culturarteen 125 - outubro 2013

16
125 CULTURARTEEN TODOS OS MESES COM VOCÊ! INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ - Falando com os jovens, para os jovens e sobre os JOVENS! ANO 09 - NÚMERO 125 - OUTUBRO 2013 Maricá, 03 de outubro de 2013 www.culturarteen.com [email protected] ARTES, CULTURA, DIVERSÃO, EDUCAÇÃO, ESPORTES, TRABALHO e VIDA 18 ANOS O PRIMEIRO JORNAL DE MARICÁ COM CADERNOS

Upload: perysalgado

Post on 07-Nov-2014

2.144 views

Category:

Entertainment & Humor


0 download

DESCRIPTION

CulturarTEEN 125 edição de outubro de 2013 GIGIO abre nova academia e dá um repaginada no visual Ingrid Leal, A MAIS BELA ESTUDANTE 2013 e muito mais

TRANSCRIPT

Page 1: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

125

CULTURARTEENTODOS OS MESES COM VOCÊ!

INF

OR

MA

TIV

O O

FIC

IAL

DA

JU

VE

NT

UD

E D

E M

AR

ICÁ

- F

alan

do

co

m o

s jo

ven

s, p

ara

os

jove

ns

e so

bre

os

JOV

EN

S!

AN

O 0

9 -

ME

RO

125

- O

UT

UB

RO

201

3 M

aric

á, 0

3 d

e o

utu

bro

de

2013

w

ww

.cu

ltu

rart

een

.co

m

jo

rnal

ism

op

r@h

otm

ail.c

om

AR

TE

S,

CU

LTU

RA

, D

IVE

RS

ÃO

, E

DU

CA

ÇÃ

O,

ES

PO

RT

ES

, T

RA

BA

LH

O e

VID

A

18 A

NO

S

O PRIMEIRO JORNAL DEMARICÁ COM CADERNOS

Page 2: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

A 02 ANO 09 - Outubro 2013(2) Estética, MODA & BelezaEstética, MODA & BelezaEstética, MODA & BelezaEstética, MODA & BelezaEstética, MODA & Beleza

H

Um dos primeiros anúncios deGigio no CulturarTEEN, parceria

que perdura desde 2007.

Há 14 anos um sonho começava se tornar realidade.Nascia à marca Gigio. Um menino de apenas 19 anoscomeçava a trilhar o caminho do sucesso.

Inicialmente Gigio – educação corporal era a logoque estampava dezenas de camisas em Inoã, vendidapelo recém formado professor Giovani Grisolia que jávinha obtendoreconhecimento doseu trabalho comoEducador físico,oportunidade dadapela família Nogueira.Com o tempo asdezenas de camisasforam setransformando emmilhares e já podia sever camisas Gigio portoda a cidade e até emcidades vizinhas.

Com ocrescimento ereconhecimento do seu trabalho Giovani (Gigio)começava a buscar novos horizontes. Nascia então aAcademia GiGio Fitness - a unidade I no Pólo Maniaem Inoã – uma academia simples de bairro com apenas10 aparelhos e 2 funcionários.

Com espírito empreendedor Giovani (Gigio) nuncase acomodou com resultados obtidos pela empresa,embora sempre fossem positivos. Todos os anos aacademia adquiria novos aparelhos, fazia ampliações econtratava novos funcionários.

Gigio cada vez mais se especializa pelo mundo fitnesse como pioneiro na cidade abre a primeira loja desuplemento na unidade Inoã e pouco tempo depoistambém no centro de Maricá na rua Senador MacedoSoares nº 106.

Cada vez mais Gigio era reconhecido comoexcelência de trabalho em treinamento físico e assimcomo conseqüência, em 2008 nasce a unidadeItaipuaçu (Rua 1) com os mesmos traços da unidadeInoã uma academia simples mas de excelente qualidade,pois esse é o ideal marca.

A logo moderna, com ideia de movimentoacabou não vingando e a antiga marca

retornou

Ao longo desses 8 anos a Gigio Fitness mudou muito.Os 10 aparelhos se multiplicaram e hoje a unidade Inoãpossui a maior ergometria da cidade com mais de dezesteiras, bicicletas ergométricas, transport de ultimageração. A sala de musculação possui mais de 30aparelhos distribuídos em uma área de 150m².

Mesmo assim o Gigio achou que estava na hora demudar, pois o cenário da cidade agora é outro. E ele nãose refere apenasa partecomercial, mastambém ao olhardas pessoaspara a atividadefísica .

E s t a m o svivendo umm o m e n t orevolucionário nomundo daatividade física,nunca tivemos tantos praticantes e o mercado nos sinalizaum crescimento ainda maior, pois não estamos maisfalando de só estética (bumbuns, pernas e braços forte).A população começa enxergar a necessidade da praticade atividade física para a manutenção da sua saúde.

“Diante desse cenário o Gigio e sua equipecomeçaram a enxergar que faltava algo a “Mais” paraeles poderem se encaixar nesse novo cenário. E poralguns meses fizeram pesquisas na busca do “Mais”que faltava. E assim surge a idéia da Gigio Fitness Maisuma empresa totalmente remodelada com uma gestãodiferenciada seguindo o que a de melhor no mercadosem esquecer as particularidades do nosso público, poisfoi através dele que ela nasceu Gigio Fitness .

Uma empresa que teve o respeito em ouvir seusclientes e construir a sua identidade.

O que você poderá conferir na Gigio Fitnessunidade Inoã na Rua Caio Figueredo nº 32 a partir denovembro e na unidade Itaipuaçu - RUA 1 emdezembro.

conforto praticidade

estrutura aparelhos

tecnologia eficiência

dedicação satisfação

Ambiente climatizado (ar condicionado), 2 andares,vestiários modernos, aparelhos modernos e novos, novasmodalidades, com salas modernas, BIKE INDOOR,JUMP, LOCAL, CIRCUITO, BALLET, INFANTIL,LUTAS, DANÇAS, Professores Especializados,Serviço Nutricional, Avaliação FísicaComputadorizada e Treinamento Individualizado.

Venha conferir, estamos lhe esperando sempre comalgo a

INOÃ 1SHOPPING POLO MANIA 3º pisoINOÃ 2RUA CAIO DE FIGUEIREDO nº 32ITAIPUAÇURUA 1 (próximo ao terminal rodoviário)CENTRO (loja de artigos fitness)RUA SENADOR MACEDO SOARES Nº 106

O

BOMBA HORMONALMÉDICOS ALERTAM PARA O USO

INDISCRIMINADO DA PÍLULA DO DIA SEGUINTEO uso indiscriminado da pílula pós-coital ou do dia seguinte -

que nada mais é do que a pílula anticoncepcional comum constituídade uma dosagem maior de hormônios - preocupa especialistas.Eles reconhecem a importância do medicamento como recurso parase evitar uma gravidez indesejada, mas orientam utilizá-lo apenasem situações de emergência, no caso de o preservativo “estourar”,por exemplo, e nunca rotineiramente.

De acordo com o ginecologista e membro da Sociedade deGinecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ), AleksandrMiyahira, outro caso que justifica a indicação da pílula é no deestupro. O médico explica que ela não funciona como um abortivo,seu efeito é contraceptivo. Caso a gravidez já tenha se iniciado,NÃO TERÁ EFEITO ALGUM.

“Esse tipo de medicamento possui uma alta concentraçãohormonal, principalmente de progestágenos, como o levonorgestrel,que em dose elevada provocam uma verdadeira ‘bagunça’ noendométrio da paciente, diminuindo as chances de o óvulo se fixar,e, assim, a concepção não vingar”, explica Miyahira, ressaltandoque o ciclo menstrual também sofre alterações. “A menstruaçãopode permanecer irregular por até três ciclos”, alerta o ginecologista.

