ct news fevereiro 2012

5
CT NEWS Informativo do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Ano VI. Fevereiro de 2012 Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760 Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br CT recebe mais de 700 novos alunos no primeiro semestre O dia 23 de fevereiro marca o início da jornada acadêmica para 736 alunos que entraram nos diversos cursos de gra- duação do Centro de Tecnologia. A direção do CT prepara anual- mente a Semana Zero, evento com o intuito de orientar e es- timular estes novos alunos. “É uma oportunidade para eles terem um primeiro contato com a instituição e receberem um re- cepção calorosa”, explica o dire- tor do CT, professor Barros Neto. Os calouros lotaram o auditório durante as aulas inaugurais, na ocasião eles participaram de pa- lestras. O conferencista convidado foi o engenheiro mecânico, Luiz Tavares de Carvalho, profissional com mais de 40 anos de carreira em empresas multinacionais. A cada turno, foram homenagea- dos os três alunos que alcan- çaram melhor pontuação no Exame Nacional do Ensino Mé- dio (ENEM) em cada um dos cursos. Receberam, também, instruções de como usar todos os recursos das bibliotecas da Universidade, como renovação e reserva de livros pela internet. Em seguida, o diretor deu as boas vindas e informou aos ingres- santes o status do Centro de Tec- nologia como um dos melhores do País. “Vocês estão ingressando em um dos maiores CTs do Bra- sil. Aqui, quem se dedica aos es- tudos consegue bons empregos em qualquer lugar do mundo. Há ex-alunos nossos trabalhando em diversos países”, anunciou. Segundo ele, o CT/UFC abraçou o desafio de tornar-se o maior do Nordeste nos próximos anos. Os alunos veteranos prepara- ram o Trote Solidário, uma gincana em que foram arreca- dados livros e roupas, houve também doação de sangue. Entre os pontos altos da progra mação, estava o desafio de propor soluções para o tratamento de um resíduo sólido muito conhe- cido do fortalezense: o coco, uma possibilidade de incitar a criativi- dade e a responsabilidade social. No dia seguinte, cada coorde- nador recebeu seus alunos para uma apresentação mais detalha- da de cada curso Os novos alunos lotaram os auditórios durante a s aulas inaugurais da Semana Zero . Ao todo são 736 alunos que ingressaram nos cursos de graduação do Centro.

Upload: centro-de-tecnologia-ufc

Post on 10-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Informativo do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará

TRANSCRIPT

Page 1: CT News fevereiro 2012

CT NEWSInformativo do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Ano VI. Fevereiro de 2012

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br

CT recebe mais de 700 novos alunos no primeiro semestre

O dia 23 de fevereiro marca o início da jornada acadêmica para 736 alunos que entraram nos diversos cursos de gra-duação do Centro de Tecnologia.

A direção do CT prepara anual-mente a Semana Zero, evento com o intuito de orientar e es-timular estes novos alunos. “É uma oportunidade para eles terem um primeiro contato com a instituição e receberem um re-cepção calorosa”, explica o dire-tor do CT, professor Barros Neto. Os calouros lotaram o auditório durante as aulas inaugurais, na ocasião eles participaram de pa-lestras. O conferencista convidado foi o engenheiro mecânico, Luiz Tavares de Carvalho, profissional com mais de 40 anos de carreira

em empresas multinacionais.A cada turno, foram homenagea-dos os três alunos que alcan-çaram melhor pontuação no Exame Nacional do Ensino Mé-dio (ENEM) em cada um dos cursos. Receberam, também, instruções de como usar todos os recursos das bibliotecas da Universidade, como renovação e reserva de livros pela internet. Em seguida, o diretor deu as boas vindas e informou aos ingres-santes o status do Centro de Tec-nologia como um dos melhores do País. “Vocês estão ingressando em um dos maiores CTs do Bra-sil. Aqui, quem se dedica aos es-tudos consegue bons empregos em qualquer lugar do mundo. Há ex-alunos nossos trabalhando em diversos países”, anunciou.

Segundo ele, o CT/UFC abraçou o desafio de tornar-se o maior do Nordeste nos próximos anos.

