correio rural 17 de junho de 2016

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.288 | 17 DE JUNHO DE 2016 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 103 anos o seu jornal de Viamão Só dá Viamão no MP Página 2 - O Máskara A situação do Hospital Página 2 - Detalhes Contato imediato com a história de Viamão Página 5 Punição exemplar Página 3 Viamão em obras A foto acima é da Vila Augusta, das obras de canalização daquela região que historicamente sofre com alagamentos. A Prefeitura divulgou esta semana uma série de obras em andamento. Página 3. LEILÃO: VEÍCULOS PESADOS, LEVES E SUCATAS PREFEITURA DE VIAMÃO/RS – DIA 22 DE JUNHO DE 2016 – 10 HORAS Local: DEMAC – Av. José Garibaldi, 3.900 – Passo do Vigário Edital: www.viamao.rs.gov.br Edital/Fotos: www.leiloeslaffra.com Divulgação: www.leiloesrinck.com.br e-mail: [email protected] Informações: fones (51)3434.0058, 9118.0905, 9771.0905, Leiloeiro Laffra

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 02-Aug-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Correio Rural 17 de junho de 2016

TRANSCRIPT

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 104 | NÚMERO 5.288 | 17 DE JUNHO DE 2016 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 103 anos o seu jornal de Viamão

Só dá Viamão no MP Página 2 - O Máskara

A situação do Hospital Página 2 - Detalhes

Contato imediato com a história de Viamão

Página 5

Punição exemplar Página 3

Viamão em obras

A foto acima é da Vila Augusta, das obras de canalização daquela região que historicamente sofre com alagamentos. A Prefeitura

divulgou esta semana uma série de obras em andamento. Página 3.

LEILÃO: VEÍCULOS PESADOS, LEVES E SUCATASPrEfEITUrA DE VIAmÃO/rS – DIA 22 DE jUnhO DE 2016 – 10 hOrAS

Local: DEMAC – Av. José Garibaldi, 3.900 – Passo do VigárioEdital: www.viamao.rs.gov.br Edital/Fotos: www.leiloeslaffra.com

Divulgação: www.leiloesrinck.com.br e-mail: [email protected]ções: fones (51)3434.0058, 9118.0905, 9771.0905, Leiloeiro Laffra

17 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR2

Na segunda-feira passada, 13 de junho, foi come-morado o Dia do Turista.

Vejam como é importante, nos seg-mentos econômico e cultural, o se-tor que trata do turismo num país, que até proporciona a celebração daquelas pessoas que têm vontade de pegar as malas e lançar-se pelo mundo. Pois o desenvolvimento deste setor gera emprego, renda, cultura, aprendizado e satisfação pessoal.

Foi divulgada, nesta semana, a notícia de que está sendo levado adiante um projeto que visa incre-mentar de forma efetiva e osten-siva o desenvolvimento do setor turístico no município, numa ação do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Turismo.

Não resta a menor dúvida tra-tar-se de uma iniciativa que Via-mão carece embora tendo todos os atrativos essenciais para abrir as portas ao turismo. Uma vez posta em prática, sabe-se, será necessá-ria a contratação de prestadores de serviços turísticos formalizados e legalizados, habilitar-se junto às Agências de Turismo e munir-se de bons meios de hospedagem e transporte, além de guias de turis-mo. Bem, não seremos nós que va-mos dar ensinamentos a respeito, pois o Departamento de Turismo, com certeza, já tem gente especia-lizada para levar adiante o projeto, e com sucesso.

Já há muitos pontos expressi-vos à disposição no nosso muni-cípio, a partir da manutenção da Rota das Especiarias (que precisa ser estimulada), bons pontos de pousadas, ambientes ecológicos, hotéis e uma natureza capaz de ombrear-se com os mais famosos pontos do Brasil. Portanto, augu-ramos que haja força para que o projeto turístico de Viamão se en-caminhe para o sucesso.

