cursinho popular dce-ufv -...

28
Simulado UFV 2009 Cursinho Popular DCE-UFV 1º dia | Caderno de questões Objetivas

Upload: buihanh

Post on 14-Nov-2018

232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SimuladoUFV 2009Cursinho Popular DCE-UFV

1º dia | Caderno de questões Objetivas

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

2

Biologia – Questões de 01 a 07

01. (UFV) A tabela abaixo contém valores referentes às taxas de natalidade (n), mortalidade (m), emigração (e) e imigração (i) de cinco populações de roedores (I, II, III, IV e V).

Assinale a alternativa que corresponde à população com maior taxa de crescimento:a) I. b) II.c) III.d) IV.e) V.

02. (PUC-PR, modificada) Com relação às organelas celulares presentes na figura, é correto afirmar:

(LOPES, S. Bio. São Paulo: Saraiva,1999.)

a) No retículo endoplasmático granuloso (rugoso) ocorre a síntese de proteínas que serão secretadas pela célula.b) No retículo endoplasmático não-granuloso (liso) ocorre a síntese de proteínas que serão utilizadas pela própria célula, no seu citoplasma.c) A síntese protéica nos eucariontes depende da presença de ribossomos. Nos procariontes, é necessária, apenas, a presença de poliribossomos.d) A função do complexo golgiense (de Golgi) é armazenar proteínas já produzidas pela célula, sem participar da biossíntese de moléculas.e) Os ribossomos participam da síntese de diversas biomoléculas celulares, como as proteínas, os nucleotí-deos e os lipídeos.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

3

03. (UFSC, modificada) Analise as afirmativas abaixo, relacionadas às teorias evolucionistas.

I – Em uma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais, havendo diferenças que tornam alguns mais atraentes, mais fortes, etc.II – Populações crescem mais depressa do que a quantidade de alimentos necessária para supri-las.III – Caracteres adquiridos são passados à descendência.IV – O uso demasiado de uma estrutura leva à hipertrofia da mesma.V – Mutações são muito frequentes.

Assinale o item que contém somente afirmações que NÃO foram utilizadas por Charles Darwin para a formu-lação de sua teoria evolucionista.a) I e IIb) I, II e Vc) III, IV e V d) III e Ve) II, III e IV

04. (UFV) O “bichinho” representado abaixo foi retirado do couro cabeludo de um aluno. Mas, na escola, não faltaram palpites, entre os colegas, para descrever o tal organismo encontrado.Assinale o “palpite” que corresponde à afirmativa biologicamente CORRETA:

a) Trata-se de um ácaro, pois apresenta as características de um aracnídeo.b) Observando que o organismo é áptero, afirmo que é mesmo um aracnídeo.c) Pelo número de patas e tipo de corpo, não concordo que seja um aracnídeo.d) Se olharmos bem para a sua morfologia, aposto que é um tipo de carrapato.e) Também concordo que se trata de um aracnídeo, mas ele é mesmo um piolho.

05. (UFMG) O gráfico abaixo evidencia a atividade fotossintética de plantas cultivadas em diferentes concen-trações de CO2.

Com base no gráfico, é correto afirmar que:

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

4

a) a eficiência fotossintética é a mesma para as plantas, independentemente das concentrações de CO2, nas quais são cultivadas.b) a maior taxa de atividade fotossintética ocorre no período das 8h às 10 horas, apenas para as plantas cul-tivadas em alta concentração de CO2.c) a atividade fotossintética é constante durante as 24 horas do dia.d) as maiores taxas de utilização de CO2, no intervalo de tempo A, ocorrem nos horários das10h às 14 horas, pois os estômatos provavelmente estão abertos.e) as menores taxas de utilização de CO2, no intervalo de tempo A, ocorrem nos horários das12h às 14 horas.

06. (UFVJM – 2005) Considere as informações que se seguem.

Existem dois tipos básicos de divisão celular: mitose e meiose. Durante esses processos ocorrem várias modi-ficações no núcleo e citoplasma das células.

De acordo com essas informações é CORRETO afirmar que:

a) na metáfase mitótica ocorre separação dos cromossomos duplicados, para os pólos opostos das células.b) na mitose, uma célula diplóide origina quatro células haplóides.c) o crossing-over ou permutação ocorre na prófase I meiótica.d) a função básica da meiose é promover o crescimento e regeneração dos tecidos.

07. (UFV – modificado) Os dados a seguir relacionam quatro tipos de tecidos animais (I, II, III e IV) e algumas de suas características.

TECIDO ICélulas separadas por grande quantidade de material intercelular.

TECIDO IICélulas que possuem extensos prolongamentos e liberam substâncias neurotransmissoras.

TECIDO IIICélulas fusiformes que apresentam em seu citoplasma inúmeros microfilamentos constituídos por ac-tina e miosina.

TECIDO IVCélulas justapostas e unidas por pouca quantidade de material intercelular.

TECIDO VCélulas envoltas por matriz sólida.

TECIDO VICélulas isoladas mergulhadas em plasma.

Das alternativas a seguir, aquela cuja seqüência de tecidos corresponde, respectivamente, aos números I, II, III e IV é:

a) conjuntivo, nervoso, epitelial, muscular, ósseo e sanguíneo. b) sanguíneo, nervoso, muscular, epitelial, ósseo e conjuntivo. c) conjuntivo, nervoso, muscular, epitelial, ósseo e sanguíneo. d) sanguíneo, epitelial, nervoso, conjuntivo, muscular e ósseo. e) epitelial, nervoso, muscular, ósseo, conjuntivo e sanguíneo.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

5

Física – Questões de 08 a 14

08. Nesta questão são apresentadas 3 afirmativas: I, II e III . Responda-as de acordo com o código seguinte:

a) Apenas I está corretab) Apenas I e II estão corretasc) Apenas II e III estão corretasd) Todas estão corretase) Nenhuma está correta

I) Numa transformação adiabática, um sistema termodinâmico não troca calor com o resto do Univer-so, mas um trabalho W é realizado pelo sistema ou sobre o sistema.II) Uma transformação adiabática é sempre acompanhada de um resfriamento brusco do sistema ter-modinâmico.III) Após uma transformação adiabática, a energia interna do sistema permanece constante.

