dakar portuguese

12

Upload: christian-franc

Post on 09-Mar-2016

251 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Portuguese dakar magazine

TRANSCRIPT

Page 1: DAKAR Portuguese

maxxis.com maxxisglobal.com maxxisrally.com

DAKAR

PILOTOS

MAXXIS

DakaR2013 PERUArgentinaCHILE

Page 2: DAKAR Portuguese

O Dakar, considerado o rally mais difícil do mundo, teve sua con-cepção em 1977, quando o francês Thierry Sabine teve a ideia de criá-lo depois de se perder por dois dias durante o Rally Abidjan-Nice e foi milagrosamente resgatada pelos organizadores do evento. Durante esses dois dias, Sabine ficou fascinado pelas paisagens que percorreu e, decidiu criar uma corrida onde os motoristas ficassem expostos a situações tão extremas como as que ele viviveu, mas também desfrutassem da beleza natural que ele conhe-ceu em sua viagem. Assim, em Dezembro de 1978 a ideia de Thierry Sabine tomou forma e o primeiro Rally Dakar foi percorrido. Nesta primeira edição a disputa incluiu 182 veículos que viajaram 10 mil quilômetros de terrenos desconhecidos partindo da Praça de Trocadero em Paris e terminando na cidade de Dakar, no Senegal. Inicialmente a corrida começava sempre em alguma cidade europeia e terminava em Dakar, mas em 1992, o fim da cor-rida não terminou no Senegal, ao invés o rally atravessou o conti-nente Africano e terminou na Cidade do Cabo na África do Sul. Em 2000 e 2003, com as pirâmides como paisagem, a corrida termi-nou no Egito, nas cidades do Cairo e Sharm el-Sheikh, respectiva-mente. Em 2008 a competição foi cancelada devido a ameaças terroristas e com o fator de segurança em mente os organizadores decidiram levar o Dakar para a América do Sul. Agora os pilo-tos do Dakar têm presenciado as belezas e maravilhas que a na-tureza oferece no continente sul-americano. Argentina e Chile foram os primeiros anfitriões deste evento que acontece na América do Sul desde 2009, e em 2012 o Peru veio fazerparte do evento.

SOBRE O DAKAR

MAXXIS

Page 3: DAKAR Portuguese

DAKAR

PILOTOS

MAXXIS

O Dakar 2013 vai levar pilotos e fãs à uma nova e impressionante jornada. A 34º edição do Dakar percorrerá um total de 8.000 quilômetros ligando o Peru, o Chile e a Argentina. Dos dias 5 a 20 de janeiro de 2013 os navega-dodores mais ousados e aventu-reiros do mundo, pilotando o re-corde de 459 veículos (carros, vans, caminhões, motos e ATVs), enfrentarão o novo desafio apre-sentado pelo Dakar, percorrendo áreas com altitude de 4.970 metros acima do nível do mar, na região de Arequipa, nos Andes peruanos. O Dakar vem desfrutado dos en-cantos da América do Sul nos úl-timos quatro anos. Na próxima edição, a competição começará em Lima, Peru, passando por várias cidades místicas como Pisco e Nazca na região de Arequipa, passando brevemente pela Chile e seguindo para a cid-ade de San Miguel de Tucumán, Argentina, onde os competidores terão um dia de descanso.

De San Miguel de Tucumán, os pi-lotos seguirão viagem passando por várias regiões da Argentina, pelo árido deserto Chileno de Atacama e pela costa Chilena rumo à Santiago onde a com-petição terminará com a entrega dos troféus no dia 20 de janeiro.Embora o perigo espreite em cada volta da corrida, é a descar-ga de adrenalina que atrai caça-dores de emoção. Não há dúvida de que a experiência do Dakar é um teste de coragem intensa e durabilidade. Conforme declarou seu criador Thierry Sabine, o Dakar é "um desafio para aqueles que vão, um sonho para os que ficam." O Dakar 2013 não será ex-ceção.

