democracia representativa

25
Democracia Democracia Representativa Representativa Sociologia Sociologia

Upload: julio-pansiere-zavarise

Post on 19-Dec-2014

1.201 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Trabalho de Sociologia - Produzido por Julio Pansiere Zavarise em 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: Democracia representativa

Democracia Democracia RepresentativaRepresentativa

Democracia Democracia RepresentativaRepresentativa

SociologiaSociologia

Page 2: Democracia representativa

DEMOCRACIA A palavra Democracia tem sua origem na Grécia

Antiga (demo=povo e kracia=governo).Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). O termo democracia significou, inicialmente, democracia direta, isto é, uma forma de governo em que os cidadãos tomam as decisões diretamente, com validade para todos.

Page 3: Democracia representativa

FORMAS DE FORMAS DE DEMOCRACIADEMOCRACIA

A forma pela qual os cidadãos participam das deliberações que interessam à coletividade origina três tipos de democracia, que podem ser classificadas em direta, indireta (ou representativa) e semidireta (ou participativa).

Page 4: Democracia representativa
Page 5: Democracia representativa

CONCEITO:CONCEITO: Democracia representativa é o ato de

um grupo ou pessoa ser eleito, normalmente por votação, para "representar" um povo ou uma população, isto é, para agir, falar e decidir em "nome do povo". Os "representantes do povo" se agrupam em instituições chamadas Parlamento, Congresso ou Assembleia da República.

O conceito moderno de democracia é dominado pela forma de democracia eleitoral e plebiscitária majoritária no Ocidente, a que chamamos democracia liberal ou democracia representativa .

Page 6: Democracia representativa

O VOTOO VOTOO princípio básico do funcionamento da democracia moderna é o direito dos cidadãos de participarem dos assuntos de interesse coletivo a partir do voto. A principal função do voto é a escolha de representantes. Os representantes eleitos dispõem de poderes que lhes foram delegados pelos cidadãos para cuidar dos assuntos políticos da comunidade.

Page 7: Democracia representativa

--1. Todos os cidadãos que tenham alcançado a

maioridade, sem distinção de raça, religião, condição econômica, sexo etc., devem gozar dos direitos políticos, isto é, do direito de expressar por meio do voto a própria opinião;

2. O voto de todos os cidadãos deve ter peso igual (isto é, deve valer por um);

3. Os cidadãos devem ser livres, também, no sentido de possuírem várias alternativas reais.

Page 8: Democracia representativa
Page 9: Democracia representativa

Características da Democracia

Representativa A democracia representativa torna estrutural e

permanente dirigentes uma separação entre e dirigidos. Um dos mecanismos que vai reforçar a separação entre dirigentes e dirigidos se refere aos conhecimentos técnicos necessários àqueles que irão representar o "povo".

Page 10: Democracia representativa

Eleições Na democracia representativa, a participação popular é indireta, periódica e formal, e se organiza mediante regras que disciplinam as técnicas de escolha dos representantes do povo. por meio do voto, são escolhidas as autoridades governamentais. Além de designar um procedimento técnico para a designação de pessoas para o exercício de funções governamentais e legislativas, eleição significa a expressão de preferência entre alternativas, a realização de um ato formal de decisão política.

Page 11: Democracia representativa
Page 12: Democracia representativa

Os partidos políticosOs partidos políticos são os meios utilizados para a prática da democracia representativa. Um Partido Político (latim pars, partis = rachado, dividido, desunido) é um grupo organizado , formal e legalizado, com base em formas voluntárias de participação, em uma associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político.

Os partidos políticos atuais são organizações burocráticas que se fundamentam na ideologia da representação política, e não no acesso direto do povo às decisões políticas, e possuem como objetivo conquistar o poder.

Page 13: Democracia representativa
Page 14: Democracia representativa

PONTOS FORTESPONTOS FORTES1º – A democracia representativa têm uma legitimidade muito forte, porque se baseia sobre o número de votos que recebem os representantes. Os votos são contados e estão materializados, são dados objetivos.

Page 15: Democracia representativa

2º – Na democracia representativa as decisões são tomadas por poucas pessoas: Vereadores, Deputados, Senadores, por isso há uma redução da complexidade da sociedade.

Page 16: Democracia representativa

3º – A profissionalização: os representantes são especialistas da política. Trabalham quase em tempo integral na política.

Page 17: Democracia representativa

4º – Os representantes podem ter uma visão do conjunto completa, e por isso podem superar os pontos de vistas particulares e específicos de cada comunidade.

Page 18: Democracia representativa

5º – Os representantes têm certa liberdade de decisão, graças ao princípio da proibição do mandato imperativo.

Page 19: Democracia representativa

PONTOS FRACOSPONTOS FRACOS1º-O mandato que os representantes recebem com o voto geralmente são pouco claros e incompletos. Os programas eleitorais geralmente não são completos e quase sempre os eleitores não os conhecem.

Page 20: Democracia representativa

2º-Como existem muitos problemas e muitas políticas públicas, dentro da dimensão política ,é impossível que seja representado todos os pontos de vista e todos os interesses relativos a todas as políticas, ou seja, muitos pontos de vista, muitos interesses, muitas comunidades, não podem ser contemplados no ambiente político.

Page 21: Democracia representativa

3º-A liberdade que têm os representantes seguidamente tendem a se direcionar para objetivos pessoais, de carreira política, do que escolhas que interessa a coletividade como um todo.

Page 22: Democracia representativa

Democracia no Brasil Democracia no Brasil Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a

obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.

No Brasil elegemos nossos representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do poder Legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – Deputados, Senadores e Vereadores) e do Executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da República).

Page 23: Democracia representativa
Page 24: Democracia representativa
Page 25: Democracia representativa

COMPONENTES: