correntes artísticas parte ii

10
OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DE VANGUARDA

Upload: gofontoura

Post on 11-Jul-2015

4.221 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Correntes Artísticas Parte II

OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DE

VANGUARDA

Page 2: Correntes Artísticas Parte II

FAUVISMO

Page 3: Correntes Artísticas Parte II
Page 4: Correntes Artísticas Parte II
Page 5: Correntes Artísticas Parte II

• Corrente vanguardista marcadamente francesa, iniciada em 1905 e liderada pelo pintor Henri Matisse. Defende o primado da cor na pintura e utiliza-a com total liberdade, em tons fortes e agressivos, negligenciando a precisão da representação.

• Pintores fauvistas: Matisse, André Derian, Maurice Vlamink, Georges Rouault...

• Um crítico francês chamou-lhes «fauves» (feras), depois de ter observado a sua exposição onde uma escultura renascentista de Donatello contrastava com as pinturas que a rodeavam, nas quais os pintores haviam empregue a cor de modo expressivo e arbitrário. O seu comentário foi: «Donatello entre as feras».

Page 6: Correntes Artísticas Parte II

EXPRESSIONISMO

Page 7: Correntes Artísticas Parte II
Page 8: Correntes Artísticas Parte II
Page 9: Correntes Artísticas Parte II
Page 10: Correntes Artísticas Parte II

• No sentido lato, designa as formas artísticas que tendem para a expressão subjectiva e emotiva. Num sentido restrito, designa uma corrente artística das três primeiras décadas do séc. XX, marcadamente alemã, que proclama como objectivo da arte a representação das emoções, e insiste na escolha de temas fortes de índole psicológica e social. Vincent van Gogh e Eduard Munch podem ser considerados percursores do expressionismo, formalizado pelos grupos alemães Die Brücke e Der Blaue Reiter. Recorrem à utilização de grande manchas de cor intensas e contrastantes, e desenvolvem uma temática pesada que privilegia a angústia, o desespero, a morte, o sexo, a miséria social.

• Pintores expressionistas: Ernst Kirchner, Emil Nolde, Max Pechstein, Otto Dix, Georges Grosz, Max Beckmann, Kandinsky e Paul Klee integraram esta corrente também, tendo evoluído posteriormente para o abstraccionismo.