09. A formação de sombras evidencia que:

a) a luz se propaga em linha retab) a velocidade da luz não depende do referencialc) a temperatura do obstáculo influi sobre a luz que o atravessad) a luz sofre difraçãoe) a luz é necessariamente fenômeno de natureza corpuscular.

10. Pedro tem 1,50 m de altura. Em um dia de Sol observa as sombras de uma torre de rádio-emissora e a sua própria. Não dispondo de fita métrica ou de trena, ele toma um cordão, mede sua sombra e a compara com a da torre, verificando ser esta 10 vezes maior do que a sua. Assim, o menino conclui que a altura da torre:

a) é de 15 mb) é superior a 15 mc) é inferior a 15 md) depende da inclinação dos raios solarese) só poderia ser calculada se ele dispusesse de uma escala para medir sua sombra

11. Um circuito com três resistores é representado na figura abaixo.

A resistência medida entre os pontos A e B é:

a) 5,0 b) 1,2 c) 1,8 d) 2,2

12. O circuito elétrico de um chuveiro comum consiste de duas resistências (R1 e R2) e uma chave (S), liga-das a uma fonte de tensão (V). A posição da chave S pode ser ajustada em uma das três situações ilustradas abaixo, a fim de permitir, em cada caso, uma diferente temperatura da água do banho.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

6

Os banhos correspondentes às situações I, II e III são, respectivamente:a) frio, quente e morno.b) morno, quente e frio.c) quente, frio e morno.d) morno, frio e quente.

13. A figura I ilustra um corte transversal de um fio cilíndrico, perpendicular ao plano desta página, muito pró-ximo a duas barras imantadas. Quando não há corrente no fio, as barras alinham-se com o campo magnético da Terra, conforme ilustrado.

Das figuras abaixo, a que ilustra CORRETAMENTE a orientação das barras, quando o fio é percorrido por uma corrente elétrica contínua de grande intensidade e dirigida para fora desta página, é:

14. A figura abaixo mostra um elétron e um fio retilíneo muito longo, ambos dispostos no plano desta página. No instante considerado, a velocidade V do elétron é paralela ao fio que transporta uma corrente elétrica I.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

7

Considerando somente a interação do elétron com a corrente, é CORRETO afirmar que o elétron:

a) não será desviado.b) será desviado para a direita desta página.c) será desviado para a esquerda desta página.d) será desviado para fora desta página.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

8

Geografia – Questões de 15 a 21

15. (UFV) Observe a tira abaixo:

O menino maluquinho (O Globo, Rio de Janeiro, 05 maio 2004.)

A tira revela uma grande transformação que vem ocorrendo na sociedade contemporânea. Essa transforma-ção tem como eixo central o uso da informática, e vem sendo denominada por alguns autores como terceira revolução industrial. Com relação às características da terceira revolução industrial, assinale a afirmativa IN-CORRETA:

a) Ocorreu a intensificação do uso de microprocessadores em máquinas e equipamentos, tornando-os mais potentes, flexíveis e poupadores de mão-de-obra.b) Os processos produtivos passaram a privilegiar a pesquisa e a informação no desenvolvimento de novos produtos, tornando-os cada vez mais sofisticados.c) A utilização de modernas tecnologias de informação promoveu o aumento da produtividade econômica e, conseqüentemente, uma melhor distribuição da renda nos países pobres.d) Surgiram espaços produtivos especializados na produção de alta tecnologia, chamados de tecnopolos, como é o caso do Vale do Silício nos E.U.A.e) Ocorreu a descentralização espacial da produção, distanciando a fábrica da unidade de pesquisa e desen-volvimento (P&D) dos produtos, modificando a Divisão Internacional do Trabalho

16. (UFPB) Considerando-se o homem como sujeito e objeto do estudo da ciência geográfica, é correto afir-mar:a) O homem não pode ser qualificado como o elemento mais importante na construção do espaço geográfi-co.b) O homem se apropria da natureza e, ao fazer isso, ele a modifica e constrói o que vem a ser considerado espaço geográfico.c) A paisagem geográfica já existe mesmo antes de o homem nascer, sendo irrelevante, portanto, considerar a sua atuação na construção do espaço geográfico.d) O principal papel do homem é construir a natureza, tornando-se, assim, o elemento mais importante na organização do espaço geográfico.e) No estudo geográfico, o homem é mais importante que a natureza, sendo desnecessário para a geografia estudar a paisagem natural.

17. (UFMG-2009). Um projeto, já aprovado pelo Senado, reduz o número de fusos horários, adotados no Brasil, de quatro para três. Cogitou-se, inclusive, a adoção de um fuso único. Considerando-se as razões que justificam a existência desses fusos, bem como as implicações de possíveis modificações a serem feitas neles, é INCORRETO afirmar que:

a) a adoção de fusos horários foi decidida por convenção internacional, com o objetivo de disciplinar o cum-primento de contratos financeiros e de trocas na economia-mundo.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

9

b) a extensão do território brasileiro, no sentido latitudinal, e as fortes variações sazonais da radiação solar forçam a adoção de fusos horários diferentes no País.c) a proposta de adoção de um fuso único esbarra em questões ligadas à prática de atividades econômicas, ao consumo de energia e ao relógio biológico de parte da população.c) o emprego de maior número de fusos, no mesmo território nacional, implica inconvenientes ao funciona-mento dos sistemas financeiro, administrativo e de comunicações do País.

