delphi 2010 parte 01

39
1 COLÉGIO ESTADUAL PROFª. UBEDULHA CORREIA DE OLIVEIRA ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL RUA JULIO FARINACEO - Número: 110 CJ HAB LUIZ DE SÁ - Cep: 86.085-440 Fone: (0xx43) – 33370325 LONDRINA - PARANÁ EMBARCADERO RAD STUDIO DELPHI 2010 Turma: 3 º Técnico em Informática Disciplina: Linguagem e Programação Professor: Alberto Takeshi Mon-ma

Upload: albertogmail

Post on 27-Nov-2015

157 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

1

COLÉGIO ESTADUAL PROFª. UBEDULHA CORREIA DE OLIVEIRA – ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL RUA JULIO FARINACEO - Número: 110 CJ HAB LUIZ DE SÁ - Cep: 86.085-440 Fone: (0xx43) – 33370325 LONDRINA - PARANÁ

EMBARCADERO RAD STUDIO DELPHI 2010

Turma: 3 º Técnico em Informática

Disciplina: Linguagem e Programação

Professor: Alberto Takeshi Mon-ma

2

Conteúdo

1 – Introdução .................................................................................................................. 3

2 – IBEXPERT ................................................................................................................. 4

3 – AMBIENTE DELPHI ................................................................................................ 12

3.1 – FORMULÁRIO DE CADASTRO DE CLIENTES ............................................... 18

3

1 – Introdução

Prezados(as) tentaremos em poucas partes ter uma noção de como programarmos com o Programa Delphi, uma das interfaces mais procuradas para uso comercial.

Utilizaremos para isto o Delphi 2010 Studio, Ibexpert e Firebird 2.5. Também irei aborda uma conexão com base de dados Access.

Não percamos tempo.

4

2 – IBEXPERT

IBExpert é uma ferramenta para administração de bancos de dados Interbase e Firebird. Permite criar e gerenciar usuários e tabelas. Para utilizar o gerenciador é necessário registrar o banco de dados, isto é necessário para que o IBExpert reconheça o banco. Para isso basta clicar: Shift + Alt + R, que abrirá uma tela para este registro.

A versão gratuita é para testes. Caso tenha interesse em obter a versão completa, dirija-se ao site oficial da IBExpert e adquira o gerenciador. Com IBExpert é possível: analisar dados, copiar objetos de Bancos de Dados, utilizar ferramentas de SQL, comparar Bancos de Dados ou tabelas de Bancos de Dados, bem como a opção de Database designer, para criar tabelas.

O IBExpert não é um simples administrador de Bancos de Dados Interbase e Firebird, mas sim uma poderosa ferramenta que contém o que há de melhor para administração de BD. Com uma interface em inglês, mas simples de utilizar, contém alguns recursos para preenchimento de tabelas para inserir dados de teste, por exemplo. Suporta os Bancos de Dados Interbase 4,5 e 6 e o Firebird 1.0 ao 1.5.

Banco de dados

O termo banco de dados foi criado pela comunidade de computação para indicar coleções de dados armazenados em computadores. Os bancos de dados, ou bases de dados, são conjuntos de dados que organizam informações, que normalmente são utilizadas para um mesmo fim. Para manter ou acessar um banco de dados, utilizamos softwares conhecidos como Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados.

Interbase

Desenvolvido pela produtora de softwares Borland, o Interbase é um gerenciador de bancos de dados relacionais e uma alternativa para bancos de dados tradicionais, como Access ou SQL Server. O diferencial do Interbase é que ele é gratuito e OpenSource – produto de código livre.

5

Quanto à velocidade, pode-se dizer que é um gerenciador relativamente rápido e suporta bancos de dados maiores que 2 Gigabytes.

Firebird

O Firebird é um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados desenvolvido em mantido por uma comunidade de desenvolvedores e pela Fundação FireBird. Originou-se do Interbird, e sendo assim, é um produto OpenSource, desenvolvido sobre licensa Interbase License.

Administre seu Banco de Dados de forma simples e com resultados excelentes, utilizando o IBExpert.

Vamos fazer o cadastro de nossa base de dados. Para isso no menu de atalhos clique em Criar Base de Dados.

Nesta tela em Server name coloque Localhost, pois a base e firebird e suas consultas serão na maioria Linguagem SQL, em data base clique em abrir, para maior organização crie na unidade C – local, uma pasta Siscomp e dentro dela BD.

