definição de Óleo vegetal

3
Definição de óleo vegetal De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é considerado óleo produto no qual a temperatura de 25°C se apresenta no estado líquido da matéria. (ANVISA,2004) Os óleos vegetais consistem em um produto no qual constituem-se predominantemente por triacilgliceróis, frequentemente ricos em ácidos graxos poli-insaturados. Também estão presentes alguns lipídeos formados durante o processamento, como mono- e diacilgliceróis e ácidos graxos livres. Além disso, os óleos vegetais contêm pequenas quantidades de esteróis, tocoferóis, tocotrienóis, compostos fenólicos, pigmentos (carotenoides e clorofilas) e metais de transição como ferro e cobre (CASTELO-BRANCO; TORRES 2011). A figura n mostra a estrutura dos principais ácidos graxos presentes nos óleo vegetais.

Upload: vitoria-santos

Post on 10-Nov-2015

235 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

Óleo vegetal

TRANSCRIPT

Definio de leo vegetalDe acordo com a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, considerado leo produto no qual a temperatura de 25C se apresenta no estado lquido da matria. (ANVISA,2004)Os leos vegetais consistem em um produto no qual constituem-se predominantemente por triacilgliceris, frequentemente ricos em cidos graxos poli-insaturados. Tambm esto presentes alguns lipdeos formados durante o processamento, como mono- e diacilgliceris e cidos graxos livres. Alm disso, os leos vegetais contm pequenas quantidades de esteris, tocoferis, tocotrienis, compostos fenlicos, pigmentos (carotenoides e clorofilas) e metais de transio como ferro e cobre (CASTELO-BRANCO; TORRES 2011). A figura n mostra a estrutura dos principais cidos graxos presentes nos leo vegetais.

Figura n - Estrutura dos cidos graxos que compem as molculas de leos vegetais Fonte: Belinato,2010.H diversas formas de extraes de um leo vegetal, podendo ser pelo mtodo de extrao artesanal ou pelo mtodo extrao mecnica que est subdividido entre prensas hidrulicas, prensas contnua e extrao por solvente, sendo a extrao por solvente a que apresenta maior rendimento (porm produz resduos qumicos, utiliza energia e gera aquecimento) e o mtodo de extrao artesanal menor rendimento.(CARVALHO,2011).Um leo vegetal tem diversas aplicaes, e pode ser utilizado nas indstrias de alimentos, cosmtica ou farmacutica. (GALDINO, 2007)GALDINO, Ana Paula Passaes.Estudo de Mercado. Outubro de 2007. Disponvel em: < http://www.ncsu.edu/project/amazonia/brazil_proj/Result/Estudo_de_Mercado_APGaldino.pdf> Acesso em: 07 nov. 2013 s 23h49Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Consulta Pblica n 85, de 13 de dezembro de 2004. Disponvel em:< http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B8994-1-0%5D.pdf> Acesso em: 07 de Nov. 2011 s 22h54.CARVALHO, Ceclia Oliveira de. Comparao Entre Mtodos De Extrao Do leo De Mauritia flexuosa l.f. (Arecaceae - Buriti) Para o Uso Sustentvel na Reserva de Desenvolvimento Tup: Rendimento e Atividade Antimicrobiana. Universidade do Estado do Amazonas UEA . 2011. Manaus. Amazonas. Disponvel em:< http://www.pos.uea.edu.br/data/area/titulado/download/27-2.pdf> Acesso em : 07 nov. 2013.

BRANCO CASTELO, Vanessa; NACIUK. TORRES, Alexandre; GUEDES. CAPACIDADE ANTIOXIDANDE TOTAL DE LEOS VEGETAIS COMESTVEIS: DETERMINANTES QUMICOS E SUA RELAO COM A QUALIDADE DOS LEOS. 2011. 187 f. (revista nutrio) REVISTA NUTRIO CAMPINAS 2011.BELINATO, Gabriela. ESTUDO DA OXIDAO DOS LEOS DE SOJA E DEND ADITIVOS COM ANTIOXIDANTES PARA USO EM TRATAMENTO TRMICOS DE TMPERA. 2010. 120 f. Tese (mestrado em Ciencia e Engenharia de Materiais) USP- Universidade de So Paulo 2010.