cype projecto

19
( ( ( ( ( NI&DEA - FEUP ) ) )) ) PROJECTO DE CONDICIONAMENTO AC PROJECTO DE CONDICIONAMENTO AC Ú Ú STICO DE STICO DE EDIF EDIF Í Í CIOS CIOS Rui Calejo Rodrigues 1 de Outubro de 2008 METODOLOGIA

Upload: 11484917

Post on 05-Dec-2014

107 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

PROJECTO DE CONDICIONAMENTO ACPROJECTO DE CONDICIONAMENTO ACÚÚSTICO DE STICO DE EDIFEDIFÍÍCIOSCIOS

Rui Calejo Rodrigues1 de Outubro de 2008

METODOLOGIA

Page 2: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

Os projectos de condicionamento acústico não estão tipificados nem no conteúdo nem no modo de organização.

Acresce ainda que em termos regulamentares, RRAE e RGR, não se estabelecem metodologias de cálculo / modelação mas apenas valores exigenciais de desempenho a comprovar por medições no local.

Entende-se um PCA como sendo um documento prospectivo do comportamento acústico de um edifício, tendo como referencial o RGR que neste domínio é complementado pelo Regulamento dos Requisitos Acústicos de Edifícios - RRAE

Enquadramento Legal

Page 3: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico Enquadramento Legal

Como tal, parece-nos necessário clarificar qual a definição, conteúdo e estrutura a que deve obedecer um PCA sob pena de se instruírem processos de licenciamento com documentação incipiente impedindo dessa forma a satisfação do controlo prévio (Artigo 12º) que em sede da regulação da produção do ruído (Capitulo III) do RGR é acometido aos municípios.

A não salvaguarda deste princípio pode mesmo mais tarde levar a acções dos futuros utentes que depositaram no licenciamento municipal infundadas expectativas.

Page 4: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

Por força da Lei 60/2007 que reescreve o Decreto-Lei 555 as “declarações de responsabilidade” dos autores dos projectos constituem “garantia bastante” do cumprimento das normas legais.

Entende-se que a falta de tipificação, a insuficiência de projectistas, as implicaçõesmunicipais decorrentes de situações de conflito por incomodidade e a necessidade de se exercer um efectivo controlo preventivo, são motivo suficiente para justificarem uma apreciação mais detalhada pelas entidades municipais.

Admitindo-se não poder fundamentar recusa, em casos cuja coerência e justificação do projecto suscite dúvidas, essa apreciação municipal, permite no entanto suportar a “Realização de Ensaios Acústicos” como suporte do acto de “Verificação do Cumprimento do Projecto Acústico” conforme definido no nº do Artigo 12º do RGR.”

Enquadramento Legal

Page 5: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

Acto de projectar no domínio do condicionamento acústico Anteprojecto/Licenciamento

Acto de Projectar

Identificação de referenciais

exigênciais

Identificação de

Zonas Tipo

Definição de

soluções padrão

DimensionamentoEspecificação

RGRRRAEoutros

(conforto)

Zonas objecto de estudo cuja solução serárepetida nos

restantes locaisde aplicação

Identificação de tecnologia constritiva

em coordenação com Arquitectura

cálculos justificativos e

especificação datecnologia construtiva e materiais

concepção estudo prospectivo

Page 6: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

DefiniçãoActo de Projectar

Um projecto de condicionamento acústico – PCA – é um documento que procura em fase de concepção e definição de soluções (o projecto) dar nota do estudo prospectivo do comportamento acústico da construção efectuado por recurso a modelação/cálculo, comparando esta “previsão” com valores de referência exigênciais e concluindo sobre a respectiva conformidade em função das resultados obtidos (avaliação acústica).

Em consequência, especifica soluções no domínio construtivo.

Não é um processo de verificação...!

Page 7: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

Estrutura Estrutura

Um projecto de condicionamento acústico deve ser estruturado, como todos os projectos na generalidade em:

Peças escritas Peças desenhadas

As peças desenhadas devem articular-se em plantas cortes, alçados e pormenores construtivos

As peças escritas devem estruturar-se em memória descritiva e justificativa das soluções especificadas (contendo referência aos processos e cálculos efectuados), condições técnicas de execução, mapa de tarefas e quantidades e estimativa orçamental.

