de mãos dadas - 165 - dezembro 2010

8

Upload: sismmac-sindicato

Post on 09-Apr-2016

242 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal editado pelo Sismmac

TRANSCRIPT

2

Educação Infantil

Feipar defende direito de brincar a criança de 5 anosEm favor de orientação do CNE, Feipar - Fórum da Educação Infantil luta para revogar lei estadual

Coordenação PolíticaCoordenação PolíticaCoordenação PolíticaCoordenação PolíticaCoordenação PolíticaMaíra Beloto de Camargo (manhã e tarde) e Simeri Ribas Calisto (tarde)

Coordenação de FormaçãoCoordenação de FormaçãoCoordenação de FormaçãoCoordenação de FormaçãoCoordenação de FormaçãoRafael Alencar Furtado (tarde) e Sueli Chalegre Barbosa (manhã)

Coordenação InstitucionalCoordenação InstitucionalCoordenação InstitucionalCoordenação InstitucionalCoordenação InstitucionalAna Denise Ribas de Oliveira (tarde) e Lorici Kuhn Corsi (tarde)

Coletivo de CoordenaçõesColetivo de CoordenaçõesColetivo de CoordenaçõesColetivo de CoordenaçõesColetivo de CoordenaçõesAlda Perpétuo M Sampaio, Alice M do Nascimento Destri, Aline Chalus VernickCarissimi, Ana Lorena de Oliveira Bruel, Ângela Maria de Castro, Beatriz S. doPrado Gabardo, Dalva F Zimmermann, Edicleia Regina Martins, Fabíola BeatrizFranco de Souza, Glacelise Cordeiro Brites, Juliana de Souza, Luciana Szenczuk,Maria Emilia Martins, Regina Klingenfus Scheibe, Rita de Cássia G Waldrigues,Rogério Andriano Lau, Silmara Ayres de Carvalho e Vanessa Simas.

Conselho FiscalConselho FiscalConselho FiscalConselho FiscalConselho FiscalCláudia Maria Daufenbach, Douglas Danilo Dittrich, Jorge Miguel Malheiros, JoselisGraciano e Miriam Bialli.

Os membros das Coordenações Política, de Formação e Institucionaltêm liberação para atuar no Sismmac nos períodos dos seus padrões

Gestão “É tempo de resistir e de conquistar”Gestão “É tempo de resistir e de conquistar”Gestão “É tempo de resistir e de conquistar”Gestão “É tempo de resistir e de conquistar”Gestão “É tempo de resistir e de conquistar”

SismmacSismmacSismmacSismmacSismmacSindicato dos Servidores do Magis-Sindicato dos Servidores do Magis-Sindicato dos Servidores do Magis-Sindicato dos Servidores do Magis-Sindicato dos Servidores do Magis-tério Municipal de Curitibatério Municipal de Curitibatério Municipal de Curitibatério Municipal de Curitibatério Municipal de CuritibaAl. Dr. Muricy, 54, 10º and, Centro,Fone/fax (41) 3225-6729,80.010-120 - Curitiba, Paraná

Jornalista Responsável: Luiz Herrmann (DRT-2331)Impressão: Studio Art Comunicação (41-3026-0630); Tiragem: 5 mil exemplares

O Fórum da EducaçãoInfantil do Paraná (Feipar),com apoio de diversas enti-dades, vem desenvolvendoimportante luta. Realiza ati-vidades na defesa de que olugar da criança de 5 anosna Educação Infantil.

O objetivo principal éfazer valer as orientações doConselho Nacional de Edu-cação. O CNE estabelece a

data de 31 de março comolimite para o estudante do1º ano do ensino fundamen-tal completar seis anos.Abaixo desta idade, a crian-ça deve permanecer na Edu-cação Infantil.

No entanto, o Ministé-rio Público vem impondo amuitos municípios o descum-primento das determinaçõesdo conselho, obrigando amatricular no 1º ano alunosque completam 6 anos apósessa data limite.