Page 4: DAKAR Portuguese

Festa da Maxxis Seguindo a tradição de comemorar a abertura do Dakar em grande estilo, e com o intuito de desejar boa sorte aos pilotos patrocinados pela Maxxis, iremos celebrar este importante evento com uma festa na noite que procede a largada. NaNa última edição do Dakar 2012, a festa promovida pela Maxxis, foi um sucesso. Realizada em Mar del Plata, Argentina, a festa serviu para que as diferentes equi-pes, pilotos, mecânicos e organizadores se conheces-sem e compartilhassem suas experiências em uma at-mosfera de camaradagem. Durante o evento a Maxxis exibiu os modelos de pneus que seriam utilizados na competição pelas equipes Maxxis. As garotas Maxxis Chile também participaram deste evento, que incluiu jantar e dança. Elas deram entrevistas e tiraram fotos com os presentes, dando sem dúvida, um toque de elegância e beleza ao evento. Para esta edição do Dakar 2013 a Maxxis está planejando oferecer a mesma hos-pitalidade da edição anterior, e deseja não só sucesso aos seus pilotos, mas também que a parceria com eles e novos pilotos cresça cada vez mais!

Page 5: DAKAR Portuguese

DAKAR

PILOTOS

MAXXIS

O Rally Dakar é um dos maiores e mais difíceis eventos de automobilismo do mundo. E, quando se fala dos fãs, o apoio destes não é sem precedentes. Durante a corrida, a quantidade de fãs aplaudin-do, cheios de energia e emoção para com os competidores de todas as nacio-nalidades, é notável e estes se tornam ainda mais exaltados quando têm de in-centivar um compatriota participando no evento. Diz-se que "uma vez que prove do Dakar, ele fica em seu sangue", por-tanto, não é nenhuma surpresa que para muitos é impossível não fazer parte deste evento. Eles têm que estar pre-sentes, ano após ano, lotando as ar-quibancadas do DakarCom base nos números obtidos pelo Dakar 2012, reafirmamos a importância e impacto desta corrida para os fãs de automobilismo. A última edição do Dakar trouxe 4,5 milhões de fãs para a rota da América do Sul e teve 1,000 milhões de telespectadores em 190 países.

Os Admiradores

Page 6: DAKAR Portuguese

Nunzio CoffaroCom o objetivo de se vali-dar mais uma vez como Campeão da categoria T1.2 Nunzio Coffaro e a Equipe Azimut participarão mais uma vez do Dakar 2013. Competir, no que é para ele,ele, na corrida mais longa e famosa do mundo, foi o que o motivou a fazer parte deste rally. Coffaro e sua

equipe chegam ao Dakar 2013 com carro novo que levou mais de quatro meses para ser mon-tado... estamos prontos para enfrentar o desafio.

Bighorn é um pneu de cons-trução radial, com amplos sulcos que proporcionam melhor em camadas aumen-tam a tração em terreno ir-regular. absorção de choque e excelente tração.

Ombros escalonados

Blocos de banda profun-dos, ajudam na auto lim-peza.

Orifícios para prender pregos de tração

Construção do flanco re-forçado

Requinte no manuseio em todos os tipos de ter-renos.

Page 7: DAKAR Portuguese

TIME AZIMUT

DeDe acordo com as estatísticas do Dakar os novatos nunca chegam à reta final... porém esta falhou com a Equipe Azimut. Na sua primeira participação em 2012, os venezu-elanos não só cruzaram a linha de chegada, mas levaram para casa o troféu de Campeões de sua categoria T1.2.Criada em 2005por Nunzio Coffaro a Equipe

Azimut conta ainda com, Alí Gómez, Arístides Rojas, Sergio Marcano, Manuel Carvajal e José Pérez. Eles consideram o Dakar como uma prova de resistência física, mental, logística e mecânica e com isso em mente tanto Coffaro como toda a sua equipe irá ao Dakar 2013 com um objetivo em mente: "defender o nosso título do campeonato em nossa categoria, melhorando nossas marcas e subindo na classificação geral dos carros.”.