Page 8: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

Estimativa Orçamental Estrutura

Notar que o projecto de condicionamento acústico sofre da dificuldade de estabelecer uma estimativa orçamental com base nos trabalhos efectuados.

A questão que se coloca é saber qual percentagem do custo duma parede corresponde ao comportamento acústico ?. A resposta não é simples e difere conforme o objectivo em causa.

Entende-se que uma percentagem da ordem dos 7 a 10% dos mesmos trabalhos que estão na base dos custos de arquitectura é aceitável para estabelecimento de honorários.

Para orçamentação normalmente estabelecem-se preços unitários para tarefas claramente acústicas ( mantas de lã mineral, apoios resilientes de lajes, etc. ) com o objectivo de apoiar o medidor orçamentista de Arquitectura, não se calculando uma estimativa para os trabalhos de acústica.

Page 9: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

Fases do Projecto

Embora o Condicionamento Acústico constitua uma especialidade autónoma no processo de licenciamento, não é habitual ser assim nas diferentes fases do projecto, onde as especificações neste domínio se integram nas outras especialidades, com particular incidência na Arquitectura. Assim sendo, a edição documental tipifica muito mais uma comunicação à equipa de projecto do que um processo formal.

Uma outra característica do condicionamento acústico relaciona-se com a antecipaçãorelativamente ás opções de Arquitectura, não devendo encaixar-se nos timing correntes para as especialidades.

Estrutura

Page 10: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

Fases do Projecto Fases

Estudo Prévio Anteprojecto 60% Execução 20% Assistência

Técnica

Acústica entra ANTES

da concepção de Arquitectura

PROCESSO INTERNO

Entrada das especialidades

Entrada das Especialidades

Acústica entra ANTES

das Especialidades

PROCESSO DE LICENCIAMENTO

Acústica ACOMPANHA

as Especialidades

PROCESSO INTERNO

Page 11: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

1. INTRODUÇÃO

Inclui referências gerais ao projecto, identifica o promotor, e a equipa de projecto. Refere objectivos gerais do projecto. Dá nota dos processos de projecto contidos no documento. Deve inclui RESUMO NÃO TÉCNICO para leitura por não especialistas.

1.1 PREÂMBULO TÉCNICO

Nota da consciência social e ambiental dum projecto de condicionamento acústico e da sua implicação na qualidade de vida. Referência às noções básicas necessárias àcompreensão do documento. Notas sobre particularidades técnicas dos dimensionamentos.

1.2 DOCUMENTOS ANALISADOS

Referência detalhada aos documentos (fax, desenhos, contrato, etc.) contendo informação considerada no projecto.

PEÇAS ESCRITAS: Conteúdo

Page 12: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

2. DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO EM ESTUDO

Detalhe do projecto , local, promotor/requerente, descrição construtiva genérica, descrição sumária da funcionalidade, identificação dos objectivos do documento (Licenciamento Municipal) , Descrição do Campo sonoro no local de implantação ( dados do RSRDA ou medições efectudas), Descrição das potenciais fontes de ruído (Equipamentos, Actividade, etc.)

3. DISPOSIÇÕES LEGAIS E CRITÉRIOS EXIGÊNCIAIS DE DESEMPENHO3.1 ENQUADRAMENTO LEGAL

Lista dos diplomas e articulado aplicável

3.2 OUTROS CRITÉRIOS PROPOSTOS

Outros critérios não objecto de exigência legal mas que se entende deverem ser observados ( No processo de licenciamento não tipificam soluções construtivas nem o respectivo dimensionamento, que se reserva para a fase de Execução)

PEÇAS ESCRITAS: Conteúdo

Page 13: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

4. PRINCÍPIOS DE CÁLCULO ADOPTADOS

Resumo dos processos de cálculo utilizado no dimensionamento de soluções referindo fontes e normas ou regulamentos (se aplicáveis). Notar que a regulamentação nacional não especifica processo de dimensionamento, é “apenas” exigêncial, embora estejam já em vigor normas NP, EN e ISO aplicáveis. Deve subdividir-se nos seguintes sub-capítulos:

4.1 ISOLAMENTO SONORO A SONS DE CONDUÇÃO AÉREA4.2 ISOLAMENTO SONORO A SONS DE PERCUSSÃO4.4 CONDICIONAMENTO ACÚSTICO INTERIOR4.4 CONDICIONAMENTO ACÚSTICO EXTERIOR

PEÇAS ESCRITAS: Conteúdo

Page 14: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico PEÇAS ESCRITAS:

5. DIMENSIONAMENTO5.1 IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS TIPO

Descrição das zonas cuja solução será objecto de justificação por meio de cálculos. Para cada zona identificação (quantificação) das exigências a cumprir.

