correio rural 20 de novembro de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.265 | 20 DE NOVEMBRO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Semana da Consciência Negra repleta de atividades Página 3 Turismo Rural em debate Página 5 Justiça do Trabalho terá nova sede Contracapa Educação Ambiental nas escolas Contracapa Facesi chega ao mercado com três cursos Página 7 O livro do Vitor Página 3 Conferência Municipal de Cultura é neste sábado No sábado, 21 de novembro, das 8 às 14h, no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Praça Cônego Bernardo Machado dos Santos – Centro de Viamão), ocorre a 3ª edição da Conferência Mu- nicipal de Cultura. Com o tema “A Lei Municipal que criou o Fundo e o Plano Municipal de Cultura”, a etapa municipal abordará a lei nº 4.179, de 2013, que criou o Fundo de Gestão do Sistema Municipal de Cultura de Viamão. A coordenação da Conferência é de responsabilidade da Secre- taria Municipal de Cultura. O secretário da SMC, Joel Cavalheiro, convi- da a comunidade a participar deste grande evento, que trará novos rumos às políticas públicas na área da cultura para o município de Viamão. Festival de Teatro traz grupos de todo o RS PARA TODOS OS GOSTOS Entre os dias 23 e 28 de novembro, o Festival de Teatro Estudantil traz a Viamão espetáculos voltados ao público adulto e infanto-juvenil de várias cidades do Rio Grande do Sul. Todas as apresentações ocor- rem no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro, nos turnos da manhã, tarde e noite, com entrada franca para a comunidade. Depois de cada sessão, haverá debate técnico com os atores, direção, jurados e público. Além de Viamão, o evento vai reunir peças produzidas por compa- nhias das cidades de Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Osório, Terra de Areia, Rio Grande, Canoas, Estância Velha, Rolante, Estrela, Tupandi, Porto Alegre, Alvorada e Bom Retiro do Sul. A abertura oficial do Festival ocorre no dia 23, a partir das 14h. A sole- nidade vai contar com uma apresentação de dança do grupo viamonense Ilhas de Encanto, do Instituto de Educação Isabel de Espanha. A cerimônia de encerramento e premiação acontece no sábado, dia 28, a partir das 19h30. Os espetáculos concorrem aos prêmios de melhor ator/atriz, melhor ator/atriz coadjuvante, melhor direção, melhor figurino, melhor cenário, melhor maquiagem, melhor sonoplastia, melhor espetáculo infantil, me- lhor espetáculo adulto, melhor espetáculo júri popular, prêmio especial da organização e prêmio especial do júri. O Festival Viamonense de Teatro Estudantil está na 3ª edição e é uma promoção da Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cultura. A programação completa está em www.viamao.rs.gov.br

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 24-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Correio Rural 20 de novembro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 20 de novembro de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.265 | 20 DE NOVEMBRO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

Semana da Consciência

Negra repleta de atividades

Página 3

Turismo Rural em

debate Página 5

Justiça do Trabalho terá

nova sede Contracapa

Educação Ambiental nas escolas

Contracapa

Facesi chega ao mercado

com três cursos Página 7

O livro do Vitor Página 3

Conferência Municipal de Cultura é neste sábado

No sábado, 21 de novembro, das 8 às 14h, no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Praça Cônego Bernardo Machado dos Santos – Centro de Viamão), ocorre a 3ª edição da Conferência Mu-nicipal de Cultura. Com o tema “A Lei Municipal que criou o Fundo e o Plano Municipal de Cultura”, a etapa municipal abordará a lei nº 4.179, de 2013, que criou o Fundo de Gestão do Sistema Municipal de Cultura de Viamão. A coordenação da Conferência é de responsabilidade da Secre-taria Municipal de Cultura. O secretário da SMC, Joel Cavalheiro, convi-da a comunidade a participar deste grande evento, que trará novos rumos às políticas públicas na área da cultura para o município de Viamão.

Festival de Teatro traz grupos de

todo o RS

PARA TODOS OS GOSTOS

Entre os dias 23 e 28 de novembro, o Festival de Teatro Estudantil traz a Viamão espetáculos voltados ao público adulto e infanto-juvenil de várias cidades do Rio Grande do Sul. Todas as apresentações ocor-rem no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro, nos turnos da manhã, tarde e noite, com entrada franca para a comunidade. Depois de cada sessão, haverá debate técnico com os atores, direção, jurados e público.

Além de Viamão, o evento vai reunir peças produzidas por compa-nhias das cidades de Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Osório, Terra de Areia, Rio Grande, Canoas, Estância Velha, Rolante, Estrela, Tupandi, Porto Alegre, Alvorada e Bom Retiro do Sul.

A abertura oficial do Festival ocorre no dia 23, a partir das 14h. A sole-nidade vai contar com uma apresentação de dança do grupo viamonense Ilhas de Encanto, do Instituto de Educação Isabel de Espanha. A cerimônia de encerramento e premiação acontece no sábado, dia 28, a partir das 19h30.

Os espetáculos concorrem aos prêmios de melhor ator/atriz, melhor ator/atriz coadjuvante, melhor direção, melhor figurino, melhor cenário, melhor maquiagem, melhor sonoplastia, melhor espetáculo infantil, me-lhor espetáculo adulto, melhor espetáculo júri popular, prêmio especial da organização e prêmio especial do júri.

O Festival Viamonense de Teatro Estudantil está na 3ª edição e é uma promoção da Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cultura. A programação completa está em www.viamao.rs.gov.br

Page 2: Correio Rural 20 de novembro de 2015

20 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR2

O noticiário de todos os dias nos veículos de co-municação por este país

à fora e, também, no âmbito inter-nacional, tem a maioria de seus itens a violência, a bandidagem, o terrorismo, o assalto, o acidente, o assassinato, o roubo, a corrupção (e outros desastres) como ponto principal. Dificilmente há uma notícia que faça sorrir o cidadão e cobrir a sociedade de otimismo.