Segundo Miyahira, a alta quantidade de hormônios da pílula dodia seguinte equivale a quase uma cartela inteira deanticoncepcionais de uso diário, o que pode provocar efeitoscolaterais como náuseas e vômitos, intolerância gástrica, dor decabeça e sensibilidade nos seios. E como a pílula “protege” a usuáriasomente da relação que aconteceu antes dela a ter tomado, levandoalgumas mulheres a recorrerem a ela mais de uma vez por mês,principalmente em decorrência da venda livre nas farmácias, seampliam as chances desses efeitos indesejáveis.

O médico destaca, ainda, que o uso excessivo dessemedicamento em mulheres acima de 35 anos também aumenta orisco de trombose, sem contar que substituir a camisinha pela píluladiminui a possibilidade de gravidez, mas não de se contrair doençassexualmente transmissíveis como a AIDS.

Por isso, Miyahira orienta mulheres que mantém relaçõessexuais com certa regularidade a procurarem um ginecologistapara receber a orientação necessária sobre o método contraceptivoadequado às condições de seu organismo e faixa de idade, comoa injeção ou o anel vaginal para as mais esquecidas. Mesmo assim,o Organização Mundial de Saúde - OMS - recomenda a duplaproteção: pílula anticoncepcional para elas e o preservativo paraos homens (e contra doenças para as mulheres).

Vale lembrar que a pílula de uso contínuo (com ou sem pausa)é mais eficaz: possui 0,4 a 0,6% de falha. E quem a utiliza nãoprecisa fazer uso da pílula do dia seguinte, mesmo em caso deesquecimento. “Basta recorrer às instruções da empresa fabricante”,reforça o especialista.

O percentual de eficácia da pílula do dia seguinte chega a 90%,quando ingerida até 12 horas após a relação sexual. “Quantoantes a paciente tomar o medicamento, melhor. O recomendável énão ultrapassar o período de 72 horas após a relação sexualdesprotegida, já que o espermatozoide pode sobreviver até trêsdias na vagina e o óvulo se manter por até 24 horas fecundável”.

Hoje existem no mercado dois tipos de pílulas do dia seguinte.Um deles vem em dose única e o outro, com dois comprimidos (quedevem ser ingeridos em um intervalo de 12 horas).

A édica diretora do Departamento de Endocrinologia Femininae Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia eMetabologia (SBEM), Amanda Athayde, destaca a importância dapílula, mas também faz ressalvas à sua utilização.

“Não sou contra, acho melhor fazer uso dela que um aborto outer uma gravidez indesejada, mas o que não pode é substituirmétodos rotineiros por este”, diz.

Segundo Amanda, as alterações hormonais provocadas pelouso frequente da pílula podem causar, ainda, irritabilidade e atédepressão, além de inchaço devido a maior retenção de líquidos.

“Doses exageradas podem, no caso de a paciente já possuirum tumor na mama (vale destacar que elas não causam o tumor)acelerar o seu crescimento”, acrescenta a endocrinologista, quedefende a venda do medicamento com controle de receita.

Outros riscos do alto nível de hormônios a que são submetidosas pacientes que usam o medicamento de forma recorrente, seundoa especialista, são: problemas no fígado e de hipertensão arterialem mulheres mais velhas. J., 19 anos diz tomar a pílula todo final desemana por comodidade, mas garante que isso está alterando muitoo seu humor. “Sinto que está acabando comigo”. CUIDADO!!!

Page 3: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

125

CULTURARTEENTODOS OS MESES COM VOCÊ!

INF

OR

MA

TIV

O O

FIC

IAL

DA

JU

VE

NT

UD

E D

E M

AR

ICÁ

- F

alan

do

co

m o

s jo

ven

s, p

ara

os

jove

ns

e so

bre

os

JOV

EN

S!

AN

O 0

9 -

ME

RO

125

- O

UT

UB

RO

201

3 M

aric

á, 0

3 d

e o

utu

bro

de

2013

w

ww

.cu

ltu

rart

een

.co

m

jo

rnal

ism

op

r@h

otm

ail.c

om

AR

TE

S,

CU

LTU

RA

, D

IVE

RS

ÃO

, E

DU

CA

ÇÃ

O,

ES

PO

RT

ES

, T

RA

BA

LH

O e

VID

A

18 A

NO

S

O PRIMEIRO JORNAL DEMARICÁ COM CADERNOS

Qual o verdadeiro valorde um professor?

Leitura ideal para maiores de12 anos. CulturarTEEN, o

informativo da famíliamaricaense.

A 03 INGRID LEAL,A MAIS BELAESTUDANTE

2013

- GIGIO ABRE MAIS UMAACADEMIA E DÁ UMA

REPAGINADA

- TUDO SOBRE OCONCURSO A MAIS BELA

ESTUDANTE 2013

- THAYNÁ MORAES É AMISS SOLIDARIEDADE

ESTADUAL LATINA

- RAYSSA ORMOND É AMISS ESTADO DO RIO DE

JANEIRO LATINA

- NOIVAS, DEBUTANTES EFESTAS DIAS 20, 21 e 22

DE OUTUUBRO NAPORTO DAS FESTAS

EM ITAIPUAÇU

- OFERTAS SENSACIONAISPARA AS CRIANÇAS

Page 4: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

A 04 ANO 09 - Outubro 2013(4)

O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ www.culturarteen.com

Rose OliveiraProfessora, Administradorae Orientadora Pedagógica,

com curso deespecialização em

Marketing Político e Modas

O

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O XVFESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO

EEstão abertas as inscrições para a décima

quinta do Festival Nacional de Voz e Violão.O evento que recebe músicos de todo o Brasil

faz seu “debu”, comemorando 15 anosininterruptos.

O Festival deste ano acontecerá no dia 23 denovembro sábado às 20 horas em local a serconfirmado.

As inscrições podem ser feitas através dos e-mails [email protected] [email protected].

Ficha de inscrição e regulamento podem seradquiridos através do blogsitewww.festivalnacionaldevozeviolao.blogspot.com

A PR Produções, organizadora do eventopremiará o primeiro colocado com R$ 2 mil reais,o vice-campeão com R$ 1mil e o melhor intérpretecom R$ 1 mil. Haverá prêmio também para oMelhor Violão e troféus para a Música MaisComunicativa e Revelação 2013.

Como nos anos anteriores, festival será demúsicas inéditas, de qualquer gênero tocadas noestilo voz e violão com no máximo duas pessoasno palco.

Maiores informações poderão ser obtidastambém pelo telefone (21) 9281-4037.

As inscrições tem o valor de R$ 20,00 até dia12 de outubro e de R$ 25,00 até 30 de outbro,último dia de inscrição.

As cores intensas saem de cena par dar lugara tons mais naturais. Durante o dia os lábiosdevem parecer tentadores, mais sem serem ocentro das atenções, por isso recorra a brilhos ea batons em tons rosa, pêssego ou douradosclaros para obter esse look “arranjada maisnatural” que eles tanto amam.

Os olhos esfumados ou smoky eyescontinuam na moda, mas dê uma pausa ao pretoe experimente os tons de cobre, dourado,marrons, prateados, pérola e laranjas, tentandomanter essa aparência mais orgânica que aestação pede. O azul vibrante vem em força naprimavera de 2013, sendo um dos tons desombras mais populares para esta estação.

Para a noite as tendências desta primavera2013 também apontam para tons mais vibrantesnos lábios. Os fúcsia e os vermelhos vibrantesserão os reis da estação quando se trata de estarbonita à noite.

Existem boas marcas no mercado e bemdiversificada em cores, tipos e preços e só conferire arrasar no look. Até a próxima. Beijos!

Olá pessoal,A primavera tudo à

nossa volta desperta depoisdos meses de inverno, a natureza volta a florescerpouco a pouco e nosso armário enche-senovamente de cor, de acessórios divertidos e umlook muito mais relaxado. Mas a roupa não é aúnica coisa que devemos mudar, o nosso rostotambém pode ficar diferente, vejamos então astendências de maquiagem para primavera 2013.

