correio rural 30 de outubro de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.262 | 30 DE OUTUBRO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes MAIS PRÊMIO PARA O “REI TONTO” Um ano do Bico Fino e Salto Alto Página 7 Bonatto entrega orçamento de 2016 na Câmara Página 3 Resultados do Municipal de Futsal Contracapa O bardo de Viamão Página 3 Rua Bento Gonçalves, 891 – Centro TELE-buSCA: 3446.5433 APrESEnTE ESTE AnúnCio E gAnhE umA hidrATAção PArA o SEu Amiguinho. FOTO GABRIEL FERREIRA Na Terra dos Ventos, nosso teatro brilha Página 5 Na Terra dos Ventos, nosso teatro brilha Página 5

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 24-Jul-2016

234 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Correio Rural 30 de outubro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 30 de outubro de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.262 | 30 DE OUTUBRO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

MAIS PRÊMIO PARA O “REI TONTO”

Um ano do Bico Fino e Salto Alto

Página 7

Bonatto entrega orçamento de

2016 na Câmara Página 3

Resultados do Municipal de Futsal

Contracapa

O bardo de Viamão Página 3

Rua Bento Gonçalves, 891 – Centro

TELE-buSCA: 3446.5433

APrESEnTE ESTE AnúnCio E gAnhE umA

hidrATAção PArA o SEu Amiguinho.

FOTO GABRIEL FERREIRA

Na Terra dos Ventos, nosso teatro brilha Página 5

Na Terra dos Ventos, nosso teatro brilha Página 5

Page 2: Correio Rural 30 de outubro de 2015

30 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR2

28 de outubro. Dia do Servidor Público. As comemorações neste

2015 não são boas para a classe. Há no Brasil todo sinais de arro-cho sem precedentes e um quadro nebuloso para futuro.

O governo federal, para dar respostas ao rombo em que se me-teu pelos acumulados erros admi-nistrativos, buscou uma saída para carregar os cofres e dar explica-ções: a folha está elevada e vamos cortar.

É fácil usar a tesoura nos sa-lários dos funcionários públicos para ajustar as contas. Em vários estados, e em seguida muitos mu-nicípios, assim o farão.

De Brasília vem informações inúmeras, dentre as quais a de que haverá a suspensão dos con-cursos públicos e o fim do abono de permanência, num verdadeiro desprestígio e desmotivação dos cidadãos que, em guichês, escri-vaninhas, salas de aula, postos de saúde, nas fronteiras, em todos os lugares, prestam serviços à popula-ção em geral. Não são valorizados e incentivados para mais e melhor trabalharem em benefício de toda a sociedade.

A imagem criada para mirar o servidor público é aquela da fal-ta de vontade e vagareza no trato com o público, mas a realidade é bem outra, pois este funcionário pouco recebe por aquilo que faz e muitas vezes não tem as mínimas condições em seu local de traba-lho.

Portanto, senhores, em home-nagem ao 28 de outubro, pelo me-nos diga a cada um dos cidadãos que você encontrar nos órgãos pú-blicos: muito obrigado! Você, ser-vidor público, é importante para o Brasil e para a cidadania.

EDITORIAL

O Servidor Público

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

EmpreendimentoDia 5 de novembro, às 19h30min, acontece o lançamento do empreendimento Reserva Casagrande. O evento ocorre no Buena Vista Grill, Complexo Realizare, na av. Rev. Américo Vespúcio Cabral, centro. Informações e reservas pelo fone 9999.9224.

CanibalA antropologia mostra que o homem é um animal racional, diferente dos demais seres vivos considerados animais irracionais.O que diferencia o homo sapiens dos outros animais é que o seu raciocínio não se baseia só em instintos, o que possibilitou que a espécie evoluísse e prosperasse, desenvolvendo e crescendo em diversas áreas do conhecimento. Mas isso faz do homem um ser racional?

Ao prosperar e desenvolver-se, o homem, animal racional, passou por diversas eras evolutivas com a diversificação de civilizações. Assim como os irracionais. Por um bom período era comum o homem ser canibal, antropófago. Ser humano, racional, que abatia outro ser humano racional para comer sua carne e saciar a fome.

Estava, com familiares, comendo um churrasco quando me veio à memória esta questão. E fica a dúvida que repasso para vocês, leitores: o homem é um animal racional? Ao abater um irracional para comer sua carne não estará permanecendo no canibalismo? Lógico, ninguém vai desprezar um bom churrasquinho, não é? Mas é uma dúvida que fica que os vegetarianos talvez consigam responder.

A terra de ninguém

Contrapartida

Nas calçadas

OMASKARA

A sessão solene sem solenidadeNa quarta-feira, dia 28, por iniciativa do vereador Barbaroti,

a Câmara Municipal realizou uma sessão especial em home-nagem ao dia do Funcionário Público. Mas o que menos se viu foi homenagem. As discussões sobre a proposta de Plano de Carreira que está tramitando na Câmara dominaram a sessão e o clima esquentou.

Sindicatos a favorDois representantes do Sindicato Médico do RS (SIMERS)

estiveram na sessão e parabenizaram o Executivo pela iniciati-va e responsabilidade de construir o Plano de Carreira. Citaram as diversas negociações que fizeram e pediram a aprovação imediata do Plano.

A presidente do Simvia, Isabel Garcia, foi alvo de vaias dos funcionários (petistas) contrários ao Plano. Relembrou que “en-quanto eu apanhava da Brigada, vocês eram chefias no gover-no do PT e agora querem só tumultuar”.

Os “do contra”O “professor” Dirceu “Tampinha” confundiu a plateia e cau-

sou risos: “Nunca tive cargo de chefia ou cargo político. Mas fui diretor indicado da Escola Nossa Senhora de Fátima, porque lá não tinha eleição. Não acho que isso “seje” errado (sic).”

Afinal, teve ou não teve cargo?