5.2 NOTAS DE CÁLCULO

Apresentação de notas de cálculo justificativas da solução. Devem incluir referências a simplificações, abstracções de cálculo e opções assumidas.Devem referir cada um dos seguintes índices (se aplicáveis)

5.2.1 Índice de Isolamento a Sons de Condução Aérea, D2m,n,w5.2.2 Índice de Isolamento Sonoro a Sons de Condução Aérea, Dn,w5.2.3 Índice de Isolamento Sonoro a Sons de Percussão, L´n,w5.2.4 Tempo de Reverberação5.2.5 Nível de Avaliação LAr5.2.5 Critério de Exposição Máxima5.2.6 Incomodidade

Conteúdo

Page 15: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico PEÇAS ESCRITAS:

6. SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS ESPECIFICADAS E CONDIÇÕES TÉCNICAS DE EXECUÇÃO

Lista de soluções constritivas especificadas organizada da seguinte forma:•Designação genérica e localização•Especificações Construtivas•Condições Técnicas de Execução • Gerais• Particulares

7. ESTIMATIVA ORÇAMENTALMapa de trabalhos e quantidades organizado por soluções constritivas

contendo descrição e preço unitário ( para integração na arquitectura )

8. CONCLUSÕESSíntese das principais soluções, concluindo estar cumprido o

especificado na legislação.Recomendações para a fase de execução

9. EQUIPA PROJECTISTA

Conteúdo

Page 16: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

PEÇAS DESENHADAS:

PLANTAS E CORTES1.1 ZONAS DE INTERVENÇÃO

Indicação clara das zonas de intervenção referindo as que identificam uma intervenção tipo ou localizada

1.2 MAPAS EXTERIORES DE RUÍDO

No caso de urbanização ou conjunto de edifícios muito expostos a ruído urbano é desejável evidenciar as condicionantes actuais e previsionais1.2.1 Mapas previsionais1.2.2 Mapas actuais

2. PORMENORES CONSTRUTIVOS

Pormenores tipo contendo detalhe de construção

Conteúdo

Page 17: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

Qualificação para a autoria de projectos

O RRAE estabelece no Artigo 3º nº 2 que os projectos de condicionamento acústico devem ser elaborados por técnicos qualificados que, sendo engenheiros, possuam especialização em engenharia acústica outorgada pela Ordem dos Engenheiros, ou, não sendo engenheiros ou não tendo esta especialização, condiciona a que tenham recebido qualificação adequada por organismo ou entidade credenciada para o efeito nos termos do Decreto-Lei 73/73 de 28 de Fevereiro.

Uma análise mais detalhada deste diploma (objecto de várias tentativas de reformulação mas qualquer uma delas ainda sem efeito) permite que um leque alargado de profissionaiselabore estudos técnicos no domínio da construção, e mesmo que, em casos devidamente justificados “outros” possam exercer esta actividade...

Autoria

Page 18: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

Projectos de Condicionamento Acústico

Ordem dos Engenheiros

• Projectos especiais de acústica (Teatros, Auditórios com mais de 200 lugares, Óperas, etc) só podem ser efectuados por Especialistas em Engenharia Acústica

• Todos os outros projectos podem ser efectuados por Engenheiros desde que submetam CV para apreciação (?)

• As declarações emitidas pela Ordem dos Engenheiros para instruírem os termos de responsabilidade referem expressamente a capacidade para subscrever projectos de condicionamento acústico

Autoria

Page 19: CYPE PROJECTO

((((( NI&DEA- FEUP)))))

19 FEUPOutubro 2008 | Republicação do RRAE

Fim