correio rural 27 de novembro de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.266 | 27 DE NOVEMBRO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 103 anos o seu jornal de Viamão NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Festival de teatro termina no sábado O 3º Festival Viamonense de Teatro Estudantil que está acontecendo desde segunda-feira, dia 23, no salão paroquial da Igreja Matriz, tem programação de espetáculos nesta sexta e cerimônia de premiação no sábado, dia 28. O Festival é uma realização da Prefeitura de Via- mão, através da Secretaria de Cultura. A programa- ção é voltada para o público adulto e infanto-juvenil, e conta com 19 espetáculos, de 13 cidades do Rio Grande do Sul. Assinado o decreto do Fundo Municipal de Cultura Página 4 Lama, lama, lama Página 3 Prefeitura e Corsan anunciam novo contrato Acordo prevê captação no Lami e tratamento de água em Viamão. Página 3 O semanário mais lembrado de Viamão completa 103 anos Página 2 - Editorial e Detalhes NOVA RELAçãO UMA HISTóRIA CENTENáRIA

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 24-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Correio Rural 27 de novembro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 27 de novembro de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.266 | 27 DE NOVEMBRO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 103 anos o seu jornal de Viamão

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

Festival de teatro termina no sábado

O 3º Festival Viamonense de Teatro Estudantil que está acontecendo desde segunda-feira, dia 23, no salão paroquial da Igreja Matriz, tem programação de espetáculos nesta sexta e cerimônia de premiação no sábado, dia 28.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Via-mão, através da Secretaria de Cultura. A programa-ção é voltada para o público adulto e infanto-juvenil, e conta com 19 espetáculos, de 13 cidades do Rio Grande do Sul.

Assinado o decreto do Fundo

Municipal de Cultura

Página 4

Lama, lama, lama Página 3

Prefeitura e Corsan anunciam

novo contratoAcordo prevê captação no

Lami e tratamento de água em Viamão. Página 3

O semanário mais lembrado de Viamão completa

103 anosPágina 2 - Editorial e Detalhes

nOVA rELAçãO uMA históriA CEntEnáriA

Page 2: Correio Rural 27 de novembro de 2015

27 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR2

Podemos dizer: é um feliz aniversário... Sabemos por que o CORREIO RURAL

chegou até aqui. Nas nossas mais de cinco mil edições estão acumu-ladas notícias, estampadas repor-tagens, emolduradas fotos, afixa-dos anúncios que, com o correr do tempo, enfim, deixam lembranças. O hoje é herança e consequência daquilo que os fundadores, direto-res e colaboradores fizeram duran-te o século passado.

Bem, o passado já passou, re-dundância do que já passamos. O futuro... é daqui a pouco. E as pá-ginas de hoje serão relíquias para uma comunidade do amanhã.

Não sabemos para – e até – onde o destino vai nos levar. Se o importante mesmo são as ima-gens, as letras, o papel que vamos escrevendo, clicando e manusean-do no caminho, temos que abrir os olhos e a mente para guardar todos os detalhes que vão fazer essa ca-minhada valer a pena. Como fez até agora.

Observando bem, mirando o tempo, os dias ainda são os mes-mos, têm as mesmas característi-cas do que em 1912. Quem sabe apenas a mudança na forma de se apresentar o clima, no panorama e no visual da cidade – que também não parou -, na maneira de tratar as pessoas e na tecnologia da con-fecção de um jornal.

O CORREIO RURAL teve pressa, chegou a 2015 e com fôlego para comemorar os 103 anos. Mas o ideal é, sim, o mesmo. Precisa-mos abrir os olhos e perceber que há um tempo novo a cada instan-te, que há um amanhecer em cada dia que se vive e temos que estar atentos ao sol, aos sons, às cores, aos perfumes e desprezando tudo que faz cara feia, para que seja de imediato registrado, deste hoje, nas nossas páginas que serão mos-tradas lá no amanhã.

Obrigado a todos que acom-panham o CR semanalmente. Este aniversário é, também, de vocês.

EDITORIAL

Os 103 anos do COrrEiO rurAL

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOSAniversário “Prezado Sr. Milton Santos: Parabenizo toda equipe de nosso centenário e querido jornal pela passagem de seus 103 anos de vida. A história de Viamão se confunde com a história do Correio Rural. Vida longa ao periódico! - Prof. Dr. Valdy José de Godoy Junior”

Agradecemos os cumprimentos.

Marcas A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão – Acivi promoveu mais uma edição do Marcas & Corações, realização onde a Faculdade São Marcos efetua pesquisa para apontar as marcas mais lembradas nos mais diversos segmentos da sociedade viamonense. A festa de encerramento com a divulgação dos vencedores ocorreu no Vila Ventura, na terça-feira, dia 24.

O nosso CORREIO RURAL esteve, mais uma vez, dentre os mais lembrados. No segmento Comunicação Social os três veículos mais lembrados foram: diário (Diário de Viamão), rádio (Rádio Itapuã) e semanário (Correio Rural). Venceu o diário, mas na indicação ficou evidenciado que o “semanário” mais lembrado em Viamão é o CORREIO RURAL. Aliás, já é a quarta vez que o CR aparece na lista.

No universo da comunicação

OMASKARA

Batendo a carteiraO vereador Ridi tem se especializado em pegar carona em

qualquer assunto, mesmo que não tenha nada a ver com o fato, ou que não tenha nada a acrescentar no assunto.

A pauta da semana passada era a Vila Fraga e lá foi ele fil-mar e tirar fotos como se isso fosse resolver algo. Na crise da falta de água em julho, ficaram célebres as suas “selfies” em frente aos caminhões-pipa.

