deformações -- aula 5

27
DEFORMAÇÃO Prof. Neudo Ferreira de Aguilar Resistência dos Materiais ENGENHARIA CIVIL 2014 / 1 Aula - 5

Upload: augusto-carlos-costa

Post on 08-Apr-2016

451 views

Category:

Documents


33 download

TRANSCRIPT

DEFORMAÇÃO

Prof. Neudo Ferreira de Aguilar

Resistência dos MateriaisENGENHARIA CIVIL

2014 / 1

Aula - 5

DEFORMAÇÕES DE BARRAS SUJEITAS A CARGAS AXIAIS

barra homogênea BC .comprimento L seção transversal uniforme de área Aforça axial centrada P tensão atuante não exceder o limite

de proporcionalidade do material

Obedecidas as condições acima, nós podemos aplicar a Lei do HOOKE.

Alongamento Total

A Equação acima só pode ser usada se a barra for homogênea (módulo de elasticidade E constante), tiver seção transversal uniforme de área constante A e a carga for aplicada nas extremidades da barra.

Se as forças forem aplicadas em outros pontos, ou se a barra consiste de várias partes com diferentes seções transversais ou compostas de diferentes materiais, devemos dividi-Ia em segmentos que, individualmente satisfaçam as condições de aplicação da Fórmula anterior:

Determine a deformação da barra de aço da figura sob a ação das cargas indicadas (E = 200 Gpa).

Duas barras cilíndricas maciças são ligadas em B e carregadas como mostrado.A barra AB é de aço (E = 200 GPa) e a barra BC é de latão (E = 105 GPa). Determinar:(a)a deformação total da barra composta ABC; (b)a deflexão do ponto B.

Duas barras cilíndricas maciças são ligadas em B e carregadas como mostrado.A barra AB é de aço (E = 200 GPa) e a barra BC é de latão (E = 105 GPa). Determinar:(a)a deformação total da barra composta ABC; (b)a deflexão do ponto B.

Duas barras cilíndricas maciças AC e CD, ambas de mesma liga de alumínio (E = 70 GPa), são soldadas juntas em C e submetidas ao carregamento indicado.Determinar: (a) a deformação total da barra composta ACD; (b) (b) a deflexão do ponto C.

Uma amostra para ensaio de 5 mm de espessura deve ser cortada de uma placa de vinil (E = 3,10 GPa) e submetida a uma carga de tração de 1,5 kN. Determinar: (a) a deformação total da amostra;(b) a deformação da mesma, na porção central.

Uma haste de poliestireno, de comprimento 300 mm e diâmetro 25,4 mm, é submetida a uma carga de tração de 3560 N. Sabendo-se que E = 3,1 GPa, determinar:(a) o alongamento da haste; (b) a tensão normal na haste.

Um arame de aço de 60 m de comprimento não deve alongar-se mais do que 48 mm, quando é aplicada uma tração de 6 kN. Sendo E = 200 GPa, determinar: (a) o menor diâmetro que pode ser especificado para o arame; (b) o correspondente valor da tensão normal.

Um arame de 80 m de comprimento e diâmetro de 5 mm é feito de um aço com E = 200 GPa e tensão última de 400 MPa. Se um coeficiente de segurança de 3,2 é desejado, qual é: (a) a maior tração admissível no arame; (b) o correspondente alongamento do arame?

Um fio de nylon está sujeito a uma tração de 9,0 N. Sabendo-se que E = 3,45 GPa e que a máxima tensão normal admissível é de 40 MPa, determinar: (a) o diâmetro necessário para o fio; (b) o correspondente acréscimo percentual do comprimento do fio.