NaNa edição 2013 do Dakar, a equipe Azimut vai competir com uma Toyota Hilux, feita especialmente para eles, e usando os pneus Maxxis modelo Bighorn. Segundo Coffaro, eles usam este modelo Maxxis por "seu desempenho em vários pisos tais como areia, estradas rochosas, de terra e asfalto.”.

AzimutAzimut é uma palavra que vem do árabe "as-sumut" significado "direção", e fazendo jus ao seu nome foi que a equipe Azimut su-

perou e continuou o caminho quando no Dakar 2012 seu veículo capotou sobre uma duna. No entanto, naquele momento tão aterrorizante para mui-tos, Coffaro e sua equipe, só se preocu-param com uma coisa, continuar a prova e atingir a reta final.A equipe Azimut não só demonstrou em sua primeira aparição no Dakar 2011 que tem a garra dos campeões, mas também um grande cora-ção e sensibilidade. Isso

ficouficou claro quando, no meio da travessia do Chile, o também piloto Maxxis Tim Coronel, ficou preso no deserto devido à quebra da caixa de cambio de seu carro. Os membros da equipe Azimut não hesitaram em rebocá-lo por cerca de 100 quilômetros. Se levarmos em consideração que com este ato os “rapazes” da equipe Azimut perderam seu tempo e arriscaram a danificar seu carro só para ajudarem um competidor da batalha, não nos resta mais nada a dizer senão que a equipe Azimut tem realmente o espírito “Dakariano”.Além disso, como bem disse Nunzio Coffaro, "ganhar um Dakar não é o trabalho de uma só pessoa.” “O piloto Maxxis aproveitou a oportunidade para agradecer a grande equipe por trás dele”, do gerente da equipe ao assistente de mecânico... muito obrigado!"

Page 8: DAKAR Portuguese

En la edición pasada, Dakar 2012, la fiesta Maxxis fue todo un éxito. La actividad que se llevó a cabo en Mar del Plata, Argentina, sirvió de vínculo entre los diferen-tes equipos, pilotos, mecánicos y organizadores quienes compartieron experiencias en un ambiente lleno de ca-maradería. Durante la actividad se exhibieron los mod-elos de neumáticos Maxxis que serían utilizados en la competencia por los equipos Maxxis. La Chicas Maxxis-Chile fueron parte de esta fiesta, que incluyó cena y baile, hicieron entrevistas y se tomaron fotos con los presentes. Sin duda alguna fueron las Chicas Maxxis las que le dieron el toque elegante y la belleza a este evento.

A vontade de superar as condições mais extremas e o desejo de ser um dos primei-ros pilotos peruanos de quadrimotor a ter-minar o Dakar são o que impulsiona Ignacio Flores ao Dakar 2013, sendo esta a sua segunda experiência neste Rally (o primeiro foi em 2012).O piloto que considera a etapa Argentina como a mais difícil, devido às altas tem-peraturas e planícies arenosas, estará usando pneus Maxxis. O modelo escolhido foi o RAZR2, já que "tem uma excelente aderência na areia e terrenos rochosos e conta com seis camadas tornando-o mais difícil de difícil de romper e mais confiável."O espírito de parceria também está pre-sente neste rally. Um bom exemplo disso, segundo Flores foi "na fase dois, faltando 3 km para terminar a especial, o motor de um piloto de quad europeu fundiu. Eu vinha com o motor de meu quad super-aquecido, mas assim mesmo concordei em rebocá-lo até o fim. "Outro teria igno-rado a situação para não perder tempo e posições na corrida, no entanto, o piloto Maxxis achou que era mais importante ajudar o seu parceiro do que deixá-lo soz-inho no deserto. Para Flores o mais impor-tante do Dakar não é a classificação mas sim terminar a competição.

En la edición pasada, Dakar 2012, la fiesta Maxxis fue todo un éxito. La actividad que se llevó a cabo en Mar del Plata, Argentina, sirvió de vínculo entre los diferentes equipos, pilo-tos, mecánicos y organizadores quienes com-partieron experiencias en un ambiente lleno de camaradería. Durante la actividad se exhibieron los modelos de neumáticos Maxxis que serían utilizados en la competencia por los equipos Maxxis.