O assunto da vez é o contrato com a Corsan. Na sessão de quinta-feira, ele teve a cara de pau de dizer que a captação de água no Lami já estava garantida pelo Tarso! Mas então, por que não fizeram? Por que o governo do PT, apoiado pelo Ridi, assinou um contrato de vinte anos com a Corsan sem projetar esta captação de água? Por que, depois de 16 anos de gover-no do PT em Viamão, sendo 10 destes com o PT em Brasília, Viamão tem apenas 1% de esgoto tratado?

Serginho saiu do PT?Recebi esta semana um folder, do deputado estadual Adão

Villaverde e do vereador Serginho Kumpfer sobre mobilidade urbana. Algumas coisas me chamaram a atenção e divido com vocês, meus dois ou três leitores.• Eles apontam como soluções para Viamão, a reestrutura-

ção da 040 e a duplicação do Caminho do Meio. Ora, meus caros, deveria ter vindo um nariz de palhaço junto com o

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

folder. Se não fosse o PT do Villa e do Serginho ter que-brado o Brasil, essas obras já estariam prontas. Cadê o dinheiro do PAC Mobilidade Grandes Cidades? Cadê o dinheiro do PAC da Copa? Será que o Delcídio sabe?

• Outro fato que chama a atenção é que em nenhuma linha do material são citados os nomes do PT, do Lula e da Dilma. Ou seja, a pessoa que não conhece Villa e Ser-ginho acredita que eles são do PSDB, ou do PMDB, ou da REDE. A cor vermelha característica do PT foi abolida também. Isso, na minha opinião, é enganar a população.

O vereador Serginho, que fez campanha para ajudar a pagar a fiança do, hoje presidiário, Zé Dirceu, agora quer limpar a sua imagem, descolando do lamaçal em que o seu partido está enfiado.

Pois então, eu relembro aos cidadãos que receberam este folder, bordô, amarelo e verde. A verdadeira cor dele é verme-lha e está manchado com o dinheiro desviado do petróleo.

Os tranca-ruasSegundo a umbanda, o Senhor Exú Tranca Ruas é a Enti-

dade de Luz que abre ou fecha os caminhos dependendo da necessidade. Em Viamão, temos também algums senhores que, durante anos, eu diria até décadas, trancaram a cidade. Políticos e empresários que nunca abriram mão de seus inte-resses pessoais para produzir algo para a coletividade, algo para o bem comum, algo que ajudasse Viamão.

Percebo que isso por estar mudando, até mesmo inspira-do na dupla Bonatto e André, que abriu mão dos seus negó-cios particulares para fazer a gestão da cidade.

Tomara que tenhamos mais Ogum, o orixá da coragem, em Viamão, do que os tranca-ruas.

Em todas as atividades socioeconômicas há um item chamado concorrência. Em alguns casos, raros, gestores encaram isso como inimizade, como entrave de seus negócios, partindo para uma guerra inútil. Isso é ruim para todos, até para aqueles que se valem dos serviços prestados. Mas a maioria, porém, prefere encarar o assunto em tom de amizade com o concorrente, com ânimo de companheirismo na busca de novos conhecimentos e troca de experiências para avançar no seu empreendimento. A ação pacífica torna-se benéfica para todos.

Abro o texto com esta retórica para enaltecer a atitude dos dirigentes, dos editores, dos repórteres e dos demais colaboradores do “Diário de Viamão”, que na edição de ontem, 26 de novembro, traz estampada vasta homenagem aos 103 do nosso CORREIO RURAL. Isso enaltece e dignifica a convivência dos jornais que circulam no mesmo meio comunitário, não dando chance para que as garras da concorrência teçam divergências. Pelo contrário, abre espaço para que a eficiente e compreensiva amizade contemple com a informação limpa, sadia e honesta aos leitores que procuram os meios de comunicação locais.

Em nome de todos aqui do CR, deixo expresso os sinceros agradecimentos e a certeza de que essa abertura civilizada de espaço fará de ambos os jornais uma fonte salutar de boas informações e entretenimento cultural para a nossa cidade.

Page 3: Correio Rural 27 de novembro de 2015

27 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

A lama aperta e sufoca o partido dos trabalhadores (letra minúscula mesmo). Bem feito! Bando de cínicos.

Lama, lama, lamaVoltando ontem de Pelotas, onde estava a trabalho, tomei um

susto ao atravessar a Ponte do Guaíba. Achei que a lama da Samarco tinha atingido o rio. Não era. Era sua coloração natural. O Guaíba é feio e poluído e não adianta querer ver beleza onde não existe. Nun-ca teremos um Puerto Madero em Porto Alegre. Nunca ouvi falar em uma disputa náutica que lá aconteceu. Agora com as enchentes é que o vergonhoso Muro da Mauá não será derrubado. Tecnicamen-te não deve ser. A nossa feiura é his-tórica. Em 1820 quando o naturalista francês August de Saint Hilaire por aqui passou, notou a feiura e a insi-pidez de nossa terra. Para não dizer-tque só falou mal, achou os homens bem formados e algo mais machos que os outros. A comparação não vale para zagueiros gremistas como Capone, Bilica e Erazo. Mas vale para Alisson, Dourado e D’Ale. Nossa ca-pital é incrivelmente feia e muito mal cuidada. Outro francês, Jean Paul Sartre, que aqui esteve na década de 1960, impressionou-se com feiura de Porto Alegre. Estudei em escola pública todo ensino fundamental. Esses dias com a minha irmã Simone passei pela esco-la que estudamos. A outrora bela Escola Estadual Balduíno Rambo, no Partenon, virou uma escola de favela. Uma vergonha.

Espero que nunca haja crime ambiental em nossas praias de água doce. Viamão tem mais de 100 km de costa. Não sei para quê? Nem estrada, para lá chegar, tem. Existem nichos de exploração e excelência mas, segundo a ZH, Itapuã fica em Porto Alegre, assim como o Autódromo fica em Tarumã/RS. Já o presídio... este ficava em Viamão.