Username: sysdba

Password: masterkey

Charset: ISO8859_1

Pressione botão OK

6

Próximo tela e complementação.

Em Server Version¸ coloque a versão instalada do seu Firebird.

Database Alias: um apelido para sua base.

Font characters set: ANSI_CHARSET

Clique no botão: Test Connect.

Se tudo estiver de acordo agora e só register

7

Veja o seguinte:

Na guia database Explorer foi incluído o testando o DB, na parte inferior temos uma explicação de onde-se encontra a base de dados entre outras.

Para termos acesso a base, bata dar duplo clique em Testando o DB, ou no menu de atalhos Connect to Database.

Ou apenas Shift+Ctrl+C.

Veja que ele se conectou a base de dados e expandiu o sua “árvore” de conteúdos.

Vamos Criar uma “ Tabela” de dados, aonde iremos inserir dados em uma base.

Para isso clique com o botão direito do Mouse em Tables/new tables ou simplesmente CTRL+N.

8

Vamos identificar alguns itens para o bom funcionamento.

1 – Executar os comando SQL para registro da Tabela

2 – Editar a tabela

3 – Inserir campos na tabela na sequência;

4 – Inserir campos na tabela entre os campos já inseridos;

5 – Excluir campos;

6 – Mudar a ordem do campo para cima;

7 – Mudar a ordem do campo para baixo;

Bom como vocês podem ver o nome de minha tabela é CLIENTE.

O primeiro campo é idcliente, e como vocês podem observar tem uma chave do lado, está chave quer dizer que os dados serão mostrados na ordem do IDCLIENTE, mas vamos entender porque colocar um campo destes. Veja bem para distinguirmos os vários clientes que utilizam os nossos serviços, devemos identificá-los de com alguma coisa, antigamente os comerciantes, identificavam através do local onde moram ou aonde trabalha ex: José da venda, José da rua dos fundos. Desculpem a chacota, mas nos dias de hoje com tantas pessoas e “Homônimos”, não conseguimos fazer isto, né.

Então o que é feito um cadastro o qual guardamos algumas características que possam identificá-los, por exemplo, o Registro Civil famoso RG, Cadastro de Pessoa Física o CPF, tudo isso para que possamos cobrar de quem comprou.

Contudo devemos ter um registro interno para que possamos contabilizar a quantidade de Clientes por isso o IDCLIENTE ou Identificação do Cliente.

Bem vamos aos campos de nossa base.

Nome da Tabela 1 2 3 4 5 6 7

9

Feito isto falta definir uma coisa o IDCLINTE, como campo Auto-incremental, na mesma linha segue-se as colunas vá até aonde se encontra AUTINC, e selecione, agora ele mostrará algumas telas.

Nesta criamos uma variável de identificação da chave primária, e começa com conteúdo Zero(0).

Aqui se verifica que após a inserção de conteúdos na base de dados o campo IDCLIENTEN continua NULO, ou entras palavras sem conteúdo. Acrescentando +1 ao índice.

10

Agora aperte Compilar ou Ctrl+F9.

Se tudo acontecer como planejado irá aparecer uma tela como esta. Agora é só Pressionar Commit.

Para que se as configurações tomem efeito.

Veja que no quadro Database explore já se alteraram algum dos itens. Vamos inserir alguns registros(clientes) para isso clique na Aba DATA.

Neste cria-se uma Procedure para devolução do resultado das operações. Ao campo procedente.

11

Vamos entender uma barra em especial a de manipulação de registros, o qual também iremos ver em nossa programação Delphi.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Da Esquerda para a Direita.

1 – ir para o primeiro Registro;

2 – Retornar ao registro anterior;

3 – Próximo registro;

4 – ir para o Último registro;

5 – Adicionar um Novo registro;

6 – Excluir o registro atual;

7 – Editar/Alterar o registro atual;

8 – Salvar o registro atual;

9 – Cancelar as operações/Alterações;

10 – Atualizar os registros;

Bem insiramos uns 4(quatro) registros e vamos para o Delphi o que nos interessa.

Podemos fechar o IBEXPERT e vamos ao DELPHI 2010.

12

3 – AMBIENTE DELPHI

1 – Área central aonde se encontra os projetos já elaborados no ambiente Delphi, bem como a criação de novos projetos através do NEW PROJECT.