Os alunos veteranos prepara-ram o Trote Solidário, uma gincana em que foram arreca-dados livros e roupas, houve também doação de sangue.

Entre os pontos altos da programação, estava o desafio de propor soluções para o tratamento de um resíduo sólido muito conhe-cido do fortalezense: o coco, uma possibilidade de incitar a criativi-dade e a responsabilidade social.

No dia seguinte, cada coorde-nador recebeu seus alunos para uma apresentação mais detalha-da de cada curso

Os novos alunos lotaram os auditórios durante a s aulas inaugurais da Semana Zero . Ao todo são 736 alunos que ingressaram nos cursos de graduação do Centro.

Page 2: CT News fevereiro 2012

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br

Luiz Tavares de Carvalho é engenheiro mecânico há mais de 40 anos, grande parte da sua carreira foi dedicada à empresa multinacional Mercedes-Benz. O profissional que também é professor universitário e membro do Conselho Regional de Engenharia, Ar-quitetura e Agronomia (CREA), foi o convidado para palestrar aos alunos ingressantes nas graduações do Cen-tro de Tecnologia na Semana Zero.

A conferência realizada em um au-ditório lotado pelos novos universitári-os foi pautada por orientações sobre o funcionamento de linhas de produção em grandes indústrias, exigências do mercado de trabalho, mas também foi marcada por conselhos, estímulos e ex-periências de vida. Luiz, que foi calouro da Faculdade de Engenharia Industrial década de 1960, reviveu com a pla-teia a experiência de ingressar nesta nova fase. “Vocês são a expressão do conhecimento, cabe agora a vocês a missão de tornar esta Universidade ainda maior e melhor, e só se faz algo verdadeiramente bom quando se tem paixão”, declarou o conferencista.

Em entrevista concedida ao CT News, Luiz Tavares falou sobre novas tec-nologias que devem ser implemen-tadas nos cursos de Engenharia, tra-çou o perfil profissional exigido de novos profissionais e apontou cami-nhos de parceria entre as empresas e a instituição de ensino superior.

CT News - O que o senhor vis-lumbra de desafios para essa turma que ingressa agora na universidade? Quais são seus prognósticos para o mercado de trabalho na área de Engenharia?

Luiz Tavares- Os desafios são as mudanças que estão acon-tecendo na sociedade e na tecnologia. O ensino mu-dou radicalmente nos dias de hoje no que diz respeito a materiais, produtos, siste-mas de manufaturas. Tudo isso sofreu mudanças muito grandes e exige dos novos engenheiros um posiciona-mento de acordo com essas exigências. Uma postura ob-jetiva e focada para atender as exigências do consumidor, da sociedade e do governo.

O consumidor exige um produto simples e eficiente e também a realização de so-nhos. Com relação à socie-dade, o engenheiro, contribui para o desenvolvimento, cria valor e melhora a qualidade de vida. Com relação ao Governo, há a demanda de de-senvolvimento tecnológico que promova a independência no País em relação aos demais.

CT News - O senhor foi professor durante muitos anos, como o sen-hor define o perfil de um aluno de excelência? Quais as competên-cias que ele deve desenvolver?

L T- Essa questão depende de vários aspectos, um deles é a Universidade adequar-se cor-retamente às exigências do mercado. O engenheiro que tem mais probabilidade de ter sucesso é aquele que tem mais domínio tecnológico, o que é mais atualizado. Contudo, isso

precisa ser complementado com conhecimentos de Economia, que é seguramente, um dos aspectos mais importantes. Há uma mudança neste conceito: para que um produto seja liberado para industrialização ele precisa ser viável economicamente, a possibilidade de retorno deve compensar o investimento num período de dois a cinco anos.

Outra competência muito impor-tante é a gestão de pessoas. É preci-so desenvolver multifuncionalidade e adequação ao trabalho em equipe e reforçar a autoestima das pessoas que trabalham com você. Proporcio-nar a eles o reconhecimento e assim possibilitar a realização profissional.