18. (UNIFOR) Observe as paisagens vegetais brasileiras para responder à questão.

(Levon Boligian et al. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2005.p.147)

Assinale a alternativa que relaciona correta e respectivamente as paisagens vegetais às características climáticas.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

10

19. (UFV 2004) O processo de urbanização brasileiro se irradiou, em graus variados, por todo o território na-cional e é representativo das situações históricas relacionadas ao processo de industrialização. As diferentes regiões e estados do país apresentam, portanto, um processo desigual de urbanização. Em relação ao proces-so de urbanização no Brasil, é INCORRETO afirmar:

a) A elevada participação da população urbana no conjunto da população da região Sudeste expressa um estágio pouco avançado de modernização econômica.b) A urbanização da região Centro-Oeste foi impulsionada pela fundação de Brasília e pelas rodovias de inte-gração nacional que interligaram a nova capital com o resto do país.c) A urbanização da região Sul foi acentuada a partir da década de 70 do século XX, em função do processo de modernização da agricultura.d) Na região Nordeste, a urbanização foi lenta até a década de 70 do século XX, devido à predominância de um sistema de agricultura familiar tradicional na sub-região Agreste.e) Na região Norte, o fluxo de populações para a Amazônia nas últimas décadas do século XX orientou-se para as áreas rurais, restringindo o crescimento relativo da população urbana.

20. (UFV 2004) O processo de construção da União Européia tem suas origens no Tratado de Roma de 1957, quando foi criada a Comunidade Econômica Européia, com seis países signatários. Nas três últimas décadas do século XX, vários outros países europeus aderiram ao processo, e em 2004, outros dez países deverão fa-zer o mesmo. Embora a formação de grandes blocos seja uma tendência da economia mundial na passagem do século XX para o século XXI, o projeto da União Européia procura ir além desses limites, visando a uma integração mais profunda. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO representa os objetivos da União Européia.

a) Implantação de uma moeda única e a criação de um banco central europeu em Frankfurt, na Alemanha.b) Carta social definindo os direitos de cidadania em todos os países membros da União e a efetivação de um Parlamento Europeu.c) Projeto comum de defesa e de política externa visando fortalecer a posição da Europa frente a outras po-tências mundiais.d) Construção de uma legislação comum que contemple as questões econômicas, fiscais, trabalhistas e am-bientais.e) Restrição à circulação de pessoas dentro do bloco visando a um maior controle das fronteiras nacionais.

21. (UFMG – 2005) A água é um recurso natural de uso múltiplo. Entre as formas de utilização desse recurso nas atividades humanas, destacam-se os usos doméstico – urbano e rural –, industrial e agrícola e a desse-dentação de animais.É CORRETO afirmar que, no Brasil, a maior demanda por água é requerida

a) pela atividade agrícola, em que a irrigação se tornou essencial nas áreas de produção agroexportadora de grãos e frutas e nas policulturas.b) pela atividade industrial, notadamente naqueles parques voltados para a manufatura de bens de consu-mo.c) pela dessedentação de rebanhos, mediante incorporação de técnicas que substituem o sistema apoiado no deslocamento do gado às fontes naturais de água.d) pelo uso doméstico, uma vez que constitui recurso essencial nas diversas atividades cotidianas da popula-ção.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

11

História – Questões de 22 a 28

22. A Revolução Inglesa é considerada um dos principais eventos da história da Inglaterra. Sobre essa Revo-lução, leia os itens abaixo.

I. O termo Revolução Inglesa abrange, na verdade, duas revoluções, que fazem parte de um mesmo processo: a chamada Revolução Puritana de 1649 e a Revolução Gloriosa de 1688.II. A Revolução Inglesa foi uma das primeiras crises do Antigo Regime, uma vez que resultou na instau-ração de uma monarquia com poderes limitados pela lei e pelo parlamento.III. Oliver Cromwell, que liderou as milícias do Parlamento contra as tropas reais na Revolução Purita-na, adotava como critério de promoções o merecimento e não mais o nascimento.IV. O Ato de Navegação, aprovado pelo Parlamento em 1651, traduziu o espírito liberal da Revolução Inglesa ao estabelecer que navios mercantes de quaisquer países podiam entrar em portos ingleses.V. O compromisso entre Rei e Parlamento estabelecido pela Revolução Gloriosa inspirou-se na obra do filósofo Thomas Hobbes, e especialmente na sua concepção de contrato social.

São CORRETAS apenas as afirmativas:a) II, IV e V.b) I, II e III.c) I, III e IV.d) II, III e V.e) I, IV e V

23. (UFV 2009) Entre as mudanças ocorridas na América portuguesa a partir da descoberta dos metais pre-ciosos em fins do século XVII, destacam-se:

a) a transferência do centro econômico para o Sudeste, o aumento das medidas administrativas de controle e a interiorização da colonização.b) a intensificação da escravização indígena, a mudança da capital para o Rio de Janeiro e a expulsão dos jesuítas.c) o fim da dominação holandesa no Nordeste, o crescimento do mercado interno e o fortalecimento da pecuária no Centro-Sul.d) o incentivo à agricultura de subsistência em Minas, a criação das Casas de Fundição e o surgimento da Escola de Minas de Ouro Preto.