Volta e meia, no entanto, prin-cipalmente no âmbito mais acon-chegante de comunidades que têm seu povo mais entrelaçado nas coisas que lhe dizem respeito, aparecem notícias que enchem os corações de orgulho e dá pers-pectivas de um mundo de melhor convivência. É o caso do nosso Viamão.

Pois aqui na nossa santa ter-rinha, duas notícias desta sema-na poder-se-á colocar no rol das coisas boas. Um diz respeito a alu-nos da Escola Municipal sediada no Residencial Figueira, os quais concorreram numa olimpíada nacional de astronáutica e tive-ram seus trabalhos premiados, num total de oito, inclusive com medalha de ouro. A outra notícia refere-se, também, a uma esco-la da rede municipal, a Cristiano Vieira da Silva, do Capão da Por-teira, cujos alunos desenvolvem o projeto “Cristiano Lê”, criado e in-centivado por uma das professo-ras, cujo resultado ultrapassou as fronteiras viamonenses e foi parar na Feira do Livro de Porto Alegre, onde ganharam prêmios reverti-dos em livros.

São duas notícias boas (que estão nesta edição do CR) e que servem para amenizar e encher de esperanças os ânimos de quem só vê, lê e ouve coisas ruins.

EDITORIAL

Notícias boas

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOSBrincadeira sériaPresenciei. Cidadão bate palmas na frente de uma casa cercada com altas e poderosas grades. É atendido por um senhor, seu amigo que, risonho, o acolhe com um abraço depois de abrir o portão. Ele, então, brinca com o anfitrião:

- Pô! Estás atrás de grades, parece fera numa jaula...

- É, meu amigo! É melhor ser uma fera enjaulada do que um ladrão atrás das grades!

Medida draconianaSer ríspido, brutal ou severo demais para certas circunstâncias de cumprimento da lei, são atos considerados como medida “draconiana”. O termo tem origem em Draco, legislador de Atenas no século 7 a.C. Ele publicou as primeiras leis vigentes na Grécia e tornou-se responsável pela rigidez das mesmas. Muitos gregos ficavam estarrecidos alegando serem injustas. Pequenos furtos eram punidos com a morte e se um homem não pudesse pagar as dívidas tornava-se escravo. Mas Draco foi expulso pelos gregos, as dívidas foram canceladas, os escravos libertados e ninguém mais morria por força das leis. Mas ficou o estigma draconiano levantado por alguém que se sente injustiçado.

Consciência Negra

Procura-se um Papai Noel

OMASKARA

O papel da oposiçãoOs vereadores de oposição, a cada discurso, lembram que

eles estão ali para fiscalizar, cobrar e, acima de tudo, criticar o governo. Sim, estes são papéis da oposição. Mas, para quem ganha um salário de causar inveja à média da população, eles poderiam apresentar mais. A população não precisa somente que apontem os problemas, mas que surjam soluções. Se os vereadores se julgam capazes de apontar os erros, deveriam ser também capazes de trazer resoluções.

O caso da Vila Fraga é muito ilustrativo. Um impasse entre moradores e Prefeitura, virou palanque político. Entre muitos discursos inflamados e demagógicos, nenhum vereador foi ca-paz de convidar um técnico para visitar o local. Nenhum vere-ador foi capaz de levar à tribuna um contraponto de solução à proposta da Prefeitura. Apenas se limitaram a repetir aquilo que estamos cansados de ouvir: blá, blá, blá.

Serginho irritadoA cada semana o vereador Serginho Kumpfer (PT) tem se

mostrado irritado com a constante lembrança dos 16 anos de governo petista em Viamão. A cada ação bem sucedida do atual governo, a comparação é inevitável, faz parte do jogo político. Aliás, para defender a presidente Dilma o PT usa do mesmo expediente, comparar com o governo Fernando Hen-rique (PSDB). Esses dias até para a Bíblia ele apelou.

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

Filme repetidoGeraldinho e o PSB estão ensaiando a entrada no governo

municipal, em ritmo de agenda positiva. É reunião aqui, con-ferência acolá e muita notinha em jornais e sites. Até aí tudo bem, demonstra organização e foco.

Nesta semana, foram até a Secretaria Estadual de Trans-portes reivindicar melhorias nas RS 040 e 118. Epa! Já vi esse filme antes!

A causa é muito justa, mas acho que não vai pegar bem para o Geraldinho levantar essa bandeira de novo. Se, quan-do estava na Seinfra, ou em Brasília, não conseguiu emplacar o viaduto da 118 ou o asfaltamento até Itapuã, imagina agora que o Estado e o País estão quebrados!

Está me cheirando a filme repetido e queimado.

As próximas pautas• A UPA vai sair do papel, dia 19 de dezembro.• O contrato com a Corsan vai ser assinado ainda neste

mês de novembro.• A eleição da mesa da Câmara vai antecipar a janela de

março de 2016.

Aleatórias• Esses dias teve uma audiência no Fórum, entre duas fi-

guras conhecidas da cidade. Uma virtual e outra real. A virtual não encarou a real nos olhos.

• O embate entre o magoado secretário e o indeciso verea-dor teve mais um round nessa quinta. A massa de mano-bra do edil entrou em campo.

• Nada disso que escrevi acima faz muito sentido, mas, afi-nal, na política o que faz sentido?