A lama aperta e sufoca o partido dos trabalhadores (letra minús-cula mesmo). Bem feito! Bando de cínicos. A fala da Ministra Rosa Weber é perfeita: “Houve um momento que acreditamos que a espe-rança havia vencido o medo, depois do Mensalão vimos que o cinismo tinha vencido aquela esperança e hoje vemos o escárnio vencer o ci-nismo. O crime não vencerá a justiça”. Aguardo com fé a cassação do registro partidário do PT, o impeachment da Dillma e a prisão do Lulla. Acho que não demora. Não há mais espaço para os petistas na vida dos brasileiros.

Relembrando Pelotas, citada lá em cima da coluna, tenho uma estória lamacenta para contar. O Miltinho da Dona Maria era meu colega de Faculdade e morava na Baixada, em frente ao estádio do Brasil de Pelotas. Em um dos mais rigorosos invernos, o Miltinho me convidou para um jantar em sua república, que dividia com uns ca-tarinas bem legais. Acho que era um sopão. Com vinho. Muito vi-nho. E vinho barato de garrafão. Bebemos todo aquele vinho que se parecia com a lama da Samarco. Era tarde. Era frio. Para eu ir embora o Miltinho chamou um táxi. Tava tão frio que o taxista usava um cobertor nas pernas. Sentei ao seu lado. O fusca fez uma curva para a direita, não me senti muito bem; então ele fez uma curva para a esquerda, piorou. Na terceira curva olho para o motorista, tento falar mas não deu tempo. Vomitei todo o tiozinho, o cobertor, e até o vidro do fusca. Era um Samarco de vinho com mais sei lá o quê. Desci aos tapas do táxi. Até hoje não sei como cheguei em casa.

De lama mesmo, só o Dalai Lama, e com ele encerramos esta la-macenta coluna: “Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar”.

Apresentações nos bairros e vilasA partir desta quinta-feira, dia 26, a Prefeitura de Viamão irá até as diferentes comuni-

dades para apresentar os termos do contrato com a Corsan.CALEnDáriO DE rEuniõEs- Dia 27/11 (sexta-feira), às 19 horas, na EMEF Monte Alegre Caic, na Monte Alegre- Dia 28/11 (sábado), às 10 horas, no salão da família Fraga (rua Ênio Ibias de Lacerda), em Itapuã- Dia 30/11 (segunda-feira), às 19 horas, na EMEF Vinte de Setembro, na Cecília- Dia 1º/12 (terça-feira), às 19 horas, na EMEF Humberto de Campos, na Sepé Tiaraju- Dia 2/12 (quarta-feira), às 19 horas, na EMEF Alberto Santos Dumont, na Gaúcha- Dia 3/12 (quinta-feira), às 19 horas, no Centro de Formação Profissional Walter Graf, abrangendo as regiões Centro, Krahe e Valença- Dia 4/12 (sexta-feira), às 20 horas, no CTG Alma Crioula, na Vila Elza- Dia 5/12 (sábado), às 9 horas, na EMEF Luciana de Abreu, na Augusta- Dia 5/12 (sábado), às 11 horas, na EMEF Lauro Rodrigues, na Augusta- Dia 7/12 (segunda-feira), às 19 horas, na EMEF Santa Maria, no Beco dos Cunhas- Dia 9/12 (quarta-feira), às 19 horas, na EMEF São Tomé, na São Tomé- Dia 11/12 (sexta-feira), às 9 horas, na EMEF Apolinário Alves dos Santos, em Águas Claras- Dia 12/12 (sábado), às 10 horas, no salão paroquial da igreja, em Capão da Porteira- Dia 14/12 (segunda-feira), às 19 horas, na EMEF Anita Garibaldi, no Jardim Universitário- Dia 15/12 (terça-feira), às 19 horas, na EMEF Getúlio Vargas, na Florescente

A audiência pública realizada na manhã de segunda-feira, 23, no Centro de Formação Pro-fissional Walter Graf, se tornou um fato significante para a comunidade viamonense. Foram apresentados os detalhes do novo contrato de concessão para o fornecimento de água e ser-viços de saneamento, com metas claras e definidas, realizáveis a curto, médio e longo prazos.

“Esta é mais uma demanda histórica que, com muito foco, decisão e gestão, estamos atendendo. Entramos na Justiça para romper o contrato com a Corsan, elaboramos o Plano Municipal de Saneamento em diversas audiên-cias com as comunidades e, agora, vamos im-plantar o Plano, de forma integral, com o novo contrato com a concessionária, com todos os di-reitos dos munícipes respeitados. Viamão sofre com a falta de água no verão e temos apenas 1% de esgoto tratado, isso precisa mudar e vai mu-dar”, disse o prefeito Valdir Bonatto.

“O contrato com a Corsan assinado em 2007 não tinha validade jurídica, pois não cum-pria a Lei Federal 11.445/07 que exige a inclusão do Plano de Saneamento Básico Municipal. Agora, este novo contrato contém todos os direitos e deveres de forma clara, com mecanis-mos de cobrança das metas estipuladas”, analisa o vice-prefeito André Pacheco.

Com o novo contrato, ficam estabelecidas metas a serem cumpridas imediatamente a curto, médio e longo prazos no abastecimento de água, tratamento de esgoto e redução de perdas. Os investimentos que a Corsan realiza terão prazo máximo de 40 anos para atingir a cobertura completa no município

Em até 50 meses, a Corsan terá que construir, licenciar e operar uma Estação de Trata-mento de Água dentro do território de Viamão. Com isso, o sistema de abastecimento terá maior garantia, evitando o desabastecimento tanto pelo racionamento da água, quanto pelas chuvas. Nesse período, também será criado o Fundo de Gestão Compartilhada para subsi-diar as obras de recomposição do asfalto e para a garantia ao contrato. A Corsan também terá o prazo máximo de até seis anos para fazer o recadastramento de toda população a fim de autorizar a tarifa social para quem tem direito. A Prefeitura de Viamão também firmou na audiência pública, convênio com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públi-cos Delegados do RS – Agergs, para a fiscalização dos serviços prestados pela Corsan, bem como regular os serviços.