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

A palavra do GovernoAlém do vice-prefeito André Pacheco, que saudou os fun-

cionários, a professora Patrícia Ribeiro trouxe aos colegas uma explanação sobre a construção do Plano de Carreira. O advogado Alexandre Lopes, integrante da Comissão do Pla-no, mostrou alguns números do Quadro Geral.

O prefeito Valdir Bonatto encerrou a sessão dizendo que “este Plano não é para o prefeito, para o vice ou secretários. É para os funcionários. Se vocês junto com a Câmara op-tarem por não aprovar, a vida segue. Estamos trabalhando muito para cumprir nossa obrigação de gestor, que é planejar o futuro da cidade. Temos responsabilidade com as finanças do município e, por isso, estamos propondo essa mudança.”

A conclusãoO pequeno grupo contrário ao Plano não consegue sus-

tentar um discurso coerente. Uma hora são contra tudo. Outra hora só querem preservar os direitos do Magistério.

É composto por professores petistas que perderam espa-ço, professores que não trabalham e vivem de atestado e, uma pena, um professor Gilnei transtornado.

O movimento é tão sem sentido, que nenhum vereador da oposição, ou liderança do PSOL, por exemplo, estavam lá dando apoio.

Ahh, tinha o Ridi. Mas, ele só tirou selfie na sessão.

Por falar neleÉ inacreditável que tenham dado a presidência da Co-

missão, que está analisando o novo modelo de previdência proposto, para o Ridi. Foi na sua gestão que descontavam di-nheiro dos funcionários e não depositavam na conta do FAPS!

Com frequência ouvimos esta expressão – a terra de ninguém - quando alguém se refere a um local onde há muita desordem, descontrole e falta de segurança. Pois a terra de ninguém existiu no Norte de Londres, local onde eram jogados os corpos dos criminosos punidos com a morte. Os anos se passaram e as terras ao redor de Londres foram colonizadas e os campos cultivados, menos o antigo terreno de execução que não foi reivindicado por qualquer cidadão. No registro oficial da área, então, foi usado o termo “terra de ninguém”, isso em meados dos anos 1800.

Causa preocupação quando vemos, a cada semana que passa, o fechamento de casas comerciais em Viamão. Não se sabe o porquê, mas a primeira causa levantada indica o fraco movimento.

Em contrapartida, a nossa cidade está ganhando mais uma casa bancária. Nos próximos dias abre as portas a agência do Santander. É sinal de que Viamão ainda é um manancial financeiro e de negócios. Banco não abre agência para arriscar.

Já falei neste assunto aqui neste espaço. Em diversas ruas da cidade, as calçadas são ocupadas pelo comércio ambulante. Na avenida Reverendo Américo Vespúcio Cabral, há um imenso comércio de frutas, verduras, panos de prato, cintos, bijuterias, CDs, DVDs, churrasquinho, etc.

Entendo, cada um ganha a vida como pode e da maneira como a oportunidade se apresenta. Mas será que aqueles produtos expostos nas calçadas, disponíveis para compra e consumo, têm fiscalização de qualidade, de higiene? Têm aqueles “comerciantes” alvará para atuação naqueles locais? Pagam impostos?

Page 3: Correio Rural 30 de outubro de 2015

30 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Falta-nos um bardo. Viamão não tem parte de sua história escrita.

O bardo de Viamão “Todos nós temos nossas máquinas do tempo. Algumas nos levam para trás, são chamadas de memórias. Outras nos le-vam para frente, são chamadas sonhos”. (Jeremy Irons)

Cá estava eu com minhas memórias e me lembrei de dois amigos. Que fim levaram? Estava feliz da vida em Israel, morando com uma fa-mília superlegal, trabalhando como um doido, frequentando feiras e palestras, quando minha moleza acabou. Cada família podia ter três vo-luntários sob seu teto. Voluntários é eufemismo para mão de obra ba-rata. Em Israel o serviço militar para homens é de 3 anos e 1 para mu-lheres. Faltam jovens para trabalhar. Solução? Programas de intercâmbio. Depois de alguns meses de dono do campinho chegam Uthai e Soon Boom. Dois tailandeses. Era época dos “tigres asiáticos”. Países do leste da Ásia, como Coreia do Sul e Cin-gapura, cresciam economicamente baseado em alta velocidade de exe-cução de trabalho. Pois os dois eram assim. Trabalhavam muito. Era di-fícil acompanhá-los. Vivíamos em uma casa anexa, com dois quartos, cozinha e um banheiro. Virei o capataz da fazenda, elo entre o “farmer” e eles, que não entendiam nem uma letra de inglês. Criamos uma lín-gua própria: português, tailandês, inglês e mímica. Gente mais honesta era impossível encontrar. Cansei de deixar o meu quarto aberto com dinheiro à vista e nunca sumiu um centavo. Eles comiam um pote de arroz pela manhã (do tamanho de um pote de pipocas cheio, desses de micro-ondas), outro no almoço e mais um no jantar. Todo dinheiro ganho era enviado as suas famílias. Ficaram possuídos quando eu disse que eu não enviava nada e torrava minha grana com viagens. No ani-versário do Soon Boom comprei um peixe inteiro, grandão. Ficaram re-almente felizes. Boom no dia de folga bebia como um camelo. Acho que era saudade. Uthai, desconfio até hoje, queria bater o meu brinho, das tantas vezes que me convidou para praticarmos boxe tailandês (aquele com chutes na orelha). Uma vez saímos cedo para trabalhar, eu na di-reção do trator e os dois na cachorreira. De repente cruza a estrada um baita cachorro e os dois lá atrás gritam, ensandecidos: “Passa por cima! Passa por cima!”. Na hora não entendi, mas depois ficou claro... eles co-mem cachorro. Frustrei o churrasco deles. Meses depois segui viagem, nos despedimos, fui para a Europa e nunca mais soube de Uthai e Soon Boom. Estarão bem? Têm família? Acho que nunca saberei.