No auditório do Câmpus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, na avenida Senador Salgado Filho, 7000, 2º andar do prédio do Tecnopuc, ocorre nesta sexta-feira, dia 20, às 18h20min, a solenidade de encerramento da Semana da Consciência Negra e também a entrega do relatório de atividades a Sirmar Antunes Correa, ator gaúcho e figura de destaque na cultura afro-brasileira. A Coordenação Geral de Ensino do IFRGS Viamão tem à frente a profª Maria Clarice Rodrigues de Oliveira.

A Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Lucena, tradicional estabelecimento de ensino na Vila São Tomé, promove anualmente o Natal Solidário para seus alunos. O Natal Solidário consiste em um projeto extracurricular destinada a proporcionar um pouco de alegria aos alunos do 1º ao 5º ano, através de presentes. Nesta atividade, os pequenos alunos escrevem suas cartinhas para o Papai Noel, manifestando o que desejam receber no Natal. Essas cartas são entregues a padrinhos voluntários, encarregados de oferecer os presentes aos seus afilhados.

Quem quiser fazer uma criança feliz neste Natal pode enviar e-mail para a escola ou telefonar. Uma cartinha será encaminhada. Telefones: 3446.6397 e 3446.3256. E-mail: [email protected] e [email protected]

A Festa de Natal acontecerá no dia 12 de dezembro, um sábado, com início às 9 horas, na escola.

Page 3: Correio Rural 20 de novembro de 2015

20 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

A melhor marca para a nossa cidade, que nunca foi realmente valorizada, é a da sua própria história.

O livro do Vitor No início de 1991, quando eu recém retornara de Israel, fui entre-

vistado pelo Vitor Ortiz para o jornal Quarta-feira. O Quarta abrigava monstros do jornalismo como JC Cardoso Goulart, Mauro Vieira, Gil-mar Fraga entre outros. “Terra por Paz” era o título de página inteira com uma foto do Mauro. Em 1994 Yasser Arafat, Shimon Peres e Yit-zhak Rabin recebiam o Nobel da Paz. Terra (Gaza e Cisjordânia) por Paz. Não durou muito. Nunca durará. Não tenho uma página inteira para o Vitor (apesar de ele merecer), um amigo de mais de 35 anos. Secre-tário da Cultura de Viamão, São Leo-poldo e Porto Alegre; vereador aqui na aldeia; diretor da EBC e secretá-rio-executivo do Ministério da Cul-tura, acompanhei, presencialmente, todos os seus passos. Vitor é a maior figura pública de Viamão em todos os tempos. Em 20 anos como gestor público, nunca teve um apontamento. Vitor é igual ao seu Grêmio, nunca me decepciona. Pois agora ele está lançando seu primeiro livro: “Histórias de Viamão – Histórias do Rio Grande”. No melhor es-tilo crowdfunding, financiamento coletivo, o livro chegará às bancas antes do Natal (belo presente para o seu amigo secreto!).

Vitor fala sobre o livro: “O livro é meu primeiro trabalho autoral. Fiquei 21 anos na área pública e tudo o que você faz nessa área é público, não é autoral. Também é um produto da transição do jor-nalismo para a história que eu estou fazendo agora, motivado pelo retorno ao Rio Grande do Sul e à UFRGS, onde retomei a Faculdade de História e pretendo concluí-la em breve. Espero que seja o pri-meiro trabalho de muitos. Tenho muita esperança em desenvolver um projeto legal para Viamão. A melhor marca para a nossa cidade, que nunca foi realmente valorizada, é a da sua própria história. Foi a professora Vera Barroso que falou isso um dia destes: não tem como contar a história do Rio Grande do Sul sem falar em Viamão. Esse pri-meiro livro é um recorte do período entre a Proclamação da Repú-blica (1889) e a Revolução de 1930, vulgarmente chamado de Velha República. Nesse interregno ocorreram duas revoluções: a Federa-lista, da degola (1893), e o Levante Maragato, de Honório Lemes e Assis Brasil (1923). Sempre me perguntei: mas e Viamão onde estava nisso? Quem eram as figuras políticas envolvidas nestes conflitos? Fui pesquisar e os encontrei em todas as ruas do centro de Viamão: Marcos de Andrade e Acrysio Prates, que foram coronéis pica-paus, governistas, positivistas e republicanos, do lado de Julio de Casti-lhos e de Borges de Medeiros; e o caudilho maragato, revolucioná-rio e oponente deles, o Coronel Chico Marinho, que dá nome à rua Francisco Vaz Ferreira Filho. Foi um período violento, como quase todos na história gaúcha. Um tempo que selou nossa cultura mili-tarista. As histórias retratam esse ambiente em emboscadas, mor-tes a bala e tiroteio até dentro do cinema. Ao mesmo tempo busca as origens familiares e os principais episódios que marcaram a vida dos personagens em foco. O livro retrata também o último grande proprietário da Fazenda Boa Vista, o lendário estancieiro Serapião José Goulart, que viveu esse período”.

Vitor lançará o livro aqui em Viamão, dia 11 de dezembro, às 19 horas, no Buena Vista Grill. Todos lá!

Com o tema “Mãe África: berço da humanidade, matriz das religiões. Viamão, cultura de valorização da diversidade”, foi aberta, na segunda-feira, dia 16, a 18ª Semana da Consci-ência Negra de Viamão, seguindo com a programação até o sábado, 21. A cerimônia oficial aconteceu no Centro Municipal de Cultura e Esporte. A secretária de Cidadania e Assistên-cia Social, Belamar Pinheiro, disse que a cultura negra é muito importante. “Não podemos esquecer as nossas raízes. É muito importante que valorizemos a nossa origem, a religião e a dança africana”. O vice-prefeito, André Pacheco, falou que será uma semana de divulgação, uma semana de conscientização. “O homem é um só, independente de cultura e religião. Temos que refletir para que possamos minimizar as diferenças”, sugere. Washington Ro-cha, representando a religião africana, lembra que 20 de novembro foi o dia que morreu o quilombola Zumbi dos Palmares, líder do movimento de libertação dos escravos. “É uma semana para comemorarmos. A história do Brasil não é feita só por brancos. Temos que valorizar a inserção da cultura afro nas escolas”, complementa.