24. A figura abaixo, reproduzida de uma fotografia feita na cidade de Paris, em 23 de maio de 1871, apresenta em primeiro plano prédios em ruínas e, ao fundo, o Arco do Triunfo.

http://www.informationwar.org/wars%20gallery/index.htm

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

12

Sobre as relações entre esta figura e a História da França, é INCORRETO afirmar que tal figura:

a) ilustra o processo de modernização arquitetônica de Paris, iniciado por Napoleão Bonaparte e concluído por seu sobrinho, Luís Bonaparte, que instaurou a Comuna de Paris.b) confronta situações que lembram o governo despótico de Napoleão Bonaparte, a quem o Arco do Triunfo prestava homenagem, e o governo operário instaurado na Comuna de Paris.c) representa os impactos de momentos conturbados da França sobre a arquitetura de Paris, como a destrui-ção provocada pela Comuna de Paris e a construção de monumentos a Napoleão.d) estabelece um contraste entre conflitos externos, simbolizados pelo Arco do Triunfo, e conflitos internos, evocados pelas barricadas da Comuna de Paris.e) contrasta os dias de glória da França, simbolizados pelo Arco do Triunfo, com os dias marcados pelas des-truições provocadas pela guerra civil que instaurou a chamada Comuna de Paris.

25. (UFV 2005) As últimas décadas do Império brasileiro assistiram ao aparecimento e à expansão de dois movimentos políticos e sociais importantes: a propaganda republicana e o movimento abolicionista.

Com relação a estes dois movimentos é CORRETO afirmar que:

a) o Partido Republicano Mineiro foi o mais ativo e organizado da campanha pela República, e por isso foi capaz de manter sua hegemonia durante a República Velha.b) a principal razão para a expansão do movimento republicano foi a implantação do federalismo pelo Impe-rador D. Pedro I, na década de 1870.c) o movimento abolicionista era bastante homogêneo em sua composição, e a maior parte de suas lideran-ças era constituída por ex-escravos.d) a maior parte dos republicanos paulistas era contrária à abolição, embora alguns membros do movimento republicano fossem também abolicionistas.e) a propaganda republicana contou com a participação de importantes membros da elite imperial, como Joaquim Nabuco e Deodoro da Fonseca.

26. (Pases 2008) Leia o quadro abaixo, que contém dados do Censo de 1890:

Composição da população

Sudeste % Resto do país % Brasil %

Branca 2.607.331 061,6 03.694.867 036,5 06.302.198 044,0

Mulata 1.024.313 024,6 04.909.978 048,5 05.934.291 041,4

Negra 583.359 013,8 01.514.067 015,0 02.097.426 0014,6

Total 4.215.003 100,0 10.118.012 100,0 14.333.915 100,0

(Fonte: HASEMBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais. Rio de Janeiro: Graal, 1979, p. 149.)

Com base nos dados acima, é CORRETO afirmar que:

a) a população de cor branca predominava em todo o território nacional.b) a composição da população no Sudeste era coerente com a do resto do país.c) a mestiçagem era uma característica marcante da população brasileira.d) a população se encontrava bem distribuída pelo território nacional.

27. Depois das duras experiências da Primeira Guerra Mundial, observa-se a criação e a expansão de partidos nacionalistas de extrema direita em vários países europeus. Podemos considerar como razões para o cresci-mento destes partidos, EXCETO:

a) o temor da expansão do comunismo, especialmente após o sucesso da Revolução Russa de 1917, que re-percutiu intensamente na Europa, influenciando os movimentos operários.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

13

b) o empobrecimento das classes médias, especialmente naqueles países que sofreram intensos processos inflacionários, durante os anos 20, como a Alemanha e a Itália.c) a ingerência norte-americana na economia européia, em decorrência da política do New Deal, ocasionando uma forte crise no final da década de 1920.d) a imposição de pesadas reparações de guerra e perdas territoriais aos derrotados na Primeira Guerra Mun-dial, insuflando os movimentos nacionalistas.e) o impasse político enfrentado pelos regimes parlamentares democráticos recém-instalados, como a Repú-blica de Weimar, diante da radicalização dos conflitos entre a direita e a esquerda.

28. (UFV 2007) A década de 1920 foi um período de crise da “república do café-com-leite”, uma vez que as transformações ocorridas nos anos anteriores contribuíram para a melhor organização dos grupos sociais existentes e o surgimento de outros. Alguns desses grupos se voltaram contra a política tradicional, baseada no poder das oligarquias, no autoritarismo e nas fraudes eleitorais, manifestando seu descontentamento através de movimentos civis e militares.

Sobre a década de 1920 no Brasil, é CORRETO afirmar que houve:

a) um levante conhecido como Intentona Comunista, logo após a fundação do Partido Comunista do Brasil, que congregou um grande número de operários e intelectuais.b) duas das mais importantes revoltas do movimento denominado tenentista, que queria moralizar a vida política, pôr fim à corrupção eleitoral e promover reformas sociais.c) a Revolta da Vacina, em que o Rio de Janeiro transformou-se num campo de batalha, com a formação de barricadas e violentos choques entre populares e tropas do governo.d) duas greves gerais nos principais centros urbanos do país, sob a liderança de industriais e comerciantes insatisfeitos com a política governamental de valorização dos produtos agrícolas.e) o movimento modernista, durante a realização da Semana de Arte Moderna, evento ocorrido em São Paulo em 1922, cujo manifesto defendeu o fim do voto de cabresto e da política dos governadores.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

14

AS QUESTÕES DE 29 A 35 REFEREM-SE A LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS – PÁG. 14 OU FRANCÊS – PÁG 16)VOCÊ DEVERÁ RESPONDER ÀS QUESTÕES RELATIVAS AO IDIOMA PELO QUAL OPTOU NO ATO DA INSCRIÇÃO

Língua Inglesa – Questões de 29 a 35

Do you want to be an English Teacher?

Do you want to be an English Teacher? Let’s look at how some people see English Teachers. How many children when asked what they want to be when they grow up will answer an English Teacher? Not may! They will say doctor or lawyer or engineer or even astronaut but not many will elect to be an English Teacher. How do people choose to be an English Teacher?