E o que tem o bardo com isso? Bardo (bard em inglês) era o cara anti-gamente encarregado de transmitir as histórias, as lendas e poemas de forma oral, contando e cantando a história de seu povo. Um trovador, no bom viamonês. Bardo era como chamavam William Shakespeare, o maior contador de histórias de todos os tempos. Dito isso, falta-nos um bardo. Viamão não tem parte de sua história escrita. O livro do Adonis dos Santos foi publicado há 50 anos. E depois? Nada. Louvo a publicação de alguns livros atualmente. A história do “complô” está comprometida. Neste ano perdemos duas grandes memórias: Bito e Bebeto. Por isso vou confiar ao Vitor Ortiz a realização do FeViCo – Festival Viamonense do Complô. Convidaremos Deco Scarpetti, Manoel Castro de Oliveira, Danilo Malta, Haroldo Franco, Moacir Santos, Rogério Mendelski, Paro-be, Juarez Bode e tantos outros para registrarmos os “causos” de nossa terra. Mauro Vieira será convidado para fazer o registro fotográfico e a Loja Ida patrocinará. Como disse Chaplin: “A vida é uma peça de teatro sem ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.

Hospital em campanha de doação de sangue

Na sexta-feira, dia 23, o Instituto Cardiologia Hospital Viamão lançou a sua 6ª Cam-panha de Doação de Sangue, em parceria com o Hemocen-tro. No dia 29, quinta-feira (ontem), a unidade móvel do Hemocentro esteve junto ao Hospital para fazer a co-leta, das 9 às 12 horas e das 13h30min às 16 horas.

O administrador do Hospi-tal Viamão, Fernando Becker, destacou que a campanha é re-alizada uma vez por ano e tem por objetivo divulgar o serviço e multiplicar o número de doadores. O vice-prefeito de Viamão, André Pacheco, ressaltou o trabalho que o município vem fazendo em prol da saúde e lembrou que também precisou de doação de sangue para realizar uma cirurgia. O diretor técnico, João Almir Jorge, disse que a meta deste ano era fazer 100 coletas de sangue. “Somos referência na região em neu-rocirurgia e traumatologia, cirurgias essas que necessitam de muitas bolsas de transfusão”.

A 6ª Campanha de Doação de Sangue – Um ato de amor, é uma realização do Institu-to de Cardiologia Hospital Viamão, Hemocentro, Sindilojas, Lions Clube, Acivi, Conselho Municipal de Saúde e Equipes de Nossa Senhora, com o apoio de diversas outras entidades comunitárias, clubes de serviço e empresas.

O Hospital Viamão possui uma Unidade de Coleta e Transfusão, que funciona de segun-da a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no andar térreo. Para doar, é necessário levar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos e não ter tido doenças como: hepatite, sífilis, chagas ou HIV positivo.

Bonatto entrega orçamento de 2016 para a Câmara

Cumprindo o prazo que determina a legislação, o prefeito Valdir Bonatto entregou na tarde de quinta-feira, 29, ao presidente da Câmara Municipal, Dédo Machado, o orçamento da Prefeitura Municipal para 2016. A peça agora passará por análise do Legislativo, antes de ser votada. No total, o orçamento chega na casa dos R$ 515 milhões. Bonatto salientou que os efeitos da crise serão sentidos também no próximo ano: “Neste ano de 2015 estamos rea-lizando um orçamento bem abaixo de 2014 e, para 2016, o quadro não será muito diferente se a situação econômica do Brasil e do Rio Grande do Sul não mudar. Até agora, a gestão responsável que implementamos está nos permitindo manter os salários em dia, ao contrá-rio de outras cidades que já estão parcelando ou atrasando. Se o quadro persistir, não sei até quando poderemos resistir”, disse Bonatto.

CONSElHO TUTElAR DA zONA RURAl TERá SEDE EM ágUAS ClARASBonatto comunicou também ao Legislativo que já tem definições a respeito da sede do

Conselho Tutelar, região da zona rural. A sede do novo conselho ficará no antigo prédio da escola municipal Apolinário Alves dos Santos, em Águas Claras. O prefeito disse que o pré-dio será reformado e entregue aos cinco conselheiros eleitos no último pleito. O Conselho Tutelar que atenderá a região rural e Itapuã tem sua primeira formação e tomará posse em janeiro de 2016.

Page 4: Correio Rural 30 de outubro de 2015

30 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR4

Acivi realiza mais umAlmoço da Qualidade

Acivi na 6ª Campanhade Doação de Sangue

Na quarta-feira, a Associação Comercial, In-dustrial e de Serviços de Viamão (Acivi) realizou mais um Almoço da Qualidade.

E como estamos comemorando o Outubro Ro-sa, a palestra do mês ficou sob a responsabilida-de da ex-vice presidente e atual responsável pe-lo Marketing do Grupo do Apoio e Prevenção ao Câncer de Mama de Viamão (Viamama), Mari Li-sa Petersen.

No restaurante Pedralli Gourmet, ela falou so-bre a entidade que apoia as mulheres e preparou uma surpresa para sua companheira do Viama-ma, a Vera, que estava de aniversário. O valor ar-recadado com o evento foi revertido para o de-senvolvimento dos projetos do Viamama.

Na quinta-feira, a Acivi participou da 6ª Campanha de Doação de Sangue promovida pelo Hemocentro. O presidente Paulo Silveira foi um dos que fizeram a sua doação e todo ano a entidade apoia a causa.

– É importante não dei-xar somente para essas ocasi-ões para doar. O sangue é algo que os hospitais precisam a to-do instante e por isso devemos sempre contribuir e ajudar a salvar vidas – disse Silveira.

ALMOÇO DA QUALIDADE - No dia 28, o Almoço da Qualidade, no restaurante Pedralli Gourmet, será alusivo ao tema e terá uma palestra do Grupo do Apoio e Prevenção ao Câncer de Mama de Via-mão (Viamama). Os ingressos custam R$ 25 e incluem o almoço. O valor arrecadado será doado para o desenvolvimento dos projetos da entidade.