Assim que o estudante sai da Uni-versidade, ainda não tem todas es-sas qualidades, mas é isso que ele deve ter em mente quando estiver desempenhando o seu trabalho, pra que possa atender às expectativas da empresa. Para um engenheiro ter uma maior chance no mercado de trabalho ele deve ser um plu-ralista com foco na especialização.

CT News - Pela sua experiência como professor, que desafios o senhor aponta para a universidades formação de novos engenheiros?

L T- Acho que nós, muitas vezes, ainda estamos organizados numa etapa anterior àquela que nós já vi-vemos. Nos laboratórios se discute torneamento, fresamento, retífica, tudo por processos, enquanto que nas fábricas se fala de célula de manufatura, fluxo de peça única, capabilidade e controle estatístico de processos. As faculdades e uni-versidades precisam se adaptar para atender o processo de uma forma completa e integrada. Não adianta alguém estar ensinando de uma for

ma quando as exigências de merca-do são outras. O mais importante é que os professores não devem sim-plesmente ensinar, devem desper-tar nos alunos o desejo de aprender.

CT News- No longo período que o senhor trabalhou na Mercedes-Benz, o que o senhor viu de parcerias en-tre universidades e a multinacional?

L T – Nós tivemos um programa bastante interessante: durante as férias escolares, nós abríamos a empresa para professores par-ticiparem de cursos. Fazíamos isso porque, normalmente, os professo-res não têm condições de praticar as técnicas exigidas pela indústria. Dos professores que foram para

lá, muitos fizeram sua disserta-ção de mestrado com base no trabalho desenvolvido na empresa.

CT News- O Centro de Tecnolo-gia abraçou o desafio de se tornar o maior do Nordeste em dois anos, que orientações o senhor daria para que esse resultado seja alcançado?

L T- De imediato, os laboratórios de-vem ser adequados para as exigên-cias da indústria, como eu disse: focar no ensino sobre produção puxada,

células de manufatura, produção de qualidade, fluxo de peça úni-ca, estabilidade do processo. Isso exige que se estabeleçam os currículos dentro destas linhas de ação. Produto como realiza-ção de sonhos, de mitos e como criação de valor para o cliente.

Outra ação é realizar intercâmbios com outras universidades, dentro e fora do Brasil, e ver que tipo de pes-quisas estão sendo desenvolvidas, que materiais novos, mais leves e resistentes, estão sendo utilizados.

Em termos de processos: a usina-gem em altíssima velocidade de corte é um dos mais atuais, assim como a aplicação de ligas compos-tas em aviões e nova tecnologia de solda. Automação que, em vez de ser intensa, é aplicada somente em ambientes insalubres e movi-mentação de cargas pesadas.

Todas essas mudanças devem ser observadas aqui para acompan-har as exigências de mercado.

CT News Entrevista

“Os professores não devem simples-mente ensinar, devem despertar nos alunos o desejo de aprender.” ( Luiz Tavares de Carvalho)

O palestrante em uma das aulas inaugurais

CT News Entrevista

A pesquisadora britânica, Philippa Usher, de 23 anos, esteve durante o mês de fevereiro na Universi-dade Federal do Ceará, desenvol-vendo o trabalho de campo para seu doutorado em parceria com o Observatório Tecnológico do CT. Ela estuda Ciências Ambientais na Universidade de Leeds na In-glaterra e dedica-se à análise de baixo carbono no ciclo de vida do biodiesel no Nordeste do Brasil.

A jovem decidiu-se pelo intercâm-bio na UFC depois de conhecer o trabalho do professor Marcos Ronaldo Albertin, coordenador do Observatório Tecnológico da UFC, que é especialista na área.

Philippa esteve também no mu-nicípio de Quixadá, onde visitou a Usina de Biodiesel da Petrobras para realizar entrevistas. “Os da-dos que eu coletei foram excelen-tes e eu espero, no futuro, realizar mais trabalhos de campo”, afirma.

Um dos focos de sua pesquisa é co-nhecer os impactos ambientais oca-sionados pela produção de biodisel, e para isso ela pretende de manter contato com os pesquisadores da UFC no decorrer do curso de doutorado.