A tendência é clara: chegou o momento dedar lugar à luz, por isso durante esta primaveraos brilhos, iluminadores e os tons do tipo pérolaserão os seus melhores aliados para obter umrosto muito mais luminoso.

Compre um iluminador da marca da suapreferência e aplique-o nas suas maçãs do rosto,queixo e septo para lhes dar uma aparência muitomais limpa com este toque quase virginal que afará parecer fantástica.

O iluminador não lhe irá dar cor, por isso seainda se sente um pouco pálida recorra a umblush que a faça sobressair sem parecerdemasiado artificial, lembre-se que a premissa éum estilo mais limpo.

Page 5: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

A

PSAÚDE, VIDA, CULTURA e LAZER

Parte integrante doInformativoCulturarTEEN.

ORGÃO INFORMATIVO DE MARICÁ – ANO 08 – NÚMERO 90 – OUTUBRO 2013 – [email protected] - www.culturarteen.com (5)

INGRID LEAL, A MAIS BELA ESTUDANTE de 2013NATHÁLIA BOLSANELLO, A MAIS BELA ESTUDANTE INFANTO JUVENIL

Andressa Bomfim (A Mais Bela Estudante 2012) passou seu título paraIngrid Leal. O artista plástico Rafael Cavalcanti, fez a entrega do játradicional troféu de sua autoria para A Mais Bela Estudante de Maricá.

Aconteceu no início da noite do domingo 29 de setembro a grande final doconcurso A MAIS BELA ESTUDANTE 2013 organizado pela PR Produções eCULTURARTEEN.

O evento foi realizado no Restaurante Confessionário que ficou lotado, comamigos e familiares das candidatas que foram torcer bastante para as suasfavoritas.

A MAIS BELA ESTUDANTE WEB 2013O concurso na verdade, começou no dia 22 de setembro, com a primeira

fase que consistia na votação pela internet, dando oportunidade de leitores,conhecidos e amigos das candidatas, votarem em sua preferida.

Foram ao total 5380 votos em uma semana de votação, que terminou nameia noite de sábado para domingo, dia da grande final.

Na categoria juvenil recebemos 2050 votos. Rayane ficou em primeiro com960 votos, garantindo 10 pontos na final deste domingo - 29 de setembro.

A segunda colocada foi Skarlet Soares com 532 votos, garantindo 8 pontosna grande final.

Em terceiro ficou Ingrid Leal com 251 votos, garantindo 7 pontos na grandefinal.

As demais candidatas garantiram 5 pontos na grande final.Alexssandra Souza, sem justificativa, não participou da grande final.

Continua na página C2

Page 6: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

T

ANO 09 - Outubro 2013 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ(6) www.culturarteen.comC 02

DAIANEMachado

Professora e Historiadora

EDUCAÇÃOPARA

FILHOS E PAISTenho me empenhado muito nos últimos meses

em pesquisas relacionadas à história da família e asatuais estruturas familiares que figuramo nosso tempo.A identidade da família contemporânea é o tema domeu Trabalho de Graduação e eu gostaria decompartilhar um pequeno trecho da introdução commeus leitores. Que sirva de reflexão a todos os paisque, neste mes de outubro comemoram com seusfilhos o dia deles, tão ingenuamente esperado emuito importante para que saibamos se realmentetemos cumprido nossa parte. Dar uma boa educaçãopara os filhos não é somente formar uma boa pessoa,é contribuir da forma mais importante para asociedade.

A “família enquanto grupo social tem sedistanciado muito de suas principais funções. Vivemosum tempo em que a sociedade já não transmite asegurança da reprodução cultural particular dosdiversos grupos existentes, muito menos segurançafísica propriamente dita! Isso mesmo, o que vemacontecendo com relação a situação econômica esocial atuais nasce no desequilíbrio das funçõesacumuladas por grupos sociais que deviam estarocupados com seus próprios objetivos. Trataremosentão de um grupo social extremamente importantena formação do sujeito não apenas como cidadãomas, principalmente como pessoa: a família. É dentroda família que aprendemos regras básicas deconvivência e sobrevivência, e é aí que maisdevemos prestar atenção no que está sendoreproduzido. A família hoje, deixou de ser aqueleestereótipo tradicional em que mãe e pai de um únicocasamento vivem com seus filhos (dos dois) em suaresidência. Entre os mais diversos tipos de estruturasfamiliares encontraremos as monoparentais, asadotivas, e as homoafetivas. A idéia é chegar a umveredito que mostre que a diferença entre os modelosfamiliares não venha a interferir na formação de umsujeito honesto e bom cidadão, que é basicamente eem parte função das mesmas.

É fato que existem aquelas situações em que ainfluência externa acaba atrapalhando o bomfuncionamento do grupo, principalmente na geraçãotecnológica em que vivemos onde é cada vez maisdifícil ter o controle de acesso do que é bom e do queé ruim. Assim sendo, as primeiras diferenças com asquais devemos lidar desde a infância estão dentroda própria família. Diferenças que não podemosescolher, elas simplesmente existem e temos aobrigação de lidar com elas e fazer o grupo funcionarde maneira satisfatória para a atual sociedade. “

Queremos externar nossos enormesagradecimentos com a solidariedade das famíliasdas nossas lindas candidatas. Tivemos umaarrecadação recorde com mais 500 peçasarrecadas, sendo 489 peças de roupas, 50pares de calçados e 19 casacos

Na categoria infanto juvenil, a ESTUDANTESOLIDÁRIA foi GIULLIA COSTA (14) do colégioAntônio Lopes da Fontoura com 174 peçasdoadas.

Já na categoria juvenil, a ESTUDANTESOLIDÁRIA foi RAYANE COSTA (15) do colégioJoana Benedicta Rangel, com 87 peças doadas.

Outro título que estava na disputa e degrande importância, foi o título de ESTUDANTEMAIS FOTOGÊNICA. A escolha foi feita pelaprodução do evento.

A vencedora da categoria infanto juvenil foiSARA CARDOSO (13) - a caçulinha doconcurso, estudante do colégio Iara Queiroz daSilva que recebeu sua faixa das mãos daprodutora e fotógrafa Rosy Oliveira.

A vencedora da categoria juvenil foiSKARLET SOARES (17), estudante do ColégioElisiário Matta.

E o grande momento chegou.Continua na página E1

A MAIS BELA ESTUDANTE 2013

Nathália Bolsanello é A MAIS BELAESTUDANTE WEB 2013 categoria infantojuvenil e RAYANE COSTA A MAIS BELA

ESTUDANTE WEB 2013 categoria juvenil

Continuação da página C!

Já na categoria infanto juvenil recebemos3330 votos. Nathália ficou em primeiro com 1609votos, garantindo 10 pontos na final deste domingo- 29 de setembro.

A segunda colocada foi Sara Cardoso com1287 votos, garantindo 8 pontos na grande final.

Em terceiro ficou Giullia da Costa com 250votos, garantindo 7 pontos na grande final.

Beatriz Santos garantiu 5 pontos na grandefinal. Sem justificar, Beatriz não participou dagrande final.

RAYANE COSTA foi escolhida portanto, AMAIS BELA ESTUDANTE WEB 2013 nacategoria juvenil e NATHÁLIA BOLSANELLO foiA MAIS BELA ESTUDANTE WEB 2013 nacategoria infanto juvenil.

Mas outros títulos estavam em jogo, além dotítulo máximo de A MAIS BELA ESTUDANTE deMaricá em 2013.

