critÉrios de avaliaÇÃo 1º ciclo 4.º ano de ... - avert.pt · critÉrios de avaliaÇÃo 1º...

33
ANO LETIVO 2017/2018 1 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE DESEMPENHO Números e Ope- rações Números naturais Contar Reconhece, sem falhas, que se poderia pros- seguir a contagem indefinidamente introduzin- do regras de construção análogas às utilizadas para a contagem até um milhão. MB Reconhece com facilidade que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente intro- duzindo regras de construção análogas às uti- lizadas para a contagem até um milhão. B Reconhece que se poderia prosseguir a conta- gem indefinidamente introduzindo regras de construção análogas às utilizadas para a con- tagem até um milhão. S Reconhece, com falhas muito significativas, que se poderia prosseguir a contagem indefini- damente introduzindo regras de construção análogas às utilizadas para a contagem até um milhão. I Não reconhece que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo regras de construção análogas às utilizadas para a contagem até um milhão. F Sabe, sem apresentar falhas, que o termo «bi- lião» e termos idênticos noutras línguas têm significados distintos em diferentes países, designando um milhão de milhões em Portugal e noutros países europeus e um milhar de mi- lhões no Brasil (bilhão) e nos EUA (billion), por exemplo. MB Sabe, com alguma segurança, muitas vezes que o termo «bilião» e termos idênticos noutras línguas têm significados distintos em diferentes países, designando um milhão de milhões em Portugal e noutros países europeus e um mi- lhar de milhões no Brasil (bilhão) e nos EUA (billion), por exemplo. B Sabe que o termo «bilião» e termos idênticos noutras línguas têm significados distintos em diferentes países, designando um milhão de S

Upload: phungnga

Post on 14-Dec-2018

240 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

1

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1º CICLO

4.º ANO DE ESCOLARIDADE

MATEMÁTICA

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

Números e Ope-

rações

Números naturais

Contar

Reconhece, sem falhas, que se poderia pros-seguir a contagem indefinidamente introduzin-do regras de construção análogas às utilizadas para a contagem até um milhão.

MB

Reconhece com facilidade que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente intro-duzindo regras de construção análogas às uti-lizadas para a contagem até um milhão.

B

Reconhece que se poderia prosseguir a conta-gem indefinidamente introduzindo regras de construção análogas às utilizadas para a con-tagem até um milhão.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, que se poderia prosseguir a contagem indefini-damente introduzindo regras de construção análogas às utilizadas para a contagem até um milhão.

I

Não reconhece que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo regras de construção análogas às utilizadas para a contagem até um milhão.

F

Sabe, sem apresentar falhas, que o termo «bi-lião» e termos idênticos noutras línguas têm significados distintos em diferentes países, designando um milhão de milhões em Portugal e noutros países europeus e um milhar de mi-lhões no Brasil (bilhão) e nos EUA (billion), por exemplo.

MB

Sabe, com alguma segurança, muitas vezes que o termo «bilião» e termos idênticos noutras línguas têm significados distintos em diferentes países, designando um milhão de milhões em Portugal e noutros países europeus e um mi-lhar de milhões no Brasil (bilhão) e nos EUA (billion), por exemplo.

B

Sabe que o termo «bilião» e termos idênticos noutras línguas têm significados distintos em diferentes países, designando um milhão de

S

Page 2: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

2

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

milhões em Portugal e noutros países euro-peus e um milhar de milhões no Brasil (bilhão) e nos EUA (billion), por exemplo.

Sabe, com falhas muito significativa,s que o termo «bilião» e termos idênticos noutras lín-guas têm significados distintos em diferentes países, designando um milhão de milhões em Portugal e noutros países europeus e um mi-lhar de milhões no Brasil (bilhão) e nos EUA (billion), por exemplo.

I

Não sabe que o termo «bilião» e termos idênti-cos noutras línguas têm significados distintos em diferentes países, designando um milhão de milhões em Portugal e noutros países euro-peus e um milhar de milhões no Brasil (bilhão) e nos EUA (billion), por exemplo.

F

Efetuar divi-sões inteiras

Efetua, sem apresentar falhas, divisões inteiras com dividendos de três algarismos e divisores de dois algarismos, nos casos em que o divi-dendo é menor que 10 vezes o divisor, come-çando por construir uma tabuada do divisor constituída pelos produtos com os números de 1 a 9 a e apresentar o resultado com a disposi-ção usual do algoritmo.

MB

Efetua, com bastante facilidade, divisões intei-ras com dividendos de três algarismos e diviso-res de dois algarismos, nos casos em que o dividendo é menor que 10 vezes o divisor, co-meçando por construir uma tabuada do divisor constituída pelos produtos com os números de 1 a 9 a e apresentar o resultado com a disposi-ção usual do algoritmo.

B

Efetua divisões inteiras com dividendos de três algarismos e divisores de dois algarismos, nos casos em que o dividendo é menor que 10 vezes o divisor, começando por construir uma tabuada do divisor constituída pelos produtos com os números de 1 a 9 a e apresentar o re-sultado com a disposição usual do algoritmo.

S

Efetua, com falhas muito significativas, divi-sões inteiras com dividendos de três algaris-mos e divisores de dois algarismos, nos casos em que o dividendo é menor que 10 vezes o divisor, começando por construir uma tabuada do divisor constituída pelos produtos com os números de 1 a 9 a e apresentar o resultado com a disposição usual do algoritmo.

I

Não efetua divisões inteiras com dividendos de F

Page 3: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

3

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

três algarismos e divisores de dois algarismos, nos casos em que o dividendo é menor que 10 vezes o divisor, começando por construir uma tabuada do divisor constituída pelos produtos com os números de 1 a 9 a e apresentar o re-sultado com a disposição usual do algoritmo

Efetua, sem apresentar falhas, divisões inteiras com dividendos de três algarismos e divisores de dois algarismos, nos casos em que o divi-dendo é menor que 10 vezes o divisor, utili-zando o algoritmo, ou seja, determinando os algarismos do resto sem calcular previamente o produto do quociente pelo divisor.

MB

Efetua, quase sempre com correção, divisões inteiras com dividendos de três algarismos e divisores de dois algarismos, nos casos em que o dividendo é menor que 10 vezes o divi-sor, utilizando o algoritmo, ou seja, determi-nando os algarismos do resto sem calcular previamente o produto do quociente pelo divi-sor.

B

Efetua divisões inteiras com dividendos de três algarismos e divisores de dois algarismos, nos casos em que o dividendo é menor que 10 vezes o divisor, utilizando o algoritmo, ou seja, determinando os algarismos do resto sem cal-cular previamente o produto do quociente pelo divisor.

S

Efetua, com falhas muito significativas, divi-sões inteiras com dividendos de três algaris-mos e divisores de dois algarismos, nos casos em que o dividendo é menor que 10 vezes o divisor, utilizando o algoritmo, ou seja, deter-minando os algarismos do resto sem calcular previamente o produto do quociente pelo divi-sor.

I

Não efetua divisões inteiras com dividendos de três algarismos e divisores de dois algarismos, nos casos em que o dividendo é menor que 10 vezes o divisor, utilizando o algoritmo, ou seja, determinando os algarismos do resto sem cal-cular previamente o produto do quociente pelo divisor.

F

Efetua, sem falhas, divisões inteiras com divi-dendos de dois algarismos e divisores de um algarismo, nos casos em que o número de dezenas do dividendo é superior ou igual ao divisor, utilizando o algoritmo.

MB

Page 4: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

4

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

Efetua, com muita correção, divisões inteiras com dividendos de dois algarismos e divisores de um algarismo, nos casos em que o número de dezenas do dividendo é superior ou igual ao divisor, utilizando o algoritmo.

B

Efetua divisões inteiras com dividendos de dois algarismos e divisores de um algarismo, nos casos em que o número de dezenas do divi-dendo é superior ou igual ao divisor, utilizando o algoritmo.

