da prefeitura partos naturais em canoas acima da média...

8
DA PREFEITURA 29 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016 - Edição 195 - Ano 8 PrefeituradeCanoas @prefcanoas canoas.rs.gov.br CARNAVAL 2016 SEGURANÇA PREVENÇÃO Vigilância em Saúde reforça combate ao Aedes aegypti Desfiles em 18 e 19 de março no Eduardo Gomes Partos naturais em Canoas acima da média nacional Moradores do São Luiz ajudam a testar câmeras Página 8 Página 7 Página 2 Página 3 Em 2015, índice foi de 66% entre as 3.264 crianças nascidas no Hospital Universitário. No País, média é de 60%. Página 3 Uma rede de serviços atende e apóia moradores de rua Entrega de uniformes começa em 11 de fevereiro Objetivo é garantir proteção social e ajuda para o recomeço. Página 5 Ireno Jardim Tony Capellão Paula Vinhas Ireno Jardim

Upload: dodang

Post on 29-Mar-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DA PREFEITURA Partos naturais em Canoas acima da média ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/383198/jornal_29_valendo.pdf · caxumba, rubéola e varicela) e HPV. As UBS funcionam

D A P R E F E I T U R A29 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016 - Edição 195 - Ano 8

PrefeituradeCanoas@prefcanoas canoas.rs.gov.br

CARNAVAL 2016 SEGURANÇA PREVENÇÃO

Vigilância em Saúde reforçacombate ao Aedes aegypti

Desfiles em 18 e 19 demarço no Eduardo Gomes

Partos naturais em Canoasacima da média nacional

Moradores do São Luizajudam a testar câmeras

Página 8

Página 7

Página 2 Página 3

Em 2015, índice foi de 66% entre as 3.264 crianças nascidas no Hospital Universitário. No País, média é de 60%. Página 3

Uma rede de serviços atende e apóia moradores de rua

Entrega deuniformes começaem 11 de fevereiro

Objetivo é garantir proteção social e ajuda para o recomeço.

Página 5

Ireno Jardim

Tony Capellão Paula Vinhas Ireno Jardim

Page 2: DA PREFEITURA Partos naturais em Canoas acima da média ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/383198/jornal_29_valendo.pdf · caxumba, rubéola e varicela) e HPV. As UBS funcionam

2Informativo Semanal

29 de janeiro de 2016Edição 195 - Ano 8

D A P R E F E I T U R A 3Informativo Semanal

29 de janeiro de 2016Edição 195 - Ano 8

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade informa que a circulação na Rua Santa Vitória passou a funcionar em sentido único, da Rua Duque de Caxias para a Rua Dona Rafaela. A alteração atende a reivindicação de moradores do Bairro Marechal Rondon, para melhorar as condições de trânsito na via.

O Banco de Sangue do Hospital Universitário recebe doações, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h. O endereço é Avenida Farroupilha, 8001, Bairro São José, telefone 3478 8200. As doações são importantes em qualquer época do ano, mas no período que antecede o Carnaval tornam-se mais necessárias.

Prefeito na Estação

PARTICIPE DAS DECISÕES DA

PREFEITURAInstrumentos de Participação Popular e Cidadã

Próxima edição: dia 22 de fevereiro, 14 horas

Bate-papo com o Prefeito

Próxima edição22 de fevereiro - segunda-feira - 14hGabinete do Prefeito (fichas às 7h30)

Audiências Públicas com o prefeito

Prefeitura na RuaDia 30, sábado - 9hPraça São Pio XRua Rio Grande do Sul com Rua Amazonas Bairro Mathias Velho - Região Noroeste

Dia 6, sábado - 9hEm frente à ConabCentral ParkRegião Sudoeste

Próxima edição25 de fevereiro, quinta-feira - 6h30Estação Centro

www.agoraemrede.com.br

PREFEITURA NA RUA

29 mil atendimentose visita internacionalA 277ª edição do Prefeitura na Rua, realizada no sábado (23), no Bairro São José, registrou o atendimento de número 29 mil, feito à moradora Cássia Luciara da Silveira Munhoz. Ela solicitou uma vaga na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel de Moura Brizola, que tem turno integral. “É a primeira vez que venho ao Prefeitura na Rua. Este é um canal próximo às pessoas. Elas podem trazer as suas solicitações, diretamente, para os responsáveis”, afirmou.

“Ações mais acertadas”A atividade recebeu a visita de um grupo que participou do Fórum Social Temático 2016, em Porto Alegre. O secretário geral do Escritório de Consulta Pública de Montreal (Canadá), Luc Doray, e os representantes das cidades brasileiras de Caruaru (Pernambuco), Lino Portela, e de Guarulhos (São Paulo), Fábio Casemiro Gomes, junto com representantes de Brasília,

acompanharam os trabalhos.Na avaliação de Doray, o Prefeitura na Rua oferece a oportunidade para que os moradores exponham seus problemas e para que os gestores saibam mais sobre a realidade dos cidadãos. “Isso os ajuda a desenvolverem ações mais acertadas”, afirmou.

No Fórum Social, Canoas organizou o 9º Encontro Brasileiro da Rede de Orçamento Participativo. Na sexta-feira (22), foi entregue o 1º Prêmio de Boas Práticas de OP. Foram premiados dois municípios em cada uma das quatro categorias.

Cássia: atendimento 29 mil

Visitantes do Canadá e brasileiros conheceram o projeto

Guarda Municipal terá 38 novos agentes em marçoOs 38 novos agentes da Guarda Municipal, classificados em concurso, estão sendo formados na Fundação La Salle desde outubro de 2015. No dia 22 deste mês, eles tiveram aula na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), onde conheceram a política de segurança pública do Município, com destaque para os projetos sociais e para os Territórios de Paz Guajuviras e Mathias Velho/Harmonia. Também foram informados sobre o Observatório de Segurança Pública de Canoas, coordenado pela SMSPC.

A GM tem papel fundamental na prevenção, na articulação e na mobilização das comunidades, orientando sobre condutas que evitam situações

de risco. Também atua na Ronda Escolar e em eventos. Com o ingresso dos novos servidores, a Guarda passará a ter .124 agentes

Grupo teve aula na SMSPC este mês

SÃO LUIZ

Moradores acompanhamteste das câmeras Rosilaine Pinheiro

Duas das quatro câmeras instaladas no Bairro São Luiz,

por meio do Orçamento Participativo, já estão funcionando. No dia 20, moradores acompanharam a captação das primeiras imagens no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania. As outras duas aguardam ligação de energia elétrica pela AES Sul.

"Os equipamentos são de ótima qualidade, têm um alcance muito bom", observou o morador e tesoureiro da Associação de Moradores do São Luiz, Joni Leindecker, que estava acompanhado do presidente da entidade, Cláudio Fonseca, e do comerciante Ezequiel dos Santos.

Cidadão da PazNo São Luiz, funciona um piloto do programa Cidadão da Paz, pelo qual a comunidade pode ajudar a prevenir delitos por meio da troca de informações com os agentes da segurança pública pelo WhatsApp. Além disso, reuniões comunitárias são promovidas periodicamente. Outros bairros também estão se organizando, como Igara, Fátima e Guajuviras. Com apoio da Guarda Municipal, os próprios moradores realizam reuniões para que a comunidade conheça e possa aderir ao Cidadão da Paz.

