crea em númerosgestão 2010

40

Upload: parana-debate

Post on 22-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

CREA em Números Gestão 2010

TRANSCRIPT

Page 1: CREA em NúmerosGestão 2010
Page 2: CREA em NúmerosGestão 2010

2

Page 3: CREA em NúmerosGestão 2010

3

PRESIDENTE: Eng. Agr. Álvaro José Cabrini Júnior1º VICE-PRESIDENTE: Eng. Civ. Gilberto Piva2º VICE-PRESIDENTE: Eng. Civ. Hélio Sabino Deitos1º SECRETÁRIO: Téc. Edif. Márcio Gamba2º SECRETÁRIO: Eng. mec. Elmar Pessoa Silva 3º SECRETÁRIO: Eng. Agr. Paulo Gatti Paiva1º TESOUREIRO: Eng. Civ. Joel Kruger2º TESOUREIRO: Eng. Eletric. Aldino BealDIRETOR ADJUNTO: Eng. Agr. Dionísio Luiz Pisa Gazziero

CÂMARA ESPECIALIZADA DE AGRONOMIAEng. Agr. Luiz Antonio Caldani CÂMARA ESPECIALIZADA DE ARQUITETURA Arq. Eneida Kuchpil CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVILEng. Civ. Newton Rogério Rutz da Silva CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICAEng. Eletric.Nilton Camargo Costa CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA MECÂNICA E METALÚRGICAEng. Mec.João Carlos Motti CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA QUÍMICAEng. Ali. Maurício Rigo CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINASGeól. Fernando Scholl Bettega CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO Eng. Seg. Trab. José Luiz de Souza

CREA-PR – Rua Dr. Zamenhof, 35 – CEP 80.030-320 – Curitiba - PR

Central de Informações: 0800-410067

www.crea-pr.org.br

E-mail: [email protected]

Expediente

GESTÃO 2010

Produção e ediçãoAssessoria de Comunicação

Social CREA-PR

Jornalista responsávelAnna Caroline Preussler Pereira

MTB 4108 / 2889

Projeto gráfico ediagramação

Básica Comunicações

Page 4: CREA em NúmerosGestão 2010

Apresentamos nesta edição um balanço da Gestão 2010 do CREA-PR. Neste ano, resalto a continuidade da realização da Agenda Parlamentar, programa que atingiu o Estado em sua totalidade com a parceria com as associações de municípios paranaenses.

Assim como no ano passado – quando promovemos o evento em 31 municípios e levantamos mais de 420 propostas – demos continuidade à proposta inovadora da Agenda Parlamentar, que aproxima profissionais das áreas tecnológicas com o poder público para colaborar com as gestões municipais, através da elabo-ração de diagnósticos das cidades e formatação de propostas que visam o desenvolvimento municipal e a melhoria da qualidade de vida da população.

Este amplo e valioso trabalho rendeu como fruto 19 cadernos técnicos, agora entregues aos prefeitos du-rante as reuniões anuais da Agenda Parlamentar e desenvolvimentos de projetos e parcerias para melhoria da gestão dos municípios.

O conteúdo foi elaborado por especialistas e pode ser usado pelos gestores para conhecer melhor temas como planos diretores, uso e reuso de água e acessibilidade, entre outros. Tenho certeza que esta é uma contribuição positiva à sociedade e ressalta o caráter social das profissões afetas ao Conselho.

Da mesma forma, destaco o Programa de Excelência em Projetos, que certifica profissionais nas áreas de planejamento, execução e manutenção de obras e serviços das áreas afetas ao CREA-PR; bem como o Prêmio CREA Qualidade nas organizações profissionais que contou com a participação de mais de 50 Entidades ligadas ao conselho.

Não poderia deixar de fazer destaque especial à busca dos gestores e funcionários do Conselho pela cer-tificação ISO 9001:2008 no ano e 2010. Sem dúvida o comprometimento de todos resultará na conquista da certificação, fortalecendo o princípio de todos na busca constante da excelência nos produtos e serviços do Conselho.

Tenho certeza que a leitura o aproximará do cotidiano de trabalho do CREA-PR e de nossa busca contínua pelo aprimoramento e melhora de nossos programas e serviços.

A todos, uma excelente leitura!

Eng. Agrônomo Álvaro Cabrini Jr

Presidente do CREA-PR

APRESENTAÇÃO

Page 5: CREA em NúmerosGestão 2010

5

PROGRAMAS DO CREA-PR

AGENDA PARLAMENTAR •PRO CREA •

CONVÊNIOS •OBRAS PÚBLICAS •

CASA FÁCIL •CAMPO FÁCIL •

ASSESSORIA DE RELAÇÕES COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO •PROGRAMA DE EXCELÊNCIA EM PROJETOS •

ASSESSORIA DE APOIO ÀS ENTIDADES DE CLASSE •ACESSIBILIDADE •

CREAJR •GESTÃO DA QUALIDADE •

PELT 2020 •PACTO GLOBAL •

Page 6: CREA em NúmerosGestão 2010

6

AcOmPANhAmENTO dAS PROPOSTAS dE 2009

18 Associações de Municípios participantes

1200 participantes

120 prefeitos presentes nas reuniões

Presença de 800 profissionais do Sistema CONFEA/CREA

Cerca de 300 municípios representados

Realização de evento técnico com a participação

de cerca de 400 vereadores paranaenses

O CREA-PR promoveu ao longo de 2010, em conjunto com as associa-ções de municípios paranaenses, o programa Agenda Parlamentar, deba-tendo propostas dos profissionais das áreas de Engenharias, Arquitetura, Agronomia e Geociências para o desenvolvimento de cada região.

Estas parcerias com as entidades permitem uma maior aproximação com os gestores públicos, levando o conhecimento técnico dos profissionais do Conselho às Prefeituras e Câmaras de Vereadores, colaborando com o desenvolvimento dos municípios.

São parceiros do programa Agenda Parlamentar as Entidades de Clas-se das áreas da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), a Associação de Câmaras e Vereadores do PR (ACAMPAR), a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap).

AGENdA PARLAmENTAR

60% de propostas implantadas

237 propostas no total

35 propostas concluídas

107 propostas em andamento

95 propostas não iniciadas

NÚmEROS 2010

Page 7: CREA em NúmerosGestão 2010

7

Os resultados das visitas às autoridades, das reuniões com as en-tidades de classe e das audiências públicas da Agenda Parlamen-tar realizadas em cada município foram noticiados no blog Paraná Em Debate – www.paranaemdebate.com.br

Esta é uma ferramenta idealizada pelo CREA-PR com o propósito de fomentar a discussão dos assuntos pertinentes à cidade e tam-bém colaborar com o exercício pleno da cidadania por parte dos profissionais e da sociedade como um todo.

Lançado para estimular o debate entre as comunidades, é uma mídia atualizada diariamente por uma rede de cerca de 73 colabo-radores cadastrados, espalhados em sete regionais no estado, e que já contabiliza mais de 200 mil acessos.

ACESSE E PARTICIPE – www.paranaemdebate.com.br

PARANÁ Em dEBATE

210 mil acessos

20 mil acessos por mês

1.050 matérias postadas no blog

dEPOImENTOS

“Parabenizo o presidente do Conselho, Álvaro Cabrini Jr e toda a diretoria do CREA-PR por apresentarem a Agenda Parlamentar, que apresenta o rumo que queremos para o nosso Brasil ao discutir o destino de toda a população brasi-leira. Assim como se posicionou há 10 anos contra a venda da Copel, da mesma forma o CREA-PR vem agora com sua Agenda Parlamentar, saindo à frente e se colocando na vanguarda das transformações e mudanças que queremos para melhorar a vida do povo do Paraná e do Brasil.”Governador Orlando Pessuti

“A Agenda Parlamentar surpreende pelo alto nível técnico dos profissionais envolvidos”. José Valmor Martins, presidente em exercício da ACAMPAR e presidente da Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu.