S

Efetua com falhas muito significativas divisões inteiras com dividendos de dois algarismos e divisores de um algarismo, nos casos em que o número de dezenas do dividendo é superior ou igual ao divisor, utilizando o algoritmo.

I

Não efetua divisões inteiras com dividendos de dois algarismos e divisores de um algarismo, nos casos em que o número de dezenas do dividendo é superior ou igual ao divisor, utili-zando o algoritmo.

F

Efetua, sem apresentar falhas, divisões inteiras utilizando o algoritmo.

MB

Efetua com muita correção divisões inteiras utilizando o algoritmo.

B

Efetua divisões inteiras utilizando o algoritmo. S

Efetua com falhas muito significativas divisões inteiras utilizando o algoritmo.

I

Não efetua divisões inteiras utilizando o algo-ritmo.

F

Identifica, sem falhas, os divisores de um nú-mero natural até 100.

MB

Identifica os divisores de um número natural até 100, com facilidade.

B

Identifica os divisores de um número natural até 100.

S

Identifica com falhas muito significativas os divisores de um número natural até 100.

I

Não identifica os divisores de um número natu-ral até 100.

F

Resolver pro-blemas

Resolve, sem apresentar falhas, problemas de vários passos envolvendo as quatro opera-ções.

MB

Resolve muitas vezes problemas de vários passos envolvendo as quatro operações.

B

Resolve problemas de vários passos envol-vendo as quatro operações.

S

Resolve com falhas muito significativas, pro- I

Page 5: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

5

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

Números racio-nais não negati-

vos

blemas de vários passos envolvendo as quatro operações.

Não resolve problemas de vários passos en-volvendo as quatro operações.

F

Simplificar

frações

Reconhece, sem apresentar falhas, que multi-plicando o numerador e o denominador de uma dada fração pelo mesmo número natural se obtém uma fração equivalente.

MB

Reconhece, muitas vezes, que multiplicando o numerador e o denominador de uma dada fra-ção pelo mesmo número natural se obtém uma fração equivalente.

B

Reconhece que multiplicando o numerador e o denominador de uma dada fração pelo mesmo número natural se obtém uma fração equiva-lente.

S

Reconhece com falhas muito significativas que multiplicando o numerador e o denominador de uma dada fração pelo mesmo número natural se obtém uma fração equivalente.

I

Não reconhece que multiplicando o numerador e o denominador de uma dada fração pelo mesmo número natural se obtém uma fração equivalente.

F

Simplifica, sem falhas, frações nos casos em que o numerador e o denominador pertençam simultaneamente à tabuada do 2 ou do 5 ou sejam ambos múltiplos de 10.

MB

Simplifica, muitas vezes, frações nos casos em que o numerador e o denominador pertençam simultaneamente à tabuada do 2 ou do 5 ou sejam ambos múltiplos de 10.

B

Simplifica frações nos casos em que o nume-rador e o denominador pertençam simultanea-mente à tabuada do 2 ou do 5 ou sejam ambos múltiplos de 10.

S

Simplifica, com falhas muito significativas, fra-ções nos casos em que o numerador e o de-nominador pertençam simultaneamente à ta-buada do 2 ou do 5 ou sejam ambos múltiplos de 10.

I

Não simplifica frações nos casos em que o numerador e o denominador pertençam simul-taneamente à tabuada do 2 ou do 5 ou sejam ambos múltiplos de 10.

F

Multiplicar e

Estende, sem falhas, dos naturais a todos os racionais não negativos a identificação do pro-

MB

Page 6: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

6

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

dividir núme-ros racionais

não negativos

duto de um número q por um número natural n como a soma de parcelas iguais a q , se n > 1 , como o próprio q se n=1 e representá-lo por n X q e q X n.

Estende, quase sempre sem falhas, dos natu-rais a todos os racionais não negativos a iden-tificação do produto de um número q por um número natural n como a soma de parcelas iguais a q , se n > 1 , como o próprio q se n=1 e representá-lo por n X q e q X n.

B

Estende dos naturais a todos os racionais não negativos a identificação do produto de um número q por um número natural n como a soma de parcelas iguais a q , sen > 1 , como o próprio q se n =1 e representá-lo por n X q e q X n.

S

Estende, com falhas muito significativas, dos naturais a todos os racionais não negativos a identificação do produto de um número q por um número natural n como a soma de parcelas iguais a q , se n > 1 , como o próprio q se n=1 e representá-lo por n X q e q X n.

I

Não estende dos naturais a todos os racionais não negativos a identificação do produto de um número q por um número natural n como a soma de parcelas iguais a q , se n > 1 , como o próprio q se n=1 e representá-lo por n X q e q X n.

F

Reconhece, sem falhas que n x = e

que, em particular b x =a sendo n, a e b nú-meros naturais.

MB

Reconhece muitas vezes que n x = e

que, em particular b x =a sendo n, a e b nú-meros naturais.

B

Reconhece que n x = e que, em parti-

cular b x =a sendo n, a e b números natu-rais.

S

Reconhece, com falhas muito significativas,

que n x = e que, em particular b x =a sendo n, a e b números naturais.

I

Não reconhece que n x = ,nem que, em F

Page 7: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

7

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

particular b x =a sendo n, a e b números naturais.

Sem apresentar falhas, estende dos naturais a todos os racionais não negativos a identifica-ção do quociente de um número por outro co-mo o número cujo produto pelo divisor é igual ao dividendo e utilizar o símbolo «:» na repre-sentação desse resultado.

MB

Estende muitas vezes dos naturais a todos os racionais não negativos a identificação do quo-ciente de um número por outro como o número cujo produto pelo divisor é igual ao dividendo e utilizar o símbolo «:» na representação desse resultado.

B

Estende dos naturais a todos os racionais não negativos a identificação do quociente de um número por outro como o número cujo produto pelo divisor é igual ao dividendo e utilizar o símbolo «:» na representação desse resultado.

S

Estende, com falhas muito significativas, dos naturais a todos os racionais não negativos a identificação do quociente de um número por outro como o número cujo produto pelo divisor é igual ao dividendo e utilizar o símbolo «:» na representação desse resultado.

I

Não estende dos naturais a todos os racionais não negativos a identificação do quociente de um número por outro como o número cujo pro-duto pelo divisor é igual ao dividendo e utilizar o símbolo «:» na representação desse resulta-do.

F

Reconhece, sem falhas, que a:b = = a x (sendo a e b números naturais).

MB

Reconhece muitas vezes, que a:b = = a x (sendo a e b números naturais).

B

Reconhece que a:b = = a x (sendo a e b números naturais).

S

Reconhece, com falhas muito significativas,

que a:b = = a x (sendo a e b números naturais).

I

Não reconhece que a:b = = a x (sendo a e b números naturais).

F

Page 8: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

8

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

Reconhece, sem falhas, que : n = (sendo n, a e b números naturais).

MB

Reconhece, com bastante correção, que : n

= (sendo n, a e b números naturais).

B

Reconhece que : n = (sendo n, a e b números naturais).

S

Reconhece, com falhas muito significativas,

que : n = (sendo n, a e b números naturais).

I

Não reconhece que : n = (sendo n, a e b números naturais).

F

Sem falhas, estende dos naturais a todos os racionais não negativos a identificação do pro-

duto de um número q por (sendo n um número natural) como o quociente de q por n ,

representá-lo por q x e x q e reconhecer que o quociente de um número racional não

negativo por é igual ao produto desse núme-ro por n.

MB

Estende, com muita correção, dos naturais a todos os racionais não negativos a identifica-

ção do produto de um número q por (sendo n um número natural) como o quociente de q

por n , representá-lo por q x e x q e reconhecer que o quociente de um número

racional não negativo por é igual ao produto desse número por n.

B

Estende dos naturais a todos os racionais não negativos a identificação do produto de um

número q por (sendo n um número natural) como o quociente de q por n , representá-lo

por q x e x q e reconhecer que o quoci-ente de um número racional não negativo por

é igual ao produto desse número por n.