Bonecas abayomi é tema de oficinaNa terça-feira, dia 17, a Pre-

feitura promoveu uma oficina de bonecas Abayomi, no audi-tório da Secretaria Municipal de Educação e foi ministrada pela presidente da Associação Quilombola Peixoto dos Boti-nhas, Edegi Maria Gomes. Ede-gi explicou que o processo de produção das bonecas Abayomi era comum às mulheres negras trazidas como escravas na épo-ca da colonização do Brasil. Ela explica ainda que faz as bonecas desde criança e conta que apren-deu de sua mãe, que aprendeu de sua avó, que aprendeu de sua bisavó, que veio da África.As bonecas são confeccionadas a partir de sobras de tecidos rea-proveitados e feitos com nós, sem uso de cola ou costura. A palavra abayomi significa aquele que traz felicidade ou alegria. Conta-se que os negros confeccionavam abayomis como amu-leto de proteção.

Oficina de turbanteA promotora em saúde da população negra em Porto Alegre, Sadine Raquel Correa,

apresentou a origem e o significado do turbante, numa oficina realizada no auditório da SME, dia 18. A africana, de Cabo Verde, ministrou breve palestra: Meu turbante, minha coroa. Sadine fala que o turbante pode medir entre 2 e 45 metros de comprimento e pode ser usado tanto por homens ou mulheres, em diferentes culturas, como na Índia, Paquistão, Oriente Médio, África, Ásia, Jamaica, entre outros.

“A forma de amarrar o turbante tem uma representação especial e pode indicar posição social, a origem e até mesmo o seu estado de espírito. Mas para a mulher africana usar tur-bante significa ser uma mulher de atitude, de valorização da cultura”, expressa Sadine. Ela ressalta que o turbante não pode ser usado como um acessório de moda e quem o usa o faz porque valoriza a cultura. Ela mostrou na prática as diferentes formas de usar um turbante.

CulináriaNa terça-feira, dia 17, no auditório da SME, a parceria Prefeitura de Viamão com a Em-

presa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), promoveu uma palestra sobre a “Cultura Gastronômica Africana, da história aos dias atuais”. A palestra foi ministrada pela nutricionista da Emater, Regina Miranda. Durante a palestra, Regina explicou que o povo africano teve importante influência sobre a culinária brasileira. “A comida reservada para os escravos era pouca. Eles se alimentavam dos restos que sobravam dos senhores. Mas usavam a criatividade e um exemplo disso é a feijoada. Pés, orelhas, rabos e outras partes do porco, misturadas ao feijão preto, deram origem à nossa tradicional feijoada”. Ela ressaltou ainda que a culinária africana está presente no mocotó, no acarajé, no arroz com feijão, nos tempe-ros, no uso da pimenta, além na diversidade de alimentos e na forma de preparo.

A nutricionista também apresentou dados sobre a insegurança alimentar no mundo. Re-gina explicou que os negros, as mulheres e as crianças representam a fatia da população que mais passa fome no mundo. Sendo que esses dados são ainda piores no meio rural.

Ações marcam Semana da Consciência Negra

Page 4: Correio Rural 20 de novembro de 2015

20 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR4

ASSOCIE-SE À ACIVI E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A ENTIDADE OFERECE

Marcas mais lembradas serão conhecidas terça

Cobertura em tempo real nas redes sociais

Depois de um longo tempo de espera, envol-vido pelo preparo e a realização da pesquisa, o prêmio Marcas & Corações finalmente vai anun-ciar seus vencedores.

As marcas mais lembradas pelos viamonen-ses serão reveladas na terça-feira, a partir das 19h30, no Eco Resort Vila Ventura.

Ao todo, são 123 marcas indicadas como as mais lembradas pela população viamonense em cada uma das 41 categorias previstas.

Durante a realização da premiação, o perfil da Acivi na rede social (facebook.com/acivi.via-mao) estará sendo atualizado constantemente para manter nossos associados e seguidores que não poderão estar presentes informados sobre o que acontece no evento.

Se você ainda não segue nossa página no Fa-cebook, corre lá para se manter informado sobre o Marcas & Corações 2015!

HASHTAG (#) – Durante o evento, a Acivi estará utilizando a #marcasecorações2015. Os convidados da festa podem aproveitar e publicar em seus perfis nas redes sociais suas fotos com a hashtag oficial do evento. Todas as imagens se-rão compartilhadas em nosso site e farão par-te do álbum do Marcas&Corações 2015 no Face-book.

MÚSICA – O repertório musical da noite ficará sob a responsabilidade do músi-co Vinny Lacerda, que já fez shows em mais de 140 municí-pios do RS e em capitais de ou-tros Estados.

facebook.com/acivi.viamao

Siga nossa página no Facebook e fique informado sobre os

principais acontecimentos da semana

Coluna da APAEPsicopedagogia Clínica e Institucional

A Psicopedagogia é uma área do conhe-cimento que nasceu da necessidade da com-preensão do processo de aprendizagem, devido ao grande número de crianças com di-ficuldades escolares e de desenvolvimento. No decorrer do processo de ensino e aprendiza-gem, alguns alunos podem apresentar dificul-dades em aprender, tendo em vista que cada indivíduo é único, possui características pró-prias, um modo de agir, pensar e ser.

