cult 113 xiv festival

16
15 ANOS O primeiro jornal de Maricá com cadernos - Edição Nacional 113 ANO 07 - NÚMERO 113 - Maricá, 21 de Novembro 2012 www.culturarteen.blogspot.com [email protected] ARTES, CULTURA, DIVERSÃO, EDUCAÇÃO, ESPORTES, TRABALHO e VIDA (edição nacional) O INFORMATIVO OFICIAL DO XIV FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO 8 ANOS 8 ANOS CULTURARTEEN TODOS OS MESES COM VOCÊ! - Tudo sobre o festival de 2012 - As letras - Os compositores - As curiosidades - Beleza Negra 2012 - Miss Plus Size Carioca 2012 - Garota Maricá 2012 2637-3217 LEITURA IDEAL PARA JOVENS A PARTIR DOS 12 ANOS. CULTURARTEEN, O INFORMATIVO DA FAMÍLIA MARICAENSE Edição conjunta CulturarTEEN e Barão de Inohan XIV FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO - Osias Silveira, nosso Maluco Beleza - Maricá pode ficar sem dinheiro para cultura Foto: Tamyles Silveira A&T Produções com montagem da PR Produções Thayná Moraes, CULT MODEL 2012 Troféu Raulzito São Jorge Guerreiro Autoria: Osias Silveira

Upload: perysalgado

Post on 25-Jan-2015

1.278 views

Category:

Documents


29 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Cult 113 xiv festival

15 A

NO

S

O primeiro jornal de Maricá comcadernos - Edição Nacional

113

INF

OR

MA

TIV

O O

FIC

IAL

DA

JU

VE

NT

UD

E D

E M

AR

ICÁ

- F

alan

do

co

m o

s jo

ven

s, p

ara

os

jove

ns

e so

bre

os

JOV

EN

S!

AN

O 0

7 -

ME

RO

113

- M

aric

á, 2

1 d

e N

ove

mb

ro 2

012

w

ww

.cu

ltu

rart

een

.blo

gsp

ot.

com

jo

rnal

ism

op

r@h

otm

ail.c

om

A

RT

ES

, CU

LTU

RA

, DIV

ER

O, E

DU

CA

ÇÃ

O, E

SP

OR

TE

S, T

RA

BA

LH

O e

VID

A

(ed

ição

nac

ion

al)

O IN

FO

RM

AT

IVO

OF

ICIA

L D

O X

IV F

ES

TIV

AL

NA

CIO

NA

L D

E V

OZ

E V

IOL

ÃO

8 ANOS8 ANOSCULTURARTEEN

TODOS OS MESES COM VOCÊ!

- Tudo sobre o festival de 2012- As letras- Os compositores- As curiosidades- Beleza Negra 2012- Miss Plus Size Carioca 2012- Garota Maricá 2012

2637-3217

LEITURA IDEALPARA JOVENSA PARTIR DOS

12 ANOS.CULTURARTEEN,O INFORMATIVO

DA FAMÍLIAMARICAENSE

Edição conjuntaCulturarTEEN e

Barão de Inohan

XIV FESTIVAL NACIONALDE VOZ E VIOLÃO

- Osias Silveira, nosso Maluco Beleza- Maricá pode ficar sem dinheiro para cultura

Fo

to:

Tam

yles

Silv

eira

A&

T P

rod

uçõ

es c

om

mo

nta

gem

da

PR

Pro

du

ções

Thayná Moraes, CULT MODEL 2012

Troféu RaulzitoSão Jorge GuerreiroAutoria: Osias Silveira

Page 2: Cult 113 xiv festival

A 02 O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012

ELES ESTARÃO LÁ! VENHA VOCÊ TAMBÉM PARTICIPAR.RESERVE SEU STAND OU SEU ESPAÇO DE NEGÓCIOS!

Page 3: Cult 113 xiv festival

ANO 05 - NÚMERO 73 Maricá, 21 de novembro de 2012www.baraodeinohan.blogspot.com [email protected]

O INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE MARICÁ

Foto: Zilma Ramos

OSIAS SILVEIRA,NOSSO MALUCO BELEZA

Se não for o maior, com certeza é um dos maiores artistas plásticos de Maricá. Dono de mãoshabilidosas, este artista que já viajou boa parte do mundo expondo suas peças, levando o nomede Maricá além das fronteiras brasileiras, sem contar nos inúmeros locais que já admiraram suasobras aqui no Brasil, ainda não é reconhecido e RESPEITADO devidamente na terra onde morae que ama, que lhe traz tanta inspiração.

OSIAS SILVEIRA (??) não esconde a idade mas prefere não informar o tamanho de juventude.Trabalhando com elementos da natureza (troncos, palhas, cipós, folhas, pedaços de madeira),suas obras chamam atenção pela riqueza dos detalhes. Amante da boa música, é fã número 1 deRaul Seixas e foi amigo pessoal do Maluco Beleza. Osias estará a partir do dia 08 de dezembro noEspaço Cultural Maza em Camboinhas com a Exposição “Arte In’natura - São Jorge Guerreiro daCultura”, um tributo ao Santo Guerreiro. E Osias, que sempre engrandece o Festival Nacional deVoz e Violão com seus trofeús que são verdadeiras obras de arte, faz mais um tributo a São Jorgee ao velho amigo Raul Seixas com “Raulzito de São Jorge”, troféu para o primeiro colocado doFestival deste ano (foto na capa deste informativo).

A 03

Edição conjunta com o CulturarTEEN 113, especial do XIV Festival Nacional de Voz Violão - edição nacional

CULT MODEL 2012Thayná Moraes (capa) conquistou mais umtítulo para sua extensa coleção. Dessa vez,levou o Cult Model 2012, onde outra belamodelo, Stephanie Macharett (18) ficou como segundo lugar e juntas, fazem uma justahomenagem aliando a beleza de belasjovens, com a beleza das belasmúsicas do nosso festival e ascurvas sonoras do violão. Pág. A12

Foto: PR Produções

MARICÁ PODE FICAR SEMDINHEIRO PARA CULTURAArtistas correm atrás e sehumilham num governo que nãoestá nem aí para a Cultura. A12

Page 4: Cult 113 xiv festival

A 04 O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012

“NOS CONGRATULAMOSAOS PRODUTORES EPARTICIPANTES DO

XIII FESTIVAL NACIONALDE VOZ E VIOLÃO E

DESEJAMOS MUITA SORTENESSE BELÍSSIMO

EVENTO.” PedroRAÇÕES, MEDICAMENTOS,

JARDINAGEM, PRODUTOS PARAPISCINAS E BAZAR DIVERSOS.

2637-1594Av. Vereador

Francisco Sabinoda Costa (Centro)

Entregas em domicílio

ROBERTA RIGHETTI NO MISS PLUS SIZE CARIOCA 2012Roberta Righetti (professora de inglês e

turismóloga) foi coroada Miss Maricá Plus SizeCarioca 2012, no final de outubro passado.Isabella Oliver, a primeira Miss Maricá Plus Size,coroada em 27 de maio, por problemasparticulares não pode ir para o certameestadual, aí a PR Produções, produtora localdestes eventos, ter coroado um nova Miss pararepresentar Maricá. Este ano portanto, Maricáfoi brindada com duas misses plus size: IsabellaOliver, a Miss Maricá Plus Size e RobertaRighetti, a Miss Maricá Plus Size Carioca.

E correria para a participação de Robertafoi enorme, mas o carinho de sua amiga echaperona Caren, dos apoiadores locais daPR Produções, fizeram com que Robertarepresentasse dignamente Maricá na grandefinal estadual.

Nossos agradecimentosespeciais a galera daPERTH que sempre nos apoianos concursos realizados pelaPR Produções, a LEAMINGTONMODAS em especial à estilistaMaria do Socorro Carvalho e aAlessandra, proprietária daMARIA’S PLUS SIZE, a maisnova loja de roupas e acessóriospara nossas gordinhas cheias decharme.

Em 2013, tem mais.Parabéns Roberta,

estamos muito orgulhosos devocê!

AAconteceu na noite do sábado 17 de novembrona Casa de Espanha no bairro do Humaitá no Rio, agrande final do Miss Plus Size Carioca 2012, criadoe produzido por Eduardo Arauju. Dentre 29candidatas, quem se superou foi a auxiliar dequimioterapia Amanda Santana (foto á direita). A belafoi eleita, a Miss Plus Size Carioca 2012 e seconsagrou como a nova representante da beleza‘plus size’ no Estado.

Amanda recebeu a faixa das mãos da miss PlusSize Carioca 2011, Géssica Carneiro, 22, quedisse ”Desejo boa sorte e um bom reinado paraAmanda. Falei no ouvido dela que uma excelentecarreira a aguarda”. Também ganhou uma passagemaérea com acompanhante para Buenos Aires e umprêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00.

Em segundo lugar ficou a bela Mariana Erthal,em terceiro ficou Renata Cassela. Além desses títulos,Deborah Chagasconquistou o Miss ElegantPlus Size Carioca2012 , enquanto que BiaLage (quinta colocada)conquistou o Miss Plus SizeCarioca Virtual2012 através de votos peloFacebook. Já a MissSimpatia Plus Size Carioca2012 foi Juliette Lima.

Nossa belíssimacandidata, Roberta Righettirepresentou belíssimamenteo nosso município. É aprimeira vez que maricáparticipa deste certameestadual, que esse passoua ser oficial após lei doDeputado EstadualDomingo Brazãopromulgada pelogovernador Sérgio Cabral.

Page 5: Cult 113 xiv festival

O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012 A 05

XIV FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOEEstamos aqui em mais uma edição especial do CULTURARTEEN sobre o Festival Nacional de Voz e Violão, em sua décima quarta edição.Dessa vez, uma edição conjunta com o BARÃO DE INOHAN. Essa é a única edição nacional do CULTURARTEEN que segue paraprodutores musicais e de eventos em todo o Brasil, além dos músicos que participam do Festival.

Apresentamos abaixo a relação das músicas classificadas. A apresentação é feita por ordem de apresentação no Festival.Maiors informações acesse www.festivalnacionaldevozeviolão.blogspot.com ou www.festivaisdobrasil.com.br

NNo último dia 06 de novembro, a PR PRODUÇÕES

produtora e organizadora do FESTIVAL NACIONALDE VOZ E VIOLÃO que este ano chega a sua décimasegunda edição, divulgou a listagem das 14 músicasclassificadas para o festival deste ano. Sim, esse anoforam 14 músicas. Seriam 12, mas devido a qualidade,a produção classificou 14.

As inscrições começaram no dia 01 de maio e nesteano terminaram no dia 01 de novembro. Foram 62músicas inscritas e apenas 14 estarão na grande finaldo dia 24 de novembro que acontecerá pela primeiravez no restaurante Guerreiros Ponto de Encontro, queatravés dos proprietários Ademir e Michelle, receberama PR PRODUÇÕES e o Festival Nacional de Voz eViolão de braços abertos.