First they say they want to be a doctor. They study and take a lot of tests and then when they realize they cannot hack it, they decide on switching over to law. After studying and taking a bunch of tests, they reach the conclusion that they are not cut out to be a lawyer either. Lawyers are too shifty. Engineering is their next option. However, it means too much math, too much calculating, too much drudgery. Then, after they learn that they cannot be a doctor or a lawyer or an engineer, they decide to be an English Teacher!

Now, don’t hate me. I am an English Teacher. However, it is true that many people see us that way. If you can’t do anything else, be a teacher. Of course, my overstatement is for a point. Teaching is as much a profession as medicine or law or engineering. Indeed, all of these areas have their most revered teachers: the medical professor, the legal educator and the pedagogue scientist. Yet, some people in society look upon the everyday teacher as something almost lowly. If this is the way you see yourself in teaching, then, please, don’t enter the profession.

Teaching is noble, dignified, rewarding and fun, but it’s also hard work and tiring. Just as the doctor has to prepare for his surgical procedures, so the English Teacher must prepare for the successive encounters with students. In fact, society places one of its most precious possessions in the teacher’s hand, the human mind. We poke it and jolt it and provoke it. Then, after years of devotion, prodding and cajoling, that mind speaks English, in many cases as well as it speaks its native tongue.

Therefore, enter the teaching profession with pride and determination. It is not easy. If you think it is, then don’t do it. You can be a very effective, dedicated and prevailing teacher and only teach part time. It doesn’t matter how much time you do it, but how you do it when you’re doing it. What do you need to be an English Teacher?

First of all, you have to be able to speak English. I mean, really it. Over the years there have been some mind-boggling assumptions from English Teacher candidates. For instance, some think that if they spent some time abroad, a month at Disney World, they would consider themselves English Teachers. There is nothing wrong with that, as long as you can speak English.

However, just the fact that you speak English doesn’t mean you can be a good English Teacher. There are many native speakers who are sojourning in Brazil who stumble into a job as English Teachers. The results are often tragic. They have no idea of didactics, no idea of classroom procedures, no idea of teaching. This leads to four important rules English Teachers should be aware of, namely, just because you can speak English doesn’t mean you can teach it, know your classroom and its surrounding, avoid sitting in the classroom and play activity can be serious work.

(Adapted from http://www.geocities.com/Atens/Styx/5560/phil.phil.htm. Retrieved on Sept. 20th, 2003. Written by Phil Ruggiero. )

29. The purpose of the text is:

a) to make people enter the English teaching profession.b) to place English teaching above other professions.c) to make people realize how important being an English teacher is.d) to make people realize how easy being an English teacher is.e) to make people have a bad thinking about being an English teacher.

15

5

10

20

25

30

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

15

30. According to the author:a) being able to speak the language is not the only requisite to be an English teacher.b) traveling abroad essential to become an English teacher.bc) being able to speak the language is the only requisite to be an English teacher.d) traveling abroad and being able to speak the language make a good English teacher.e) showing every privileges one English teacher has.

31. In the sentence “They study and take a lot of tests and then when they realize they cannot hack it […]” (lines 5-6) the word “realize” can be replaced by:

a) actb) doc) understandd) makee) tell 32. The referent for the pronoun “it”, which appears three times in lines 23-24, is: a) “native tongue”b) “human mind”c) “society”d) “fact”e) “Teacher’s hands”

33. In the sentence “Just as the doctor has to prepare for his surgical procedures, so the English teacher must prepare for the successive encounters with students” (line 21), the words “just” and “so” express the idea of:

a) conditionb) illustrationc) consequenced) comparisone) contrast

34. The words below have the same meaning of “Therefore” (line 26), EXCEPT: a) so b) thenc) thus d) for that reasone) but

35. “…in many cases as well as it speaks its native tongue.” (line 25). The word “tongue” can be replaced by all the words, EXCEPT:

a) chat b) languagec) idiomd) dialecte) speech

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

16

Língua Inglesa – Questões de 29 a 35

La bossa-nova

En 1958, un disque qui paraît à Rio remporte un immense succès. Intitulé Chega de saudade (Finie la nostalgie), la chanson est interprétée par un chanteur et guitariste bahianais, João Gilberto. Le disque déso-riente quelques puristes ou ne leur plaît pas, mais il impose surtout un genre musical inédit, la bossa-nova, dont le Brésil fête les cinquante ans d’existence. Dérivé de la samba, ce genre musical rompt avec elle. Les percussions disparaissent. Le tempo se ralentit. L’interprétation devient intimiste. João Gilberto chante tout bas d’une voix suave, mélancolique, reconnaissable entre mille. Il imprime à sa guitare un rythme original et syncopé, la batida, avec des accords dissonants. Avec Chega de saudade, João Gilberto fait connaître au Brésil, puis au monde, le travail du compositeur Antônio Carlos (dit Tom) Jobim (1927-1994), et du poète et diplomate Vinícius de Moraes (1913-1980). Ils créeront ensemble, pendant vingt-cinq ans, la grande majorité des standards de la bossa-nova. Ainsi dans la bande originale du film Orfeu negro, de Marcel Camus (1959), le célèbre A Felicidade ou, en 1962, A Garota de Ipanema, qui deviendra bientôt un succès mondial grâce à la voix d’Astrud Gilberto et au saxophone de Stan Getz. La bossa-nova intègre alors le patrimoine musical univer-sel en réaction à la samba traditionnelle, mais aussi aux danses en vogue à l’époque: cha-cha-cha, twist.

Un demi-siècle plus tard, elle reste un genre bien particulier, mais c’est aussi une musique typiquement carioca qui chante la splendeur de la ville, la beauté de la femme aimée, et tout un art de vivre. Il est donc normal que le plus bel hommage lui ait été rendu à Rio, samedi 1er mars. Sur la plage d’Ipanema, trente mille personnes ont écouté pendant deux heures une quinzaine d’artistes dont quelques anciens compagnons de Jobim et de Vinícius de Moraes, comme Oscar Castro Neves et Roberto Menescal.

