cuidados divisao de terras

1
Topografia Aplicada à Agronomia Profs. Baitelli / Weschenfelder CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NA DIVISÃO DE TERRAS 1. As áreas a serem instituídas devem formar um todo e ser independentes uma das outras. 2. Deve-se evitar exclusividade das servidões, ou seja, que os acidentes topográficos de uso coletivo tais como estradas, rios, córregos, etc., pertençam a somente um dos condôminos. 3. Não sendo possível o total atendimento do ítem anterior, deve-se determinar na folha de pagamento o direito de alguns condôminos usarem as servidões, desde que paguem mais por isso. 4. Sempre que possível, deve-se usar os talvegues dos rios (caminho do vale) e as linhas de festas (divisor de águas) como linhas divisórias das áreas. 5. As linhas divisórias das áreas devem ser preferencialmente paralelas entre si e não convergentes. 6. Para que tenham boa conformação, as áreas devem ser divididas de modo tal que não haja formação de ângulos muito agudos. 7. Dar a cada lote, uma extensão inversamente proporcional ao valor da terra. 8. Não é possível proceder a uma divisão de terras sem o levantamento exato do que vai ser objeto da partilha. 9. Sempre que houver menores na partilha a ação deve ser judicial. 10. Plantas existentes, muitas das quais incompletas ou confeccionadas sem precisão, devem ser abandonadas, dando lugar a novas medições e cálculos efetuados pelo método analítico. Aqui se trata apenas de alguns casos de divisão, pois o problema abrange estudos sobre legislação de terras.

Upload: rafael-kaminiche

Post on 30-Sep-2015

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Cuidados Divisao de Terras

TRANSCRIPT

  • Topografia Aplicada Agronomia Profs. Baitelli / Weschenfelder

    CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NA DIVISO DE TERRAS

    1. As reas a serem institudas devem formar um todo e ser independentes uma das

    outras. 2. Deve-se evitar exclusividade das servides, ou seja, que os acidentes

    topogrficos de uso coletivo tais como estradas, rios, crregos, etc., pertenam a somente um dos condminos.

    3. No sendo possvel o total atendimento do tem anterior, deve-se determinar na folha de pagamento o direito de alguns condminos usarem as servides, desde que paguem mais por isso.

    4. Sempre que possvel, deve-se usar os talvegues dos rios (caminho do vale) e as linhas de festas (divisor de guas) como linhas divisrias das reas.

    5. As linhas divisrias das reas devem ser preferencialmente paralelas entre si e no convergentes.

    6. Para que tenham boa conformao, as reas devem ser divididas de modo tal que no haja formao de ngulos muito agudos.

    7. Dar a cada lote, uma extenso inversamente proporcional ao valor da terra. 8. No possvel proceder a uma diviso de terras sem o levantamento exato do que

    vai ser objeto da partilha. 9. Sempre que houver menores na partilha a ao deve ser judicial. 10. Plantas existentes, muitas das quais incompletas ou confeccionadas sem

    preciso, devem ser abandonadas, dando lugar a novas medies e clculos efetuados pelo mtodo analtico.

    Aqui se trata apenas de alguns casos de diviso, pois o problema abrange

    estudos sobre legislao de terras.