curso senar 10-0112

Upload: patyluba

Post on 16-Jul-2015

128 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

21

Apresentao do Curso

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

22

Encontro de Davi e SofiaSofia e Davi encontraram-se na Biblioteca. Vamos espiar a conversa deles? Davi: Ol,Sofia! E ento, est gostando do curso? Sofia: Sim, muito! E o tema tratado bem atual. Davi: verdade! Educao e Qualificao so temas realmente atuais. Sofia: Voc leu o contedo deste mdulo? Davi: Li, sim! E percebi que ser tratado sobre a importncia da qualificao profissional dos trabalhadores. Sofia: Isso mesmo! Inclusive eu assisti a uma reportagem que apresentava o papel do Sistema CNA/SENAR neste cenrio. Davi: Hum... E o que disseram? Sofia: Que o Sistema CNA/SENAR proporcionar cursos aos trabalhadores com uma estratgia que promover uma educao integral. Davi: Ah! Ento eles devem promover um processo de Educao que integre formao e qualificao? Sofia: Isso! Vamos seguir as leituras deste mdulo para ver as novidades, pois estar tratando deste assunto. Davi: Vamos, sim. J estou fazendo o login! Nos encontramos no estudo do mdulo! Sofia: Sim, j estou logada.

Apresentao do mduloEducao e Qualificao Profissional Ol! Que bom ter a sua companhia no mdulo 2. Nele vamos tratar sobre Educao e Qualificao Profissional. Vamos relembrar um pouquinho o que voc estudou no Mdulo 1? Relembrando No mdulo 1 voc teve a oportunidade de conhecer a Educao Bsica no Brasil, a organizao e responsabilidades da Unio, do Estado e do Municpio, o SAEB - Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica e, por fim, falamos sobre o reconhecimento profissional do trabalho docente no Brasil.

Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

23

Neste mdulo 2 trataremos sobre a importncia Educao e Qualificao Profissional dos trabalhadores e de seus familiares no meio rural. Apresentaremos as novas teorias e metodologias que vm sendo aplicadas visando a uma capacitao integral do trabalhador. Tambm ser apresentado o cenrio que temos hoje no Brasil quanto educao e qualificao profissional no meio rural e o importante papel do Sistema CNA/SENAR nesta formao. Por isso, at o trmino deste mdulo, voc dever ser capaz de: Objetivos Conhecer as teorias e metodologias utilizadas na capacitao integral do trabalhador. Refletir sobre a importncia das capacitaes no meio rural. Conhecer a preocupao do Sistema CNA/SENAR quanto s capacitaes no meio rural. Agora que voc j conheceu o contedo que ser trabalhado neste mdulo e os objetivos de aprendizagem, leia no prximo tpico o desafio lanado para voc!

Desafio do mduloEducao e Qualificao Profissional No incio de cada mdulo voc ser convidado a realizar um desafio, pois o objetivo ajud-lo a verificar o que j conhece sobre o assunto a ser abordado em cada mdulo. Ento, vamos fazer o desafio deste? Desafio Voc conhece as novas teorias e metodologias trabalhadas para a capacitao integral do trabalhador? Voc conhece as premissas do Sistema CNA/SENAR referentes s capacitaes profissionais do trabalhador rural? Caso no saiba ou no tenha certeza, no se preocupe! Pois at o final deste mdulo voc ter acesso a essas informaes e muitas outras. Bom Estudo!

Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

24

Capacitao dos trabalhadores ruraisA partir de agora vamos analisar o cenrio das Capacitaes dos Trabalhadores Rurais no Brasil. Para isso, convidamos voc a verificar o que Sofia est comentando sobre o assunto! Durante um longo perodo, o setor rural demandou capacitaes de trabalhadores e de seus familiares em temas e metodologias operacionais, ou seja, tarefas, passos e funes. Essa demanda se justificava em funo do acelerado desenvolvimento tecnolgico advindo da revoluo verde. A revoluo verde a inveno e disseminao de novas sementes (particularmente hbridos) e prticas agrcolas nas dcadas de 60 e 70, que se utilizava de insumos industriais (fertilizantes e agrotxicos e de mecanizao com a diminuio do custo de manejo que de uma forma intensa incorporou novas variveis nos sistemas produtivos como: fertilizantes, defensivos, equipamentos e tcnicas inovadoras. Essas inovaes somadas baixa escolaridade da mo-de-obra rural demandaram metodologias de formao e qualificao baseadas nos sistemas produtivos e suas operaes. Metodologias estas, embasadas em demonstraes e repeties de tarefas eminentemente prticas sob o lema de Aprender a Fazer Fazendo. Os resultados foram fantsticos, como: Aumento de produtividade, Incorporao de tecnologias, Uso de novos equipamentos e variedades. Entretanto, no foi dada equivalente ateno no que se refere melhoria e ao aperfeioamento das habilidades comportamentais do trabalhador, nem tampouco s questes concernentes educao. Para contrapor essa realidade, teorias e metodologias visando capacitao integral do trabalhador vm sendo propostas no mbito da Formao Profissional. Vamos seguir a leitura para conhecer no prximo tpico as teorias e metodologias?

