curso de administração - · pdf file... administração geral e...

8
brunoeduardo.com Aula 01 Colônia de Férias do Impacto Curso de Administração Professor Bruno Eduardo

Upload: dangnhi

Post on 03-Mar-2018

239 views

Category:

Documents


11 download

TRANSCRIPT

Page 1: Curso de Administração - · PDF file... ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO ... os autores da Teoria Clássica e Neoclássica ... precisão na definição do

brunoeduardo.com

Aula 01

Colônia de Férias do Impacto Curso de Administração Professor Bruno Eduardo

Page 2: Curso de Administração - · PDF file... ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO ... os autores da Teoria Clássica e Neoclássica ... precisão na definição do

GRUPO IMPACTO – COLÔNIA DE FÉRIAS 2013

AULA 01: ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO

Página 2

@impactodf www.facebook.com/impactoconcursos www.facebook.com/professorbrunoeduardo

www.grupoimpactoweb.com.br www.brunoeduardo.com

.

Professor Bruno Eduardo

Site: http://www.brunoeduardo.com Email: [email protected] Facebook: http://www.facebook.com/professorbrunoeduardo

ADMINISTRAÇÃO GERAL – FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Administração

01. As funções clássicas do administrador incluem

a) planejamento, produção, venda e controle. b) liderança, planejamento, captação e organização. c) planejamento, organização, comando e controle. d) planejamento, execução, distribuição e organização. e) organização, comando, produção e análise.

CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 4

Considerando as funções de administração, julgue os itens a seguir.

02. Enquanto as atividades de planejamento e organização lidam com os aspectos mais concretos do processo administrativo, a atividade de direção é mais abstrata, pois consiste em lidar diretamente com as pessoas, influenciando-as e motivando- as constantemente para o trabalho.

CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 1

No que se refere ao controle como uma das funções da administração, julgue o item abaixo.

03. Controlar implica reunir e coordenar os recursos humanos, financeiros e de informação para que os objetivos organizacionais sejam cumpridos.

CESPE - 2012 - TJ-AC - Analista Judiciário - Administração

Em relação às funções de administração, planejamento, organização, direção e controle, e ao processo de planejamento, julgue os itens seguintes.

04. De acordo com a atitude e visão interativa da função de planejamento, os quatro princípios considerados como específicos são: contribuição para a missão organizacional e para os objetivos gerais da organização; precedência do planejamento, em relação às demais funções; penetração e abrangência em relação às características e atividades da empresa; e maior eficiência, eficácia e efetividade dos resultados.

Julgue o item seguinte, relativo à função administrativa de controle.

05. Os tipos de controle são o preliminar, que ocorre antes das operações iniciarem; o simultâneo, que ocorre enquanto os planos estão sendo implementados; e o de feedback, que enfoca o uso da informação sobre os resultados, no intuito de corrigir desvios em relação aos parâmetros aceitáveis.

CESPE - 2006 - ANCINE - Analista Administrativo

Em relação a organização para a administração, julgue os itens a seguir.

06. As funções devem ser distribuídas de forma a assegurar equilíbrio na organização e evitar: duplicidade, omissão de funções essenciais e supervalorização de funções secundárias.

CESPE - 2012 - MPE-PI – Téc. Ministerial - Área Adm. - Cargo 10

Julgue os itens que se seguem, relativos a funções administrativas e ambiente organizacional.

07. No processo de tomada de decisões e de realização de ações, entre os aspectos mais importantes da administração encontram-se o planejamento, a organização, a direção e o controle.

08. O fluxograma é um instrumento adequado para representar graficamente a estrutura de uma organização e seus departamentos.

09. Uma das funções básicas da administração é a organização ou estruturação, que consiste na reunião e coordenação de atividades e de recursos necessários para o alcance dos objetivos organizacionais.

CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo

A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.

10. O controle consiste em ferramenta administrativa para a reunião e a coordenação dos recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais estabelecidos.

CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 4

Julgue os itens seguintes acerca de planejamento tático, planejamento operacional, balanced scorecard (BSC), administração por objetivos e processo decisório.

11. Um gestor que trabalha no desenvolvimento do plano de recursos humanos de uma organização, descrevendo as políticas e as diretrizes do referido setor, que serão, posteriormente, materializadas de forma mais detalhada por outro nível, atua no planejamento tático dessa organização.

CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 1

Com relação às características do planejamento, julgue os itens seguintes.

12. O planejamento permite aos gestores saberem o que o futuro reserva para seus concorrentes, fornecedores e empresas.

CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 4

Julgue os itens que se seguem, acerca de planejamento estratégico.

13. No planejamento estratégico, a missão proporciona o referencial para o qual devem convergir todas as ações da organização.