Los Pilotos

Daniel Mazzucco

Luciano Gagliardi

Ignacio Flores

Os PilotosOs Pilotos

Page 9: DAKAR Portuguese

O desejo de ser o melhor piloto de quadrimotor do mundo foi o que motivou o piloto chileno, Emiliano Fuenzalida, a competir no Rally Dakar. Sua primeira aparição no que eleele descreve como "a mais difícil competição do mundo", foi em 2011, e logo depois em 2012.A bordo de sua Yamaha Raptor 700 equipada com pneus Maxxis, Fuenzalida se prepara para enfrentar os desafios e as condições extremas trazidas pelo Dakar 2013. Levando em conta as dificuldades e variações dos terrenos difíceis e as temperaturas enfretadas, fez com que o piloto chileno escolhesse os pneus Maxxis. "Eu escolhi o Razr 2.0, pois é um pneupneu extremamente competitivo, que mantém seu estado e forma nas condições mais extremas de temperatura e solo", disse ele.No Dakar 2012, Fuenzalida foi indicado como um dos melhores na sua categoria, mas não conseguiu ter-minar a corrida depois de cair em uma vala de mais de três metros de altura. O piloto chileno está em plena preparação física e mental, (incluindo visitas à academia onde ele já percorreu mais de 1.000 quilômetros na esteira e bicicleta) para o desafio de tterminar entre os cinco primeiros no Dakar 2013.

PILOTOS

MAXXIS

Chegar à quarta posição no Dakar 2012 não foi suficiente para Ignacio Casale. O jovem piloto Maxxis tem o desejo, o sonho e a paixão de chegar entre os três primeiros colocados na próxima edição Dakar 2013. Ele competirá no Dakar 2013 a bordo de seu quadriciclo montado sob pneus Maxxis RAZR 2. O modelo escolhidoescolhido foi devido à sua força, “porque eles são muito duros e não se rompem". Casale sabe das dificuldades que irá enfren-tar no Dakar 2013: o frio, o calor a distância percorrida, a solidão, a dor nas mãos, as poucas horas de sono, porém esses desafios não o assustam. O piloto sonha em alcançar o seu objetivo nesta do que ele descreveu como sendo a prova mais longa e extrema do mundo,mundo, com um futuro brilhante pela frente no qual o posiciona como um dos melhores pi-lotos em sua categoria.Já dá para prever o sucesso e um futuro prom-issor para um jovem que é guiado pelo lema: "Siga o seu sonho, a sua paixão e realize coisas que só existam nos seus sonhos ....... use Maxxis e você chegará longe. "

Com o objetivo de estabelecer um novo recorde no Dakar, Daniel Mazzucco participará pela quarta vez neste renomado rally. Se Mazzucco conseguir vencer a categoria 4X4 Quadriciclo no Dakar 2013, ela irá se tornar o primeiro piloto em todas as categorias, a ganhar três Dakar consecutivos em apenas quatro aparições.PPreparando física e mentalmente para lutar contra o sono e fadiga durante a competição, o piloto Maxxis está igualmente pronto para superar as dunas movediças Peruanas, fase que ele considera a mais complexa. Falando de estágios e situações difíceis no Dakar, Mazzucco disse que para ele, e muitos outros, é chamado de espirito Dakariano o gesto para ajudar os outros, mesmo que seja uma com-petição, "a verdade é que nas etapas existe muito apoio entre os pi-lotos. Por exemplo, no Dakar 2011 tirei da lama o piloto de Quads Sergio de la Fuente ". Para o Dakar 2013 Daniel Mazzucco usará pneus Maxxis Bighorn e disse que "sem dúvida, esses são os melho-res produtos para o Dakar, pois são confiáveis, têm grande durabili-dade, resistência e tudo o que é necessário para superá-lo. Em três participações no Dakar nunca tive problema com os pneus, a Maxxis é uma parte muito importante de minhas conquistas ", disse ele.