Karina Castellar (16) recebeu sua faixa dasmãos de Ciro Fontoura e da dançarina Fee

Melo

Thayná Moraes, Miss Maricá Latina e MissSolidariedade Estadual Latina entregou o

título de Estudante Solidária a GiulliaCosta na categoria infanto juvenil eRayane Costa na categoria juvenil

O título de ESTUDANTE MAIS POPULARfoi dado àquela que levasse a maior torcida (oua mais animada) e que tivesse o melhorrelacionamento entre colegas e funcionários daescola onde estuda.

Na categoria infanto juvenil a vencedora foiGiullia Costa (14), estudante do colégio AntônioLopes da Fontoura (foto abaixo à esquerda como fotógrafo Marco Beckhert).

Na categoria juvenil a vencedora foi KarinaNovaes Castellar (16), aluna do 2º ano do ensinomédio do CIEP 259.

Também foi escolhida a ESTUDANTESOLIDÁRIA, aquela que levasse a maiorquantidade de donativos (roupas, casacos ecalçados) que serão doados ao asilo SOLARDOS IDOSOS localizado no bairro do Caxito, aoasilo BETEL SHALON localizado no bairro deInoã e à Fábrica dos Campeões que atende acrianças e jovens carentes através do esporte,localizado em São José do Imbassaí.

A belíssima Skarlet Soares recebeu suafaixa de Estudante Mais Fotogênica das

mãos do fotógrafo Marco Beckhert

Page 7: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

outubro 2013número 76 - ano 07

(7)

NOSSAS MAIS BELAS ESTUDANTES

AA expectativa era grande.Quem seria A MAIS BELA ESTUDANTE de Maricá

em 2013?

Na categoria infanto juvenil, a vencedora foiNATHÁLIA BOLSANELLO (14), aluna do 9º ano do ensinofundamental do CIEP 259.

Em segundo lugar ficou SARA BORGES (13)alunado 8º ano do colégio Iara Queiroz da Silva e em terceiroficou GIULLIA COSTA (14) aluna do 8º ano do colégioAntônio Lopes da Fontoura.

A pontuação final foi a seguinte:NATHÁLIA BOLSANELLO - 203,5 pontosSARA CARDOSO - 197,5 pontosGIULLIA COSTA - 174,5 pontos

Curiosidades: No quesito SIMPATIA, Sara Cardosofoi a vencedora com 39 pontos. Nathália ficou com 36,5 eGiullia com 35,5.

No quesito BELEZA, Nathália ficou com 44 pontos,Sara com 43 pontos e Giullia com 34 pontos.

No quesito FOTOGENIA, Sara ficou com 20 pontos,Nathália 19,5 e Giullia com 15 pontos.

Também foram dadas notas para ESCOLA(desempenho e convivência), DESFILE (1ª entrada),DESFILE (2ª entrada), além da nota da WEB.

Já na categoria juvenil (a principal do concurso), avencedora foi INGRID LEAL (21) da Universidade Estáciode Sá. Em segundo ficou Skarlet Soares (17) do ElisiárioMatta e em terceiro ficou Rayane Costa (15) do JoanaBenedicta Rangel.

A pontuação final foi a seguinte:INGRID LEAL - 206 pontosSKARLET SOARES - 204,5 pontosRAYANE COSTA - 204 pontos

Curiosidades: No quesito SIMPATIA, Ingrid Lealfoi a vencedora com 43 pontos. Skarlet ficou com 42,5 eKarina ficou em terceiro com 41 pontos.

No quesito BELEZA, Skarlet ficou com 43,5 pontos,Ingrid com 43 pontos e Rayane com 42,5.

No quesito FOTOGENIA, Skarlet ficou com 20 pontos,Ingrid 19,5 e Karina com 19 pontos.

Também foram dadas notas para ESCOLA(desempenho e convivência), DESFILE (1ª entrada),DESFILE (2ª entrada), além da nota da WEB.

Ao término do evento cujo resultado agradou à todosos presentes, momentos de muita emoção e muitas fotos.

Nossos agradecimentos aos patrocinadores doevento:

Sara Borges, Nathália Bolsanello e Giullia Costadesfilaram a moda primavera verão da SINHAZINHA

Skarlet Soares, Rayane Costa e Ingrid Leal desfilarama moda primavera verão da loja ANTENADA

Karolina Castellar, Letícia Nogueira e Karina Castellardesfilaram a moda primavera verão da SINHAZINHA

A MAIS BELA ESTUDANTE 2013, INGRID LEAL (21) aluna de Arquiteturae Urbanismo da Universidade Estácio de Sá, usou belíssimas roupas da lojaANTENADA (localizada da Rua Joaquim Eugênio dos Santos, próximo à Ponteda Mumbuca).

Nathália Bolsanello (14) aluna do 9º anodo ensino fundamental do CIEP 259, usoubelíssimas roupas da loja SINHAZINHA(localizada na Av. Vereador Francisco Sabinoda Costa 398, em frente à Maricarro).

RESTAURANTE CONFESSIONÁRIOPróximo a igreja de N. S. do Amparo

Page 8: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

ANO 09 - Outubro 2013 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ(8) www.culturarteen.com

Informativo CULTURARTEEN ano 09 nº 125 - Outubro/2013 - Propriedade PR PRODUÇÕES. Diagramação e Fotos: José Pery Salgado e Rosemery Oliveira. Edição: Rosemery Oliveira Jornalista Responsável: PerySalgado (R.P. 34659/RJ) Colaboradores: Paula Chagas, Rosy Oliveira, Kito e Daiane Machado. Impressão: Editora Esquema. Distribuição Gratuita e Dirigida ao público jovem de Maricá. CULTURARTE, Culturateen,Culturartween e CulturartKids são marcas de propriedade da PR Produções. Edição mensal. As matérias assinadas são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Contatos: (21) 9281-4037 [email protected] ESPÍRITA, CULTURARTE, CULTURARTEEN, BARÃO DE INOHAN, JORNAL DA MICROLINS, INFORMATIVO FRK, INFORMAÇÃO COMPLETA e INFORMATIVO PRofissionalizar, HÁ-NIMAL, SER!,UNIversitariUSS, MAIS UM e informativo NET FOX são criações do Eng. José Pery Salgado. Luz Sonora e ECOLOUCOS são produzidos e editados pela PR Produções. Tiragem 5000 exemplares Matérias e anúncios são de inteira responsabilidade de seus autores e não nos responsabilizamos pelo seu conteúdo.

E 02

Rua Marajó 460, São José do Imbassaí - Maricá(entrada pela RJ 106, km 22 ao lado do Posto Shell)

Rua Marajó 460, São José do Imbassaí - Maricá

JACINTHO LUIZ CAETANO, SUA HISTÓRIA É A HISTÓRIA DE MARICÁfinal

Oferecimento: Pousada Vovó Bellina, resgatando a História de Maricá

Tentando resgatar a memória da história edos personagens históricos de Maricá, PerySalgado (engenheiro e jornalista) há cerca deum ano começou em dois informativos de suaprodutora (CulturarTEEN e Barão de Inohan) areproduzir para os jovens e para toda a populaçãode Maricá, essa linda história que infelizmentenão é contada nem ensinada nos bancosescolares.

Encantado ficou com a história de JacinthoLuiz Caetano ao ler o livro escrito por uma desuas filhas - Maria do Amparo Caetano - resolveuo jornalista condensar a bela história para quetodos os munícipes tivessem acesso a verdadeirahistórica de progresso de Maricá. Este resumo, éuma obra livre e TODOS podem reproduzirlivremente.

“Esta obra nasceu da necessidade departilhar com as novas gerações da nossaquerida Maricá, a vida de um homem que, comseu esforço e trabalho, construiu e alavancou oprogresso tanto de seus familiares quanto desua cidade, com muita alegria, muito amor e,acima de tudo, muita dignidade.

Maria do Amparo Caetano.

A EMPRESA DE ÔNIBUS

VIAÇÃO NOSSA SENHORA DOAMPARO

No final do século XIX, os únicos meios detransporte em Maricá eram as carroças ou ospróprios lombos dos animais.

