correr a mata de vale de canas em dia feriado

1

Click here to load reader

Upload: camara-municipal-de-coimbra

Post on 22-May-2015

64 views

Category:

Sports


0 download

DESCRIPTION

Trail Run Coimbra corre-se no domingo, dia 5 de Outubro. Também o presidente da Câmara de Coimbra enfatizou os encantos de Vale de Canas, aproveitando para convidar os conimbricenses a conhecer o espaço. Diário As Beiras 01-10-2014 MAIS INFORMAÇÕES: http://www.doctorsport.pt/trailruncoimbra/

TRANSCRIPT

Page 1: Correr a Mata de Vale de Canas em dia feriado

Tiragem: 9311

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 26

Cores: Cor

Área: 16,94 x 21,58 cm²

Corte: 1 de 1ID: 55954504 01-10-2014

Carlos Sousa

Cerca de sete centenas de atle-tas alinham-se domingo, a par-tir das 10h00, para ajudar a co-lorir a Mata Nacional de Vale deCanas, cenário privilegiado parauma corrida de natureza, atra-vés de um percurso aprazível edotado de uma forte compo-nente lúdica e de diversão.

Delineado pela DoctorSport ,o evento compreende a provaprincipal de 20 km e o mini trailde 10, para além de uma cami-nhada na extensão de 6 km. De-senhado num percurso su-blime da Mata Nacional de Valede Canas, os participantes vãoencontrar todos os condimen-tos naturais para uma práticade corrida saudável através deum desnível aproximado de1.100 metros, em que figuramos melhores trilhos e recantosdo “labirinto” de árvores da flo-resta que ajuda a oxigenar a ci-dade de Coimbra.

Com o objectivo de promoveros valores universais do trailrunning, em que impera a ami-zade, camaradagem e, natural-mente, o respeito pela natureza,o Trail Run Coimbra tem inícionuma das maiores e mais es-pectaculares paisagens arreba-tadoras da periferia da cidade,onde se pode descobrir umaenorme parte da flora endé-mica da região Centro no seuestado conatural.

Um dos trilhos do percursodeste património natural que éa Mata Nacional de Vale de Ca-nas “acaricia” a Quintas das Ro-meiras, zona que limita a densazona urbana, permitindo aosparticipantes “abrir a janela” àcomunidade conimbricense e“convidá-la” a fortalecer o res-peito pela ética desportiva emeio ambiente.

Espaço nobre e atractivoNa apresentação da prova,

Manuel Machado, edil da au-tarquia de Coimbra, acompa-nhado por Carlos Cidade, ve-reador do Pelouro do Desporto,afirmou que Vale de Canas «é olocal por excelência para umaprova que se pretende nobre»e que visa colocar Coimbra narota da modalidade».

Rui Loureiro, um dos respon-sáveis do DoctorSport, afirmouque um dos objectivos desta ac-ção «passa por difundir o trailrunning como forma de ex-pressão e modo de estar no des-porto», pelo que «é propósitotornar o Trail Run Coimbra nomaior evento de running da re-gião centro».

«O trail, como corrida de na-tureza, é hoje a modalidademais praticada em todo omundo e, naturalmente, queCoimbra tem espaço paraapostar numa corrida de natu-reza, até porque a Mata Nacio-nal de Vale de Canas oferece umpercurso muito atractivo. Pro-curamos desenvolver eventossustentáveis e Vale de Canas éo ponto de partida para colocarCoimbra na rota dos grandes

eventos de corrida em Portu-gal», abonou Rui Loureiro.

Com o propósito de tornar oTrail Run Coimbra no modeloa nível nacional até à terceiraedição, Rui Loureiro, no en-tanto, avançou que, face à ade-são de participantes nesta pri-meira acção, está «nos planos“atacar” os 40 km para a provaprincipal, trazendo a Coimbraainda mais atletas».

Dos já cerca de 600 partici-pantes inscritos – a organizaçãoespera ainda preencher maisuma centena de vagas –, RuiLoureiro afiançou que um terçosão provenientes de fora do dis-trito de Coimbra e, cerca de me-tade, dos concelhos limítrofes»,o que atesta bem o grande su-cesso que a primeira ediçãoestá envolta.|

Trail Run Coimbra no sobee desce de Vale de CanasInédito Coimbra à janela das gandes corridas da natureza. Percurso aprazívelpermite a centenas de atletas invadir domingo um dos pulmões da cidade

FIGUEIREDO

Carlos Cidade, Manuel Machado e Rui Loureiro apresentaram ontem o Trail Run Coimbra