“Este é um ato de cidadania e apartidário. Não é possível que sejamos omissos. Precisamos nos envolver nas discus-sões e devolver à sociedade o serviço resultado do conhecimento que adquirimos na academia”.Presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Junior

“Precisamos profissionalizar as políticas públicas e para isso necessitamos de conhecimentos específicos e a presença do CREA no planejamento, na administração e na potencialização dos recursos que as comunidades já possuem. Não há como aperfeiçoar o nosso trabalho na gestão pública sem a presença de instituições como o CREA”.Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes

“Essa parceria com o CREA trazendo ideia por meio da Agenda Parlamentar só vem ajudar e contribuir com a adminis-tração pública e os resultados têm sido fantásticos. Tudo o que é sugerido pelos profissionais das áreas tecnológicas tem sido acatado e viabilizado na medida do possível pelos administradores”.Prefeito de Castro e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) Moacir Elias Fadel

Page 8: CREA em NúmerosGestão 2010

8

Neste ano, o CREA-PR elaborou 19 Cadernos Temáticos criados como desdobramento das propostas le-vantadas pela Agenda Parlamentar de 2009. Entregues a todos os prefeitos e vereadores do estado.

Temas dos cadernos:

O conteúdo dos cadernos podem ser acessados no blog www.paranaemdebate.com.br

cAdERNOS dA AGENdA PARLAmENTAR

Acessibilidade

Cercas eletrificadas

Conservação de solos e da água

Construção é coisa séria

Ideias e soluções

Iluminação pública

Inspeção e manutenção predial

Instalações provisórias

Licenciamentos ambientais

Licitações e obras públicas

Nossos municípios mais seguros

Obtenção de recursos

Planos diretores

Prevenção de catástrofes

Produtos orgânicos

Programas e serviços do CREA-PR

Resíduos sólidos

Saneamento ambiental

Uso e reuso da água

Page 9: CREA em NúmerosGestão 2010

9

Investir em capacitação profissional tornou-se obrigatório frente ao constante de-senvolvimento tecnológico e a inserção de variáveis como o meio ambiente, a sus-tentabilidade, a acessibilidade e tantos outros temas que diariamente necessitam ser incorporados ao conhecimento do profissional.

A proposta do trabalho realizado pelo PRO CREA é promover ações voltadas à educação, norteada por dois objetivos: apoiar operacionalmente as Entidades de Classe, as Instituições de Ensino e as Empresas registradas no Conselho, para a oferta de atividades de qualificação profissional, através de palestras, cursos e eventos, e oportunizar aos profissionais e à sociedade em geral o acesso a conte-údos e práticas que efetivamente agreguem conhecimento e ampliem suas possi-bilidades frente ao mercado.

PRO cREA

PRO-CREAQualificação Profissional

65 Entidades de Classe Paranaenses apoiadas

115 divulgações de cursos de pós graduação e de extensão ofertados por Instituições de Ensino registradas

302 atividades divulgadas via site e boletim eletrônico

5.268 profissionais participaram destas atividades

663 profissionais participaram de cur-so via Sistema de Ensino a Distância

dEPOImENTOS

“O PRO-CREA está sendo fundamental para que a Astepar consiga atuar na qualificação profissional de seus associados e egressos de escolas técnicas. O I Seminário Estadual de Integração Técnica foi a constatação prática e real do diferencial de um apoio recebido desde a lapidação do evento à logística de divulgação e controle do público alvo ao sucesso e qualidade do encontro”.

Técnico industrial modalidade elétrica, Luiz Henrique da Cunha, diretor presidente da Associação dos Técnicos do Paraná (ASTE-PAR)

Page 10: CREA em NúmerosGestão 2010

10

O CREA-PR firmou 17 novos convênios em 2010 com foco na valorização profissional, buscando benefícios para toda a sociedade. São eles:

Municípios de Apucarana, Telêmaco Borba, Araucária, Cân-dido Rondon, Cascavel e Toledo: convênio de mútua coope-ração na troca de informações sobre fiscalização de obras relacionadas à construção civil;

ACAMPAR: termo de cooperação técnica para fomentar ações conjuntas (eventos, palestras e atividades) para a capacitação dos vereadores e servidores das Câmaras de Vereadores do Paraná no que diz respeito aos setores da Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências;

Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE): convênio de cooperação técnica recíproca para a realização de cursos e palestras em parceria para estudantes vincula-dos ao CREAjr-PR.

CONFIRA TODOS OS CONVÊNIOS VIGENTES NO SITE DO CREA-PR – www.crea-pr.org.br, link CONVÊNIOS

cONVÊNIOS

dEPOImENTOS

“Para a associação é muito importante contar com um parceiro da qualidade do CREA-PR, que prontificou seu qua-dro de cerca de 65 mil profissionais em prol do desenvolvimento do Estado”. José Valmor Martins, presidente em exercício da ACAMPAR e presidente da Câmara de Quedas do Iguaçu

“Usando ferramentas eficazes como a troca de informações e conhecimento, conseguimos deixar as ações de fisca-lização com cunho orientativo e não punitivo. Quem ganha com isso é a sociedade, o Conselho, o município e nós, por conseguirmos cumprir nossa função como gestores públicos”. João Carlos de Oliveira, prefeito de Apucarana

“O convênio permitirá darmos continuidade ao trabalho desenvolvido e facilitar a inserção dos jovens profissionais no mercado”. José Ribamar Brasil dos Reis, diretor presidente do CIEE-PR

Page 11: CREA em NúmerosGestão 2010

11

Em 2010, o Grupo de Trabalho (GT) Gestão e Controle de Obras Públicas, composto por representantes do TCU, TCE-PR, TCE-SC, TCE-RS, IBRAOP, CONFEA e CREA-PR, passou a contar com a par-ticipação de técnicos do Senado Federal. A atuação em conjunto com o gabinete do Senador Jefferson Praia, que apoia o GT, possibilita ao grupo a proposição de projetos de lei, entre eles o PLS 439/09, que objetiva a criação de cadastro informatizado único para obras com recursos da união, já em trâmite no Senado. Esse tipo de procedi-mento abre espaço para o debate entre os parlamentares quanto às questões levantadas e propostas pelo Grupo de Trabalho, ampliando sua visibilidade no Congresso Nacional.

Neste ano, o CREA-PR recebeu Votos de Aplauso do Senado Federal pela iniciativa de cooperação com o TCE-PR, que teve início em 2006, e que possibilita a parceria e integração entre a auditoria de engenha-ria do Tribunal e a fiscalização do Conselho.

Ao longo de 2010, prosseguiram as ações com apresentação dos re-sultados nos Estados do Amazonas e Rio Grande do Sul, com a presença dos Tribunais de Contas e CRE-As. A experiência dessa parceria de sucesso no Paraná foi apresentada também ao SINAENCO – Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, em São Paulo, entidade nacional que reúne mais de 20 mil empresas e que, tal qual o GT, defende que o ponto de partida para uma boa obra é a realização de um bom projeto, detalhado e com todos os elementos necessários à sua perfeita caracterização.