Imagens captadas no Centro Integrado de Comando e Controle

Canoas volta a superar médianacional de partos naturaisHospital Universitário tem estrutura adequada, inclusive para casos de alto risco

Daniel Soares

Oparto natural foi, mais uma vez, a tendência de nascimentos dos canoenses.

Dos 3.264 partos registrados em Canoas em 2015, apenas 34% foram cesarianas e 66% ocorreram de forma natural. No Brasil, o parto natural representou 60% dos procedimentos realizados no Sistema Único de Saúde, enquanto as cesarianas representaram 40%.

Em 2014, o índice foi de 68%. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus e pela Prefeitura de Canoas, administradora do Hospital Universitário (HU).

Além de ser uma recomendação da própria Organização Mundial de Saúde, o parto normal tem uma série de vantagens em relação à cesariana. Conforme o médico obstetra Marcelo Mathias, gestor da Obstetrícia do HU, uma delas é a mais rápida recuperação da parturiente. “O parto normal sem intercorrências graves, tende a ter resultados muito melhores tanto para as mães como para os bebês”, diz o especialista.

Recuperação mais rápidaYasmin e Giovana nasceram de parto natural, lindas e saudáveis, na madrugada de terça-feira (26), no HU. Viviane Machado Ribeiro, de 20 anos, moradora da Nova Estância, mãe da Yasmin, desde o início da gravidez tinha optado pelo parto natural. “A recuperação é muito mais rápida e tranquila”, comentou Viviane, enquanto amamentava a filha sob o olhar orgulhoso de Bruno, pai da menina. A recuperação também foi uma vantagem apontada por Patrícia Dartora, de 22 anos, moradora da Rio Branco e mãe da Giovana.

Diariamente, são realizados, em média, dez partos no HU. Mathias destaca que o HU também está em condições de executar partos de alto risco. “Somos equipados com UTI neo-natal e UTI obstétrica de alto risco. Por isso, temos capacidade de atender intercorrências mesmo com a grande demanda, inclusive de outros municípios, com qualidade na retaguarda”, assegura o médico.

Entrevista em áudio++www.radiocanoasonline.com.br/audio

Viviane Ribeiro (com Bruno) teve Yasmin com parto natural

Patrícia Dartora, mãe de Giovana: recuperação rápida

Combate ao Aedes é intensificadoEquipes da Vigilância em Saúde de Canoas realizam um intenso trabalho de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. No verão, historicamente, aumentam as infestações, muitas vezes provocadas por acúmulo de água de pancadas de chuvas.

O trabalho de pulverização com larvicida já ocorreu no Bairro Fátima, na Base Aérea e no 5º Comar, as duas

últimas com extensas áreas. Segundo a Vigilância em Saúde, em 2015, foram 71 bloqueios (pulverizações). Neste ano, já foram 11.

A colaboração da comunidade é fundamental para o sucesso desse trabalho. Além dos cuidados que precisam ser tomados para evitar o nascimento das larvas, o morador deve permitir o acesso dos agentes aos imóveis e seguir as orientações prestadas por eles. Os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde estão identificados com coletes verdes e crachás.

Em caso de dúvida ou para informar sobre áreas com risco de infestação:3463 2936 (Unidade de Endemias).

Algumas vacinas estão indisponíveis, atualmente, na rede de atendimento básico em Saúde de Canoas devido à falta de reposição dos estoques pelo Ministério da Saúde. Até a normalização ou autorização para compra direta pelo Município, estão em falta as vacinas contra Hepatite A, Hepatite B, Dupla Adulto (difteria e pertussis ou coqueluche), DTP (difteria, tétano e pertussis) e Antirrábica.Em caso de mordida por cão, a Secretaria Municipal da Saúde orienta que a vítima procure a UBS mais próxima. Se o animal tiver dono, é importante observar o seu comportamento nos dez dias seguintes. Se o cão for de rua, após os procedimentos básicos nos ferimentos,

Saúde informa sobre vacinasa UBS faz o cadastro da pessoa.Algumas vacinas estão com estoque limitado. É o caso da BCG (tuberculose), disponível na UBS Santa Isabel. A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e febre amarela estão disponíveis nas UBS CAIC, Santa Isabel, Praça América, União, Niterói e Fátima II.Em todas as unidades, estão disponíveis as vacinas Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Heamophilus influenza B), VIP (poliomielite), Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C, Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e HPV.

As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Fotos Paula Vinhas

Paula Vinhas

Tony Capellão

Tony Capelão

Paula Vinhas

Page 3: DA PREFEITURA Partos naturais em Canoas acima da média ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/383198/jornal_29_valendo.pdf · caxumba, rubéola e varicela) e HPV. As UBS funcionam

2Informativo Semanal

29 de janeiro de 2016Edição 195 - Ano 8

D A P R E F E I T U R A 3Informativo Semanal

29 de janeiro de 2016Edição 195 - Ano 8

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade informa que a circulação na Rua Santa Vitória passou a funcionar em sentido único, da Rua Duque de Caxias para a Rua Dona Rafaela. A alteração atende a reivindicação de moradores do Bairro Marechal Rondon, para melhorar as condições de trânsito na via.

O Banco de Sangue do Hospital Universitário recebe doações, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h. O endereço é Avenida Farroupilha, 8001, Bairro São José, telefone 3478 8200. As doações são importantes em qualquer época do ano, mas no período que antecede o Carnaval tornam-se mais necessárias.

Prefeito na Estação

PARTICIPE DAS DECISÕES DA

PREFEITURAInstrumentos de Participação Popular e Cidadã

Próxima edição: dia 22 de fevereiro, 14 horas

Bate-papo com o Prefeito

Próxima edição22 de fevereiro - segunda-feira - 14hGabinete do Prefeito (fichas às 7h30)

Audiências Públicas com o prefeito

Prefeitura na RuaDia 30, sábado - 9hPraça São Pio XRua Rio Grande do Sul com Rua Amazonas Bairro Mathias Velho - Região Noroeste

Dia 6, sábado - 9hEm frente à ConabCentral ParkRegião Sudoeste

Próxima edição25 de fevereiro, quinta-feira - 6h30Estação Centro

www.agoraemrede.com.br

PREFEITURA NA RUA

29 mil atendimentose visita internacionalA 277ª edição do Prefeitura na Rua, realizada no sábado (23), no Bairro São José, registrou o atendimento de número 29 mil, feito à moradora Cássia Luciara da Silveira Munhoz. Ela solicitou uma vaga na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel de Moura Brizola, que tem turno integral. “É a primeira vez que venho ao Prefeitura na Rua. Este é um canal próximo às pessoas. Elas podem trazer as suas solicitações, diretamente, para os responsáveis”, afirmou.