EDITORIAL

O nosso turismo

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

OMASKARA

Só dá Viamão no Ministério PúblicoEsta semana, Viamão foi notícia praticamente todos os dias nos

meios de comunicação do Ministério Público do RS. Felizmente, só notícias positivas. A ativa e temida promotora Anelise Stifelman con-feriu de perto diversas ações da Prefeitura. Tá lá, no site do MP.

Fonte de Águas Claras: “A retirada das moradias do local, com a realocação dos moradores em residências dignas e a recuperação ambiental da área degradada é fruto de termo de compromisso de ajustamento de conduta firmado há anos pelo Ministério Público com o Município de Viamão. Atualmente, está em fase de ação de execu-ção.” Traduzindo: a gestão do Alex não fez e só agora está sendo feito.

Unidade Veterinária: “A construção do hospital é uma importante iniciativa para que as políticas públicas de proteção aos animais pre-vistas na legislação sejam finalmente efetivadas”, destacou Anelise, que acompanhou todo o processo de licenciamento pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Viamão e não vislumbrou nenhum problema.

Galpão de Reciclagem: “Parte considerável das verbas do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Viamão que viabilizaram a constru-ção da usina de reciclagem são oriundas de valores obtidos em ter-

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

mos de ajustamento de conduta firmado pelo Ministério Público de Viamão em inquéritos civis”, conta Anelise Stifelman.

Aterro: “De acordo com ela, mesmo tendo sido objeto de ação civil pública (onde inclusive há mais de 10 anos foi peticionado pelo Ministério Público a interdição do aterro), tal processo foi extinto em razão da superveniência da firmatura de Termo de Compromis-so Ambiental entre a Fepam e o Município de Viamão, que esgotou o objeto da ação civil pública. “Porém, diante do descumprimento do ajuste, em agosto de 2012 a Fepam ajuizou Ação de Execução contra o Município de Viamão, ainda em trâmite na Comarca de Porto Alegre”, disse. Traduzindo: a gestão do Alex não cumpriu me-dida judicial e deixou um lixão de herança.

Fogo amigoSobre o Aterro, alguns vizinhos ainda estão reclamando do in-

cêndio ocorrido em abril e que causou transtornos. A promotora confirmou que o sinistro foi de origem criminosa. Resta saber quem foi. Quem tem interesse em estragar esse belo trabalho?

Hospital do RidiEsse Ridi que está convocando audiência sobre o Hospital é o

mesmo da pedra do Materno Infantil?

Rede furadaNão falem mal do prefeito Bonatto perto da deputada estadual

da REDE, Regina Becker. Dirigentes viamonenses da sigla ensaia-ram um discurso na presença dela e de Marina Silva. Não termina-ram a primeira frase.

HospitalNas conversas travadas com pessoas que nos pro-

curam e até mesmo na roda de amigos, sempre sobra uma ponta em eu alguém destaca um fato negativo com relação ao atendimento (...ou não atendimen-to?...) que é prestado pelo Hospital de Viamão, até bem pouco tempo Hospital de Caridade de Viamão, agora sob a gerência do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre. Há muitas queixas e os relatos são os mais variados, deixando a clara impressão de que aquele estabelecimento passa por um momento de dificuldades. Mas quem o procura para atender à saú-de, não quer saber de outra coisa senão de curar-se e ser bem atendido. Como esse item (atendimento) está difícil, surgem as críticas, diga-se de passagem, justas. Aliás, situação idêntica por que passam as casas hospitalares por este Brasil a fora, conforme as notícias veiculadas nas rádios, nas TVs e nos jornais.

Em virtude da grave situação e de acontecimen-tos recentes, nesta sexta-feira, 17 de junho, às 19 horas, na sede da Subseção Viamão da OABRS, na rua Cirurgião Vaz Ferreira, haverá uma reunião, onde estarão reunidas com a direção do Hospital de Via-mão, a Prefeitura, o Conselho Municipal de Saúde, as entidades de classe, associações, clubes de ser-viço, sindicatos e representações governamentais. Querem saber a real situação do hospital e, a partir daí, tomar providências.

NotíciaPode-se dizer que, nesta semana, a notícia mais comentada,

aquela que chamou mais a atenção, diz respeito à prisão de um

larápio pela 40ª vez. O bandido foi preso (e solto, né?...) 40 vezes.