Das 62 músicas, 23 foram do estado do Rio de Janeiro,14 de São Paulo e 10 de Minas Gerais, estados commaior número de músicas inscritas. Apenas uma músicade Maricá foi inscrita e infelizmente não chegou à final.

A noite do dia 24 o Festival começará como semprecom a apresentação do Coral Maricanto do MaestroEduardo Lannes. Este ano teremos também a grandefinal do Concurso Beleza Negra 2012, evento realizadopela primeira vez pela PR Produções. Na mesmaentregaremos o troféu e o diploma a THAYNÁ MORAES,vencedora do concurso CULT MODEL 2012 esaberemos também quem é a GAROTA MARICÁ 2012.Haverá também uma pequena exposição de OSIASSILVEIRA sobre SÃO JORGE GUERREIRO, emhomenagem ao padroeiro do local do festival.

FESTIVAL NO GUERREIROS PONTO DEENCONTRO

Como já informamos acima, o Festival deste anoacontecerá pela primeira vez no GUERREIROS BAR ERESTAURANTE - PONTO DE ENCONTRO, localizadona praça de Araçatiba. O evento começará às 20 horase a entrada será franca, mas pedimos que aqueles quevierem ao festival, traga um quilo de alimento nãoperecível (arroz, feijão, macarrão, óleo ou leite) queserão doados ao LAR DOS IDOSOS localizado no bairrodo Caxito.

Salgado

DIA A DIADIA A DIADIA A DIADIA A DIADIA A DIA

PERY

UFA, 14!!!

VAMOS RECORDAR A GRANDE CAMPEÃ DE 2011SERENATACarlos Gabriel de Andrade FerreiraCaçapava - SP Voz: Biel Violão: Biel

Quanta alegria se chegue por favorDá-me um abraço apertado minha florMoça bonita tão formosa esplendorosa tão amadaÉs mágica sem fim...

Luzes das estrelas uma noite de luarOuça essa canção que fiz só pra te cortejarUm brilho diferente eu vi no seu olharFoi lá que eu percebi que tens amor para me dar

Se tens amor... Vem logo eu tenho pressaQue a saudade me consome vamos logo ao que interessaE o seresteiro apaixonado fascinado por vocêMaluco desvairado eu quero ser seu bem quererPrecisa mais eu vou dizerÉs o amor da minha vida

Tanta poesia nascendo desse amorQuero o teu beijo teu abraço e toda corTraz alegria pros meus dias quem diria antes choviaAgora é um sol que não tem fimÉ um sol que não tem fim...

Vou cantar mais alto que é pra todo mundo ouvirNada é mais bonito do que ver você sorrirFelicidade existe é só a gente procurarFoi lá que eu percebi que tens amor para me dar

Se tens amor... Vem logo eu tenho pressaQue a saudade me consome vamos logo ao que interessaE o seresteiro apaixonado facinado por vocêMaluco desvairado eu quero ser seu bem quererPrecisa mais eu vou dizerÉs o amor da minha vida.

ÉÉ uma luta, mas é muito bom. Dá muitoprazer e satisfação. Apesar de todos osproblemas e da falta total de apoio do nossoexecutivo que o povo reelegeu tudocontinua na mesma (aliás, PIOROU! e pioroumuito, a ponto da cultura do município tersido totalmente esquecida e delapidada e correndo o risco deficar em verbas federais para os próximos anos), temos acerteza que um dia todos saberão a real importância que tempara o nosso município o FESTIVAL NACIONAL DE VOZ EVIOLÃO.

O dia que nossos “governantes” e seus “sábios secretários”entenderem que o Festival Nacional de Voz e Violão não é EMMaricá e sim, DE Maricá, as coisas ficarão muito mais tranquilase no seu devido lugar.

Criado em 1999 por mim e pelo amigo Oldemar Bandeira(que esteve comigo nos três primeiros festivais, mas infelizmenteprecisou cuidar de sua vida fora de Maricá), o então Festivalde Voz e Violão ganhou o título de Festival Nacional em 2003,quando em 2002, tivemos inscrições de músicos de mais dedez estados brasileiros.

Desde 2004, pelos produtores do site Festivais do Brasil,como um dos 50 mais importantes festivais do nosso país.

Grandes nomes da nossa MPB e os maiores nomes dosFestivais do Brasil, já passaram e passam todos os anos poraqui. Tibério Gaspar, Nonato Buzar, Paulo César Pinheiro, J.Maranhão, Paulinho Campos, Mongol, Paulinho Tapajós,Tavinho Limma, J. Company, José Alexandre, Bilora, Teleu,Dimi Zunque, Eudes Fraga, Ivânia Catarina. Márcia Tauil,Carlos Gomes, Dimas Deptulski, e Vercesi – o recordista departicipações em Festivais de Música em toda a história danossa MPB. Comemorou aqui, no nosso festival no ano em2007, seus 700 festivais. E muitos, muitos outros nomesmenos conhecidos mas não tão menos talentosos, como Biel,Marcos Alexandre, Elvira Madrigal, Kelce Moraes, André Melo,Jacob Lopes, Beth Cabral, Paulo Ciranda, Lanna Rodrigues,Jorge Tollé, Cris Dalana e outros, muitos outros.

E a força que recebemos dos empresários de Maricá.Empresários que na maioria dos casos estão nos apoiando hámais de cinco anos. Muitos a oito, nove e dez anos. Outros há12 anos. Alguns, desde a primeira edição. Estes viram o Festivalnascer. É o caso da Mister Mônaco (terceiro maiorpatrocinador deste festival, responsável pelo prêmio de melhorintérprete).

Nossos patrocinadores âncoras, Viação Nossa Senhorado Amparo (há doze anos nos patrocinando) e o Posto eLanchonete Aleluia (há onze anos como um dos principaispatrocinadores). Aliás, foi graças ao Posto e Lanchonete Aleluiaatravés de Amadeu Júnior (nosso grande incentivador), daViação Nossa Senhora do Amparo (do grande amigo RonaldoCaetano) e da Mister Mônaco (do amigão Jorge Factorinegrande apoiador da boa cultura de Maricá e nosso grandeconselheiro) que em 2004 realizamos o sonho de fazer oprimeiro CD do Festival Nacional de Voz e Violão.

E não podemos deixar de citar o Center 1 e a Dejota’s.Desde 2010, somaram-se aos apoios, o Varandão do Zé

Carlos e a loja Violão Maricá.Sem esquecer a parceria com o Hotel Jangada que perdura

por dez anos.E novos apoiadores culturais que ao longo destes doze

anos vem se juntando em parcerias, apoios, elogios, críticas,aplausos.

Esse é um dos poucos festivais do Brasil que além de ter uminformativo oficial do Festival, recebe seus músicos em hotéis,dá transporte interno exclusivo, oferece café da manhã erefeições nos melhores locais de nossa cidade. Esse é umgrande diferencial. É claro que não podemos agradar a todos,mas somos vencedores. Esse é o evento de nível nacionalMAIS IMPORTANTE de Maricá. É o único evento de Maricáfeito pela iniciativa privada a ter QUATORZE ANOSconsecutivos de existência.

Tudo isso graças a DEUS, aos GRANDES MÚSICOS donosso país e aos incríveis empresários (não importa o tama-nho) de Maricá, que acreditam no sonho de um dia podermudar para melhor essa nossa terra.

Muito obrigado a todos e que Deus nos ilumine e iluminetambém nossos governantes e que respeitem mais os músicos,artistas e fazedores de cultura de Maricá!

Page 6: Cult 113 xiv festival

Música nº 01 Niterói - RJMORENA de Ailton SacramentoVoz e Violão: Ailton Sacramento

Música nº 02 Nova Iguaçu - RJABANDONADACarlos Pereira PeixotoVoz: Rodrigo RosadoViolão: Zeca Teixeira

Confira tudo sobre o Festival acessandowww.festivalnacionaldevozeviolao.blogspot.com

Grandesofertas paravocê!

Abandonada na beira do RioAdorada na beira do caisPeça um milagre, faça uma oração.Para receber a proteção“Nossa Senhora AparecidaCuida de mim da minha vidaVenho pedir sua benção“Livra da dor meu coração”Nossa Senhora AparecidaMadre curai a minha vidaVenha impedir minha afliçãoMe dando amor no coração...De joelhos me ponho aos teus pésPor amor me conforta se eu erreiPadecendo de graça eu choreiSofredor... sou filho do Rei

A ância de banhar-meA força de untar-meCom vida vinda do céu

Cristais liquefazemPlurais incontáveisChoro de um anjo do céuA simples compreensão que a dádivaEm forma de água desceu.

Eu esperei uma noite o lavrador comidaQue a chuva farta, celeiros cheios de vidaUm véu primeira chuva a prece enfim ouvidaQue a chuva encharca sonhos pisados de lidaQue a vida é graça tal como a chuva descida

Implacável será com o homem que nãoTema a força da sua alçada gigante varãoInundados se vão, desgraçados irãoQue a chuva mata sem culpa,pingo desgraça enxuta varrerão...

Cada gota tem um porquêSina de água é vida, afago molhado apogeuLava-me faz garrido o solo andarilho do meu eu

Música nº 03 Rio de Janeiro - RJSINA DA ÁGUA, SINA DA CHUVACarlos Pereira PeixotoVoz: Rodrigo RosadoViolão: Zeca Teixeira

Rodrigo Ferreira é baiano, criado no Piauí e radicado no Riode Janeiro. Formou-se em regência na UFRJ e se dedica àdivulgação de sua arte desde os 16 anos de idade.

Aquela morena de sorriso fácil e marotoSurgiu de repente no espaço e chamou minha atençãoEla anda maneira com um gingado malvadoQue deixa a gente zoado p’ra querer seu coração

Ela sabe queé linda e faz um charme danadoQual um samba sincopado não atravessa a marcaçãoMeu Deus me tire a morena da cabelaPara que eu não enlouqueçaSem poder de reação

Sai p’ra lá morenaNão venha me pertubarFeitiço é veneno que mataSem remédio p’ra curar (2x)

Ailton Moraes Sacramento reside em Niterói, onde vive há40 anos. Professor de Técnicas Comerciais e especialista emComércio Exterior tem na música seu hobby preferido. Cantor ecompositor tem se apresentado com o violonista LeonardoRocha em saraus e em clubes como o Rio Cricket de Niterói.

É componente do Coral do Conservatório de Música deNiterói, onde também estuda violão com o Professor Leonardo.

Em 2010 participou do festival Nacional de Voz e Violão comduas músicas, sendo uma delas “UMA FLOR” classificada em19º lugar dentre 190 participantes.