“Ações mais acertadas”A atividade recebeu a visita de um grupo que participou do Fórum Social Temático 2016, em Porto Alegre. O secretário geral do Escritório de Consulta Pública de Montreal (Canadá), Luc Doray, e os representantes das cidades brasileiras de Caruaru (Pernambuco), Lino Portela, e de Guarulhos (São Paulo), Fábio Casemiro Gomes, junto com representantes de Brasília,

acompanharam os trabalhos.Na avaliação de Doray, o Prefeitura na Rua oferece a oportunidade para que os moradores exponham seus problemas e para que os gestores saibam mais sobre a realidade dos cidadãos. “Isso os ajuda a desenvolverem ações mais acertadas”, afirmou.

No Fórum Social, Canoas organizou o 9º Encontro Brasileiro da Rede de Orçamento Participativo. Na sexta-feira (22), foi entregue o 1º Prêmio de Boas Práticas de OP. Foram premiados dois municípios em cada uma das quatro categorias.

Cássia: atendimento 29 mil

Visitantes do Canadá e brasileiros conheceram o projeto

Guarda Municipal terá 38 novos agentes em marçoOs 38 novos agentes da Guarda Municipal, classificados em concurso, estão sendo formados na Fundação La Salle desde outubro de 2015. No dia 22 deste mês, eles tiveram aula na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), onde conheceram a política de segurança pública do Município, com destaque para os projetos sociais e para os Territórios de Paz Guajuviras e Mathias Velho/Harmonia. Também foram informados sobre o Observatório de Segurança Pública de Canoas, coordenado pela SMSPC.

A GM tem papel fundamental na prevenção, na articulação e na mobilização das comunidades, orientando sobre condutas que evitam situações

de risco. Também atua na Ronda Escolar e em eventos. Com o ingresso dos novos servidores, a Guarda passará a ter .124 agentes

Grupo teve aula na SMSPC este mês

SÃO LUIZ

Moradores acompanhamteste das câmeras Rosilaine Pinheiro

Duas das quatro câmeras instaladas no Bairro São Luiz,

por meio do Orçamento Participativo, já estão funcionando. No dia 20, moradores acompanharam a captação das primeiras imagens no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania. As outras duas aguardam ligação de energia elétrica pela AES Sul.

"Os equipamentos são de ótima qualidade, têm um alcance muito bom", observou o morador e tesoureiro da Associação de Moradores do São Luiz, Joni Leindecker, que estava acompanhado do presidente da entidade, Cláudio Fonseca, e do comerciante Ezequiel dos Santos.

Cidadão da PazNo São Luiz, funciona um piloto do programa Cidadão da Paz, pelo qual a comunidade pode ajudar a prevenir delitos por meio da troca de informações com os agentes da segurança pública pelo WhatsApp. Além disso, reuniões comunitárias são promovidas periodicamente. Outros bairros também estão se organizando, como Igara, Fátima e Guajuviras. Com apoio da Guarda Municipal, os próprios moradores realizam reuniões para que a comunidade conheça e possa aderir ao Cidadão da Paz.

Imagens captadas no Centro Integrado de Comando e Controle

Canoas volta a superar médianacional de partos naturaisHospital Universitário tem estrutura adequada, inclusive para casos de alto risco

Daniel Soares

Oparto natural foi, mais uma vez, a tendência de nascimentos dos canoenses.

Dos 3.264 partos registrados em Canoas em 2015, apenas 34% foram cesarianas e 66% ocorreram de forma natural. No Brasil, o parto natural representou 60% dos procedimentos realizados no Sistema Único de Saúde, enquanto as cesarianas representaram 40%.

Em 2014, o índice foi de 68%. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus e pela Prefeitura de Canoas, administradora do Hospital Universitário (HU).

Além de ser uma recomendação da própria Organização Mundial de Saúde, o parto normal tem uma série de vantagens em relação à cesariana. Conforme o médico obstetra Marcelo Mathias, gestor da Obstetrícia do HU, uma delas é a mais rápida recuperação da parturiente. “O parto normal sem intercorrências graves, tende a ter resultados muito melhores tanto para as mães como para os bebês”, diz o especialista.

Recuperação mais rápidaYasmin e Giovana nasceram de parto natural, lindas e saudáveis, na madrugada de terça-feira (26), no HU. Viviane Machado Ribeiro, de 20 anos, moradora da Nova Estância, mãe da Yasmin, desde o início da gravidez tinha optado pelo parto natural. “A recuperação é muito mais rápida e tranquila”, comentou Viviane, enquanto amamentava a filha sob o olhar orgulhoso de Bruno, pai da menina. A recuperação também foi uma vantagem apontada por Patrícia Dartora, de 22 anos, moradora da Rio Branco e mãe da Giovana.

Diariamente, são realizados, em média, dez partos no HU. Mathias destaca que o HU também está em condições de executar partos de alto risco. “Somos equipados com UTI neo-natal e UTI obstétrica de alto risco. Por isso, temos capacidade de atender intercorrências mesmo com a grande demanda, inclusive de outros municípios, com qualidade na retaguarda”, assegura o médico.

Entrevista em áudio++www.radiocanoasonline.com.br/audio

Viviane Ribeiro (com Bruno) teve Yasmin com parto natural

Patrícia Dartora, mãe de Giovana: recuperação rápida

Combate ao Aedes é intensificadoEquipes da Vigilância em Saúde de Canoas realizam um intenso trabalho de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. No verão, historicamente, aumentam as infestações, muitas vezes provocadas por acúmulo de água de pancadas de chuvas.

O trabalho de pulverização com larvicida já ocorreu no Bairro Fátima, na Base Aérea e no 5º Comar, as duas

últimas com extensas áreas. Segundo a Vigilância em Saúde, em 2015, foram 71 bloqueios (pulverizações). Neste ano, já foram 11.

A colaboração da comunidade é fundamental para o sucesso desse trabalho. Além dos cuidados que precisam ser tomados para evitar o nascimento das larvas, o morador deve permitir o acesso dos agentes aos imóveis e seguir as orientações prestadas por eles. Os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde estão identificados com coletes verdes e crachás.

Em caso de dúvida ou para informar sobre áreas com risco de infestação:3463 2936 (Unidade de Endemias).

Algumas vacinas estão indisponíveis, atualmente, na rede de atendimento básico em Saúde de Canoas devido à falta de reposição dos estoques pelo Ministério da Saúde. Até a normalização ou autorização para compra direta pelo Município, estão em falta as vacinas contra Hepatite A, Hepatite B, Dupla Adulto (difteria e pertussis ou coqueluche), DTP (difteria, tétano e pertussis) e Antirrábica.Em caso de mordida por cão, a Secretaria Municipal da Saúde orienta que a vítima procure a UBS mais próxima. Se o animal tiver dono, é importante observar o seu comportamento nos dez dias seguintes. Se o cão for de rua, após os procedimentos básicos nos ferimentos,

Saúde informa sobre vacinasa UBS faz o cadastro da pessoa.Algumas vacinas estão com estoque limitado. É o caso da BCG (tuberculose), disponível na UBS Santa Isabel. A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e febre amarela estão disponíveis nas UBS CAIC, Santa Isabel, Praça América, União, Niterói e Fátima II.Em todas as unidades, estão disponíveis as vacinas Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Heamophilus influenza B), VIP (poliomielite), Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C, Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e HPV.

