser solicitadas durante todo o

ano à FAPESP – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.

Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro (D.A.N.M.C)

O Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro (D.A.N.M.C), mais conhecido pelos alunos como DA é o órgão máximo de representação dos alunos do curso de medicina da FMABC. Fundado em 1970, um ano após o inicio das atividades da faculdade, desde então trabalha para garantir melhorias nas condições de ensino; atuando juntamente a diretoria da Fac-uldade para atingir tal fim.

Internamente as atividades desempenhadas pelo DA são di-vidas em coordenarias, sendo elas:

COLIG (Ligas Acadêmicas)

É a coordenadoria responsável por regulamentar as praticas das ligas acadêmicas; que são organizações estudantis que visam à aproximação dos estudantes de medicina á pratica médica, sob a supervisão de um patrono, que é um professor da FMABC especialista na área em que liga se destina.

As ligas funcionam como uma rede de estudantes, que junto a professores organizam atividades extracurriculares: aulas de atualização e aprofundamento, orientação de pesquisas científicas e atendimento à população. Ou seja, os princípios das ligas acadêmicas são: ensino, pesquisa e extensão.

Ligas existentes: Acupuntura e Medicina Tradicional,A-fecções Reumatológicas,Anestesiologia e Dor,Atendimento as Doenças Renais,Cirurgia Cardiovascular,Cirurgia Pediátri-ca,Cirurgia Plástica e Queimados,Clinica Médica,Combate ás Doenças vasculares,Controle do Diabetes,Dermatolo-gia,Desenvolvimento Sexual da Mulher,Doenças da Cabeça e Pescoço,Doenças Infecciosas,Gatroenterologia,Geriatria,He-biatria,Hematologia,Hipertensão,Imagem da Prática Médi-ca,Laparoscopia,Oncologia,Oncologia Pélvica Ginecológi-ca,Pediatria e Puericultura,Prevenção a Cegueira,Prevenção as Afecções Ortopédicas,Prevenção as Doenças Cardio-vasculares,Saúde Reprodutiva,Transtornos de Humor,Trau-ma,UTI,Urologia e Pneumologia.

Page 4: Depoimento - poliedromedicina.com.br · criatividade decorrentes das condições criadas pelo confron-to direto com os problemas de pesquisa. ... casa nas competições. A A.A.A.N.M.C

Página - 4

Comunicação

Tem como o objetivo principal manter a comunidade acadêmica atualizada em relação aos assuntos relevantes não só a graduação, mas também sobre âmbito politico. Os meios utilizados para garantir o fluxo de informação entre o Diretório e os acadêmicos são: e-mail, newsceo e o site do DA.

O Newsceo é o jornal do DA e constitui-se em um dos prin-cipais instrumentos de comunicação direta com os acadêm-icos que o DANMC desenvolveu ao longo desses anos. O intuito do DA é transmitir informações pertinentes de manei-ra imparcial, almejando fornecer os dados necessários para que cada leitor possa construir uma visão critica sobre os temas abordados.

Extensão Acadêmica

É um meio de aprimorar a formação do aluno durante o período da graduação. Ela insere o acadêmico na comuni-dade externa, permitindo a disseminação dos conhecimen-tos e difusão cultural. Neste quesito, dentro da FMABC merece destaque a COMEX (Comissão de Extensão), constituída por professores e alunos de todos os cursos da graduação, sendo o responsável pela organização das atividades de extensão. Dentre as ativi-dades desenvolvidas merecem destaque o Projeto Rondon, PET-saúde, além de ações conjuntas com a Universidade Metodista e com as Prefeituras Municipais.

Além disso, o DA é responsável pela organização de diversas atividades que ocorrem tanto fora quanto dentro da facul-dade; merecendo destaque especial o WorkShop e a Feira de Saúde.

No ano de 2014 o WorkShop esta indo para sua segunda edição. É uma atividade totalmente idealizada e organizada por membros do diretório acadêmico, na qual vestibulandos de Medicina podem conhecer a faculdade, sua estrutura de funcionamento, participar de atividades práticas e principal-mente sentir um pouco do que é ser MEDABC.