A promotora Anelise Stifelman relembrou: “Estou em Viamão desde 2002 e já passamos por diversos momentos difíceis de falta de abastecimento, como em janeiro de 2005. Fico muito feliz ao assistir a apresentação deste novo contrato demonstrando que agora temos outras alternativas e Viamão não ficará dependente de outros mananciais. Além disto, Via-mão é rica em águas subterrâneas e deve avançar neste potencial. O MP está satisfeito com este entendimento, com a concretização do Plano Municipal de Saneamento, que já deveria ter sido feito há tempos. Mas, finalmente temos um contrato que vai contemplar o Plano. É uma luz no fim do túnel para a população viamonense, um novo tempo para a cidade na esfera do saneamento básico”.

novo contrato entre Prefeitura e Corsan atenderá demandas históricas

Page 4: Correio Rural 27 de novembro de 2015

27 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR4

ASSOCIE-SE À ACIVI E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A ENTIDADE OFERECE

Reveladas as ‘marcasdo coração’ de Viamão

O Marcas & Corações de 2015 foi um sucesso. Com todos os ingressos vendidos, a comunidade se fez presente e lotou o Vila Ventura na última terça-feira (24).

Ao todo, foram 123 marcas indicadas como as mais lembradas pela população viamonense em cada uma das 41 categorias previstas.

O presidente agradeceu a todos que contri-buíram para a realização do evento e destacou a importância do engajamento das empresas mais votadas com a qualidade e exposição dos seus negócios.

O presidente Paulo Silveira participou ontem pela manhã do Seminário de Tendências Econô-micas, promovido pelo Sicredi, no Hotel Plaza São Rafael. Entre os painelistas, estava Alexan-dre Barbosa, Mestre e Doutor em Economia e Economista-Chefe do Banco Cooperativo Sicre-di, e Carolina Bahia, jornalista e especialista em Mercado Financeiro.

Presidente participa de Seminário de Economia

facebook.com/acivi.viamao

Siga nossa página no Facebook e fique informado sobre os

principais acontecimentos da semana

Coluna da APAENeuropediatria: Josemar Marchezan

O Neuropediatra (também denominado Neurologista Pediátrico ou Neurologista In-fantil) constitui uma subespecialidade mé-dica dedicada às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam na criança ou no adolescen-te. Ele exerce o mesmo papel do neurolo-gista, mas a sua formação é voltada especi-ficamente para as doenças neurológicas da infância.

Algumas doenças neurológicas são comuns nessas faixas etárias como meningites, encefalites, epilepsias, doenças do sono (sonambulismo, por exemplo), doenças musculares e dores de cabeça, dentre outras.

Na APAE existe um ambulatório de Neuropediatria, onde são realizadas consultas semanais, atendendo crianças da própria instituição e da comunidade. Os principais atendimentos estão relacionados ao diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizado, das encefalopatias não progressivas (deficiência in-telectual e paralisia cerebral), epilepsias e autismo.

Mensalmente são realizadas reuniões multidisciplinares para discussão e avaliação global dos novos ingressantes da APAE com objetivo definir plano terapêutico e melhor atender as necessidades específicas de cada indivíduo. Na APAE são reali-zados cerca de 50 atendimentos/mês.

Paralimpíadas Escolares

O jovem Volnei Natã Cannez Almeida, 16 anos, participante do Projeto Chuá de Viamão, classifi-cou-se na etapa estadual PA-RACERGS em Passo Fundo na natação. Ele embarcou na segunda-feira, dia 23, para Natal/RN onde participa da etapa nacional das Paralim-píadas Escolares. Vai compor a delegação do Rio Grande do Sul com os nados 100m peito; 100m costas e 200m medley.

rainha da Expointer 2016 é de Viamão

A candidata de Viamão, Rochele Lino, 29 anos, foi eleita Rainha da Expointer em sua 39ª edição em 2016. O evento ocorreu na noite de domingo, dia 22, na Sociedade Ginás-tica de Novo Hamburgo e contou com a participação de 27 candidatas. Thayná Terra,19 anos, representante da Fena-milho-Santo Ângelo, conquistou a faixa de 1ª Princesa e a candidata de Caxias do Sul, Michelle De Mateo, 27 anos, foi eleita 2ª Princesa da Expointer. Franciele Grings, de Rolante, recebeu a faixa de Embaixatriz. Já o título de Rainha da Ex-pointer Infantil ficou com a representante de Canoas, Kássia Coffi, 9 anos. Marjory Marraia, 6 anos, de Estrela e Bruna Mantezi, 9 anos, de Estância Velha, conquistaram os títulos de 1ª e 2ª Princesas, respectivamente. Bruna Mattos,10 anos, de Rio Grande foi eleita Embaixatriz. Rochele Lino recebeu como prêmio um cheque-presente no valor de R$ 10 mil e Kássia Coffi ganhou um cheque-presente correspondente a R$ 3 mil. O concurso é uma realização da PCBM Eventos.

Assinado decreto do fundo de incentivo à cultura

Realizou-se no dia 21, a 3ª Conferência Municipal de Cul-tura, tendo como local o salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. O evento reuniu centenas de pessoas, entre elas, artistas; escritores; artesãos; integrantes de vários movimentos culturais; agentes e produtores culturais; repre-sentantes de grupos, de entidades culturais e de movimentos relacionados à promoção da cultura, além de cidadãos interes-sados no tema que discutiram políticas públicas para o setor.