2 – Project manager: aqui podemos ver e identificar os módulos já criados em nosso projeto coisas que em versão anteriores não tínhamos e também a conexões com as base dados através da guia Data Explorer (como veremos mais a seguir).

3 – Tool Palette: como próprio nome diz “Paleta de Ferramentas” aqui se encontra os objetos para a criação dos formulários.

• Aliás o Delphi é uma programação OOb – Orientada a Objetos, quer dizer que utilizaremos objetos para que possamos manipular as bases de dados.

4 – Structure: Aqui se encontra todos os componentes inseridos em nosso formulário.

5 – Objector Inspector: Nesta paleta a mais importantes de todos, com ela manipulamos todos os objetos de nosso projeto;

6 – Menu e atalhos – não tão menos importante são os atalhos e menus.

1

2

3

4

5

6

13

VAMOS MÃOS A OBRA, clique em new Project/Delphi Projects/VCL Forms Application/OK.

Veja que mudou-se o ambiente:

Em structure veja que temos FORM1, é o nome de nossa área de trabalho, a medida que formos inserindo componentes poderemos ver que esses componentes estarão logo abaixo do FORM1.

Formulário ou Form

Nossa área de trabalho.

14

Veja um exemplo abaixo:

Aqui inserimos um componente chamado de Button1 no formulário FORM1, veja que ele está abaixo.

Note também que quando selecionamos o Objeto Button1, nosso Object Inspector também, mudou para as propriedades do Botão.

Bem vamos ao que interessa.

Na lado direto da tela temos a o Project manager, logo abaixo dele temos a guia data Explorer.

15

Clique, nesta guia para que possamos ver todas as bases de dados “Nativos”, para conexão com o Delphi 2010.

Uma das coisas mais legais desta versão que a embarcadero quando comprou os direitos do Delphi, ele deu atenção aos programadores.

Ele traz “nativo” o Firebird, como vocês podem ver, coisa que em outras versões, para se ter uma conexão você teria que utilizar-se de artimanhas com conexões de outras base dados que podem falhar. Agora não você já pode conectar direto.

Bem vamos começar, clique com o botão direito do mouse sobre o Firebir/Add new connection

16

Nesta tela definimos o “Nome” de nossa conexão com a Base de dados Firebird, isto é do Delphi não confundo com o que fizemos la no IBEXPERT.

Clique em OK

Crio-se a nossa conexão e agora vamos modificá-lo para que encontre a nossa base de dados.

Clique com o botão direito do mouse na conexão e depois em Modify Connection.

Aqui, em Database Name, coloque localhost e o endereço e nome da base da dados criado, caso tenha dúvidas vá ao Explorer e copie o caminho da base. No meu caso ficou desta forma:

localhost:C:\Siscomp\BD\testedb.fdb

Clique em teste connection para ver se tudo está funcionando, caso esteja clique em OK.

17

*Nota: um dos principais erros de conexão nesta fase é não encontrar a DLL de conexão com a base de dados Firebird. Para se corrigir isto vá em C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_2_5\bin e copie o arquivo fbclient.dll para C:\WINDOWS\system32.

Agora se você clicar no sinal de + do lado da conexão ConexDB, ele se conecta do a base de dados e mostra os conteúdos desta base como se fosse o IBEXPERT.

Se você der um duplo clique em cima da tables cliente, em nossa área de trabalho irá abrir o conteúdo de nossa tabela, veja:

18

Nesta tela podemos inserir registros como se fosse no IBEXPERT, para que se possa salvar o conteúdo alterado, clique com o botão direito na guia cliente, e de Close Page, a final perguntará se deseja salvar as alterações.

3.1 – FORMULÁRIO DE CADASTRO DE CLIENTES

Iremos construir um formulário de Inserção, alterações e Exclusão de cadastro de Clientes.

Comecemos pelo Formulário principal iremos alterar a propriedade Name deste Formulario para FRMCad para isso vá ao Object Inspecort procure pela propriedade NAME e altere como foi informado.

Veja que quando alteramos e apertamos a tecla enter. Logo acima, em Structure e no próprio Object Inspector muda-se o Nome.

Outra propriedade que podemos alterar e a de Caption, é o que irá ficar escrito na Janela do nosso programa.

Altere para : Cadastro de Clientes.

19

Vamos inserir dois componentes chamados PANEL, vá em Tool Palette, para parte ando tem uma “Lupa”, se chama search, comece a digitar PANEL.