Segundo ela, o intercâmbio foi uma oportunidade profícua de ex-tender seus conhecimentos cientí-ficos, mas também uma experiência prazerosa de praticar o Português e conhecer a cidade de Fortaleza.

Ela destaca, também, a receptivi-dade de alunos e professores da UFC. “A Universidade foi muito hospitaleira ao longo da minha estadia”, afirma a doutoranda.

Observatório Tecnológico recebe pesquisadora da Universidade de Leeds

Page 3: CT News fevereiro 2012

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br

O momento compôs a programação do Seminário Acadêmico destinados aos docentes dos pro-gramas de mestrado e douto-rado e foi uma oportunidade de conhecer detalhadamente o panorama da Pós-Graduação no País.

Segundo o diretor, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( Capes) é respon-sável pela formação de professores e alunos e dispõe, em 2012, de um orçamento de aproximadamente 1,8 bilhões de reais a ser aplicado na oferta de bolsas, no fomento à pesquisa e manutenção do portal.

Os dados mais recentes apontam que a Capes disponibiliza 71.957 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e que houve nos úl-timos dois anos um aumento de 40% no número deste subsídio. Cantídio percebe que, devido aos investi-mentos em infraestrutura feitos no País, se desenha um cenário favorável para as Engenharias . “Há uma previsão de aumento de 4.000 bol-sas e a maioria delas será destinada à Engenharia”, prenuncia o diretor.

O encontro foi propício para traçar metas de consolidação e ex-pansão para os programas de Pós Graduação do CT. Entre as orientações apontadas, estão a in-ternacionalização, que deve ser estrategicamente direcionada.

De acordo com o diretor, é mais fa-

Diretor da Capes reúne-se com a Pós-Graduação do CT

vorável ao programa um convênio exclusivo com uma universidade estrangeira que seja referência, do que dispersar vínculos com várias instituições. “Também é muito im-portante ter no quadro docente pesquisadores que tenham dado conferências no exterior”, orienta.

Outra iniciativa que promove os cursos de Pós-Graduação é prestar suporte a outras Universidades brasileiras que estejam iniciando seus programas. Cantídio fez um alerta aos professores presen-tes: crescer é uma exigência. “Se um programa está estagnado no nível 3, por exemplo, provavel-mente ele será cortado”, afirma.

Ao fim da reunião, o diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Bar-ros Neto fez o convite para que ,em outra ocasião, Emídio Cantí-dio pudesse participar da elabo-ração de um documento,um plano de crescimento para os programas de Pós-Graduação do CT. O convite foi prontamente aceito pelo diretor da Capes.

Subsídios da Capes

Além de bolsas, há outros recursos da Coordenação que que podem ser requisitados pelos professores

Programa de Apoio a Even-tos no País – As coordena-ções podem solicitar recursos para a realização de eventos acadêmicos até 20 dias antes.

Pró-Equipamentos – Ver-ba destinada ao aparel-hamento de laboratórios, os equipamentos devem ter finalidade científica. O benefício não é voltado para obtenção de computa-dores ou aparelhos de ar condicionado, por exemplo.

Portal de Periódicos - Essa plataforma disponibiliza mais de 20 mil revistas científicas, a busca pode ser realizada por tema, o metabusca-dor do portal compila cen-tenas de publicações por segundo. Essa ferramenta deve ser amplamente difun-dida entre os alunos tanto de graduação como de Pós.

No dia dez de fevereiro, o diretor de Programas e Bolsas da Capes no País, Emídio Cantídio, participou de um encontro com os professores de Pós-Graduação do Centro de Tecnologia

CT seleciona alunos para intercâmbio em universidades norte-americanas

Até o dia 23 de março, estão abertas as inscrições de alu-nos do Centro de Tecnologia da UFC interessados em participar de intercâmbio em duas universidades norte-americanas: a Missouri University of Science and Technology (Missouri S&T) e a University of Mississippi. A oportunidade é viabilizada pela parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fundo para Melhoria da Educação Pós-Secundária (Fund for the Improvement of Post Secondary Education- Fipse).