Um dos pontos altos do evento, foi a assinatura, pelo prefeito Valdir Bonatto, do Decreto que regulamenta a Lei 4.179/2013, que cria o Fundo de Gestão do Sistema Muni-cipal de Cultura de Viamão. O prefeito ressaltou que, com a regulamentação da lei, o município passa a contar com um mecanismo de incentivo à arte, já que o Fundo de Cultura é responsável por fomentar a economia da cultura. “Com o Fundo de Cultura, a Prefeitura cria oportunidades de for-talecimento da nossa cultura e da valorização dos nossos artistas. A construção desta legislação é luta de muitos que estão aqui hoje, e a nossa gestão teve a determinação de re-gulamentar e tirá-la do papel”, disse Bonatto.

FOtO thAlEs MOurA

Page 5: Correio Rural 27 de novembro de 2015

27 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR 5

PENSE COMIGOCompra coletiva de alevinos

A Secretaria Muni-cipal de Agricultura e Abastecimento de Via-mão (SMAA) em par-ceria com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar está reali-zando a compra cole-tiva de alevinos (Car-pa, Tilápia, Jundiá, etc.). Os preços são bem acessíveis. Para exemplificar, a Carpa (diferentes tipos e ta-manhos) varia entre R$0,28 e 0,90; Tilápia (1 grama) R$ 0,28. Se-rão entregues no dia 17 de dezembro.

Para maiores in-formações os interes-sados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Abas-tecimento de Viamão, na rua Luiz Rosseti, 325, centro, ou ainda fazer contato pelo tele-fone 3492.7689.

Os agricultores podem contatar a Emater/RS de Viamão (no mesmo endereço) para orientações téc-nicas sobre manejo e criação, ou pelo telefo-ne 3485.4121.

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

sementes de ódio (2)EDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Continuando a minha abordagem sobre o que resulta a ação de matança de inocentes, em ambos os lados, na guerra mundial que vivemos com o terrorismo, quero salientar

que jamais seria capaz de justificar o ataque a inocentes feito em nome de uma crença que em nada significa o amor de Deus. Sei que a resposta em nada pode ser comparada ao que é feito, aonde a matança vai se perpetuando e caminhamos para o extermínio do amor fraterno que deveria imperar entre os homens.

Quem tem a solução? Quem é capaz de sugerir alguma ati-tude de grandeza em meio a tanto ódio? Quem iniciou a semear este ódio e esta carnificina? É difícil responder a estas perguntas, porém, temos de saber que é necessária uma grande mudança de conduta, de ambos os lados, para que isto acabe, já que não basta querer, tem que fazer.

Há poucos dias, em uma entrevista, o Presidente da França declarou que vai exterminar o terrorismo do planeta. É? Como? Com mais matança? Sempre haverá sobreviventes que vão ser ge-rados dentro do ambiente de dar o troco e provocar sofrimento nos outros.

Já observaram que a cada líder terrorista que é morto surgem outros, que ainda aproveitam a imagem do que foi morto para se tornar mais forte e continuar a obra de morte do anterior?

É necessária uma mudança de atitude. Temos de iniciar uma ação de paz, onde as grandes Nações se comprometam em tra-zer ajuda e acompanhar o crescimento desses povos submetidos à pobreza e à miséria, meios propícios para proliferar todo o ódio de líderes terroristas, que somente enxergam a realização de seus sonhos ambiciosos e corrompem tudo com um dinheiro que re-tiram do solo.

Quanto mais rumarmos para semear mais ódio, piores serão as consequências. O mundo tem que aprender com sua dor e mo-dificar a postura.

(OBS.: LEIA “SEMENTES DE ÓDIO – 1” NO BLOG PENSE COMIGO, NO SITE DO CORREIO RURAL)(Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

Viamão ganha prêmio salvador Célia do PiMO município de Viamão recebeu na manhã da última terça-feira, dia 24, o prêmio Salva-

dor Célia do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), uma ação voltada à valorização das boas práticas de visitadores do PIM, Equipes de Agen-tes Comunitários de Saúde (EACS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) jun-to às famílias e comunidades atendidas. O prêmio está na quinta edição e, pelo segun-do ano consecutivo Viamão é destaque no programa. A cerimônia de entrega acon-teceu no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori.

Foram premiadas 11 músicas originais elaboradas pelos visitadores, uma por cada ma-crorregião de saúde do Estado. A iniciativa integra as comemorações da 13ª Semana Estadu-al do Bebê, que ocorre até o dia 28 de novembro, e é uma homenagem ao médico Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte de sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

Com o tema "O que você faz para o seu filho hoje vale por toda a vida", os participantes produziram áudios, com mensagens cantadas, em formato jingle, spot e springle (que é a fusão do jingle e do spot). A nova especialidade busca a criação de obras sonoras como estratégia de mobilização social. O objetivo é envolver a sociedade e promover a reflexão sobre a importância dos primeiros anos de vida como fase fundamental para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável.

No Rio Grande do Sul, o PIM está presente em 253 municípios, atendendo com visitas domiciliares 53 mil famílias e beneficiando 58 mil crianças. Estudos científicos mostram que é nos primeiros anos de vida que as crianças desenvolvem capacidades que vão acom-panhá-las pelo resto de suas vidas. O prêmio é uma promoção da Secretaria da Saúde (SES), através do Departamento de Ações em Saúde (DAS), por intermédio das coordenações da Atenção Básica e Primeira Infância Melhor (PIM).

teatro de Viamão leva três prêmios em são Leopoldo

O Grupo Experimen-tal de Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura, levou três prêmios no Festival de Esquetes de São Leopol-do, dias 17 a 20 de novem-bro, com a apresentação da peça “Um conto para um rei tonto”. A cerimônia de premiação ocorreu na noi-te de sexta-feira, dia 20, no Teatro Municipal daquela cidade. Em seu primeiro festival na categoria amador, o grupo trouxe os prêmios de Melhor Trilha Sonora, com Igor Ramos e Juliana Johann; Melhor Ator, com Josué Fraga; e Melhor Atriz, com Renata Severo.