Mas os avanços que amobilização da Feipar estápromovendo junto à socieda-de civil deixa os profissionaisda educação confiantes. Éimportante garantir às cri-anças até cinco anos o direi-to à infância; respeitar seuao tempo de aprender e sedesenvolver plenamente,

mes de Miranda, presidentedo Conselho Estadual deEducação do Paraná, propôs-se a encaminhar solicitaçãode reunião junto ao governa-dor do Paraná para tratar daLei 16.049/09. A lei estadualpermite a matrícula no 1ºano da criança que completaseis anos durante o ano,

Feipar promoveu Escola na rua, em 23 de outubro Plenária do Fórum de Telemaco Borba

wwwwwwwwwwwwwww.sismmac.org.br.sismmac.org.br.sismmac.org.br.sismmac.org.br.sismmac.org.br

adequado à sua faixa etária.Entre as atividades, a

Feipar promoveu em 23 deoutubro o Dia D da Educa-ção Infantil, na Praça San-tos Andrade, em Curitiba.

Uma semana depois foirealizado Fórum Regional deEducação Infantil. Nesteevento, o prof. Romeu Go-

mesmo que seja em 31 de de-zembro. A revogação da lei eoutros aspectos importantespara a Educação Infantil en-contram-se na Carta deTelêmaco Borba.

Também foi realizadareunião na Assembleia Legis-lativa para solicitar a revo-gação da lei.

3

Saúde

Servidores participarão dadefinição de novo modelopara ICS, promete secretárioAdministração municipal negocia com a Agência Nacional deSaúde as condições para migrar o ICS para autarquia

As direções do Sismmace do Sismuc reuniram-semais uma vez com a Prefei-tura Municipal para tratar doICS - Instituto Curitiba deSaúde. Foi na tarde de 3 dedezembro, na PMC.

A direção do ICS nego-cia com a Agência Nacionalde Saúde (ANS) um projetode saneamento para o insti-tuto. O problema é que nemo Conselho de Administraçãoconhece o que está se discu-tindo. Este foi o questiona-mento inicial da reunião.

Segundo o secretário deGoverno Luiz FernandoJamur, a preocupação atualda PMC é definir com a ANSas condições para encerraro ICS como serviço socialautônomo. Então será re-constituído o ICS como au-tarquia. Por passar a ser ins-tituição pública, sai do âm-bito da ANS.

Para esta migração énecessário dar solução aospassivos financeiro e jurídi-co que o instituto venha a ter.E talvez a Prefeitura neces-site manter o serviço socialautônomo funcionando alémdo prazo estabelecido pelaANS, em julho de 2011.

Somente após um acor-do com a ANS poderá se de-bater como será constituídaa autarquia ICS, afirmam asautoridades.

Os servidores defende-ram a necessidade de se re-ver a composição dos Con-selhos de Administração eFiscal. O atual Conselho Ad-ministrativo não assumesuas atribuições. Nega-se adiscutir as questões centraisdo ICS. E é surpreendidopela imprensa com a “inter-

venção branca” da ANS. OConselho Fiscal não se reú-ne desde março.

É preciso que o novoICS, além de autarquia, sejademocrático e transparente.

Mas, conforme prome-teu Jamur, “a Prefeitura deCuritiba não enviará nenhu-ma proposta sobre a figurajurídica do ICS sem que hajadiscussão com os servidores.Este é um compromisso doprefeito Luciano Ducci”, afir-mou o secretário.

Negociar com os servi-

dores é muito necessário. Oatual problema com a ANSpoderia ter sido evitado em1999, quando foi criado oICS. Já na época os servido-res defendiam o ICS comoautarquia. Para seguir a le-gislação pública, fazer licita-ção, concurso.

Mas o modismo neolibe-ral não permitiu que se ou-vissem os servidores. E crioueste monstrengo de duas ca-ras. Exibia a face privada di-ante da fiscalização pública;e pública para a ANS.

Na sexta-feira, dia 20,após discussão sobre o ICS,foi negociada a reposição dodia 20 de outubro. Nessadata ocorreu manifestaçãoem defesa do ICS e muitasunidades de trabalho encer-raram as atividades maiscedo.

Após solicitação da dire-ção do sismmac, ainda du-rante a reunião, o secretá-rio Paulo Schmidt encami-

nhou com as Secretarias daEducação e de Finanças opagamento dos descontossobre o dia e gratificação.