Já a Feira de Saúde constitui-se como a atividade externa mais tradicional do DA; ocorrendo anualmente desde 2004. É um evento no qual alunos e professores oferecem à popu-lação do Grande ABC Paulista um dia de atendimento médi-

co e multidisciplinar.

AAANMC (Associação Atlética Acadêmica Nylceo Marques De Castro)

https://www.youtube.com/watch?v=G2CZ94Qmi3c&sns=f-b&app=desktop (Vídeo: O que te move/Medicina ABC-IN-TERMED)

https://www.aaanmc.com.br

A atlética da MEDABC, batizada como Associação Atlética Acadêmica Nylceo Marques de Castro, é um órgão de repre-sentação discente com atuação principal no âmbito esporti-vo, organizando,fomentando e provendo estrutura especial-izada e propícia a esse.

Quanto aos treinos , a A.A.A.N.M.C responsabiliza-se por promover competições de alto nível esportivo universitário, como a tradicional INTERMED (que reúne as maiores fac-uldades de Medicina do Estado de SP), Jogos MIX e a con-sagrada COPACALO, competição exclusiva para os calouros, marcada por clima amistoso, festivo e de integração.

Transcendendo as responsabilidades desportivas, a Atléti-ca também se encarrega da promoção de eventos sociais

Page 5: Depoimento - poliedromedicina.com.br · criatividade decorrentes das condições criadas pelo confron-to direto com os problemas de pesquisa. ... casa nas competições. A A.A.A.N.M.C

Página - 5

tradicionais na agenda anual; grandes festas, como a Med Mansion, Festa de Calouros, os “religiosos” Ensaios da Ba-teria todas as sextas-feiras e o tão esperado CARNA ABC, escolhida como a melhor festa da INTERMED – todos os anos.A gloriosa KOSSACOS, bateria do coração dos filhos da ABC, acompanha-nos em toda jornada anual de luta, es-forço, emoções, superações, conquistas e glórias, unindo os alunos da faculdade, numa grande integração entre os mais novos e os velhos, e mostrando a força e a tradição de nossa casa nas competições.

A A.A.A.N.M.C tem por organismos alunos devotos ao es-porte e às responsabilidades acadêmicas, cuja razão social é em prol do bem-estar comum.

COMU ABC

O Congresso Médico Universitário do ABC é o maior e mais antigo Congresso Médico Universitário do país, sendo organ-izado exclusivamente pelos acadêmicos de medicina com apoio da diretoria e dos professores da FMABC. O COMUABC acontece sempre em meados de agosto e tem duração de uma semana, na qual as aulas são substituídas pelas ativ-idades do congresso. Ao final da semana, há uma festa de encerramento em que são anunciados e premiados os mel-hores trabalhos e a nova gestão do COMUABC é apresenta-da.

Durante a semana são desenvolvidas palestras, painéis, mesas redondas, cursos práticos e teóricos que permitem aos alunos aprofundar temas de interesse e ter contato com novos assuntos, professores e técnicas. Além disso, é uma excelente oportunidade para inserir os alunos no mundo da produção científica, proporcionando um espaço no qual po-dem aprender as regras e noções da elaboração e apre-sentação de trabalhos científicos. Assim, há um espaço para os alunos participarem de um evento importante, semelhan-te a vários que irão frequentar em sua vida profissional.

Já no primeiro ano, os calouros têm a oportunidade de par-ticipar da organização do evento como assessores de cada departamento, contribuindo para que as atividades durante a semana sejam realizadas com êxito. Aos membros que optarem por participar da organização do COMUABC, são divididas as tarefas em cada um dos departamentos: secre-taria, departamento de trabalhos científicos, departamento científico cultural, departamento social, departamento de divulgação, departamento de mídia e os cargos da direto-

ria, que são ocupados por acadêmicos no quarto ano. São mais de 60 membros e 90 assessores que contribuem para a realização do congresso, e mais de 500 congressistas e diversos professores que participam do COMUABC.Para maiores informações, acesse nosso site: www.comuabc.com.br ou siga nossa pagina no facebookwww.facebook.com/comuabc !