S

Estende, com falhas muito significativas, dos I

Page 9: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

9

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

naturais a todos os racionais não negativos a identificação do produto de um número q por

(sendo n um número natural) como o quoci-

ente de q por n , representá-lo por q x e x q e reconhecer que o quociente de um nú-

mero racional não negativo por é igual ao produto desse número por n.

Não estende dos naturais a todos os racionais não negativos a identificação do produto de um

número q por (sendo n um número natural) como o quociente de q por n , representá-lo

por q x e x q e reconhecer que o quoci-ente de um número racional não negativo por

é igual ao produto desse número por n.

F

Distingue o quociente resultante de uma divi-são inteira do quociente racional de dois núme-ros naturais.

MB

Distingue o quociente resultante de uma divi-são inteira do quociente racional de dois núme-ros naturais.

B

Distingue o quociente resultante de uma divi-são inteira do quociente racional de dois núme-ros naturais.

S

Distingue, com falhas muito significativas, o quociente resultante de uma divisão inteira do quociente racional de dois números natu-rais.

I

Não distingue o quociente resultante de uma divisão inteira do quociente racional de dois números naturais.

F

Representar números ra-cionais por

dízimas

Reconhece sem falhas que o resultado da mul-tiplicação ou divisão de uma dízima por 10,100,1000 , etc. pode ser obtido deslocando a vírgula uma, duas, três, etc. casas decimais respetivamente para a direita ou esquerda.

MB

Reconhece, muitas vezes, que o resultado da multiplicação ou divisão de uma dízima por 10, 100,1000 , etc. pode ser obtido deslocando a vírgula uma, duas, três, etc. casas decimais respetivamente para a direita ou esquerda.

B

Reconhece que o resultado da multiplicação ou divisão de uma dízima por 10,100 ,1000 , etc. pode ser obtido deslocando a vírgula uma,

S

Page 10: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

10

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

duas, três, etc. casas decimais respetivamente para a direita ou esquerda.

Reconhece, com falhas muito significativas, que o resultado da multiplicação ou divisão de uma dízima por 10,100,1000, etc. pode ser obtido deslocando a vírgula uma, duas, três, etc. casas decimais respetivamente para a direita ou esquerda.

I

Não reconhece que o resultado da multiplica-ção ou divisão de uma dízima por 10,100, 1000, etc. pode ser obtido deslocando a vírgula uma, duas, três, etc. casas decimais respeti-vamente para a direita ou esquerda.

F

Reconhece, sem falhas, que o resultado da multiplicação ou divisão de uma dízima por 0.1,0.01 0.001, etc. pode ser obtido deslocan-do a vírgula uma, duas, três, etc. casas deci-mais respetivamente para a esquerda ou direi-ta.

MB

Reconhecer muitas vezes que o resultado da multiplicação ou divisão de uma dízima por 0,1 ,0.01 ,0,001 , etc. pode ser obtido deslocando a vírgula uma, duas, três, etc. casas decimais respetivamente para a esquerda ou direita.

B

Reconhece que o resultado da multiplicação ou divisão de uma dízima por 0,1 ,0.01 ,0,001 , etc. pode ser obtido deslocando a vírgula uma, duas, três, etc. casas decimais respetivamente para a esquerda ou direita.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, que o resultado da multiplicação ou divisão de uma dízima por 0.1, 0.01, 0,001 , etc. pode ser obtido deslocando a vírgula uma, duas, três, etc. casas decimais respetivamente para a esquerda ou direita.

I

Não reconhece que o resultado da multiplica-ção ou divisão de uma dízima por 0,1 0,01 , 0,001 , etc. pode ser obtido deslocando a vír-gula uma, duas, três, etc. casas decimais res-petivamente para a esquerda ou direita.

F

Determina, sem apresentar falhas, uma fração decimal equivalente a uma dada fração de de-nominador 2, 4, 5, 20, 25, ou 50, multiplicando o numerador e o denominador pelo mesmo número natural e representá-la na forma de dízima.

MB

Determina com bastante correção uma fração decimal equivalente a uma dada fração de de-nominador 2, 4, 5, 20, 25, ou 50, multiplicando

B

Page 11: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

11

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

o numerador e o denominador pelo mesmo número natural e representá-la na forma de dízima.

Determina uma fração decimal equivalente a uma dada fração de denominador 2, 4, 5, 20, 25, ou 50, multiplicando o numerador e o de-nominador pelo mesmo número natural e re-presentá-la na forma de dízima.

S

Determina, com falhas muito significativas, uma fração decimal equivalente a uma dada fração de denominador 2, 4, 5, 20, 25, ou 50, multiplicando o numerador e o denominador pelo mesmo número natural e representá-la na forma de dízima.

I

Não determinar uma fração decimal equivalen-te a uma dada fração de denominador 2, 4, 5, 20, 25, ou 50, multiplicando o numerador e o denominador pelo mesmo número natural e representá-la na forma de dízima.

F

Representa, sem falhas, por dízimas números racionais dados por frações equivalentes a frações decimais com denominador até 1000 , recorrendo ao algoritmo da divisão inteira e posicionando corretamente a vírgula decimal no resultado.

MB

Representa, com bastante correção, por dízi-mas números racionais dados por frações equivalentes a frações decimais com denomi-nador até 1000 , recorrendo ao algoritmo da divisão inteira e posicionando corretamente a vírgula decimal no resultado.

B

Representa por dízimas números racionais dados por frações equivalentes a frações de-cimais com denominador até 1000 , recorrendo ao algoritmo da divisão inteira e posicionando corretamente a vírgula decimal no resultado.

S

Representa, com falhas muito significativas, por dízimas números racionais dados por fra-ções equivalentes a frações decimais com de-nominador até 1000, recorrendo ao algoritmo da divisão inteira e posicionando corretamente a vírgula decimal no resultado.

I

Não representa por dízimas números racionais dados por frações equivalentes a frações de-cimais com denominador até 1000 , recorrendo ao algoritmo da divisão inteira e posicionando corretamente a vírgula decimal no resultado.

F

Calcula, sem apresentar falhas, aproximações, na forma de dízima, de números racionais re-

MB

Page 12: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

12

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

presentados por frações, recorrendo ao algo-ritmo da divisão inteira e posicionando corre-tamente a vírgula decimal no resultado, e utili-zar adequadamente as expressões «aproxima-ção à décima», «aproximação à centésima» e «aproximação à milésima».

Calcula muitas vezes, aproximações, na forma de dízima, de números racionais representa-dos por frações, recorrendo ao algoritmo da divisão inteira e posicionando corretamente a vírgula decimal no resultado, e utilizar adequa-damente as expressões «aproximação à déci-ma», «aproximação à centésima» e «aproxi-mação à milésima».

B

Calcula aproximações, na forma de dízima, de números racionais representados por frações, recorrendo ao algoritmo da divisão inteira e posicionando corretamente a vírgula decimal no resultado, e utilizar adequadamente as ex-pressões «aproximação à décima», «aproxi-mação à centésima» e «aproximação à milé-sima».

S

Calcula, com falhas muito significativas, apro-ximações, na forma de dízima, de números racionais representados por frações, recorren-do ao algoritmo da divisão inteira e posicio-nando corretamente a vírgula decimal no resul-tado, e utilizar adequadamente as expressões «aproximação à décima», «aproximação à cen-tésima» e «aproximação à milésima».

I

Não calcula aproximações, na forma de dízi-ma, de números racionais representados por frações, recorrendo ao algoritmo da divisão inteira e posicionando corretamente a vírgula decimal no resultado, e utilizar adequadamente as expressões «aproximação à décima», «aproximação à centésima» e «aproximação à milésima».

F

Multiplica, sem falhas, números representados por dízimas finitas utilizando o algoritmo

MB

Multiplica com muita correção números repre-sentados por dízimas finitas utilizando o algo-ritmo

B

Multiplica números representados por dízimas finitas utilizando o algoritmo.

S

Multiplica, com falhas muito significativas, nú-meros representados por dízimas finitas utili-zando o algoritmo.