O pagamento se darámediante a reposição das ho-ras anotadas e descontadas.

Portanto, as escolas de-vem encaminhar o mais rá-pido possível a reposição re-ferente a 20 de outubro. ASME deve informar as esco-las no início da semana.

Neste mês de dezembroserão implantados os avan-ços nas carreiras de profis-sionais do magistério.

Mas, efetivamente, o pa-gamento será feito em janei-ro, em folha complementar.Será retroativo a dezembro.

A Prefeitura de Curiti-ba havia feito um movimen-to que indicava o adiamentodos avanços na carreira, para2011. Já em setembro, a di-reção sindical denuncia-va e protestava.

Na reunião de sexta, 3de dezembro, o secretáriode Recursos Humanos Pau-lo Schmidt confirmou o pa-gamento.

Crescimento na carreiravale a partir de dezembro

20 de outubro serápago, com reposição

A Prefeitura de Curiti-ba vai buscar entendimentocom o governo do Estadopara uma solução definitivaaos professores que preci-sam complementar o cursoda Iesde/Vizivali.

Uma questão em pautaserá a criação de um polo daPlataforma Freire em Curi-tiba. Mas para tanto é preci-so o entendimento, inclusi-ve com o MEC.

Só depois disto será de-finido prazo para que essesprofessores apresentem adocumentação necessária àsredes de ensino.

O compromisso foi assu-mido secretário de RecursosHumanos Paulo Schmidt nareunião ocorrida na tarde de3 de dezembro.

Alguns professores darede municipal estão tendodificuldades para comple-mentar o curso realizadopelo Iesde e pela Vizivali.

No Paraná, foram cerca

Governos devem viabilizar soluçãoa professores da Iesde/Vizivali

de 30 mil professores que fi-zeram o curso à distância enão tiveram seus diplomasreconhecidos pelo MEC.Agora precisam complemen-tar os estudos.

Em sua grande maioria,eles são contratados por re-des de ensino estadual emunicipais, inclusive da deCuritiba. Eles temem nãoconseguir o diploma e acabarexonerados, pela falta dedocumentação.

O Governo do Paranátentou intermediar uma so-lução por meio do InstitutoFederal do Paraná, mas aproposta não atendeu aoscritérios do MEC.

A solução foi promovercurso supervisionado pelaPlataforma Freire. Mas osproblemas ainda continuam,pois muitos não conseguiramse inscrever, por motivosvariados, até pela falta deum polo de estudos em Cu-ritiba.

Seu direito

Reunião entre sindicatos e administração municipal, a 3 de dezembro

4

Lutas

Nossa luta por melhores salários,condições dignas de trabalho e de vida éconstante. Não cessa. Tem momentos deenfrentamento direto. Também temmomentos de reunir forças e buscar avançospontuais.

O ano de 2010 foi profícuo naorganização da nossa luta. Realizamosdebates e definimos metas e objetivosimportantes.

Hoje o magistério tem propostas para oPlano Municipal de Educação. Tem propostapara a definição das atribuições daspedagogas.

E tem uma vasta pauta que abrangetodos os aspectos, sendo salariais,profissionais, pedagógicos, educacionais.

Quando entrarmos em férias, teremosfinalizada nossa pauta de lutas 2010 e eleitaa Comissão de Negociação. Quando as aulascomeçarem, em fevereiro do próximo ano, omagistério municipal terá sua Campanha deLutas organizada. Estará pronto paraconstruir a mobilização.

E será necessária a participação de todaa categoria para fazermos valer e ampliar osnossos direitos.

2010 foi ano de unir esforços para enfrentar nossos desafios

A luta pela lei do piso (hora-atividade de 33%) foi feitaem conjunto com APP-Sindicato e CNTE

Em 6 de março o Sismmac foi às rua com a CUT nadefesa dos direitos da mulher

Em novembro foi lançada a nona edição da revistaChão da Escola

O 1º de maio promovido pela CUT teve debates, comoeste sobre educação, em que o Sismmac participou

A luta emdefesa do ICS

Panfletagem na frente do ICS

Manifestaçõesna Prefeitura de

Curitiba, em20 de outubro e17 de novembro

Curso de Formação foi realizado em módulos, durante o ano

Nas mobilizações caça-fantasmas o Sismmac esteve presente

5

Lutas

• Conquistar a realização da 1ªConferência Municipal de Educação. Lutar

para que ela seja representativa da sociedadee democrática. Que faça diagnóstico sério da

realidade educacional e estabeleça a base paraconstruir o Plano Municipal de Educação.