CARLOS PEREIRAPEIXOTO (ZECA

TEIXEIRA)Desde menino estuda

violão, mesmo ouvindoseu pai tocando

acordeom nos finais detarde. Zeca, sabia que

tinha um instrumentoque ele gostava,

porém demorou muitoa descobrir sua

verdadeira vocação.Por volta dos 25 anos

assistiu um amigofazendo uma

apresentaçãoCom uma banda de

rock foi o bastantepara ele descobrir que

seria a guitarra seuinstrumento mesmo

contra vontade e seupai que dizia que

música era profissãode vagabundo que

não tinha futuro. Zecateixeira não desistiu

continuou estudando.Hoje leciona violão, e

também compõe temasinstrumentais faz

arranjos para váriasbandas de shows no

rio de janeiro. Jáesteve viajando pelo

norte nordeste comapresentações

musicais com a bandastatus da qual é

componente fundador.

Confira a edição de dezembro do seuCULTURARTEEN, circulando a partir do

dia 05 com o resultado XIV FestivalNacional de Voz e Violão, a vencedorado concurso Garota Maricá 2011 e tudo

sobre a grande noite, além deexcelentes dicas para o seu Natal e tudode bom que só o CULTURARTEEN traz

sempre para você!A partir de 05 de dezembro!!!

VEM AÍ,GATA VERÃO 2013

Inscreva-se!

A 06 O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012

Page 7: Cult 113 xiv festival

RODOVIA AMARAL PEIXOTOKM 16 - INOÃ - MARICÁ

Tel.: 2636-5315

POSTO DECOMBUSTÍVELPETROBRÁS

O melhor restaurante,o melhor self-service,a melhor lanchonetee LUBRAX CENTER

POSTO E LANCHONETE

ALELALELALELALELALELUIAUIAUIAUIAUIAo rei do pastel

O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012 A 07

EM BREVE, MAIS UM POSTO ALELUIA, DOOUTRO LADO DA RODOVIA.

INDO E VINDO A QUALIDADE ALELUIASERVINDO VOCÊ!

Música nº 04 Americana - SPNORTES

Sandro Livahck e Paulinho CamposVoz e Violão: Sandro Livahck

Quando sorrio vem uma saudade forteQue não é só de uma vez ou outra...Esse sorriso é o melhor dos nortesMinha alegria vem de tua boca

Essa distância que assim mantemosÉ feito o mar sem o DescobrimentoMantém intacto o que não vivemosEternizando nossos sentimentos

E que saudade linda, essa minhaQue posso ver teus olhos sem te ver,Sentir que sempre junto a mim caminhaA eternidade do prazer

Já nem preciso mas fazer os versosQue eu fazia pra te impressionarPorque em ti estou inteiro imersoMesmo nas horas que não pareça estar!

Que bom foi isso de não vivermos tudoPra não perdermos essa nossa rotaMinha princesa, junto ao escudoLevo a riqueza que jamais se esgote!!

Nem os desafios quando me falta sorteA vida por um fio não desvia do meu norteMesmo em um bote vencemos fiordesE com braços de rio, te abraço forte!

Quando sorrio vem uma saudade forteQue não é só de uma vez ou outraEsse sorriso é o melhor dos nortesMinha alegria vem da tua boca!

Já nem preciso mais fazer os versosQue eu fazia para te impressionarPorque em ti estou inteiro imersomesmo nas horas que não pareça estar!

Que bom foi isso ... (refrão)

Sandro Livahck

Estudou musica noConservatório SouzaLima SP e CDMCC deTatuí em Tatuí SP

Musico multii n s t r u m e n t i s t a ,acompanhou junto asinfônica de Americana,artistas como ToninhoHorta, Lô Borges, MoraisMoreira, entre outros.

Compositor premiadoem vários festivais peloBrasil com canções comoLendas brasileiras, Nosversos de uma canção,Folia pra reis, Para o

verbo amar, Aos navegantes, Um canto de aboio, entre outras.Trabalha com aulas de musicalização em escolas municipais nas cidades de Americana e Santa

Bárbara do OesteAinda como compositor e arranjador, podemos citar os trabalhos de arranjos e composições

originais nas pecas “O lobo que queria ser principe” e “Chapeuzinho Amarelo” ambas de CíceroEdno, “O pastelão e a torta” de Sidney Bonfim, e de releituras e arranjos originais em “Eu chovo, tuchoves, ele chove” adaptação de Marcelo Porqueres, Missa Leiga de autoria e direção de Chico deAssis e Ópera do malandro com direção também de Chico de Assis, além de parcerias com outroscompositores como Tavinho Limma (PE) , Sandro Dornelles (RS), Zé Alexandre (RJ), Marinho San(MG), Zeca Barreto, entre outros.

Música nº 05 Santo André - SPO ARTISTA

Marcia CherubinVoz: Marcia CherubinViolão: Norberto MarsolaHora de subir ao palcoHora de cantar quem somosHora de trocarmos sonhosHora de encontrarquem fomos

Luzes lavam toda almaIluminamtoda palmaFadas,anjos , querubinsSopram versossobre mim

Cantarversos, universos, peitoaberto que gritaHora da voz tão benditaCantarpontes, horizontes, e osilêncio dos homensHora de encantar quem ouve...

Hora de rezar ao palcoOrações, canções, ao altoToda fé, e os sonhos meusHora de falar com Deus

E cantarversos, universos, peitoaberto que gritaHora da voz tãobenditaCantar pontes, horizontes e osilêncio dos homensHora de encantar quem ouve...

E cantar ponte, horizontes e osilêncio dos homensHora de encantar quem ouve...

E os ouvidos da platéiagargalhando na estréiaAlegria dilaceraDescortina a alma limpa,a verdade se encerraHora de ir embora agora...Hora de ir embora agora...

MARCIA CHERUBINCantora e Compositora, Marcia Cherubin iniciou sua carreiramusical na adolescência exclusivamente como compositora.Ao longo dos anos, formou-se em canto popular etransformou-se em intérprete de suas própriascomposições.Vem ganhando cada vez maisdestaque nocenário da boa música brasileira.Durante este ano se dedicou a lançarseu 2º. CD autoral - “Mundos” emTeatros, Rede Sesc, Espaços Culturaisde SP promovidos pelas Secretariasde Cultura de SP, Bares Tradicionaiscomo “Brahma”, abertura degrandes Festivais MPB como oPereira Barreto, entre outrosshows.No curriculum, carrega prêmios desuas músicas em grandes Festivaiscomo Itanhandu, Pereira Barreto,Jacarezinho, Maringá, Catalão,Paraguaçu Paulista, além deprêmios de melhor intérpretee arranjo.No momento, vemproduzindo seu3º. CD autoral“CantoForte” .

Page 8: Cult 113 xiv festival

HÁ 10 ANOS APOIANDO OFESTIVAL NACIONAL DE

VOZ E VIOLÃO

HOTELJANGADA

LAGOA DE ARAÇATIBA - MARICÁ (RJ)

conforto, lazer esegurança

3731-1669

A 08 O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012

Música nº 06 Campinas - SPTURBILHÃOLucas Tozetti MadiVozes: Gabriela Nunes e Lucas MadiViolão: Lucas Madi

Jaz quem nos quais, só dos olhos fitar sem pensarEsse olhar tão voraz sem tirar e nem porE quem jaz neste par não tem paz, pois o amor nãodeixaSeja qualquer um que forSente a cor, o calor que te cresta, o torporDe ficar neste mar, derivar sem ter fozSão dois sóis, dois anzóis a fisgar outro olhar adentroCentro de um turbilhãoA girar, girar, girar, girar, girar, girar sem pararA girar, girar, girar, girar, girar, girar sem razãoA girar, girar, girar, girar, girar, girar, furacãoA girar, girar, girar, girar, girar, girar...

LUCAS MADI - Nascido na cidade de São Paulo em 31 de Maiode 1992, mas criado na cidade de Campinas desde seu nascimento,o violonista Lucas Tozetti Madi começou seu aprendizado emmúsica com 14 anos tocando piano erudito com a professoraChristina Cardoso. Desenvolveu o violão de maneira autodidatapor dois anos e começou a fazer aula de violão: 1 ano com AlmirCôrtes, 1 ano com Ricardo Matsuda preparando-se para ovestibular. Estudou teoria musical e harmonia popular no cursinhoCooperativa do Saber com o professor Giovanni Iasi.

Ingressou na Unicamp em 2011 no curso de Música Popularna modalidade Violão. Começou a ter aulas de violão com oprofessor Ulisses Rocha e, atualmente, com o pós-graduandoRafael Thomaz.

Na graduação teve aula com os professores Celso Veagnoli,Hilton Jorge Valente (Gogô), Doutor Paulo Tiné, Leandro Barsalini,Fernando Hashimoto, Doutor Rafael Santos, Doutor José RobertoZan, Doutor Claudiney Carrasco, Nelson Pinton, Mário Campos eDoutora Regina Machado.

Já participou de Masterclass com os violonistas Fábio Zanon,Daniel Murray, Edelton Gloeden. Faz aulas particulares avulsascom o carioca Guinga.

Atualmente cursa seu quarto semestre em Música Popular naUnicamp e foca seus estudos em compor peças e canções,desenvolver projetos de diversas temáticas e formações, arranjarmúsicas para violão solo e para acompanhamento de canções e,principalmente, estudar a obra do violonista e compositor cariocaGuinga.

Música nº 07 Niterói - RJVERDUREIRO POETAAlexandre PontesVoz e Violão: Alexandre Pontes

Sabe o que eu sonhei pra minha vida?Fazer das canções poesia,Mas me disseram, porém, que eu não podiaSer mais feliz, ser alguém sendo um artistaCom gosto de sol eu ando com alegriaSe o mundo coubesse...pudesse!Eu, sim, faria que a fome acabasseQue a dor não ficasse a me olharQue o sonho viajasse de sua morada às estrelasVem de lá, vem pra cá, vem viver o que vida dáVerdureiro, verdureiro e poesia (2x)

ALEXANDRE PONTES - Um músico jovem, AlexandrePontes, nascido em Vila Velha, ES, tem consolidado seutrabalho na velha escola da música: A noite.

Suas composições são carregadas de lirismo esuingue.

Compositor frenético, Alexandre evolui a cada novaobra, banhando-se de influências não só musicais, mastambém literárias, trafegando por MPB, Bossa Nova, Jazze Blues. Dono de uma voz que expressa, não só o amor,mas a vontade de tê-lo!