As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Fotos Paula Vinhas

Paula Vinhas

Tony Capellão

Tony Capelão

Paula Vinhas

Page 4: DA PREFEITURA Partos naturais em Canoas acima da média ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/383198/jornal_29_valendo.pdf · caxumba, rubéola e varicela) e HPV. As UBS funcionam

4Informativo Semanal

29 de janeiro de 2016Edição 195 - Ano 8

D A P R E F E I T U R A

A Corregedoria dos Conselhos Tutelares começou a trabalhar em janeiro. Na primeira reunião, os integrantes iniciaram a elaboração do Regimento Interno, que regulamentará o funcionamento do órgão. Também foram eleitos o presidente, Álvaro Carpes Lisbôa Júnior, e a vice, Maria Celeste de Souza da Silva. 5

Informativo Semanal29 de janeiro de 2016

Edição 195 - Ano 8

As inscrições para os cursos gratuitos de informática nos Territórios Digitais podem ser feitas pela internet. As aulas para jovens, adultos e idosos ocorrem nas subprefeituras e no CSU Mathias Velho e serão retomadas após o Carnaval. Para se inscrever: link http://goo.gl/forms/DnCeBhCa0u

Vai , o prazo para aderir ao Programa de até 29 de fevereiroRecuperação de Créditos Tributários “Em Dia com Canoas 2016”. É uma oportunidade para que os contribuintes regularizem suas dívidas relativas a IPTU, ISSQN, taxas como de alvarás, licenças de construção, multas e habite-se, entre outros. Podem aderir pessoas físicas ou jurídicas com débitos vencidos até 31 de dezembro de 2015, mesmo que estejam em cobrança judicial.

Condições de pagamento À vista – redução de 100% na multa e nos juros de mora. Parcelamento (em até 6 vezes) – redução de 100% na multa e 50% nos juros moratórios. Para débitos ajuizados, além dos benefícios acima, redução de 100% da multa judicial e dos honorários advocatícios. Quem já possui parcelamento pode renegociar as parcelas em aberto, desde que já tenha pago 50% do valor. www.canoas.rs.gov.brAdesão pelo site Em caso de dificuldades no acesso à internet, a adesão também poderá ser feita na Unidade de Atendimento da Secretaria da Fazenda: Rua Frei Orlando 68, das 9h às 17h.Informações pelo telefone 3425 7610, opção 3

A substituição das lâmpadas incandescentes pelas de LED (diodos emissores de luz) nas sinaleiras em Canoas já representa uma economia superior a 80%. O custo mensal caiu de R$ 22 mil para cerca de R$ 4 mil, informa a Secretaria de Transportes e Mobilidade. O processo de substituição começou em 2010 e, somente em 2015, foram instalados 159 novos equipamentos com temporizadores. Além da redução de custos, a tecnologia proporciona vida útil de 100 mil horas e mais brilho, o que facilita a visibilidade pelos motoristas e pedestres durante o dia e à noite.

Das 321 sinaleiras da cidade, apenas seis ainda são convencionais e serão trocadas neste primeiro trimestre. No total, Canoas possui cem conjuntos semafóricos. O maior é o da Guilherme Schell, em frente ao viaduto do 5º Comar, com dez sinaleiras.

SINALEIRAS

Substituição de lâmpadasgera economia de 80%

Cai o número demultas no trânsito

Já foram modernizadas 315 semáforos desde 2010

As campanhas de educação no trânsito como as blitze educativas e as ações de fiscalização, por meio de radares móveis, têm dado resultado em Canoas. O número de veículos multados nos últimos dois anos caiu 34%: 5.975 em 2014 e 3.924 em 2015. Mesmo com a queda nas multas, o trabalho está sendo reforçado com a nomeação, em dezembro passado, de de trânsito e 13 novos agentesa ampliação do horário de operação dos dois radares móveis (51 pontos em 14 ruas).

Radares móveisO equipamento funciona com um sistema de laser que registra a placa do carro. O radar atinge um raio de até mil metros de distância. O aparelho pode, também, multar motociclistas que ultrapassem a velocidade de 60 km/h em ruas e avenidas. São fiscalizadas as vias onde ocorre o maior número de acidentes de trânsito. Os estudos técnicos são realizados pela Unidade de Estatística e Controle da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade.

Campanhas de educação em 2015 29 blitze educativas

7.579 veículos abordados

79.581 informativos distribuídos na cidade

A substituição das redes de esgoto pluvial, cloacal e de abastecimento de água na Rua Tiradentes, no Centro, serão realizadas de 30 de janeiro a 9 de fevereiro. A proposta da Prefeitura foi aprovada pelos lojistas do trecho entre a rua 15 de Janeiro e a Avenida Getúlio Vargas, em reunião promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.Nesse período, a rua permanece bloqueada somente para veículos. Os trabalhos

Passeio público da Tiradentes será semelhante ao do Calçadão

Mais um mês de prazopara regularizar dívidas

CENTRO

Novas redes de água e deesgoto na Rua Tiradentes

ocorrerão durante 11 dias, dos quais somente quatro dias úteis, em função do feriado de Carnaval. Depois dessa etapa, a empresa contratada para as obras de revitalização do Centro irá pavimentar o passeio público com o mesmo padrão do Largo da Praça da Bandeira e do Calçadão, e executar a ligação dos ramais das redes de água e de esgoto. Não serão utilizados tapumes, para permitir o trânsito de pedestres e de veículos.

Concluídas (65%) Pavimentação de 56 km de ruas e avenidas Revitalização do Calçadão Revitalização da Praça Moinhos de Vento Revitalização da Praça Verdes Campos Construção do Skate Park Reforma do Centro Olímpico Municipal Instalação do novo Centro de Processamento de Dados Instalação de câmeras e demais equipamentos de videomonitoramento Ginásio da Santa Isabel (prestes a inaugurar) Revitalização da Praça da Bandeira

CANOAS PARA TODOS

Técnicos do CAF aprovamexecução das obrasPlanejamento e execução adotados pela Prefeitura deverão servir de modelo

Sandro Fávero

Aavaliação da terceira visita dos técnicos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América

Latina) às obras financiadas pela instituição em Canoas foi considerada tão positiva que o trabalho de planejamento e de execução adotado pela Prefeitura deverá servir de modelo para cidades brasileiras e de outros países. "Até aqui, os projetos têm correspondido às expectativas, alguns estão até mais avançados do que o

cronograma. Não tivemos nenhum problema de descumprimento de contrato", observou o executivo sênior do CAF no Brasil, José Rafael Neto.

Até o momento, foram investidos R$ 79 milhões de um total de R$ 110 milhões financiados. O contrato do Programa Integrado de Investimentos para Revitalização e Ampliação da Infraestrutura Urbana de Canoas, o "Canoas para Todos", foi assinado em junho de 2014 e se estenderá até fevereiro de 2017. As obras são fiscalizadas pelo Escritório de Engenharia e Arquitetura.

Nas visitas, os técnicos comparam as intervenções realizadas com os projetos de engenharia e arquitetura enviados no processo de financiamento. O último monitoramento pelo CAF havia sido realizado em abril de 2015.

