cortejo da nação almirante do forte

2
MARACATU CARNAVALESCO ALMIRANTE DO FORTE Fundado em 07 de Setembro de 1931 Estrada do Bongi, 1319 – Bongi – Recife – Pernambuco CEP – 50830-260 CNPJ – 08.798.084/0001-62 FONE – (81) 3228.8026 (81) 9681.2150 PROPOSTA: CORTEJO COM CORTE COMPLETA DO ALMIRANTE DO FORTE A presente proposta refere-se a um cortejo, envolvendo toda a corte do maracatu e seus batuqueiros, onde estarão presentes os frutos das Oficinas do PONTO DE CULTURA ALMIRANTE DO FORTE, onde foram desenvolvidas atividades de percussão, dança afro, confecção de alfaia, audiovisual e inclusão digital, e esse é uma boa oportunidade de mostrar esses produtos ao público em geral, aos órgãos envolvidos no convênio MINC/FUNDARPE e as pessoas envolvidas com os Pontos de Cultura. No https://almirantedoforte.wordpress.com/portfolio-3/apresentacoes/ estão as apresentações realizadas antes e durante o carnaval, já no https://almirantedoforte.wordpress.com/portfolio-3/cd/, fruto do projeto Nº 730/12 FUNCULTURA estão as 15 faixas, sendo 12 loas de autoria do MESTRE TETÉ e 03 baques(entrada, parada e saída), onde pode-se observar a autenticidade das mesmas tais como forma de compor, utilizando linguagem simples e estrofes pequenas, todas autênticas e originais. As loas do Maracatu Almirante do Forte, são o diferencial dessa nação que no ano de 2015 completará seus 83 anos de existência, nelas, a essência das raízes do maracatu rural com sua raiz na jurema são enfatizadas pelo Mestre Teté, visto que o Maracatu originou-se na linha de Maracatu de baque solto ou maracatu rural. Outro aspecto é que no MARACATU ALMIRANTE DO FORTE, o Mestre Teté só canta suas loas, não sendo usadas loas de nenhum outro grupo. No desfile, participam 50 integrantes dentre eles estão: O Porta- Estandarte, trajado à Luís XV (como nos clubes de frevo), que conduz o pavilhão e, ao seu lado, traz uma baliza ou um ajudante. Atrás, vêm as Damas do Paço, as de maior importância no bailado, e que carrega a Calunga Menininha, reminiscência de cultos fetichistas. Depois das Damas do Paço segue a corte: Duque e Duquesa, Príncipe e Princesa, A corte abre alas para o Rei e a Rainha, que trazem coroas douradas e vestem mantos de veludo bordados e enfeitados com arminho. Nas mãos trazem pequenas espadas e cetros reais. O Rei é coberto por um grande pálio encimado por uma esfera ou uma lua, transportado pelo Escravo que o gira entre suas mãos, lembrando o movimento da Terra. O uso deste tipo de guarda-sol é costume árabe, ainda hoje presente em certas regiões africanas. Também são incluídos nesse trecho do cortejo meninos lanceiros, vestidos como guardas-romanos, com capacete de metal. Existindo ainda Sites: www.facebook.com/almirantedoforte http://www.almirantedoforte.wordpress.com/ www.nacaocultural.com.br/almirantedoforte www.flickr.com/almirantedoforte Email : [email protected] [email protected]

Upload: maracatualmirantedoforte

Post on 17-Aug-2015

19 views

Category:

Art & Photos


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cortejo da Nação Almirante do Forte

MARACATU CARNAVALESCO ALMIRANTE DO FORTEFundado em 07 de Setembro de 1931

Estrada do Bongi, 1319 – Bongi – Recife – PernambucoCEP – 50830-260

CNPJ – 08.798.084/0001-62 FONE – (81) 3228.8026 (81) 9681.2150

PROPOSTA: CORTEJO COM CORTE COMPLETA DO ALMIRANTE DO FORTE

A presente proposta refere-se a um cortejo, envolvendo toda a corte do maracatu e seus batuqueiros, onde estarão presentes os frutos das Oficinas do PONTO DE CULTURA ALMIRANTE DO FORTE, onde foram desenvolvidas atividades de percussão, dança afro, confecção de alfaia, audiovisual e inclusão digital, e esse é uma boa oportunidade de mostrar esses produtos ao público em geral, aos órgãos envolvidos no convênio MINC/FUNDARPE e as pessoas envolvidas com os Pontos de Cultura.

