da célula ao Órgão

8
Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Da Célula ao Órgão Toda a vida se encontra organizada em diversos níveis e pode ser estudada de acordo com essa divisão. Partindo da unidade básica da vida, a célula, é possível constituir tecidos que formam órgãos, estes trabalham em conjunto em sistemas de órgãos que juntamente com todos os sistemas formam um organismo. Laboratórios Abertos 2010 1

Upload: diogo-piedade

Post on 24-Jun-2015

270 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Da Célula ao Órgão

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

Da Célula ao Órgão

Toda a vida se encontra organizada em diversos níveis e pode ser estudada de acordo com essa divisão. Partindo da unidade básica da vida, a célula, é possível constituir tecidos que formam órgãos, estes trabalham em conjunto em sistemas de órgãos que juntamente com todos os sistemas formam um só organismo.

Laboratórios Abertos 20101

Page 2: Da Célula ao Órgão

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

O cérebro, o centro de toda a acção

O cérebro é o órgão principal do sistema nervoso. É a partir do cérebro que damos ordens ao nosso corpo e que ele se ordena a si próprio. É constituído por dois hemisférios, que constituem o cérebro propriamente dito, o cerebelo e o bolbo raquidiano. O Cérbero, cerebelo e o bolbo raquidiano constituem o encéfalo e juntos regulam praticamente todo o corpo humano. O encéfalo pode também ser dividido de acordo com as diferentes áreas de controlo.

Laboratórios Abertos 20102

Page 3: Da Célula ao Órgão

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

Os olhos, a janela para o mundo

O olho é o órgão responsável pelo sentido da visão, é ele que capta as imagens que vemos e as envia para o cérebro. Mas como é isso possível? A luz penetra no olho pela córnea (membrana transparente) e passa através de um pequeno orifício, a pupila, essa luz forma depois uma imagem na retina, uma camada de células nervosas que enviam as imagens por impulsos nervosos para o cérebro.

Laboratórios Abertos 20103

Page 4: Da Célula ao Órgão

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

Estômago, um órgão poderoso

O estômago é um órgão do sistema digestivo. A sua principal função é a de misturar e triturar os alimentos para que possam ser absorvidos pelo organismo, isto é possível devido a poderosos músculos que compõem a sua parede. Para facilitar estes processos o estômago produz substâncias extremamente ácidas que, não fosse o seu interior revestido por células resistentes, causaria graves danos no corpo humano.

Laboratórios Abertos 20104

Page 5: Da Célula ao Órgão

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

Pulmões, um órgão cheio de ar

Os pulmões são um órgão do sistema respiratório, é neles que se efectuam as trocas gasosas essenciais para a sobrevivência. É um órgão esponjoso devido a der constituído por milhões de pequenos sacos de ar chamados alvéolos, estes estão ligados à traqueia por brônquios e bronquíolos. Os pulmões assentam num músculo chamado diafragma que é responsável pelos movimentos respiratórios. O pulmão esquerdo é menor que o direito devido à orientação do coração.

Laboratórios Abertos 20105

Page 6: Da Célula ao Órgão

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

Coração, uma bomba em acção

O coração é o órgão principal do sistema circulatório e é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. A sua função é bombear o sangue, transportados de oxigénio e alimentos, por todo o corpo. É constituído por duas aurículas e dois ventrículos que mantêm separado o sangue arterial do sangue venoso. O coração é essencialmente um músculo que se contrai involuntariamente fazendo o sangue circular.

Laboratórios Abertos 20106

Page 7: Da Célula ao Órgão

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

Ouvido, um som equilibrado

O ouvido é um órgão dos sentidos que tem duas funções, a audição de sons e a manutenção do equilíbrio. O ouvido está dividido em três partes, o ouvido externo, médio e o interno. O ouvido externo é composto pela orelha, canal auditivo externo e tímpano, o médio por uma cavidade que contém quatro pequenos ossos (martelo, bigorna, osso lenticular e estribo), já o ouvido interno é composto pela cóclea ou caracol, labirinto e nervo auditivo.

Laboratórios Abertos 20107