I

Não multiplica números representados por dí- F

Page 13: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

13

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

zimas finitas utilizando o algoritmo.

Divide, sem falhas, números representados por dízimas finitas utilizando o algoritmo da divisão e posicionando corretamente a vírgula decimal no quociente e no resto.

MB

Divide, muitas vezes, números representados por dízimas finitas utilizando o algoritmo da divisão e posicionando corretamente a vírgula decimal no quociente e no resto.

B

Divide números representados por dízimas finitas utilizando o algoritmo da divisão e posi-cionando corretamente a vírgula decimal no quociente e no resto.

S

Divide, com falhas muito significativas, núme-ros representados por dízimas finitas utilizando o algoritmo da divisão e posicionando correta-mente a vírgula decimal no quociente e no res-to.

I

Não divide números representados por dízimas finitas utilizando o algoritmo da divisão e posi-cionando corretamente a vírgula decimal no quociente e no resto.

F

Geometria e Me-

dida GM4

Localização e ori-entação no espa-

ço

Situar-se e

situar objetos no espaço

Associa, sem falhas o termo «ângulo» a um par de direções relativas a um mesmo obser-vador, utilizar o termo «vértice do ângulo» para identificar a posição do ponto de onde é feita a observação e utilizar corretamente a expressão «ângulo formado por duas direções» e outras equivalentes.

MB

Associa, com muita correção, o termo «ângu-lo» a um par de direções relativas a um mesmo observador, utilizar o termo «vértice do ângu-lo» para identificar a posição do ponto de onde é feita a observação e utilizar corretamente a expressão «ângulo formado por duas dire-ções» e outras equivalentes.

B

Associa o termo «ângulo» a um par de dire-ções relativas a um mesmo observador, utilizar o termo «vértice do ângulo» para identificar a posição do ponto de onde é feita a observação e utilizar corretamente a expressão «ângulo formado por duas direções» e outras equivalentes.

S

Associa, com falhas muito significativas, o ter-mo «ângulo» a um par de direções relativas a um mesmo observador, utilizar o termo «vérti-ce do ângulo» para identificar a posição do ponto de onde é feita a observação e utilizar corretamente a expressão «ângulo formado

I

Page 14: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

14

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

Figuras geométri-

por duas direções» e outras equivalentes.

Não associa o termo «ângulo» a um par de direções relativas a um mesmo observador, utilizar o termo «vértice do ângulo» para identificar a posição do ponto de onde é feita a observação e utilizar corretamente a expressão «ângulo formado por duas direções» e outras equivalentes.

F

Identifica, sem falhas, ângulos em diferentes objetos e desenhos.

MB

Identifica ângulos em diferentes objetos e de-senhos, com muita correção.

B

Identifica ângulos em diferentes objetos e de-senhos.

S

Identifica, com falhas muito significativas, ân-gulos em diferentes objetos e desenhos.

I

Não identifica ângulos em diferentes objetos e desenhos.

F

Identifica, sem falhas, «ângulos com a mesma amplitude» utilizando deslocamentos de obje-tos rígidos com três pontos fixados.

MB

Identifica muitas vezes, «ângulos com a mes-ma amplitude» utilizando deslocamentos de objetos rígidos com três pontos fixados.

B

Identifica «ângulos com a mesma amplitude» utilizando deslocamentos de objetos rígidos com três pontos fixados.

S

Identifica, com falhas muito significativas, «ân-gulos com a mesma amplitude» utilizando des-locamentos de objetos rígidos com três pontos fixados.

I

Não identifica «ângulos com a mesma amplitu-de» utilizando deslocamentos de objetos rígi-dos com três pontos fixados.

F

Reconhece, sem falhas, como ângulos os pa-res de direções associados respetivamente à meia volta e ao quarto de volta.

MB

Reconhece, com bastante correção, como ân-gulos os pares de direções associados respeti-vamente à meia volta e ao quarto de volta.

B

Reconhece como ângulos os pares de dire-ções associados respetivamente à meia volta e ao quarto de volta.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, como ângulos os pares de direções associados respetivamente à meia volta e ao quarto de

I

Page 15: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

15

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

cas

volta.

Não reconhece como ângulos os pares de di-reções associados respetivamente à meia volta e ao quarto de volta.

F

Identificar e comparar ângulos

Identifica, sem falhas, as semirretas ȮA situa-das entre duas semirretas ȮA e ȮB não coli-neares como as de origem O que intersetam o segmento de reta [AB ].

MB

Identifica muitas vezes as semirretas ȮA situa-das entre duas semirretas ȮA e ȮB não coli-neares como as de origem O que intersetam o segmento de reta [AB ].

B

Identifica as semirretas ȮA situadas entre duas semirretas ȮA e ȮB não colineares como as de origem O que intersetam o segmento de reta [AB ].

S

Identifica, com falhas muito significativas, as semirretas ȮA situadas entre duas semirretas ȮA e ȮB não colineares como as de origem O que intersetam o segmento de reta [AB ].

I

Não identifica as semirretas ȮA situadas entre duas semirretas ȮA e ȮB não colineares co-mo as de origem O que intersetam o segmento de reta [AB ].

F

Identifica, sem falhas, um ângulo convxo AOB de vértice O (A O, e B pontos não colineares) como o conjunto de pontos pertencentes às semirretas situadas entre ȮA e ȮB.

MB

Identifica, com muita correção, um ângulo con-vexo AOB de vértice O (A O, e B pontos não colineares) como o conjunto de pontos perten-centes às semirretas situadas entre ȮA e ȮB.

B

Identifica um ângulo convexo AOB de vértice O (A O, e B pontos não colineares) como o con-junto de pontos pertencentes às semirretas situadas entre ȮA e ȮB.

S

Identifica, com falhas muito significativas, um ângulo convexo AOB de vértice O (A O, e B pontos não colineares) como o conjunto de pontos pertencentes às semirretas situadas entre ȮA e ȮB.

I

Page 16: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

16

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

Não identifica um ângulo convexo AOB de vér-tice O (A O, e B pontos não colineares) como o conjunto de pontos pertencentes às semirretas situadas entre ȮA e ȮB .

F

Identifica, sem falhas, dois ângulos convexos AOB e COD como verticalmente opostos quando as semirretas ȮA e ȮB são respetiva-mente opostas a ȮC e ȮD ou a ȮD e ȮC.

MB

Identifica com bastante correção dois ângulos convexos AOB e COD como verticalmente opostos quando as semirretas ȮA e ȮB são respetivamente opostas a ȮC e ȮD ou a ȮD e ȮC.

B

Identifica dois ângulos convexos AOB e COD como verticalmente opostos quando as semir-retas ȮA e ȮB são respetivamente opostas a ȮC e ȮD ou a ȮD e ȮC.

S

Identifica, com falhas muito significativas, dois ângulos convexos AOB e COD como vertical-mente opostos quando as semirretas ȮA e ȮB são respetivamente opostas a ȮC e ȮD ou a ȮD e ȮC.

I

Não identifica dois ângulos convexos AOB e COD como verticalmente opostos quando as semirretas ȮA e ȮB são respetivamente opos-tas a ȮC e ȮD ou a ȮD e ȮC.

F

Identifica, sem falhas, um semiplano como cada uma das partes em que fica dividido um plano por uma reta nele fixada.

MB

Identifica, com bastante correção, um semipla-no como cada uma das partes em que fica dividido um plano por uma reta nele fixada.

B

Identifica um semiplano como cada uma das partes em que fica dividido um plano por uma reta nele fixada.

S

Identifica, com falhas muito significativas, um semiplano como cada uma das partes em que fica dividido um plano por uma reta nele fixada.

I

Não identifica um semiplano como cada uma das partes em que fica dividido um plano por uma reta nele fixada.

F

Identifica, sem falhas, um ângulo côncavo AOB de vértice O (A, O e B pontos não colineares) como o conjunto complementar, no plano, do respetivo ângulo convexo unido com as semir-

MB

Page 17: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

17

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

retas ȮA e ȮB .

