cuba e seu socialismo, igualdade na pobrezarevistaitalianfood.com.br/upload_arquivos/201609/... ·...

2

Click here to load reader

Upload: vanhuong

Post on 25-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CUBA E SEU SOCIALISMO, IGUALDADE NA POBREZArevistaitalianfood.com.br/upload_arquivos/201609/... · 24 PIZZAS&MASSAS Nº 25 - 2016 2016 - Nº 25 PIZZAS&MASSAS 25 PIZZARIAS AO REDOR

252016 - Nº 25 PIZZAS&MASSAS24 PIZZAS&MASSAS Nº 25 - 2016

P I Z Z A R I A S A O R E D O R D O M U N D O

CUBA E SEU SOCIALISMO,

Cuba, o� cialmente República de Cuba, é um país insular localizado no mar

do Caribe, na América Central e Caribe. O arquipélago cubano consiste na ilha prin-cipal de Cuba, além da Ilha da Juventude e de várias ilhas menores. Havana é a maior cidade de Cuba e a capital do país, sendo Santiago de Cuba a segunda maior cidade. Cuba é o lar de mais de 11 milhões de pessoas e é a nação-ilha mais populosa do Caribe. Politicamente, Cuba é o único país socialista da América na atualidade. Em todo o mundo, apenas a China, o Laos, o Vietnã e a Coreia do Norte seguem adotando essa forma de governo falida. Cuba tem uma taxa de alfabetização de 99,8%, uma taxa de mortalidade infantil inferior, até mesmo, à de alguns países desenvolvidos e uma expectativa de vida média de 77,64. Apesar do sucesso nas áreas de saúde, igualdade social, educação e pesquisa cientí� ca, houve fracasso no campo das liberdades individuais; além disso, o governo de Castro também foi um fracasso no campo econômico. Não conseguiu diversi� car a agricultura do país

e tampouco estimular a industrialização. A economia segue dependente da exportação de açúcar e de fumo! Em março passado, Obama - presidente dos Estados Unidos - deu os primeiros passos para ume reaproxi-mação entre os dois países, o que deverá faci-litar o desenvolvimento econômico de Cuba.

O embargo americano não é a raiz da pobreza cubana. De fato, os cubanos podem comprar produtos americanos pelo México. Podem comprar carros do Japão, eletrodomésticos da Alemanha, brinquedos da China ou até cosméticos do Brasil. Por que não compram? Porque não têm com o que comprar. O governo cubano emite moeda sem lastro. Cuba oferece poucas coi-sas de valor para o resto do mundo. Cuba é pobre porque o trabalho dos cubanos não é produtivo. Faltam ferramentas e máquinas para trabalhar a terra. A importação de bens de capital é restrita pelo governo. Faltam caminhões para transportar alimentos e os poucos que existem estão velhos e passam grande parte do tempo sendo consertados.

Dizem que Cuba tem medicina e edu-

cação de ponta. Ainda que fosse verdade, isso seria bom apenas para o pesquisador de ponta. E, triste para o resto da população que vive longe da ponta, sem acesso a in-formação aberta ou aos medicamentos mais básicos, como analgésicos e antitérmicos. É como na saudosa União Soviética. A engenharia era de ponta. Colocava gente no espaço e tanques na avenida. Só não era capaz de colocar carros nas garagens, nem máquina de lavar nas casas.

Ao atravessar a capital, a impressão é de desolação e pobreza. Parece que, recen-temente, houve uma guerra, de tanto que as casas parecem estar caindo aos pedaços! A grande atração são os carros americanos antigos, velhos Pontiac e Cadillac dos anos 40, 50 e 60 do século XX. Os turistas nor-malmente não param (e nem passam por Havana) e são diretamente encaminhados do aeroporto para as zonas praianas, prin-cipalmente Varadero, Cayo Coco e Cayo Largo, e seus hotéis all inclusive, � cando assim com uma visão distorcido da reali-dade cubana.

IGUALDADE NA POBREZA

Page 2: CUBA E SEU SOCIALISMO, IGUALDADE NA POBREZArevistaitalianfood.com.br/upload_arquivos/201609/... · 24 PIZZAS&MASSAS Nº 25 - 2016 2016 - Nº 25 PIZZAS&MASSAS 25 PIZZARIAS AO REDOR

252016 - Nº 25 PIZZAS&MASSAS24 PIZZAS&MASSAS Nº 25 - 2016

P I Z Z A R I A S A O R E D O R D O M U N D O

Uma das pizzarias mais recomendadas da capital é a 5Esquinas Trattoria. Localizada no bairro de Habana Vieja, o seu nome vem do simples fato do estabelecimento estar situada em uma das esquinas de uma encruzilhada de 5 ruas. A noite, a vizinhança pode pare-cer um pouco assustadora, mas, de novo, essa impressão vem mais do mau estado de conservação geral das casas do que das pessoas que povoam o lugar. O restaurante é bem pequeno, com mobília simples (para não dizer pobre) e algumas mesas externas colocadas na rua lateral, sem passagem.

O importante é a comida! O cardápio não é extenso; oferece algumas variedades de

pizzas, massas e pescados. Feitos com ingredientes de qualidade e um certo capricho, todos os pratos, embora simples, são muito bons. As pizzas tem massa � na, levemente crocante e um bom recheio. Experimentamos a de frutos do mar e a de frios; ambas estavam perfeitas, na medida. Para passar o tempo, iniciamos com uma porção de frios, generosa em

prosciutto de Parma, e alguns mojitos bem preparados. As massas frescas são saborosas.

No conjunto, a 5Esquinas Trattoria, com seu pessoal atencioso e sua boa comida é, com certeza, um excelente lugar para se comer na Habana Vieja. Tivemos várias experiências bem negativas em lugares reco-mendados e considerados como � níssimos pelos guias locais!