Em execução Revitalização da Praça da Bíblia Construção da Praça Júlio Pereira de Souza Restauro da Casa dos Rosa Construção do Hangar Cultural Instalação da rede de fibra ótica de alto desempenho Construção da Casa de Bombas 8

Em licitação Construção da Perimetral Oeste (orçamento de R$ 13,8 milhões)

Principais obras vistoriadas

Rede garante proteçãosocial a moradores de rua Patrícia Duarte

Canoas mantém uma rede para atender pessoas em situação de rua. São serviços e espaços destinados a garantir proteção social,

alimentação, atendimentos terapêuticos e auxílio na confecção de documentos. O Centro Especializado em Atendimento para População de Rua (Centro POP), o Albergue Municipal e o Consultório de Rua são alguns desses exemplos. Localizado no Bairro Marechal Rondon desde 2015, o Centro POP serve, diariamente, de 25 a 30 refeições, café da manhã e almoço.

O local também transformou-se em um espaço de superação e de criação de vínculos de amizade. Quem relata um pouco dessa realidade é o operador de máquinas Emerson Carvalho de Cruz, 26 anos, que em 2015 terminou um tratamento para dependência química. Gradativamente, está reconstruindo a sua vida. Gosta de tocar violão, e, se pudesse, escutaria rádio o tempo inteiro. Ele completou o Ensino Fundamental e é um leitor assíduo.

Anderson Rheilander, 30 anos, também gosta de música, e nas rodas onde os usuários apresentam um pouco dos seus dotes, toca violão com habilidade. O primeiro instrumento ganhou do pai, aos 9 anos. Ele procurou o Centro POP para buscar orientações sobre tratamento para dependência química.

Mensagens de ânimoJosé Campos Alon Dias, 66 anos, recuperou-se da dependência do álcool, mas segue morando na rua por opção. Diz que isso ajuda a manter-se afastado da bebida. Depois de um longo tratamento, venceu barreiras e, atualmente, atua como oficineiro no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Travessia, onde formou uma banda, que já fez algumas apresentações musicais. Alon, como gosta de ser chamado, vai todas as quartas-feiras ao Centro POP para levar uma mensagem de ânimo aos frequentadores.

Outros serviçosConsultório de RuaUma equipe formada por psicóloga, assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem e dois agentes sociais percorrem a cidade para atender as necessidades de saúde da população em situação de rua.

Albergue MunicipalLocalizado no Bairro Mathias Velho, o espaço acolhe, a cada noite, pessoas em situação de rua.

Alon formou uma banda no CAPS Travessia

Alisson Moura

Gustavo Garbino

Winny Padaratz

Brenda Garnize

Page 5: DA PREFEITURA Partos naturais em Canoas acima da média ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/383198/jornal_29_valendo.pdf · caxumba, rubéola e varicela) e HPV. As UBS funcionam

4Informativo Semanal

29 de janeiro de 2016Edição 195 - Ano 8

D A P R E F E I T U R A

A Corregedoria dos Conselhos Tutelares começou a trabalhar em janeiro. Na primeira reunião, os integrantes iniciaram a elaboração do Regimento Interno, que regulamentará o funcionamento do órgão. Também foram eleitos o presidente, Álvaro Carpes Lisbôa Júnior, e a vice, Maria Celeste de Souza da Silva. 5

Informativo Semanal29 de janeiro de 2016

Edição 195 - Ano 8

As inscrições para os cursos gratuitos de informática nos Territórios Digitais podem ser feitas pela internet. As aulas para jovens, adultos e idosos ocorrem nas subprefeituras e no CSU Mathias Velho e serão retomadas após o Carnaval. Para se inscrever: link http://goo.gl/forms/DnCeBhCa0u

Vai , o prazo para aderir ao Programa de até 29 de fevereiroRecuperação de Créditos Tributários “Em Dia com Canoas 2016”. É uma oportunidade para que os contribuintes regularizem suas dívidas relativas a IPTU, ISSQN, taxas como de alvarás, licenças de construção, multas e habite-se, entre outros. Podem aderir pessoas físicas ou jurídicas com débitos vencidos até 31 de dezembro de 2015, mesmo que estejam em cobrança judicial.

Condições de pagamento À vista – redução de 100% na multa e nos juros de mora. Parcelamento (em até 6 vezes) – redução de 100% na multa e 50% nos juros moratórios. Para débitos ajuizados, além dos benefícios acima, redução de 100% da multa judicial e dos honorários advocatícios. Quem já possui parcelamento pode renegociar as parcelas em aberto, desde que já tenha pago 50% do valor. www.canoas.rs.gov.brAdesão pelo site Em caso de dificuldades no acesso à internet, a adesão também poderá ser feita na Unidade de Atendimento da Secretaria da Fazenda: Rua Frei Orlando 68, das 9h às 17h.Informações pelo telefone 3425 7610, opção 3

A substituição das lâmpadas incandescentes pelas de LED (diodos emissores de luz) nas sinaleiras em Canoas já representa uma economia superior a 80%. O custo mensal caiu de R$ 22 mil para cerca de R$ 4 mil, informa a Secretaria de Transportes e Mobilidade. O processo de substituição começou em 2010 e, somente em 2015, foram instalados 159 novos equipamentos com temporizadores. Além da redução de custos, a tecnologia proporciona vida útil de 100 mil horas e mais brilho, o que facilita a visibilidade pelos motoristas e pedestres durante o dia e à noite.

Das 321 sinaleiras da cidade, apenas seis ainda são convencionais e serão trocadas neste primeiro trimestre. No total, Canoas possui cem conjuntos semafóricos. O maior é o da Guilherme Schell, em frente ao viaduto do 5º Comar, com dez sinaleiras.

SINALEIRAS

Substituição de lâmpadasgera economia de 80%

Cai o número demultas no trânsito

Já foram modernizadas 315 semáforos desde 2010

As campanhas de educação no trânsito como as blitze educativas e as ações de fiscalização, por meio de radares móveis, têm dado resultado em Canoas. O número de veículos multados nos últimos dois anos caiu 34%: 5.975 em 2014 e 3.924 em 2015. Mesmo com a queda nas multas, o trabalho está sendo reforçado com a nomeação, em dezembro passado, de de trânsito e 13 novos agentesa ampliação do horário de operação dos dois radares móveis (51 pontos em 14 ruas).

Radares móveisO equipamento funciona com um sistema de laser que registra a placa do carro. O radar atinge um raio de até mil metros de distância. O aparelho pode, também, multar motociclistas que ultrapassem a velocidade de 60 km/h em ruas e avenidas. São fiscalizadas as vias onde ocorre o maior número de acidentes de trânsito. Os estudos técnicos são realizados pela Unidade de Estatística e Controle da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade.

Campanhas de educação em 2015 29 blitze educativas

7.579 veículos abordados

79.581 informativos distribuídos na cidade

A substituição das redes de esgoto pluvial, cloacal e de abastecimento de água na Rua Tiradentes, no Centro, serão realizadas de 30 de janeiro a 9 de fevereiro. A proposta da Prefeitura foi aprovada pelos lojistas do trecho entre a rua 15 de Janeiro e a Avenida Getúlio Vargas, em reunião promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.Nesse período, a rua permanece bloqueada somente para veículos. Os trabalhos

Passeio público da Tiradentes será semelhante ao do Calçadão

Mais um mês de prazopara regularizar dívidas

CENTRO

Novas redes de água e deesgoto na Rua Tiradentes

ocorrerão durante 11 dias, dos quais somente quatro dias úteis, em função do feriado de Carnaval. Depois dessa etapa, a empresa contratada para as obras de revitalização do Centro irá pavimentar o passeio público com o mesmo padrão do Largo da Praça da Bandeira e do Calçadão, e executar a ligação dos ramais das redes de água e de esgoto. Não serão utilizados tapumes, para permitir o trânsito de pedestres e de veículos.

