curso de links patrocinados

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Links Patrocinados Profª. Fernanda Oliveira @_dp6 2012 dp6 - todos os direitos reservados

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Curso de Links PatrocinadosProfessor: Fernanda Bianca de Oliveira

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Page 1: Curso de Links Patrocinados

Links Patrocinados

Profª. Fernanda Oliveira@_dp6

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 2: Curso de Links Patrocinados

Fernanda Oliveira atua no mercado de Web Analytics há mais de 6anos, com passagens por grandes empresas como AgênciaClick Isobar e AG2.Possui vasta experiência em métricas, teste multivariável, linkspatrocinados e e-commerce. É Head de Business Intelligence na dp6.

2012 dp6 - todos os direitos reservados

fernandafernanda..oliveira@[email protected]

wwwwww..linkedinlinkedin..com/com/fernandafernanda..biancabianca

Page 3: Curso de Links Patrocinados

O que veremos hoje?

Introdução Links Patrocinados

Rede de Pesquisa x Rede de Display

Como funciona o leilão do AdWords?

Definição de KPIs e análise de abordagem do produto

2012 dp6 - todos os direitos reservados 3

Estrutura de uma conta de LPs

Estruturando uma campanha

Page 4: Curso de Links Patrocinados

Os mecanismos de Busca

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 5: Curso de Links Patrocinados

Os mecanismos de Busca

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 6: Curso de Links Patrocinados

Os mecanismos de Busca

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 7: Curso de Links Patrocinados

Os mecanismos de Busca

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 8: Curso de Links Patrocinados

Posições mais observadas no Google

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 9: Curso de Links Patrocinados

Posições mais observadas no Google � LP

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 10: Curso de Links Patrocinados

Posições mais observadas no Google � LP

2012 dp6 - todos os direitos reservados

SEO LP

Page 11: Curso de Links Patrocinados

LP44%

13%

9%

6%

1

2

3

4

Pos

ição

na

busc

a

Posições mais observadas no Google � LP

2012 dp6 - todos os direitos reservados

SEO

5%

4%

3%

3%

2%

3%

9%

5

6

7

8

9

10

>10

Pos

ição

na

busc

a

Percentual dos Cliques

Page 12: Curso de Links Patrocinados

Sistema de anúncios onde a segmentação é feita através de palavras-chave, contexto

ou canais e a veiculação é cobrada pelos cliques, definido em forma de leilão.

Links Patrocinados

Descrição

SEM: Estratégias de SEO + Links Patrocinados.

Terminologias comuns

2012 dp6 - todos os direitos reservados

12

Benefícios

SEM: Estratégias de SEO + Links Patrocinados.

PPC: Anunciante paga apenas pelo clique.

Buscadores atingem ~90% dos internautas (Google ~85%), sendo a porta de entrada

para a maioria deles. Através da sincronização da intenção de quem está buscando e

a oferta do anunciante, uma campanha de links patrocinados bem gerenciada pode

atrair tráfego barato aliado a uma ótima taxa de conversão. Nos Estados Unidos

estima-se que SEM é responsável por 36% das vendas feitas a novos clientes.

Page 13: Curso de Links Patrocinados

O que é Search Engine Marketing?SEM

É uma técnica de marketing aplicada aos mecanismos de busca que visa aumentar o grau de visibilidade dos websites, melhorando o seu posicionamento no ranking (SERP) para as palavras chaves específicas relacionadas.

2012 dp6 - todos os direitos reservados

SEOInclusãoPaga na

Busca / PPC

InclusãoContextualPaga/ PPC

Page 14: Curso de Links Patrocinados

O que é Search Engine Marketing?SEM

Principais características:

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Custo orientadoao resultado

Alto Grau deSegmentação

Precisão nosindicadores deperformance

KPI

Page 15: Curso de Links Patrocinados

Conceitos Básicos

• Impressões – quantas vezes os anúncios foram exibidos• Cliques – quantidade de cliques nos anúncios• Orçamento diário - Controla o quanto você quer gastar pordia na campanha• CPC – custo por clique• CTR – Taxa de Cliques (cliques/impressões)• CPM – Custo por Mil Impressões

2012 dp6 - todos os direitos reservados

• CPM – Custo por Mil Impressões• CPC max – Até quanto estou disposto a pagar• CPC med – Quanto efetivamente paguei• CPA – Custo por Aquisição• Conversões – quantidade de usuários que realizaram açãodesejada

Page 16: Curso de Links Patrocinados

O que veremos hoje?