Em 1928 Jacintho adquire seu primeirocaminhão.

Em 1950 compra seus primeiros ônibus, quechegam à Maricá trazendo em suas laterias asinscrições: VIAÇÃO NOSSA SENHORA DOAMPARO.

Era 10 de maio! ...Jacintho dá início então a uma nova atividade,

o transporte coletivo.A situação do transporte em Maricá era

precária.Aos 50 anos de vida, já possuía uma história

vitoriosa com muitos desafios vencidos.Foram comprados dois ônibus e 4 foram

encomendados., esperando o decreto queconcederia a permissão para a Viação NossaSenhora do Amparo iniciar o tráfego entre Maricáe Niterói.

Havia em Maricá a empresa Auto Comercialque fazia a linha até Niterói que posteriormente foivendida a Auto Viação 1001, que passou então afazer a linha Niterói-Maricá-Araruama.

Durante os dois primeiro anos as pressõessofridas foram muitas e muito fortes para podercriar a sua empresa de ônibus e dar aindependência de transporte à Maricá. As visitasao Palácio do Governo eram constantes e suafirmeza e idealismo despertaram, no entãogovernador, Comandante Ernani do AmaralPeixoto, simpatia e respeito. Uma grande amizadecomeçava ali.

A primeira linha era: LAGOMAR (Lagoa deJacaroá) – MARICÁ – NITERÓI

Jacintho sempre dizia: - A empresa é deMaricá, para trazer melhorias para Maricá.

No final de 1951, Jacintho que estava ligadoa política pela UDN (União Democrática Nacional)deixa a Câmara dos Vereadores, da qual faziaparte e se filia ao PSD – Partido SocialDemocrático.

“Nessa ocasião, vindo da UDN, ingressouno PSD, o Sr. Jacintho Luiz Caetano, tornando-oimbatível nas urnas.

O novo filiado, um abnegado pelo progressode Maricá, após a promessa do Governador feitaao meu saudoso pai – Benvindo Taques Horta eaos membros do diretório desse partido, queseria concedida a permissão para ofuncionamento da então Viação Nossa Senhorado Amparo na linha Niterói – Maricá – Lagomar.

Foi o início vitorioso no setor de transportecoletivo do município, impulsionado pelo Sr,Jacintho.

Daí para frente, a empresa que começoupequena, mas com o trabalho diuturno de seufundador, tornou-se a grande empresa dos diasde hoje e orgulho dos maricaenses...”

- Depoimento de Benvindo Taques HortaJúnior, pai do presidente da Cãmara dosVereadores de Maricá, Fabiano Taques Horta(PT) –

Assim, contando com a admiração dogovernador, Jacintho recebe no dia 30 de abrilde 1952, na Procuradoria Judicial doDepartamento de Estradas e Rodagem – DER –o despacho do Excelentíssimo SenhorGovernador, concedendo a autorização parafuncionamento de veículos destinados aotransporte coletivo nas estradas estaduais eintermunicipais.

Os primeiros dias do mês de maio foram depreparativos para iniciar o tráfego entre Lagomar– Maricá e Niterói.

Em 10 de maio de 1952, às 7 horas damanhã, tendo como motorista O Sr. José Pereira,o Pernambuco, e o cobrador, o jovem Altair Martinsda Silva, sai o primeiro ônibus, depois de terrecebido à benção e orações, feitas pelo CônegoJoaquim Batalha.

Às 10 horas, foi celebrada uma missa de Açãode Graças e a benção de mais um ônibus queseguiu para Niterói, fazendo o horário de 11 horas.

Na saída dos primeiros horários, fogos eorações não faltaram.

Na autorização do DER, constava a saídados ônibus de Lagomar (Jacaroá) e a passagempela estrada velha de Maricá (São José doImbassaí) com dois horários saindo de Maricá às7h e 11h, voltando de Niterói às 18 h e ás 20horas.

Poucos meses ficaram esses horários.Jacintho possuía 6 ônibus e logo conseguiutrafegar de duas em duas horas, saindo o primeirode Maricá às 5 horas e o primeiro de Niterói às 7horas.

Por alguns anos, os ônibus novos quechegavam, antes de entrar na linha, eram levadosà frente da Matriz para receberem as “bênçãosde Nossa Senhora”.

Na década de 70, com a necessidade deampliar a garagem dos ônibus, o antigo ArmazémEspírito Santo foi demolido.

Em 1973 surge uma nova linha, a Maricá -Rio do Ouro e uma garagem de apoio foiconstruída em Rio do Ouro.

A inauguração da Ponte Rio-Niterói em 1974,possibilitou a criação da linha Rio-Maricá em 1976.

Em 1977, José Francisco assume apresidência da SETREJ - sindicato das Empresasde Transportes Rodoviários do Estado do Rio deJaneiro, onde permaneceu até 1997. Hoje aindaparticipa ativamente na diretoria daquele órgão.

Em 10 de dezembro de 1985 houve aencampação da empresa, num ato transloucadodo então governador Leonel Brizola. Pessoasdespreparadas foram nomeadas para gerir asempresas encampadas. Após 3 anos de péssimasadministrações, as empresas quase delapidadaspor completo, foram devolvidas aos seus antigosdonos que as duras penas tentaram reergue-las.

Em 1981 a doença começa a atingir o giganteJacintho. Por problemas circulatórios, teve umaperna amputada, mas Jacintho se comportavasempre como um vencedor sem nada reclamar.

Seu quadro de saúde se agravava.Jacintho faleceu em 8 de dezembro de 1986

às 18 horas.Hoje, a Viação Nossa Senhora do Amparo

(com mais de 300 ônibus e atendendo a 4municípios), é a maior empresa privada de Maricá,a que mais emprega e a que mais impostos recolheao município, trazendo enorme progresso paraMaricá e região. Esse foi apenas um dos legadosde Jacintho para Maricá.

J. Pery Salgado baseado em texto deMaria A. Caetano

Todo dia 10 de maio às 10 horas da manhãera celebrada a missa de Ação de Graças e muitosfogos comemoravam o aniversário da empresa.

Foi assim até o final da vida de Jacintho.A Viação Nossa Senhora do Amparo crescia.

Crescia cultivada pelo olhar atento e zeloso deJacintho.

Logo após, a AutoViação 1001 negocioucom a Viação Crol, seusdireitos sobre a linha deMaricá.

Meses depois, aViação Crol faz aJacintho uma propostade venda de seusdireitos, o que foiimediatamente aceitopor ele que adquiriu alinha e os ônibus. Paragarantir melhoratendimento comproumais 4 ônibus, ficandoassim, com a concessãodefinitiva.

Os ônibus daAmparo paravampróximo aos Correiosem Niterói, até que em25 de janeiro de 1955,foi inaugurada aEstação Rodoviária deNiterói.

Em 1972, com umafrota de 30 ônibus, aAmparo recebe paraadministrar a empresaos filhos de Jacintho,Luiz Fernando, JoséFrancisco, Maria doCarmo e Luiz Ronaldo.

Page 9: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ Agosto 2013 - ANO 09 www.culturarteen.com (9) E 03E 03 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ Outubro 2012 - ANO 08 www.culturarteen.blogspot.com E 03E 03(4)

Page 10: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

R

ANO 09 - Outubro 2013 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ(10) www.culturarteen.blogspot.comE 04

A

Paula Alves das Chagas é professora e formada emLetras. Atualmente faz Mestrado em Literatura Brasileira e

Teorias da Literatura pela UFF

PAULACHAGAS

Vinis Mofados: música e tecnologia napoética de Ramon Mello

A literatura brasileira contemporânea conta, cada vez mais, com acontribuição de jovens poetas, filhos de uma sociedade consumista econdicionada à tecnologia. Nesse espaço de relações virtuais e dedependência quase total da internet, a poesia se mantém viva, circulando emblogs e redes sociais. É no espaço virtual que poetas como Ramon Mellocomeçam a escrever e publicar, refletindo em seus versos as inquietaçõespróprias de sua geração. Inquietações que estão presentes em seu livro deestreia, Vinis Mofados(2009), no qual os poemas curtos de versos simplesaliam as referências musicais do poeta a um cotidiano urbano e afetivo.Mediante tais considerações, este trabalho se propõe a fazer uma leitura deVinis Mofados, levando em consideração, principalmente, a construção daobra como um livro-álbum, e a relação entre poesia, música e tecnologia napoética de Ramon Mello.