Formao Profissional: teorias e metodologiasNeste tpico voc vai conhecer as novas teorias e metodologias trabalhadas para a capacitao dos trabalhadores visando a uma formao integral e no somente focando o aprender a fazer fazendo. Vamos seguir a leitura! Acompanhe o raciocnio de Sofia para conhecer as teorias e metodologias trabalhadas:

Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

25

Formao por Competncia: O objetivo da formao por competncia propiciar ao treinando uma programao educacional baseada em perfil profissional, elaborado com a participao de trabalhadores, empregadores e especialistas que descreva as competncias realmente demandadas pelo mercado de trabalho. Formao Continuada: Dentro do contexto educacional contemporneo, a formao continuada a sada possvel para a melhoria da qualidade do ensino. Por isso, o profissional consciente deve saber que sua formao no termina na Universidade. Formar (ou reformar) o formador para a modernidade por meio de uma formao continuada proporcionar a ele uma independncia profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades. Pedagogia da Alternncia: Alternncia significa o processo de ensino-aprendizagem que acontece em espaos e territrios diferenciados e alternados. A Pedagogia da Alternncia baseia-se num mtodo cientfico. Observar, ver, descrever, refletir, analisar, julgar e experimentar, agir ou questionar (por meio dos Planos de Estudos na famlia, comunidade ou na escola), procurar responder s questes (por meio das aulas, palestras, visitas, pesquisas, estgios) e experimentar (fazer experimentar em casa a partir do aprofundamento). Contedos Transversais: A transversalidade est proposta no iderio educacional oficial, expressa nos Parmetros Curriculares Nacionais, que pretendem orientar a ao educacional em todo o territrio nacional, respeitando as diversidades culturais regionais e a autonomia administrativa das redes escolares. Os temas transversais circulam pela estrutura dos contedos curriculares: tica, meio ambiente, sade, pluralidade cultural orientao sexual, temas locais e trabalho e consumo. Habilidades Bsicas: Capacidades adquiridas desde a pr-escola e continuadas nos anos seguintes da fase escolar. Compreendem a leitura, a escrita, a interpretao, as quatro operaes com nmeros, as operaes lgico-formais, a geometria bsica, o uso do computador e mquinas de terminais bancrias, a comunicao oral, o uso dos sinais e smbolos da cultura, as noes de tica e civismo e as relaes interpessoais. Competncias sem as quais os sujeitos tero dificuldade em aprender os saberes e as competncias especficas exigidas pelo mercado de trabalho.

Todas as iniciativas listadas tm por objetivo a formao integral e completa do indivduo, tornando-o apto para o exerccio de vrias atividades prprias do setor rural. Esse assunto continua no prximo tpico, vamos seguir!

Tpico 01: Formao Profissional: teorias e metodologiasEssas teorias vm sendo testadas e divulgadas em todos os grandes fruns de discusses mundiais, principalmente, o CINTERFOR/OIT - Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento e Formao Profissional - que congrega as instituies de Formao Profissional da Amrica do Sul e Caribe incluindo o chamado Sistema S. Voc sabe o que significa Sistema S?

Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

26

Conceito Sistema S o conjunto de 11 contribuies de interesse de categorias profissionais estabelecidas pela Unio como, SEBRAE, SENAI, SENAC, do Brasil, ao qual se encontra inserido o SENAR. Trata-se de um caminho sem retorno e aquelas instituies que demorarem a segui-lo certamente perdero o fluxo da histria. Ningum nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prtica e na reflexo da prtica. (FREIRE, 1991: 58). E voc conhece Paulo Freire? No? Acesse http://www.paulofreire.org e conhea um pouquinho sobre o Pernambucano que foi quase tudo o que se deve ser como educador, de professor de escola a criador de ideias e mtodos. Agora, para relaxar, convidamos voc para realizar uma atividade. Vamos seguir?

Tpico 01: AtividadeNeste tpico convidamos voc a realizar uma atividade. Para isso acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Mos obra!

Aps a leitura dos contedos apresentados at este tpico, voc ficou com alguma dvida? Se ficou, no hesite em contatar o Tutor pela ferramenta Tira-dvidas, ele est lhe aguardando. Caso no, siga em frente!

Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

27

Da educao bsica capacitao profissionalVamos ficar de olhos abertos e ler a conversa entre Davi e Sofia! Sofia: Davi, li uma notcia no jornal que no Brasil a educao profissional deve preencher uma lacuna deixada pela educao bsica pblica. Davi: Ah, eu tambm li! A educao bsica tem um histrico reconhecidamente frgil. Sofia: Sim, os gestores precisam entender as visveis e diferentes especificidades dos meios rurais e urbanos para estruturarem estratgias de formao adequadas aos diferentes pblicos. Davi: E voc viu que enquanto na rea urbana a taxa de analfabetismo de 10,3% da populao adulta, no campo chega a 29,8%? Sofia: Sim! Segundo o Ministrio da Educao (MEC), o perodo mdio de estudo da populao de 15 anos ou mais na rea urbana do pas de 7 anos, enquanto na zona rural soma apenas 3,4 anos. Davi: Pois ! A implantao de um ensino bsico diferenciado para o meio rural urgente! Sofia: Exatamente. Mas vamos saber um pouco mais sobre este assunto interessante no prximo tpico. At aqui tudo bem para voc? Lembre-se: qualquer dvida, entre em contato com o seu tutor, ok? A seguir, conhea a contribuio do Sistema CNA/SENAR no cenrio rural no Brasil.

A contribuio do Sistema CNA/SENAR na educao no campoNo tpico anterior voc conheceu a realidade que se encontra a rea rural no Brasil. Neste tpico voc ver que o Sistema CNA/SENAR atua em um pas que apresenta lacunas sociais intelectualmente atrasadas e devastadoras, mas que so responsveis pelo crescimento da balana comercial e da mo-de-obra.

Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

28

A educao que o Sistema CNA/SENAR defende O Sistema CNA/SENAR atua em um pas caracterizado por vazios sociais, e em um meio que vive o paradoxo de ser estigmatizado como intelectualmente atrasado e devastador, mas responsvel pelos sucessivos supervits da balana comercial e pela absoro de significativa parcela da mo-de-obra. A misso de planejar, executar e avaliar a educao profissional de cidados no meio rural deve ser realizado por educadores que entendem as razes pelas quais as pessoas aprendem, e que tm incutida a responsabilidade de que do resultado desta misso depende o merecido reconhecimento do setor e a subsistncia de todos ns. Para falar sobre educao profissional rural, deve-se primeiramente entender que a evoluo tecnolgica e a busca constante pela produtividade e competitividade no agronegcio demandam mudanas constantes nos sistemas de produo, que passam a requisitar profissionais com novas competncias. Por isso, os processos educativos devem estar em profunda consonncia com o mundo do trabalho, agindo para e a partir dele. Os contedos e as estratgias adotados devem basear-se nas exigncias de um mercado que requer profissionais capazes de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes em situaes diversas e desafiadoras, de forma a gerar solues e resultados. Desta forma, a educao profissional cumprir sua importante funo social ao possibilitar que os indivduos desempenhem com competncia suas atribuies profissionais, contribuindo para o desenvolvimento, angariando respeito, exercitando os direitos de cidado e consequentemente melhorando sua qualidade de vida. Voc acabou de conhecer a atuao do Sistema CNA/SENAR na rea rural, como tambm a importncia de um planejamento, execuo e avaliao profissional de cidados no meio rural. Acompanhe no prximo tpico qual a competncia bsica, tecnolgica e gesto do trabalho que precisamos.

Competncia: bsica, tecnolgica e gesto do trabalhoNo tpico anterior voc observou que a educao profissional cumprir sua importante funo social, ou seja, a de possibilitar que as pessoas desempenhem com competncia suas atribuies profissionais, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e qualidade de vida. Neste tpico voc ver que o Sistema CNA/SENAR trabalha nesse sentido, objetivando a oferta educativa articulada com as demandas Agropecurias. Para saber mais, leia o texto a seguir.

Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

29

neste sentido que o Sistema CNA/SENAR, para formatao de sua oferta educativa, busca uma atuao cada vez mais estreita com as reais demandas setoriais da Agropecuria, a partir da identificao de competncias profissionais requeridas pelo mercado de trabalho rural. o Sistema CNA/SENAR acredita no desafio de que formar para o trabalho significa possibilitar o acesso s competncias bsicas necessrias apreenso das competncias tcnicas, tecnolgicas e de gesto do trabalho. Como tambm sensibilizar o adulto para a Educao Continuada e Permanente, de modo que ele possa buscar os conhecimentos basilares necessrios e complementares sua formao que, integrados aos que j possui, lhe possibilite ganhos de diversas naturezas; social, produtiva e econmica. A inteno de aprender est profundamente ligada ao desejar aprender. Atribuir significao ao objeto do processo educativo, resgatando a experincia prtica do aprendiz e reforando sua autoestima contribui para que ele identifique avanos no mbito pessoal, profissional e social, alm de constituir poderosos propulsores do processo. Esta premissa ainda deve contar com um importante contedo de gesto: liderana e empreendedorismo, que levem a resultados individuais e coletivos concretos. O cidado rural, reconhecido gerador de riquezas deste pas, merece tambm a credencial de gestor eficiente, cumpridor da legislao e indispensvel para o avano econmico. A nova gesto do Sistema CNA/SENAR sabe que educao, empregabilidade e empreendorismo devem ser vistos como condies simbiticas. S h pujana econmica e avanos na malha social quando investimentos e estratgias de longo prazo so feitos nas pessoas que aliceram uma nao. A empregabilidade e a iniciativa empreendedora como probabilidades de insero ou reinsero no tecido formal do mercado de trabalho devem ser fomentadas a partir da interao de estratgias individuais e coletivas. Diante desta preocupao o Sistema CNA/SENAR, ao ofertar cursos de formao e qualificao para o trabalhador rural, prima pela qualidade. Para que seus alunos possam ter a educao como ponto de partida na mudana social. este tema que apresentaremos no prximo tpico Sistema CNA/SENAR: preocupados com a Educao e Qualificao Profissional. At aqui tudo bem para voc? Lembre-se: qualquer dvida, entre em contato com o seu tutor, ok?

Sistema CNA/SENARPreocupao com a Educao e Qualificao Profissional Com a leitura at o tpico anterior voc percebeu que o Sistema CNA/SENAR est preocupado com a Educao e Qualificao Profissional, pois, no h desenvolvimento sem Educao. Esta uma constatao que todos concordam. A Educao , de fato, o nico caminho para que um pas possa mudar seu patamar de desenvolvimento.

Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

30

Importante O Setor do agronegcio no pode ficar de fora deste debate universal e nem deixar de discutir e construir uma Agenda de Educao para as reas rurais do Brasil e, sobretudo para os trabalhadores que esto envolvidos na produo de alimentos no Brasil. Assim, o processo de qualificao e formao profissional deve estar articulado com um amplo processo de Educao Integral que pense o indivduo, sua famlia e sua comunidade. No h desenvolvimento individual sem que esteja ancorado em um desenvolvimento coletivo. Vamos ler o recadinho que a nossa colega Sofia tem para nos repassar? Ento, siga para o prximo tpico!

Tpico 01: Sistema CNA/SENARPreocupao com a Educao e Qualificao Profissional Parece que a Sofia tem um recadinho para nos repassar. Vamos ler! O Sistema CNA/SENAR (Servio Nacional de Aprendizagem Rural) exerce um papel fundamental na formao e qualificao do trabalhador rural. Desenvolve esta misso a partir de cursos, cartilhas, desenvolvimento de metodologias e de um processo pedaggico voltado para quem trabalha no campo. Faz isso com qualidade. E tem uma histria acumulada neste setor. a partir desta histria que deve construir um modelo de Educao integral, pois o SENAR no pode ser apenas um espao de qualificao pontual. Deve ir alm e assumir um papel mais significativo para o trabalhador rural. O SENAR deve ser protagonista no desenvolvimento de uma estratgia que se constitui em um processo Educativo Integral.

Voc percebeu que o sistema prima pela qualidade profissional da Educao Rural? No prximo tpico ser apresentado um texto que seu tutor preparou para fazer uma explanao sobre este tema, vamos seguir?

Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

31

Tpico 02: Sistema CNA/SENARPreocupao com a Educao e Qualificao Profissional O estudo sobre a preocupao do Sistema CNA/SENAR com a qualidade profissional da Educao Rural continua com a conversa do seu tutor. Est disponvel tambm em formato de udio no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Vamos conferir! De agora em diante, voc conhecer o quanto a educao e a qualificao profissional evoluram junto aos trabalhadores e demais cidados no meio rural brasileiro. Voc conhecer o que mudou, quais so as novas metodologias e o que vem sendo desenvolvido para melhorar a vida no campo, alm de conhecer, o importante papel do Sistema CNA/SENAR na formao dos trabalhadores rurais. Discutiremos sobre o compromisso e o direito que todo trabalhador rural tem de vivenciar uma experincia de construo de conhecimento que transforme sua percepo de mundo, despertando dessa forma, interesses e aes positivas para seu desenvolvimento social, cultural e econmico. Certos termos utilizados e comentados podero ser desconhecidos para voc, mas temos certeza de que no decorrer do curso eles ficaro claros e fceis de serem compreendidos. Caso surjam dvidas ou curiosidades, durante o estudo do curso, no hesite em contatar o tutor pela ferramenta Tira-dvidas. Ele est lhe aguardando. Mas, se estiver tudo bem, vamos em frente!

Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

32

Tpico 03: Sistema CNA/SENARPreocupao com a Educao e Qualificao Profissional Diante das palavras do tutor, verifica-se que no se pode ensinar de forma restrita e residual. primordial ampliar o conhecimento aliando a teoria com a prtica dos alunos, com as experincias vivenciadas. Veja o exemplo abaixo: Exemplo Se uma turma de tratoristas, por exemplo, ficar responsvel por radiografar dois quilmetros quadrados do seu local de formao e junto com seu instrutor pactuar uma agenda cultural, educacional, trabalhista e at de sade, o que pode de fato acontecer a partir da formao, uma agenda local de desenvolvimento e o reconhecimento que o espao de formao vai alm da cartilha para tratoristas. Sim, a formao pode ser estruturada numa metodologia territorializada o que vai significar uma educao integral e no isolada. Diante do que estamos acompanhando, no se pode ensinar de forma residual e restrita. Aprender ir alm e deve significar transformao. Sem dvida que este novo modelo de educao vai gerar novas alianas com nossos alunos, pois eles vo vivenciar experincias que se comprometem com sua realidade e, mais do que tudo, assume um compromisso com a mudana desta. importante relembrar que: Relembrando Ensinar com foco na realidade sem dvida um novo caminho que devemos compreender e adotar. Ensinar para entender o que precisa ser mudado. Ensinar para construir identidades culturais. Ensinar para ir muito alm do possvel. Alis, temos que pensar que no devemos apenas ensinar e sim desenvolver um modelo de significados que possa nos reorientar sobre a prpria vida.

Concluindo o mduloFinalizamos o mdulo 2 e nele voc percebeu que Educao e Qualificao Profissional andam juntas. Durante alguns anos a capacitao rural era focada somente no aprender a fazer fazendo. Logo se percebeu que no bastava Aprender Fazer e que o trabalhador rural teria que Saber Fazer.

Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional

Curso 03 - Educao e Qualificao Profissional

33

E assim, deu-se incio a um trabalho para contrapor a realidade existente com oferta de propostas de formao aos trabalhadores visando capacitao integral, ou seja, tornando-o apto para o exerccio de vrias atividades prprias do setor rural. Nesse sentido o Sistema S do Brasil, ao qual se encontra inserido o Sistema CNA/SENAR, est trabalhando com os trabalhadores rurais, oferecendo esta formao. Dessa forma a educao profissional cumprir sua importante funo social, ou seja, a de possibilitar que as pessoas desempenhem com competncia suas atribuies profissionais, contribuindo assim para o desenvolvimento e qualidade de vida. Diante desta preocupao o Sistema CNA/SENAR, ao ofertar cursos de formao e qualificao para o trabalhador rural, prima pela qualidade de maneira que seus alunos possam ter a educao como ponto de partida na mudana social. No perca! No prximo mdulo ser apresentada a Transferncia de Renda e Educao II. Ficou curioso com o assunto? Ento! Realize a atividade final deste mdulo, no prximo tpico, e siga em frente! Bons estudos!

Atividade de final de mduloAssinale a alternativa correta: A) A escola rural no Brasil desprovida de uma estratgia voltada para o campo, inadequadamente equipada e apresenta professores leigos e mal pagos. B) Os temas so diferentes tanto no interior como na cidade e os perodos de frias e de aulas so coerentes ao calendrio agrcola de muitas regies do Brasil. C) Os processos educativos devem estar em profunda consonncia com o mundo do trabalho, agindo para e a partir dele. D) Os contedos e as estratgias adotados devem atender as exigncias da zona urbana que requer pessoas incapazes de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes em situaes diversas e desafiadoras, de forma a gerar solues e resultados. E) A misso de planejar, executar e avaliar a educao profissional de cidados no meio rural deve ser realizada por educadores que entendem as razes pelas quais as pessoas aprendem. Respostas: ( ) As alternativas A, B e E esto corretas. ( ) As alternativas C, D e E esto corretas. ( ) As alternativas A, B e D esto corretas. ( ) Todas as alternativas esto corretas. ( ) Nenhuma alternativa est correta.Mdulo 02: Educao e Qualificao Profissional