MARCAS E CORAÇÕES - O evento Marcas & Corações já tem data definida. Será no dia 24 de novembro, no Vila Ventura. O valor do ingresso, bem como as atrações que irão se apresentar também já estão sendo definidas. Entre em contato com a Acivi e reserve o seu lugar pelo telefone 3485-1477, em horário comercial.

Esta semana está sendo comemorada a Se-mana do Comerciário. Durante esta sexta-feira, das 14h às 19h, um parque de brinquedos inflá-veis e atividades de pintura de rosto estarão dis-poníveis na praça da Santa Isabel.

No sábado, dia 31, das 15h às 19h, haverá re-creação com parque de brinquedos infláveis e pintura de rosto, mateada, pernas de pau com oficina de escultura de balões e ações de bele-za gratuitas. Para encerrar as comemorações, às 19h tem show de Claus e Vanessa na praça da Matriz, no Centro de Viamão.

Atividades da Semana do Comerciário chegam ao fim

Unidades de Saúde no Outubro Rosa

Além dos exames de prevenção e do trabalho de orientação conduzido pelos profissionais, algumas unidades de saúde estão preparando atividades dife-renciadas nas comemorações do Outubro Rosa. Na tarde de quarta-feira, dia 28, as equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das Vilas Augusta Meneguine, Augusta Marina e Cecilia, organizaram uma caminhada nas ruas da comunidade para cha-mar a atenção sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher. A idealização da atividade foi dos Agentes Comunitários de Saúde.

Com muitos cartazes e balões na cor rosa, os cami-nhantes saíram da UBS Augusta Meneguine e foram até a UBS Augusta Marina. No meio do caminho as equipes se encontraram e a caminhada foi ganhando mais participantes. Durante o trajeto, a população foi abordada e recebeu informações de saúde.

No final do percurso, todos participaram de uma aula de alongamento no campo de futebol, ao lado da UBS Augusta Marina. Também participaram da ca-minhada os grupos comunitários União e Motivação. Os visitadores do Programa Primeira Infância Melhor também marcaram presença.

Coluna da APAEFisioterapeutasProfissional: Kelly Gomes Fraga, Renata Soares Jeremias e Vinícius Aguiar Machado

A fisioterapia neurológica atua nas doen-ças que acometem o Sistema Nervoso Central ou Sistema Nervo-so Periférico, levan-do a distúrbios neu-rológicos, motores e cognitivos. Os pa-cientes com disfun-ções neurológicas podem apresentar alterações comple-xas de movimentos e funções. O processo de reabilitação nessa área utiliza-se de vários mé-todos e recursos específicos, promovendo um tratamento global e in-dividualizado. Pensando na reabilitação desses pacientes, a fisioterapia atuará na prevenção de deformidades, otimização das funções preser-vadas proporcionando maior funcionalidade, independência e melhor qualidade de vida para esses pacientes. A APAE de Viamão é a única Ins-tituição no Município inteiramente voltada ao atendimento de pacien-tes com lesões neurológicas, incluindo crianças e adolescentes da Esco-la Integração e da comunidade em geral. O setor é constituído por três fisioterapeutas que atuam em turno integral (manhã e tarde) na área de fisioterapia neurológica motora e respiratória. Cada profissional re-aliza cinco atendimentos por dia. Neste ano já foram disponibilizados 2250 atendimentos, além de orientações aos pais, encaminhamentos de órteses, próteses, adequação de aditamentos (andador e/ou cadei-ra de rodas), assim como encaminhamento interno para avaliação em outros setores da instituição . Para que um paciente enquadre no setor, é necessário encaminhamento médico, oriundos da própria Instituição, Hospital referência e/ou Unidade Básica de Saúde. Demais Profissionais da Instituição também podem realizar encaminhamentos conforme ve-jam necessidade. Todos os pacientes encaminhados realizam avaliação pelo Fisioterapeuta responsável pela mesma, cabendo ao mesmo ava-liar e direcionar o paciente para plano de tratamento adequado para o momento.

Nossa missão é cuidar da vida, respeitando os princípios éticos de cada paciente, e permanecer sendo referência Municipal na Fisiotera-pia Neurológica.

Ponto FacultativoNesta sexta-feira, dia 30, a Prefeitura Municipal de Via-

mão fará ponto facultativo em virtude do Dia do Funcio-nário Público, comemorado em 28 de outubro. No entanto, os serviços de coleta de lixo, iluminação pública, aterro sa-nitário, plantão de motoristas da Smosp, Conselho Tutelar, plantões na borracharia e mecânicos, serviços de ambulân-cia, vigilância, Cemitério, PA 24 horas, Instituto de Cardio-logia Hospital Viamão e Fiscalização de Trânsito funciona-rão normalmente. O Serviço Especializado em Imunizações funcionará no sábado, dia 31 de outubro, das 10 às 16 horas. O Serviço Especializado em Imunizações está localizado no 2º andar da Secretaria Municipal de Saúde (Av. Senador Salgado Filho, 5412, parada 44). As emergências em saúde mental serão atendidas no PA 24 horas e na Emergência do Instituto de Cardiologia Hospital Viamão.

Na segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, feria-do nacional, os cemitérios municipais (Dois de Novembro, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora dos Navegan-tes) terão expediente externo para visitação das 8 às 17 ho-ras, sem fechar ao meio-dia.

Câmara entrega moção ao comunicador gugu Streit

A Câmara Municipal teve, na quinta-feira, dia 29, a visita do comunicador Sílvio Roberto Streit, o Gugu Streit, da Rá-dio Farroupilha, que recebeu uma moção de reconhecimen-to e aplausos em homenagem aos 80 anos daquela estação de rádio, que pertence ao Grupo RBS. O presidente da Câmara, Dédo Machado, responsável pela homenagem, creditou a moção à Rádio Farroupilha pelos serviços prestados a todos viamonenses nestes 80 anos da emissora.