Em resenha publicada n’O Estado de São Paulo, Francisco QuinteiroPires afirma que “Ramon Mello pertence a uma nova geração de poetas,como Bruna Beber, que mantém forte diálogo com a música. O ritmo e aestrutura simples das obras do cancioneiro nacional impregnam Vinis Mofados(…)” (PIRES, 2009). A própria estrutura do livro já denuncia seu aspectomusical, já que a obra é dividida em duas partes, LADO A e LADO B, comoos “lados” de um vinil. A música está sempre presente, seja nos temas, nascitações de cantores e canções, ou na forma. As referências musicais ficamevidentes em poemas como “Overdose blues”:

(…)êxtase consome pelos porosolhos ouvidos(…)bessiesmith chuck berry louisarmstrong king oliverbillieholiday(…)na ponta da agulha estrelascantando blues(MELLO: 2009, p. 37)

No LADO A, nota-se uma preocupação constante com a palavra e seussentidos. Palavra que é “grade cela prisão/guarda de poesia” (Dicionário,p. 22), “palavra com pé no chão” (Aurélio, p. 23), “palavra livro”, morta,presa no papel, ou “palavra livre” (Palavras, p. 24). Afinal, “palavras/pensadas não/causam” (Impressão, p. 26). Fica claro o dilema do poeta,cujo ofício é se expressar através da palavra, cuidando para que ela, umavez lançada no papel, não se reduza à “palavra livro”.A segunda parte dolivro inicia uma nova perspectiva. Abre-se um universo de lembranças,dores, romances fracassados. A epígrafe de Chico Buarque já indica essecaminho: “dura a vida alguns instantes/porém mais do que bastantes”. E,logo em seguida, o poema “Lado B” indica uma ideia de rompimento: “vira olado do/disco/aproveita e dorme” (Idem, p. 61). A música permanecepresente, mas dessa vez mais no conteúdo e na forma do que em referências.Os poemas são como faixas de um disco, de um vinil (mofado, talvez). E é nopoema homônimo ao livro que o leitor alcança o tom que prevalece ao longodesse LADO B. Os poemas/faixas de Ramon Mello podem ser lidos comouma tentantiva de “organizar/a bagunça na estante” (Vinis Mofados, p. 68),ou seja, de olhar para o passado (nem sempre distante) e arrumar suaspalavras empoeiradas fotografias letras de música vinis mofados euma coleção deromances fracassados

O leitor de Vinis Mofados cria com a obra, justamente porque ela não seesgota. É como um disco ou CD que, depois de ouvido, provoca suasressonâncias no público. São versos que perduram e provocam um processode (re)criação a partir da vivência do leitor. Este, por fim, é convidado atambém organizar sua estante, ao som de sua própria trilha sonora.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:MELLO, Ramon. Vinis Mofados. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2009.PIRES, Francisco Quinteiro. Emoções maduras em versos jovens. In: OEstado de São Paulo.Online: disponível na internet via http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,emocoes-maduras-em-versos-jovens,453201,0.htm. Último acesso em: 13/10/2012.

A ARTE DE ENSINAR

Realmente já faz algum tempo, mas me lembro com muitocarinho dos meus dias nos bancos escolares.

Me lembro dos colegas de classe, das bagunças, damolecagem, mas do respeito e admiração que tinhamos pelosnossos professores. Alguns, pela sua importância e grau deconhecimento, chamávamos até mesmo de MESTRES. Tio etia eram apenas os irmãos dos nossos pais. Eles eramprofessores, ou MESTRES!

Quando entravam em sala, levantávamos e eles é queagradecendo a reverência, falavam para nós nos sentarmos.

Bons tempos. Bastava um olhar e o silêncio se fazia. Ehoje? Existe a reverência? Existe o respeito? Existe pelo menosa consideração pela profissão, berço de todas as outras?

Sim, claro, berço de todas as outras, afinal, para você sermédico, engenheiro, POLÍTICO (embora alguns se orgulhemde não terem estudado e terem chegado à presidência darepública) e POLICIAL (estes mesmos que estão PORRANDOEM REDE NACIONAL os professores), todos precisam estudar,e (que ironia), dependem e precisam de um PROFESSOR!

Ora, se em rede nacional policiais tratam professoresdaquele “jeitinho carinhoso”, por que “doces aluninhos” nãopodem discutir, gritar e até bater em um professor, com direito ater a “justiça” a seu favor se o professor lhe “constranger”?

Qual é a importância do professor nos dias atuais?

Qual é a sua importância em um mundo repleto deinformações, de avanços cientítificos e tecnológicos queatravessam oceanos com a rapidez espantosa de um livreacesso informatizado pela internet?

Ora, sua importância reside em trabalhar o que estáesquecido e relegado a um segundo plano por este mesmomundo que progride, mas que não sei o quanto evolui.

Seu valor é resgatar o humano que se perde peloindividualismo crescente em uma sociedade que não sequestiona, que parece priorizar o poder e o saber, sem seimportar com o implantar de valores éticos e morais.

O valor do professor reside em “formar”, muito mais doque informar, e informar muito mais do que “enformar”, ouseja, sua importância aparece quando ele arrisca fazer comque seus alunos se conscientizem do que os rodeia, quandoos instiga e os leva à dúvida, à inquietação, a constetação, aoquestionamento.

Seu valor é imenso quando transmite o que sabe, demodo estimulante e consciente, reconhecendo que o que seestabelece entre mestres e seus aprendizes é antes de tudouma relação de troca, porque ensinar também é, antes detudo aprender.

A importância do professor é proporcional à sua atuaçãoenquanto educador, a quanto de coragem possui para fazerdo educar um ato de cumplicidade, de troca e de vida, comodisse Gabriel Chalita.

O valor do professor transparece, quando ele educa eacolhe como missão orientar e incentivar jovens e crianças adescobrir suas potencialidades, quando exerce a suacapacidade de despertar no outro um sem número dequalidades adormecidas.

É claro que todos os excessos são lamentáveis. Reivindicarmelhores condições de trabalho, melhores salários, tudo é partedo jogo, mas uma greve de mais de dois meses, com certezacolocou em cheque qualquer possível qualidade de ensinoneste ano letivo. Somos contra. Mas tratar os professores comoforam tratados... Alguns políticos deveriam ter o mesmotratamento, não acham?

Uma singela homenagem às nossas três professoras queajudam a fazer o CULTURARTEEN e a todos os nossosqueridos e desvalorizados professores e MESTRES!

Comentário de Pery Salgado sobre texto deElizabeth Salgado

Qual é a importância do professor nos dias atuais?

Paula Alves das Chagas é professora e formada em Letras.Atualmente faz Mestrado em Literatura Brasileira e Teorias

da Literatura pela UFF

Rosy Oliveira, Professora, Administradora e OrientadoraPedagógica, com curso de especialização em MarketingPolítico, Modas e Maquiagem para Momentos Especiais

Daiane Machado, Professora e Historiadora

Page 11: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

C 03 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ ANO 09 - Outubro 2013 www.culturarteen.com (11)

Av. Nossa Senhora do Amparo, 158 loja 04Centro - Maricá (21) 3731-1090 e 3731-2939

Rua Lopes Trovão, 134 loja •218 IcaraíCenter - Icaraí - Niterói (21) 2610-0831

BELEZA MADURA - KARLA MIRANDASempre admiramos essa bela jovem pelo seu jeito de

ser, pela sua simpatia, pela sua força de vontade. Nosconhecemos há alguns anos e acompanhamos a evoluçãoe os cuidados com seu corpo há algum tempo, e peos belosresulatdos, convidamos para estar presente na sessãoBELEZA MADURA deste mês.