14. A visão de futuro desenvolvida no planejamento estratégico deve ser composta por um enunciado genérico, que seja aplicável a qualquer organização.

15. Considere que um fornecedor internacional indique a

possibilidade de não cumprir o contrato de fornecimento de equipamentos celebrado com uma empresa de petróleo. Nesse sentido, essa situação deve ser considerada, pela equipe de planejamento da referida empresa, como um exemplo de ameaça.

CESPE - 2013 - INPI - Analista de Planejamento - Arquivologia

Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

16. A análise da situação estratégica atual da organização, de seu ambiente interno e externo, bem como a elaboração de seu plano estratégico, constituem etapas obrigatórias do planejamento estratégico, que devem ser executadas em uma sequência determinada, visto ser a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento.

17. A missão é parte integrante da análise da situação estratégica, por meio da qual se estabelece o propósito ou a razão de ser da organização.

18. O processo de planejamento é exclusivamente colaborativo, visto que os diversos atores que dele participam atuam conjuntamente para um mesmo fim.

CESPE - 2008 - SERPRO - Analista - Gestão Empresarial

O planejamento pode ser entendido como um processo desenvolvido para se atingir uma situação desejada e da melhor maneira possível. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

19. Serão obtidos melhores resultados para a organização se as metodologias de planejamento estratégico forem implementadas exatamente como foram estabelecidas pelos seus autores, na teoria.

20. Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização.

Page 3: Curso de Administração - · PDF file... ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO ... os autores da Teoria Clássica e Neoclássica ... precisão na definição do

GRUPO IMPACTO – COLÔNIA DE FÉRIAS 2013

AULA 01: ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO

Página 3

@impactodf www.facebook.com/impactoconcursos www.facebook.com/professorbrunoeduardo

www.grupoimpactoweb.com.br www.brunoeduardo.com

ABORDAGEM CLÁSSICA – TEORIA CIENTÍFICA E CLÁSSICA

CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos a abordagens teóricas da administração.

21. Atualmente, não há mais espaço para a utilização da teoria proposta por Taylor, em nenhum de seus aspectos.

22. A liderança centrada nas pessoas foi uma preocupação teórica de Taylor, que defendia a idéia de que resultados só podiam ser obtidos por intermédio das pessoas.

23. De acordo com Taylor, o nível de eficiência do trabalhador é estabelecido com base na capacidade social que esse trabalhador apresenta, e não em sua capacidade de executar o trabalho corretamente no prazo estabelecido.

24. A abordagem proposta por Taylor defendia que fossem priorizados na administração o empirismo e a prática, dando ênfase, desse modo, ao pragmatismo da ponta da linha e ao conhecimento já existente nos trabalhadores.

25. A racionalização do trabalho, segundo Taylor, era vista como um meio de aumentar a eficiência da produção, evitando desperdício e promovendo prosperidade entre patrões e empregados, sendo esses os primados da administração científica.

26. Um órgão público, que preconize o respeito ao canal de comunicação e impeça cada setor de acessar outros níveis organizacionais diferentes dos que se encontrem hierarquicamente logo acima e logo abaixo, respeitando a autoridade única do nível acima, estará de acordo com os pressupostos de Fayol em seus princípios gerais da administração no que tange à unidade de comando.

CESPE - 2010 - MPS - Administrador

O que é uma teoria? Se a palavra teoria tem conotação negativa e lembra uma ideia sem possibilidade de aplicação prática, pense novamente. O grande Einstein dizia que não há nada mais prático que uma boa teoria. As teorias da administração são exatamente isso: ideias práticas que ajudam a entender e administrar organizações.

Antonio Cesar Amaru Maximiano. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2004, p.47 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto anterior, julgue os itens a seguir, relativos às teorias administrativas.

27. A racionalização do trabalho, segundo Taylor, era vista como um meio de aumentar a eficiência da produção, evitando desperdício e promovendo prosperidade entre patrões e empregados, sendo esses os primados da administração científica.

28. Apesar de diferenciarem-se com relação ao foco de estudo, as principais semelhanças entre as teorias científica e clássica encontram-se na abordagem de sistema fechado e na busca da eficiência econômica das organizações.

CESPE - 2008 - STF - Analista Judiciário - Área Administrativa

Com relação aos conceitos e aplicações gerais da administração, julgue os itens.

29. Os padrões de controle são resultantes do processo de planejamento e refletem os objetivos. A título ilustrativo, se o objetivo de um tribunal for democratizar o acesso da população ao Poder Judiciário, o padrão de controle seria a redução dos prazos de tramitação dos processos.

30. As funções administrativas, quando consideradas um todo integrado, formam o processo administrativo. O planejamento, a primeira dessas funções, define os objetivos e os planos para alcançá-los. Os orçamentos são os planos relacionados com os recursos financeiros a serem obtidos e utilizados.