Ao todo são três vagas para o intercâmbio, que oferece suporte financeiro mensal de US$ 870,00, verba para a compra de passagens, auxílio para hospeda-gem e seguro saúde. Algumas das exigências para a seleção são que o aluno não tenha nenhuma reprova-ção no currículo e Índice de Rendimento Acadêmico acima de 8000. “Estamos procurando alunos de ex-celência, neste ano temos a expectativa de aumento no número de inscritos”, diz o professor do Departa-mento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, André Be-zerra dos Santos, componente da comissão avaliadora.

Segundo ele, quem for escolhido deverá, com ajuda de um orientador acadêmico do seu curso, elaborar um plano de estudos com as disciplinas que deverá cursar. De agosto a dezembro de 2012, o estudante irá morar em residências universitárias, frequentar as aulas com as turmas regulares da instituição e terá, também, o acompanhamento de um tutor. “Há toda estrutura para que o aluno tenha um bom desem-penho e uma estadia agradável”, incentiva o professor.

O estudante do 9º semestre de Engenharia Civil, Francisco Alberto de Castro, foi um dos contemplados no semestre passado. Alberto cursou disciplinas como Introdução à En-genharia Internacional na Missouri S&T, ele ressalta que as acomodações são confortáveis e possibilitam a interação com os demais universitários. “A viagem como um todo foi uma experiência incrível que irei aproveitar para o resto da minha vida. Os professores que tive e as pessoas com quem fiz amizade são incríveis” declara o concludente.

A documentação (ver edital no site www.ct.uf.br) de-verá ser entregue na secretaria do CT ( bloco710)

Programa FIPSE/Capes proporciona aos estudantes do CT oportunidade de estudar no exterior. São oferecidas três

Prédio do Departamento de Engenharia da Missouri S&T

A Escola de Engenharia da Universidade do Mississipi existe há mais de um século

Competição de Engenharia realizada na UM em fevereiro

Laborarório de Engenharia Mecânica na Missoury S&T

Page 4: CT News fevereiro 2012

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br

A dupla formada pelos alu-nos do curso de Engenharia Metalúrgica da UFC, Helilton Morais Rego Lima Filho e Fer-nando Emerson Viana Sousa, venceu o torneio mundial Vir-tual Steelmaking Challenge no dia oito de fevereiro na Bélgica.

Os alunos superaram os norte-americanos e os pentacam-peões chineses na etapa final da disputa que simula a produção de aço ao menor custo total.

Helilton lembra que havia em-presários das maiores com-panhias mundiais na área de Siderurgia presentes no evento. “Assim que conse-guimos a vitória, os representantes da Gerdau vieram fa-lar com a gente e deixaram clara a intenção de nos ter na empresa”, comemora.

O estímulo para participar Vir-tual Steelmaking Challenge surgiu do professor Alex Maia do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Mate-riais (DEMM). A primeira sele-tiva ocorreu em toda a América Latina, e a equipe formada pe-los alunos: Rômulo Sousa Araú-jo, Thiago Menezes, Necy Alves, Mateus Paulino, Fernando Viana e Helilton Lima saiu vencedora. Para que os representantes da equipe competissem na etapa seguinte foi crucial o apoio dos professores Hé-lio Miranda e Marcelo Mota na orientação e captação de recursos para a viagem. Segundo Helilton, o treinamen-to virtual através do site (www.steeluniversity.org) ajuda os es-tudantes a superar a deficiência

de trabalho em campo. “Essa simulação exige competências equivalentes ao de um engenheiro profissional, que é criar o melhor composto quími-co pelo menor custo”, afirma

A equipe cearense conseguiu superar mais de 650 grupos de diversos países e foi formada por concludentes do curso, que agora pretendem repassar a ex-periência aos alunos novatos.

A ideia é treiná-los por meio de um desafio interno, para que haja estudantes ap-tos a competir nas próxi-mas edições do torneio.

Alunos da Engenharia Metalúrgica são campeões mundiais no 6th Virtual Steelmaking ChallengeHelilton Morais e Emerson Viana representaram o Brasil no campeonato mundial rea

lizado na Bélgica. A dupla foi campeã na categoria indústria.