OBRAS PÚBLIcAS

dEPOImENTOS

“Como trabalhamos diretamente com projeto, gerenciamento e consultoria, entendemos a necessidade de parcerias como esta dentro do que pregamos em nosso cotidiano. Acredito que a área pública deve se preparar, atingir eficiência na sua prestação de contas, e creio que as empresas associadas ao sindicato podem contribuir com isso, uma vez que traba-lhamos com uma disciplina chamada de gerenciamento contratado. Queremos levar esta experiência paranaense ao conhecimento do TCE para que eles entendam os resultados na prática e para estimularmos que isso ocorra também com o CREA-SP”. Engenheiro civil João Alberto Viol, presidente do Sinaenco

“O GT oferece uma relevante contribuição para o Brasil, na medida em que suas principais ações visam à orientação dos gestores na contratação de obras públicas e à proposição de normas que assegurem que esses empreendimentos sejam executados com correção e qualidade”. Secretário de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União do Tribunal de Contas da União, André Luiz Mendes

Page 12: CREA em NúmerosGestão 2010

12

“O programa tem realizado ‘milagres’ em Cascavel desde que foi iniciado, em 1998. Nosso objetivo nes-tes anos iniciais foi de fixar o homem no campo, agora estamos na segunda fase, que é fazer com que ele produza aquilo que tem vocação, com rentabilidade”. Engenheiro agrônomo Alfredo Raeder, presi-dente da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel

23 novos convênios firmados em 2010

141 municípios paranaenses com convênios Casa Fácil firmados e ativos

Economia de até R$ 2 mil em uma obra popular

O programa Casa Fácil já bene-ficiou mais de 150 mil famílias em todo o Paraná, totalizando aproximadamente 8,4 milhões m² construídos, abrangendo 367 municípios.

Seu conceito é prestar assessoria técnica para a construção de moradias populares. O CREA-PR concede taxa reduzida (diferenciada) para o regis-tro das ARTs referentes ao projeto e execução das obras, conforme estabelecido em Resolução do CONFEA. Para participar, a pessoa deve ter renda abaixo de três salários mínimos e o terreno onde vai construir a casa tem que estar em seu nome. A moradia terá até 70 m² de área, conforme o muni-cípio, e só pode ser realizada uma edificação por terreno.

O Campo Fácil é um pro-grama pioneiro no Brasil no segmento de prestação de serviços agronômicos na área rural, no atendimen-to a pequenos produtores

rurais e seus familiares. Em 2010, registrou como pontos principais o atendimento dos pedidos do PROAGRO, o plantio experimental de ervilha e grão de bico no inverno, treinamentos para viti-vinicultura, a implantação de 10 hectares de uva (25 produtores), a busca de novas alternativas de renda para a pequena propriedade; o aumento do número de produtores atendidos, a viabilização do processamento de produtos agropecuários e ven-da direta ao consumidor e a implantação da serici-cultura em Cascavel com 10 produtores através de um convênio entre a Prefeitura, Bratac e AREAC; e a ampliação da atuação na cidade de Irati.

ENGENhARIA, ARQUITETURA E AGRONOmIA PÚBLIcAS

dEPOImENTOS“O Programa Casa Fácil merece destaque em nossa Associação. Representa para nosso município uma excelente oportunida-de da realização do sonho da casa própria, com a garantia de uma obra legalizada”. Melyne Zavatto Berbel, arquiteta e urbanista, secretária da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Rolândia

480 agricultores beneficiados com PRONAF “C” e “D”

R$ 6,2 milhões liberados pelo Banco do Brasil

R$ 1,8 milhões liberados para investimento em parce-ria com a EMATER

dEPOImENTOS

Page 13: CREA em NúmerosGestão 2010

13

60 auxílios concedidos

60 mil participantes nos eventos

Cerca de 300 reuniões de plane-jamento e de verificação de resul-tados realizadas com as Entida-des de Classe em todo o Estado

A AAEC tem como proposta promover o fortalecimento das entida-des de classe que congregam engenheiros, arquitetos, agrônomos, profissionais de geociências e técnicos de nível médios em todo o Paraná. Instituída pelo CREA-PR em 2006, norteia suas ações com foco na melhoria da gestão das entidades de classe, na mobilização dos profissionais, implantação de políticas públicas e na promoção de oportunidades de atuação profissional.

Entre as principais atividades da AAEC estão:

• Coordenação do Programa Excelência;• Coordenação do PCQ - Prêmio CREA Qualidade;• Assessoria às Entidades de Classe;• Assessoria às Comissões de Ética das Entidades de Classe;• Coordenação da Agenda Parlamentar;• Gerenciamento e controle do site e ambiente restrito das Entida-

des de Classe;• Gerenciamento dos auxílios financeiros e patrocínios concedi-

dos pelo CREA-PR e pelo CONFEA no estado.

ASSESSORIA dE APOIO ÀS ENTIdAdES dE cLASSE

O II Encontro Estadual das Comissões de Ética das Entidades de Classe foi promovido pela AAEC de 7 a 9 de novembro com a partici-pação de 40 Comissões de Ética.

Lançamentos, paineis, palestras e uma dinâmica sobre processo de um casa ético deram a tônica do evento, que teve como meta debater e definir estratégias de trabalho para as comissões em 2011. As Co-missões de Ética lançaram o desafio de realizar 200 ações de preven-ção à infração ética em 2011.

I I ENcONTRO ESTAdUAL dAS cOmISSÕES dE ÉT IcA

dEPOImENTOS

“O encontro mostrou a importância das entidades de classe no trabalho preventivo orientando os profissionais sobre o Código de Ética, sobre quais são as condutas vedadas e os direitos presentes na Resolução 1002. Muitos profissionais são penalizados por não conhecer o Código de Ética. E neste sentido, o principal trabalho das entidades é o de divulgar o código para que não ocorram erros simples e banais por falta de conhecimento dos profissionais.”Eng. Agrícola Valmor Pietsh, Presidente da Comissão de Ética do CREA-PR

Page 14: CREA em NúmerosGestão 2010

14

O CREA-PR iniciou em 2009 os cursos integrantes do Programa de Excelência em Projetos, desenvol-vidos como contribuição e reconhecimento da quali-dade de planejamento, execução e manutenção de edificações, por meio de certificação. As disciplinas são direcionadas aos profissionais que executam projetos de edificações e voltadas à certificação da qualidade destes, referente à legislação e aos con-ceitos estabelecidos pelo programa. O programa é coordenado pela Assessoria de Apoio às Entidades de Classe do CREA-PR.

Este posicionamento como promotor do desenvolvi-mento técnico e pessoal mostra a preocupação do CREA com a qualidade da atuação profissional.

Em 2010, oito profissionais receberam o certifica-do do Programa de Excelência em Projetos (veja quadro ao lado).

PROGRAmA dE EXcELÊNcIA

dEPOImENTOS

“Esta foi uma grande experiência e conquistar o selo é a forma mais valiosa do reconhecimento profissional. Agora a minha responsabilidade aumenta, assim como a qualidade dos meus trabalhos”. Arquiteto e urbanista Leonardo Britici

“O selo mostra aos contratantes uma preocupação extrema com qualidade e justifica um custo diferenciado, pois agora estamos em um nível profissional mais elevado”. Arquiteto e urbanista Ideval dos Santos Filho

“Passarei ao cliente ainda mais segurança, com garantia de um trabalho padronizado e com qualidade”. Engenheiro civil Altair Ferri

Page 15: CREA em NúmerosGestão 2010

15

Arquiteta e Urbanista Carmen Lúcia Pezzette Loro Certificada para Projeto Arquitetônico

Arquiteto Flavio Henrique da Rosa Uren – Certificado em Projeto Arquitetônico

Arquiteta e Urbanista Marli Antunes da Silva Aoki Certificada em Projeto Arquitetônico

Arquiteto e Urbanista Leonar-do Britici Certificado para Projeto Arquitetônico

Arquiteto e Urbanista Ideval dos Santos Filho Certificado para Projeto Arquitetônico

360 profissionais participaram do Curso de Excêlencia em Execução de Edificações

1200 profissionais participantes em cursos da etapa de Pla-nejamento de Edificações

300 profissionais fizeram o curso presencial

8 profissionais aptos à certificação

300 profissionais na lista de espera dos novo cursos

Lançamento do Fascículo 4 – A Excelência na Execução

Engenheiro Civil Gelson Antonio dos Santos – Certificado em Projeto de Instalações Mecânicas

Engenheiro Eletricista Brazil Alvim Versoza – Certificado para Projeto Elétrico e Telefônico

Engenheiro Civil Altair FerriCertificado para Projeto Hidráulico e Prevenção de Incêndio

Page 16: CREA em NúmerosGestão 2010

16

O Prêmio CREA de Qualidade - PCQ é uma iniciativa do Conselho para fomentar o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico e social das instituições, promovendo a melhoria contínua através do re-conhecimento institucional e público, da divulgação das boas práticas e do fortalecimento das organizações. A terceira edição da premiação foi realizada em outubro de 2010, durante o II EPEC – Encontro Paranaense das Entidades de Classe e III PCQ – Prêmio CREA Qualidade.