A aprendizagem é um processo contí-nuo na vida do ser humano, acontece du-rante toda a vida, é compreendida como um processo de mudança de comportamen-to adquirido por meio da experiência cons-truída por fatores neurológicos, ambientais, emocionais, psíquicos, psicomotores, sociais e culturais, ou seja, resultante da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente em que se está inserido.

O papel do Psicopedagogo, como profis-sional da área da saúde e educação, é contri-buir na análise de quais são os fatores que le-vam o indivíduo a ter dificuldade no processo de aprendizagem, sendo assim, busca-se descobrir as causas do não aprender de crianças, adolescente e adultos. O campo de atuação do Psicopedagogo se dá em escolas, empresas, hospi-tais e outras organizações.

A Equipe de Psicopedagogas da APAE de Viamão, conta com as profissionais Adriane F. Moreira, Cleuza Maria C. Ceolin e Danusa Cunha, que possuem formação em Pedagogia (PUC, FAFINC, UFRGS), Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (PUC, FAFINC, IPA).

Medalhas a alunos que venceram olimpíada de Astronomia

No último sábado, a EMEF Residencial Figueira organizou a entrega da premiação aos alunos que venceram a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). No primeiro ano em que a escola participa da OBA, oito alunos são pre-miados. “Estamos muito felizes e orgulhosos dos nossos alu-nos. Nossa escola se destacou perante o país”, disse o diretor Giovanni Ghignatti. As provas foram realizadas na própria escola e o resultado, enviado para os organizadores da OBA (Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira – AEB). Kailany Pinheiro, 13 anos, ganhou medalha de ouro, e disse que gosta muito de ciências e participar desta olimpíada de conhecimento foi seu grande sonho. “Gosto de desafios e de aprender mais e mais. Participar foi um sonho e já estou me preparando para o próximo ano”, destaca.

“Cristiano Lê” vai à Feira do Livro

Desde que começou seu trabalho na EMEF Cristiano Vieira da Silva, em Capão da Porteira, a professora de por-tuguês, Cleia Quevedo, iniciou um projeto de leitura que denominou “Cristiano Lê”. Amante da literatura, Cleia co-meçou a instigar o hábito nos seus alunos. Então, uma vez por semana, a professora iniciou levando uma caixa contendo alguns títulos. Propôs que cada aluno fi-zesse uma ficha de leitura e registrasse o título do livro que começou a ler, o autor, a data de início e término. Cleia fez o seu caderno também, com fichas de leituras de todos os alunos. A ini-ciativa não só deu certo, como contagiou também os outros professores, que procuram estimular o hábito de escrever.

Quando soube da iniciativa da Câmara Rio-Grandense do Livro, projeto Quintanares, através de redes sociais, não pensou duas vezes e inscreveu o “Cristiano Lê”. O projeto premiava as escolas que se destacavam no incentivo à leitu-ra. Pelo segundo ano consecutivo, a escola foi contemplada com um bônus no valor de 30,00 Quintanares (equivalente a R$ 30,00), para 37 alunos e três professores adquirirem obras de 130 autores. Desses 37 alunos, 15 já haviam sido contemplados com o cupom no ano passado. O projeto da escola viamonense foi para a Feira do Livro.

Page 5: Correio Rural 20 de novembro de 2015

20 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR 5

PENSE COMIGO

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

A que preçoEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

A constante mudança faz com que olhemos mais e mais para o que fazemos e imaginemos o que nos custa esta opção de vida.

Hoje no mundo das mídias sociais vemos as pessoas cada vez mais inteiradas do que acontece no mundo e em contato com indivíduos que estão distantes, porém pouco ligadas no que está ao redor.

Quero falar do preço que pagamos por conviver paci-ficamente com a desvirtuação completa do convívio, pois falamos muito pouco uns com os outros e dedicamos o máximo de nossa atenção a acontecimentos que estão dis-tantes, quando não raro estamos com a atenção focada no filme que alguém postou ou na piada (normalmente velha) que colocaram na rede e que todos estão curtindo.

Faço a seguinte proposta a todos: circulem em lugares públicos, shopings, restaurantes, lojas, bares, enfim, qual-quer um desses e observem quantas pessoas estão lado a lado e cada uma em seu celular, lendo e sorrindo, sem se-quer perceber que alguém saiu com ela para passear e con-versar.

Cada vez mais estamos pagando o preço alto pelo des-cuido e pela atenção. Todos somos muito críticos ao com-portamento alheio, mulheres e maridos se queixam da pouca atenção, mas quando devem conversar se ignoram mutuamente.

Hoje, e sempre, tenho o cuidado de (mesmo já meio surdo) dar atenção para o que as pessoas falam comigo, pois o que me é dito significa que estou tendo o privilégio de receber algum tipo de contato com um semelhante e não ficando isolado. (Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

O Departamento de Turismo da Secretaria Mu-nicipal de Desenvolvimen-to Econômico, Indústria, Comércio e Turismo (SM-DEICT) participou do 1º Workshop de Turismo Ru-ral, promovido pelo Insti-tuto Viamontes e Sindica-to Rural, em parceria com o Senar/RS, realizado na quarta-feira, dia 11, na Sala Ipê do Vila Ventura Resort. O evento reuniu cerca de 40 pessoas, entre produtores rurais, agências de turismo,

Prefeitura de Viamão, Insti-tuto Federal do Rio Grande do Sul e PUCRS, interessa-das em dar continuidade à Rota das Especiarias.