• Zerar as perdas salariais. De 1999 a2005, na gestão Cassio/Richa, os professores

municipais acumularam perdas. Richaprometeu devolver, mas não cumpriu. Para

zerá-la, é necessário reajuste deaproximadamente 15%, além da inflação deste

último período.• Melhorar nossas condições

de trabalho, com menos alunospor sala de aula, maior hora-

atividade e equipamentosadequados para professores e

estudantes.• Transformar o ICS (e

também o IPMC) em autarquia,pública, democrática e

transparente. Queremos quemelhore os serviços e que osservidores tenham condições

• Na nossa luta diária vamoscontinuar lutando por uma

sociedade justa e democrática,que supere os desigualdades

(econômicas e sociais) e todas asformas de discriminação.

Muitas lutas nos esperam para 2011

Aposentados no encontro do mês de outubro Aposentadas confraternizam no 8º aniversário do coletivo

Aposentados no Encontro Nacional, realizado no Recife

Seminário de OTP

SeminárioPedagógico

Realizado em 25 deoutubro, na reitoria

da UFPR,a atividade debateu

as reivindicaçõespara o PNE e

para a Campanha deLutas 2011

Pré-conferência de educação

Em abril, com a colaboração deMarta Vanelli, o debate daspropostas da categoria ao PNEteve como base a Conae 2010

Realizado em 16 deagosto, o seminário

definiu as atribuiçõesque as pedagogas

consideramadequadas para a

sua funçãoprofissional

6

Prestação de contas Educação Física

Inscrições ocorreram por exigência equivocadada Prefeitura no concurso de 2009

Julho de 2010SALDO DO MÊS ANTERIOR (JUNHO)

Caixa interno ........................................ 782,19Saldo Bancário ............................... 28.176,10Saldo Poupança ............................. 61.430,45Aplicação CEF ...................................... 700,00SALDO .............................................. 91.088,74

RECEITAS DO MÊSMensalidades Associados ................. 45.140,11Fundo Processual .................................. 212,00Outros ......................................................45,00TOTAL RECEITAS ............................ 45.397,11

DESPESAS DO MÊSInformáticaHospedagem/Hostnet ............................... 31,75Internet/Onda .......................................... 198,45AquisiçõesLivros/Revistas ..........................................86,00Assessorias e ServiçosDieese .................................................... 474,25Honorários Advocatícios ...................... 3.052,94Contabilidade .......................................... 663,00Locação copiadora ................................. 384,72Motoboy ................................................... 14,50Assinaturas .............................................. 44,16AuxíliosDiretoria/Alimentação ............................. 255,91Bolsa/Estagiária ..................................... 561,00Diretoria/Transporte ................................ 573,80Transporte - assessoria ............................ 30,80Aux. transp. estagiária .............................74,80Correio ................................................. 3.068,00Contribuições/Doações .......................... 500,00Contrib. Estatutária/CUT/CNTE ........... 6.574,25Energia Elétrica/Copel ............................ 232,63Encargos ............................................. 8.052,56EventosSeminários/Palestras .......................... 2.239,32Reuniões/Conselho Rep ......................... 449,10Coletivo de Aposentados ........................ 127,50Eventos CNTE ..................................... 1.138,88FuncionáriosSalários e aux. transp ....................... 14.898,34Assistência médica ............................. 2.091,78JurídicoGastos processuais ............................... 775,30SedeMaterial de consumo ................................72,07Material de escritório .............................. 970,49Manutenção ............................................ 125,00Aluguel ................................................ 1.643,74Condomínio ......................................... 1.350,56Diversos .................................................. 136,71Seguro incêndio ...................................... 106,74Imprensa e DivulgaçãoJornal/cartazes/folder .......................... 2.991,00TelefoneBrasil Telecom ........................................ 821,31Vivo ..................................................... 2.162,49TransporteTransporte .............................................. 972,90VeículosCombustível ............................................ 244,71Desgaste/Combustível ............................ 293,15Estacionamento ..................................... 452,00Estar .........................................................10,00Manutenção ............................................ 242,00Pedágio ....................................................25,40Tarifas Bancárias ...................................... 22,00TOTAL DESPESAS .......................... 59.236,01