Concluídas (65%) Pavimentação de 56 km de ruas e avenidas Revitalização do Calçadão Revitalização da Praça Moinhos de Vento Revitalização da Praça Verdes Campos Construção do Skate Park Reforma do Centro Olímpico Municipal Instalação do novo Centro de Processamento de Dados Instalação de câmeras e demais equipamentos de videomonitoramento Ginásio da Santa Isabel (prestes a inaugurar) Revitalização da Praça da Bandeira

CANOAS PARA TODOS

Técnicos do CAF aprovamexecução das obrasPlanejamento e execução adotados pela Prefeitura deverão servir de modelo

Sandro Fávero

Aavaliação da terceira visita dos técnicos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América

Latina) às obras financiadas pela instituição em Canoas foi considerada tão positiva que o trabalho de planejamento e de execução adotado pela Prefeitura deverá servir de modelo para cidades brasileiras e de outros países. "Até aqui, os projetos têm correspondido às expectativas, alguns estão até mais avançados do que o

cronograma. Não tivemos nenhum problema de descumprimento de contrato", observou o executivo sênior do CAF no Brasil, José Rafael Neto.

Até o momento, foram investidos R$ 79 milhões de um total de R$ 110 milhões financiados. O contrato do Programa Integrado de Investimentos para Revitalização e Ampliação da Infraestrutura Urbana de Canoas, o "Canoas para Todos", foi assinado em junho de 2014 e se estenderá até fevereiro de 2017. As obras são fiscalizadas pelo Escritório de Engenharia e Arquitetura.

Nas visitas, os técnicos comparam as intervenções realizadas com os projetos de engenharia e arquitetura enviados no processo de financiamento. O último monitoramento pelo CAF havia sido realizado em abril de 2015.

Em execução Revitalização da Praça da Bíblia Construção da Praça Júlio Pereira de Souza Restauro da Casa dos Rosa Construção do Hangar Cultural Instalação da rede de fibra ótica de alto desempenho Construção da Casa de Bombas 8

Em licitação Construção da Perimetral Oeste (orçamento de R$ 13,8 milhões)

Principais obras vistoriadas

Rede garante proteçãosocial a moradores de rua Patrícia Duarte

Canoas mantém uma rede para atender pessoas em situação de rua. São serviços e espaços destinados a garantir proteção social,

alimentação, atendimentos terapêuticos e auxílio na confecção de documentos. O Centro Especializado em Atendimento para População de Rua (Centro POP), o Albergue Municipal e o Consultório de Rua são alguns desses exemplos. Localizado no Bairro Marechal Rondon desde 2015, o Centro POP serve, diariamente, de 25 a 30 refeições, café da manhã e almoço.

O local também transformou-se em um espaço de superação e de criação de vínculos de amizade. Quem relata um pouco dessa realidade é o operador de máquinas Emerson Carvalho de Cruz, 26 anos, que em 2015 terminou um tratamento para dependência química. Gradativamente, está reconstruindo a sua vida. Gosta de tocar violão, e, se pudesse, escutaria rádio o tempo inteiro. Ele completou o Ensino Fundamental e é um leitor assíduo.

Anderson Rheilander, 30 anos, também gosta de música, e nas rodas onde os usuários apresentam um pouco dos seus dotes, toca violão com habilidade. O primeiro instrumento ganhou do pai, aos 9 anos. Ele procurou o Centro POP para buscar orientações sobre tratamento para dependência química.

Mensagens de ânimoJosé Campos Alon Dias, 66 anos, recuperou-se da dependência do álcool, mas segue morando na rua por opção. Diz que isso ajuda a manter-se afastado da bebida. Depois de um longo tratamento, venceu barreiras e, atualmente, atua como oficineiro no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Travessia, onde formou uma banda, que já fez algumas apresentações musicais. Alon, como gosta de ser chamado, vai todas as quartas-feiras ao Centro POP para levar uma mensagem de ânimo aos frequentadores.

Outros serviçosConsultório de RuaUma equipe formada por psicóloga, assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem e dois agentes sociais percorrem a cidade para atender as necessidades de saúde da população em situação de rua.

Albergue MunicipalLocalizado no Bairro Mathias Velho, o espaço acolhe, a cada noite, pessoas em situação de rua.

Alon formou uma banda no CAPS Travessia

Alisson Moura

Gustavo Garbino

Winny Padaratz

Brenda Garnize

Page 6: DA PREFEITURA Partos naturais em Canoas acima da média ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/383198/jornal_29_valendo.pdf · caxumba, rubéola e varicela) e HPV. As UBS funcionam

6Informativo Semanal

29 de janeiro de 2016Edição 195 - Ano 8

O , apresentado pela Rádio Canoas Online, teve como convidados, no dia 20, programa “Juventude no Ar”integrantes do coletivo Liga do Funk, com o DJ PDR, MC Cacau Rocha, MC DIIH e Bruno, que também participaram do Fórum Social Temático, em Porto Alegre. O Liga do Funk realiza um trabalho social na periferia de São Paulo. 7

Informativo Semanal29 de janeiro de 2016

Edição 195 - Ano 8D A P R E F E I T U R AD A P R E F E I T U R A

NOSSA CIDADE:

A GENTE AMA, A GENTE CUIDA.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza um "choque de limpeza" mensal em cada quadrante da cidade. Os bairros recebem capina, pintura de meio-fio, consertos na iluminação, fiscalização de terrenos baldios, limpeza e embelezamento de ruas.

Denuncie o descarte irregular: 0800 510 1234

Fique ligado

Semana

1º a 5 de fevereiroSudoeste

Quadrante

Choque de Limpeza

(região do Rio Branco)

Os ônibus do transporte coletivo municipal não circularão no campus da Ulbra até 16 de fevereiro, devido às férias. Nesse período, o ponto mais próximo de embarque e desembarque será na Avenida Farroupilha, ao lado da universidade, informa a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade.

História do cavaloPanga tem final felizO cavalo Panga, de 4 anos, ganhou um novo lar. Depois de sofrer maus tratos e ser abandonado na rua, o animal ficou cerca de oito meses no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA). Ele recuperou-se, dobrou o peso com alimentação correta e foi adotado pela Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC). Panga vai permanecer na sede campestre da ASMC, em Nova Santa Rita.

Cavalos na mesma situação são tratados no CBEA. Depois de recuperados, eles são disponibilizados para adoção. Atualmente, três cavalos permanecem no Centro e outros três já foram adotados.