Page 6: Correio Rural 27 de novembro de 2015

27 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR6

EDITAIS DE CASAMENTOMaria Clair Machado Guimarães, Oficial Designada do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11811, de 19 de novembro de 2015.DÍRSON JÚNIOR DA CUNHA SEHNEM, auxiliar de carga e descarga, e CAMILA PINTO BRITO, monitora escolar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11812, de 20 de novembro de 2015.ANTÔNIO JOÃO GARCEZ DA ROSA, técnico de som, e LUCIANE CRUZ DE MATOS, auxiliar de higienização hospitalar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11813, de 21 de novembro de 2015.GUARACI LAURINDO ROSA, representante comercial, e ROSANE CARVALHO BRAGA, comerciária, ambos naturais deste Estado, divorciados, residentes neste Distrito.

Edital nº 11814, de 23 de novembro de 2015.SULYVAN PEREIRA GOMES, solteiro, maior, e DIÂMI NATALI DE LIMA, solteira, menor, ambos naturais deste Estado, comerciários, residentes neste Distrito.

Edital nº 11815, de 23 de novembro de 2015.MOISÉS SIQUEIRA DA CRUZ, montador de pré-moldados, e KELEN SIMONE SANTOS DE LIMA, comerciária, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11816, de 24 de novembro de 2015.PAULO ROBERTO AURELIANO, natural deste Estado, promotor de eventos autônomo, e MARIA TERESINHA DOS SANTOS, natural do Estado de Sergipe, empresária de lavanderia, ambos solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11817, de 25 de novembro de 2015.VÍTOR CRISTIANO REIS PEREIRA e BRUNA OLIVEIRA DA ROSA, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, vendedores autônomos, residentes neste Distrito.

Edital nº 11818, de 26 de novembro de 2015.MURILO SANTOS BUENO, analista de sistemas, e DAIANE FAGUNDES RIBAS, comerciante, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11819, de 26 de novembro de 2015.CLAIR BATISTA DE SOUSA JÚNIOR, natural do Estado do Rio de Janeiro, técnico de manutenção industrial, e FABIANA EHLERS NOGUEIRA, natural deste Estado, técnica de enfermagem, ambos divorciados, residentes neste Distrito. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César, 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 30541913. [email protected]

Viamão, 26 de novembro de 2015

CrIADOrES DE CAvAlOS CrIOulOS NúClEO DE vIAMãO DA ASSOCIAçãO BrASIlEIrA

DE CrIADOrES DE CAvAlOS CrIOulOS

EDITAl DE CONvOCAçãOOs Criadores de Cavalos Crioulos Núcleo de Viamão da Associação Bra-

sileira de Criadores de Cavalos Crioulos - NVCCC, através de seu Presidente, Marcelo Luís da Silva Barcelos, vem por este edital convocar os seus associa-dos para ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA a realizar-se no dia 18/12/2015, no Salão da Empresa Empório Campeiro, sito na Rua Gustavo Broveri, 106, Centro, junto a RS 040, na sinaleira de entrada para o Centro de Viamão, RS, tendo como 1ª chamada às 19h30min e 2ª chamada às 20h, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: 1ª hipótese: Recondução da atual diretoria até agosto de 2016 (concomitante com as eleições da ABCCC), com a respec-tiva alteração do estatuto; 2ª hipótese: Eleição da nova diretoria para o biênio 2016/2017, sem alteração do estatuto. Para a 2ª hipótese, as chapas interessa-das a concorrer à nova diretoria deverão fazer sua apresentação e inscrição até o dia 08 de dezembro de 2015, pelo e-mail do NVCCC: [email protected].

Viamão, 24 de novembro de 2015. Marcelo Luís da Silva Barcelos - Presidente.

SINDICATO DOS TrABAlHADOrES rurAIS DE vIAMãO

EDITAl DE CONvOCAçãOASSEMBlEIA GErAl OrDINárIA E

ASSEMBlEIA GErAl ExTrAOrDINárIAPelo presente Edital de Convocação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais

de Viamão, base territorial Viamão e Alvorada, por seu Presidente abaixo firma-do, CONVOCA os associados a comparecerem as Assembleias Gerais, Ordi-nária e Extraordinária a realizarem-se no dia 16 de dezembro de 2015, na Sede do Sindicato, sito a Rua Dois de novembro, 267, em Viamão, para deliberarem a respeito da seguinte Ordem do Dia e, obedecendo ao que segue:

Assembleia Geral Ordinária: Com início às 9h30min em primeira convoca-ção, ou às 10h00min em segunda convocação, caso não atinja número legal na primeira, obedecendo a seguinte Ordem do Dia:1- Prestação de contas do ano 2014;2- Previsão orçamentária para o ano 2016;3- Assuntos gerais.

Assembleia Geral Extraordinária: Com início às 11h00min em primeira con-vocação, ou às 11h30min em segunda convocação, caso não atinja número legal na primeira, obedecendo a seguinte Ordem do Dia:1- Fixação da mensalidade para o ano 2016;2- Assuntos gerais.

Viamão, 26 de novembro de 2015Luiz Salvador Ramella - Presidente

EDITAl DE CITAçãOEdital de Citação de Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos –

Usucapião, além dos intimados: Maria Emília, Nodário, Alfredo, Maria José, Ma-ricizia, Sucessores de Almerinda, Acrízio, Maria Tereza, Valter, Sucessores de Julieta e Marfiza Emília, Sucessão de Ademar da Silva, além de: Paulo Roberto da Silva Vieira e Nestor Vieira Pereira, cônjuges e sucessores, se houver.