Selecione o PANEL1, e vamos alterar as seguintes propriedades:

Propriedade Alteração Caption Deixar em branco Align alTop BevelInner bvLowered Height 80

20

Selecione o PANEL2, e vamos alterar as seguintes propriedades:

Propriedade Alteração Caption Deixar em branco Align alClient BevelInner bvLowered

Com o Panel1 selecionado, insira 6(seis) botões, para isso do mesmo modo que o Panel, vá na barra de Tool Palette, e digite Button.

Note em Structure, que os botões estão abaixo do Panel1, isso quer dizer que ele pertence ao Panel1, se tentar mos mover para fora do Panel1 ele desaparece, mas se arrastarmos pelo Structure, ai sim.

21

Alteremos as propriedades dos botões, para os seguintes parâmetros:

BUTTON1:

Propriedade Alteração Caption Inserir Name BtInserir

BUTTON2:

Propriedade Alteração Caption Alterar Name BtAlterar

BUTTON3:

Propriedade Alteração Caption Cancelar Name BtCancelar

BUTTON4:

Propriedade Alteração Caption Salvar Name BtSalvar

BUTTON5:

Propriedade Alteração Caption Excluir Name BtExcluir

BUTTON6:

Propriedade Alteração Caption Fechar Name BtFechar

22

Agora vamos salvar nosso projeto pela Primeira vez. Vá em File/Save All ou Shift+Ctrl+S.

Nesta primeira tela estaremos salvando o código referente ao fomulário manipulado, ele também conhecido como UNIT, por Nomeclatura, o ideal e se coloca a letra “U” + o nome do formulário construído, U_cadcli assim sendo saberei que esta UNIT é referente ao cadastro de Clientes.

Por padrão a extensão é .PAS

23

Nesta próxima tela temos que escolher o nome definitivo do programa, pois através deste nome que será dada ao arquivo Executavel.

A extensão por padrão de .DPROJ.

Veja que ao salvarmos mudou-se a barra da janela com o nome do projeto, e dentro da área de trabalho também mudou-se aba que contém o formulário:

Agora você me pergunta é o código professor.....

Para você ter acesso ao código selecione na parte debaixo do formulário a aba CODE ou pressione F12.

24

Observe que no código contem todos os componentes utilizados em nosso formulário e sua atual situação de NAME.

E a medida que formos implementando o nosso formulário este mesmo código irá crescer.

Bom parte do formulário já construímos, agora iremos fazer a conexão com a base de dados e alguns objetos para manipular a base de dados.

25

Procure na palheta de ferramentas (tools palette), o componente SQLConnection, SQLDataSet, DataSetProvider, ClientDataSet e DataSource.

Vamos ao nosso primeiro componente o SQLConnection1 (conectividade com a base de dados).

Em ConnectionName, selecione o nome, criado em no DataExplores, ConexDB.

Na propriedade LoginPrompt, desative coloque FALSE, em Connected coloque TRUE.

Em Name coloque Conexao.

26

Selecione SQLDataSet1(Server para selecionarmos com comando SQL os registros de uma TABLE) e altere as seguintes propriedades:

Veja que nesta tela temos a TABLES cliente que já tínhamos criado, de um duplo clique para criarmos a primeira parte do SQL.

Select from CLIENTE

Na parte Fields, selecione *(asteristico), que quer dizer todos os registros.

Então fica como está na Ilustração.

E pressione OK.

E depois na propriedade Active, selecione TRUE.

Selecione o DataSetProvider1(através deste componente conseguimos atualizar os conteúdos de uma tabela), vamos alterar as seguintes propriedades:

Altere a propriedade Name para SQSCliente.

Clique SQLConnection e selecione a Conexao.

Em CommandText, selecione os Três pontinhos para criarmos linhas de comando SQL para a seleção dos campos de nossa base de dados.

27

Selecione ClienteDataSet1(nos ajudando a criar uma tabela temporária em memória, para incluímos registros temporários, e depois fazermos o que quisermos com eles, gravar em banco de dados em arquivo em disco e etc...), alteremos as seguintes propriedades:

E por último o nosso DataSource1, não tem muito a alterar.

Altere a propriedade Name para DScliente.

DataSet para CDSCliente.

Propriedade Name, para DSPCliente.

DataSet, selecione SQSCliente.

Note a propriedade DataSet, está em destaque, pois é uma propriedade de prioridade.