31. Na visão de Mintzberg, a organização empresarial é o tipo mais simples de organização, muito centralizada em torno de seu fundador ou controlador. Muitas organizações passam por esse estágio e, sem um grande crescimento, permanecem nele. São mais apreciadas por quem aspira a um acesso direto com o chefe e proximidade com a missão.

ESAF - 2013 - DNIT - Técnico Administrativo

32. Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador. Os princípios apresentados por Fayol foram retrabalhados com contribuições da abordagem neoclássica da Administração. Sobre as funções do administrador, segundo a abordagem clássica, é correto afirmar:

a) cada uma das funções administrativas repercute na seguinte, determinando o seu desenvolvimento.

b) o ciclo administrativo não se repete, mas permite uma contínua correção e ajustamento através da retroação.

c) as funções do administrador formam apenas uma sequência cíclica: pois é um processo de funções pouco relacionadas em uma interação dinâmica.

d) as funções administrativas quando consideradas isoladamente formam o processo administrativo.

e) os autores da Teoria Clássica e Neoclássica apresentaram princípios administrativos comuns e definiram as mesmas funções básicas para o administrador.

33. O enfoque do processo administrativo define não apenas o

processo administrativo, mas também o próprio papel dos gerentes. Fayol indicou os deveres e princípios que devem ser seguidos pelos gerentes para que a administração seja eficaz. Assinale a opção que não apresenta um dos princípios de administração propostos por Fayol.

a) Divisão do trabalho, disciplina, inovação, interesse da organização e equidade.

b) Autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, remuneração do pessoal e espírito de equipe.

c) Unidade de direção, interesse geral, remuneração do pessoal, estabilidade do pessoal e iniciativa.

d) Espírito de equipe, iniciativa, equidade, ordem, disciplina, interesse geral e centralização.

e) Ordem, autoridade e responsabilidade, estabilidade do pessoal e unidade de comando.

Page 4: Curso de Administração - · PDF file... ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO ... os autores da Teoria Clássica e Neoclássica ... precisão na definição do

GRUPO IMPACTO – COLÔNIA DE FÉRIAS 2013

AULA 01: ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO

Página 4

@impactodf www.facebook.com/impactoconcursos www.facebook.com/professorbrunoeduardo

www.grupoimpactoweb.com.br www.brunoeduardo.com

ABORDAGEM BUROCRÁTICA

FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Auditor Público Externo – Adm.

34. A Teoria da Burocracia teve desenvolvimento na Administração ao redor da década de 1940, impulsionada pelos estudos anteriormente realizados por Max Weber. Pode-se considerar como algumas das vantagens da burocracia:

a) precisão na definição do cargo e na operação, confiabilidade, continuidade da organização.

b) aumento do atrito entre as pessoas, diminuição dos dilemas organizacionais, controle adequado dos tempos e movimentos.

c) valorização da inconstância, diversificação de rotinas e procedimentos, imprevisibilidade do comportamento.

d) formalização das alterações hierárquicas, rapidez nas decisões, diversidade de interpretação.

e) aglutinação de pessoas em função de interesses comuns, interação provocada pela organização formal, ênfase nos aspectos emocionais.

VUNESP - 2009 - CETESB - Analista Administrativo

35. Estão entre as características principais da burocracia, segundo Weber,

a) o acúmulo de papéis e documentos.

b) o caráter legal das normas e regulamentos.

c) o nepotismo e favorecimentos.

d) a aplicação de procedimentos científicos.

e) a lentidão na tomada e execução de decisões.

FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas

36. Max Weber é considerado como um dos mais influentes precursores de diversas teorias das organizações. Nesse sentido, considere:

I. Weber desenvolveu uma teoria das organizações formais, fundamentada em um modelo mecanicista, mais próxima das teorias clássicas.

II. A teoria das organizações de Weber é baseada na articulação entre organização formal e informal.

III. A teoria weberiana das organizações se aproxima mais da teoria clássica das organizações, pois enfatiza a eficiência e a hierarquia.

IV. A teoria estruturalista das organizações diferencia-se da abordagem weberiana por enfatizar a relação entre análise intra-organizacional e inter-organizacional.

V. A teoria weberiana das organizações aproxima-se mais das abordagens humanistas, pois enfatiza o comportamento efetivo das pessoas na organização.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e V. e) II, IV e V.

ESAF - 2004 - CGU - Analista de Finanças e Controle

37. Weber estudou as organizações que surgiram após a revolução industrial e a formação do Estado, identificando características que eram comuns e tipos de autoridade. Indique a opção que apresenta corretamente características do tipo ideal de burocracia de Weber.

a) Excesso de regulamentos e valorização da hierarquia. b) Competência técnica e dominação tradicional. c) Dominação legal e carismática. d) Impessoalidade e profissionalismo. e) Mecanismo e racionalidade legal.

ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS

CESPE - 2010 - MPU – Téc. de Apoio Especializado - Segurança

No que se refere às relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os próximos itens. 38. Quanto maior for a complexidade das atividades realizadas,

maior será o número máximo de subordinados que deve se reportar a um gestor.

CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Min. - Área Adm. - Cargo 1

A gestão de pessoas, além de concentrar-se no alcance de objetivos organizacionais, contribui para satisfação de objetivos individuais. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

39. Os programas de qualidade de vida no trabalho, cada vez mais difundidos em organizações públicas e privadas, são um exemplo típico de ações classificadas como processos de manter pessoas.

40. A existência da organização informal e do poder dos grupos sobre a produtividade dos indivíduos representa o principal impacto da administração científica na gestão de pessoas.

41. A existência da organização informal e do poder dos grupos sobre a produtividade dos indivíduos representa o principal impacto da administração científica na gestão de pessoas.

ESAF - 2010 - CVM - Analista - Recursos Humanos - prova 2

42. Para Kats e Kahn, a organização como um sistema aberto apresenta a seguinte característica:

a) finalidades diferenciadas. b) inexistência de limites ou fronteiras. c) entropia positiva. d) homogeneização. e) importação-transformação-exportação de energia.

CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Administração

43. Com base nas concepções elaboradas pela Escola de Relações Humanas, assinale a opção correta.

a) A estrutura formal da empresa consiste no foco de análise do comportamento humano nas organizações.

b) A liderança informal, bem como suas implicações, não é um elemento que influencia o comportamento das pessoas no ambiente organizacional.

c) O homem é um ser condicionado ao sistema social e às demandas de ordem biológica.

d) Os papéis organizacionais não devem ser explícitos, a fim de não se acentuar as diferenças hierárquicas.

e) A organização é apenas a responsável por estruturar a empresa, não formando um sistema social.

FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Administrativa

44. Como consequência de um trabalho de quase uma década, Mayo e seus seguidores lançaram as bases de uma nova filosofia de administração chamada Relações Humanas, cujos pontos principais são: sistema social; relações com o grupo; supervisor de primeira linha tem papel intermediário e

a) tipo ideal de burocracia.

b) eficácia e eficiência.

c) influência do ambiente externo.

d) trabalho em equipe.

e) racionalização do trabalho.

Page 5: Curso de Administração - · PDF file... ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO ... os autores da Teoria Clássica e Neoclássica ... precisão na definição do

GRUPO IMPACTO – COLÔNIA DE FÉRIAS 2013

AULA 01: ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO

Página 5

@impactodf www.facebook.com/impactoconcursos www.facebook.com/professorbrunoeduardo

www.grupoimpactoweb.com.br www.brunoeduardo.com

TEORIA ESTRUTURALISTA

FCC - 2008 - METRÔ-SP - Analista Treinee

45. A análise das empresas como sistema aberto em constante interação com seu meio ambiente; abordagem múltipla com a análise das variáveis internas e externas que influenciam a organização; concentração nas relações do ambiente externo e os níveis hierárquicos da organização; interdependência entre as partes da organização. Estas são características da teoria da administração

a) neoclássica. b) científica. c) de relações humanas. d) clássica. e) estruturalista.

FCC - 2013 - Sergipe Gás S.A. - Assistente Técnico – Adm.

46. Estrutura Organizacional é

a) o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalização.

b) a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferido.

c) a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.

d) a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até os trabalhadores não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis organizacionais.

e) a guia de conduta, estável e de longo prazo, estabelecida para dirigir a tomada de decisões.

FUNDAÇÃO DOM CINTRA - 2010 - MAPA - Agente Adm.

47. Cada organização é um sistema complexo e humano, com características próprias, com a sua própria cultura e com um sistema de valores, os quais determinam a estrutura de informações e os procedimentos de trabalho. Todo esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que tenha como resultado produtividade e motivação ótimas. A fim de que permita capacidade inovadora, a estrutura organizacional deve ter as seguintes características:

a) reação inflexível às exigências mutáveis, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração dos participantes;

b) adaptabilidade, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração dos participantes;

c) adaptabilidade, alienação do emprego, perspectiva exata do meio ambiente e individualismo dos participantes;

d) reação inflexível às exigências mutáveis, alienação do emprego, senso de identidade e perspectiva exata do meio ambiente;

e) adaptabilidade, reação inflexível às exigências mutáveis, alienação do empregado e individualismo dos participantes.