Em 1959, Vepai, achando

de frescobocava

“desaparVercesi então

vizinho amigo. sabe porque, o

Emaniversário, u

se o “InfernoJustinian

Em menos dna guitarra dEscola de M

roqueiro apreo bem geral

Já achandgrandes

Buarque eFestiva

Em 1968, foestudantil e

SuEm 1969, Verc

lugar no Feseu

concorrresolveu ficar cEm 1970, cons

de MPB do Irezar missa, m

pois ainVercesi, começ

de leste a oeEm 28 de sete

de 1° lugBrasileironotícia qJaneiro.

chorou junto parceiro e m

Hoje, aos 60 ande festivais com

de número Nacio

São 18populares

melhor intérprealém de acom

vitórias, ctrofé

Porém seu maos 84 an

desde 1968

e Vercesi resconcorren

Música nº 08 Rio de Janeiro - RJCANTORZIMAntônio Carlos Vercesi e Marcos PradaVoz e Violão: VERCESI

“Para se ouvir e admirar o canto de umpássaro, não é necessário faze-lo seuprisioneiro”

Ah, SabiáVá voar pelos camposConhecer os encantos da vidaMas deixa uma penaPra que eu faça um poemaE de dia contar pro jasmim

Ah, SabiáVá bailar pelos bosquesConhecer os quiosques da vidaMas deixa teu passoPra que eu marque o compassoE de tarde dançar com o xaxim

Sabiá... meu cantorzimTeu camarim não tem portaSabiá... meu cantorzimOuvir teu canto é o que importa

Ah, SabiáVá trinar pelas frestasConhecer as florestas da vidaMas deixa um gorjeioPra que eu guarde no seioE de noite soprar no capim

Ah, SabiáVá cantar pelas matasConhecer as cascatas da vidaE deixa meu prantoPra que eu sorva num mantoE pra sempre regar meu jardim

O recordista de premiações no Festival Nacional de Voz e Violão:2001 - 3º lugar com Barco Brasileiro2002 - 2º lugar com manifesto2003 - 4º lugar com Cadê e 6º lugar com Brasileiro da Silva2004 - 5º lugar com Só pra dizer que ainda te amo2005 - 7º lugar com Amar, Amar, Amar e 12º lugar comBrasileirada2006 - 1º lugar com Lalaiá e Troféu de Música Mais Comunicativa2007 - 7º lugar com Algemas de Algodão2009 - 1º lugar com Renascer e Troféu de Música MaisComunicativa

2010 - 6º lugar com Cotidiano2011 - Troféu de Música MaisComunicativa com ArterioscleroseComentário de Sérgio Augustoprodutor do FESTIVAIS DOBRASIL“Vercesi é um herói de fina cultura,que não está na grande mídia, nãoconta pontos no Ibope, não estánas “paradas” dos rádios e nemnos “esquemas” das gravadoras,mas com músicas que bempoderiam estar figurando entreosclássicos da MPB.Vercesi encanta a todos por ondepassa, deixando na lembrança dopúblico desses eventos a certezade que o Brasil é bem maior que a“telinha”. Sérgio K. Augusto

Page 9: Cult 113 xiv festival

O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012 A 09

Estórias fazendo história1959, Vercesi, quebrou o cavaquinho de seuchando que o instrumento era uma raquetefrescobol. Levou uma surra! Seu pai tocava

cavaquinho, violino e gaita, e temia pelo“desaparecimento” dos outros instrumentos.esi então, começou a “arranhar” o violão deamigo. Arranhou tanto o violão, que não se

porque, o vizinho foi morar em Brasília antesmesmo de ser inaugurada.

Em março de 1964, Vercesi ganhou dersário, uma guitarra de seus pais. Instalava-o “Inferno Sonoro” na casa de nº 418 da ruaJustiniano da Rocha em Vila Isabel, no Rio.

menos de 24 horas, seu pai, deu um sumiçoguitarra do “capeta” e matriculou o “anjo” naola de Música Santa Cecília para que o falsoeiro aprendesse a tocar violão clássico, param geral da família, dos vizinhos, da rua e do

bairro.achando que possuia talento equiparável agrandes nomes como João Gilberto, Chico

arque e Nelson Gonçalvez, inscreveu-se noFestival de Talentos do Club Municipal. Foi

desclassificado na pré-seleção.1968, foi um dos 15 finalistas de um festivaldantil e conseguiu um honroso ... 14° lugar.

Sua mãe fez um festão (mãe é mãe!).69, Vercesi consegue um sensacional quintoar no Festival de MPB do João Lyra, porém

seu pai ficou sabendo que faltaram seisconcorrentes devido as fortes chuvas, mas

eu ficar calado (pai é pai). Sua mãe vibrava!70, consegue seu primeiro lugar no FestivalPB do Instituto Lafayette. Sua mãe mandou

missa, mas seu pai o mandou estudar muito,pois ainda tinha muito festival pela frente, e

si, começou a viajar pelo país de norte a sul,ste a oeste, perdendo e ganhando festivais.de setembro de 1995 recebendo os troféus

de 1° lugar e melhor letra pela música BarcoBrasileiro de sua autoria, quando recebeu anotícia que seu pai havia falecido no Rio deJaneiro. O festival de MPB de São Gonçaloou junto com Vercesi, que disse: “Ele é meuceiro e meu amigo. Nossos versos estão de

luto!”os 60 anos, Vercesi é o recordista brasileiroivais com 770 participações (desde 1968). A

número 700 foi comemorada no VIII FestivalNacional de Voz e Violão aqui em Maricá.

São 186 primeiro lugares, 137 aclamaçõesopulares, 38 prêmios de melhor letra, 31 deintérprete além dos 2°, 3°, 4° e 5° lugares,de acompanhar grandes nomes em grandeitórias, contabilizando 651 premiações entre

troféus, placas medalhas e certificados.m seu maior prêmio é a Dona Herailde, queos 84 anos de idade, repete a mesma frasede 1968: - Vai com Deus meu filho! Você vai

ganhar o festival!...rcesi responde: Ô mãe, as mães dos outrosoncorrentes também dizem a mesma coisa!

Música nº 09 Rio de Janeiro - RJANGOSTURACaio Cesar Martins NunesVoz e Violão: Caio Nunez

Sei, não ligo a mais de um mês,mas espero te encontrar,se pra você for bom,mais uma vez o que é que você fez no último verão?Eu sei que esteve a fim de conhecer a sensação,de não ter mais que dar satisfação a ninguém.Quem fez você mudar de opinião dessa vez ?Eu sei que em relação á três não é fácil se entregarMas pra você foi bom e mesmo assim,Por que é que pôs um fim nessa nossa relação?Eu sei que esteve a fim de conhecera sensação de não ter mais que dar satisfação a ninguém.Quem fez você mudar de opinião dessa vez?outra vez...Mas tenho que falar, eu também fui mau assimTe deixei na solidão, ordinário coração.Eu tento te explicar, mas você me olha assimCom essa cara de prazer, como eu amo amar você.

CAIO NUNEZ“A música é uma entidade e ela está acima de qualquer vaidade”.Essa frase cai como uma luva na trajetória de Caio Nunez.Filho de uma baixista e compositor do Rio de Janeiro ,Caio respira

a música desde a infância.Aprendeu violão com seu pai, logo aos dez anos, mostrando uma

grande admiração pela música brasileira. Fato que aconteceu porinfluência da família ao ouvir desde cedo os discos que habitavam aprateleira.

Em 2007, formou sua primeira banda: “Episódio Lipotímia”mostrando seu lado visceral como guitarrista em um projeto quemisturava Rock com jongo, cantigas de roda e reggae.

Em 2008, simultaneamente aos estudos de violão erudito naescola de música Villa-Lobos, começou a divulgar seu trabalho comocompositor a frente das bandas CKT e Dom Lorenzo, projetos quecontavam com Caio como vocalista, guitarrista, arranjador e compositor.Disputou diversos Festivais pelo Rio de Janeiro sendo finalista emtodas as ocasiões, tocando em grandes casas do Rio de JaneiroComo Lonas Culturais, Planet Rock e Far Up, além de lançar um EPdenominado “Made in Mundo”.

Em 2012, paralelamente com seu trabalho com a Dom Lorenzoassume a guitarra solo da Banda Média Zero, sendo finalista do festival“NOVA MUSICA BRASILEIRA” e abrindo shows importantes , como oda banda STRIKE, SCRACHO E FORFUN.

Para 2013, Caio Nunez vem preparando seu primeiro trabalhocom composições autorais com influencias de bossa-nova, samba,ciranda e Reggae.

Música nº 10 São Bernardo do Campo - SPENTRA NA RODAAnna Luiza Nascimento RuizVoz e Violão: Anna Tréa

Entra na roda mulataVem se festejarTe embola toda no balanço da congaSossega n’outro lugarEsquece a noção do diaFaz toda a noite brilharTe orienta pelo som sincopadoE faz esse dia raiar

Entra na roda molequeVem se festejarTe bola todo no balanço da congaSossega n’outro lugarEsquece a noção do diaFaz toda a noite brilharTe orienta pelo som sincopadoE faz esse dia raiar

Tomara que caiaCaia na gandaiaSorri teu sorriso tão grandeEterniza ao passar

Entra na roda mulataVem se festejarTe embola toda no balanço da congaSossega n’outro lugarEsquece a noção do diaFaz toda a noite brilharTe orienta pelo som sincopadoE faz esse dia raiarSacode essa saiaCaia na gandaiaSorri teu sorriso tão grandeEterniza ao passar

As flores dão tantas voltas nesse papelFingem-se de estrela e se escondem no meio do caosDançam meninas espalhando o pólen no arSossegam donzelas nos cantos do seu olhar

As linhas esquecem retas nesse papelFingem-se de tempo, tempo que jamais vai passarDobram esquinas, se escondem do lado de láE vem, de mansinho, guiar ou desorientarQue é prá eu pintar toda a minha vida de brancoE ter morando em mim todas as cores

Sacode essa saiaCaia na gandaiaSorri teu sorriso tão grandeEterniza ao passar

Tomara que caia,Caia na gandaiaSorri teu sorriso tão grandeEterniza

ANNA TRÉA - Desde oscinco anos de idade mostrava

interesse por música, mas só aosnove anos conseguiu iniciar-semusicalmente, quando ganhou

seu primeiro violão. Junto com ocurso de violão, experimentou

diversos cursos, dentre eles:artes plásticas, cerâmica, dança

contemporânea e teatro.Composição sempre foi seu foco

e, assim, aplicava tudo o queaprendia em suas novas

composições.Aos dezesseis ingressou no

curso de teatro da Fundação dasArtes de São Caetano do Sul,

onde ficou por um ano no cursode preparação para atores. NaFundação das artes recebeu o

convite para integrar o grupocênico vocal Gargarejo e,

aceitando o convite, trabalhoucom o mesmo por três anos,apresentando-se em lugares

como Centro Cultural São Pauloe Teatro Sabará em MinasGerais. Sem se desligar da

música por nenhum momento,ingressou no curso de música

dessa mesma instituição e ficoupor quatro anos.

Em 2005 começou a tocar nanoite com bandas como [email protected] (com quem

gravou um DVD). Desde entãotrabalhou como side man de

Daniel Pessoa, Tata Alves, LisRodrigues, Beto Furquim, etc.