Três empreendedores dos Caminhos Rurais de Porto Alegre também es-tiveram presentes para fa-lar de suas experiências. O idealizador da Rota das Especiarias e anfitrião do evento, Samuel da Silveira, destacou o potencial natural de Viamão. “Viajo por todo Brasil e Viamão não perde

em belezas naturais para ne-nhuma cidade turística do país. Este encontro é para conhecermos o potencial de cada produtor e nos unir-mos para trocar experiên-cias e reativarmos a Rota das Especiarias. Temos tudo em Viamão”, explica Silveira.

O consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), Erich Ramm, apresentou o traba-lho que pode ser desenvol-vido gratuitamente através do Sindicato Rural. Ramm fala que a consultoria tem a finalidade de potencializar a visão do produtor para trabalhar com o serviço de turismo. “O objetivo é fazer que todos os produtores co-nheçam a propriedade um dos outros e sejam prepara-dos para receber. O turista sente o valor que atribuímos ao que é nosso”, salientou.

O turismólogo do De-partamento de Turismo da

Secretaria Municipal de De-senvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tu-rismo, Anderson Goulart, disse que a Prefeitura tem total interesse em potencia-lizar o turismo. “Viamão é um município que faz limi-te com a capital do Estado, possui a maior área territo-rial da Região Metropolita-na, onde 80% desta área está localizada na região rural. O desenvolvimento do turis-mo rural sustentável corres-ponde ao desenvolvimento dos pequenos empreendi-mentos, uma vez que seus produtos estarão ao alcance dos visitantes tão logo os roteiros estejam estabeleci-dos, fazendo assim com que Viamão torne-se um destino consagrado para o Turismo Rural. Consequentemen-te, teremos uma integração entre estes produtores com a consolidação dos roteiros propostos”, relatou.

Corrida pela Vida

O atleta viamonense Jeferson Lara e seu filho Lorenzo, de 2 anos, deram exemplo de solidariedade no último domingo, dia 15 de novembro. Em Porto Ale-gre ocorreu a 22ª edição da Corrida pela Vida, promo-vida pelo Instituto do Cân-cer Infantil, no sentido de divulgar e promover a luta das crianças contra o cân-cer. Este ano foram reunidas 27.000 pessoas em corrida e caminhada às margens do Rio Guaíba com largada e chegada no Barra Shoping, na Tristeza. Jeferson Lara e filho participaram percor-rendo os 5 km da prova. Eles cruzaram a linha de chegada de mãos dados num gesto de carinho, amor e exem-plo para pais e crianças que, com saúde, se movem para ajudar quem tanto necessita.

Parabéns, Jeferson e Lo-renzo! Merecem um abraço da comunidade viamonense.

Turismo Rural é debatido em Viamão

Page 6: Correio Rural 20 de novembro de 2015

20 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR6

EDITAIS DE CASAMENTOMaria Clair Machado Guimarães, Oficial Designada do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11799, de 12 de novembro de 2015.DIEGO BARBOSA DE OLIVEIRA, porteiro de empresa, e MARIA REGINA BARBOSA MACHADO, negociadora de cobranças, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11800, de 12 de novembro de 2015.RUDIMAR DOS SANTOS ANDRADE, motorista, e MÍRIAM SOELI MARTINS SANT’ANA, comerciária, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11801, de 12 de novembro de 2015.CARLOS DANIEL DE OLIVEIRA JAEGER, divorciado, médico, e RAQUEL PEREIRA GIONGO, solteira, maior, empresária de distribuidora, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11802, de 12 de novembro de 2015.LUÍS FILIPE ROSA DE PAULA, eletricista, e JÉSSICA LAINE GONÇALVES RAMIRES, professora, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11803, de 12 de novembro de 2015.FÁBIO WACKSLAVOWSKI, viúvo, representante comercial, e DAFNI GIMENEZ MIRANDA, solteira, maior, enfermeira, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11804, de 13 de novembro de 2015.DOUGLAS RODRIGUES ZAMPIER, vigilante, e VIVIANE MENEZES LUIZ, agente educacional I, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11805, de 13 de novembro de 2015.ÉMERSON RODRIGUES WENZEL, natural do Estado do Paraná, azulejista, e MICHELE ZONATTO TRAMONTINI, natural deste Estado, cozinheira, ambos solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11806, de 13 de novembro de 2015.RICARDO ALEXANDRE MACHADO DE PAULA, pintor, e FABIANA SILVA DE ALMEIDA, diarista, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11807, de 16 de novembro de 2015.CAETANO SANTO CAMARGO LOPES, viúvo, pedreiro aposentado, e LENI SILVA DAS NEVES, divorciada, empregada doméstica, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11808, de 16 de novembro de 2015.LUCIANO MARQUES GUIMARÃES, funcionário público municipal, e JOSIANE VIEIRA MENEZES, auxiliar administrativa de empresa de limpeza, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11809, de 18 de novembro de 2015.CRÍSTIAN DA SILVA ROSA, construtor civil, e DEBÓRA DA SILVA FERREIRA, do lar, ambos naturais deste Estado, divorciados, residentes neste Distrito.

Edital nº 11810, de 18 de novembro de 2015.PATRICK MARQUES DOS SANTOS, natural deste Estado, solteiro, maior, pedreiro, e DEIZE DE FÁTIMA LIMA DA SILVA, natural do Estado da Bahia, divorciada, do lar, ambos residentes neste Distrito. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César, 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 30541913. [email protected]

Viamão, 19 de novembro de 2015

CTG ARMADA GRANDEEDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Pelo presente EDITAL, o Patrão do Centro de Tradições Gaúcha ARMA-DA GRANDE, CONVOCA os sócios para a ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAOR-DINÁRIA, a realizar-se no dia 09 de dezembro de 2015, na sede da entidade, em 1ª chamada, às 20h00min, em 2ª chamada, às 20h15min e às 21h30min, em 3ª e última chamada, para ELEIÇÃO DO PATRÃO, RESPECTIVA PATRO-NAGEM e CONSELHO FISCAL, gestão 2016. Salientando que, terá direito ao voto os sócios que estiverem em dia com a tesouraria.