CESGRANRIO - 2012 - Transpetro - Administrador Júnior

48. A natureza da estrutura adotada por uma empresa depende, principalmente, de fatores internos.

Contribuem para a criação da estrutura da empresa os seguintes fatores internos, EXCETO a(s)

a) sequência de passos necessária para produzir os pro- dutos ou serviços que os membros e clientes desejam ou de que necessitam.

b) natureza dos objetivos estabelecidos para a empresa, seus executivos e funcionários.

c) atividades operantes exigidas para realizar os objetivos da empresa.

d) funções administrativas a desempenhar.

e) características pessoais do corpo funcional.

ABORDAGEM SISTÊMICA

CESPE - 2008 - MTE - Administrador

A respeito das teorias administrativas e da dinâmica das organizações, julgue os itens.

49. Segundo a teoria de sistemas, as funções de um sistema independem de sua estrutura.

CESPE - 2008 - SERPRO - Analista - Gestão Empresarial

A respeito da gestão empresarial, julgue o item abaixo.

50. O modelo de organização do tipo orgânico, adaptado a condições instáveis, é caracterizado, entre outros aspectos, pela redefinição contínua de tarefas, para cuja descrição os organogramas são de pouca utilidade.

FCC - 2012 - TRF - 2ª REGIÃO - Analista Judiciário - Psicologia

51. A principal contribuição da abordagem sistêmica ao Comportamento Organizacional é o conceito de organização como um sistema

a) aberto, em constante interação com seu ambiente.

b) fechado, que estabelece algumas trocas no ambiente.

c) semi-aberto, já que tem metas estabelecidas no intra-grupo.

d) flexível, porém raramente se modifica com as pressões do ambiente.

e) inflexível, pois preserva as normas internas. FCC - 2012 - TRF - 2ª REGIÃO - Analista Judiciário - Psicologia

O aporte da Teoria de Sistemas revolucionou o estudo das organizações, pois suas fronteiras foram ultrapassadas e

a) a noção de subsistema composto por elementos não relacionados que constituem as partes ou órgãos que compõem o sistema permitiu compreender relações intra-grupos.

b) em vez de se estudar a organização de fora para dentro, passou-se a estudá-la no seu interior.

c) passou-se a olhá-las do elemento menor e condicionado rumo ao elemento maior e condicionador, numa teorização introversa.

d) o ambiente externo passou a ser considerado o condicionante básico do formato e do comportamento organizacional.

e) a empresa, como sistema fechado por limites ou fronteiras, passou a criar sua própria cultura.

FUMARC - 2011 - BDMG - Analista de Desenvolvimento

52. São características da administração sistêmica, EXCETO:

a) Importância atribuída às redes de comunicação entre os órgãos e pessoas da empresa.

b) Visão total e integrada da empresa e dos seus objetivos globais.

c) A estrutura organizacional, os níveis hierárquicos e os limites entre os diferentes órgãos da empresa tornam- se primordiais.

d) Importância atribuída à informação; aos meios de processamento de dados e informações; e às comunicações dentro da empresa.

FCC - 2006 - BACEN - Analista Administrativo - Tarde

53. Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico caracterizam organizações

a) que aprendem. b) dedicadas à matricialidade. c) do conhecimento. d) de alto downsizing. e) em processo de reengenharia.

Page 6: Curso de Administração - · PDF file... ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO ... os autores da Teoria Clássica e Neoclássica ... precisão na definição do

GRUPO IMPACTO – COLÔNIA DE FÉRIAS 2013

AULA 01: ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO

Página 6

@impactodf www.facebook.com/impactoconcursos www.facebook.com/professorbrunoeduardo

www.grupoimpactoweb.com.br www.brunoeduardo.com

TEORIA COMPORTAMENTAL

CESPE - 2010 - MPS - Administrador

O que é uma teoria? Se a palavra teoria tem conotação negativa e lembra uma ideia sem possibilidade de aplicação prática, pense novamente. O grande Einstein dizia que não há nada mais prático que uma boa teoria. As teorias da administração são exatamente isso: ideias práticas que ajudam a entender e administrar organizações.

Antonio Cesar Amaru Maximiano. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2004, p.47 (com adaptações)

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir, relativos às teorias administrativas.

54. O enfoque comportamental, que considera as pessoas em sua totalidade e como parte integrante das organizações, tem dois eixos principais. O primeiro trata do estudo das pessoas como indivíduos, considerando conhecimentos, habilidades e atitudes. O segundo trata do estudo das pessoas como membros de grupos em que são avaliadas a capacidade de liderança, a motivação, a comunicação e a cultura.

FUNIVERSA - 2010 - MTur - Administrador

55. Segundo a teoria da hierarquia das necessidades, os indivíduos comportam-se no sentido de suprir as suas necessidades mais imediatas, que estão priorizadas na seguinte escala:

a) fisiologia, amor/relacionamento, segurança, estima e autorrealização.

b) segurança, fisiologia, amor/relacionamento, estima e autorrealização.

c) crescimento, amor/relacionamento, segurança, estima e autorrealização.

d) fisiologia, segurança, amor/relacionamento, estima e autorrealização.

e) crescimento, amor/relacionamento, fisiologia, estima e segurança.