Ainda em 2005, enquanto atuavana peça infantil É tempo de

contar, recebeu o convite parafazer a trilha sonora do

espetáculo – que serviu de portapara outros convites, tanto

fazendo a trilha, como gravandoe fazendo direção musical.

Em festivais, ganhou prêmioscomo o

Prêmio MPB do festivalBOTUCANTO em Botucatu e

prêmio de melhor Intérprete noFestival de música de Sorocaba e

no Festival de Música de IlhaSolteira além de ser finalista em

outros festivais. Produziu a duplasertaneja Mari e Manu (Santa

Catarina), fez a trilha e a direçãomusical de diversos espetáculos

além de ter gravado trilhas defilmes.

Tem suas canções cantadas por intépretes como o grupo Perseptom (grupo vocal),grupo Ecco (grupo vocal), Luiz Murá, Luna França, , Paulo Neto, entre outros; Sua canção“Musa Urbana” entrou para a trilha do Documentário Brazilian Lovers Guide do Jornal The

Times. Atualmente, estuda no CLAM (escola da Zimbo Trio), desenvolve o seu trabalhoautoral e, em paralelo, trabalha com o Trio Mamutre (com Luiz Murá e Marcus Wieberg),

Roger Guitarra, encabeça o projeto “A cozinha é mesmo delas” e o quarteto de jazz“Estujazz”, canta em bares e trabalha como side man na noite paulistana.

Page 10: Cult 113 xiv festival

A 10 O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012

Música nº 11 Rio das Ostras - RJDE FLOR A AMORMaurício Fortunato Libardi JuniorVoz e Violão: Maurício Libardi JuniorTodo dia é bomPra quem escuta sempre um novo somPra quem procura sempre achar o tomNa batida do samba, de um coração, de uma canção...Agora não há mais saída pra ser felizQuem sabe você vá fazer o que você dizE agora já não há mais jeito, a não ser chorarChorar por quem chora e chora por chorar

Entenda bem – o melhor nesse mundo não é ninguémE o parabéns vai pro homem que sofre pra trabalharE até pensar em ter que aturar nossa realidade de carapra sociedadeAssusta até sua família que, com certeza, já sofriaDe tanto olhar nosso pecado que um dia vai serperdoado.

Ao perdoar, da alegria uma tristezaQue Deus lhe pague o que mereçaDeixe sentir o seu amorE um dia, quem já matou vai ser mortoQuem já errou vai estar certo de que, talvez, ainda seráfeliz

De toda cor, o amarelo o iluminaO branco e o verde o alimentaE o azul esconde o seu amorE ao ver que a cor do sangue não está na bandeiraContando a história verdadeira declara guerra aopróprio amor

Quem te vir vai falarDa poupa da mulata que vai passar – e a beleza sumiu!Vai cair, vai cantarCachaça de flor a amor – Brasil!

M a u r í c i oLibardi Jr. écarioca, 27 anos,casado e comduas filhas, netode compositorese instrumentistas.Iniciou seusestudos de pianoaos 12 anos deidade comoautodidata e,posteriormente,na Escola deMúsica Villa-Lobos, no Rio dejaneiro. Maistarde se dedicou

à música popular brasileira e ao estudo do violão e do acordeão.Compõe sambas e estudos para piano, além de trabalhar

como arranjador para quarteto de cordas, orquestras de câmara,bandas de música popular e canto coral. Trabalhou durante 9anos como arranjador e produtor musical do Coral Vozes do Leripe,coordenado e regido pela Prof.ª Dóris Yane e arranjador e pianistado Coro Som da Pessoa.

Atualmente arranja e dirige musicalmente o show Tributo aElis Regina, da cantora Márcia Costa e trabalha em projetos deinformática para programação de aplicativos musicais emplataformas Web, Celulares, Tablets e Desktop.

Música nº 12 Rio de Janeiro - RJA VIDA É FARREARMaurício Fortunato Libardi JuniorVoz e Violão: Maurício Libardi Junior

Música nº 13 São Luiz - MaA CANÇÃO E O POETAUbiratan SouzaVozes: Vicente Viola e Lila SecronViolão: Vicente Viola

S e r g i oCastanheira éc o m p o s i t o r ,arranjador, baixista etrombonista. Lançouseu primeiro disco,Samba Misturado, emMaio de 2012. Atuoucomo baixista e/outrombonista emtrabalhos de BossaNova e Jazz e emprojetos de samba,recebendo como convidados ícones do gênero como Noca daPortela, Walter Alfaiate, Luis Carlos da Vila, Nelson Sargento, ÁureaMartins, entre outros. Já produziu artistas como Roberta Espinosa,Thaís Villella, João Grillo e Penna Firme, além de trabalhar comoarte educador em oficinas e professor na rede municipal do Rio deJaneiro.

Alguns trabalhos:Trabalhou como baixista no musical Vale tudo, sobre Tim

Maia, peça de Nelson Mota e João Fonseca (2011/2012). Fez atrilha sonora e foi performer do espetáculo de dança contemporâneaUmbigar, de Juliana Manhães (2011); foi um dos arranjadores doprojeto Viva o Zé Pereira!, no CCBB Rio de Janeiro, com aOrquestra Popular Céu na Terra (2011); Trombonista do espetáculoPra Frente Marias, do grupo teatral As Marias da Graça; diretormusical, arranjador e baixista da gravação do DVD ao vivo Históriade Samba, do cantor João Grillo (2010); arranjador da CaravanaCultural do SESI, que em 2010 realizou 4 projetos ( CaravanaMenino Navegador, Carnaval, Futebol e Circo); arranjador, baixistae trombonista, nos shows em homenagem à Bossa Nova, realizadopelo SESI em suas unidades do estado do Rio de Janeiro, noprojeto SESI Bossa Nova (2009); diretor musical, arranjador ebaixista do show da cantora Roberta Espinosa realizado noespaço GNT em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova (2008);arranjador e baixista da cantora de samba Thaís Villella em seuprojeto Casa Forte (de 2008 à 2010). Fundou a orquestra desamba de Gafieira Abrazô (2007); já atuou com os gaitistas JoséStaneck, Otávio Castro e Fabrício Casarejos, no quarteto demúsica instrumental Neura Jazz e com a Orquestra de MúsicaPopular do Cigam.

Eu vou contar a história de uma menina que pouco sedivertia e só sabia trabalharEla ficava de casa casa trabalho trabalho trabalho casae só saia pra andarAté que um dia no meio da andadeira ela pensou maisque besteira eu vou pra Lapa pra dançarE lá chegando dançou funk samba rock namorou comBofe e viu que a vida é farrear

A VIDA É FARREARA VIDA É FARREAR (bis)

Depois de um tempo morando com mesmo homem elacansou do sobrenome que arrumou ao se casarEla ficava do quarto quarto pra sala da sala sala cozinhapreparando o seu jantarAté que um dia depenando uma galinha ela pensou querazão tinha pra ficar nesse lugarDeixou a vida de mulher bem comportada, se lembrouque só tem graça se a vida é farrear

A VIDA É FARREARA VIDA É FARREAR (bis)

No princípio tudo era a ideia, o fio,a trama da teia, nascente.Um grito sem voz.

A mina distante, a origem,virgem, passagem, vertigem,viagem ao centro de nós.

Ali os anjos do tempo habitam em paz.São guardiã(õ)es dos segredos que o medo nos traz.Revirar o barro da cria,tomado em mãos vaziasDedos de ledo artesãoDonde brotará tão secreta,bela, segura, inquietaa criatura cançãoContemplar tua graça e tua dança,tanta semelhançaque a imagem em mim fazMas dói que apenas nascida,te espalhas na vidanão me pertences mais...

REFRÃO.— Ai meu senhor, as canções vivem soltas, se dãoaos homens, aos sonhos, ao dia,mas não se apartam jamais de seu amo. Elas sãoescravas de sua poesia

— Foges, foges a qualquer momento, nos barcos, nomar, no vento.Num assobio te vais

— Não, não vou. Eu me reproduzo,prá viajar com os marujose não sair do meu cais

— Vives em todos, ai ai magiamesmo sendo fantasiaeu penso que te perdi

— Mas choras em vão, oh meu tudo.Mesmo nos braços do mundopertenço ao fundo de ti

VOLTA AO REFRÃO2ª vez instrumental e

Pedra de fogo, lobo, alcatéiao sangue arde nas veias.Lua, loucura, prisão.

Musa, serpente, senhorade mim, ai de mim devoraquem te criou de paixão.

E assim juntos na terra a canção e seu poetase amam e trocam-se, vãoiluminando o caminho. O poeta sozinho,e ela em qualquer coração. (BIS)

VEM AÍ, FESTGOSPEL 2013

8 anos valorizando os jovens e a família maricaense

Page 11: Cult 113 xiv festival

O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012 A 11

Música nº 14 Rio de Janeiro - RJTEM SAMBACésar Weber e Lilian PimentelVozes: Cesar Weber e Lilian PimentelViolão: Cesar WeberPercussão: Lilian Pimentel

Quem disse que só em fevereiro ele pode chegarQue só na avenida ele pode brilharNão sabe da batucada do sambaNem sabe o que é ser um bamba

No asfalto, no morro, em qualquer lugar. Tem samba.Água de coco na beira do mar. Tem samba.Cerveja e cachaça na mesa do bar. Tem samba.

Se o meu time ganhou ou se perdeuSe o cavaco chorou e a cuíca gemeuSe o dia acabou pra noite chegar REFRÃOSe a turma chegou e o papo ferveuSe a roda formou e a palma bateuTudo é motivo pra gente sambar

Carne e linguiça na brasa pra assar. Tem samba.Zeca, Arlindo, Almir, quem chegar. Tem samba.Partido rolando e a gente a versar. Tem samba.

MELHOR INTÉRPRETE DE2011 ESTARÁ DEFENDENDO

SEU TÍTULO

VICENTE VIOLA

V i c e n t eEstevam (VicenteViola, nascido noRio de Janeiro,está comemo-rando 32 anos decarreira. É mestreem musicologiapela UFRJ; peritoJudicial emDireitos Autoraispela E.S.A.J;

professor licenciado e habilitado pela CBM-CEU eUCAM-AVM em Educação Musical e Violão).

Está apresentando seu novo show “TUDO VALE APENA” com duração entre 1h e 15m a 1h e 30m. Noshow, Vicente mostra de forma sintetizada um repertórioque represente toda sua carreira musical comointérprete, compositor e músico erudito dividida emquatro fases; a primeira, suas musicas vencedoras defestivais estudantis, a segunda como CompositorIntérprete e Músico Solista por bares e Hotéis, a terceira:como Artista, pelas participações em diversos eventosimportantes e a quarta fase, ampliando os horizontespara novos eventos Nacionais e Internacionais.