Introdução Links Patrocinados

Rede de Pesquisa x Rede de Display

Como funciona o leilão do AdWords?

Definição de KPIs e análise de abordagem do produto

2012 dp6 - todos os direitos reservados 16

Estrutura de uma conta de LPs

Estruturando uma campanha

Page 17: Curso de Links Patrocinados

Mais do que busca...

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 18: Curso de Links Patrocinados

Mais do que busca...

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 19: Curso de Links Patrocinados

Rede de Pesquisa Rede de Display

A campanha de AdWords abrange as Redes de Pesquisa e de Display do Google.

Redes do Google e mídias veiculadas

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Mídia de TextoMídia Gráfica

Mídia de Vídeo

Mídia de Texto

Page 20: Curso de Links Patrocinados

Google Adwords - Rede de DisplayConjunto de sites pertencentes ao Google, parceiros de canal e

todos os afiliados através da rede adSense.

Alcance de mais de 85% dos usuários de Internet no Brasil. Dezenas

de milhares de sites, alto alcance (escala) e Sites de Nicho

(precisão) que exibem anúncios do Google.

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 21: Curso de Links Patrocinados

Contextual Targeting Placement Targeting

A Rede de Display do Google permite 2 tipos para Segmentação das Campanhas: Segmentação Contextual e Site Pack.

Rede de Display

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 22: Curso de Links Patrocinados

O que difere Rede de Pesquisa e Rede de Display?

Rede de Pesquisa Rede de Display

O que?

Quando?

Anúncio de textopago por clique (CPC)

Anúncio de texto, gráfico e vídeopaga por clique (CPC) ou por mil impressões (CPM)

X

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Como?

Usuário está buscando informaçõessobre seu produto / serviço

Usuário está navegando em sites relevantessobre seu produto / serviço

Acionado através de palavras-chave

Acionado através decontexto ou seleção de canais

Page 23: Curso de Links Patrocinados

Características de Cada Um

Rede de Pesquisa

� O anúncio aparece em toda a Rede de Pesquisa do Google.

� Apenas anúncios de texto.

� Rede mais direcionada, pois anúncio aparece a partir de uma busca do usuário. Por este motivo, possui uma taxa de cliques mais elevada.

� Geralmente os termos institucionais têm destaque nessa Rede.

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Rede de Display

� O anúncio aparece em toda a Rede de Conteúdo do Google.

� Anúncios de texto, de vídeo ou gráficos.

� Rede menos direcionada. O anúncio é exibido se houver relação com o conteúdo da página, impactando o usuário indiretamente. Por este motivo, possui uma taxa de cliques menor.

� Tempo de exposição do anúncio maior.

� A Rede de Conteúdo do Google é segmentada por temas, e podemos evitar que os anúncios sejam exibidos em sites com conteúdo irrelevante.

Page 24: Curso de Links Patrocinados

Google Adwords - Rede de Display

Estratégias de Segmentação:

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 25: Curso de Links Patrocinados

Google Adwords - Rede de Display

Segmentação ContextualDireciona anúncios baseados no conteúdo das páginas que estão lendo, utilizando uma poderosa tecnologia contextual.

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 26: Curso de Links Patrocinados

Google Adwords - Rede de Display

Segmentação de CategoriasDireciona seus anúncios para consumidores, baseados na categorização de milhares de sites e páginas.

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 27: Curso de Links Patrocinados

Google Adwords - Rede de Display

Segmentação Manual de Canais – Site PackDireciona anúncios para consumidores de acordo com a seleção de sites específicos da Rede de Display

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 28: Curso de Links Patrocinados

Google Adwords - Rede de Display

Remarketing

97% dos usuários do seu site não convertem na primeira visita*

Impacte pessoas que visitaram seu site mas não efetuaram uma ação desejada.

Você se comunica com uma audiência qualificada, que já teve interesse prévio

em seus produtos e serviços.

Traga os usuários de volta para o seu site e crie relacionamento.

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Traga os usuários de volta para o seu site e crie relacionamento.

Page 29: Curso de Links Patrocinados

Google Adwords - Rede de Display

YOUTUBEOpções de formato no Youtube

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 30: Curso de Links Patrocinados

Google Adwords - Rede de Display

OrkutOpções de formato no Orkut

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 31: Curso de Links Patrocinados

O que veremos hoje?

Introdução Links Patrocinados

Rede de Pesquisa x Rede de Display

Como funciona o leilão do AdWords?