CESPE - 2012 - TJ-AC - Analista Judiciário - Administração

Com relação à ferramenta de gestão denominada balanced scorecard, julgue os itens subsequentes.

56. De acordo com a teoria dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg, os fatores extrínsecos ou higiênicos fazem as pessoas sentirem-se satisfeitas e motivadas com o trabalho.

CESPE - 2008 - MTE - Administrador

A respeito das teorias administrativas e da dinâmica das organizações, julgue os itens.

57. Segundo o modelo de Vroom, a motivação para produzir em uma entidade está calcada estritamente nas recompensas ofertadas pela organização.

58. Segundo a teoria proposta por Hezberg, o aumento salarial

dado a uma categoria de servidores públicos, por exemplo, não seria um fator motivacional.

UFBA - 2006 - UFBA - Assistente Administrativo

59. A Teoria Y de McGregor sugere que os gerentes devem coagir, controlar e ameaçar os funcionários para motivá-los.

FCC - 2010 - AL-SP - Agente Legislativo de Serv. Téc. e Adm.

60. A abordagem que prioriza a importância de compreender e conhecer os subordinados, seus pares e suas necessidades, de modo a motivá-los e a obter por meio deles melhores resultados denomina-se

a) estruturalista. b) sistêmica. c) contingencial. d) comportamental. e) mecanicista.

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

FCC - 2009 - TCE-GO - Analista de Controle Externo

61. Considere as afirmativas abaixo com relação aos stakeholders de uma organização.

I. No mundo contemporâneo, o interesse dos stakeholders deixou ser uma opção e passou a ser um diferencial estratégico.

II. Os stakeholders secundários são aqueles indiretamente influenciados ou atingidos pelas ações empresariais, como por exemplo a mídia e os grupos de pressão.

III. O envolvimento dos stakeholders permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução de um processo.

IV. Se a empresa não atender aos anseios de seus stakeholders primários, poderá ter problemas, como o enfraquecimento da imagem e a desvalorização e o boicote à marca e ao produto, entre outros.

V. Uma organização, para atender às necessidades de todas as suas partes interessadas, precisa gerar um benefício maior do que o seu custo total.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III, apenas.

b) I, II, III, IV e V.

c) I e III, apenas.

d) II, III, IV e V, apenas.

e) II, IV e V, apenas.

CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Psicologia

62. O desenvolvimento organizacional visa ao atingimento de alguns objetivos. Em relação ao desenvolvimento organizacional, analise.

I. Proporciona o aumento do nível de confiança e apoio entre os membros da organização.

II. Incrementa o nível de satisfação pessoal na organização.

III. Procura dar soluções sinergísticas aos problemas de maior frequência.

IV. Reduz as comunicações laterais, verticais e diagonais.

Assinale

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

c) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

d) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

FGV - 2009 - SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 1

63. Com relação aos processos organizacionais, analise as afirmativas a seguir:

I. Os processos organizacionais envolvem pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia.

II. Os processos organizacionais não afetam aspectos relacionados à capacitação das empresas.

III. Os processos organizacionais são realizados de diversas maneiras com resultados diferentes em termos de custo, valor, serviço ou qualidade.

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver correta.

b) se somente a afirmativa II estiver correta.

c) se somente a afirmativa III estiver correta.

d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Page 7: Curso de Administração - · PDF file... ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO ... os autores da Teoria Clássica e Neoclássica ... precisão na definição do

GRUPO IMPACTO – COLÔNIA DE FÉRIAS 2013

AULA 01: ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO

Página 7

@impactodf www.facebook.com/impactoconcursos www.facebook.com/professorbrunoeduardo

www.grupoimpactoweb.com.br www.brunoeduardo.com

TEORIA CONTIGENCIAL

CESPE - 2008 - MTE - Administrador

A respeito das teorias administrativas e da dinâmica das organizações, julgue os itens de 91 a 100.

64. Na teoria da contingência, são enfatizados modelos organizacionais mais flexíveis e orgânicos, como a estrutura em redes.

CESPE - 2013 - INPI - Analista de Planejamento - Arquivologia

De acordo com a teoria da contingência, as organizações se estruturam em três níveis organizacionais, que lidam com os desafios impostos pelo ambiente e pela tecnologia. Em relação a esses níveis organizacionais, julgue os itens que se seguem.

65. O nível institucional é composto por pessoas ou órgãos que transformam as estratégias formuladas em programas de ação para o alcance dos objetivos da organização.

FCC - 2012 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Adm.