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br

Curtas

Durante os dez dias do Trote Solidário 2012.1, fi-nalizado dia três de março, alunos de todos os cur-sos do CT estiveram mobilizados em torno de de-safios, gincanas e ações beneficentes.

Oito equipes participaram representan-do suas graduações no evento que, além de proporcionar a as boas-vindas aos recém-chegados, estimula a liderança e a responsabilidade social e ambiental.

No Desafio do Engenheiro, vencido pela equipe da Engenharia Química, a meta foi pro-por soluções viáveis para o aproveitamento do coco, resíduo que causa problemas pelo descarte irresponsável pelas ruas de Fortaleza. Entre as ideias apresentadas estavam o uso do material para produção de asfalto e do sumo para biodiesel.

Uma das provas mais importantes foi a arrecada-ção de doações: o livros e apostilas serão desti-nados aos cursos gratuitos da Universidade, que preparam alunos da rede pública para o ENEM, como o PROEXATAS, o Cursinho da Faculdade de Di-reito e o Pré-Vestibular da Faculdade de Medicina.

Os alimentos serão entregues instituições como o IPREDE e a Associação de Moradores do bairro Pici, as peças de roupa vão para moradores caren-tes da comunidade do trilho. Houve também uma visita ao Hemoce, onde foram feitas doações de sangue e cadastros para doação de medula óssea.

Veja fotos no Galeria CT News

Trote Solidário 2012: integração e responsabilidade social

Foram entregues a todos os alunos do Cen-tro de Tecnologia a Agenda UFC 2012.Ao todo foram distribuídas 3.600 unidades a to-dos os alunos de graduação. Aqueles que ain-da não receberam devem procurar a PROGRAD.

Pós-Graduação em Engenharia Química tem primeira defesa de teseAconteceu, dia 23 de fevereiro, a primeira defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.

O trabalho “Estudos de Avaliação e Melhoramento de Produtos para a Indústria de Petróleo e de Bioderiva-dos” é de autoria do recém-doutor Francisco Murilo Tavares de Luna , também professor do Departamento. A tese foi orientada pelo prof. Célio Loureiro Cavalcante Jr. e da profª Di-

ana Azevedo.

Além do Prof. Célio Loureiro, a banca foi for-mada pelos professores Sebastião Mardônio de Lucena, da UFC, César Costapinto Santana, da Universidade Estadual de Campinas (Uni-camp), Donato Aranda, da Universidade Fed-eral do Rio de Janeiro (UFRJ), e Maria Adelina Santos Araújo, da Universidade Petrobras.

Centro Acadêmico da Engenharia Química promoveu Semana CulturalO evento foi realizado para receber os novos alunos, na programação foi vasta, contou com minicursos, oficinas de língua estrangeira e de dança. Houve também uma palestra sobre em-preendedorismo com o engenheiro Flávio Waltz.

Veja fotos no Galeria CT News

Consuni aprova curso superior em Gestão de Qualidade para servidores

Sob a coordenação da Superintendência de Recursos Humanos o curso temporário terá 70% das vagas serão destinadas aos servidores técnico-administrativos de nível médio da UFC e funcionará com duas turmas de 50 alunos

Agendas UFC 2012

Page 5: CT News fevereiro 2012

Galeria CT News

Virtual Steelmaking Challenge. Os alunos Helilton Morais Rego Lima Filho e Fernando Emerson Viana Sousa venceram a competição que aconteceu na Bélgica

Aulas inaugurais na Semana Zero. Auditório CT

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br

Galeria CT News

Trote Solidário : na programação aconteceram gincanas, desafios e ações solidárias. Roupas e alimentos arrecadados serão destinados a instituições beneficentes.

A Semana Cultural da Engenharia Química promoveu mini-cursos, palestra sobre em-preendedorismo e oficinas de dança

Centro de Tecnologia – Campus do Pici – Bloco 710 – CEP: 60455-760Fone: (85) 3366.9602/3366.9609 – [email protected] – www.ct.ufc.br