Viamão, 15 de novembro de 2014.CRISTIANO MARTINS ARCENO

PATRÃO

O Senac-RS – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Administração Regional no Estado do Rio Grande do Sul, está selecionando profissional para desenvolver suas atividades no cargo de:

Cód. 404 - ORIENTADOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A (Viamão) - 1 vagaÁrea: Gestão

Serão considerados somente os currículos cadastrados no site “www.senacrs.com.br” (Institucional/Trabalhe Conosco) até o dia 23/11/2015. Para maiores informações sobre vagas, etapas, critérios de seleção e participação, acesse no site em Institucional/Trabalhe Conosco/Vagas e inscreva-se na vaga desejada.

Pessoas com deficiência são muito bem-vindas em nossa empresa.

Curso de Fotografia Digital com Photoshop

Nas fotografias é possível guardar lembranças de coisas boas e histórias de aconte-cimentos importantes. Pen-sando no mercado que busca pessoas qualificadas para atu-arem na área, o Senac Viamão está com as inscrições abertas para o curso de Fotografia Digital com Photoshop, com início em 2 de dezembro.

O curso tem carga horá-ria de 60h e será ministrado às terças e quintas, das 19h às 22h. As matrículas devem ser efetuadas na Unidade (Av. Reverendo Américo Vespú-cio Cabral, 154). Consulta de valores e outras informações, pelo telefone (51) 3434-0391 ou no site www.senacrs.com.br/viamao. Comerciários têm 20% de desconto.

Agricultores participam de Dia de Campo em Viamão

Os produtores Adriana Negrei-ros Felipe e Vagner da Silva, que moram na localidade de Costa do Ouveiro, em Viamão, receberam nesta quinta-feira (12/11) mais de 120 pessoas, que participaram do Dia de Campo em Biodiversidade, Agroecologia e Bovinocultura de Leite, promovido pela Emater/RS--Ascar. A família possui seis hecta-res onde são cultivadas pastagens e existem piquetes para as 33 cabeças da raça holandesa. Deste total, 17 estão em lactação e produzem 300 litros de leite ao dia. Eles têm ainda mais dois hectares de área preser-vada e mais um hectare, onde plan-tam tifton para silagem. Quem foi ao dia de campo, além de conhecer a propriedade, recebeu informa-ções sobre a produção de feno, a altura da pastagem e a época ideal de corte para se obter mais massa seca. Também aprendeu como o melhoramento genético e a criação da terneira influenciam diretamen-te na qualidade do rebanho.

O Dia de Campo foi promovido pelo Programa RS Biodiversidade e Chamadas Públicas do Leite e da Agroecologia. Também apoiaram o evento a Prefeitura, a ETA, a Can-querini Agrocomercial e a Lactalis do Brasil (Foto: Carine Massierer)

Page 7: Correio Rural 20 de novembro de 2015

20 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR 7

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

Strappy Bra, vocês conhecem?Olá Meninas!

“Strappy Bra” ou soutien de tiras, já conhecem? Trata-se de um top com tiras grossas ou finas, em formas geométricas. Ideal para ser usado com blusa, vestidos transparentes, ou ca-misetas cavadas nas laterais, ou ainda roupas com as costas desnudas.

Como ele foi feito para aparecer, fica lindo em cores contrastantes-…é verdade…pode apos-tar, ficará um charme.

Promete ser o queri-dinho do próximo verão, as celebridades já aderi-ram à peça.

Ele ganhou destaque depois que a belíssima “Gisele Bündchen”, es-banjou um lindo modelo, no seu desfile de despedida, da Colcci, do SPFW.

Uma ótima opção para as fartas de busto, ou para quem não dis-pensa o uso do soutien.

*Dica: na hora da compra cuide para comprar do tamanho certo, não deve ficar apertado, para não evidenciar as gordurinhas.

Aprovaram o modelo? Eu Amei!!!Bjs, gurias.

Patricia Arruda“Siga-nos no instagram e no facebook,

cadastre seu email, e receba as atualizações “ www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Referências: Imagens Google; www.portaltudoaqui.com.br/ revistamanequim-strappybra.com/br

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

Após muitos anos, Viamão con-tará novamente com uma facul-dade de ensino presencial. A Rede Cesi de Ensino apresenta nesta semana, para diretores de escolas, professores e convidados, a Facesi – Faculdade do Centro Educacional Santa Isabel. Com sede na Estrada da Branquinha, em novos prédios construídos no mesmo complexo do Cesi Viamópolis e do Multicen-tro, a Facesi contará em seu primei-ro semestre de atividades com os cursos de Gestão Ambiental, Peda-gogia e Educação Física. O curso de Biologia também já está em fase de autorização e análise pelo Ministé-rio da Educação.

A Facesi surge com a missão de oportunizar um ensino supe-rior de qualidade, através da trí-ade ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a formação de sujeitos sociais capazes de intera-gir e contribuir para o desenvolvi-mento socioambiental de Viamão e da região metropolitana. Os cur-sos terão ênfase em meio ambien-te e sustentabilidade, atendendo demandas sociais e construindo mudanças no modelo de desenvol-vimento, que além de promover crescimento econômico, promo-verá igualmente qualidade de vida.

A estrutura física construída especialmente para a Facesi, con-ta com prédio próprio, dotado de acessibilidade, laboratórios com equipamentos de última geração, salas multimídia, biblioteca, esta-

cionamento e espaços amplos de convivência. Além disso, uma fa-zenda ambiental de 110 hectares propicia a vivência prática das dis-ciplinas teóricas.