Gugu Streit agradeceu a homenagem e brincou já no começo de sua fala. “Eu fico meio encabulado em falar ao microfone. Com 14 anos de idade disse que meu sonho era ser comunicador e aos 16 anos comecei no rádio em Novo Hamburgo. Tempo depois, o Zambiasi me convidou para a Rádio Farroupilha e neste próximo dia 3 de novembro estou comemorando 30 anos. O que a rádio faz é uma ponte de soli-dariedade, que não vê cor ou sexo e, sim, pessoas”, comentou.

O deputado estadual do PTB, Maurício Dziedricki, res-ponsável pela homenagem ao comunicador na Assembleia Legislativa, também esteve presente na entrega da moção re-alizada pela Câmara Municipal. “Uma felicidade de encon-trarmos hoje, neste palco, uma importante homenagem. São histórias de vida contadas pelo Gugu Streit, esse grande co-municador e grande amigo”, comentou o deputado estadual.

Page 5: Correio Rural 30 de outubro de 2015

30 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 5

PENSE COMIGOArrozeiros de Viamão fundam associação

Dia 27, alguns membros da direto-ria da Associação de Produtores de Arroz de Viamão – APAVI, estiveram visitando a Câmara Municipal. Vieram informar ofi-cialmente que a APAVI ficou regulamentada, e dev idamente fundada, no sábado, dia 24, em Águas Claras. A nova entidade ruralista de Viamão congrega pro-dutores do Capão da Porteira, Lombas, Boa Vista, Assentamento Filhos de Sepé e da Pi-menta.

É presidente da APAVI o produtor Ro-berto Canquerini que, à reportagem, destacou que Viamão produz cerca de 4 milhões de sacas de arroz. “Para tamanha produção precisamos de ganhar assistência dos pode-res, tais como melhores condições das estradas e eficiente energia elé-trica”, disse Canquerini. Ele ainda referiu-se ao preço de venda do pro-duto que é o mesmo de 10 anos atrás. Ele con-clama, ainda, a união de produtores e autorida-des para que as lavouras sejam mantidas.

A diretoria APAVI está assim constituída:

Presidente: Roberto Goularte Canquerini; Vice-presidente: Eugê-nio de Freitas; 2º vice--presidente: Valdemir Veloso; 3º vice-presi-dente: Osmar de Mou-ra; Secretário: Ademar Marafiga; Tesoureiro: Marco Antônio Rodri-gues; Diretor-Executi-vo: Pedro Chaves Bar-celos Filho. - Conselho Fiscal: Ezio Casagran-de, Flávio Malamut, Marcelo Goulart (titu-lares); Antônio Sallas e Márcio Fraga (suplen-tes).

Atenção, eleitor!O Recadastramento Biométrico é obrigatório para todo eleitor de Viamão. Atendi-

mento de segundas a sextas-feiras, das 9 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia.Existe a possibilidade de atendimento com hora marcada, bastando agendar pelo

site do TRE-RS, no linkwww.tre-rs.gov.br/index.php?nodo=19145.No atendimento direto, levar identidade e comprovante de residência atual (emitido

nos últimos 90 dias).Então, evite filas!

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A d V o C A C i Anilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

marildes ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

dr. José Tadeu Pereira da Silva

oAb/rS 21.663

dra. Patrice noeli Fróes Silva oAb/rS 49.242

rua mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

Como eles fazem faltaEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Minha mãe, se estivesse entre nós, faria 94 anos de idade. A presença dela influenciou diretamente toda minha trajetória. A Dona Sara foi daquelas pessoas que sem-

pre pensava numa forma de resolver as questões e não ficava la-mentando por que não foi assim ou assado. Quando penso nela, inevitavelmente, penso no meu pai. Eles foram as figuras mais marcantes em minha origem. Sempre os usei como exemplo de como deveria agir e quais eram os meus objetivos prioritários na vida.

O 18 de outubro foi o dia marcado de homenagem aos mé-dicos. Quando se repete um 18 de outubro eu sempre lembro de meus pais, pois as coisas que perguntava, quando menino ou ra-paz, sobre qual deveria ser minha escolha profissional, deles sem-pre recebi uma diversidade de respostas que convergiam para o “faz tua escolha com teu coração e não deixa que influências tran-sitórias sirvam para definir teu destino”. Este tipo de pensamento sempre me serviu para definir não somente a opção pela carreira mas, também, as minhas escolhas em tudo.

A forma como meus pais encaminhavam as minhas dúvidas era de discutir as escolhas. Mas sempre estavam ao meu lado, fos-se qual fosse a minha decisão, sendo que minha mãe, em especial, sempre oferecia seu colo amigo nos momentos em que o chão parecia se desfazer abaixo de meu corpo e quando o desespero buscava espaço em meu coração. O meu velho era um pouco di-ferente, mas sentava ao meu lado e lembrava quem era o meu melhor amigo, aquele com quem eu podia contar.

Hoje, aos sessenta e um anos, tento ser este tipo de apoio para as minhas filhas, todas mulheres adultas, que já definem seus pas-sos com muita honradez e firmeza em suas atitudes às quais sem-pre procuro deixar disponível o colo e trazer a elas a visão de que aqui encontrarão o melhor amigo.