Os critérios do prêmio estão sendo referência ao CONFEA para o desen-volvimento do projeto de fortalecimento das Entidades Nacionais.

I I I c IcLO PRÊmIO cREA QUALIdAdE NAS ORGANIZAÇÕES PROfISSIONAIS

dEPOImENTOS

“Estar entre os primeiros lugares e focar a primeira co-locação são os objetivos centrais. Porém, avaliando o trabalho realizado e observando o crescimento atingido pela entidade, podemos afirmar que esta é a maior vitória conquistada em prol do fortalecimento de nossa associa-ção. O PCQ é, sem dúvida, o norteador desse desenvol-vimento”. Arquiteta Marli Aoki, presidente da AEAC - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel

1º lugar - AEAc - Assoc iação dos Engenhei ros e Arqui te tos de cascavel

2º lugar - AEAm - Assoc iação de Engenhei ros e Arqui te tos de mar ingá

3º lugar - AREAcm - Assoc iação Regional de Engenheros e Arqui-te tos de campo mourão

Page 17: CREA em NúmerosGestão 2010

17

53 entidades participantes ao todo

60% de participação das entidades cadas-tradas no CREA-PR

Das 88 entidades cadastradas, 67% já participaram de algum ciclo do PCQ

30% de aumento da pontuação média das organizações do II para o III Ciclo

“Acredito que a ARECI evoluiu bastante desde o pri-meiro ano do PCQ, mas sabemos que essa evolução deve ser constante. Percebo um aprimoramento muito grande em nossa associação, principalmente no que diz respeito às áreas administrativa, financeira e con-tábil. Nossa meta é estarmos entre as cinco melhores entidades paranaenses em dois anos”. Engenheiro civil Anderson Filus, presidente da Asso-ciação Regional dos Engenheiros Civis de Irati.

dEPOImENTOS

Qualificação ProfissionalAEAC - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel

Ambiente AssociativoAEAC - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel

Atuação Junto ao Sistema CONFEA/CREAARECI - Associação Regional dos Engenheiros Civis de Irati

ComunicaçãoAEAC - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel

LiderançaAREACM - Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon

Políticas PúblicasAEAC - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel

Responsabilidade Administrativa e SocialSENGE -PR - Sindicato dos Engenheiros no Estado do ParanáAEAC - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel

Modelo de GestãoAEAC - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de CascavelAREACM - Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon

Ética ProfissionalAEAM - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá

dESTAQUE POR cRITÉRIO

Page 18: CREA em NúmerosGestão 2010

18

As ações de acessibilidade do CREA visam sensibilizar profissionais da Engenharia, Arqui-tetura, Agronomia e Geociências e a sociedade em geral sobre a importância de incluir em obras e serviços os dispositivos de acessibilidade. Assim, em todas as suas iniciativas busca a vivência dos participantes para que entendam as dificuldades daqueles que possuem al-gum tipo de deficiência visual ou motora.

AcESSIBIL IdAdE

dEPOImENTOS

“A parceria com o CREA-PR permite gerar novos agentes para de-fender a causa da inclusão e da acessibilidade, o que é muito po-sitivo, principalmente em uma empresa como a Copel, que possui em seu quadro 81 funcionários com algum tipo de deficiência ou limitação”.

Engenheiro eletricista Sérgio Luiz Cequinel Filho, coordenador geral do Programa Corporativo de Acessibilidade da Copel

54 Seminários realizados no Pa-raná (de 2006 a 2010)

12 Fóruns realizados em parce-ria com os Sinduscons

07 Cursos de Capacitação pro-movidos

25 palestras promovidas

Em seu quinto ano de funcionamento, o Programa CREAjr-PR tem cumprido o objetivo de levar conhecimento sobre o funcionamento do Sistema Profissional aos estudantes, aproximando o nível médio e superior das áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geo-ciências da realidade profissional.

Com a participação, o aluno passa a conhecer o funcionamento e as particularidades de Sistema Profissional a que estará vinculado futu-ramente, agregando esse conhecimento e usufruindo dos benefícios oferecidos pelo Programa.

O compromisso do programa é disponibilizar aos estudantes palestras sobre cinco temas prioritá-rios: Conhecendo o Sistema CONFEA/CREAs, Atribuição Profissional, Ética no Exercício Profis-sional, Responsabilidade Profissional e Anotação de Responsabilidade Técnica.

cREAJR

Page 19: CREA em NúmerosGestão 2010

19

Membros corporativos em 100% das instituições de Ensino Paranaenses

158 membros dirigentes responsáveis pelas ações dentro de sua Instituição de Ensino

204 atividades (palestras e apoio a eventos e semanas acadêmicas)

10.177 estudantes inscritos no Programa CREAjr-PR

Mais de 5.000 acessos realizados ao blog e ao site do CREAjr-PR

6 Comissões Acadêmicas Regionais – CAR nas Regionais de Cascavel, Curitiba, Londri-na, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa

1 Comissão Acadêmica Estadual – CAE, composta pelos representantes estaduais

Participam efetivamente do CREA-PR 5 ex-membros do programa, sendo 1 como ins-petor, 2 como conselheiros e 1 como presidente de entidade de classe

dEPOImENTOS

“O Programa CREAJR já se tornou uma realidade na maioria das instituições de ensino superior do Paraná, inserindo o Conselho por meio dos membros dirigentes, criando assim uma “ponte” entre o CREA e os futuros pro-fissionais. O programa preenche uma lacuna da grade curricular da maioria das instituições de ensino do Estado, que não contemplam os assuntos ligados ao Conselho como: ART, ética profissional, atribuições profissionais, responsabilidade técnica, entre outros. Temas estes essenciais a formação de bons profissionais. Como membro dirigente, as experiências obtidas irão me ajudar na minha formação profissional e na de todos que participam do programa”. Eduardo Henrique Baltrusch de Gois, membro dirigente do CREAJR de Bandeirantes

“Vejo o CREAJR como um desenvolvedor e um facilitador. Desenvolvedor de talentos profissionais, quando aproxima os estudantes dos cursos que formam profissionais que serão abrigados pelo Sistema CONFEA-CREA, mostrando as várias facetas de suas profissões, quando coloca estudantes frente a frente com profissionais atuantes, compartilhando problemas e soluções característicos das atividades profissionais que academicamente são quase que impossíveis de serem alcançados. Facilitador, quando desde cedo, ainda acadêmicos, já se interam com as sistematizações, normas e procedimentos do Sistema que os abrigará quando profissionais. Colabora precocemente com a formação de uma rede de contatos profissionais locais, regionais e nacionais gerando inúmeras possibilidades futuras aos futuros profissionais inscritos. Portanto o CREAJR forma em suas bases os futuros profissionais líderes que atuarão como inspetores, con-selheiros, diretores e presidentes dos CREAs que nos sucederão”. Luiz Capraro, engenheiro civil, mestre em Educação e coordenador dos Cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental da Universidade Tuiuti do Paraná

Page 20: CREA em NúmerosGestão 2010

20

O GT EMPRESARIAL foi instituído para promover o estreitamento do relacionamento do CREA com as entidades ligadas às áreas da Engenharia, Arquitetura e Agronomia e Geociências. Reúne os diretores dos quatro Sinduscon’s do Estado, do Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sicepot) e da As-sociação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsbEA).

