de que forma a distância ao teoria epicentro juízos de ...‰ no epicentro que o abalo sísmico é...

1

Click here to load reader

Upload: buique

Post on 26-Jun-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: De que forma a distância ao Teoria epicentro Juízos de ...‰ no epicentro que o abalo sísmico é sentido com maior • A distância entre o epicentro e o local onde o sismo é

Simulação Antes Após

1 (30cm)

2 (40 cm)

3 (50cm)

De que forma a

distância ao

epicentro

influencia os

efeitos de um

sismo sobre as

construções

antrópicas?

Teoria : as forças tectónicas exercem tensões sobre os Teoria do ressalto elástico

materiais constituintes do interior da Terra até ser atingido o limite máximo de elasticidade. Quando tal ocorre, origina-se uma rutura do material que culmina com libertação de uma grande quantidade de energia.

Princípios • Um abalo sísmico corresponde a um acontecimento brusco que ocorre num

determinado local da litosfera terrestre e que se encontra circunscrito a um curto espaço de tempo. As rochas do interior da Terra sofrem pressões que se acumulam até ocorrer rutura do material e libertação de uma grande quantidade de energia.

• A energia libertada propaga-se sob a forma de ondas sísmicas, a partir do hipocentro e em todas as direções.

• Foco ou Hipocentro corresponde ao local no interior da Terra onde ocorre esta rutura do material.

• Epicentro corresponde ao local da superfície verticalmente acima do hipocentro. É no epicentro que o abalo sísmico é sentido com maior intensidade.

• A distância entre o epicentro e o local onde o sismo é sentido designa-se por distância epicentral.

• A avaliação de um sismo tem em conta os efeitos do mesmo sobre as populações, as construções e o ambiente em geral. Este parâmetro é designado por intensidade e é definida de acordo com testemunhos da população.

Conceitos Abalo sísmico; Energia; Ondas sísmicas; Hipocentro; Epicentro; Distância ao epicentro; Intensidade Sísmica.

Juízos de valor O recurso a um modelo para o ensino permite ao aluno visualizar uma simulação dos processos que ocorrem na realidade e que não poderiam ser observados de forma direta. Este modelo não é análogo, apenas simula um processo geológico.

Conclusões Considerando apenas a manipulação da variável distância ao epicentro (mantendo todas as outras constantes), podemos concluir que:

I. As construções menos afetadas são as que se encontram a uma maior distância ao epicentro;

II. As construções mais afetadas são as mais próximas ao epicentro. Deste modo, observa-se a existência de uma relação de proporcionalidade inversa entre a distância ao epicentro e os danos causados nas construções antrópicas.

Registos e Transformações:

Acontecimentos e/ou objetos I. Observar com atenção o modelo representado na figura 1. Este é composto por uma base onde estão colocados três suportes com comprimentos distintos de 30, 40 e 50 cm, com bolas suspensas e um pêndulo. Num dos lados do modelo encontra-se uma estrutura em cartolina representando o epicentro do sismo, bem como os suportes com as bolas e o pêndulo. Na outra extremidade, após os suportes, situam-se os edifícios que serão afetados pelo abalo sísmico. II. Simular a intensidade de propagação da onda sísmica no suporte 1 de 30 cm, puxando atrás o pêndulo e soltando-o de seguida, fazendo-o embater nas bolas suspensas, que por contacto vão transmitir a mesma força ao solo que suporta as casas, provocando danos nas mesmas. Observar e registar o resultado. III. Repetir o processo nos outros dois suportes (40 e 50 cm). Observar e registar os resultados.

Figura 1. Modelo para o ensino. Tabela 1. Transformações observadas após a manipulação.