delírio fragmentário sic 2015

1

Upload: vitoria

Post on 27-Jan-2016

232 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Cartaz da apresentação do trabalho "A contracenação imaginária e o espectador-montador" no Salão de Iniciação Científica da UFRGS de 2015.

TRANSCRIPT

Page 1: Delírio Fragmentário SIC 2015

1. Orientanda: Vitória Monteiro, Teatro - Habilitação em direção, UFRGS2. Orientadora: Dra. Marta Isaacsson de Souza e Silva

XXVIIsalão deiniciaçãocienfica

LLA - Letras, Linguísca e Artes

A cena contemporânea vem sendo atravessada pelo uso do vídeo de diferen-tes formas. Este projeto se insere na pesquisa teórico-prática Cena e Intermedialidade, que visa investigar efeitos intermediais da relação entre cena e imagem videográfica. Partindo desse pressuposto, realizamos um experimento cênico chamado "Delírio Fragmentário", baseado no texto "O Homem do Acaso" de Yasmina Reza.

Construir uma contracenação indireta com atores que contracenam, mas não se enxergam e com isso explorar de que forma a imagem vi-deográfica pode contribuir narrativamente ao texto dramático.

Explorar possibilidades de intervenção da imagem videográfica de forma a provocar uma participação mais ativa do espectador.

Pesquisa e escolha do fragmento do texto

Experimentação deimagens videográficas

na cena

Apresentação para público e registro em vídeo

1. foi construída uma realidade aumentada da cena

2. se investiu no espectador enquanto voz ativa da obra final através de seu papel de espectador-montador

3. O experimento tinha como proposta a utilização de 3. O experimento tinha como proposta a utilização de dupla projeção; uma imagem pré-gravada projetada de um lado do ciclorama e uma projeção de câmera ao vivo de um dos atores que se encontra escondido, convidan-do a imaginação do espectador a ser o elo que concre-

tiza a contracenação dos dois

Montagem do livro do diretor e da proposta da encenação

Ensaios e improvisações com os atores sem o uso de tecnologia

Pesquisa dos dispositivos

(vídeos pré-gravadose ciclorama)

Inserção da trilha sonora original e demais elementos (cenário e figurino)