Um beijo, pai! Um grande abraço, mãe, por completares teus 94 anos. (Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

Teatro de Viamão é sucesso no “Art in Vento” de Osório

Aconteceu na cidade de Osó-rio, na semana passada, o Festi-val Art in Vento. Viamão esteve representado pelo Grupo Expe-rimental de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) com a peça "Um conto para um rei tonto". O Grupo fez bonito e trouxe de Osório as indicações de melhor atriz coadjuvante (Renata Severo) e melhor figurino (Julia-na Johann). Além das indicações, o Grupo conquistou seu primeiro prêmio técnico: Melhor Trilha Sonora. A solenidade de premiação aconteceu no domingo, dia 25. O assessor da SMC e diretor da peça, Igor Ramos, parabenizou o Grupo pelo belíssimo trabalho desempe-nhado. "O Grupo é novo mas já vem traçando um caminho iluminado. Em mais um festival deixa a sua marca. Que possamos cada vez mais levar nosso teatro e nossa arte para outros lugares e novas plateias". Recentemente, o grupo viamonense recebeu o “Troféu Reconheci-mento”, no Festival Três Coroas em Ação.

FOTO GABRIEL FERREIRA

Page 6: Correio Rural 30 de outubro de 2015

30 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR6

EDITAIS DE CASAMENTOMaria Clair Machado Guimarães, Oficial Designada do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11768, de 22 de outubro de 2015SINVAL TAVARES DE SOUZA, natural deste Estado, e ÉLIVAN RODRIGUES DE MEDEIROS, natural do Estado de Goiás, ambos divorciados, pastores evangélicos, residentes neste Distrito.

Edital nº 11769, de 23 de outubro de 2015.ISAÍAS ROCHA DA ROCHA, auxiliar de operador de perfuratriz, e JÉSSICA DE OLIVEIRA SANTOS, conferente de logística, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11770, de 26 de outubro de 2015.CLAUDINEI SOARES PEREIRA, solteiro, maior, motorista, e ANGELITA CARDOSO DA SILVA, divorciada, empregada doméstica, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11771, de 26 de outubro de 2015.FÁBIO PEREIRA EBERLE, funcionário público municipal, e JUCIANE ATHAÍDE ROSA, cabeleireira, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11772, de 26 de outubro de 2015.SÉRGIO ROCHA DE PAULO, natural do Estado de Santa Catarina, divorciado, pedreiro, e DENECI DE OLIVEIRA, natural deste Estado, solteira, maior, cozinheira, ambos residentes neste Distrito.

Edital nº 11773, de 26 de outubro de 2015.SINVAL ADRIANE AMARAL, solteiro, maior, laminador, e KARINE DE OLIVEIRA VIEIRA, divorciada, técnica contábil, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11774, de 27 de outubro de 2015.CARLOS ALBERTO CÉZAR, divorciado, policial-militar aposentado, e ALINE SANHUDO SOARES, solteira, maior, comerciária, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11775, de 28 de outubro de 2015.RIONE BOBSIN TEXEIRA, residente em Gravataí, RS, polidor, e ANA PAULA FRANÇA DOS REIS, residente neste Distrito, massoterapeuta, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado.

Edital nº 11776, de 28 de outubro de 2015.MÁRIO LUIZ PEDROSO, funcionário público estadual, e ISOLINA SALETE DE BRUM MORENO, auxiliar de enfermagem, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César, 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 30541913. [email protected]

Viamão, 29 de outubro de 2015

Convite para MissaA família da inesquecível

NADIR TOFFOLI FARIASconvida os demais parentes e pessoas de suas relações para a Missa que marca a passagem dos 4 anos de falecimento daquele ente querido, que será rezada no dia 31 de outubro, sábado, às 18 horas, na igreja matriz de Viamão.

Antecipa agradecimentos.Viamão, outubro de 2015.

EDITAL DE CITAÇÃOEdital de Citação de TERRITORIAL AGRÍCOLA S/A e de Interessados,

Ausentes, Incertos e Desconhecidos – Usucapião1ª Vara Cível – Comarca de Viamão Prazo de: 30 (trinta) dias. Natureza:

Usucapião Processo: 039/1.14.0005678-9 (CNJ:. 0012499-49.2014.8.21.0039). Autor: Sidinei Salvador dos Santos e outros. Réu: Territorial Agrícola S/A.

Objeto: DECLARAÇÃO de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. IMÓ-VEL: “Um terreno designado por lote nº quatro A, da quadra C, do loteamento denominado Passo da Cruz, situado no distrito do Passo da Areia, neste Muni-cípio, com as seguintes medidas e confrontações: pela frente, medindo trinta e quatro metros a NO, com a estrada “B”; pelos fundos, medindo setenta e cinco metros a SE, em linha sinuosa com terras de Antonio da Silva, por um arroio; por um lado, medindo cento e oitenta e seis metros, a NE, com o lote nº quatro; e, pelo outro lado, medindo duzentos e treze metros, com o lote nº cinco; distan-te quinhentos e sessenta metros e oitenta centímetros da estrada “A”; situado no quarteirão formado pelas estradas “A”, “B”, Passo da Areia-Viamão, terras de Almiro Antunes da Silva, terras de herdeiros de Justino Godoy e terras de herdeiros de João Keppler da Silva”.

Prazo de 15 (quinze) dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es).

Viamão, 05 de outubro de 2015. SERVIDOR: Ivone Fatima Mariussi. JUIZ: Cláudio Edel Lgório Fagundes.

23 e 30/10/2015COOpErATIvA MISTA

CAMpOS DE vIAMÃO LTDA. – COMCAvIEDITAL DE CONvOCAÇÃO

ASSEMbLEIA GErAL ExTrAOrDINárIAPelo presente Edital, na forma dos artigos 34 e 35 do Estatuto Social da En-

tidade, ficam convocados todos os associados da Cooperativa Mista Campos de Viamão Ltda. – COMCAVI a participar da 2ª Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa a se realizar no dia 7 de novembro de 2015, às 7 horas em primeira convocação, às 8 horas em segunda convocação e às 9 horas em terceira e última convocação, na forma do Artigo 25 do Estatuto Social, tendo como local a sede da Associação dos Moradores da Vila de Itapuã – ASCO-MOVITA, na rua Nossa Senhora dos Navegantes, 260, em Itapuã, Viamão/RS, com a seguinteORDEM DO DIA:1. Alteração do Estatuto Social da Cooperativa a) Acrescentar parágrafo terceiro ao artigo 4º, com o seguinte teor: “Páragra-

fo Terceiro - Não poderão ingressar no quadro da Cooperativa os agentes de comércio e empresários que operem no mesmo campo econômico da sociedade”, conforme dispõe a Lei Federal nº 5764/71.

b) Adequar o intervalo de tempo previsto no parágrafo primeiro do Artigo 23, à forma da Lei Federal nº 5764/71, de uma hora entre as várias convoca-ções.

c) Excluir a expressão “com antecedência mínimo de 10 (dez) dias da reali-zação da Assembleia Geral”, do parágrafo segundo do Artigo 36.