Na propriedade Name, altere para CDSCliente.

ProviderName selecione DSPCliente.

Active, torne TRUE.

28

Selecione novamente CDSCliente, de um duplo clique para podemos inserir os campos que iremos utilizar em nosso formulário.

Colocarei os ícones da base de dados em um canto só para podermos manipular os conteúdos melhores.

Para isto basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar ADD ALL FIELDS ou simplesmente Ctrl+F, olha ai os campos de nossa TABLE Cliente.

Feito isto podemos fechar esta tela.

29

Agora na palheta SEARCH, procure o LABEL(Rótulo).

Altere a propriedade Caption para “Código:”

Insira um componente chamado DBText1¸ logo após o Label1(Código), vamos alterar as seguintes propriedades: DataSource para DSCliente e DataField para IDCliente.

Aparecerá o Numero do primeiro registro em nossa Tabela.

Insira mais 6(seis) LABELs (Label2, Label3, Label4, Label5, Label6, Label7).

Altere as propriedades Caption para os seguintes (Label2 -> Nome, Label3 -> Endereço:, Label4 -> Cidade:, Label5 -> Estado:, Label6 - > CEP, Label7 -> Telefone:)

30

Insira um componente chamado DBEdit1, altere as propriedades: DataSource para DSCliente e DataField para Nomecli.

31

Faça o mesmo com os campos Endereço e Cidade.

Para o Estado iremos utilizar um componente chamado DBComboBox, neste iremos alterar o seguintes campos: DataSource para DSCliente e DataField para ESTADOCLI.

Agora vá para a propriedade Items, clique em (Strings), agora insira a sigla dos Estados em Ordem Alfabética um em cada Linha, e clique em OK.

32

Insira dois novos DBEdit´s um para CEP e outro para Telefone.

Mas antes de tudo vamos colocar uma “Mascará” para modelarmos os seus conteúdos. Para isto selecione o CDSCliente e dê um duplo clique.

Selecione o íten CEPCLI, e no Object Inspector a propriedade EditMask.

Na tela Input Mask Editor selecione Long ZIP Code, no campo Input Mask, apague um dos 9(noves), para corrigir conforme CEP do Brasil.

Logo abaixo temos o Test Input, para testarmos a “Mascará” se está de modo correto.

Se estiver Clique em OK.

Agora façamos como Telefone: Apague um 9(nove) entre parênteses e acrescente um 0(zero) antes do traço, para ficar certo. Lembrando que o Estado do São Paulo em 08/2012 acrescentou mais um digito no telefone.

33

Insira agora os dois DBEdit´s, um para o CEP e outro para o Telefone, alterando os campos DATASORCE e DATAFIELD.

UFA, vamos agora para os códigos de manipulação dos botões.

Mas antes de mais nada vamos rodar o programa pela primeira vez, para isso tecle F9 ou RUN.

Se nada tiver com erro ele irá mostra a tela de cadastro, como na figura abaixo.

34

Feche a janela.

Agora sim, vamos para o código, dê um duplo clique no botão Inserir.

Para podemos inserir um novo registro digitemos, primeiramente o nome da objeto o qual contém os campos que no nosso caso é o CDSCliente e depois o comando INSERT. procedure TFRMCad.BtInserirClick(Sender: TObject); begin CDSCliente.Insert; end; end. No Delphi a partir do 2005, temos o sistema de complete. Para isso digite as primeira letras do código e tecle Ctrl+barra, para trazer as opções de complemento.

Formulário em que está o objeto.

Objeto da ação.

Ação que será feita.

35

E quando apertamos o ponto, em seguida traz as propriedades do objeto.

Vamos fazer os código dos outros botões Alterar e Cancelar. procedure TFRMCad.BtAlterarClick(Sender: TObject); begin CDSCliente.Edit; end; procedure TFRMCad.BtCancelarClick(Sender: TObject); begin CDSCliente.Cancel; end; Os botões Salvar e Excluir têm algumas particularidades, além do comando de salvar e excluir, também temos que incluir um comando para atualizar a base de dados através do comando ApplyUpdates(0) , veja. procedure TFRMCad.BtSalvarClick(Sender: TObject); begin CDSCliente.Post; CDSCliente.ApplyUpdates(0); end; procedure TFRMCad.BtExcluirClick(Sender: TObject); begin CDSCliente.Delete; CDSCliente.ApplyUpdates(0); end;