Identifica, muita correção um ângulo côncavo AOB de vértice O (A, O e B pontos não coline-ares) como o conjunto complementar, no pla-no, do respetivo ângulo convexo unido com as semirretas ȮA e ȮB .

B

Identifica um ângulo côncavo AOB de vértice O (A, O e B pontos não colineares) como o con-junto complementar, no plano, do respetivo ângulo convexo unido com as semirretas ȮA e ȮB .

S

Identifica, com falhas muito significativas, um ângulo côncavo AOB de vértice O (A, O e B pontos não colineares) como o conjunto com-plementar, no plano, do respetivo ângulo con-vexo unido com as semirretas ȮA e ȮB .

I

Não identifica um ângulo côncavo AOB de vér-tice O (A, O e B pontos não colineares) como o conjunto complementar, no plano, do respetivo ângulo convexo unido com as semirretas ȮA e ȮB .

F

Identifica, sem falhas, dados três pontos A,O e B não colineares, «ângulo AOB» como uma designação do ângulo convexo AOB , salvo indicação em contrário.

MB

Identifica, com bastante correção, dados três pontos A,O e B não colineares, «ângulo AOB» como uma designação do ângulo convexo AOB , salvo indicação em contrário.

B

Identifica, dados três pontos A,O e B não coli-neares, «ângulo AOB» como uma designação do ângulo convexo AOB , salvo indicação em contrário.

S

Identifica, com muita dificuldade, dados três pontos A,O e B não colineares, «ângulo AOB» como uma designação do ângulo convexo AOB , salvo indicação em contrário.

I

Não identifica, dados três pontos A,O e B não colineares, «ângulo AOB» como uma designa-ção do ângulo convexo AOB , salvo indicação em contrário.

F

Designa, sem falhas, uma semirreta ȮA que passa por um ponto B por «ângulo AOB de vértice » e referi-la como «ângulo nulo».

MB

Designa, com bastante correção, uma semirre-ta ȮA que passa por um ponto B por «ângulo AOB de vértice » e referi-la como «ângulo nu-

B

Page 18: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

18

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

lo».

Designa uma semirreta ȮA que passa por um ponto B por «ângulo AOB de vértice» e referi-la como «ângulo nulo».

S

Designa, com falhas muito significativas, uma semirreta ȮA que passa por um ponto B por «ângulo AOB de vértice» e referi-la como «ân-gulo nulo».

I

Não designa uma semirreta ȮA que passa por um ponto B por «ângulo AOB de vértice» e referi-la como «ângulo nulo».

F

Associa, sem falhas, um ângulo raso a um se-miplano e a um par de semirretas opostas que o delimitam e designar por vértice deste ângulo a origem comum das semirretas.

MB

Associa, com bastante correção, um ângulo raso a um semiplano e a um par de semirretas opostas que o delimitam e designar por vértice deste ângulo a origem comum das semirretas.

B

Associa um ângulo raso a um semiplano e a um par de semirretas opostas que o delimitam e designar por vértice deste ângulo a origem comum das semirretas.

S

Associa, com falhas muito significativas, um ângulo raso a um semiplano e a um par de semirretas opostas que o delimitam e designar por vértice deste ângulo a origem comum das semirretas.

I

Não associa um ângulo raso a um semiplano e a um par de semirretas opostas que o delimi-tam e designar por vértice deste ângulo a ori-gem comum das semirretas.

F

Associa, sem falhas, um ângulo giro a um pla-no e a uma semirreta nele fixada e designar por vértice deste ângulo a origem da semirreta.

MB

Associa, com bastante correção, um ângulo giro a um plano e a uma semirreta nele fixada e designar por vértice deste ângulo a origem da semirreta.

B

Associa um ângulo giro a um plano e a uma semirreta nele fixada e designar por vértice deste ângulo a origem da semirreta.

S

Associa, com falhas muito significativas, um ângulo giro a um plano e a uma semirreta nele fixada e designar por vértice deste ângulo a origem da semirreta.

I

Não associa um ângulo giro a um plano e a uma semirreta nele fixada e designar por vérti-ce deste ângulo a origem da semirreta.

F

Page 19: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

19

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

Utiliza corretamente e sem falhas o termo «la-do de um ângulo».

MB

Utiliza, com bastante correção, o termo «lado de um ângulo».

B

Utiliza corretamente o termo «lado de um ân-gulo».

S

Utiliza, com falhas muito significativas, o termo «lado de um ângulo».

I

Não utiliza o termo «lado de um ângulo». F

Reconhece, sem falhas, dois ângulos, ambos convexos ou ambos côncavos, como tendo a mesma amplitude marcando pontos equidistan-tes dos vértices nos lados correspondentes de cada um dos ângulos e verificando que são iguais os segmentos de reta determinados por cada par de pontos assim fixado em cada ân-gulo, e saber que ângulos com a mesma ampli-tude são geometricamente iguais.

MB

Reconhece, muitas vezes, dois ângulos, am-bos convexos ou ambos côncavos, como tendo a mesma amplitude marcando pontos equidis-tantes dos vértices nos lados correspondentes de cada um dos ângulos e verificando que são iguais os segmentos de reta determinados por cada par de pontos assim fixado em cada ân-gulo, e saber que ângulos com a mesma ampli-tude são geometricamente iguais.

B

Reconhece dois ângulos, ambos convexos ou ambos côncavos, como tendo a mesma ampli-tude marcando pontos equidistantes dos vérti-ces nos lados correspondentes de cada um dos ângulos e verificando que são iguais os segmentos de reta determinados por cada par de pontos assim fixado em cada ângulo, e sa-ber que ângulos com a mesma amplitude são geometricamente iguais.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, dois ângulos, ambos convexos ou ambos côn-cavos, como tendo a mesma amplitude mar-cando pontos equidistantes dos vértices nos lados correspondentes de cada um dos ângu-los e verificando que são iguais os segmentos de reta determinados por cada par de pontos assim fixado em cada ângulo, e saber que ân-gulos com a mesma amplitude são geometri-

I

Page 20: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

20

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

camente iguais.

Não reconhece dois ângulos, ambos convexos ou ambos côncavos, como tendo a mesma amplitude marcando pontos equidistantes dos vértices nos lados correspondentes de cada um dos ângulos e verificando que são iguais os segmentos de reta determinados por cada par de pontos assim fixado em cada ângulo, e sa-ber que ângulos com a mesma amplitude são geometricamente iguais.

F

Identifica, sem falhas, dois ângulos situados no mesmo plano como «adjacentes» quando par-tilham um lado e nenhum dos ângulos está contido no outro.

MB

Identifica, muitas vezes, dois ângulos situados no mesmo plano como «adjacentes» quando partilham um lado e nenhum dos ângulos está contido no outro.

B

Identifica dois ângulos situados no mesmo pla-no como «adjacentes» quando partilham um lado e nenhum dos ângulos está contido no outro.

S

Identifica, com falhas muito significativas, dois ângulos situados no mesmo plano como «ad-jacentes» quando partilham um lado e nenhum dos ângulos está contido no outro.

I

Não identifica dois ângulos situados no mesmo plano como «adjacentes» quando partilham um lado e nenhum dos ângulos está contido no outro.

F

Identifica, sem apresentar falhas, um ângulo como tendo maior amplitude do que outro quando for geometricamente igual à união des-te com um ângulo adjacente.

MB

Identifica, muitas vezes, um ângulo como ten-do maior amplitude do que outro quando for geometricamente igual à união deste com um ângulo adjacente.

B

Identifica um ângulo como tendo maior ampli-tude do que outro quando for geometricamente igual à união deste com um ângulo adjacente.

S

Identifica, com falhas muito significativas, um ângulo como tendo maior amplitude do que

I

Page 21: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

21

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

outro quando for geometricamente igual à uni-ão deste com um ângulo adjacente.