De fácil acesso, perto da ERS-040, a Facesi oportunizará à comu-nidade viamonense um ensino de qualidade, alicerçado no trabalho já consolidado de 15 anos da Rede Cesi, suprindo uma carência his-tórica da cidade, que já contou em outras épocas com faculdades pre-senciais. O seu primeiro vestibular

está previsto para 20 de dezembro, e os valores das mensalidades con-tarão com descontos promocio-nais neste primeiro semestre de operação.

A partir de 18 de novembro, o site faculdadefacesi.com.br já está recebendo pré-inscrições e contará com amplas informações dos cur-sos ofertados. Além dos cursos de ensino superior, a Facesi terá um curso pós-médio de Técnico em Informática, com previsão de iní-cio para 2016.

Facesi chega ao mercado com três cursos

Confira o resumo dos cursos.• LicenciaturaemEducaçãoFísica:Ênfasenaformaçãodeprofesso-

res e educadores físicos dentro dos preceitos da qualidade de vida, considerando os ciclos da vida humana e sua relação com a nature-za e o meio ambiente. Duração do curso: 4 anos. Turno: Noite.

• LicenciaturaemPedagogia:Ênfasenaformaçãodeprofessorescom capacidade crítica e reflexiva fundamentada em valores de responsabilidade socioambiental, de ética e justiça, com proces-sos sólidos para a alfabetização e desenvolvimento da criança, bem como no trabalho com educação de jovens e adultos (EJA). Duração do curso: 4 anos. Turno: Noite.

• CursoSuperiordeTecnologiaemGestãoAmbiental:Pretendeabordar conteúdos e práticas que atendam a necessidade de im-plantação de uma nova ética, comprometida com um modelo de desenvolvimento sustentável, com a capacidade e potencia-lidades da região onde está localizado e, assim, promover uma sociedade mais justa e plural, buscando uma resolutividade das demandas para o regramento ambiental. Duração do curso: 3 anos. Turno: Noite.

• Licenciatura em Ciências Biológicas: A proposta de ênfase éna formação de professores de ciências e Biologia, com vistas à conservação ambiental dos ecossistemas locais, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.

Page 8: Correio Rural 20 de novembro de 2015

20 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR8

Projeto “Planeta Lixo, o problema é de quem?”

O Setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) iniciou, no dia 4, o projeto “Planeta Lixo, o problema é de quem?”, com tur-mas de jardim ao 9º ano do ensino fundamental e EJA da EMEF Humberto de Alencar Castelo Branco. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Liliani Ca-fruni, o objetivo do projeto é despertar os princípios de sustentabilidade, conscientiza-ção ecológica, não geração e redução de resíduos, reutilização, reciclagem, disposição final adequada do lixo, conforme o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e Lei de Lim-peza Urbana. “O projeto atingirá, inicialmente, cerca de 900 alunos. Mas, indiretamen-te, o projeto abrangerá também as suas famílias. Esta é a primeira ação da SMMA para desenvol-vermos ações que apro-ximem as comunidades da cidade. Assim, evita-remos os problemas com descarte inadequado dos resíduos sólidos, onde a conscientização ainda é precária”, explica Liliani.

“Planeta Lixo, o problema é de quem?” foi criado e está sendo desenvolvido pelo educador ambiental da SMMA Paulo Branchi. O educador trabalha com os estudantes de forma lúdica dentro da sala de aula, com a proposta de reconstruir hábitos corretos para que os mesmos sejam disseminados na comunidade. “O projeto busca vivenciar, perceber e reconstruir bons hábitos para que, desta aprendizagem, possam surgir bons exemplos e sejam formados cidadãos conscientes na preservação da natureza, bem como agentes transformadores do mundo em que vivem”, disse Paulo.

Vara do Trabalho terá sede própria em Viamão

O Tribunal Regional do Tra-balho da 4ª Região/RS celebrou, segunda-feira, 16, o lançamento da pedra fundamental da futu-ra sede da Vara do Trabalho de Viamão. Doado pelo município, o terreno está situado na Estrada Caminho do Meio, no Cocão. O prédio a ser construído no local terá área de 700m² e infraestru-tura moderna. A obra iniciará em 15 dias, com duração prevista de nove meses.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental teve a presença da presidente do TRT-RS Desembargadora Cleusa Regina Halfen, do Prefeito Municipal Valdir Bonatto, do Juiz Auxiliar da Presidência do TRT-RS Ricardo Fioreze, do Juiz Auxiliar de Conciliação, Execução e Precatórios Carlos Alberto Zogbi Lontra, da Juíza titular da Vara do Trabalho de Viamão Patrícia Dornelles Peressutti, do Juiz do Trabalho Substituto lotado na VT de Viamão Matheus Brandão Moraes, do presidente da Subseção da OAB/RS em Viamão advo-gado Nilson Pinto da Silva, e de servidores, advogados e demais convidados.

Em seu pronunciamento, a Juíza Patrícia afirmou que o lançamento da pedra funda-mental é a concretização de um anseio antigo dos operadores do Direito do município e representa a dedicação e empenho de magistrados, autoridades e parceiros que lutaram pela viabilização da obra. “Daqui para frente, inicia a contagem regressiva para a mudança. Serão dias de expectativa, mas de alegria concreta”, disse a magistrada. Primeira titular da VT de Viamão, entre 1990 e 1997, a presidente do TRT-RS não escondeu a alegria e a satisfação de participar desta conquista da Comarca. “Agora, tantos anos depois, tenho o privilégio de dar início à construção de uma nova casa, ampla e moderna”, manifestou a desembargadora Cleusa.