Caixa interno ........................................ 229,26Saldo Bancário ............................... 22.819,08Saldo Poupança ............................. 81.787,84Aplicação CEF ...................................... 700,00SALDO ............................................ 105.536,18

Agosto de 2010SALDO DO MÊS ANTERIOR (JULHO)

Caixa interno........................................ 229,26Saldo Bancário ............................... 22.819,08Saldo Poupança ............................. 81.787,84Aplicação CEF ...................................... 700,00SALDO ............................................ 105.536,18

RECEITAS DO MÊSMensalidades Associados ................. 74.339,37Fundo Processual ..................................130,00Outros ...................................................... 83,70Camisetas campanha lutas/2010 ...............5,00TOTAL RECEITAS ............................ 74.558,07

DESPESAS DO MÊSInformáticaHospedagem/Host Net ............................. 45,45Internet/Onda....................................... 2.698,45Programa juridico ................................... 368,00Manutenção ............................................457,00AquisiçõesLivros/Revistas ..................................... 1.547,50Assessorias e ServiçosDieese .................................................... 502,71Honorários Advocatícios ...................... 3.052,94Contabilidade .......................................... 663,00Locação copiadora ................................. 295,52Assinaturas .............................................. 44,16AuxíliosDiretoria/Alimentação ............................ 373,03Bolsa/Estagiária ..................................... 561,00Diretoria/Transporte ................................ 675,60Transpote - assessoria ............................. 39,60Aux. Transp. estagiária ........................... 96,80Correio ............................................... 1.282,10Contribuições/Doações .......................... 490,00Contribuição Estatutária/CUT/CNTE .... 6.574,25Energia Elétrica/Copel ............................ 217,44Encargos ............................................. 8.070,52EventosSeminários/Palestras .......................... 4.727,48Reuniões/Conselho Rep ......................... 387,56Paralisações/atos ................................... 120,00Coletivo de estudo .................................... 19,61Eventos CNTE ..................................... 2.045,08FuncionáriosSalários e aux. transp. ...................... 14.885,72Assistência médica ............................. 2.091,78Reversão salarial .................................... 102,78Cursos especialização ........................... 220,00JurídicoGastos processuais ............................... 429,79SedeMaterial de consumo .............................. 303,98Material de escritório ........................... 1.453,06Manutenção .............................................. 91,00Aluguel ................................................ 1.750,74Condomínio ......................................... 1.150,56Diversos ......................................................2,60Seguro incendio ...................................... 106,74Imprensa e DivulgaçãoJornal/cartazes/folder .......................... 4.330,00TelefoneBrasil Telecom ........................................ 878,16Vivo ..................................................... 2.002,10TransporteTransporte ........................................... 1.862,10VeículosCombustível .............................................. 13,16Desgaste/Combustível ............................ 139,56Estacionamento ..................................... 494,90Manutenção .............................................. 68,10IPVA/TAXAS DETRAN ............................ 246,42Pedágio .................................................... 16,50Tarifas Bancárias ...................................... 31,00TOTAL DESPESAS 68.325,55

Caixa interno........................................ 836,42Saldo Bancário ............................... 28.444,44Saldo Poupança ............................. 82.151,96Aplicação CEF ...................................... 700,00SALDO ............................................ 112.132,82

Um grupo de professores deEducação Física protocolou o pedidode desfiliação do Cref - Conselho Re-gional de Educação Física. A atitudefoi efetivada na tarde de 1º de de-zembro.

Esses professores receberamorientação da assessoria jurídica doSismmac e foram acompanhadospelo Coletivo de Educação Física, dosindicato.

A decisão de pedir desfiliação sefundamenta no fato da atividade pro-fissional de professores ser regula-mentada pela LDB - Lei de Diretri-zes e Bases de Educação. A atuaçãodocente está fora da abrangência dosistema Cref/Confef.