Langelier, Jean-Pierre. Le Monde, 7 mars 2008. (Adapté)

29. Le thème principal de ce texte esta) l’anniversaire d’un genre musical brésilien.b) la présentation d’un nouvel album de bossa-nova.c) le lancement d’un disque de João Gilberto.d) l’organisation d’un spectacle avec Jobim et Vinícius.

30. D’après le texte, la bossa-nova est une musique typiquement carioca parce qu’ellea) dérive de la samba, genre musical créé par le carioca Moraes.b) fait connaître au monde la culture et les musiciens brésiliens.c) fait l’éloge de Rio et de la beauté de la femme aimée.d) réunit des milliers de personnes sur la plage d’Ipanema à Rio.

31. D’après le texte, ce qui confère à la bossa-nova un caractère inédit c’esta) la création de musiques de films.b) la rupture avec la samba traditionnelle.c) l’influence sur le cha-cha-cha et le twist.d) l’utilisation d’instruments de percussion.

La francophonie

La semaine de la francophonie permet de mettre en valeur un aspect de la culture francophone, c.est-à-dire, la culture commune à tous les pays qui parlent le français. Des pays très différents font partie de la francophonie: le Maroc, le Laos, l.Albanie, le Liban ou le Canada. En tout, ils sont plus d.une cinquantaine à avoir le français comme langue parlée couramment par une grande partie de leurs citoyens.

La langue française continue en effet d.occuper dans le monde une place importante. Le français est, avec l.anglais, la seule langue parlée sur les cinq continents, elle demeure langue de travail des organisations inter-nationales, en Europe comme en Afrique, par exemple, où elle occupe une place privilégiée à l.Organisation de l.Unité Africaine (OUA). Le français est la langue maternelle (L1) de près de 80 millions de locuteurs, ce qui place cette langue au 11e rang dans le monde (sur plus de 2.000 langues comptabilisées).

15

5

10

5

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

17

Des enquêtes menées dans de nombreux pays montrent que le français garde l.image positive d.une lan-gue utile, indispensable dans certains secteurs professionnels, mais aussi d.une langue indissolublement liée à des valeurs, à une culture, à des projets de société de portée universelle. La langue française a le privilège d.être mondialement reconnue comme une grande langue de civilisation. C.est ce statut du français qui fonde sa diffusion dans le monde, sa présence dans les systèmes éducatifs et son enseignement.

Label France (Texte adapté)

32. D.après le texte, le but de la semaine de la francophonie c.est dea) mettre en évidence la culture des pays francophones.b) montrer que le français est aussi important que l.anglais.c) montrer les Français qui se trouvent dans les cinq continents.d) mettre en valeur les pays où le français est la langue maternelle.

33. D.après le texte, on peut dire que le françaisa) a du prestige en tant que langue de civilisation.b) est une langue parlée dans quelques continents.c) est la langue maternelle d.une centaine de pays.d) a une place assez peu remarquable en Afrique.

34. D.après le texte, l.image de la langue française dans le monde esta) favorable.b) sophistiquée.c) inquiétante.d) honteuse.

35. Le français est, avec l.anglais, la seule langue parlée sur les cinq continents, elle demeure langue de travail des organisations internationales.... (lignes 5-6)Dans la phrase ci-dessus, le mot en caractères gras signifiea) annonce.b) suppose.c) reste.d) remplace

10

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

18

Língua Portuguesa e Literatura – Questões de 36 a 42

“Politicamente correto” o cac...Digo, “uma ova”!

Sei que algumas pessoas me consideram “politicamente correta” - algumas, tratando a expressão [como] elogio; outras, com desprezo e deboche. Sinceramente, não me considero elogiada... Acho esse negócio de “politicamente” uma tremenda bobagem. O que diabos quer dizer o advérbio nessa expressão?

Mas acho que se pode, sim, discutir o que é correto e incorreto no trato com as pessoas, e isso inclui a linguagem. Até parece que as palavras não têm importância nenhuma... Se não tivessem, não ficaríamos tão felizes com algumas que nos são ditas e tão furiosos com outras. E como há muitas sutilezas, muitas divergên-cias, há tantas discussões a respeito.

Tempos atrás, usei a palavra velho em uma coluna do caderno de Esporte da Folha de S. Paulo. Eu dizia que é um absurdo haver pessoas - no caso, eram torcedores enfurecidos - capazes de agredir um velho; que é um sinal gritante de problemas na sociedade o fato de já não respeitarmos velhos, mulheres e crianças.

Pois bem, recebi uma bronca de um leitor, para quem eu não devia dizer velho, e sim usar a palavra idoso. Que eu acho feia, metida, forçada. Pra mim, velho não é ofensa, tanto quanto novo ou jovem não é elogio - é só circunstância! Eu quero ficar velha! Adoro roupa velha, meus livros velhos, casas velhas...

Mas há palavras que realmente prefiro não usar, e recomendo que as pessoas não usem - incluindo meus colegas jornalistas. E quer ver como vocês vão entender e concordar comigo? [...]

Há muitos anos não se fala em mongolóides, ainda bem! Como já está quase esquecido, eu talvez nem devesse lembrar que o termo era usado para descrever as pessoas com Síndrome de Down. Era ou não hor-roroso?

Eu ainda batalho pela exclusão ou pelo menos o uso cuidadoso de algumas outras palavras. Viciado é uma delas. Vício tem o sentido de defeito moral; é o oposto de virtude... Mas dependência é uma doença, não uma “fraqueza moral”. Além disso, é comum usar viciado para se referir ao usuário de drogas que não é dependente, o que é um erro grave de informação e serve para aumentar ainda mais a confusão em torno do tema. [...]