Ela é KARLA MIRANDA (30) uma ‘balzaquiana’ de fazerinveja a muita menininha de 15, 16 anos.

Karlinha tem uma história de vida muito interessante.Segundo ela, sempre teve uma vida muito ativa,

principalmente sua infância.Sempre teve um corpo muitobem definido.

Por problemas muitocomuns às jovens, Karlinha foimamãe muito cedo (aos 15anos).

Após a gravidez, passou ase descuidar e por serexceelente cozinheira, passoua “se esconder” atrás dacomida.

Foi aí que conheceu seuatual marido - Rômulo - no localonde trabalhavam (umconhecido local de fast food deMaricá). Karlinha chegou apesar 94 quilos e passou a nãose conhecer em fotos (que aliásadora tirar de sí própria e dosoutros) e ao se vestir, achavaque tudo ficava feio.

Foi quando resolveu

acordar e retornar para a vida e com o enormeapoio do maridão que segundo ela foi fundamentalnesse processo de mudança, começou afrequentar academias e ler muito sobre como cuidarmelhor da saúde e do corpo. Viu que o segredode tudo é uma alimentação sadia e balanceada.Hoje ela se alimenta de 3 em 3 horas, onde comede tudo, principalmente frutas, legumes e verduras,o que permite que ela “cometa alguns excessos”nos finais de semana: “Afinal, ninguém é de ferro”

setencia Karla.Partindo para muito

treino físico, está desde2008 frequentando aAcademia Arnaldo Prima.Tivemos acesso a ficha deKarla e vimos que aocomeçar o ‘tratamentofísico’, ela estava com 92,7quilos e 39% de gorduracorporal. Hoje ela exibeorgulhosa um corpo bemdefinido nos seus 62 quilose apenas 17% de gorduracorporal.

“Com saúde tudo ficamais fácil. Malho todos osdias cerca de duas horas,tenho uma alimentaçãosaudável e regrada e bebomuito líquido, semdispensar um vinhozinhonos finais de semana”

confirma Karla.Sua família (o marido Rômulo e o filhão Júnior,

fruto do primeiro relacionamento) é a base de tudopara ela, e trabalhando como secretáriaadministrativa, seu foco agora é fazer umafaculdade de Educação Física.

Karla deixa um recado para os nossos jovens:“Na nossa vida, temos que ter foco e

deterkinação no que você quer alcançar, no quevocê acredita e temos que correr atrás dosresultados”.

Para ver a matéria completa e as fotos deKarla, acesse o CULTURARTEEN ON LINE -BELEZA MADURA - KARLA MIRANDA.

Page 12: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

ANO 09 - Outubro 2013(12)C 04

N

O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ www.culturarteen.com

Patrocinador Âncora do Miss Maricá Latina

THAYNÁ MORAES, TRAZ TÍTULO DE MISS SOLIDARIEDADE LATINA PARA MARICÁ

THAYNÁ RECEBE HOMENAGENS DO ROTARYNa quarta feira 11 de setembro, Thayná Moraes e sua

coordenadora Rosy Oliveira, foram homenageadas pela diretoriado Rotary Clube de Maricá através do seu presidente David Nevese do diretor de serviços profissionais JorgeFactorine.

Convidada de honra do jantar festivo da entidade, Thaynárecebeu o diploma de PERSONALIDADE EM DESTAQUE porcontribuir de forma marcante para a divulgação do Município deMaricá ao representar a beleza da mulhermaricaense na grande final do Miss Estadodo Rio de Janeiro Latina.

Na foto acima, Thayná que recebeua homenagem do fundador do RotaryClube Maricá (que completou 37 anos)Sr. Edio Muniz, Jorge Factorine, DavidNeves e Rosy Oliveira.

RAYSSA ORMOND (Niterói) É A MISS ESTADO DO RIO LATINA

Thayná Moraes(Miss Maricá

Latina) ao ladode ElizangelaBorrher (MissEstado do Rio

Latina 2012/2013). Thaynádesfilou comum belíssimo

vestido daBRILHO DE

NOIVAS

NNa noite de 16 de setembro passado, em Petrópolis, no Theatro

D. Pedro, aconteceu a grande final do Miss Estado do Rio de JaneiroLatina, coordenado por Teresa Scherer, consagrando Rayssa Orond(19) - Miss Niterói Latina, a nova Miss Estado do Rio. Em segundolugar ficou a Miss Petr[ópolis - Carine Braga e em terceiro ficouJuliana Pires, Miss Campos dos Goytacazes.

Rayssa superou 18 lindas candidatas que representaram seusmunicípios e será a representante do estado do Rio na grande finaldo Miss Brasil Latina este mês na cidade do Recife.

Mas outros títulos estavam em jogo na grande noite. Além do títulomáximo, dois outros títulos foram muito disputados pelas missesparticipantes do certame: o Miss Fotogenia (vencido também porRayssa Ormond - foto acima) e o Miss Solidariedade Latina, queconsagra a Miss que mais importantes trabalhos sociais estejadesenvolvendo em sua cidade.

E este título (o terceiro em importância no concurso) coube anossa Miss Maricá Latina, Thayná Moraes (19) que nos representoudignamente.

Thayná conquistou o título através dos trabalhos de arrecadaçãode donativos que começou a fazer em parceria com sua produtora(PR Produções) e com o Rotary Clube de Maricá.

Essas doações estão sendo entregues aos asilos Betel Shalonem Inoã e Solar dos Idosos no Caxito, além da Fábrica dos Campeõesem São José do Imbassaí, que cuida de crianças e jovens carentes.

No concurso A MAIS BELA ESTUDANTE que aconteceu no dia29 de setembro (domingo), foram arrecadados aproximadamente550 peças de roupas, agasalhos e calçados que serão entregeuspelas Estudantes Solidárias (Giullia Costa - infanto juvenil e RayaneCosta - juvenil) e pela Miss Solidariedade Estadual Latina, ThaynáMoraes. Outros donativos podem ser entregues diretamente no RotaryClube de Maricá, localizado no bairro do Caxito, ou pelo telefone9281-4037 (onde iremos até sua residência pegar os donativos).

No domingo 8 de setembro, Thayná Moraesrecebeu o título de Musa do Esporte Clube

Maricá, das mãos do presidente da instituiçãoesportiva, Jorge Reis.

Page 13: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

A 05 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ ANO 08 - Outubro 2013 www.culturarteen.com (13)

Confira as ofertas no nosso encarte e no nosso site

www.supermercadosupermix.com.br

VEM AÍ, EMNOVEMBRO

BELEZA NEGRA 2013.PREPARE-SE!

MISS MARICÁ PLUS SIZE 2013

VEM AÍA MAIS BELA COMERCIÁRIA.

A VALORIZAÇÃO DAPROFISSIONAL MARICAENSE

AAgora é pra valer. Acontecerá no domingo dia 20 de outubro,

na PORTO DAS FESTAS, durante a NODEFE 2013 (NOIVAS,FESTAS & DEBUTANTES) o concurso MISS MARICÁ PLUS SIZE2013.

Lindas jovens estarão disputando o título e a chance derepresentar Maricá na final do MISS CARIOCA PLUS SIZE dia 23de novembro às 20 horas no Clube Espanhol no Rio de Janeiro.