Definição de KPIs e análise de abordagem do produto

2012 dp6 - todos os direitos reservados 31

Estrutura de uma conta de LPs

Estruturando uma campanha

Page 32: Curso de Links Patrocinados

Como funciona o leilão do AdWords?Vamos começar imaginando um leilão simples, onde quem paga mais caro leva. Nesse

formato não estamos garantindo que os anúncios que aparecem serão bons (já que quem

estiver pagando mais é que vai veicular).

Em função disso o Google criou o Indice de Qualidade, que é basicamente um índice que

vai entrar na conta para garantir que sejam exibidos anúncios relevantes.

2012 dp6 - todos os direitos reservados 32

Vamos ver do que é composto o Indice de Qualidade:

CTR

Relevância

Landing Page

Page 33: Curso de Links Patrocinados

Como funciona o leilão do AdWords?Relevância (CTR) da palavra-chave e anúncio: Quão relevante é o seu anúncio e

palavra-chave para a busca feita?

Histórico da Palavra-Chave no Google e na conta do anunciante: Como foi o

desempenho dessa palavra-chave no histórico de buscas do Google e na conta do

anunciante?

Qualidade da Página de Destino (Landing Page): Seu conteúdo é relevante para o

usuário? Qual o tempo de carregamento desta página?

2012 dp6 - todos os direitos reservados 33

usuário? Qual o tempo de carregamento desta página?

Com o sistema que usa o Indice de Qualidade, o Google tenta beneficiar esses 3 caras:

O próprio Google – Vai ter anúncios relevantes e atrair mais tráfego

Anunciante – Poderá pagar menos se sua campanha for relevante

Usuário – Vai encontrar o que está buscando mais facilmente

CTRRelevância

Landing Page

Page 34: Curso de Links Patrocinados

CPC Máx. Indice de Qualidade

AdRank Posição do anúncio

A1 4 1 4 X

A2 3 3 9 2

A3 2 6 12 1

A4 1 8 8 3

Como funciona o leilão do AdWords?

O que o Google faz é um leilão que vai levar em conta o CPC e o Indice de Qualidade. Vamos

multiplicar um pelo outro para obter o AdRank, que é o que será considerado para ver quem “ganha”

Leilão Convencional1

3

2

X

2012 dp6 - todos os direitos reservados 34

o leilão.

E como é calculado o CPC que cada um vai pagar?

A Fórmula utilizada pelo Google é:

Veja o exemplo:

P3 = 9/6 = R$1,50

P2 = 8/3 = R$2,70

Preço = AdRank(do cara abaixo no leilão) / Indice de Qualidade

AdRank = CPCmax X Indice de Qualidade

1

3

2

Page 35: Curso de Links Patrocinados

O que veremos hoje?

Introdução Links Patrocinados

Rede de Pesquisa x Rede de Display

Como funciona o leilão do AdWords?

Definição de KPIs e análise de abordagem do produto

2012 dp6 - todos os direitos reservados 35

Estrutura de uma conta de LPs

Estruturando uma campanha

Page 36: Curso de Links Patrocinados

Definindo os KPIs - Indicadores de Performance

FORMULÁRIO PREENCHIDO

ROIENQUETE

RESPONDIDA

2012 dp6 - todos os direitos reservados

VENDASVÍDEOS

ASSISTIDOS

LEADDOWNLOADSTELEFONEVISTO

Page 37: Curso de Links Patrocinados

Análise do mercado e seu público

2012 dp6 - todos os direitos reservados 37

Page 38: Curso de Links Patrocinados

Ciclo de Compra

2012 dp6 - todos os direitos reservados 38

Page 39: Curso de Links Patrocinados

Análise de Concorrência e abordagem do produto

É importante verificar, no site do cliente e dos principais concorrentes, como o site é

categorizado e qual a abordagem do produto.

A partir desse estudo é possível entender melhor o que a campanha deve abordar e é

possível começar um brainstorm para definir as palavras mais importantes que vão

compor a campanha.

Conhecer o site também é importante para pensar nos anúncios, na próxima etapa.

Vamos ver os pontos principais do site da Aarmac:

2012 dp6 - todos os direitos reservados 39

Vamos ver os pontos principais do site da Aarmac:

A página principal é a página dos

equipamentos. Nela são mostradas as máquinas de sorvete existentes e

uma máquina de chantilly.

Page 40: Curso de Links Patrocinados

Também encontramos no site algumas receitas recomendadas pelo

fabricante.

Análise de Concorrência e abordagem do produto

2012 dp6 - todos os direitos reservados 40

Tanto o site da Aarmac quanto o dos

concorrentes calculam a lucratividade que pode

ser obtida com a máquina.