UBIRATAN SOUZA

Maranhense, nascido em 1947, é compositor, cantor,multi-instrumentista (toca violão, cavaquinho, baixo,guitarra, banjo, bandolim, flauta doce, viola de 10,acordeom, teclado e percussão), arranjador, produtormusical, pesquisador de folclore, professor de música,violão, cavaquinho, baixo, guitarra, banjo, bandolim,flauta doce e viola de 10. Instrumentista autodidata,estudou harmonia com Ian Guest. Tem mais de 600composições, entre músicas gravadas e inéditas, dediferentes estilos (clássico e popular). Em 1962, começoua atuar no cenário artístico de sua cidade natal, aindacomo músico amador.

Em 1966, iniciou sua carreira profissional, exercendoa função de professor de vários instrumentos de todauma geração. Fundou o Regional Tira-Teima e foi opioneiro em arranjos para shows de artistas locais.

Em 1980, mudou-se para São Paulo. Participou devários festivais de música e apresentou-se em váriascidades brasileiras. Em 1982, foi finalista do festival“MPB-Shell” (Rede Globo). Em 1985, participou do“Festival dos Festivais” (Rede Globo), com sua canção“Tempo certo” (c/ Souza Netto) e no ano seguinte, foifinalista do festival “O Som das Águas” (TV Manchete),com sua composição “Rosa amor” (c/ Souza Netto).

Participou do festival “Canta Nordeste” (Rede Globo),nas edições de 1991 e 1992 e foi finalista, nas ediçõesde 1993 e 1994, do mesmo festival com suas composições“Nordeste” (c/ Neto) e “Tributo a Chico Mendes” (c/Ubirajara Souza), respectivamente.

Em 2001, apresentou-se no festival “Chorando noRio”, evento realizado pelo Museu da Imagem e do Som,na Sala Cecília Meirelles, com sua canção “O Azevedodo Roberto”. Ao longo de sua carreira, apresentou-seem shows e workshops de música por todo o Brasil.

Constam da relação dos intérpretes de suas cançõesartistas como Dominguinhos (“Choro de pássaros”),Alcione (“Canção do exílio” e “Rosa amor”), HermetoPascoal (“Bruxaria”), Vânia Bastos (“Acalanto”), TetêEspíndola (“Vozes e cordas”), Francisco Araújo(“Fragmentos de quinta diminuta”), Nailor Proveta (“Osufoco de Pitoco”), Sebastião Tapajós (“Deixando a ilha”),Hamilton de Holanda (“Modernizando”), AntônioCarrasqueira (“Curió”) e Noite Ilustrada (“Choro dospássaros”), entre outros.

CORAL MARICANTOABRIRÁ O XIV FESTIVAL

Cesar Weber nasceu no dia 25 de abril, na cidade doRio de Janeiro. Começou a aprender violão com cerca de10 anos de idade. Durante a infância, acompanhou osfestivais de música BRASILEIRA. Neles, conheceu nomescomo Elis Regina, Chico Buarque, Jair Rodrigues, NaraLeão, Milton Nascimento e outros. Com certeza vem daí oseu amor pela MPB, e toda a sua influência musical. E foijustamente em um festival, no Festival Universitário da GamaFilho (universidade onde se formou engenheiro eletricista),que em 1984 se apresentou em público pela primeira vez,defendendo a música Oração.

Depois deste, participou de muitos outros festivais,sempre buscando valorizar os ritmos tipicamente brasileiros.

Compôs músicas como Amor da Terra, Clareia e Tremde Minas, que fazem parte do seu CD de demonstração.Para conhecer a letra, e escutar um pequeno trecho dessascomposições, basta dar um CLICK em cima do nome damúsica.

Ainda cursando a faculdade de engenharia, começoua tocar na noite carioca. Primeiro na banda JEITO DE SER,e anos depois, já formado, na dupla CESAR E ELIANA.

Atualmente segue em carreira solo, tocando nos baresda vida, com um trabalho de violão e voz e, juntamente coma cantora e apresentadora Lilian Pimentel, desenvolveum trabalho tocando com o auxílio de play backs em festase eventos.

CESAR WEBER E LILIAN PIMENTEL

EEstamos chegando a décima quartaedição do Festival Nacional de Voz eViolão, e toda essa bela festa aconteceráno dia 24 de novembro (sábado), pelaprimeira vez no Guerreiros Bar eRestaurante, Ponto de Encontro, a partirdas 20 horas.

Pela décima segunda vez, o festivalserá aberto com chave de ouro pelobelíssimo Coral Maricanto do grandeamigo e maestro Eduardo Lannes (fotoacima). “Eles são nosso pé de coelho”,afirma o produtor do Festival, PerySalgado.

O Coral Maricanto realiza já há quatroanos consecutivos, um dos maioresencontros de corais da região dos lagos(perdendo apenas para o de CaboFrio), sempre no mês de agosto, logoapós as comemorações da festa danossa padroeira - N. Sra. do Amparo,justamente em sua igreja matriz.

Este ano o Coral Maricanto que temna regência e organização o MaestroEduardo Lannes, completou suamaioridade (18 anos), com muito brilholevando o nome de Maricá há várioslocais do Brasil com suas belíssimasapresentações.

E mais uma vez aqueles que vieremao festival Nacional de Voz e Violão,poderão assistir a maravilha que é oCoral Maricanto.

Apenas pedimos a todos aqueles quevierem ao Festival que tragam pelomenos um quilo de alimento nãoperecíveis (arroz, feijão, macarrão, óleoou uma lata de leite em pó) que serãodoados ao Lar dos Idosos de Maricá.

Esse ano, a entrada será franca e nanoite, conheceremos quem será aescolhida como a negra mais bonita deMaricá, na grande final do concursoBELEZA NEGRA 2012 e ThaynáMoraes recebrá o título de vencedorado CULT MODEL 2012 que aconteceupela primeira vez em Maricá.

Saberemos também quem será aGAROTA MARICÁ 2012, numa justahomenagem a vitoriosa.

Outro evento que acontece todos osanos, a entrega dos diplomas aosJOVENS DESTAQUES DO ANO DE2012, excepcionalmente não acontecerádurante a grande final do Festival. Essaentrega esse ano, acontecerá durante aFEBRINQ, na sexta feira dia 14 dedezembro a partir das 20 horas, na sedesocial do Esporte Clube Maricá.

A FEBRINQ acontecerá nos dias 14,15 e 16 de dezembro. Confira aprogramação deste evento na páginaA2 deste informativo.

RRodrigo Rosado foi o grandevencedor do título de melhor intérpretede 2011, no XIII Festival Nacional deVoz e Violão defedendo a música VIVERPELAS RUAS de Janete Primor.

Ele está de volta esse anodefendendo seu título e tentando aconquista de mais um troféu de MelhorIntérprete com am ú s i c aABANDONADAde CarlosPereira Peixoto,junto com ZecaTeixeira (foto aolado), quec o n q u i s t o utambém em2011 o título demelhor violão dofestival. Umadupla da pesada na defesa da belíssimamúsica que fala como Nossa Senhorada Aparecida foi achada nas águas doparaíba do Sul. Quem é Rodrigo Rosado?

Rodrigo começou sua carreira noconjunto Os devaneios estreando noCine show de Madureira.

Logo depois sendo convidado paraa casa de espetáculos Oba Oba deSargentelli se consagrando no caféNice, Bierklause, Carinhoso, embalandoas famosas casas noturnas do Rio.

Esteve no Japão por oito vezes eseis meses na Europa conseguindodesta forma aprender a cantar emespanhol, italiano, francês e inclusivejaponês que hoje demonstra em suasapresentações.

Hoje como compositor e cantorRodrigo Rosado conseguiu fazer suamúsica corresponder as suasexpectativas artísticas.

Sua música alia os grandes hitsinternacionais e a bossa nova.

Durante temporada a bordo dotransatlântico Rembrandt da PremierCruisies, representou nosso país comdignidade, tanto que foi convidado paraoutra empresa Island Escape que faz acosta brasileira, sua técnica foi aalternativa musical para Rodrigocontinuar um trabalho de fazer cruzeirospara qualquer nacionalidade.

No show ele canta inglês, francês,espanhol, português e japonêscontando histórias que viveu entre essespovos.

Ele já no seu quarto CD - PorConta do Meu Destino.

Page 12: Cult 113 xiv festival

A 12 O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012

MARICÁ PODERÁ FICAR SEM VERBA PARA A CULTURA

Já virou marca do Festival Nacional de Voz eViolão. Os troféus, sempre diferentes à cada ano,são sempre algum tipo de obra de arte. Oraminiaturas de instrumentos musicais, ora,verdadeiras obras de arte, confeccionado porgrandes artistas plásticos de Maricá, como OsiasSilveira, Angela Moure, Mauro Cavina e maisrecentemente Rafael Cavalcanti.

Todos os vencedores do nosso festival, alémda honraria do título e do prêmio em dinheiro,levam para casa uma verdadeira obra de arteque retrata bem a qualidade dos artistas plásticosde nossa terra.

Na foto acima, Osias Silveira e suas três criaçõesque serão entregues ao campeão, ao vice-campeão e ao melhor violão do Festival desteano.

Já o troféu de melhor intérprete deste ano, seráum linda obra de rafel Cavalcanti, que está emexposição permanente no Mercado das Artes deMaricá na praça Orlando de Barros Pimentel, dequarta a domingo das 12 às 22 horas.

Já Osias, estará estreando nova exposição noEspaço Cultural Maza, na praia de Campoinhas,a partir do meio dia do dia 08 de dezembro.

Com o nome de “Arte In’natura - São JorgeGuerreiro da Cultura”, a exposição é um tributoao Santo Guerreiro.

Segundo Osias, é uma exposição parahomenagear a todos os devotos de São JorgeGuerreiro. Amigos e artistas e artistas amigos comoJorge Benjor, Zeca Pagodinho, Chico Buarque,Seu Jorge, Jorge Atragão, Jorge Versilo, além dagrande amiga Kika Seixas (viúva de Raul) queestá dando grande apoio ao amigo nesta novaexposição. Vale a pena uma visita.

No dia da grande final do festival, algumaspeças em homenagem a São Jorge estarão emexposição no Guerreiros Bar e Restaurante, localque tem São Jorge como padroeiro e protetor.

ROBSON DUTRA AGRADECE ELEITORES EPROMETE APOIAR CULTURA E COMUNICAÇÃO

Um município com tantas belezas naturais etanta diversidade cultural corre o risco de ficarsem verba federal e estadual para a Cultura,graças ao total descaso da prefeitura e dasecretaria de cultura em especial do Secretário(ou ex não sabemos), que abandonaram a culturade Maricá.

Artistas e produtores locais, se reúnem desdeo meados do ano passado na busca de um novoConselho Municipal de Cultura, necessidadeprimordial e exigência básica do inistério da Culturapara que qualquer município no Brasil possareceber verbas para essa área.

Acontece que nesse ano de eleições, muitasreuniões aconteceram e todas evasivas. OConselho Municipal de Cultura terá que estarfunionando até 31 de dezembro e registrado noSNC.