O evento que visa valorizar e ajudar a elevar a auto estima dasnossas lindas jovens “cheias de charme” é organizado pela PRProduções e acontecerá no dia 20 de outubro às 18 horas naPORTO DAS FESTAS em Itaipuaçu.

A entrada é franca e a presença da torcida é muito importantepara as candidatas.

Isabella Oliver (19) - foto ao lado - é a atual Miss Maricá PlusSize e estará passando sua faixa para a grande campeã deste ano.

O evento tem o patrocínio da loja AFRODITE que estará fazendoum desfile da moda primavera verão mostrando a graça e a belezadas nossas lindas modelos plus size.

A AFRODITE está localizada na Rua Athayde Parreiras noVarandão do Zé Carlos.A voz da estudante A.G. é carregada da mesma euforia de

qualquer adolescente apaixonada de 18 anos. Ela namora hámais de seis meses e, como boa escorpiana, tem muito ciúmes danamorada X. de 23 anos.

- Detesto quando ela fala das ex-namoradas, e ela já tevemuitas – reclama a estudante, que está no segundo relacionamentosério com uma mulher.

ESTE TEMA SUPER ATUAL MAS AINDA MUIO POLÊMICOCOMEÇARÁ A SER DEBATIDO NA PROXIMA EDIÇÃO DOCULTURARTEEN.

Participe dando sua opinião através do [email protected]

ROMANCE COR DE ROSAAumenta cada vez mais envolvimento

entre meninasApoio familiar é importante na hora da escolha

Page 14: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

A 06 ANO 09 - Outubro 2013(14)

O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ www.culturarteen.com

NOteenCIÁRIONotícias do mundo jovem

COMPLETA

Garota2013

U

VEM AÍ,EM OUTUBRO, CRIANÇA MARICÁ 2013

e MEU BEBÊ É LINDO 2013.

As inscrições poderão ser feitas nas lojas RIQUINHO(em frente ao Bradesco) e no Shopping Villa Center.

Maiores informações (21) 9281-4037

J

P

Uma gata. Um doce de menina. Estudante dearquitetura e urbanismo na Universidade Estáciode Sá, INGRID LEAL (21) conquistou seu primeirotítulo de beleza na noite do domingo 29 desetembro ao vencer o concurso A MAIS BELAESTUDANTE e se qualificando a participar doMISS MARICÁ LATINA 2014/2015.

Já foi secretária na Cãmara dos Vereadoresde Maricá e é extremamente dedicada nos estudose em tudo que faz. Gosta de perfeição. Pela suaconquista, pela sua simpatia, pelo seu jeito de ser,INGRID LEAL é a GAROTA COMPLETA deoutubro e estará na grande final em dezembro,aqui no CULTURARTEEN.

ING

RID

LEA

L

Na foto, Ingrid veste um super look da lojaANTENADA, localizada na Rua Joaquim

Eugênio dos Santos, próximo à Ponte daMumbuca

THAYNÁ RECEBE PRÊMIOS

Pela sua conquista como Miss Maricá Latina2013/2014, Thayná Moraes recebeu váriosprêmios. Antes de ir para a disputa na final doconcurso estadual (Miss Estado do Rio de JaneiroLatina, no dia 16 de setembro em Petrópolis)Thayná recebeu um presente da Juliana,proprietária da loja SINHAZINHA.

Como prêmio também recebeu unhasespeciais criadas por Mila De Toffoli, especialmentepara o concurso estadual e passou um dia inteirodo belíssimo salão de Rosa Melo (próximo a Ponteda Mumbuca na rua Joaquim Eugênio dos Santos)recebendo diversos tipos de tratamentos das mãosda própria Hair Stylist.

OBRAS DE ARTE COMO TROFÉUSJá é tradição na maioria

dos concursos da PRPRODUÇÕES que os troféuse até mesmo as coroas paraas vencedoras dos concursosde beleza sejam obras de arte.

As coroas, ou guirlandasque enfeitam as belas cabeçasdas nossas lindas campeãs,são feitas pela artista plásticaNina Sciesko.

Os troféus são feitos porRafael Cavalcanti (foto napágina C1), Ronaldo Puga eno caso do Festival Nacionalde Voz e Violão, por OsiasSilveira. É uma forma de osagraciados tenham aoportunidade de receber nãoapenas um troféu, mas umaobra de arte que ficarárealmente eternizado em suavida, fazendo com que o valorreal da conquista seja muitomaior.

Conhecemos no mes desetembro uma linda e talentosajovem chamada MONIQUERAMOS.

Ela tem um box no Mercado das Artes além de expor nos finais de semana na praça SenadorMacedo Soares e no vagão das artes ao lado da Secretaria de Turismo.

Menina cheia de talento, trabalha com conhas e coisas vindas do mar.Foi uma peça dela o presente que Thayná Moraes levou para a prefeitura de Petrópolis: a

garcinha Maracá, feita totalmente de conchas.E esta garcinha, em dose quintupla enfeitou os troféus que Monique fez para as duas categorias

do concurso A MAIS BELA ESTUDANTE.Nathália Bolsanello (categoria infanto juvenil) e Ingrid Leal (categoria juvenil) estão com uma obra

de arte em casa como troféu. Aliás, Ingrid está com duas, pois o troféu de A MAIS BELA ESTUDANTEDE MARICÁ (uma belíssima peça) foi feito por Rafael Cavalcanti, que também pode ser encontradono vagão das artes.

Page 15: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

A 07 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ ANO 08 - Outubro 2013 www.culturarteen.com (15)

Page 16: CULTURARTEEN 125 - outubro 2013

A

O IN

FOR

MA

TIVO

OFIC

IAL D

A JU

VE

NTU

DE

DE

MA

RIC

Á w

ww

.culturarteen.comO

UTU

BR

O 20

13 - A 0

8NOIVAS, DEBUTANTES E FESTAS 2013

Acontecerá nos dias 20, 21 e 22 na belíssima casa PORTO DASFESTAS na Avenida 1 (Zumbi dos Palmares) no Barroco, a edição 2013do Noivas, debutantes e Festas, o maior encontro da moda, beleza eestética para momentos especiais da região.

Nesta encontro, que será a oportunidade para os expositoresmostrarem seus produtos, serviços e realizarem grandes negócios futuros,serão apresentados tudo para você organizarsua festa em grande estilo.Além disso, acontecerão desfiles, exposições, work shops sobre váriostemas ligados a festa, noivas, beleza e estética. Será realmente uma grandeFeira de Negócios.

Ainda existem algumas unidades para locação. Os interessados emparticipar deste grande evento, poderão alugar seus espaços paraexposição através dos telefones 3731-1767, 9281-4037, 3732-8482, 9184-5871 e 6900-1505 ou também através do e-mail [email protected].

Participarão desta grande Feira de Negócios, empresas ligadas afestas e casamentos, buffets, salões de beleza e empresas de estética,lojas de roupas femininas, masculinas e infantis, decorações para festas(interiores e exteriores), boleiras, doceiras, lojas de artigos para festas,fotógrafos e estúdios fotográficos, músicos e DJ’s, animadores e todosaqueles direta ou indiretamente envolvidos na execução de uma festa.

Serão três dias de evento das 10 às 20 horas que contará tambémcom a grande final do MISS MARICÁ PLUS SIZE 2013 no domingo às 18horas além de desfiles, workshops, apresentações, degustações edemonstrações. Venha participar deste grande momento de negócios emItaipuaçu. A entrada será GRATUÍTA.

Já confirmaram presença: Rachel Barcellos Noivas e Salão de Beleza,Viva Viva Eventos e Produções, Karisma Móveis e Decorações paraFestas, BellaFestas, A&T Produções (Estúdio Fotográfico, Bianca Festas,Gustavo Henrique Maquiagem, Cupcake Mania, Pousada Suarez, EllaNúvia Sapatos e Vestidos de Festas, Monique Ramos Artesanato e Artesãosde Maricá.