Page 41: Curso de Links Patrocinados

O site também vende alguns acessórios que podem ser anunciados.

Análise de Concorrência e abordagem do produto

2012 dp6 - todos os direitos reservados 41

No site de um concorrente existe uma descrição do perfil das pessoas que compram a

máquina.

Page 42: Curso de Links Patrocinados

O que veremos hoje?

Introdução Links Patrocinados

Rede de Pesquisa x Rede de Display

Como funciona o leilão do AdWords?

Definição de KPIs e análise de abordagem do produto

2012 dp6 - todos os direitos reservados 42

Estrutura de uma conta de LPs

Estruturando uma campanha

Page 43: Curso de Links Patrocinados

Estrutura de uma conta de LPs

Conta

Campanha

2012 dp6 - todos os direitos reservados 43

Grupo

Palavras Anúncios

Page 44: Curso de Links Patrocinados

Estrutura de uma conta de LPsCoisas definidas em nível de conta:

• Forma de pagamento• Budget diário• Data de início e fim• Fuso horário• Codificação de Links para Analytics

Grupo = Subcategoria

Conta = Anunciante – Ex: GM

Campanha = Categoria – Ex: Produtos

2012 dp6 - todos os direitos reservados 44

Grupo = Subcategoria

Palavras-Chave:• Caminhões Usados• Carro zero• GM Vectra• Celta• Motor de Barco

Anúncios

Caminhões Automóveis Marcas Náutica&Motor

Page 45: Curso de Links Patrocinados

Estrutura de uma conta de LPs

Grupo Palavras Anúncios

• Palavras chave•Título

O que pode ser definido em cada nível?

Campanha

• Gasto diário• Região e Idiomas de Veiculação• Search Google / Search Parceiros / Conteúdo

2012 dp6 - todos os direitos reservados 45

• Lance de CPC

• Status

• Tipo de correspondência

• Lance de CPC

• URL de destino

• Status

•Título

• Descrição

• URL de destino

• URL de exibição

• Status

Conteúdo• Dispositivos• Rotação de anúncios• Programação de anúncios• Data final da campanha• Status• Limite de Impressões• Padrão de entrega

Page 46: Curso de Links Patrocinados

O que pode ser definido em cada nível?

Campanha

• Gasto diário• Região e Idiomas de Veiculação• Search Google / Search Parceiros / Conteúdo

A segmentação de sua campanha poderá ser por rede pesquisa, por páginas de conteúdo ou por sites da rede Google.

É possível definir entre Computadores e Laptops e entre iPhones e outros aparelhos celulares com navegadores de Internet .

É o valor máximo que cada campanha pode gastar diariamente.

É possível definir o Pais/Território, Região/Cidade e o idioma de veiculação de sua campanha

Estrutura de uma conta de LPs - Configurações da Campanha

2012 dp6 - todos os direitos reservados 46

Conteúdo• Dispositivos• Rotação de anúncios• Programação de anúncios• Data final da campanha• Status• Limite de Impressões• Padrão de entrega

Você pode mostrar com mais freqüência anúncios com melhor desempenhoou exibir cada anúncio aproximadamente o mesmo número de vezes.

É possível definir dias e horários específicos para a exibição de seus anúncios.

Alguém tem alguma dúvida?

O status de uma campanha pode ser Ativa, Pausada, Excluída, Pendente ou Finalizada

É possível definir um limite de impressões diário, semanal ou mensal por grupo de anúncios ou por anúncio.

Pode ser Padrão (mostrar anúncios de forma uniforme) ou Acelerado (mostrar o mais rápido possível).

Page 47: Curso de Links Patrocinados

Grupo

O que pode ser definido em cada nível?

O lance de CPC se refere ao valor que você deseja pagar por um clique no seuanúncio

Estrutura de uma conta de LPs - Configurações de Grupo

2012 dp6 - todos os direitos reservados 47

• Lance de CPC

• Status

Cada opção de rede é ativada ou desativada. Se as configurações da suacampanha exigirem canais ou palavras-chave e esse grupo de anúncios não incluir

canais ou palavras-chave, você verá a mensagem Nenhum selecionado.

Page 48: Curso de Links Patrocinados

Palavras

• Palavras chave

O que pode ser definido em cada nível?É o termo que está sendo usado para a busca.

Correspondência ampla é a configuração padrão para todas as palavras-chave. Todas as pesquisas feitas usando a sua palavra-chave (em qualquer ordem ou combinação) podem

exibir o seu anúncio.