Desde março de 2006, já foram realizadas 32 reuniões. Entre os principais resultados estão:

• Ampla discussão sobre as licitações de obras públicas e sobre a Lei nº 8.666/93 que resulta-ram no apoio dos Sindicatos à implantação da OT-IBR 01/2006 do IBRAOP e da Resolução nº 04/2006-TCE-PR;

• Participação dos empresários em reunião do GT Ordem Econômica do CONFEA para discussão das taxas de ARTs;

• Ampliação da parceria no programa de Incentivo à Formalidade que visa a redução da mão-de-obra informal na Construção Civil;

• Formatação de um documento elaborado pelo GT sobre a conceituação de informalidade, levado para Brasília como contribuição do GT e aprovado na íntegra como subsídio para discussão do tema;

• Indicação de representante do GT para participar nas reuniões do Comitê da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral do Paraná que debate assuntos relacionados às obras públicas, inclusive as tabelas de preços referenciais;

• Elaboração do Plano de Logística de Transportes para o Estado do Paraná – PELT 2020.

GT EmPRESARIAL

dEPOImENTOS

“O GT EMPRESARIAL reviveu a relação entre as empresas de engenharia representadas pelas associa-ções e sindicatos e o CREA-PR dando oportunidade aos empresários de compartilhar suas reivindica-ções junto ao órgão máximo de representação da engenharia do Paraná”,

Engenheiro civil Sérgio Piccinelli, presidente do SICEPOT

“Além de aproximar o empresariado do setor produtivo da construção civil com a instituição CREA-PR, o GT EMPRESARIAL tornou-se o fórum para levantamento dos problemas do setor, com a discussão de ações administrativas e políticas para a solução dos problemas debatidos em reuniões mensais. Estas ações possibilitaram uma mudança de postura de órgãos públicos na interpretação e implantação da Lei de Licitações Públicas, ampliação da formalidade na construção civil no estado, e alguns outros convê-nios com órgãos públicos que diretamente afetam nossas atividades econômicas”.

Alvaro Pereira da Silva, diretor de Relações Trabalhistas do SINDUSCON-NOR (Sindicato da Indús-tria da Construção Civil do Noroeste do Paraná)

Page 21: CREA em NúmerosGestão 2010

21

Em 2010, o CREA-PR consolidou o processo de implantação dos princípios da NBR ISO 9001:2008, em andamento no ano anterior, e deu início definitivo ao processo de certificação.

Em janeiro foi definida, via processo licitatório, a empresa responsável pela auditoria de certi-ficação sendo efetuada a pré-auditoria, cujo objetivo era apontar os pontos a serem atingidos para a auditoria de certificação e a prioridade de cada ponto no processo.

Em abril ocorreu a primeira fase da auditoria de certificação, chamada de auditoria de docu-mentação, sendo destacado pela empresa o grande controle dos processos, a rapidez na tra-tativa dada aos clientes quanto às solicitações atendidas via todos os canais de comunicação existentes, a adequação na procedimentação dos processos e a consolidação do monitora-mento dos mesmos. Foi destacado ainda o grande envolvimento da alta administração com a implantação dos princípios da qualidade na organização.

Por força do processo de certificação e para garantir que os princípios da ISO estejam sendo aplicados nas diversas áreas do Conselho foram realizadas também auditorias internas, por um time de auditores formados para esta finalidade. Tivemos em 2010 três rodadas de audi-torias internas (abril, junho e setembro).

O resultado das auditorias internas possibilitou medirmos o nível de adesão do Conselho aos princípios da NBR, sendo que na última rodada atingimos um índice de 91,4% de adesão, lembrando que no início dos trabalhos o índice médio de adesão era de apenas 40%.

A consolidação deste processo é fruto de uma campanha bastante forte de marketing inter-no, conscientização dos colaboradores, mas principalmente de um processo de treinamento continuado das equipes de trabalho, o que tem gerado inúmeros benefícios ao Conselho e destacado a qualidade nos processos e procedimentos efetuados.

A auditoria de certificação acontece ainda em 2010 e com base nos ótimos resultados deste projeto a expectativa é de que encerremos o presente exercício já certificados na NBR ISO 9001:2008.

GESTÃO dA QUALIdAdE

dEPOImENTOS

“A busca pela certificação da ISO 9001:2008, tem promovido não só a revisão e adequação documental de todos os procedimentos relativos aos produtos e servi-ços do Conselho, como também assegura a melhoria contínua dos procedimentos, uma vez que os resultados são analisados criticamente pela alta administração, de forma constante. As pessoas que vivenciam este processo de adequação não só passam a conhecer amplamente a Instituição como tem um ganho pessoal bastante significativo no tocante ao sistema de gestão”. Geógrafa Cacilda Redivo, gestora do PRO-CREA e CREAjr-PR

Page 22: CREA em NúmerosGestão 2010

22

POLÍT IcA dA QUALIdAdE:

Estamos COMPROMETIDOS com:

• O fortalecimento das Entidades de Classe;

• A busca da excelência de nossos produtos e serviços e a melhoria contínua dos processos e procedi-mentos;

• Os preceitos éticos no exercício das profissões;

• A presença e a efetiva participação de profissionais no planejamento, execução e manutenção de obras e serviços;

• A cortesia, confiabilidade e agilidade em nossos atendimentos;

• O aprimoramento de nossos colaboradores e a adoção da meritocracia na gestão do Conselho;

• Os princípios de agilidade, legalidade e impessoalidade nas análises e julgamentos das áreas executiva e deliberativa.

A proposta da Assessoria é fortalecer a atuação do Con-selho no âmbito da formação profissional, com ações que incentivem a melhoria da qualidade dos cursos rela-cionados ao Sistema CONFEA/CREAs. Além disso, ava-liar, reconhecer e valorizar publicamente a conformidade de cursos afetos ao CREA-PR, até dezembro de 2010, em parceria com as Instituições de Ensino.

Criada em 2009 para promover a aproximação entre as universidades e o CREA-PR, a Assessoria de Relação com as Instituições de Ensino (ARIEs) continuou em 2010 a realização de visitas às instituições de ensino, como a Unicentro, em Irati, o Centro Politécnico da Uni-versidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Uni-versidade Católica do Paraná (PUCPR).

ASSESSORIA dE RELAÇÕES cOm AS INSTITUIÇÕES dE ENSINO

dEPOImENTOS

“Nosso objetivo é criar uma aproximação com as universidades e verificar possibilidades de melho-rar a formação profissional”.

Engenheiro agrônomo Lineu Krul Guasque, coordenador da ARIEs

Page 23: CREA em NúmerosGestão 2010

23

Com o tema central “Construindo uma agenda para o Sistema Profissional: desafios, oportu-nidades e visão de futuro”, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná – CREA-PR realizou em maio deste ano o 7.º Congresso Estadual de Profissionais – CEP, na cidade de Foz do Iguaçu/PR.

O evento teve como eixos referenciais a Formação Profissional, Exercício profissional, Orga-nização Profissional, Integração Profissional e Inserção Profissional. Os temas discutidos e propostas apresentadas atenderam aos objetivos estratégicos do sistema profissional, sendo eles: desenvolver ações orientadas para a integração dos Sistemas Profissional e de For-mação; desenvolver ações de apoio à Educação Continuada; concluir a aplicação do novo modelo de ART e Acervo Técnico em todo o país; implantar as Diretrizes Nacionais de Fis-calização nos CREAs; operacionalizar a Resolução 1.010 e suas Matrizes do Conhecimento em todos os CREAs; promover a discussão nacional das questões referentes ao Desenvolvi-mento Sustentável; implantar o Modelo de Excelência em Gestão em todas as organizações do Sistema; desenvolver ações de Educação Corporativa no âmbito do Sistema; desenvolver a unidade de ação e a sustentabilidade das organizações componentes do Sistema Profis-sional; integrar programática e operacionalmente todas as organizações do sistema; integrar institucional e operacionalmente o Sistema Profissional com os demais sistemas públicos e privados; definir a política e a estratégia da Comunicação e do Marketing do Sistema Pro-fissional; e promover a Inserção Internacional dos Profissionais e de suas as organizações.