1ª Vara Cível – Comarca de Viamão. Prazo de 20 (vinte) dias. Natureza: Usucapião. Processo: 039/1.11.0005065-3 (CNJ:. 0011070-52.2011.8.21.0039). Autor: Aurora Ramos Braun.

Objeto: DECLARAÇÃO de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. IMÓ-VEL: “Um terreno localizado em um lugar denominado: Data Dezessete, no Curral da Macega, Distrito de Itapuã, Município de Viamão/RS, com as seguin-tes confrontações: a Sudeste, limita-se com o Beco da Viúva, através de três segmentos respectivos de 45m60; 26m30 e 7m30; a Nordeste faz divisa com o terreno de Nestor Vieira Pereira, por dois segmentos respectivos de 171m00 e 235m00; ao Noroeste limita-se com o terreno de Etelvina Abreu da Silva, viúva de Ademar da Silva, por uma distância de 71m50 e a Sudoeste limita-se com terras eu são ou foram de Paulo Roberto da Silva Vieira, através de dois segmentos 232m30 e 231m80, totalizando uma área de 3ha 5972,94 metros quadrados”. Prazo de 15 dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es).

Viamão, 13 de julho de 2015. SERVIDOR: Carmem Lucia da Rocha Xavier, Oficial Escrevente. JUIZ: Cláudio Edel Ligório Fagundes.

(public. 27/11 e 04/12/2015)

CONDOMíNIO HOrIzONTAl CANTEGrIl – FASE IvAv. MOGNO, 12 – vIAMãO-rS

CONvOCAçãOASSEMBlÉIA GErAl ExTrAOrDINárIADATA: 15 de dezembro 2015, terça-feira.HORÁRIO: 1ª Convocação às 19h30min 2ª Convocação às 20hLOCAL: Quiosque da piscina do Clube Cantegril (localizado na Av. Sen. Salga-do Filho, 6614 – Viamão-RS)ORDEM DO DIA:1. Prestação contas da comissão de obras;2. Eleição da nova composição de membros da comissão de obras; 3. Revisão dos valores de contribuição para o fundo de obras;4. Assuntos gerais.

Os que comparecerem na condição de procuradores de condôminos deve-rão apresentar os documentos de representação.

Conforme o novo Código Civil Brasileiro, em seu Art. 1.335, Inciso III, para participar e votar nas assembleias, o condômino deverá estar quite com suas cotas condominiais.

Viamão, 24 de novembro de 2015.MARIA LÚCIA LAMMEL - Síndica

E s c r i t ó r i o e D e p ó s i t oRS 118, km 036, nº 3.068, Tarumã, Viamão/RS. (51) 3485-3411 9972-7477 / 9973-6406 /CEP: 94.420-400 JUCERGS:181/03/ site:www.gilmarleiloeiro.com.br e-mail: [email protected]

EDITAl DE 1ª E 2ª PrAçA E INTIMAçãO DE: CONCRETUR ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA - ME.DATA: 04/12/2015 E 15/12/2015.HORÁRIO: 16:00 horas.LOCAL: ÁTRIO DO FORO DE VIAMÃO/RS.

GILMAR SANTOS, Leiloeiro Rural e Oficial devidamente autorizado pelo Exmº. Sr. Dr. Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Viamão/RS, venderá em 1ª E 2ª Praça em dia, hora e local acima mencionado o(s) seguinte(s) bem(ns): - Uma fração de terras, com a área de 2ha.5.696,8429m², situado no lugar denominado Rincão dos Cunhas, no Distrito Sede do Município de Viamão, sendo que o vértice 1 da área está a 46m91 do entroncamento do Beco dos Cunhas com o Beco do Mauricio, no sentido SE, logo no vértice 1 da área teremos um ângulo interno de 93°34’52”, no qual seguiremos no rumo de 52°42’05” SO 556m460, onde encontraremos o vértice 2 da área, sendo que esta linha divide-se com terras de Jussara Oliveira da Silva e outros; a partir do vértice 2 da área teremos um ângulo interno de 99°59’51”, no qual seguiremos no rumo 27°18’04 SE 46m460 onde encontraremos o vértice 3 da área, sendo que esta linha divide-se com terras de Lia Avilá Saenger; a partir do vértice 3 da área teremos um ângulo interno de 80°00’09”, no qual seguiremos no rumo 52°42’05” NE 567m350, onde encontraremos o vértice 4 da área, sendo que esta linha divide-se com terras de Zeli de Oliveira Fernandes; a partir do vértice 4 da área teremos um ângulo interno de 86°25’08”, no qual seguiremos no rumo 40°52’47” NO 45m82 onde voltaremos a encontrar o vértice 1 da área, fechando assim o polígono, sendo que esta linha confronta-se com o Beco dos Cunhas. Tudo conforme Matricula nº 49.474, fls. 01, lvr. nº 02 do Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Viamão/RS. AVALIADO EM R$ 1.200.000,00. Ônus nos autos Ação de Falência nº 039/1.12.0012269-9. Caso não haja licitantes em 1ª Praça o(s) bem(ns) acima irá(ão) a 2ª Praça a quem mais oferecer, inadmitindo preço vil. Comissão do Leiloeiro a cargo do comprador. Processo Precatória de Atos Executórios nº. 039/1.13.0003516-0 que SUSANA DA SILVA CARVALHO - FIRMA INDIVIDUAL promove contra CONCRETUR ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA - ME. Fica(m) o(s) devedor(es) e esposo(as) se casado(as) for(em) intimado(s) através do presente edital, caso não seja(m) encontrado(s) pelo Sr. Oficial de Justiça, conforme Provimento nº. 04/2002-CGJ e parecer nº. 148/01-EFN/GE em seu Art. 1º § 1º e 2º. INFORMAÇÕES COM O LEILOEIRO PELOS FONES: (51) 3485-3411, CELULAR (51) 9972-7477 ou (51) 9973-6406. (ORG.ALLIANZA SUL).