No https://almirantedoforte.wordpress.com/portfolio-3/apresentacoes/ estão as apresentações realizadas antes e durante o carnaval, já no https://almirantedoforte.wordpress.com/portfolio-3/cd/, fruto do projeto Nº 730/12 FUNCULTURA estão as 15 faixas, sendo 12 loas de autoria do MESTRE TETÉ e 03 baques(entrada, parada e saída), onde pode-se observar a autenticidade das mesmas tais como forma de compor, utilizando linguagem simples e estrofes pequenas, todas autênticas e originais. As loas do Maracatu Almirante do Forte, são o diferencial dessa nação que no ano de 2015 completará seus 83 anos de existência, nelas, a essência das raízes do maracatu rural com sua raiz na jurema são enfatizadas pelo Mestre Teté, visto que o Maracatu originou-se na linha de Maracatu de baque solto ou maracatu rural. Outro aspecto é que no MARACATU ALMIRANTE DO FORTE, o Mestre Teté só canta suas loas, não sendo usadas loas de nenhum outro grupo.

No desfile, participam 50 integrantes dentre eles estão: O Porta-Estandarte, trajado à Luís XV (como nos clubes de frevo), que conduz o pavilhão e, ao seu lado, traz uma baliza ou um ajudante. Atrás, vêm as Damas do Paço, as de maior importância no bailado, e que carrega a Calunga Menininha, reminiscência de cultos fetichistas.

Depois das Damas do Paço segue a corte: Duque e Duquesa, Príncipe e Princesa, A corte abre alas para o Rei e a Rainha, que trazem coroas douradas e vestem mantos de veludo bordados e enfeitados com arminho. Nas mãos trazem pequenas espadas e cetros reais. O Rei é coberto por um grande pálio encimado por uma esfera ou uma lua, transportado pelo Escravo que o gira entre suas mãos, lembrando o movimento da Terra. O uso deste tipo de guarda-sol é costume árabe, ainda hoje presente em certas regiões africanas.

Também são incluídos nesse trecho do cortejo meninos lanceiros, vestidos como guardas-romanos, com capacete de metal. Existindo ainda a figura do Caboclo de Pena, que representa o indígena brasileiro e tem coreografia complicadíssima. Enquanto dança ao redor do cortejo, emite sons estranhos, imitando pássaros selvagens, e produz estalos secos e rápidos com seu arco e flecha.

A orquestra do Maracatu Nação é composta apenas por instrumentos de percussão: vários tambores grandes (alfaias), caixas e taróis, ganzás e gonguê.

Após o cortejo será feita uma apresentação em palco, onde será apresentada as loas do CD, além de outras, com a mesma formação dos integrantes da nação que participaram da gravação do CD, serão necessários 06 microfones, sendo um para o Mestre(microfone sem fio), tres para os instrumentos(Alfaia, caixa, gonguê, mineiro), dois para coro(resposta), a corte e os batuqueiros se apresentaram no chão.

Sites:www.facebook.com/almirantedoforte http://www.almirantedoforte.wordpress.com/www.nacaocultural.com.br/almirantedofortewww.flickr.com/almirantedoforte

Email : [email protected]@yahoo.com.br

Page 2: Cortejo da Nação Almirante do Forte

MARACATU CARNAVALESCO ALMIRANTE DO FORTEFundado em 07 de Setembro de 1931

Estrada do Bongi, 1319 – Bongi – Recife – PernambucoCEP – 50830-260

CNPJ – 08.798.084/0001-62 FONE – (81) 3228.8026 (81) 9681.2150

Sites:www.facebook.com/almirantedoforte http://www.almirantedoforte.wordpress.com/www.nacaocultural.com.br/almirantedofortewww.flickr.com/almirantedoforte

Email : [email protected]@yahoo.com.br