DAP (Departamento De Assistência E Previdência)

O DAP é uma subdivisão da Faculdade de Medicina do ABC, responsável por realizar projetos campanhas sociais em unidades carente da região, na tentativa de proporcio-nar os voluntários não somente com as aulas no Campus Universitário, mas também com a medicina social para que conheçam a realidade da população carente.Os projetos envolvem atividades com crianças e adultos por intermédio de palestras, doações e de serviços básicos de Orientação a Saúde, visando acompanhar a evolução da comunidade assistida.Em datas especiais do Calendário Nacional, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, também são promovidas atividades recreativas, alem da distribuição de brinquedos e alimentos a comunidade.

O DAP é formado por acadêmicos do 1 ao 3 ano do Curso de Medicina da FMABC e a participação de voluntários é de extrema importância para que o projeto idealizado aconteça.Entre em contato com os nossos membros e ajude também nesta causa.

ONG SORRIR É VIVER

O Sorrir é Viver nasceu como um projeto idealizado por es-tudantes do curso de medicina da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) que se encontravam, em 2002, insatisfeitos com o ensino médico do país. Baseadas na formação tecni-cista e puramente acadêmica por conta do contexto compet-itivo e globalizado em que vivemos, as escolas acabam for-mando médicos desumanizados e despreparados para lidar com aquilo que existe de mais especial no paciente, a sua

Page 6: Depoimento - poliedromedicina.com.br · criatividade decorrentes das condições criadas pelo confron-to direto com os problemas de pesquisa. ... casa nas competições. A A.A.A.N.M.C

Página - 6

individualidade e essência humana. Esses alunos resolver-am interferir nessa realidade e, com muitas dificuldades pelo caminho, conseguiram formar a primeira turma de clowns do projeto no ano de 2005.

Buscamos incentivar a prática de uma medicina mais hu-manizada e proporcionar uma melhora positiva nos ambi-entes dos diversos serviços de saúde por onde passamos, tentando transformar os sentimentos e realidades das en-fermarias, ambulatórios, UTIs, instituições, para que o sof-rimento seja esquecido, a espera relevada e a ansiedade controlada. Promovemos, ainda, o contato do estudante de medicina com seus pacientes e acompanhantes, funcionári-os e demais envolvidos no meio hospitalar para a prática do cuidado e afeto, da interferência positiva e do encontro es-pecial entre seres humanos, levando-o a perceber o quanto cada pequeno gesto faz a diferença e que há muito mais que conhecimentos técnicos no tratamento de um paciente.

Capacitamos nossos membros, estudantes de medicina, a partir do segundo ano da graduação, em arte clown (pal-haçoterapia), contação de histórias e musicalização através de um curso de formação de seis meses com profissionais experientes em cada uma dessas vertentes artísticas. Nos-sas atuações ocorrem semanalmente nos serviços de saúde vinculados à FMABC, como o Hospital Estadual Mário Covas, Hospital de Ensino Padre Anchieta, Centro Hospitalar Munici-pal de Santo André, Casa Ronald McDonald e Ambulatório de Especialidades da própria faculdade.

Além das atuações semanais, participamos de vários even-tos que já caracterizam o Projeto. Realizamos o Mutirão da Alegria, evento por nós idealizado, que ocorre, anualmente, no dia do médico (18 de outubro) com uma atuação em massa com todos os membros das três vertentes do Sorrir é Viver na APAE e no Centro Hospitalar Municipal de San-to André, quebrando a rotina dos pacientes, melhorando o seu dia-a-dia e fazendo os estudantes festejarem essa data

relembrando os valores e princípios humanistas da medici-na. Comemoramos a expansão dessa iniciativa que a cada ano nos traz mais parcerias , como com a Liga da Alegria, os Médicos da Alegria, Palhaços de Plantão, Santa Maluquice, Encantarte, Liga de Medicina e Espiritualidade, Palhaçoter-apia, Patrulha Cor e Ação, dentre vários outros que fazem a diferença no estado de São Paulo, Minas Gerais, Pernambu-co. Há, ainda, o Plantão Besteirológico, encontro entre mem-bros do Projeto de diferentes épocas para troca de experiên-cias e aprendizados.