7.º cONGRESSO ESTAdUAL dE PROfISSIONAIS - cEP

dEPOImENTOS

“Este é um momento de organização e mudanças. Entendo como extremamente positivo e produtivo o envolvimento dos profissionais. Todas as modifica-ções oriundas dos Congressos terão impacto direto no cotidiano profissional”.

Engenheiro civil Joel Krüeger, presidente da Co-missão Organizadora Estadual do congresso

27 encontros nas inspetorias

7 encontros regionais

1 encontro estadual, com participação de 500 profissionais

5 mil profissionais mobilizados

220 propostas apresentadas nos encontros de inspetorias

214 propostas aprovadas nos encontros regio-nais

132 propostas efetivadas, sistematizadas em 26 propostas para o Congresso Nacional, rea-lizado em duas etapas: em Cuiabá em agosto e em Brasília em novembro.

12 delegados eleitos sem mandato e 6 delega-dos com mandato

Page 24: CREA em NúmerosGestão 2010

24

Em 2009, o CREA-PR aderiu ao Pacto Global da Orga-nização das Nações Unidas (ONU), lançado em 2000 pelo Secretário Geral da ONU, Kofi Annan e que hoje abriga mais de 5 mil organizações em todo o mundo.

O foco das ações é promover e fomentar a construção de uma economia inclusiva e sustentável a partir da adoção da responsabilidade social corporativa e da dis-seminação de boas práticas empresariais.

Tornar-se signatário implica em uma demonstração do compromisso empresarial com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, que deve ser compro-vado por meio de ações e a realização dos chamados CPOs, comunicados de progresso enviados anualmen-te para a inscrição no site da ONU.

PAcTO GLOBAL

Page 25: CREA em NúmerosGestão 2010

25

Neste ano, os funcionários do CREA-PR tiveram palestras sobre o Pacto Global e a sua importância para o Conselho. Após as palestras, cada regional elencou ações simples – elaboradas dentro do conceito de 3R - Reduzir, reciclar e reu-sar – para serem incorporadas ao cotidiano de trabalho. Entre elas, a adoção de copos de vidro, canecas ou garrafinha ao invés de copinhos d’água, desligar os monitores do computador durante o intervalo do almoço, apagar as luzes, reutili-zar as folhas de papel e depois de usar os dois lados, separar para reciclagem e separar o lixo seco do molhado.

Mais informações: www.pactoglobalcreapr.wordpress.com

dEPOImENTOS

“Considero importantíssima a participação das empresas no Pacto Global, para que consiga-mos conscientizar nossos profissionais e a sociedade como um todo quanto a essas questões tão importantes e com as quais muitos ainda nem se preocupam”.

Engenheiro Jefferson Oliveira da Cruz, gerente regional do CREA-PR em Londrina

Page 26: CREA em NúmerosGestão 2010

26

O Plano Estadual de Logística e Transporte para o Estado do Paraná (PELT 2020) é um trabalho desenvolvido em conjunto pelo CREA-PR, FIEP--PR, Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot - PR) e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Trata-se de um diag-nóstico completo da infraestrutura e logística no Paraná nos setores de rodovias, ferrovias, portos e rios navegáveis, aeroportos e regiões metropoli-tanas, cujo planejamento deve buscar ações ime-diatas para solucionar as deficiências nos modais de transporte. O documento foi entregue aos can-didatos do governo do Estado e à candidata eleita para a presidência da República Dilma Roussef.

PELT 2020

“O setor de transportes é fundamental para a busca do desenvolvimento econômico que, por sua vez, trará o definitivo bem estar social. A integração com entidades que contam com profissionais com expertise em produção, circulação de produtos e obras dá à sociedade o aval técnico para os projetos necessários e os dirigentes públicos e privados cumprirão o papel de agentes indutores do desenvolvimento”.

Secretário dos Transportes e presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Transportes, engenheiro civil Mario Cesar Stamm Júnior

“O PELT 2020 é o guia que aponta o caminho mais rápido para vencermos o desafio da infraestrutura no Paraná. Nossa economia não será capaz de crescer e a indústria não poderá se desenvolver em plenitude sem que se de-safoguem esses gargalos logísticos no Estado. A partir deste estudo, o poder público está plenamente capacitado a buscar verbas para execução de cada

um desses 40 projetos que são essenciais e urgentes”.

Rodrigo da Rocha Loures, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)

dEPOImENTOS

Page 27: CREA em NúmerosGestão 2010

27

SERVIÇOSDO CREA-PR

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA FISCALIZAÇÃO •ÁREA DELIBERATIVA DO CREA-PR •

FALE DA GENTE PRA GENTE • CENTRAL DE INFORMAÇÕES •

OUVIDORIA •SERVIÇOS ON LINE •

COMUNICAÇÃO •MÚTUA •

Page 28: CREA em NúmerosGestão 2010

28

771 fiscalizações de licitações

4.505 fiscalizações em empreendimento em funcionamento

1.367 fiscalizações em obras públicas

37 fiscalizações preventiva integrada

77 prefeituras fiscalizadas

36.012 fiscalizações efetuadas no total

O CREA-PR vem continuamente incrementando o nível dos procedimentos fiscalizatórios. Além dos aprimoramentos efetuados em 2009, neste ano foram realizadas duas revisões de proce-dimentos que permitiram ampliar a abrangência de uma fiscalização inovadora.

Considerando que o planejamento estadual da fiscalização deve também abranger as particu-laridades regionais, em 2010 a equipe de fisca-lização realizou levantamento das caracterís-ticas sócio-econômicas de suas regiões, a fim de diagnosticar o perfil das áreas de atuação das profissões do Sistema CONFEA/CREA no Estado. Tal ação proporcionará subsídios para a definição de metas personalizadas em 2011, adequadas às particularidades regionais.

Também em 2010 foi realizada pela primeira vez uma ação estadual envolvendo a participa-

ção de todas as regionais sob o mesmo tema: Fiscalização em Órgãos Públicos. A Semana de Fiscaliza-ção em Órgãos Públicos compreendeu a intensificação da fiscalização em órgãos públicos, procedimento realizado pelo CREA-PR onde se verifica o exercício profissional no âmbito das licitações, obras públicas e serviços públicos. Simultaneamente foi promovido um ciclo de palestras em todo o Estado, em parceria com o TCE-PR, com o intuito de orientar diretamente os funcionários dos órgãos públicos e prefeituras municipais quanto ao tema.

PLANEJAmENTO E cONTROLE dA f IScALIZAÇÃO

dEPOImENTOS

“Foram premiados trabalhos que se des-tacaram pela apresentação de soluções inovadoras no atendimento às necessi-dades do Conselho e pela primeira vez também foi concedida premiação aos fun-cionários destas áreas que apresentaram os melhores desempenhos no desenvol-vimento de suas atividades neste ano”. Arquiteta e facilitadora do CREA-PR, Va-nessa Moura

Page 29: CREA em NúmerosGestão 2010

29

PRÊmIO INOVAÇÃO E QUALIdAdE (melhores Prát icas de f isca l ização)

O Prêmio Qualidade e Inovação é destinado aos funcionários do CREA--PR que atuam nas áreas de fiscalização e análise técnica de proces-sos e homenageia trabalhos que tragam soluções para as atividades do Conselho e que possam se tornar referência de aplicação no Estado.