Correspondência de frase restringe sua pesquisa, pois exige que as palavras apareçam em uma Ordem exata.

Correspondência exata restringe ainda mais a pesquisa, pois exibe seu anúncio quando a

Estrutura de uma conta de LPs - Configurações de Palavras

2012 dp6 - todos os direitos reservados 48

• Tipo de correspondência

• Lance de CPC

• URL de destino

• Status

O lance de CPC se refere ao valor que você deseja pagar por um clique no seu anúncio

URL de destino é para onde os usuários vão ao clicar no seu anúncio. Geralmente é maiseficaz direcionar os usuários imediatamente para uma página de destino na qual eles

tenham mais interesse.

O status de uma palavra chave pode ser Ativa, Pausada ou Excluída

Correspondência exata restringe ainda mais a pesquisa, pois exibe seu anúncio quando a Frase exata é usada na pesquisa - sem nenhuma outra palavra antes, depois ou no meio.

-Correspondência negativa elimina frases pesquisadas para as quais você não deseja que o seu anúncio apareça, como barato ou grátis.

Page 49: Curso de Links Patrocinados

Anúncios

• Título

O que pode ser definido em cada nível?

A primeira linha do anúncio, que chama a atenção para o que ele trata.

A mensagem a ser transmitida, que deve contar os benefícios de seu produto ou serviço.

Estrutura de uma conta de LPs - Configurações de Anúncios

2012 dp6 - todos os direitos reservados 49

• Título

• Descrição

• URL de destino

• URL de exibição

• Status

A mensagem a ser transmitida, que deve contar os benefícios de seu produto ou serviço.

Para onde os usuários vão ao clicar no anúncio. Deve ser coerente com a mensagem exibida na descrição e título.

Não precisa ser o mesmo que o URL de destino, mas deve ser um URL real que faça parte do site.

Definir o status como Ativo, para que seja exibido, ou Pausado, para que não seja exibido.

Page 50: Curso de Links Patrocinados

Como os níveis se relacionam?

Campanhas Grupo

Palavras

Pertinência

2012 dp6 - todos os direitos reservados 50

Anúncios

Pertinência

É muito importante que as palavras de determinado grupo de anúncios estejam muito relacionadas com os anúncios desse grupo. Caso contrário, o CTR do grupo será baixo e o CPC ficará mais caro.

Page 51: Curso de Links Patrocinados

O que veremos hoje?

Introdução Links Patrocinados

Rede de Pesquisa x Rede de Display

Como funciona o leilão do AdWords?

Definição de KPIs e análise de abordagem do produto

2012 dp6 - todos os direitos reservados 51

Estrutura de uma conta de LPs

Estruturando uma campanha

Page 52: Curso de Links Patrocinados

Planejando a estrutura da campanhaAnalise o site e veja quais são as categorias de produtos.

Crie campanhas e grupos de anúncios para cada categoria.

2012 dp6 - todos os direitos reservados 52

Page 53: Curso de Links Patrocinados

Planejamento estratégico de Links Patrocinados permite atingir objetivos de alta performance

Anúncio texto

Anúncio gráfico

Anúncio vídeo

X

X

Rede de pesquisa

Rede de afiliadosX

Opções de Veiculação

Rede de conteúdoX

ROI

CPAX

CPCX

MétricasOpções de Anuncio

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Anúncio vídeoX

Efetividade da mensagem

Landing PagePlanejamentode palavras

Otimizaçãode orçamento

Redação estratégica

Gerenciamento

Rede de conteúdoX

CPCX

Page 54: Curso de Links Patrocinados

Segmentação objetiva de links patrocinados:•atingir somente usuários de São Paulo

O planejamento pode ser complementado pela segmentação geográfica

2012 dp6 - todos os direitos reservados 54

Page 55: Curso de Links Patrocinados

Programação horária de links patrocinados:• veicular somente durante os dias úteis das 8h as 18h

A programação horária e de dias de veiculação também são importantes.

2012 dp6 - todos os direitos reservados 55

Page 56: Curso de Links Patrocinados

Google Adwords - Extensões de Anúncios Locais

- Torne seus endereços visíveis e leve visitas a suas lojas físicas- Seu endereço pode aparecer nos mapas e nos resultados do Google

2012 dp6 - todos os direitos reservados

Page 57: Curso de Links Patrocinados

Exemplo de estrutura de conta

2012 dp6 - todos os direitos reservados 57

Page 58: Curso de Links Patrocinados

Palavras-chave

Definem-se palavras-chave os termos que as pessoas pesquisam nos buscadores.

