costelinha de porco para molho barbecue

2
Ingredientes - 02 quilos de costelinha de porco (preferencialmente, em duas peças / ripas). Pode ser congelada (PERDIGÃO, SADIA, AURORA... Em mercados grandes, normalmente, se pedir para serrar a costela em ripas eles cortam). Obs.: Tirar o maximo da gordura visivel da costelinha e deixar descongelar antes de começar a temperá-la. - 08 colheres de sopa de molho inglês ou de vinagre balsâmico (***ou uma mistura deles) - 03 a 04 dentes de alho grandes amassados - 01 caldo de costela de porco - 1/4 de xícara de vinagre branco - 04 colheres de sopa bem cheias de mostarda (fundamental) - 01 colher de sopa bem cheia de mel ou Karo. - 01 colher de sopa de colorau (junto com o mel/karo, deixa a cor dourada/bronzeada) sal, ajinomoto, alecrim (opcional), orégano, pimenta do reino, páprica picante (opcional) e tomilho (opcional) a gosto. Modo de preparo: Dissolva o caldo de costela no vinagre e junte à carne, junto com os demais ingredientes. "Massageie" a carne para agregar todos os ingredientes. Deixe marinar por 12 horas (ou de um dia para o outro), virando a carne de vez em quando. Opção: coloque a carne em um saco reforçado e amarre bem para facilitar ao virar a carne ou já embrulhe no aluminio (conforme abaixo) as ripas individuais e vire-as de vez em quando, com cuidado. Para assar: Embrulhe as costelas individualmente em alumínio (bem reforçado, para não vazar. Cuidado para não furar o aluminio. Sugestão: 02 camadas de alumínio, fazendo um envelope, dobrando bem nas beiradas – Não ter dó de gastar aluminio). Opcionalmente pode-se colocar em uma forma e cobrir com o alumínio, mas o resultado não é o mesmo, pois pode ressecar a

Upload: leandro-sato

Post on 28-Nov-2015

10 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Costelinha de Porco Para Molho Barbecue

Ingredientes

- 02 quilos de costelinha de porco (preferencialmente, em duas peças / ripas). Pode ser congelada (PERDIGÃO, SADIA, AURORA... Em mercados grandes, normalmente, se pedir para serrar a costela em ripas eles cortam). Obs.: Tirar o maximo da gordura visivel da costelinha e deixar descongelar antes de começar a temperá-la.- 08 colheres de sopa de molho inglês ou de vinagre balsâmico (***ou uma mistura deles)- 03 a 04 dentes de alho grandes amassados- 01 caldo de costela de porco- 1/4 de xícara de vinagre branco- 04 colheres de sopa bem cheias de mostarda (fundamental)- 01 colher de sopa bem cheia de mel ou Karo.- 01 colher de sopa de colorau (junto com o mel/karo, deixa a cor dourada/bronzeada)sal, ajinomoto, alecrim (opcional), orégano, pimenta do reino, páprica picante (opcional) e tomilho (opcional) a gosto.

Modo de preparo:

Dissolva o caldo de costela no vinagre e junte à carne, junto com os demais ingredientes. "Massageie" a carne para agregar todos os ingredientes. Deixe marinar por 12 horas (ou de um dia para o outro), virando a carne de vez em quando. Opção: coloque a carne em um saco reforçado e amarre bem para facilitar ao virar a carne ou já embrulhe no aluminio (conforme abaixo) as ripas individuais e vire-as de vez em quando, com cuidado.

Para assar:Embrulhe as costelas individualmente em alumínio (bem reforçado, para não vazar. Cuidado para não furar o aluminio. Sugestão: 02 camadas de alumínio, fazendo um envelope, dobrando bem nas beiradas – Não ter dó de gastar aluminio). Opcionalmente pode-se colocar em uma forma e cobrir com o alumínio, mas o resultado não é o mesmo, pois pode ressecar a carne, antes dela começar a desgrudar do osso. Neste caso, seria bom deixar algum caldo para ir agregando, caso seque o que estiver na forma.Asse em forno médio (160º a 180º) por 01 hora e 30 min aproximadamente (para 3 kg de carne, asse por 2h e 30min). Não é preciso pré-aquecer o forno.Desembrulhe e asse por mais 15 min a 30 min em forno alto (210º a 240º) somente para terminar de dourar e “secar” um pouco por fora (ou leve para a churrasqueira).

Opcionalmente, após desembrulhar do alumínio, pincele as costelas com molho barbecue e leve ao forno médio por mais 10 min. Repita este procedimento umas 02 ou 03 vezes, para formar uma camada caramelizada de barbecue (cuidado para não ressecar a carne).