defesa da constituicção de 1824

2
Defesa da constituição de 1824. Através desta constituição, criou-se a ideia de um estado nacional indivisível, como é possível observar no art. 1°. Art. 1. O IMPERIO do Brazil é a associação Politica de todos os Cidadãos Brazileiros. Elles formam uma Nação livre, e independente, que não admitte com qualquer outra laço algum de união, ou federação, que se opponha á sua Independencia. Permitiu o livre culto de religião no Brasil, protegendo o império e todos os seus integrantes dos abusos já praticados pela igreja católica nos séculos anteriores na Europa. Esta ideia pode ser capitada facilmente através do art. 5°: Art. 5. A Religião Catholica Apostolica Romana continuará a ser a Religião do Imperio. Todas as outras Religiões serão permitidas com seu culto domestico, ou particular em casas para isso destinadas, sem fórma alguma exterior do Templo. Organizou o estado brasileiro em poderes, sob uma ótica de instituição burocrática, o que foi essencial para a formação de todas as instituições posteriores a este ato, assim criaram-se os poderes legislativo, poder moderador, poder executivo e o poder judicial. Art. 10: Art. 10. Os Poderes Politicos reconhecidos pela Constituição do Imperio do Brazil são quatro: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo, e o Poder Judicial. Criou um poder legislativo relativamente autônomo e o organizou de forma a funcionar como uma instituição eficiente na produção, verificação e sanção de leis, conforme trata todo o capitulo 4° do texto. A constituição de 1824 também restringiu os poderes do imperados, cabendo às câmaras de deputados e senadores a autorização de empréstimos tomados pela nação e também a regulação da administração dos bens nacionais, como expõe os parágrafos do art. 15: Art. 15. E' da attribuição da Assembléa Geral ...

Upload: martinho

Post on 04-Dec-2015

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

a primeira constituição do brasil.

TRANSCRIPT

Page 1: Defesa Da Constituicção de 1824

Defesa da constituição de 1824.

Através desta constituição, criou-se a ideia de um estado nacional indivisível, como é possível observar no art. 1°.

Art. 1. O IMPERIO do Brazil é a associação Politica de todos os Cidadãos Brazileiros. Elles formam uma Nação livre, e independente, que não admitte com qualquer outra laço algum de união, ou federação, que se opponha á sua Independencia.

Permitiu o livre culto de religião no Brasil, protegendo o império e todos os seus integrantes dos abusos já praticados pela igreja católica nos séculos anteriores na Europa. Esta ideia pode ser capitada facilmente através do art. 5°:

Art. 5. A Religião Catholica Apostolica Romana continuará a ser a Religião do Imperio. Todas as outras Religiões serão permitidas com seu culto domestico, ou particular em casas para isso destinadas, sem fórma alguma exterior do Templo.

Organizou o estado brasileiro em poderes, sob uma ótica de instituição burocrática, o que foi essencial para a formação de todas as instituições posteriores a este ato, assim criaram-se os poderes legislativo, poder moderador, poder executivo e o poder judicial. Art. 10:

 Art. 10. Os Poderes Politicos reconhecidos pela Constituição do Imperio do Brazil são quatro: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo, e o Poder Judicial.

Criou um poder legislativo relativamente autônomo e o organizou de forma a funcionar como uma instituição eficiente na produção, verificação e sanção de leis, conforme trata todo o capitulo 4° do texto.

A constituição de 1824 também restringiu os poderes do imperados, cabendo às câmaras de deputados e senadores a autorização de empréstimos tomados pela nação e também a regulação da administração dos bens nacionais, como expõe os parágrafos do art. 15:

  Art. 15. E' da attribuição da Assembléa Geral

...

 XIII. Autorisar ao Governo, para contrahir emprestimos.

 XV. Regular a administração dos bens Nacionaes, e decretar a sua alienação.

Instituiu a livre expressão de opinião entre os membros da assembleia geral, como se pode verificar no art. 26:

  Art. 26. Os Membros de cada uma das Camaras são inviolaveis polas opiniões, que proferirem no exercicio das suas funcções.

Page 2: Defesa Da Constituicção de 1824

A geração de projetos de lei por parte da câmara dos deputados, bem como a obrigatoriedade de sua apreciação nos projetos de lei advindos do poder executivo, através de seus ministérios. Art. 53:

  Art. 53.O Poder Executivo exerce por qualquer dos Ministros de Estado a proposição, que lhe compete na formação das Leis; e só depois de examinada por uma Commissão da Camara dos Deputados, aonde deve ter principio, poderá ser convertida em Projecto de Lei.