2. Preenchimento de cargos vagos nos conselhos e na diretoria a) Um membro do Conselho de Administração b) Vice-presidente da Cooperativa c) Conselho Fiscal titular e um suplente3. Assuntos gerais

OBS.: O número de associados com direito a voto é de 33.Viamão, 24 de outubro de 2015.

Maicon T. Ferreira - Presidente

Notícias atualizadas diariamente em

www.correiorural.com.br

Sabão ecológico para uso humano e animal

A Emater de Viamão realizou, no dia 23, uma atividade prática de fabricação de sabão ecológico para uso humano e animal na Comuni-dade Guarani Canta Galo. Alexandre Schmidt, extensionista da Emater, ministrou a oficina sobre o uso de plantas medicinais na fabricação de sabão caseiro como profilático para evitar certas lesões de pele e couro cabeludo, transmitidas por agentes patológicos presentes no ambiente.

Dentre os objetivos destacou o controle e prevenção de ectoparasi-tos de cães conhecidas popularmente como sarna, pulga, piolho que se tornam mais frequentes no verão. O sabão pode ser usado para higiene pessoal e também para os animais. “Além do baixo custo para fabricar tem a vantagem de não poluir o ambiente”, enfatizou Maristela Ebert, extensionista da Emater.

Jaime da Silva, cacique da comunidade, considerou importante esta ação que trará benefícios para todas as famílias guaranis.

Olga Justo, professora e diretora da escola guarani Karai Arandu, ar-gumentou que esta importante oficina deverá ser parte de uma ação mais sistemática visando à melhoria do entorno. Dentre outras necessidades, requer a intervenção do centro de zoonoses municipal visando acompa-nhamento dos caninos, inclusive castração.

Delegacia da Mulher

Na tarde de quarta-feira, 28, policiais da DEAM de Viamão, coordenados pela delegada Viviane Nery Vie-gas, promoveram um en-contro alusivo ao Outubro Rosa, nas dependências do SENAC Viamão, colocando em prática o projeto “Decla-re seu amor a você mesma!”. O evento, que teve como público-alvo mulheres que já passaram por situações de violência de gênero, foi aber-to com a audição do Coral do Grupo da Terceira Idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Município de Viamão, seguido da apresentação dos Serviços da Coordenadoria da Mulher. Foi ministrada uma palestra por Técnicas em Radiologia que atuam no SIDI -Diagnóstico por ima-gem para esclarecimentos sobre os exames preventivos ao câncer de mama. A pales-tra foi seguida por uma aula de ginástica laboral, oficinas de produção de cabelos e au-to-maquiagem, distribuição de brindes e lanche.

Page 7: Correio Rural 30 de outubro de 2015

30 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 7

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

www.bicofinoesaltoalto.com.brPATriCiA ArrudA PATriCE FróES

Calça flare bandagemOlá, gurias!

Não sei vocês mas eu AMO calça flare. Meu ma-rido odeia, e diz que calça flare nos deixa assim como na foto ao lado!

Que maldoso. Hahaha!Nada disso gurias. Uma

boa calça flare pode alongar a silhueta e nos deixar muito charmosas.

Mas eu estou fa-lando de calça ban-dage ou bandagem, aquela que lembra ataduras – parece que tem várias tiras elásti-cas unidas-, e ela pode ser cruel com sua si-lhueta se você não for esperta.

Se você é sequi-nha, magrinha, pode usar com top croped, sem problema. Mas se você tem curvas e quadril bem marca-dinho deve usar algo cobrindo pelo menos a cintura. Isso evita que ela fique vulgar, tipo periguete, enten-dem?

Eu achei que os looks mais elegantes foram os que deram mais volume à parte superior do corpo e os que, de algum modo, cobriram parte do quadril.

As moças plus size também podem usar as calças flare. Essa foto eu tirei do blog da Ju Romano, ela arrasa nas produções plus size.

E então, gurias? Eu já garanti a minha e amei. O que acharam?Bjs, Patrice Fróes

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Orientações para gerenciar salões de belezaQuando pensamos em montar nosso próprio negócio é preciso planejamento. Um levantamento do

Sebrae revelou que o Brasil abriga cerca de 342 mil salões de beleza, mas será que todos sabem tomar ati-tudes empreendedoras? O Senac Viamão, através do curso Gerenciamento de Salões de Beleza, pretende formar profissionais completos que entendam de finanças, marketing e pessoas.

Essa capacitação está com vagas abertas para a turma que irá iniciar no dia 23 de novembro. A grade curricular prevê aulas de controle administrativo e financeiro, empreendedorismo de sucesso e gestão. Os encontros vão acontecer no turno da manhã, às segundas e quartas-feiras.

As matrículas devem ser realizadas na Unidade (Av. Reverendo Américo Vespúcio Cabral, 154). Va-lores e mais informações podem ser obtidos diretamente pelo telefone (51) 3434-0391 ou no site www.senacrs.com.br/viamao. Comerciários têm 20% de desconto

Sólida RosaDireção e colaboradores da Contabilidade

Sólida, realizaram, esta semana, um ato de con-fraternização alusivo ao Outubro Rosa. Segundo a diretora Márcia Florintino, a equipe está total-mente engajada na campanha de prevenção

Bico Fino & Salto Alto comemora 1 ano

O Blog Bico Fino & Salto Alto comemora um ano de informação com glamour, trazendo assuntos de moda, beleza e lazer sempre com o objetivo de se aproximar ao máximo de seus seguidores.