O grupo criado do Fórum Permanente deCultura já foi várias vezes à Câmara dosVereadores, MENDIGAR APOIO E SEHUMILHAR perante a Vereadores que estão selixando para nossa cultura e não votam a nova leique criará o novo Conselho Municipal de Cultura,que tem que ser paritário em 50% com sociedadecivil e governo.

Apesar disso, o PPA para 2013, preve R$ 2milhões para o carnaval (que carnaval?) e R$ 5milhões para cultura, sendo mais R$ 2 milhões

Artistas e produtores culturais escutsmdesanimados as pondrações do presidente

da Câmara, Luciano Júnior

para lonas culturaris que já deveriam estar emfuncionamento.

E o centro cultural Henfil? E os shows queaconteciam antes de 7 de outubro? Por que tudoparou? Será por que conseguiram alcançar oobjetivo maior de estar por mais 4 anos à frente daPrefeitura se elocupletando novamente?

O que vemos além da cultura esquecida, sãoobras de vitrine paradas, hospital sem OS e crisemaior ainda, além das obras do novo hospital (rsrs)às margens da RJ 106, paralisadas desde 8 deoutubro.

Essa é a NOVA MARICÁOS!

Fo

to:

Ro

mári

o B

arr

os

Ele está de volta e foi opovo que o trouxe.

Vereador de 2005 a2008, suplente de 2009 a2012, Robson Dutra(PMDB) foi reeleito para seusegundo mandato, aliás,terceiro, podemos assimdizer, pois teve breve masimpactante atuação naCâmara nesta legislatura,trazendo à tona váriasdiscussões e alguns ganhospara a população, dentreelas, as obras de melhoriasnos bairros do Cajú,Amizade e Jacaroá.

Robson que sempredefendeu sua posição deestar ao lado do DeputadoEstadual Paulo Mello(presidente da ALERJ),conseguiu com essafidelidade crescer dentro dopartido apesar de váriasoposições a sua conduta eter agora um posicionamentoforte dentro da novaestrutura do governo e do próprio PMDBmunicipal e estadual.

Robson Dutra foi reeleito em 07 de outubrocom 1272 votos e falando para nossa reportagem,agradeceu o carinho e a confiança daqueles quevotaram nele, e prometeu a todos, principalmentenaqueles que ainda não votaram, que fará umalegislatura justa, sendo defensor do povo e criandoleis para benefício deste povo.

Dará grande apoio a cultura do município quepassa por um momento muito delicado, irá valorizaros meios de comunicação de maricá, criandoinclusive a Tv e Rádio Câmara, que irá segundoele, aproximar os quatro cantos de Maricá, hojeainda muito mal servida de sinal de banda largapara internet e com grandes dificuldades de

QUEM SERÁ A GAROTA MARICÁ 2012?

receber os períódicos locais, que circulam comgrande dificuldade e sem apoio.

Robson, que também garantiu apoio aoFestival Nacional de Voz e Violão e à todaasgrandes mostras de eventos e cultaras locais, jácomeçou a trabalhar.

Já está com sua equipe formada e articulandoem vários setores que segundo ele, logo logo jáestarão trazendo benefícios ao povo maricaense.

O empresário do ramo de saúde, que há anostrabalha e mora em Maricá, hoje tem a certezaque sua transparência e sua vida humilde,mostram à todos quem é o homem e o político queconseguiu mais uma vez o apoio e a confiança dopovo para poder efetivamente trazer melhoriaspara Maricá. E torcemos por isso!

OBRAS DE ARTE COMOTROFÉUS

BELEZA NEGRA 2012Foram 18 dias de votação pela internet naprimeira fase. Doze lindas jovens negrasdisputando o direito de ir para a final do primeiroBeleza Negra de Maricá, concurso realizadopela PR Produções e CulturarTEEN. Cincodelas chegaram a final. Foram ao todo quase5200 votos. Cris Branquini superou os 1300votos e ficou com primeiro lugar na votação. AnaCarolina ficou em segundo com pouco mais de1150. Em terceiro ficou Marianne Santos quesupeou os 1000 votos. Em quarto ficou a jovemHannah Almeida com mais de 800 votos e emquinto Paola Elio com pouco mais de cem votos.Ela conquistou a última vaga que era deRayane Paiva que foi desclassificada por nãoter cumprido algumas solictações da produçãodo evento.A final será na mesma noite da grande final doXIV Festival Nacional de Voz e Violão. As cincojovens farão um desfile para jurados.Quem será a BELEZA NEGRA 2012?

o título de 2003. A segunda vez foi em 2010, quandoMariana Mello por todas suas conquistas nanatação defendendo Maricá e o C.R. Vasco daGama foi escolhida pela produção como o grandedestaque e merecedora do título sem nenhumadisputa.

O mesmo acontece agora. Uma linda etalentosa jovem receberá o título sem disputar comnenhuma outra. Tudo o que tem feito e que temconquistado e representado maricá, são mais doque suficientes para ela ostentar o título máximode Garota Maricá 2012. Mas quem será?

Dia 24 durante a final do Festival, todossaberão, pois ela é nossa convidada mais queespecial.

O concurso Garota Maricá, visa sempreenaltecer uma jovem profissional, ou algumajovem que tenha feito significativo em Maricá, oupor Maricá.

Em 13 anos de concurso, já tivemos várasfases, mas hoje a valorização destas jovens quese destacam na área da educação, cultura, beleza,artes e esportes, passaram a ser o fator principaldo Garota Maricá. Apenas duas vezes nesses 13anos, não tivemos uma disputa entre candidatasao título. A primeira foi em 2004, quando PriscillaCosta foi eleita nossa primeira Deputada EstadualJuvenil e merecidamente recebeu pela segundavez o título de Garota Maricá, uma vez que tinhaconquistado em disputa com outras candidatas, o

THAYNÁ MORAES VENCE CULT MODEL 2012Aconteceu pela

primeira vez, o concursoCULT MODEL, reunindojovens modelos que jáestejam particpando detrabalhos profissionais,concursos, desfiles,ensaios, etc.

Nessa primeiraedição, seis lindas jovens que já estão no mercadotrabalho fazendo sucesso participaram da votaçãopela internet que começou no dia 02 de novembroe terminou no dia 15.

Thayná Moraes levou mais um título para suaenorme galeria de conquistas. Foi a grande

vencedora recebendo 549votos, 166 a mais queStephanie Macharett (fotona página A3) que ficoucom o segundo lugar.Além do belíssimo troféue do diploma referente a

sua conquista, Thaynárecebeu como

prêmio a capa daedição espe-cial doCulturarTEEN

e será capatambém do CD

oficial (foto acima) doFestival Nacional deVoz e Violãoque serálançado nodia 24, dia

da grandefinal deste

ano.

Page 13: Cult 113 xiv festival

Recargas de Cartuchos, Beleza e Perfumaria, Cama,Mesa e Banho, Colchões, Móveis Modulados, Bar eBistrô, Dentista, Órgão da Prefeitura, Seguros,Advocacia, Cursos e muito mais...Rua Abreu Rangel esquina com Athayde ParreirasCentro - Maricá

Roupas masculinas, femininas, infantis e íntimas, sexyshop, informática, beleza e estética, acessóriosfemininos e jovens, odontologista, advocacia, lanchese refeições, contador, festas, refrigeração, artesanato,vida saudável, perfumaria, conserto de roupas e muitomais... Rua Abreu Rangel 345 - Centro - Maricá

CONFIRA A EDIÇÃO DE DEZEMBRO DO CULTURARTEEN CIRCULANDO A PARTIR DO DIA 05 COM ORESULTADO DO XIV FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO E MUITAS OUTRAS NOVIDADES

O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012 A 13

Page 14: Cult 113 xiv festival

A 14 O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012

A HISTÓRIA DE MARICÁOferecimento: Supermercado GOL resgatando a História de Maricá

1675 - Construção da Capela de São Joséde Imbassaí (conforme história oral local)

Atribui-se também a esta época a existênciade um Monge Beneditino chamado JoãoCarapeba que possuía uma ilha na lagoa e ondegostava de passar a maior parte do seu tempo.

Século XVIII“A estrela no teto da sacristia da Igreja

de Nossa Senhora do Amparo estãoregistradas as datas do Lançamento daPedra fundamental da construção e daInauguração da nova sede da Paróquia”.

1750 - A partir deste ano, a principal funçãoda fazenda São Bento passou a ser a produçãode farinha para o abastecimento do Mosteiro doRio de Janeiro.

1772/73– Em 21 de agosto, em homenagemao príncipe Dom José de Portugal, a Freguesiade Nossa Senhora do Desterro de Itamby énomeada Vila de São José Del Rey por iniciativado Marquês do Lavradio. A extensão desta Vilavinha até parte de Maricá, fato confirmado pelosdiversos Marcos de granito com esta inscriçãoencontrados em vários pontos do municípiopróximos às Serras.

Um Alvará de 12 de janeiro de 1775 erigiu aParóquia de N. Sra do Amparo como FreguesiaPerpétua desmembrando-a da Paróquia de SantoAntônio de Sá, da qual era vinculada. Nessaépoca, a sede da Capela de Nossa Senhora doAmparo estava localizada na atual Igreja de SãoJosé de Imbassaí, nas proximidades da sede daFazenda São Bento e em torno da qual haviasurgido o primeiro núcleo do povoado.

8 de dezembro de 1788 - Devido àinsalubridade e a ocorrência de diversas doençasendêmicas no local onde estava situada a sededa Paróquia e do primeiro núcleo povoado,optou-se pela transferência da Paróquia e dopovoado para a outra margem da Lagoa deMaricá, no atual Centro da Cidade. O párocoque mudou os rumos da nossa história sechamava Vicente Ferreira Noronha (pároco noperíodo de 1788 a 1808). Foi lançada então, aprimeira pedra da obra da nova Igreja de N S doAmparo.

1794 – Construção da Fazenda Rio Fundopelos irmãos Boaventura Maciel.

1797 - “Os Beneditinos procuraram registrarcartograficamente a extensão de suas terras nummapa intitulado “Mappa em que se mostra asTerras que São Bento possua em Maricá e asque aferia possuir e alguns dos Ereos introduzidosnelas sem legítimo título no terreno” por SimãoAntonio da Roza Pinheiro.

É atribuída ao final do século XVIII a fundaçãoda Fazenda do Vale, aos pés da Serra doCamburi.

Século XIX1802 – 15 de agosto – Construída com a mão

de obra escrava, foi benta e inaugurada a novaIgreja em honra a Nossa Senhora do Amparo,pelo padre Vicente Ferreira de Noronha etransladada a velha Imagem de Nossa Senhorado Amparo da antiga Igreja (atual Igreja de SãoJosé de Imbassaí) para a nova sede Paroquial.Apesar da inauguração, a obra, que durou 14anos, ainda estava incompleta. Ainda faltavaconstruir a torre. Construída sobre uma elevaçãode 3,00m, a nova igreja estava protegida contraas cheias da lagoa de Maricá.