Determinam quais pesquisas do Google podem acionar a exibição de seus anúncios.

2012 dp6 - todos os direitos reservados 58

Distribui-se estas palavras em grupos específicos e para cada grupo, cria-se um ou mais

anúncios. Seu anúncio é exibido quando uma de suas palavras-chave for procurada.

Page 59: Curso de Links Patrocinados

Palavras-chave

1 - Correspondência ampla: palavra-chave

Permite que o anúncio seja exibido em frases semelhantes e variações relevantes.

2 - Correspondência de frase: "palavra-chave"

Permite que o anúncio seja exibido para pesquisas que correspondam à frase exata.

2012 dp6 - todos os direitos reservados 59

3 - Correspondência exata: [palavra-chave]

Permite que o anúncio seja exibido para pesquisas que correspondam exclusivamente à

frase exata.

4 - Correspondência negativa: -palavra-chave

Impede que o anúncio seja exibido para todas as pesquisas que incluam esse termo.

Page 60: Curso de Links Patrocinados

Palavras-chave - Correspondência ampla

Essa é a opção padrão. Se o grupo de anúncios incluir a palavra-chave calçados tipo

tênis, o anúncio será exibido quando a pesquisa incluir uma ou ambas as palavras (tênis e

calçados), em qualquer ordem e, possivelmente, com outros termos. Os anúncios

também podem ser exibidos para formatos no singular e no plural, sinônimos e outras

variações relevantes.

2012 dp6 - todos os direitos reservados 60

Page 61: Curso de Links Patrocinados

Palavras-chave - Correspondência de frase

Se você inserir a palavra-chave entre aspas, como "tênis esportivos", o anúncio será

exibido quando um usuário pesquisar a frase tênis esportivos, com as palavras nessa

ordem. Ele também poderá ser exibido para pesquisas que contenham outros termos,

desde que incluam a frase exata especificada.

2012 dp6 - todos os direitos reservados 61

Page 62: Curso de Links Patrocinados

Palavras-chave - Correspondência exata

Se você colocar as palavras-chave entre colchetes, como [tênis esportivos], o anúncio

será exibido quando um usuário pesquisar a frase específica "tênis esportivos", nessa

ordem e sem nenhum outro termo na consulta.

2012 dp6 - todos os direitos reservados 62

Page 63: Curso de Links Patrocinados

Palavras-chave

2012 dp6 - todos os direitos reservados 63

Page 64: Curso de Links Patrocinados

Palavras-chave

2012 dp6 - todos os direitos reservados 64

Insights for search

Page 65: Curso de Links Patrocinados

Palavras-chave - Estratégias

Palavras-chave Negativas

Negative as palavras-chave que não têm relevância.

Muitas pesquisas são feitas com erros de português. Use-as!

Palavras-chave Erradas

Long Tail

2012 dp6 - todos os direitos reservados 65

Long Tail

Page 66: Curso de Links Patrocinados

Preparação dos anúncios de texto

Agora que temos as campanhas, grupos e palavras definidas falta montar os anúncios.

Como vimos anteriormente, é necessário que os anúncios sejam pertinentes em relação

as palavras do grupo.

Grupo

Palavras

Anúncios

Pertinência

2012 dp6 - todos os direitos reservados 66

Anúncios

http://support.google.com/adwords/?hl=pt-BR

Page 67: Curso de Links Patrocinados

Preparação dos anúncios de texto

Procure utilizar no texto ou no título dos anúncios palavras-chave usadas no grupo de

anúncio.

2012 dp6 - todos os direitos reservados 67http://support.google.com/adwords/?hl=pt-BR

Samsung

• Samsung TV• [TV Samsung]• Televisão Samsung• Preço tv samsung• Comprar tv samsung

32’’

• Tv 32• Tv 32 Polegadas• Televisor 32• Comprar televisão 32• Preço tv 32 polegadas

Page 68: Curso de Links Patrocinados

Dicas Blog da dp6:http://www.dp6.com.br/

Por dentro do Adwords: http://adwords-br.blogspot.com/

Site SEM Brasil:http://www.sembrasil.com.br/

2012 dp6 - todos os direitos reservados

http://www.sembrasil.com.br/

Google Discovery:http://googlediscovery.com/

Blog Google Varejo:http://googlevarejo.blogspot.com/

Page 69: Curso de Links Patrocinados

2011 - todos os direitos reservados

Fernanda [email protected]

www.dp6.com.br