A Loja Ione comemora 45 anos e se destaca por apresentar sempre em primeiríssima mão as novida-des do mundo da moda e pela qualidade e beleza de seus produtos.

Agora, a Loja Ione e o Blog BF & AS juntam suas experiências para divulgarem seus lançamentos aos seus convidados para o evento que acontecerá no dia 4 de novembro, às 19h30min, no Clube dos Casados, centro de Viamão.

Certificado Digital é na CDl ViamãoA CDL Viamão disponibiliza a

seus associados à Certificação Di-gital da Boa Vista Serviços garan-tindo proteção às transações onli-ne e a troca virtual de documentos e mensagens de dados. Essa tecno-logia confere segurança, privacida-de e confirma a autenticidade das informações de usuários, empresas e instituições na internet.

Vantagens: As principais vanta-gens do uso do certificado digital es-tão nas suas propriedades tecnoló-gicas e legais, atribuindo segurança digital e validade jurídica em docu-mentos assinados eletronicamente. É a possibilidade real de substituir a assinatura manuscrita em docu-mentos, de eliminar a impressão e gastos relacionados ao controle, envio e reconhecimento de firmas - por uma operação eletrônica, exe-cutada pela internet, de forma sim-plificada e com total legitimidade.

Acesse o site www.cdlviamao.com.br e realize sua compra e agendamento on-line!

Maiores informações: (51) 3434.2020 ou através do e-mail [email protected]

Page 8: Correio Rural 30 de outubro de 2015

30 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR8

i n s c r i ç õ e s a b e r t a s p a r a 2 0 1 6 • c o l e g i o m a r i s t a . o r g . b r / m a t r i c u l a

João,os livros ocupam uma sala inteira.

para o

Brenda,eles cabem na tela do celular.

para a

se o mundo é

por que as opiniõesdeveriam ser

plural,

iguais?tem gente que tem um ponto de vista. tem gente

que tem outro. e tem gente que tem um terceiro.

e essa troca de opiniões é o que faz com que haja

mudanças significativas nas pessoas e em tudo

que as cerca. nós acreditamos nisso, tanto que

incentivamos nossos estudantes, pais, professores

a trocarem experiências e ideias na sala de aula e

além dela. porque a vida ensina, o colega ensina e

até quem não concorda com você ensina. só com

essa troca é possível transformar o estudante

em alguém capaz de também transformar o outro,

o mundo e o futuro.

aprender de todos os jeitos muda você.

Campeonato Municipal de Futsal vai para as oitavas de final

O Campeonato Municipal de Futsal, promovido pela Associação de Futsal Viamonense (AFUVI), com o apoio da Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), vai para as disputas de oitavas de final. No último domingo, dia 25, ocorreu a final da fase de classificação. Sílvio Barbosa, secretário de Esporte e Lazer, elogiou a or-ganização da competição. "O campeonato está superando as expectati-vas, graças a participação de muitos atletas e principalmente do público que comparece para prestigiar", ressalta. O campeonato iniciou no dia 11 de outubro com participação de 24 equipes e cerca de 700 atletas.RESUlTADOS DA úlTIMA RODADA ClASSIFICATóRIA DA PRIMEIRA FASELegionários 03 x 10 Malta; Inova 04 x 01 Estrela; Nova Era 03 x 04 Ser Porks; Galácticos 01 x 04 Allanbik; Vilas Futsal 06 x 04 Tigres; Barcelona 06 x 04 Corinthians; Ajax 09 x 01 Rex; River Futsal 04 x 04 Mônaco; Cruz Azul 01 x 03 Vila Lisboa; Guerreiros 06 x 07 Ser Papão; Sttutgart 01 x 06 Estudiantes; Raceng 04 x 03 Cobreloa

Oitavas de finalOs cruzamentos da oitavas de final começam no domingo, dia 8 de

novembro, no Ginásio Gigante, em Águas Claras, e no Ginásio do Guido, centro. Os jogos serão em partidas únicas e os vencedores passam para as semifinais. Os jogos das oitavas de final ficaram assim:ginásio gigante águas ClarasMalta x Nova Era; Ser Porks x Inova; Galácticos x River; Allanbik x Co-breloaginásio guido Centro ViamãoSer Papão x Mônaco; Ajax x Vila Lisboa; Estudiantes x Barcelona; Vilas Futsal x Raceng

A Prefeitura Municipal de Via-mão, representada pelo secretá-rio municipal de Esporte e Lazer, Silvio Barbosa, assinou termo de convênio, dia 27, com a Fundação do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) para receber R$ 18.246,47 para compra de mate-riais, pagamento de oficineiros e profissionais para o projeto Ofici-nas do Esporte. Em contrapartida, o município vai remunerar um professor de Educação Física e dois estagiários pagando o combustível para transporte desses profissio-

nais. As oficinas são voltadas a um público com idades entre 7 e 70 anos e possuem uma hora de du-ração. Elas serão ministradas três vezes por semana no Ginásio Mu-nicipal e nas praças Santa Isabel, Vila Minuano, Florença, Jardim Fiúza, Itapuã e Águas Claras. “Es-tima-se agregar no projeto cerca de 700 pessoas”, explica Barbosa. A assinatura ocorreu na sede da Fundergs, com a presença da pre-sidente da instituição Lygia Cruz, e dos diretores da SMEL, Bruna Garcia e Maico Guimarães. Para

saber mais sobre as Oficinas do Es-porte e fazer a inscrição nas moda-lidades oferecidas, o contato é com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) através do telefone (51) 3446.3397.

Viamão receberá verba da Fundergs para Oficinas do Esporte