Não identifica um ângulo como tendo maior amplitude do que outro quando for geometri-camente igual à união deste com um ângulo adjacente.

F

Identifica, sem falhas, um ângulo como «reto» se, unido com um adjacente de mesma ampli-tude, formar um semiplano.

MB

Identifica, muitas vezes, um ângulo como «re-to» se, unido com um adjacente de mesma amplitude, formar um semiplano.

B

Identifica um ângulo como «reto» se, unido com um adjacente de mesma amplitude, for-mar um semiplano.

S

Identifica, com falhas muito significativas, um ângulo como «reto» se, unido com um adja-cente de mesma amplitude, formar um semi-plano.

I

Não identifica um ângulo como «reto» se, uni-do com um adjacente de mesma amplitude, formar um semiplano.

F

Identifica, sem falhas, um ângulo como «agu-do» se tiver amplitude menor do que a de um ângulo reto.

MB

Identifica, muitas vezes, um ângulo como «agudo» se tiver amplitude menor do que a de um ângulo reto.

B

Identifica um ângulo como «agudo» se tiver amplitude menor do que a de um ângulo reto.

S

Identifica, com falhas muito significativas, um ângulo como «agudo» se tiver amplitude me-nor do que a de um ângulo reto.

I

Não identifica um ângulo como «agudo» se tiver amplitude menor do que a de um ângulo reto.

F

Identifica, sem falhas, um ângulo convexo co-mo «obtuso» se tiver amplitude maior do que a de um ângulo reto.

MB

Identifica, com bastante correção, um ângulo convexo como «obtuso» se tiver amplitude maior do que a de um ângulo reto.

B

Page 22: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

22

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

Identifica um ângulo convexo como «obtuso» se tiver amplitude maior do que a de um ângu-lo reto.

S

Identifica, com falhas muito significativas, um ângulo convexo como «obtuso» se tiver ampli-tude maior do que a de um ângulo reto.

I

Não identifica um ângulo convexo como «obtu-so» se tiver amplitude maior do que a de um ângulo reto.

F

Reconhece, sem falhas, ângulos retos, agu-dos, obtusos, convexos e côncavos em dese-nhos e objetos e saber representá-los.

MB

Reconhece, com bastante correção, ângulos retos, agudos, obtusos, convexos e côncavos em desenhos e objetos e saber representá-los.

B

Reconhece ângulos retos, agudos, obtusos, convexos e côncavos em desenhos e objetos e saber representá-los.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, ângulos retos, agudos, obtusos, convexos e côncavos em desenhos e objetos e saber re-presentá-los.

I

Não reconhece ângulos retos, agudos, obtu-sos, convexos e côncavos em desenhos e objetos e saber representá-los.

F

Reconhecer propriedades geométricas

Reconhece, sem falhas, que duas retas são perpendiculares quando formam um ângulo reto e saber que nesta situação os restantes três ângulos formados são igualmente retos.

MB

Reconhece, com bastante correção, que duas retas são perpendiculares quando formam um ângulo reto e saber que nesta situação os res-tantes três ângulos formados são igualmente retos.

B

Reconhece que duas retas são perpendicula-res quando formam um ângulo reto e saber que nesta situação os restantes três ângulos formados são igualmente retos.

S

Reconhece com falhas muito significativas que duas retas são perpendiculares quando for-mam um ângulo reto e saber que nesta situa-ção três ângulos formados são igualmente re-tos

I

Page 23: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

23

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

Não reconhece que duas retas são perpendi-culares quando formam um ângulo reto, nem sabe que nesta situação os restantes três ân-gulos formados são igualmente retos.

F

Designa, sem falhas, por «retas paralelas» retas em determinado plano que não se inter-setam e como «retas concorrentes» duas retas que se intersetam exatamente num ponto.

MB

Designa, com bastante correção, por «retas paralelas» retas em determinado plano que não se intersetam e como «retas concorren-tes» duas retas que se intersetam exatamente num ponto.

B

Designa por «retas paralelas» retas em deter-minado plano que não se intersetam e como «retas concorrentes» duas retas que se intersetam exatamente num ponto.

S

Designa, com falhas muito significativas, por «retas paralelas» retas em determinado plano que não se intersetam e como «retas concor-rentes» duas retas que se intersetam exata-mente num ponto.

I

Não designa, por «retas paralelas» retas em determinado plano que não se intersetam e como «retas concorrentes» duas retas que se intersetam exatamente num ponto.

F

Sabe sem falhas, que retas com dois pontos em comum são coincidentes.

MB

Sabe, com bastante correção, que retas com dois pontos em comum são coincidentes.

B

Sabe que retas com dois pontos em comum são coincidentes.

S

Sabe, com falhas muito significativas, que re-tas com dois pontos em comum são coinciden-tes.

I

Não sabe que retas com dois pontos em co-mum são coincidentes.

F

Efetuar sem falhas, representações de retas paralelas e concorrentes, e identificar retas não paralelas que não se intersetam.

MB

Efetua, com bastante correção, representações de retas paralelas e concorrentes, e identificar retas não paralelas que não se intersetam.

B

Efetua representações de retas paralelas e concorrentes, e identificar retas não paralelas que não se intersetam.

S

Efetua, com falhas muito significativas, repre- I

Page 24: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

24

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

sentações de retas paralelas e concorrentes, e identificar retas não paralelas que não se inter-setam.

Não efetua representações de retas paralelas e concorrentes, e identificar retas não paralelas que não se intersetam.

F

Identifica, sem falhas, os retângulos como os quadriláteros cujos ângulos são retos.

MB

Identifica, com bastante correção, os retângu-los como os quadriláteros cujos ângulos são retos.

B

Identifica os retângulos como os quadriláteros cujos ângulos são retos.

S

Identifica, com falhas muito significativas, os retângulos como os quadriláteros cujos ângu-los são retos.

I

Não identifica os retângulos como os quadrilá-teros cujos ângulos são retos.

F

Designa, sem falhas, por «polígono regular» um polígono de lados e ângulos iguais.

MB

Designa, com bastante correção, por «polígono regular» um polígono de lados e ângulos iguais.

B

Designa por «polígono regular» um polígono de lados e ângulos iguais.

S

Designa, com falhas muito significativas, por «polígono regular» um polígono de lados e ângulos iguais.

I

Não designa por «polígono regular» um polí-gono de lados e ângulos iguais.

F

Sabe, sem falhas, que dois polígonos são ge-ometricamente iguais quando tiverem os lados e os ângulos correspondentes geometricamen-te iguais.

MB

Sabe com bastante correção, que dois polígo-nos são geometricamente iguais quando tive-rem os lados e os ângulos correspondentes geometricamen-te iguais.

B

Sabe que dois polígonos são geometricamente iguais quando tiverem os lados e os ângulos correspondentes geometricamente iguais.

S

Sabe, com falhas muito significativas, que dois polígonos são geometricamente iguais quando tiverem os lados e os ângulos correspondentes geometricamente iguais.

I

Não sabe que dois polígonos são geometrica-mente iguais quando tiverem os lados e os

F

Page 25: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

25

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

ângulos correspondentes geometricamente iguais.

Identifica, sem falhas os paralelepípedos retâ-ngulos como os poliedros de seis faces retan-gulares e designar por «dimensões» os com-primentos de três arestas concorrentes num vértice.

MB

Identifica, com bastante correção os paralele-pípedos retângulos como os poliedros de seis faces retangulares e designar por «dimen-sões» os comprimentos de três arestas concor-rentes num vértice.

B

Identifica os paralelepípedos retângulos como os poliedros de seis faces retangulares e de-signar por «dimensões» os comprimentos de três arestas concorrentes num vértice.

S

Identifica, com falhas muito significativas, os paralelepípedos retângulos como os poliedros de seis faces retangulares e designar por «di-mensões» os comprimentos de três arestas concorrentes num vértice.

I

Não identifica os paralelepípedos retângulos como os poliedros de seis faces retangulares e designar por «dimensões» os comprimentos de três arestas concorrentes num vértice.