Confira o calendárioDia 11, quinta-feira - Quadrante Sudeste

Escola Horários

EMEF Duque de Caxias 8h30

EMEF Jacob Longoni 9h30

EMEF Farroupilha 10h30

EMEF Santos Dumont 14h

EMEF Pernambuco 15h

EMEF Theodoro Bogen 16h

Dia 12, sexta-feira Quadrante Nordeste

EMEF Paulo Freire 8h30

EMEF Sete de Setembro 9h30

EMEF General Neto 10h30

EMEF Walter Peracchi 14h

EMEF Irmão Pedro 15h

EMEF Rondônia 16h

Dia 15, segunda-feira - Quadrante Nordeste

EMEF Castelo Branco 8h30

EMEF Leonel de Moura Brizola 9h30

EMEF Nancy Pansera 10h30

EMEF Carlos Drummond de Andrade 14h

EMEF Guajuviras 15h

EMEF Erna Würth 16h

Dia 16, terça-feira - Quadrante Noroeste

EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig 8h30

EMEF Thiago Würth 9h30

EMEF Odette Yolanda de Freitas 10h30

EMEF David Canabarro 14h

EMEF Max Oderich 15h

EMEF Gonçalves Dias 16h

Dia 17, quarta-feira - Quadrante Noroeste

EMEF Ceará 8h30

EMEF Rio de Janeiro 9h30

EMEF João Palma da Silva 10h30

EMEF Bilíngue Vitória 14h

EMEF João Paulo I 15h

EMEF Arthur Pereira de Vargas 16h

Dia 18, quinta-feira - Quadrante Sudoeste

EMEF Assis Brasil 8h30

EMEF Paulo VI 9h30

EMEF Francisco Pinto Bandeira 10h30

EMEF Nelson Paim Terra 14h

EMEF General Osório 15h

EMEF Monteiro Lobato 16h

EMEF Barão de Mauá 17h

Dia 19, sexta-feira -

Quadrantes Nordeste e Sudoeste

EMEF Rui Cirne Lima 8h30

EMEF Rio Grande do Sul 9h30

EMEF Ícaro 10h30

EMEF Edgar Fontoura 14h

EMEF Tancredo Neves 15h

EMEF Ildo Meneghetti 16h

EMEF Arthur Oscar Jochims 17h

ENSINO FUNDAMENTAL

Atenção para aentrega de uniformesOs cerca de 28 mil alunos das 44 escolas municipais de Ensino Fundamental receberão os uniformes de verão . A Secretaria a partir de 11 de fevereiroMunicipal de Educação fará a entrega nas próprias escolas aos pais ou responsáveis pelos estudantes. As aulas começarão no dia 24 de fevereiro.

Mudas gratuitas no Viveiro MunicipalO Viveiro Municipal, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), continua distribuindo, gratuitamente, mudas nativas e frutíferas à comunidade. São

entregues duas mudas, por CPF, de espécies como pitangueira, cereja preta, araçá, araticum, pata de vaca e canela.

A equipe da SMMA informa que as plantas são para plantio dentro dos pátios, pois a arborização de calçadas é responsabilidade do Município.

Galeria de fotos+www.canoas.rs.gov.br

Onde retirarParque Municipal Getúlio Vargas Rua Dona Rafaela, 700

Horário: das 9h ao meio-dia e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira

Paula Vinhas

Brenda Garnize

Paula Vinhas

O Município deu mais um passo para a implantação da primeira fase do Parque Canoas de Inovação (PCI). A Lei Municipal 5998/2016, sancionada no dia 25, trata da doação de uma área de 61,6 mil metros quadrados para implantação do Cluster Industrial Tecnológico, na Fazenda Guajuviras. Com investimento de R$ 21, 8 milhões, o Cluster terá empresas de ponta do segmento de eletroeletrônicos, de automação de controle. Além de desenvolver produtos e serviços de inovação, vai promover a integração com instituições de ensino.

InfraestruturaA construtora Toniolo Busnello S.A, vencedora da licitação, vai executar as obras de terraplenagem, redes de distribuição de água, de esgoto cloacal, de esgoto pluvial, rede elétrica, iluminação pública, pavimentação, sinalização viária e urbana na área do Cluster. A homologação também ocorreu no dia 25. A expectativa é de que a infraestrutura seja concluída até o final de 2016.O presidente da Exatron, Régis Sell Haubert, falou em nome das empresas, enfatizando que Canoas será uma das primeiras cidade do Rio Grande do Sul a ter um polo de inovação tecnológica de multissegmentos e multissetoriais fora de universidades.

PARQUE CANOAS DE INOVAÇÃO

Doada área para oCluster Tecnológico

Page 7: DA PREFEITURA Partos naturais em Canoas acima da média ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/383198/jornal_29_valendo.pdf · caxumba, rubéola e varicela) e HPV. As UBS funcionam

6Informativo Semanal

29 de janeiro de 2016Edição 195 - Ano 8

O , apresentado pela Rádio Canoas Online, teve como convidados, no dia 20, programa “Juventude no Ar”integrantes do coletivo Liga do Funk, com o DJ PDR, MC Cacau Rocha, MC DIIH e Bruno, que também participaram do Fórum Social Temático, em Porto Alegre. O Liga do Funk realiza um trabalho social na periferia de São Paulo. 7

Informativo Semanal29 de janeiro de 2016

Edição 195 - Ano 8D A P R E F E I T U R AD A P R E F E I T U R A

NOSSA CIDADE:

A GENTE AMA, A GENTE CUIDA.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza um "choque de limpeza" mensal em cada quadrante da cidade. Os bairros recebem capina, pintura de meio-fio, consertos na iluminação, fiscalização de terrenos baldios, limpeza e embelezamento de ruas.

Denuncie o descarte irregular: 0800 510 1234

Fique ligado

Semana

1º a 5 de fevereiroSudoeste

Quadrante

Choque de Limpeza

(região do Rio Branco)

Os ônibus do transporte coletivo municipal não circularão no campus da Ulbra até 16 de fevereiro, devido às férias. Nesse período, o ponto mais próximo de embarque e desembarque será na Avenida Farroupilha, ao lado da universidade, informa a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade.

História do cavaloPanga tem final felizO cavalo Panga, de 4 anos, ganhou um novo lar. Depois de sofrer maus tratos e ser abandonado na rua, o animal ficou cerca de oito meses no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA). Ele recuperou-se, dobrou o peso com alimentação correta e foi adotado pela Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC). Panga vai permanecer na sede campestre da ASMC, em Nova Santa Rita.

Cavalos na mesma situação são tratados no CBEA. Depois de recuperados, eles são disponibilizados para adoção. Atualmente, três cavalos permanecem no Centro e outros três já foram adotados.

