da revolução industrial à 1ª grande guerra

17
Da Revolução Industrial à 1ª Grande Guerra O Império alemão em 1870 e o irreversível caminho para a sua destruição , em 1918

Upload: ticemformacao

Post on 29-Jul-2015

259 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Da revolução industrial à 1ª grande guerra

Da Revolução Industrial à 1ª Grande Guerra

O Império alemão em 1870 e o irreversível caminho para a sua

destruição , em 1918

Page 2: Da revolução industrial à 1ª grande guerra

• Vários acontecimentos marcaram a evolução do mundo para a guerra entre 1871 e 1918:

• 1871 - A unificação alemã conseguida à custa da ocupação dos territórios franceses da Alsácia e da Lorena.

• 1880 - A realização da Conferência de Berlim onde as grandes potências europeias dividiram entre si o continente africano, impondo fronteiras artificiais entre os povos africanos.

• 1882 – A Alemanha estabelece uma aliança político militar com o Império Austro – Hungaro e a Itália, a Triplice Aliança.

Page 3: Da revolução industrial à 1ª grande guerra
Page 4: Da revolução industrial à 1ª grande guerra
Page 5: Da revolução industrial à 1ª grande guerra

• Com uma poderosa economia exportadora e uma população com elevado grau de preparação técnica e cultural, a Alemanha desenvolveu a sua indústria predominantemente metalomecânica, química e eléctrica através de uma política externa comercialmente agressiva apoiada em tratados de comércio e de ajuda política com estados europeus, sul americanos e asiáticos.

Page 6: Da revolução industrial à 1ª grande guerra
Page 7: Da revolução industrial à 1ª grande guerra

• A Alemanha iniciou uma política de modernização do exército e da marinha procurando exercer uma hegemonia económica sobre os seus mercados com o apoio das armas.

• 1907 – Ameaçados pelo poder industrial e militar do Império Alemão, a Inglaterra, a França e o Império Russo (vizinho da Alemanha) estabeleceram entre si uma aliança defensiva, a Triplice Entente ou Entente Cordiale.

Page 8: Da revolução industrial à 1ª grande guerra
Page 9: Da revolução industrial à 1ª grande guerra

• Até 1914 a política internacional vai-se adensando num clima de conflito latente e de guerra iminente que se designou de Paz Armada.

• Em Julho de 1914 o assassinato do arquiduque herdeiro da Austria e sua mulher provocou declarações de guerra entre os Impérios Centrais e os países aliados da Entente. Foi o início da 1ª Grande Guerra.

Page 10: Da revolução industrial à 1ª grande guerra

• Numa 1ª fase o conflito desenrolou-se com a agressão de tropas austríacas e alemãs aos territórios da Rússia e da França mas sem grande sucesso.

• Na 2ª fase a partir de 1915 e até à primavera de 1918 as tropas em confronto ficaram entrincheiradas sem conseguirem avançar, durante o período designado de guerra de Trincheiras.

Page 11: Da revolução industrial à 1ª grande guerra
Page 12: Da revolução industrial à 1ª grande guerra
Page 13: Da revolução industrial à 1ª grande guerra
Page 14: Da revolução industrial à 1ª grande guerra
Page 15: Da revolução industrial à 1ª grande guerra
Page 16: Da revolução industrial à 1ª grande guerra

• 3ª fase a partir de junho de 1918 as tropas francesas e inglesas com o auxílio de exércitos norte americanos conseguiram vencer o exército alemão e austríaco expulsando-os das trincheiras no norte da França.

• A Alemanha, derrotada em Novembro de 1918 aceitou a derrota e assinou as condições do armistício já sem capacidade nem apoio popular para continuar o esforço de guerra.

Page 17: Da revolução industrial à 1ª grande guerra

• De 1919 a 1920 a Conferência de Paz em Paris obrigou os países vencidos do conflito, a aceitar penosas condições impondo à Alemanha principal responsável pelo conflito a pagar avultadas indemnizações de guerra.