O botão Fechar..... Este é meio complicado, mas vamos lá para solucionar parte a parte. O comando de fechar o formulário é CLOSE.

procedure TFRMCad.BtFecharClick(Sender: TObject); begin close; end;

36

Se terminássemos por aqui estaria bom, mas temos que ser mais críticos pois, devemos prever os usuários. E se o usuário estiver “alterando” ou “Inserindo” algum registro, e resolve Fechar o formulário, sem salvar o conteúdo. Isto pode ocasionar um corrompimento da base de dados. Para que não ocorra isto temos que “condicionar”. Mão na massa. Os texto que estão após as duas barras “//” são comentários, outra forma de comentário é entre chaves “{ }” utilizando quando o texto é muito prolongado. procedure TFRMCad.BtFecharClick(Sender: TObject); begin if (CDSCliente.State=dsEdit) or (CDSCliente.State=dsInsert) then //Caso a tabela esteja no modo de Inserção ou Edição faça ShowMessage('Salver o registro atual!') //mostre uma caixa de dialogo pedindo para salvar o registro else //senão if MessageDlg('Deseja fechar o programa?',mtConfirmation,[mbYes,mbNo],0)=mrYes then // se apos a caixa de confirmação se deseja fechar sim ou não for SIM , então close; //Feche end; Veja como ficou com o programa rodando.

Agora para que possamos obrigar, que o usuário utilize a o botão FECHAR e não o dialogo da janela o “X”. Selecione em Struct o nome do formulário FRMCad e vá em propriedades do formulário e edite os em BordeIcons, coloque tudo em FALSE. Veja na figura abaixo que já no projeto não se aparece mais os botões maximiza, minimizar e fechar.

37

E isto se repetira na janela do programa rodando.

Masss, ainda não está bom.!!! Não sabemos em que estado o registro se encontra. Para isso vamos fazer um pequeno joguinho. Se o registro está no modo de inserção, então obrigatoriamente os botões Alterar e Exluir deverão estar opacos. Para isso vamos “programar” os botões, como? Do mesmo modo em que ele Insere o registros. Bem vamos lá dê duplo clique no botão Inserir. E insira o seguinte código após o código de inserção de registros. procedure TFRMCad.BtInserirClick(Sender: TObject); begin CDSCliente.Insert; BtAlterar.Enabled:=false; // está desabilitando o botão Alterar BtExcluir.Enabled:=False; // está desabilitando o botão Excluir end; Quando apertarmos o botão Alterar, os botões Inserir e Excluir deverão estar inativos. procedure TFRMCad.BtAlterarClick(Sender: TObject); begin CDSCliente.Edit; BtInserir.Enabled:=false; // está desabilitando o botão Inserir BtExcluir.Enabled:=False; // está desabilitando o botão Excluir end;

38

Quando apertamos os botões Salvar e Cancelar , todos os botões serão habilitados novamente. Para isto basta acrescentar as seguintes linhas: BtInserir.Enabled:=True; // está habilitando o botão Inserir BtExcluir.Enabled:=True; // está habilitando o botão Excluir BtAlterar.Enabled:=True; // está habilitando o botão Alterar

Bem até ai já estaria bom demais, mas uma das coisas mais previsíveis. É o usuário “digitar” com letras maiúsculas e minúsculas. O Firebird e case-sensitive, ou seja ele só irá fazer uma busca em um registro se for “exatamente” igual, para não acontecer isto, selecione o primeiro DBEdit1 no caso o do NOME. Vá em propriedades Charcase, e troque por UpperCase

Faça o mesmo com todos os DBEdits de nosso formulário. Tem coisa “pra carambá”.. mas não paramos por ai.

39

E se quisermos ver outros registros ou alterar um deles, como podemos??? Através de um componente chamado de DBNavigator.

Bem algumas delas já incluímos como botões e já também utilizamos no IBEXPERT, se vocês se lembram. O que queremos são apenas as de navegações, então para isto como DBNavigator selecionado vamos alterar as propriedades.

Em VisibleButtons deverão estar TRUE apenas nbFirst, nbPrior, nbNext e nbLast e os demais deverão estar FALSE. Na propriedade DATASORCE altere para DSCliente.

PRONTO NOSSO PRIMEIRO PROGRAMA DE CADASTRO ESTÁ CERTINHO, ATÉ A PRÓXIMA.