A maioria dos registros que ago-ra se busca cancelar ocorreu devido

à exigência feita pela Prefeitura deCuritiba no concurso para professorem 2009. Um dos requisitos para darposse aos aprovados era a inscriçãono Cref.

Esse entendimento parece queestá mudando. Neste ano a exigên-cia não foi feita.

Portanto, os professores que qui-serem requerer a desfiliação no Crefterão todo apoio e orientação doSismmac.

É necessário reunir os seguin-tes documentos:

• Carteira de Identidade (RG),• Carteirinha do Cref e• Requerimento preenchido e

assinado, com firma reconhecida.O requerimento encontra-se no

site do Cref/PR.

Professores pedemdesfiliação do Cref

O curso de formação sindical queo Sismmac promoveu em 2010 seráreeditado em 2011. Haverá uma novaturma para quem se interessar e umsegundo ciclo a quem realizou osmódulos neste ano.

Em 2010, cinco módulos e um se-minário realizados de maio a dezem-

bro compuseram o curso, num totalde 100 horas, sendo 68 presenciais e32 em atividades complementares

O curso teve o apoio da APP-Sin-dicato e certificado expedido pelaUFPR. A programação de 2011 ain-da não foi elaborada. Mas os interes-sados podem se preparar.

Curso de Formação Sindical

Professores mostram o requerimento de desfiliação na frente do Cref/PR

7

Realidade

NísiaFloresta1810-85

Mulheres de Luta

O que é WikileakO termo Wiki vem do idioma havaia-no. Wiki wiki significa "muito rápido".Pronuncia-se uíqui ou víqui. Na redemundial é utilizado para identificarum sistema com documentos em hiper-texto. São arquivos lincados, vincula-dos entre si por meio de um software,e interativos. É o sistema da enciclo-pédia virtual Wikipedia, que permitea edição coletiva dos hipertextos. Leak(lique) significa vazar, vazamento.

Dionísia Gonçalves Pinto nasce em12 de outubro de 1810, no sítio Flores-ta, em Papari (RN). A mãe é de famíliatradicional. O pai, advogado português,culto e liberal. Foi escritora, educadora,feminista e tradutora.

A conjuntura da Revolução de 1817levou sua família para Pernambuco.Teve acesso a livros, foi iniciada nos es-tudos clássicos. Pelo pai teve contatocom a cultura europeia.

Casa-se contra a vontade aos 13anos, mas logo voltou a viver com ospais. Após o assassinato do pai, aos 17Dionísia passa a residir com Manoel Au-gusto de Faria Rocha, acadêmico de Di-reito. Em 1830 nasce sua primeira filha.

Aos 20, Dionísia publica os primei-ros artigos, abordando a condição femi-nina e comparando-a com culturas daantiguidade. Publicou em 32 Direitosdas mulheres e injustiça dos homens, tra-dução livre de obra da feminista ingle-sa Mary Wollstonecraft, assinando, en-fim, Nísia Floresta Brasileira Augusta.

A família se muda para Porto Ale-gre (RS), onde nasce Augusto, em 33.Nísia torna-se preceptora de moças. Seucompanheiro falece e, aos 25, fica comdois filhos pequenos. Dedica-se ao ma-gistério e à direção de um colégio. E con-tinua a escrever artigos.

Em 37, parte para o Rio de Janeiroe funda o Colégio Augusto, onde colocaem prática suas ideias sobre educaçãofeminina. Acolhida pelo público, sua pro-posta, recebe críticas de concorrentes.

Faz conferências pela emancipaçãodos escravos, liberdade de culto e a re-pública. Nos anos 40 publica obras decunho educacional, até o poema A lá-grima de um Caeté, sobre a degradaçãodo índio e o drama dos liberais com aderrota da Revolução Praieira.

Em 49, parte com os filhos à Euro-pa, onde tem contato com o positivismode Augusto Comte. Escreve romance his-tórico e uma série de artigos onde de-fende a boa educação para A emancipa-ção da mulher.

