curso de design linguagem visual - ceap.br · fundamentos da composição • as decisões...

21
Curso de Design Linguagem Visual Luciano Pedroza

Upload: lehanh

Post on 07-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Curso de DesignLinguagem Visual

Luciano Pedroza

•O designer, ao contrário do pensamento comum não é artista, mas utiliza elementos da arte no desenvolvimento do projeto. O artista, pordefinição, expressa uma idéia ou sentimento em um determinado meio, não tendo preocupação com aqueles que entrarão em contato com a peça, enquanto o Designer tem como objetivo o mercado consumidor. O seu produto deve alcançar um padrão de venda satisfatório, considerando-se técnica, qualidade, estética, público-alvo, ou possibilitar a divulgação e melhora de um já existente.

•Restrições técnicas-projetivas são uma constante no trabalho do designer. O seu mérito é superá-las e transformar o produto em um sucesso comercial. O designer tem que ser capaz de adaptar o seu trabalho à vontade do cliente e encontrar a melhor solução para o caso. Produção em série e design andam juntos. Essa é uma das maismarcantes definições do designer, caso contrário poderemos considerar o profissional um artesão ou artista.

O Designer

Fundamentos da Composição

• As decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador;

• Nesta etapa do processo criativo o designer tem a oportunidade de exercer controle sobre o seu trabalho e de expressar o que sua obra deseja transmitir;

• Sintaxe significa disposição ordenada das palavras segundo uma forma e uma ordenação adequadas;

• No alfabeto visual, a sintaxe só pode significar a disposição ordenada de partes;

• O problema é: como abordaremos o processo da composição com inteligência e conhecimento de como as decisões compositivasirão afetar o resultado final?

1º) não há regras absolutas;

2º) pode ocorrer uma compreensão do que vai acontecer em termos do significado;

3º) o entendimento do significado da forma visual vem do conhecimento do processo da percepção humana

Fundamentos da Composição

O processo de composição passa de um momento de desordem, experimentação, e por outro, de organização e planejamento em busca de uma unidade estética;

Fundamentos da ComposiçãoFundamentos da Composição

A unidade estética de uma composição está intimamente ligada à especifidade da linguagem empregada.A unidade não exclui a multiplicidade, a variedade e o interesse da composição.O grande desafio é criar uma unidade tendo como diretrizes a multiplicidade e a diferença.

Fundamentos da Composição

A mais importante influência psicológica e física sobre a percepção humana é a necessidade do equilíbrio. É a referência visual mais forte e firme do homem.

Fundamentos da ComposiçãoEQUILÍBRIO

• Manutenção de um corpo na sua posição ou postura normal, sem oscilações ou desvios.(dic.Aurélio)

• O equilíbrio é instável.• Numa composição pode-se

equilibrar formas regulares com irregulares, de dimensões, cores, texturas, tons e pesos desiguais. Pode-se fazer uma equivalência de elementos diferentes desde que consiga passar uma idéia de harmonia, que é, na verdade, o que define o equilíbrio de uma imagem.

Fundamentos da ComposiçãoEQUILÍBRIO

GRINSPUM, ESTER A trama das idéias.

• Na composição visual, o equilíbrio se estrutura pela diferença das tensões e intensidades das formas que integram a composição. Em cada composição há um equilíbrio, resultado do processo criativo do artista.

• Equilíbrio não quer dizer simetria. A composição pode ser assimétrica e equilibrada.

Fundamentos da ComposiçãoEQUILÍBRIO

GRINSPUM,ESTER (Recife, PE, 1955)Onde um eu era havia um círculo desenhado a lápis - amor ícone 1985

O fundo branco destaca os elementos que, apesar de terem volumes distintos, estão equlibrados. Os elementos desenhados vagam por ele e se equilibram.

É o meio visual mais eficaz para criar um efeito em resposta ao objetivo da mensagem, efeito que tem um potencial direto e econômico de transmitir a informação visual, por que se caracteriza por ser inesperado, complexo, irregular e instável.A relação entre tensão relativa e equilíbrio pode ser demonstrada em qualquer forma regular. Por exemplo, um raio em ponta no interior de um círculo (a) provoca uma maior tensão visual porque o raio não se ajusta ao “eixo visual” invisível, perturbando, portanto o equilíbrio (...), podemos dizer que, se tivermos dois círculos lado a lado, o que mais atrairá a atenção do espectador será o círculo com o raio em ponta, ou o não-concordante.

Fundamentos da ComposiçãoTensão

a.

b.

Fundamentos da ComposiçãoTensão

As opções visuais são polaridades, tanto de

regularidade e simplicidade de um lado, ou de variação complexa e inesperada de outro. A

escolha entre essas opções determina a resposta relativa do

espectador, tanto em termos de repouso e

relaxamento quanto de tensão.

The Intervention of the Sabine Women (1799), de Jacques-Louis David.

Fundamentos da ComposiçãoTensão

A tensão, ou sua ausência, é o primeiro fator compositivo que pode ser usado sintaticamente na busca do alfabetismovisual.

Fundamentos da ComposiçãoTensão

Fundamentos da ComposiçãoNivelamento e Aguçamento

O poder do previsível empalidece diante do poder da surpresa.A estabilidade e a harmonia são polaridades daquilo que é visualmente inesperado e do que cria tensões na composição.Esses opostos são chamado nivelamento e aguçamento.

Fundamentos da ComposiçãoNivelamento e Aguçamento

1 - Exemplo simples de nivelamento:

Não oferece nenhuma surpresa visual,

é totalmente harmoniosa.

2 – Aguçamento:

O ponto está fora do centro não apenas na estrutura vertical, mas também na horizontal. Nem mesmo se ajusta aos componentes

diagonais do traçado estrutural. Em ambos os casos, nivelamento e aguçamento compositivos há uma clareza de intenção.

Fundamentos da ComposiçãoNivelamento e Aguçamento

Há um terceiro estado da composição visual que não é o nivelado nem o aguçado, no qual o olho precisa esforçar-se por analisar os componentes no que diz respeito ao seu equilíbrio. A esse estado dá-se o nome de ambigüidade.

Nas figuras abaixo, o ponto não está claramente no centro, nem está muito distante do mesmo. Em termos visuais, sua visão não é clara, e poderia confundir o espectador que, inconscientemente, pretendesse estabilizar sua posição em termos de equilíbrio relativo.

Assim como a ambiguidade verbal, a ambiguidade visual obscurece não apenas a intenção compositiva, mas também o significado. O processo de equilíbrio fica refreado, tornando-o confuso.

Fundamentos da ComposiçãoNivelamento e Aguçamento

Fundamentos da ComposiçãoNivelamento e Aguçamento

Fundamentos da ComposiçãoAtração e Agrupamento

a) c)b)

Na figura b) os dois pontos disputam atenção em sua interação, criando manifestações comparativamente individuais devido a distância que os separa, dando a impressão de se repelirem mutuamente.

Na figura c) há uma interação imediata e mais intensa; os pontos se harmonizam, e portanto se atraem. Quanto maior for a proximidade dos elementos, maior será a atração

Na linguagem visual os opostos se repelem e os semelhantes se atraem. Assim, o olho completa as conexões que faltam, mas relaciona automaticamente as unidades semelhantes.

Fundamentos da ComposiçãoAtração e Agrupamento

A similaridade demonstrada é a forma, mas outras afinidades visuais regem a lei do agrupamento no ato de ver, tais como o tamanho, a textura, o tom, etc.

Fundamentos da ComposiçãoAtração e Agrupamento