Uma discussão séria sobre palavras aconteceu outro dia, por causa da famosa desavença entre Grafite e o argentino Desábato. Afinal, dirigir-se a alguém como negro é ofensivo? Depende... José Geraldo Couto, em texto brilhante na Folha, resumiu:

“Entre o minha nega dito com afeto por um homem apaixonado e o sua negra dito com rispidez por uma patroa há um abismo cavado por séculos de história”. Perfeito, não? [...]

(FRANCINE, Soninha. Disponível em: <http://obaoba.uol.com.br/coluna/Soninha/índex.asp. Acesso em: 18 maio 2005. Fragmento

adaptado.)

36. Segundo o texto, a expressão “politicamente correto” significa:

a) saber utilizar a língua portuguesa nas suas várias situações de uso.b) diferenciar o que é correto e incorreto na linguagem jornalística.c) identificar, de acordo com o contexto, o sentido correto de uma palavra.d) discutir o que é correto e incorreto no trato com as pessoas.e) utilizar apenas norma não-padrão da língua.

37. No título, a autora usa gíria e insinua um palavrão para discutir algumas questões em relação à linguagem e ao seu uso no cotidiano. Assim, a partir do título, percebe-se que a autora faz, ao movimento do politica-mente correto, um:

a) elogio.b) deboche.c) conselho.d) paralelo.e) retardamento.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

19

38. Leia as afirmativas abaixo atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) Algumas palavras devem ser evitadas e até mesmo excluídas do vocabulário.( ) O uso de certas palavras deve ser pensado cuidadosamente pelos professores.( ) Há divergências e sutilezas em relação ao uso de algumas palavras.( ) O uso das palavras pode variar em função de cada situação vivida.

Assinale a sequência CORRETA:

a) F, F, V, V.b) V, V, F, F.c) V, F, V, V.d) F, F, V, F.e) V, V, V, F

39. Sobre a linguagem do texto, é possível afirmar que a autora usa:

a) apenas uma variedade padrão.b) apenas uma variedade não-padrão.c) uma mescla da variedade padrão e não-padrão.d) uma variedade padrão típica de jornalistas.e) nenhuma das respostas anteriores.

40. (UFV) Todos os fragmentos abaixo representam, pela linguagem ou pela temática, o movimento árcade brasileiro, EXCETO:

a) “A mesma formosura/ é dote que só goza a mocidade:/ rugam-se as faces, o cabelo alveja/ mal chega a longa idade.” b) “Pastores que levais ao monte o gado,/ Vede lá como andais por essa serra,/ Que para dar contágio a toda a terra,/ Basta ver-se o meu rosto magoado.” c) “Passam, prezado amigo, de quinhentos/ Os presos que se ajuntam na cadeia./ Uns dormem encolhidos sobre a terra,/ Mal cobertos dos trapos, que molharam/ de dia, no trabalho.” d) “Que havemos de esperar, Marília bela?/ que vão passando os florescentes dias?/ as glórias que vêm tarde, já vêm frias,/ e pode enfim mudar-se a nossa estrela.” e) “Oh! Que saudades que eu tenho/ Da aurora da minha vida,/ Da minha infância querida/ Que os anos não trazem mais!”

41. (UFV)Leia o poema abaixo, de Augusto dos Anjos:

Psicologia de um vencidoEu, filho do carbono e do amoníaco,Monstro de escuridão e rutilância,Sofro, desde a epigênesis da infância,A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,Este ambiente me causa repugnância...Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsiaQue se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme – este operário das ruínas –Que o sangue podre das carnificinasCome, e à vida em geral declara guerra,

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

20

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,E há de deixar-me apenas os cabelos,Na frialdade inorgânica da terra!

É CORRETO afirmar que o poema:

a) reúne algumas características típicas da poesia do fim do século XIX, marcada por uma linguagem referen-cial muito elaborada.b) é marcado por uma linguagem cientificista, embora desenvolva, ao mesmo tempo, uma reflexão a respeito dos sentimentos mais profundos do ser humano.c) sintetiza as principais características da poesia parnasiana: o culto do belo e o rigor da forma.d) possui traços de uma psicologia doentia, profundamente amargurada, incapaz de reconhecer o lado bom da vida.e) é um exemplo de uma poesia pobre em sentimentos e experiências humanas, o que se explica graças a sua linguagem científica e filosófica

42. (UFV)Leia com atenção o texto crítico de Antonio Candido:

À maneira do Arcadismo, o Romantismo surge como movimento de negação; negação neste caso, e na literatura luso-brasileira, mais profunda e revolucionária, porque visava redefinir não só a atitude poética, mas o próprio lugar do homem no mundo e na sociedade. O Arcadismo se irmanava aos dois séculos anteriores pelo culto da tradição greco-romana; aceitava o significado literário da mitologia e da história clássica; aceitava a hierarquia dos gêneros [...]. Os românticos foram buscar nos países estranhos, nas regiões esquecidas e na Idade Média pretextos para desferir o vôo da imaginação.

(CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1975. p. 23.)