Confira o calendárioDia 11, quinta-feira - Quadrante Sudeste

Escola Horários

EMEF Duque de Caxias 8h30

EMEF Jacob Longoni 9h30

EMEF Farroupilha 10h30

EMEF Santos Dumont 14h

EMEF Pernambuco 15h

EMEF Theodoro Bogen 16h

Dia 12, sexta-feira Quadrante Nordeste

EMEF Paulo Freire 8h30

EMEF Sete de Setembro 9h30

EMEF General Neto 10h30

EMEF Walter Peracchi 14h

EMEF Irmão Pedro 15h

EMEF Rondônia 16h

Dia 15, segunda-feira - Quadrante Nordeste

EMEF Castelo Branco 8h30

EMEF Leonel de Moura Brizola 9h30

EMEF Nancy Pansera 10h30

EMEF Carlos Drummond de Andrade 14h

EMEF Guajuviras 15h

EMEF Erna Würth 16h

Dia 16, terça-feira - Quadrante Noroeste

EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig 8h30

EMEF Thiago Würth 9h30

EMEF Odette Yolanda de Freitas 10h30

EMEF David Canabarro 14h

EMEF Max Oderich 15h

EMEF Gonçalves Dias 16h

Dia 17, quarta-feira - Quadrante Noroeste

EMEF Ceará 8h30

EMEF Rio de Janeiro 9h30

EMEF João Palma da Silva 10h30

EMEF Bilíngue Vitória 14h

EMEF João Paulo I 15h

EMEF Arthur Pereira de Vargas 16h

Dia 18, quinta-feira - Quadrante Sudoeste

EMEF Assis Brasil 8h30

EMEF Paulo VI 9h30

EMEF Francisco Pinto Bandeira 10h30

EMEF Nelson Paim Terra 14h

EMEF General Osório 15h

EMEF Monteiro Lobato 16h

EMEF Barão de Mauá 17h

Dia 19, sexta-feira -

Quadrantes Nordeste e Sudoeste

EMEF Rui Cirne Lima 8h30

EMEF Rio Grande do Sul 9h30

EMEF Ícaro 10h30

EMEF Edgar Fontoura 14h

EMEF Tancredo Neves 15h

EMEF Ildo Meneghetti 16h

EMEF Arthur Oscar Jochims 17h

ENSINO FUNDAMENTAL

Atenção para aentrega de uniformesOs cerca de 28 mil alunos das 44 escolas municipais de Ensino Fundamental receberão os uniformes de verão . A Secretaria a partir de 11 de fevereiroMunicipal de Educação fará a entrega nas próprias escolas aos pais ou responsáveis pelos estudantes. As aulas começarão no dia 24 de fevereiro.

Mudas gratuitas no Viveiro MunicipalO Viveiro Municipal, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), continua distribuindo, gratuitamente, mudas nativas e frutíferas à comunidade. São

entregues duas mudas, por CPF, de espécies como pitangueira, cereja preta, araçá, araticum, pata de vaca e canela.

A equipe da SMMA informa que as plantas são para plantio dentro dos pátios, pois a arborização de calçadas é responsabilidade do Município.

Galeria de fotos+www.canoas.rs.gov.br

Onde retirarParque Municipal Getúlio Vargas Rua Dona Rafaela, 700

Horário: das 9h ao meio-dia e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira

Paula Vinhas

Brenda Garnize

Paula Vinhas

O Município deu mais um passo para a implantação da primeira fase do Parque Canoas de Inovação (PCI). A Lei Municipal 5998/2016, sancionada no dia 25, trata da doação de uma área de 61,6 mil metros quadrados para implantação do Cluster Industrial Tecnológico, na Fazenda Guajuviras. Com investimento de R$ 21, 8 milhões, o Cluster terá empresas de ponta do segmento de eletroeletrônicos, de automação de controle. Além de desenvolver produtos e serviços de inovação, vai promover a integração com instituições de ensino.

InfraestruturaA construtora Toniolo Busnello S.A, vencedora da licitação, vai executar as obras de terraplenagem, redes de distribuição de água, de esgoto cloacal, de esgoto pluvial, rede elétrica, iluminação pública, pavimentação, sinalização viária e urbana na área do Cluster. A homologação também ocorreu no dia 25. A expectativa é de que a infraestrutura seja concluída até o final de 2016.O presidente da Exatron, Régis Sell Haubert, falou em nome das empresas, enfatizando que Canoas será uma das primeiras cidade do Rio Grande do Sul a ter um polo de inovação tecnológica de multissegmentos e multissetoriais fora de universidades.

PARQUE CANOAS DE INOVAÇÃO

Doada área para oCluster Tecnológico

Page 8: DA PREFEITURA Partos naturais em Canoas acima da média ...oldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/383198/jornal_29_valendo.pdf · caxumba, rubéola e varicela) e HPV. As UBS funcionam

EXPEDIENTE FALE COM A SECOM: 3428 3797 Canoas, 29 de janeiro de 2016

Prefeito: Vice-prefeita: Secretária de Comunicação: Secretária Adjunta: Jairo Jorge Beth Colombo Lurdes Nascimento Juliana ThomazDiretora de Jornalismo: Editora: Edição Gráfica: Luciene Machado Eloá da Rosa Marco Leite Produzido pela equipe de Jornalismo da Secom RBS - Zero Hora 90 mil exemplares semanal - Impressão: Tiragem: Periodicidade:D A P R E F E I T U R A

Evento volta para o Parcão com economia estimada em 50%

Veja os locais das atividades no www.canoas.rs.gov.br

Esporte e lazer não tiram férias

Verão 2016

O programa “Em Canoas, o esporte e o lazer não tiram férias” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer até 26 de fevereiro com modalidades esportivas para pessoas de diferentes idades, em todas as regiões. As inscrições, gratuitas, seguem abertas e devem ser realizadas nos locais.

As aulas de zumba da professora Melissa Ferreira, no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, é um exemplo de interesse. "Mesmo nas férias, a turma continua no mesmo

ritmo do período regular. Aqueles que viajaram já estão voltando para participar", contou Melissa, em janeiro. A prática melhorou a saúde da aluna Jane Maria Reis: "Tinha pressão alta e com a zumba, minha vida é outra. O médico cardiologista pediu para que eu continuasse", relata.

Moradora do Estância Velha, Rosana Hackmann não perde uma aula. "Além do esporte, aqui a gente faz amizades, é muito divertido. Por isso, nem parei nas férias", comenta.

Carnaval será nos dias 18 e 19 de marçoDesfiles ocorrerão na pista do Parque Eduardo Gomes com entrada franca

Daniel Soares

Os desfiles do Carnaval 2016 serão realizados nas noites de 18 e 19 de março na

pista Laney Langaro, no Parque Eduardo Gomes, o Parcão. A primeira delas será destinada às escolas de samba do Grupo de Acesso e a segunda, ao Grupo Especial. No dia 21 de fevereiro, ocorrerá a escolha da Corte – Rei Momo, rainha e princesas - e o lançamento oficial do Carnaval, em local a ser definido pela Secretaria Municipal de Cultura.

Economia de 50%Este é terceiro ano em que Canoas realiza Carnaval fora de época. As apresentações serão competitivas e avaliadas por jurados do Rio Grande do Sul. A Prefeitura estima investir no evento cerca de 50% a menos do que em 2014. No ano passado, não houve competição nos desfiles dos bairros. Os detalhes da realização do Carnaval foram acertados em reunião realizada no dia 21 com representantes da Prefeitura e das 12 entidades carnavalescas da cidade. O complexo, que será montado no parque, terá novo layout, mais confortável e com praça de alimentação integrada à estrutura.

Capão do Corvo: aulas de zumba ajudam a melhorar a saúde e divertem

Winny Padaratz

Arquivo/Secom