66. A Teoria da Contingência considera as características do ambiente que determinam o projeto da estrutura de uma organização e os sistemas de controle. As organizações em ambientes mutantes escolhem uma estrutura

a) mecanicista. b) orgânica. c) tecnológica. d) comportamental. e) funcional.

FCC - 2011 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Adm.

67. A Teoria da Contingência, no campo da administração, se caracteriza por

a) privilegiar a relação da empresa com o ambiente em relação às técnicas administrativas.

b) enfatizar mais o bem-estar das pessoas do que os papéis sistêmicos.

c) propor um modelo de gestão que compatibilize os objetivos pessoais e organizacionais.

d) focalizar os fatores emocionais sobre os técnicos e físicos como motivadores do trabalho eficiente.

e) valorizar mais a hierarquia de autoridade que a satisfação pessoal como fator de produtividade no trabalho.

VUNESP - 2009 - CETESB - Analista Administrativo

68. A Teoria da Contingência caracteriza-se por:

a) aplicação de princípios científicos à administração.

b) produção em grande quantidade no menor tempo possível.

c) produção das unidades à medida em que são encomendadas, atendendo a demandas específicas do cliente.

d) variáveis das organizações dependerem do ambiente e tecnologia.

e) uso de modelos matemáticos no processo administrativo.

FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Administrativa 69. Na teoria da Contingência, as características ambientais

funcionam como

a) características organizacionais. b) interação entre si. c) variáveis independentes. d) variáveis dependentes. e) sistema aberto.

EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário

Acerca da estruturação da máquina administrativa desde 1930, julgue os itens subsequentes. 70. A reforma administrativa de 1967 promoveu a centralização

progressiva das decisões no Poder Executivo federal nos moldes da administração burocrática.

71. A burocracia nos moldes weberianos é definida como o tipo

ideal de organização que aplica, em sua forma mais pura, a autoridade racional-legal.

Tendo em vista que a administração pública é uma matéria essencial para a efetivação das políticas públicas e para a gestão governamental, julgue os itens a seguir. 72. O modelo de administração burocrática adotado no Brasil

separou serviços de controle e passou a definir, medir e analisar resultados.

CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 2

Acerca da estruturação da máquina administrativa no Brasil, julgue os itens a seguir. 73. A administração pública gerencial produziu avanços para a

gestão do Estado, tendo sido marcada pelo rompimento com princípios da administração pública burocrática e pela adoção da administração por objetivos.

74. No contexto da administração pública burocrática, o interesse

público é frequentemente identificado com a afirmação do poder do Estado.

75. O paradigma pós-burocrático, ao romper radicalmente com o

modelo racional-legal, procurou orientar o aparelho do Estado para o cidadão-cliente, fundamentando a gestão no controle dos resultados.

76. A primeira tentativa de reforma gerencial da administração

pública brasileira ocorreu em 1936, com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).

CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo

Em 1930, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, teve início a implantação da administração burocrática no Brasil. No que concerne à evolução, ao funcionamento e à estrutura organizacional da administração pública no Brasil, julgue os itens que se seguem.

77. A nova administração pública prioriza a ênfase nas habilidades gerenciais em detrimento do processo de elaboração de políticas.

78. De acordo com o modelo de administração pública burocrática,

a corrupção pode ser combatida sem a necessidade de controle rígido dos processos, mediante o uso de indicadores de desempenho e controle de resultados.

79. A flexibilização e a descentralização constituem princípios

orientadores das reformas administrativas implementadas, no Brasil, durante o período 1990-1991.

CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Adm.

Julgue os itens seguintes, a respeito da administração pública e das convergências entre a gestão pública e a gestão privada.

80. A implantação do Departamento Administrativo de Serviço Público (DASP) foi uma ação típica da administração pública voltada para o paradigma pós-burocrático.

81. O modelo racional-legal tem como característica limitar o

número de regras e normas de modo a deixar a organização desenvolver suas atividades de forma mais racional e otimizada.

Page 8: Curso de Administração - · PDF file... ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO ... os autores da Teoria Clássica e Neoclássica ... precisão na definição do

GRUPO IMPACTO – COLÔNIA DE FÉRIAS 2013

AULA 01: ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA– Profº BRUNO EDUARDO

Página 8

@impactodf www.facebook.com/impactoconcursos www.facebook.com/professorbrunoeduardo

www.grupoimpactoweb.com.br www.brunoeduardo.com

CESPE - 2012 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Adm.

Com relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração pública, tendo por base as reformas administrativas no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir. 82. O modelo atual que caracteriza a gestão pública no Brasil é

patrimonialista, pois o Estado possui direitos de propriedade sobre os bens que administra.

83. O gerencialismo é um modelo de gestão pública que orienta o

Estado para uma administração burocrática.