F

Designa, sem falhas, por «planos paralelos» dois planos que não se intersetam.

MB

Designa, com bastante correção, por «planos paralelos» dois planos que não se intersetam.

B

Designa por «planos paralelos» dois planos que não se intersetam.

S

Designa, com falhas muito significativas, por «planos paralelos» dois planos que não se intersetam.

I

Não designa por «planos paralelos» dois pla-nos que não se intersetam.

F

Identifica, sem falhas, prismas triangulares retos como poliedros com cinco faces, das quais duas são triangulares e as restantes três retangulares, sabendo que as faces triangula-res são paralelas.

MB

Identifica, com bastante correção, prismas tri-angulares retos como poliedros com cinco fa-ces, das quais duas são triangulares e as res-tantes três retangulares, sabendo que as faces triangulares são paralelas.

B

Identifica prismas triangulares retos como poli-edros com cinco faces, das quais duas são

S

Page 26: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

26

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

triangulares e as restantes três retangulares, sabendo que as faces triangulares são parale-las.

Identifica, com falhas muito significativas, pris-mas triangulares retos como poliedros com cinco faces, das quais duas são triangulares e as restantes três retangulares, sabendo que as faces triangulares são paralelas.

I

Não identifica prismas triangulares retos como poliedros com cinco faces, das quais duas são triangulares e as restantes três retangulares, sabendo que as faces triangulares são parale-las.

F

Decompõe, sem falhas, o cubo e o paralelepí-pedo retângulo em dois prismas triangulares retos.

MB

Decompõe, com bastante correção, o cubo e o paralelepípedo retângulo em dois prismas tri-angulares retos.

B

Decompõe o cubo e o paralelepípedo retângu-lo em dois prismas triangulares retos.

S

Decompõe, com falhas muito significativas, o cubo e o paralelepípedo retângulo em dois prismas triangulares retos.

I

Não decompõe o cubo e o paralelepípedo re-tângulo em dois prismas triangulares retos.

F

Identifica, sem falhas prismas retos como poli-edros com duas faces geometricamente iguais situadas respetivamente em dois planos para-lelos e as restantes retangulares e reconhecer os cubos e os demais paralelepípedos retângu-los como prismas retos.

MB

Identifica, com bastante correção, prismas retos como poliedros com duas faces geome-tricamente iguais situadas respetivamente em dois planos paralelos e as restantes retangula-res e reconhecer os cubos e os demais parale-lepípedos retângulos como prismas retos.

B

Identifica prismas retos como poliedros com duas faces geometricamente iguais situadas respetivamente em dois planos paralelos e as restantes retangulares e reconhecer os cubos e os demais paralelepípedos retângulos como prismas retos.

S

Identifica, com falhas muito significativas, pris-mas retos como poliedros com duas faces ge-ometricamente iguais situadas respetivamente em dois planos paralelos e as restantes retan-gulares e reconhecer os cubos e os demais

I

Page 27: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

27

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

Medida

paralelepípedos retângulos como prismas re-tos.

Não identifica prismas retos como poliedros com duas faces geometricamente iguais situa-das respetivamente em dois planos paralelos e as restantes retangulares e reconhecer os cu-bos e os demais paralelepípedos retângulos como prismas retos.

F

Relaciona, sem falhas, cubos, paralelepípedos retângulos e prismas retos com as respetivas planificações.

MB

Relaciona, com bastante correção, cubos, pa-ralelepípedos retângulos e prismas retos com as respetivas planificações.

B

Relaciona cubos, paralelepípedos retângulos e prismas retos com as respetivas planificações.

S

Relaciona , com muita dificuldade, cubos, para-lelepípedos retângulos e prismas retos com as respetivas planificações.

I

Não relaciona cubos, paralelepípedos retângu-los e prismas retos com as respetivas planifi-cações.

F

Reconhece, sem falhas, pavimentações do plano por triângulos, retângulos e hexágonos, identificar as que utilizam apenas polígonos regulares e reconhecer que o plano pode ser pavimentado de outros modos.

MB

Reconhece, com bastante correção, pavimen-tações do plano por triângulos, retângulos e hexágonos, identificar as que utilizam apenas polígonos regulares e reconhecer que o plano pode ser pavimentado de outros modos.

B

Reconhece pavimentações do plano por triân-gulos, retângulos e hexágonos, identificar as que utilizam apenas polígonos regulares e re-conhecer que o plano pode ser pavimentado de outros modos.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, pavimentações do plano por triângulos, retân-gulos e hexágonos, identificar as que utilizam apenas polígonos regulares e reconhecer que o plano pode ser pavimentado de outros mo-dos.

I

Não reconhece pavimentações do plano por triângulos, retângulos e hexágonos, identificar as que utilizam apenas polígonos regulares e reconhecer que o plano pode ser pavimentado de outros modos.

F

Constrói, sem falhas, pavimentações triangula- MB

Page 28: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

28

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

res a partir de pavimentações hexagonais (e vice-versa) e pavimentações triangulares a partir de pavimentações retangulares.

Constrói, com bastante correção pavimenta-ções triangulares a partir de pavimentações hexagonais (e vice-versa) e pavimentações triangulares a partir de pavimentações retangu-lares.

B

Constrói pavimentações triangulares a partir de pavimentações hexagonais (e vice-versa) e pavimentações triangulares a partir de pavi-mentações retangulares.

S

Constrói, com falhas muito significativas, pavi-mentações triangulares a partir de pavimenta-ções hexagonais (e vice-versa) e pavimenta-ções triangulares a partir de pavimentações retangulares.

I

Não constrói pavimentações triangulares a partir de pavimentações hexagonais (e vice-versa) e pavimentações triangulares a partir de pavimentações retangulares.

F

Medir com-primentos e

áreas

Reconhece sem falhas que a área de um qua-drado com um decímetro de lado (decímetro quadrado) é igual à centésima parte do metro quadrado e relacionar as diferentes unidades de área do sistema métrico.

MB

Reconhece com bastante correção, que a área de um quadrado com um decímetro de lado (decímetro quadrado) é igual à centésima parte do metro quadrado e relacionar as diferentes unidades de área do sistema métrico.

B

Reconhece que a área de um quadrado com um decímetro de lado (decímetro quadrado) é igual à centésima parte do metro quadrado e relacionar as diferentes unidades de área do sistema métrico.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, que a área de um quadrado com um decímetro de lado (decímetro quadrado) é igual à centé-sima parte do metro quadrado e relacionar as diferentes unidades de área do sistema métri-co.

I

Não reconhece que a área de um quadrado com um decímetro de lado (decímetro quadra-do) é igual à centésima parte do metro quadra-do e relacionar as diferentes unidades de área do sistema métrico.

F

Reconhece, sem falhas, as correspondências MB

Page 29: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

29

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

entre as unidades de medida de área do sis-tema métrico e as unidades de medida agrá-rias.

Reconhece, com bastante correção, as corres-pondências entre as unidades de medida de área do sistema métrico e as unidades de me-dida agrárias.

B

Reconhece as correspondências entre as uni-dades de medida de área do sistema métrico e as unidades de medida agrárias.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, as correspondências entre as unidades de medida de área do sistema métrico e as unidades de medida agrárias.

I

Não reconhece as correspondências entre as unidades de medida de área do sistema métri-co e as unidades de medida agrárias.

F

Mede, sem falhas, áreas utilizando as unida-des do sistema métrico e efetuar conversões

MB

Mede, com bastante correção, áreas utilizando as unidades do sistema métrico e efetuar con-versões

B

Mede áreas utilizando as unidades do sistema métrico e efetuar conversões

S

Mede, com falhas muito significativas, áreas utilizando as unidades do sistema métrico e efetuar conversões

I

Não mede áreas utilizando as unidades do sistema métrico e efetuar conversões

F

Calcula, sem falhas, numa dada unidade do sistema métrico a área de um retângulo cuja medida dos lados possa ser expressa, numa subunidade, por números naturais.