A proposta é incentivar e aprofundar o debate sobre o processo fiscali-zatório do CREA-PR, envolvendo agentes de fiscalização, facilitadores regionais e assessores/analistas técnicos. Na edição de 2010 foram ins-critos nove trabalhos em equipe, apresentados durante o V Seminário de Fiscalização do CREA-PR realizado de 26 a 29 de outubro em Foz do Iguaçu.

VENcEdORES 2010CAtEGORIA SEtORIAL1º Projeto de Fiscalização de Cultivos e Manejo Florestal através de Sisleg2º Conduta Profissional sob o Olhar das Entidades de Classe

CAtEGORIA MULtISSEtORIAL1º Fiscalização de Indústrias Têxteis 2º A Fiscalização como Indutora do Desempenho Profissional Adequa-do

DEStAqUESMelhores funcionários segundo avaliação do Departamento de Asses-sorias Técnicas e Planejamento da Fiscalização (DAFIS):• Geraldo Canci - desempenho excepcional como agente de fiscalização• Patrícia Moresco - desempenho excepcional como facilitadora regional• Andrea Zappa Schanoski Pavani - desempenho excepcional como

analista técnica• Eliziane do Carmo Nisgoski - desempenho excepcional como assesso-

ra de câmara

Page 30: CREA em NúmerosGestão 2010

30

O DAFIS – Departamento de Assessorias Técnicas e Planejamento da Fiscalização traba-lha há quatro anos para atender aos anseios dos profissionais e público em geral, possi-bilitando um retorno mais ágil para as demandas e com análises técnicas fundamentadas, por meio de amparo legal para o julgamento das Câmaras Especializadas.

Entre as metas para 2010 estão: elevar a eficiência e eficácia dos processos administra-tivos e de fiscalização do CREA-PR e implantar ações inovadoras com vistas a melhoria de satisfação no atendimento ao público, nos controles e indicadores operacionais e nos prazos e qualidade dos produtos e serviços do Conselho.

ÁREA dELIBERATIVA dO cREA-PR

14.379 processos de fiscalização enviados ao DAFIS pelas regionais;

2.931 processos julgados pelas 8 Câmaras Especializadas;

471 protocolos de demandas dos profissionais e empresas analisados e julgados pelas Câmaras;

7.055 processos tratados pelos Assessores, Analistas, Gerente e Facilitador do Setor de Assessorias Técnicas do DAFIS;

5.047 protocolos de demandas dos profissionais e empresas analisados e tratados no DAFIS;

4.687 protocolos de Fale Conosco e Teleatendimento (0800) respondidos pelo DAFIS.

dEPOImENTOS

“O DAFIS, com base nas diretrizes a presidência e Superintendência e com foco no propósito e na política de qualidade do CREA-PR, vem realizando ações contínuas para melhoria dos procedimentos de suporte às Regionais e Inspetorias, das análises técnicas e dos relatos dos Conselheiros visando agilidade e segurança nas decisões das respectivas Câmaras Especializadas. Para tal, grupos e melhoria foram criados para estudo, avaliação e desenvolvimento de ações para: Im-plantar o filtro de qualidade (princípios do processo administrativo) nas análise e julgamentos em todas as Câmaras Espe-cializadas; Implantar dispositivos que agilizem a análise e decisão dos protocolos nas Câmaras Especializadas; Implantar sistema de codificação para fins de segmentação e resgate das características de tratamento, controle e julgamento dos processos e protocolos no CREA-PR. Além disso, foi finalizado o projeto de implantação da árvore normativa que possibi-lita consulta rápida e eficaz aos normativos que regem o Sistema CONFEA/CREA”. Geólogo Paulo Cesar Sartor de Oliveira, facilitador das Assessorias Técnicas do DAFIS

“Considero de extrema importância a implantação de novas ações para a melhoria dos procedimentos do DAFIS, particularmente a melhoria da qualidade das análises técnicas. A consolidação dessas ações permitiu maior agilidade e qualidade nos relatos de processos e protocolos por parte dos conselheiros. As análises técnicas fundamentadas com amparo legal permitem maior eficácia nas decisões, criando condições para que assuntos de relevância para os profissionais possam ser debatidos e encaminhados nas reuniões das câmaras especializadas”.Arquiteta Eneida Kuchpil, coordenadora da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA-PR

Page 31: CREA em NúmerosGestão 2010

31

Também em 2010, o CREA-PR utilizou a pesquisa Fale da Gente pra Gente com o intuito de saber a opinião dos associados sobre os mais diversos pro-dutos e serviços prestados pelo Conselho. Com esta ferramenta, o CREA--PR obtém dados para aumentar a satisfação em relação aos serviços que disponibiliza aos profissionais e sociedade em geral.

fALE dA GENTE PRA GENTE

21.420 questionários enviados

3.389 questionários respondidosdEPOImENTOS

“Manifesto minha imensa satisfação por ser atendido tanto via telefone quanto pessoalmente por um quadro de colaboradores que fazem da instituição CREA-PR uma ótima prestadora de serviços”. Milton Mar-ques Martins, proprietário da EMI-Rural Comércio de Produtos Agro-pecuários Ltda, de Londrina

Além dos atendimentos telefônicos, a Central de Informa-ções está apta a responder também as dúvidas encami-nhadas por e-mail. Uma equipe de atendentes altamente capacitada e informada sobre os procedimentos relacio-nados aos produtos e atividades do CREA-PR responde as mensagens em um prazo médio de oito horas.

cENTRAL dE INfORmAÇÕES

12.817 serviços efetuados

58.470 registros de informação

250 elogios recebidos

16.904 ligações oferecidas

78.592 contatos

1.553 protocolos web

Page 32: CREA em NúmerosGestão 2010

32

Criada em 2006, a Ouvidoria do CREA-PR se consolidou como uma importante ferramenta para a qualidade, agilidade e eficiência dos produtos e serviços ofereci-dos pelo Conselho, modelo que se tornou referência para o Sistema Confea/CREA.

Trata-se de um canal aberto e democrático para que os profissionais recorram em caso de sugestões ou críticas, para atuar como agentes no processo democrático e cidadão, incentivar a transparência dos serviços prestados e garantir o seu direito profissional. 0800-64-70067

OUVIdORIA

213 reclamações

2 sugestões

5 denúncias

2 informações

7 elogios

“Tive um problema no começo do ano em virtude do aumento de capital na empresa, que demandava o pagamento da anuidade e de mais um boleto representando a diferença de capital, do qual eu não tinha conhecimento. Em uma ocasião, necessitei de uma certidão e ela tinha sido bloqueada devido ao não pagamento do boleto em questão. Liguei no CREA-PR de Pato Branco e de Curitiba, até que consegui resolver o problema junto à Ouvidoria, que me deu um retorno rápido sobre o que havia acontecido. Paguei o novo boleto e agradeço à Ouvidoria pelo pronto atendimento”. Engenheiro Paulo Roberto da Silva, proprietário da ENERG Comércio de Materiais Elétricos Ltda, de Pato Branco

dEPOImENTOS

Page 33: CREA em NúmerosGestão 2010

33

Os serviços on line do CREA-PR merecem destaque por sua agilidade e dinamismo:

CAT on line

É um benefício a mais que o CREA-PR criou para facilitar a retirada de Acervo Técnico, diretamente pelo acesso restrito do profissional do site do CREA-PR. O Conselho disponibili-zará no acesso restrito uma listagem com todas as ARTs do profissional que já passaram por análise, estão regulares e disponíveis para solicitação do Acervo Técnico Online, com ou sem apresentação de Atestado Técnico.

Este novo serviço se caracteriza pela diminuição nos prazos para emissão da certidão, bem como na análise prévia da ART pelo CREA que informa ao profissional imediatamente após análise sobre a regularidade ou não da ART.