Regressa ao Brasil em 52. Na epi-demia de cólera que assola o Rio, traba-lha voluntariamente como enfermeira.Volta à Europa em 56 e se aproxima deComte. Retorna uma última vez ao Bra-sil em 72, onde fica por três anos. Falecea 24 de abril de 85, na Normandia. Em1918, Papari passa a se chamar Nísia Flo-resta, que recebe seus restos mortais.

Fonte: Schumaher, Schuma. Brazil, ÉricoVital. Dicionário Mulheres do Brasil, Zahar,2ª edição. RJ, 2001

Wikileaks radicaliza a liberdade na internet

Osama Bin Laden já deixou deser o homem mais procurado do mun-do. Hoje a maior ameaça ao império éo ciberguerrilheiro Julian Assange.Australiano, 39 anos, ele é líder naorganização Wikileaks, que no últimofinal de semana de novembro divul-gou o maior vazamento de informa-ções confidenciais da História.

Os 251 mil documentos foramoferecidos a cinco grandes publica-ções dos EUA e da Europa, e a todaa comunidade internacional, pelo siteWikileaks. São trocas de mensagensentre diplomatas americanos e o De-partamento de Defesa dos EUA.

Ação libertária apavora a direi-ta mundial e incomoda os governos.Por muito tempo que ainda vai re-percutir na diplomacia internacional.

No Brasil, a melhor fonte é o sitewww.operamundi.com.br, quetem Natália Viana como referência.A jornalista afirma que “Assange bus-ca furar o cerco de imprensa inter-nacional e da maneira como ela aca-ba dominando a interpretação que opúblico vai dar aos documentos”.

Desde abril, o Wikileaks vem in-comodando o governo dos EUA,quando revelou vídeo com execuçõesna guerra do Iraque. Em julho, di-

vulgou os diários da guerra no Afe-ganistão, com sérios indícios de cri-mes de guerra.

No mês seguinte, Assange parti-cipou de palestras na Suécia a convi-te do Partido Pirata, que defende aabolição dos direitos de autor e a liber-dade na internet. O partido tem re-presentante no parlamento europeu.

O ativista admite que teve rela-ções com mulheres que conheceu noencontro. A situação gerou um pro-cesso com acusação de sexo sem pre-servativo, que deriva para abuso se-xual e estupro. Algo meio kafkiano.

Foi estourar o escândalo da di-plomacia americana, soou o alerta nainterpol para vigiar o líder da Wiki-leaks. A Amazon deixou de hospedaro site. O serviço foi mantido porqueé sustentado por outros servidores.

Com o cerco se fechando, Assan-ge organizou estratégia para preser-var sua vida e a de sua família. Di-vulgou que tem documentos secre-tos sobre a prisão de Guantânamo ea empresa petrolífera BP. As men-sagens criptografadas ainda não fo-ram decifradas, mas já foram baixa-das por mais de cem mil usuários emtodo o mundo. Caso algo aconteça comele, a senha que permite a compreen-

são do material será divulgada.Sobre o Brasil há 2855 no total,

sendo 1947 da embaixada e 908 deconsulados. As inconfidências do em-baixador americano Clifford Sobeldeixaram o ministro da Defesa Nel-son Jobim em maus lençóis. Muitacoisa deve aparecer por aí.

O Wikileaks faz a defesa radicalda transparência. Toda informaçãorelevante deve ser distribuída. As-sange e o grupo de colaboradores quereuniu em todo o mundo acreditamque, com a ajuda da internet, é pos-sível levar a democracia a um pata-mar nunca imaginado, em que todopoder tem de estar preparado paraprestar contas sobre seus atos, defi-ne Natália Viana.

“Se algum governo ou poder fez algo de que deveria se envergonhar, o público devesaber”, defende a organização que deixou desconcertados governos do mundo inteiro

Foto

: Reu

ters

Em julho deste ano Julian Assange e o Wikileaks denunciaram indícios de crimes de guerra no Afeganistão

8

Revista Chão da Escola

Nona edição aborda aspectos variados da educaçãoIndexada no INEP,a publicação contémoito artigosreferentes àeducação escritospor professores eacadêmicos Elenise Cesário da Silva

Foi com imensa alegriaque recebi a notícia que, na nonaedição da revista Chão de Es-cola, teríamos um texto de pro-fessora aposentada. Enfim,mais um sonho realizado.