E o próprio MCA, que agora já está em sua 5ª edição, foi orgulhosamente idealizado e sediado em seus dois primeiros anos pelo Sorrir é Viver, discutindo a humanização e promov-endo um fantástico encontro de ideais, além de incentivar sempre o caráter itinerante do congresso, para que a par-ticularidade de cada projeto agregue muito ano após ano.Concretizamos-nos como ONG em 2011, expandindo nos-sas ações de maneira sólida e sonhando cada vez mais alto. E, ao longo desse trajeto, nos firmamos parceiros de grandes inspirações, como os Doutores da Alegria e Clowns Without Borders.

Neste ano, completamos, orgulhosamente, nossos 10 anos de existência e celebramos uma de nossas maiores satis-fações: as diversas parcerias e companhias inesquecíveis na luta por nossos ideais. Trabalhamos diariamente por uma saúde que enxergue o paciente de maneira mais holística, que valorize a arte no olhar de cada paciente e que disponha de uma medicina de qualidade que pratique o cuidado, afeto, a atenção e respeite a individualidade de cada paciente para que seu maior bem seja tratado: a vida!

Multirão da Alegria http://www.youtube.com/watch?v=bD-4NbXi1hKo

http://www.youtube.com/watch?v=FlNV_TUFRak

Sorrir é Viver na GLOBO:http://www.youtube.com/watch?v=WWzyZWc30Xg

IFMSA (International Federation of Medical Students Associations)

A IFMSA é uma instituicao suprapartidaria e sem fins lucra-tivos, ligada a Organizacao Mundial de Saude (OMS) e a Or-ganizao das Nacoes Unidas (ONU).Foi fundada na Dinamarca

Page 7: Depoimento - poliedromedicina.com.br · criatividade decorrentes das condições criadas pelo confron-to direto com os problemas de pesquisa. ... casa nas competições. A A.A.A.N.M.C

Página - 7

após a II Guerra Mundial e hoje está presente em mais de 100 paises.Possui mais de 1,2 milhoes de alunos associoa-dos.Seu principal objetivo é a ampliacao do conhecimento,-das habilidades e dos valores dos estudantes de MEDICINA a fim de que eles possas gerear impactos positivos na area de saude a nivel local e mundial.A IFMSA dá a oportunidade para que esses alunos sejam capacitados por meio de tre-inamentos, realização de projetos e/ou campanhas sociais e participação de intercambios medicos.

Nossas atividades são criadas,organizadas e realizadas por acadêmicos de Medicina, e estao divididas nos chamados “Comites Permanentes”

• Comites Permanentes de Intercambios: realizam inter-cambios médicos internacionais e nacionais, que podem ser clinicos, cirurgicos ou de pesquisa.

• Comites Permanentes de Projetos e Campanhas: real-izam atividades sociais ligadas a Saude Publica, Saude Reprodutiva, Direitos Humanos, Paz e Educacapo Med-ica.

Elas abrangem os tres pilares da nossa faculdade: EN-SINO,PESQUISA e EXTENSÃO, sendo uma poderosa ferra-menta educativa de motivacao critica e cientifica em busca de mudancas significativas.

Dessa maneira colaboram efetivamente para uma formacao mais abrangente do futuro médico e cidadao.

Page 8: Depoimento - poliedromedicina.com.br · criatividade decorrentes das condições criadas pelo confron-to direto com os problemas de pesquisa. ... casa nas competições. A A.A.A.N.M.C

Página - 8

estudemedicina.com.br