Neste ano ainda, foram arrendadas doMosteiro de São Bento as Terras que deramorigem à Fazenda do Bananal.

1808 – A Família Real chegou ao Brasil.1814 – A construção da nova Igreja deu

origem a um novo núcleo de povoação que em

1868 – Em julho, a Princesa Isabel e seuesposo Conde D‘Eu visitaram Maricá.

1886 – Criação da primeira Escola Públicade Maricá por Elisiário Augusto da Matta.

1887 – Início da construção da EFM (Estradade Ferro Maricá). Engenheiros: Alfredo Florestae José Dias do Prado Jr.

1888 – Abolição da Escravatura no Brasil.1889 – O Barão de Inoã, juntamente com

Joaquim Mariano Álvares de Castro e os padresHenrique e Araújo Gama, Barbosa de Oliveirainauguraram a estação Itapeba da Estrada deFerro Maricá. Ainda em 1889, o GovernadorFrancisco Portela deu o título de cidade à Vila deSanta Maria de Maricá.

1894 – Inauguração da Estação Maricá.

Século XX1900 / 1901 – A passagem do século XIX

para o século XX foi celebrada pelo então párocoPadre Nicolao de Giácomo Navazio com a Igrejarepleta de fiéis.

1901 – Inauguração do trecho da EFM até aEstação de Manoel Ribeiro.

1923 – A Escola pública fundada por ElisiárioAugusto da Matta recebeu o nome de GrupoEscolar de Maricá.

1934 – Criação do Hospital de Maricá peloDr Orlando de Barros Pimentel e pelo CondeModesto Leal.

1944 - Durante a segunda Guerra Mundial(1939 – 1945), um filho de Maricá, chamado LuizManoel Ferreira, convocado para defender acausa da liberdade em Campos da Itália, tombouheroicamente na Batalha de Monte Castelo.Sepultado inicialmente no Cemitério MilitarBrasileiro Pistoia (Itália), em 1959 foi trazidos porordem do Presidente Jucelino Kubitschek econsentimento da sua família para o Monumentoaos Heróis da Segunda Grande Guerra Mundial.no aterro do Flamengo.

Na década de 40, Getulio Vargas visitouMaricá

1950 – Implantação do segundo maiorloteamento da América Latina, o Jardim Atlânticoem Itaipuaçu, com 24.000 lotes, realizado pelaEmpresa Cominat, sob a direção do Sr PauloMenezes.

1952 – Reinauguração da Igreja Matriz, coma finalização das obras da torre que ganhou mais14 metros de altura e a construção de anexoslaterais à edificação. Também em 1952, comquatro veículos, Jacinto Luiz Caetano deu iniciooficialmente ao transporte rodoviário em Maricá.

1953 a 1955 - Obras para a construção doGrupo Escolar Elisiário Matta.

1964 – Desativação da Estrada de FerroMaricá.

1997 - O Padre Manoel celebrou na Praiade Araçatiba uma missa campal em homenagemaos 400 anos da morte do Padre José de Anchieta.

26 de maio recebeu do príncipe RegenteDomJoão o título de Vila de Santa Maria de Maricá(O nome da Vila foi dado em homenagem à RainhaD. Maria I).

1817 – O Padre Manuel Aires de Casalescreve o documento intitulado Relação Histórico-Geográfica (Corografia Brasílica) do Reino doBrazil, onde ele apresenta um grande estudo dasProvíncias Brasileiras e dentre elas a do Rio deJaneiro. Em meio as localidades estudadas, elefaz a descrição geográfica das lagoas e de algunsrios de Maricá, destacando a variedade e aabundancia de peixes nele encontrados. Sobrea Vila de Santa Maria de Maricá, ele diz: “É aindapequena, mas bem situada junto à foz da RibeiraItapitiú sobre a margem da Lagoa, que lheempresta o nome, e regala de pescado, e ornadacom uma Igreja Matriz de Invocação de NossaSenhora do Amparo, que é o melhor templo daProvíncia, depois de excetuarmos alguns dametrópole, da qual dista perto de oito léguas paraleste, perto de seis para sussueste de Macacu, eonze para o poente de Cabo-Frio. Seushabitantes recolhem açúcar, farinha, feijão, milho,e algum café.”

1819 – A Aldeia de São Lourenço dos Índios/ Vila Real da Praia Grande (Niterói) foi elevadaa Categoria de Cidade e sua jurisdição seestendia às Paróquias de São João de Caraí(Icaraí), de Itapui (Itaipú), São Lourenço, SãoGonçalo e o território de Maricá.

1820 – Construção da Fazenda do Coqueiroem terras desmembradas da Fazenda doLagarto.

1822 – D Pedro I declarou a Independênciado Brasil e em 12 de dezembro a CâmaraMunicipal de Maricá se declarou unida àIndependência Brasileira.

1832 - Charles Darwin viajando do Rio aCabo Frio se hospeda na Fazenda Itaocaia;

1835 – O Engenheiro Militar Julio FredericoKoeler (também autor do projeto urbanístico dacasa cidade de Petrópolis e da Casa de Câmarae Cadeia de Itaboraí) foi convidado a elaborar oprojeto da Casa de Câmara e Cadeia para a Vilade Santa Maria de Maricá.

1836 – Presença do Comandante italianoGiuseppe Garibaldi em Maricá.

1837 – Fundação da Fazenda São José daCassorotiba. Apesar de ter recebido este nomesomente em 1920, esta fazenda foi fundada em1837 pelo lavrador português Rodrigo José da lficou hospedado na Fazenda do Pilar (emUbatiba) e presenteou a família anfitriã com seusretratos autografados.

1841 – Conclusão das obras da Casa deCâmara e Cadeia.

1848 – Conclusão da construção da sede daFazenda do Pilar.

1850 – Construção da Igreja de NossaSenhora da Saúde (Ubatiba)

DA HISTÓRIA DE MARICÁDa sua criação ao Século XXSéculo XVI23 de Abril de 1500 - Pedro Álvares Cabralchega ao Brasil, tomando posse da terra em nomeda Coroa Portuguesa. Nessa época, a árealitorânea do Rio de Janeiro entre Cabo Frio eAngra dos Reis era ocupada por índiosTupinambás Tamoios, grandes guerreiros eexcelentes fazedores de canoas. Mas em poucosanos, muitas batalhas travadas entre os índios eos invasores de seu território (Portugueses,Franceses e até mesmo outros grupos indígenas)foram causando a redução drástica de suapopulação.

1549 - Chegada dos Jesuítas ao Brasil.1560 - Os Portugueses, usando a mesma tática

Francesa,conseguiram o apoio dos índiosTemiminós e sob o comando do seu chefeAraribóia destruíram a Colônia e expulsaram osFranceses da Baía de Guanabara.

1574 – Em 8 de janeiro, ocorreu a doação daprimeira Sesmaria em Terras Maricaenses,medindo 500 braças em quadra na praia queestá de frente às ilhas Maricá, ao Nobre PortuguêsAntônio de Marins Coutinho, participante da lutaPortuguesa contra os Franceses na Baía deGuanabara.

1578 - Doação da segunda Sesmaria emterras Maricaenses ao Sr Manoel Teixeira, emárea próxima à lagoa.

1584 - Os Padres José de Anchieta e PedroLeitão conduziram um grande número de índiosde Cabuçu à Lagoa de Maricá para pescar. Ogrupo passou pela serra de Itatendiba e aochegar, já encontrou sinais de colonização nolocal. (IBGE, 1945). Durante a pescaria, ocorreuo milagre conhecido como “Pesca Miraculosa”em que o Padre José de Anchieta perguntavaaos índios pescadores que tipo de peixe queriampescar e após as respostas deles, o Padre osencaminhava a certos pontos da Lagoa ondeencontrariam o tipo de peixe que haviam pedido.Às vezes, em tanta quantidade, que levantavama rede para que a mesma não se rompesse como grande peso do pescado. Era a primeira vezque José de Anchieta visitava a lagoa de Maricá.

Século XVII1627 - Diogo Martins Moura e sua esposa

Francisca Serra doaram aos Frades Beneditinosdo Rio de Janeiro terras que mediam uma léguaem quadra, no local denominado Tocaya (Itaocaia/ Itaipuaçu).

1635 - Uma segunda doação foi feita aosBeneditinos pelo então governador Rodrigo deMiranda Henriques, junto à Lagoa de Mariatiba(atual Guarapina). Ao longo dos anos outrasterras foram sendo recebidas por doação, porherança, compradas ou até mesmo trocadas porcasas no Rio de Janeiro e formaram a FazendaSão Bento. Todas estas terras adquiridaschegaram a somar cerca de 5 léguas e foramutilizadas inicialmente para a criação de gado eplantio de mantimentos para os escravos.

1652 - Na Fazenda São Bento haviam 5currais e um total de 275 cabeças de gado.

1660 - Nesta época, a fazenda teve seunúmero de currais reduzido para 4, contudoaumentou o número de cabeças de gado para319. Para cuidar das terras e do gado, a fazendacontava com 16 escravos. Os quatro curraisestavam distribuídos entre Ponta Negra e Taipu(Itaipu/Niterói) e serviam estrategicamente parao descanso das boiadas que vinham de Camposao Rio de Janeiro para serem vendidas “em péou a retalho”.(Fonte: O Mosteiro de São Bentodo Rio de Janeiro - 1590/1990 - Studio HMF) Tudo em 3 x sem juros nos cartões

Page 15: Cult 113 xiv festival

O INFORMATIVO OFICIAL DO FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOwww.culturarteen.blogspot.com ANO 07 - 2° quinzena - Novembro 2012 A 15

OFERTAS VÁLIDAS DE 19 DE NOVEMBRO A05 DE DEZEMBRO OU ENQUANTODURAREM NOSSOS ESTOQUES

AMPLO ESTACIONAMENTO PARA SUA COMODIDADE.EM BREVE, ESTACIONAMENTO COBERTO

Foto

s m

era

mente

ilustr

ativas

Page 16: Cult 113 xiv festival

OS MAIORES NOMES DOS FESTIVAIS DO BRASIL REUNIDOS AQUI!

POSTO e LANCHONETE

ALELALELALELALELALELUIAUIAUIAUIAUIA

DIA 24, A PARTIR DAS 20 HORAS Restaurante Guerreiros - Ponto de EncontroPraça de Araçatiba: ingresso > 1 kg de alimento não

perecível (arroz, feijão, macarrão, leite ou óleo)

Apresentação do Coral Maricanto, Final do ConcursoBeleza Negra 2012 e entrega do troféu à vencedora doCULT MODEL 2012 e Garota Maricá 2012

A16

Patrocínio:

XIV FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOInformativo Oficial 2º quinzena deEdição Nacional novembro 2012