SERVIÇOS ON L INE

33 mil profissionais usaram os serviços online

700 mil acessos aos serviços online

84 mil certidões emitidas via internet gra-tuitamente

103 mil baixas de ARTs via internet

2.100 Certidões de Acervo Técnico (CAT) emitidas

INfOcREAImplementado em 2009 pelo CREA--PR, o software Business Intelligence (BI) – batizado de InfoCREA – prevê a coleta, organização, análise, comparti-lhamento e monitoramento de informa-ções que oferecem suporte à gestão do Conselho. Entre os principais objeti-vos do BI está consolidar resultados da organização, enxergar o passado, presente e prever o futuro (ten-dências) da organização, auxiliar os gestores para a tomada de decisões mais rápidas, melhores e bem embasadas, agilidade na obtenção de informações consolidadas para tomada de decisão.

Page 34: CREA em NúmerosGestão 2010

34

SIG - cREA PRO projeto tem como intuito a implementação de um Sistema de In-formações Geográficas (SIG) para a espacialização de dados das diversas áreas de atuação do CREA-PR, bem como dados de fontes externas para fins de complementação das informações.

Este projeto propõe a implementação de rotinas de análise espacial que darão apoio ao ge-renciamento de várias áreas e aplicações do CREA-PR, com destaque à fiscalização e ARTs no Paraná.

“O SIG-CREA auxilia na gestão das atividades relativas às ações desenvolvidas pelo Conselho, principalmente as referentes aos profissionais e empresas, por meio da visu-alização da distribuição geográfica das mesmas, e conseqüentemente fornece subsídios para dar assistência às decisões e rapidez para os procedimentos gerenciais baseados na distribuição espacial das atividades”. Engenheiro cartógrafo Giovani Castolldi, analista de geoprocessamento

Nova ARTEm vigor desde o primeiro dia de 2010 com pra-zo de implementação de 12 meses, a Resolução 1.025/09 do CONFEA trará modificações à ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e ao requerimento para emissão de CAT (Certidão de Acervo Técnico). Entre as principais mudanças será a padronização nacional de for-mulários e tabelas de atividades profissionais da A.R.T., a recupera-ção da ART nos termos da Resolução nº 394/95 até 31/12/2010 e o Registro de Atestados, que deverá ter suas informações declaradas por profissional habilitado.

“A nova resolução propicia uma grande modernização administrativa e tecnológica ao Sistema Confea/CREAs, gerando maior padronização, segurança e agilidade aos profissionais, empresas e sociedade”. Bacharel em ciência da computação Renato Barros, gerente de TI do CREA-PR

“Iniciativas concretas, como o novo método da ART e os serviços prestados online, traduzem essa vontade do CREA-PR de estar mais perto da comunidade e dos profissionais que representa. Além disso, mostram uma pre-ocupação em tornar a prestação de serviços mais ágil, transparente e democrática”. Sebastião Ferreira Martins Junior, engenheiro civil e vereador em Apucarana

dEPOImENTOS

Page 35: CREA em NúmerosGestão 2010

35

O grande desafio do Departamento de Comunicação do CREA-PR é tornar as ações do Conselho conhecidas pelos diferentes públicos. Para tanto, produz informativos, boletins, revistas, cartilhas, cadernos e posta notícias diárias no site, com o intuito de divulgar o trabalho desenvolvido pelos dife-rentes setores do CREA-PR.

cOmUNIcAÇÃO

cREANET E PRO-cREA

46 boletins enviados a mais de 65 mil

e-mails cadastrados, com circulação semanal

ininterrupta

46 boletins do PRO-CREA

A Rede de Comunicação do CREA-PR, com jornalistas lo-cados nas sete regionais do Conselho, trabalha em prol de divulgar as ações desenvolvidas pelo Conselho, buscando a valorização das profissões em todos os materiais produzidos.

mÍdIA EXTERNA

cARTILhAS TEmÁTIcAS

88% é a média de publicação dos rele-ases produzidos pelos jornalistas nas di-ferentes regionais em jornais, rádios, tv e outras mídias de massa.

Nº 4 – Aterros Sanitários – volumes 1, 2 e 3

L IVRO dE 75 ANOS

Uma edição especial com 138 páginas apresentou a trajetória per-corrida pelo CREA-PR desde a sua fundação.

O livro conta a história do Paraná e das profissões, bem como os desafios da Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências do futuro.

As páginas trazem depoimentos de autoridades e presidentes de entidades a respeito da atuação do Conselho, enaltecendo a sua importância para o desenvolvimento das profissões e da econo-mia paranaense.

Page 36: CREA em NúmerosGestão 2010

36

Nº 7 – Responsabilidade na construção civil

Nº 8 – Ética e cultura profissional

cAdERNOS dO cREA-PR

SITE

Mais de 630 notícias publicadas

116.474 mil acessos à seção de notícias

2 milhões de acessos em 2010

cATÁLOGO NOVA SEdE cREA-PR

O CREA-PR produziu um catálogo contendo todos os projetos participantes do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a seleção do melhor anteprojeto para a construção da nova sede do Conselho. No volume, informações sobre os 124 participantes, com destaque ao projeto desenvolvido pelos arquitetos Jean Grivot, Ca-rolina Souza Pinto e Lucas Obino, vencedores do Concurso.

REVISTA

6 edições da revista CREA-PR

3 edições do Integração, volta-do aos gestores municipais

Page 37: CREA em NúmerosGestão 2010

37

Em 2010 o foco da campanha de valorização profissional do CREA-PR foi direcionado aos contratantes das obras e serviços de Engenharia, Ar-quitetura, Agronomia e Geociências. O slogan “Você pode não perceber, mas tem sempre um profissional da Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências em sua vida” reforça a ideia de que em tudo ao nosso redor conta com o trabalho dos profissionais destas áreas.

Ações rea l izadas• Inserção de propaganda de 30” no programa Jornal das Dez, da

Globonews.

• E-mail marketings nas datas comemorativas

• Outdoor nas inspetorias nos dias de comemoração do Dia do Enge-nheiro Agrônomo, Dia do Técnico Industrial e Dia do Engenheiro e do Arquiteto

• Programetes de rádio de 30” nas rádios das inspetorias do CREA-PR no estado

cAmPANhA dE VALORIZAÇÃO PROfISSIONAL cREA-PR

Page 38: CREA em NúmerosGestão 2010

38

A Mútua - Caixa de Assistência dos Profis-sionais dos CREAS - é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Confea pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, com o objetivo de oferecer a seus as-sociados planos de benefícios sociais, pre-videnciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira e respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

mÚTUA

246 novos sócios em 2010

84 benefícios concedidos

32 adesões ao TecnoPrev

2294 sócios

mAIS INfORmAÇÕES

0800-6420003www.mutua-pr.com.br “Nosso objetivo é ampliar a cada ano o número de benefícios

concedidos em prol dos associados. Além disso, diversificar a oferta de novos benefícios visando atender aos anseios dos profissionais no exercício de suas profissões”.Eng. Civil André Luis Gonçalves, diretor administrativo da Mútua-PR

“Com a proposta na nova Diretoria da Mútua–Caixa-PR, resol-vi me associar há pouco mais de um ano. No final do mês de setembro, dei entrada no benefício de empréstimo e me sur-preendi positivamente com a agilidade do procedimento. Além de muito bem atendido pelas funcionárias, o trâmite levou me-nos tempo do que o prometido. No momento estou estudando o TECNOPREV, pois é outro benefício que tenho interesse”. Administrador Ricardo Bittencourt, Gerente Contábil e Pessoal do CREA-PR

dEPOImENTOS

Page 39: CREA em NúmerosGestão 2010

39

Page 40: CREA em NúmerosGestão 2010

40