Ignacio Casales

Page 10: DAKAR Portuguese

Não é segredo que nos últimos anos temos prestado mais atenção aos danos catastróficos, que por algum motivo estão afetando nosso planeta Terra. Infelizmente, a maioria dos danos tem sido causada por seres humano, e ainda mais alarmante, é que estes poderiam ter sido evitados. SegundoSegundo dados obtidos da NASA as previsões dizem que, na medida em que o mundo aumenta o consumo de com-bustível fóssil, os gases do efeito estufa continuam a se elevar, e a temperatura da superfície da Terra pode au-mentar entre 2°C e 6°C, até o final do século XXI. Um pouco desse aquecimento vai ocorrer, mesmo que os gases do efeito estufa sejam reduzidos, porque a Terra ainda não se ajustou completamente às mudanças ambientais que nós provocamos.No Dakar 2013 o deserto vai ser ... "verde"! Os organizadores do evento disseram que prestaram um cuidado espe-cial na preparação da pista do evento. Com a ajuda de agências governamentais pertinentes, tanto na Argentina, como no Chile e Peru foi traçado um plano para cuidar e preservar alguns locais considerados sensíveis ou como patrimônios. Os organizadores do evento acrescentaram que nesta edição da corrida, o Rally vai compensar todas as suas emissões diretas de carbono. Vale mostrar que o total de emissões diretas do Dakar representam 15.500 TEQ (toneladas equivalentes) de CO2, ou seja, 48% do total de emissões estão ligadas direta ou indiretamente ao Rally.Na Maxxis, estamos orgulhosos em poder contribuir com essa campanha e com o compromisso com a preserva-ção do meio ambiente. Por esta razão, criamos a linha de pneus MAXXIS VERDE. Esta linha de pneus foi desenvolvi-da através do uso de materiais e desenhos especiais, capazes de fazer com que carros rodem mais quilômetros com menos combustível, e com aumento da durabilidade dos pneus, para que não seja necessária a reposição com tanta frequência. Nossos pneus verdes oferecem ótimos benefícios para o meio-ambiente sem qualquer redução em desempenho.Para maiores informações sobre a linha de pneus “verdes” da Maxxis visite: www.maxxisgreen.com

Maxxis Verde

Page 11: DAKAR Portuguese

MAXXIS

O novo pneu Escapade CUV foi projetado especialmente para veículos crossover. O Escapade CUV conta com o novo sistema ARS (Adaptive Response Sidewall) que proporciona uma con-dução suave na cidade e ótimo manuseio em estradas sinuosas. Além da melhora no manuseio e requinte na direção, a Maxxis procurou fazer da cabine um ambiente mais sereno e tranquilo. O Escapade CUV apresenta tecnologia Multi-Pitch Tread Block, ondeonde a banda funciona como fones de ouvido com cancelamento de ruído. Para uma maior melhora os engenheiros Maxxis ex-periência de condução também minimizou frequências que muitas vezes causam ruídos internos e trepidações. O Escapade CUV estará disponível em 22 tamanhos, cobrindo os crossovers mais populares do mercado.

Inovando mais uma vez no segmento rodoviário a Maxxis de-senvolveu o pneu HT-770. Este foi projetado com foco na opini-ão dos consumidores espalhados pelo mundo. Os nossos en-genheiros trabalharam diligentemente em resposta às pre-ocupações dos clientes, utilizando nossa tecnologia de ponta para melhorar a estabilidade de frenagem, de alta velocidade e estabilidade, e a experiência de condução global. Este pneu está disponível em 35 tamanhos populares.

O RC-1 Victra é um pneu construído por pilotos, para pilotos. O RC-1 foi projetado para oferecer excelen-tes resultados em piso seco, mantendo excelente desempenho e resistência ao ciclo de aquecimento. A equipe de desenvolvimento começou com um padrão que eliminasse o chiado causado pela banda e focou no desenvolvimento de um pneu que tivesse umum ótimo desempenho nas manobras, desgaste suave e tempo consistente nas voltas em alta velo-cidade. Os nossos engenheiros também usaram ma-téria prima de alta qualidade para garantir uma du-rabilidade superior. O RC-1 proporciona ótimos re-sultados e é perfeito para competição com pista seca.

Novos Produtos

Page 12: DAKAR Portuguese