MB

Calcula, com bastante correção, numa dada unidade do sistema métrico a área de um retâ-ngulo cuja medida dos lados possa ser expres-sa, numa subunidade, por números naturais.

B

Calcula numa dada unidade do sistema métri-co a área de um retângulo cuja medida dos lados possa ser expressa, numa subunidade, por números naturais.

S

Calcula, com falhas muito significativas, numa dada unidade do sistema métrico a área de um retângulo cuja medida dos lados possa ser expressa, numa subunidade, por números na-turais.

I

Não calcula numa dada unidade do sistema métrico a área de um retângulo cuja medida dos lados possa ser expressa, numa subuni-

F

Page 30: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

30

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

dade, por números naturais.

Medir volu-mes e capa-

cidades

Fixa, sem falhas, uma unidade de comprimento e identificar o volume de um cubo de lado um como «uma unidade cúbica».

MB

Fixa, com bastante correção, uma unidade de comprimento e identificar o volume de um cubo de lado um como «uma unidade cúbica».

B

Fixa uma unidade de comprimento e identificar o volume de um cubo de lado um como «uma unidade cúbica».

S

Fixa, com falhas muito significativas, uma uni-dade de comprimento e identificar o volume de um cubo de lado um como «uma unidade cúbi-ca».

I

Não fixa uma unidade de comprimento e identi-ficar o volume de um cubo de lado um como «uma unidade cúbica».

F

Mede, sem falhas, o volume de figuras decom-poníveis em unidades cúbicas.

MB

Mede, com bastante correção, o volume de figuras decomponíveis em unidades cúbicas.

B

Mede o volume de figuras decomponíveis em unidades cúbicas.

S

Mede, com falhas muito significativas, o volu-me de figuras decomponíveis em unidades cúbicas.

I

Não, mede o volume de figuras decomponíveis em unidades cúbicas.

F

Reconhece, sem falhas, fixada uma unidade de comprimento, que a medida, em unidades cúbicas, do volume de um paralelepípedo retâ-ngulo de arestas de medida inteira é dada pelo produto das medidas das três dimensões.

MB

Reconhece, com bastante correção, fixada uma unidade de comprimento, que a medida, em unidades cúbicas, do volume de um parale-lepípedo retângulo de arestas de medida intei-ra é dada pelo produto das medidas das três dimensões.

B

Reconhece, fixada uma unidade de compri-mento, que a medida, em unidades cúbicas, do volume de um paralelepípedo retângulo de arestas de medida inteira é dada pelo produto das medidas das três dimensões.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, fixada uma unidade de comprimento, que a

I

Page 31: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

31

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

medida, em unidades cúbicas, do volume de um paralelepípedo retângulo de arestas de medida inteira é dada pelo produto das medi-das das três dimensões.

Não reconhece, fixada uma unidade de com-primento, que a medida, em unidades cúbicas, do volume de um paralelepípedo retângulo de arestas de medida inteira é dada pelo produto das medidas das três dimensões.

F

Reconhece, sem falhas, o metro cúbico como o volume de um cubo com um metro de aresta.

MB

Reconhece muitas vezes o metro cúbico como o volume de um cubo com um metro de aresta.

B

Reconhece o metro cúbico como o volume de um cubo com um metro de aresta.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, o metro cúbico como o volume de um cubo com um metro de aresta.

I

Não reconhece o metro cúbico como o volume de um cubo com um metro de aresta.

F

Reconhece, sem falhas, que o volume de um cubo com um decímetro de aresta (decímetro cúbico) é igual à milésima parte do metro cúbi-co e relacionar as diferentes unidades de me-dida de volume do sistema métrico.

MB

Reconhece, muitas vezes, que o volume de um cubo com um decímetro de aresta (decímetro cúbico) é igual à milésima parte do metro cúbi-co e relacionar as diferentes unidades de me-dida de volume do sistema métrico.

B

Reconhece que o volume de um cubo com um decímetro de aresta (decímetro cúbico) é igual à milésima parte do metro cúbico e relacionar as diferentes unidades de medida de volume do sistema métrico.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, que o volume de um cubo com um decímetro de aresta (decímetro cúbico) é igual à milésima parte do metro cúbico e relacionar as diferen-tes unidades de medida de volume do sistema métrico.

I

Não reconhece que o volume de um cubo com um decímetro de aresta (decímetro cúbico) é igual à milésima parte do metro cúbico e rela-cionar as diferentes unidades de medida de volume do sistema métrico.

F

Reconhece, sem falhas, a correspondência entre o decímetro cúbico e o litro e relacionar

MB

Page 32: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

32

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

as unidades de medida de capacidade com as unidades de medida de volume.

Reconhece, muitas vezes, a correspondência entre o decímetro cúbico e o litro e relacionar as unidades de medida de capacidade com as unidades de medida de volume.

B

Reconhece a correspondência entre o decíme-tro cúbico e o litro e relacionar as unidades de medida de capacidade com as unidades de medida de volume.

S

Reconhece, com falhas muito significativas, a correspondência entre o decímetro cúbico e o litro e relacionar as unidades de medida de capacidade com as unidades de medida de volume.

I

Não reconhece a correspondência entre o de-címetro cúbico e o litro e relacionar as unida-des de medida de capacidade com as unida-des de medida de volume.

F

Resolver pro-

blemas

Resolve, sem falhas, problemas de vários pas-sos relacionando medidas de diferentes gran-dezas.

MB

Resolve com bastante correção problemas de vários passos relacionando medidas de dife-rentes grandezas.

B

Resolve problemas de vários passos relacio-nando medidas de diferentes grandezas.

S

Resolve, com falhas muito significativas, pro-blemas de vários passos relacionando medidas de diferentes grandezas.

I

Não resolve problemas de vários passos rela-cionando medidas de diferentes grandezas.

F

Organização e Tratamento de Dados OTD4

Tratamento de

dados

Utilizar fre-

quências rela-tivas e per-centagens

Identifica sem falhas a «frequência relativa» de uma categoria/classe de determinado conjunto de dados como o quociente entre a frequência absoluta dessa categoria/classe e o número total de dados.

MB

Identifica com muita correção a «frequência relativa» de uma categoria/classe de determi-nado conjunto de dados como o quociente en-tre a frequência absoluta dessa catego-ria/classe e o número total de dados.

B

Identifica a «frequência relativa» de uma cate-goria/classe de determinado conjunto de dados como o quociente entre a frequência absoluta dessa categoria/classe e o número total de dados.

S

Identifica, com falhas muito significativas, a «frequência relativa» de uma categoria/classe

I

Page 33: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ... - avert.pt · CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES

ANO LETIVO 2017/2018

33

DOMÍNIOS/ SUBDOMÍNIOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE

DESEMPENHO

de determinado conjunto de dados como o quociente entre a frequência absoluta dessa categoria/classe e o número total de dados.

Não identifica a «frequência relativa» de uma categoria/classe de determinado conjunto de dados como o quociente entre a frequência absoluta dessa categoria/classe e o número total de dados.

F

Exprime sem falhas qualquer fração própria em percentagem arredondada às décimas.

MB

Exprime com bastante correção qualquer fra-ção própria em percentagem arredondada às décimas.

B

Exprime qualquer fração própria em percenta-gem arredondada às décimas.

S

Exprime, com falhas muito significativas, qual-quer fração própria em percentagem arredon-dada às décimas.

I

Não exprime qualquer fração própria em per-centagem arredondada às décimas.

F

Resolver pro-

blemas

Resolve, sem falhas, problemas envolvendo o cálculo e a comparação de frequências relati-vas.

MB

Resolve com muita correção problemas envol-vendo o cálculo e a comparação de frequên-cias relativas.

B

Resolve problemas envolvendo o cálculo e a comparação de frequências relativas.

S

Resolve, com falhas muito significativas, pro-blemas envolvendo o cálculo e a comparação de frequências relativas.

I

Não resolve problemas envolvendo o cálculo e a comparação de frequências relativas.

F