Nos oitavo aniversário doColetivo de Aposentados, emagosto, verificamos a presençade colegas que iniciaram o gru-po e permanecem frequentan-do. Bem como observamos no-vos participantes, que estão des-cobrindo o lado bom do coleti-vo e de sua necessidade para anossa jornada existencial.

Uma delas é a companhei-ra Yara do Rocio Bonat Trevi-san. A professora nos traz umareflexão sobre o envelhecimen-to com base em seus estudos,sua experiência profissional.Yara continua e aprofunda oseu trabalho, agora com o novoenfoque profissional e necessá-rio para nossa trajetória de vida.Imperdível. Leia o quarto arti-go da revista, intitulado Jogose aspectos cognitivos em idosos.

Aproveitamos essa refle-xão para usufruirmos o conteú-do não só para a construção deuma caminhada feliz, mas prin-cipalmente de entender no mo-mento nossos pais, avós e pes-soas de nosso convívio. Como asférias já estão aí, teremos opor-tunidade de passar esse conteú-do em várias situações e opor-tunidades.

Precisamos conhecer osnovos paradigmas sobre enve-lhecer:

•O envelhecimento e pos-sibilidades de intervenção cog-nitiva;

Elenise Cesário da Silva é pro-fessora aposentada, foi coorde-nadora do Coletivo de Aposen-tados do Sismmac

Yara do Rocio Bonat Trevisan

Imperdível o artigo sobreenvelhecer e desenvolvero conhecimento

•O rendimento diminuicom a idade, mas a aprendiza-gem continua ocorrendo;

•A memória é uma dasfunções cognitivas mais estuda-das;

•“Os que mais aprendemdurante a vida adulta sejam emdotes físicos, intelectuais ou declasse social estão mais bemequipados para viver a etapa davelhice”, e aí afora.

O texto nos dá clareza dealgo que muitos ainda se depri-mem, outros não querem saber.Mas, para chegarmos lá, bem,precisamos nos preparar e aíestá o texto reforçando nossolema: INATIVOS NUNCA.

Entidades e lideranças políticas amigas prestigiaram o lançamento

Opinião

Em encontro ocorrido noinício da noite de quarta-fei-ra, 24 de novembro, foi lan-çada a nona edição da revis-ta Chão da Escola. O perió-dico é publicado a cada anopelo Sismmac e contém ar-tigos elaborados por profes-sores e acadêmicos, e que sereferem à educação.

A nova edição da revis-ta está sendo distribuída aossindicalizados nos locais detrabalho. Os aposentadosrecebem por correio. Àque-les que estiverem afastadosda escola devem entrar emcontato o sindicato para ga-rantir seu exemplar. Da mes-ma forma, os aposentadoscom endereço desatualizadono cadastro do Sismmac.

Leia também os artigos

no site www.sismmac.org.br.A publicação é indexada

e tem seu ISSN – Interna-tional Standard Serial Num-ber (Número Padrão Inter-nacional para PublicaçõesSeriadas) registrado na bibli-oteca do INEP – InstitutoNacional de Estudos e Pes-quisas Educacionais AnísioTeixeira.

Oito os artigos que com-põem a Chão da Escola nº 09.

São eles:•“Sou uma professora infor-matizada”, de Glaucia da Sil-va Brito e Haudrey FernandaBronner.•A avaliação de desempenhocomo critério de progressãosalarial, de Diana Cristinade Abreu.•A produção de sentidos so-bre as diferenças, de FabíolaBeatriz Franco Souza.•Jogos e aspectos cognitivosem idosos, de Yara do RocioBonat Trevisan.•Pedagogo, uma identidadeem construção, de LezianeOrzechowski Mahmud.•A influência do gênero naseleições escolares em Curi-tiba, de Vanisse Simone Al-ves Corrêa.•Brasil e África: um elo dehistória e cultura, de RitaMaria Pinheiro Costa, AlicePapes de Oliveira e Marga-rete Inez Rodrigues da Luz.•Como discutir o direito àeducação de qualidade numcontexto de acesso desigual?,de Maria da Glória Lima Pe-reira Vernick.

Dirigentes sindicais e autoras cortam bolo com a capa da revista