84. Em seu sentido original, burocracia representa um sistema de execução da administração pública caracterizada pelo excesso de papéis e de regulamentos e pela demora dos atendimentos.

CESPE - 2012 - Polícia Federal - Agente da Polícia Federal

Julgue os itens seguintes, referentes a administração e processo administrativo. 85. Se adotar a abordagem burocrática, o gestor, com o objetivo

de definir as futuras promoções na organização, avaliará seus subordinados considerando aspectos relacionados ao mérito.

86. A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público

(DASP), que propiciou a efetiva implantação do modelo denominado administração pública gerencial, ocorreu no governo do presidente Juscelino Kubitschek.

CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Área Administrativa

A respeito da evolução da administração pública e de suas divergências em relação a gestão privada e respectiva estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem. 87. A administração pública gerencial, a administração pública

burocrática e a administração pública histórica constituem os principais modelos para a gestão do Estado.

CESPE - 2011 - TRE-ES – Analista e Técnico

A propósito da administração pública, julgue os itens que se seguem. 88. O gestor público que adota os pressupostos da administração

pública gerencial focaliza o cidadão não só como cliente dos seus serviços, mas também como contribuinte de impostos.

89. De acordo com a visão empreendedora da gestão pública

pautada em pressupostos da administração pública gerencial, os resultados da ação do Estado só serão considerados bons se atenderem às necessidades do cidadão-cliente.

90. Enquanto o modelo burocrático utiliza o controle rígido para

combater a corrupção, o modelo pós-burocrático adota meios como indicadores de desempenho e controle de resultados.

91. As principais tendências do modelo gerencialista de

administração pública incluem centralização administrativa e política e manutenção de funções do Estado, sem qualquer autonomia para o mercado e a sociedade.

92. Atualmente, o setor público enfrenta o desafio de transformar

as estruturas burocratizadas e flexíveis da gestão pública em estruturas empreendedoras.

93. No modelo gerencial, a governança constitui importante ação

governamental, visto que propõe a ampliação do papel da sociedade civil organizada e a diminuição do tamanho do Estado.

94. O modelo de Estado gerencial é importante para que se

alcancem a efetividade e a eficiência na oferta de serviços públicos, independentemente da função social do Estado.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 2

Com relação a estrutura e estratégia organizacional, julgue os itens subsequentes.

95. Estruturas organizacionais atendem a função de realizar os produtos ou serviços organizacionais e de atingir metas e objetivos da organização.

96. Estruturas matriciais combinam a estrutura hierárquica vertical tradicional com uma estrutura superposta, horizontal, de coordenadores de projetos ou produtos, motivo pelo qual representam uma opção adequada para organizações que implementam projetos.

CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo

Com relação à teoria das organizações, julgue os itens subsequentes. 97. A diferenciação horizontal é uma forma de a organização

manter o controle sobre seus funcionários sem afetar o número de níveis hierárquicos de que dispõe.

CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Adm.

Acerca de noções de administração pública, julgue os itens a seguir. 98. A estrutura funcional é a mais adequada para uma organização

pública que tenha um quadro de profissionais com pouca especialização na área técnica e grande variedade de produtos ou serviços.

CESPE - 2011 - Correios - Cargos de Nível Superior

A respeito da estrutura e organização da administração pública brasileira, julgue os itens. 99. Toda função é atribuída e delimitada por norma legal, que

configura a competência do órgão, do cargo e do agente, isto é, estrutura a natureza da função e o limite de poder para o desempenho dessa função.

CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Analista de Sistemas

Em relação à estrutura e ao processo organizacional e à organização administrativa, julgue os itens a seguir. 100. Caso o objetivo do gestor de órgão público seja garantir a

coesão do grupo e a comunicação entre os seus membros, ele deve evitar adotar a estrutura de departamentalização matricial.

CESPE - 2010 - MPU - Analista Administrativo

O novo diretor de determinado órgão público pretende reestruturar as jurisdições das chefias e da unidade de comando. Após a reestruturação, pretende, ainda, tornar os diversos setores do órgão aptos a gerenciar diferentes projetos demandados pelo restante da organização.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir. 101. A adoção, pelo diretor, da estrutura linha-staff aceleraria o

processo decisório. 102. Caso desejasse reestruturar apenas a unidade de comando, o

diretor deveria escolher a estrutura funcional.

103. Caso os projetos interdisciplinares demandados pelo órgão sejam poucos e apresentem baixo grau de prioridade, o diretor deve optar pela estrutura matricial funcional.

CESPE - 2010 - TRE-BA - Técnico Judiciário - Área Adm.

Acerca da administração pública, julgue os itens subsequentes. 104. A oposição da estrutura informal à estrutura formal

normalmente não gera impactos, pois a vontade e os desejos dos indivíduos, como integrantes da organização, são subordinados aos objetivos dessa organização.