CLÁUDIO EDEL LIGÓRIO FAGUNDES - JUIZ DE DIREITO

SINDICATO rurAl DE vIAMãO BASE

TErrITOrIAl vIAMãO E AlvOrADA

EDITAlO Presiden-

te do Sindicato Rural de Via-mão e Alvorada, que tem como Base Territorial

os municípios de Viamão e Alvo-rada, no uso de suas atribuições estatutárias, e com fundamento no que dispõe o art.26, alínea VIII, do Estatuto, CONVOCA os asso-ciados desta entidade para a AS-SEMBLÉIA GERAL ORDINARIA, para deliberar sobre orçamento da receita e despesas do exercício de 2016 e retificação do orçamento de 2015 sobre matéria de natureza ad-ministrativa, técnica e interesse da classe a realizar-se no dia 07(sete) dezembro de dois mil e quinze, se-gunda feira, às 08h30min horas, na sua sede, sito a Rua Luiz Rossetti, 331, Centro, Viamão.

Viamão, 26 de Novembro de 2015Alexandre de Avila Barcelos -

Presidente

Papão e inova vencem primeiros jogos das semifinais

Foram realizados, no ul-timo domingo, dia 22 de no-vembro, no ginásio Gigante Águas Claras, os primeiros jogos das semifinais do mu-nicipal de futsal. Ser Papão e Inova Futsal venceram os jogos de ida e estão a um em-pate da final.

O Inova Futsal venceu a equipe do Galácticos pelo placar de 2 x 1. A equipe dos Galácticos terá que vencer no tempo normal no jogo de volta para levar a decisão para as penalidades. No se-gundo jogo da noite, o Ser Papão venceu o seu jogo fren-te a equipe do Raceng/Abcrei pelo placar de 6 x 2. No jogo de volta o Raceng/Abcrei terá que reverter o resultado para levar a decisão para as penali-dades. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Silvio Bar-bosa, acompanhou os jogos e elogiou as equipes pela disci-plina. O Campeonato é uma promoção da Associação de Futsal Viamonense (Afuvi), com o apoio da Prefeitura de Viamão, por meio da Se-cretaria de Esporte e Lazer (SMEL). Jogos de volta: Dia 29, domingo20h - Raceng/Abcrei x Papão21h - Galácticos x Inova FutsalLocal: Ginásio Gigante Águas Claras

Page 7: Correio Rural 27 de novembro de 2015

27 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR 7

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

Amarelo “Minion”Olá Meninas!

Eu amo amarelo e amo os Minions! Por isso, fiquei super feliz quando soube, meses atrás, que a cor dos minions foi oficializada na cartela de cores da Panto-ne.

O amarelo representa vida, energia, alegria. E é a cara do verão!

Então, é certo que na estação mais caliente do ano veremos muitas re-ferências em amarelo mi-nion, seja em peças do vestuário, decoração, flo-res, etc.

Não torça o nariz para o amarelo. Dá uma olhada nestas imagens e me diz se o amarelo não pode ser divino.

Se o amarelo não te favorece e te deixa pálido, use a cor na parte inferior do corpo ou em acessórios, mantendo a cor longe do rosto.

E aí? Vamos amarelar o verão?Bjs, Patrice Fróes

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Referência: www.pantone.com. Imagens: google; homemnamoda.com.br; malwee.com.br

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

sólida Azul

Agora é a vez dos ho-mens. Assim como no Outu-bro Rosa, a direção e os cola-boradores da Contabilidade Sólida, estão engajados na campanha de saúde Novem-bro Azul. Segundo a diretora Márcia Florintino, “alertar o público masculino sobre os cuidados de prevenção com a saúde é dever de toda a so-ciedade”.

notícias atualizadas diariamente

em www.

correiorural.com.br

Curso de unhas decoradas Já passou o tempo em que de-

corar a unha era só uma questão de vaidade. Hoje em dia a nail art, inspira muitas pessoas a se torna-rem profissionais. Através do curso de Unhas Decoradas, o Senac Via-mão presta suporte a esses alunos e ensina técnicas de acabamento. A turma terá capacitação nos dia

24 e 30 de novembro, 7, 14 e 15 de dezembro. A novidade é que esse curso contará com a presença da vice-campeã do campeonato Ma-nicure Artística Hair Brasil, Renata Garcia. Renata abordará diversos assuntos, dentre eles estão colori-metria, fundos de decoração, traço livre, desenho à mão livre e intro-

dução a One Stroke. As aulas acon-tecerão às segundas e terças-feiras, das 13h30 às 17h30. As matrículas devem ser efetuadas na Unidade (Av. Américo Vespúcio Cabral, 154). Informações, pelo telefone (51) 3434-0391 ou no sitewww.senacrs.com.br/viamao. Comerci-ários têm 20% de desconto.

Page 8: Correio Rural 27 de novembro de 2015

27 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR8

a partir

sem

mensalidade

de 12x

R$29,90

3 meses

de isenção

namensalidade

Para o seunegócio

ir mais longe,o nome é

vero Maquininhavero Mobile

Antecipe suas vendasa crédito e parceladas e receba na hora

Os melhores preços e taxascondições ao seu alcance

Aceita Visa, MasterCard e Banricomprasos principais cartões em uma só máquina

Extrato simples e transparentesua vida mais fácil

Ampla rede de atendimentoconte com a presença do Banrisul

4 milhões de clientessomente no Banricompras

SAC: 0800 646 1515 | SAC - Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 648 1907Ouvidoria: 0800 644 2200 | Ouvidoria - Deficientes Auditivos e de Fala: (51) 3215 1068 /sejavero /sejavero/sejaveroSolicite em