Com base nas informações contidas no fragmento acima. NÃO se pode dizer que o Romantismo:

a) concebeu de maneira nova o papel do artista através de uma visão mais antropocêntrica.b) assimilou alguns valores árcades como o culto à tradição greco-romana e o retorno à história clássica.c) procurou fixar novos valores que dariam à literatura uma dimensão mais atuante e revolucionária.d) reestruturou a teoria clássica dos gêneros literários, quebrando a hierarquia existente e miscigenando as antigas formas.e) redimensionou o sentido da obra de arte a partir da liberdade e da imaginação, princípios estes que norte-aram os passos do escritor romântico.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

21

Matemática – Questões de 43 a 49

s

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

22

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

23

Química - Questões de 50 a 56

50. Em alimentos produzidos industrialmente como bolos, doces, balas, refrigerantes e outros, a soma sabor + odor é dada por extratos naturais de frutos e folhas ou então por meio de misturas de flavorizantes artifi-ciais, que são mais baratos e procuram imitar o sabor e o aroma desejados. Dentre esses compostos sintéticos se destacam os ésteres. O éster responsável pelo aroma de pêssego trata-se de uma substância aromática. Sua fórmula é:

a)

b)

c)

d)

51. Muitos produtores artesanais de cachaça utilizam alambiques de cobre para obterem o destilado alcoóli-co de cana-de-açúcar. Esta forma de produção empírica e artesanal pode fazer com que o produto que chega ao consumidor contenha níveis de cobre acima do estabelecido pela legislação. O cobre é considerado um metal indispensável na quantidade de 1,5 a 3,0 mg por dia para adultos (RDA, 1998). Distúrbios relacionados à concentração de cobre no organismo podem causar uma degeneração hepato-lenticular que leva a destrui-ção do fígado e do tecido nervoso além de epilepsia, melanoma, esclerose, aceruloplasminemia, doença de Alzheimer e a artrite reumatóide.

Um químico determinou para uma amostra de cachaça que a concentração de cobre é 0,300 g/10 mL da be-bida. A concentração em mol L-1, de cobre nessa amostra é aproximadamente:

a) 0,47b) 0,23c) 2,31d) 0,89

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

24

52. (UFV-2006) A um frasco contendo apenas 2 mol de sódio (Na) foi adicionado 1 mol de cloro (Cl2), ini-ciando-se imediatamente uma reação química. O frasco foi mantido fechado e à temperatura ambiente durante todo o experimento. Quando a reação se completar (com rendimento de 100%), haverá no frasco: a) uma substância pura simples. b) uma substância pura composta. c) uma mistura de duas substâncias simples. d) uma mistura de duas substâncias compostas.

53. A figura abaixo foi extraída da revista Globo Ciência - Novembro de 93 - Texto do geriatra e professor uni-versitário José de Felippe Jr. Nela podemos notar a importância de se ter uma alimentação balanceada.

Vários elementos químicos desempenham um papel importante em nosso organismo, acima são menciona-dos o zinco, potássio e sódio. As substâncias orgânicas citadas no texto são o ácido cítrico e a frutose. Suas fórmulas estruturais são mostradas abaixo:

Ácido cítrico Frutose

Um estudante fez as seguintes afirmações acerca dessas substâncias:

I- O ácido cítrico possui cadeia insaturada e aromática.II- Na frutose pode-se encontrar o grupo funcional dos álcooisIII- No ácido cítrico encontra-se o grupo funcional dos éteres.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

25

IV- Ácido cítrico e frutose possuem cadeias saturadas.V- A frutose possui cadeia saturada e homogênea.

Estão corretas somente as afirmativas:

a) I, III e IV. b) II, III e V. c) I, III, IV. d) II, IV e V.

54. O estômago de um paciente que sofre de úlcera duodenal pode receber 0,24 mol de HCl por dia através de seu suco gástrico. Uma das maneiras de se neutralizar o ácido clorídrico produzido no estômago é através da ingestão de um antiácido como, por exemplo, o Al(OH)3. O antiácido neutraliza o ácido clorídrico de acor-do com a seguinte reação:

Al(OH)3 + 3HCl → AlCl3 + 3H2O

A quantidade em gramas de Al(OH)3 necessária para neutralizar 0,24 mol de HCl é:

a) 9,32b) 6,24c) 13,3d) 6,24

55. (UFV-2006)- Na produção de cerâmicas e vidros coloridos geralmente são empregados compostos de metais de transição. A cor final do material depende, entre outros fatores, dos estados de oxidação dos metais presentes, como exemplificado na tabela:

Metal Estado de Oxidação Coloração

Cu Cu2+ Azul

Cr Cr3+ Verde

Fe Fe3+ Marrom-amarelada

Sobre estes metais, é INCORRETO afirmar que: a) o cátion Cr3+ possui 21 elétrons. b) o número de prótons no Fe3+ é igual a 26. c) no cátion Fe3+ o número de elétrons é igual ao número de prótons. d) a distribuição eletrônica no estado fundamental em camadas para o Cu2+ é 2, 8, 17.

56. (UFV-2005) A água para abastecimento público é submetida a alguns tratamentos antes de ser distribu-ída. Nas estações de tratamento, a água recebe coagulantes como Fe2(SO4)3 e Al2(SO4)3, que têm a função de aumentar a velocidade de decantação das partículas coloidais. Para ajustar o pH utiliza-se, quando ne-cessário, CaO, que ao reagir com a água transforma-se em Ca(OH)2. Outros reagentes, como Cl2 ou Ca(OCl)2, são adicionados como bactericidas.

Os nomes das substâncias cujas fórmulas aparecem no texto são, respectivamente:

a) sulfato férrico, sulfato de alumínio, óxido de cálcio, hidróxido de cálcio, cloro e hipoclorito de cálcio.b) sulfato ferroso, sulfato de alumínio, óxido de cálcio, hidróxido de cálcio, cloro e cloreto de cálcio.c) sulfeto férrico, sulfeto de alumínio, hidróxido de cálcio, óxido de cálcio, cloro e clorato de cálcio.d) sulfito férrico, sulfito de alumínio, hidróxido de cálcio, óxido de cálcio, cloro e clorato de cálcio.

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

26

Classificação Periódica dos Elementos

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

27

Rascunho

Cursinho Popular DCE - UFV

Simulado UFV 2009 1º dia

28

Rascunho

Esta

folh

a po

de s

er le

vada

por

voc

ê.