Aí vem a frase aquela: “e aí não acontece nada”. Espera aí! Se

NÃO acontece NADA, é porque acontece TUDO...

AlmoçoA instituição Criança Sul Viamão promove almoço comunitário nos

1ºs domingos de cada mês, às 12h30min, na rua Cinco, 41, bairro

Dois Irmãos (ligado ao Valença). Informações pelo fone 8659.4473.

HojeSe olharmos para o quadro geral da política no Brasil, com o

envolvimento de gente famosa em propinas, lavagem de grana,

manutenção de conta em bancos no exterior, delação, blá, blá,

blá, blá, pode-se concluir que a cúpula que governa a Nação (com

raríssimas exceções) está virada num saco podre de lixo.

Diante disso, deixo com vocês uma frase que li esta semana, de

autoria da escritor grego-estadunidense Arianna Huffington: “No

longo prazo, dinheiro e poder são como um banco de dois pés. Você

pode se equilibrar sobre eles por um tempo, mas acabará caindo”.

Está aí a Lava Jato e outras operações derrubando os bancos de

dois pés.

BACO – Vinhos e LinguiçaABErTO DE DOmInGO A DOmInGO - fOnE 3446-7267 AV. SEn. SALGADO fILhO, 5528 – SÃO LUCAS

17 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

[email protected]

Bom era o tempo dos antigos onde, realmente, se fazia justiça.

Asfaltamento do Beco dos SoaresNo sábado, dia 11, a Prefeitura de Viamão anunciou o início das obras de pavi-

mentação do Beco dos Soares, localizado no bairro São Lucas. Ao todo, serão 1688 metros, com prazo de 120 dias para a conclusão das obras. Além da pavimentação, a via receberá obra de drenagem pluvial. O investimento é de R$ 692 mil, fruto de uma parceria entre Prefeitura e comunidade - moradores do Condomínio Cantegril Fases 2 e 4 e proprietários de imóveis localizados no percurso irão colaborar com 50% da obra, sendo que os outros 50% serão pagos com recursos próprios da Prefeitura.

Atualmente, outras oito ruas seguem com pavimentações em diferentes bairros do município, com asfalto ou PAVs. Até o momento, a administração municipal já con-cluiu obras em mais de 40 km de vias em diferentes regiões da cidade.

Punição exemplarNestes tempos de violência desenfreada, com crimes cometidos por gente

de toda ordem (menores, maiores, idosos) e com crueldade exacerbada (como no recente assassinato da moça do aeroporto), divido com vocês uma sentença judicial datada do ano de 1833 (portanto, há 183 anos) que se passa na então Província de Sergipe. A fonte desta sentença é o Instituto Histórico de Alagoas. Como verão abaixo, bom era o tempo dos antigos onde, realmente, se fazia justiça. Fiz pequenas intervenções no texto para deixá-lo mais claro, em função de que fora escrito em língua portuguesa arcaica.*

"O adjunto promotor público representa contra o cabra Manoel Duda.

OCORRIDO: no dia 11 do mês de Nossa Senhora de Sant'Ana, quando a mulher de Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra Manoel Duda que estava em uma moita de mato, saiu dela de supetão e fez proposta à dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode fazer à luz do dia, e como ela se recu-sasse, o dito cabra “abrafolou-se” dela, deitou-a no chão, deixando as “encomen-das” dela de fora e ao Deus dará. Ele não conseguiu “matrimônio” porque ela gritou alto e vieram em seu amparo os cabras Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o dito cujo em flagrante. As leis dizem que duas testemunhas que assis-tam a qualquer “naufrágio do sucesso”, produzem prova do delito.

CONSIDERO

QUE o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para “conxambrar” com ela e fa-zer “chumbregâncias”, coisas que só ao marido dela competia conxambrar porque são casados pelo regime da Santa Igreja Católica Romana;

QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante debochado que nunca soube respeitar as famí-lias de suas vizinhas, tanto que quis também fazer “conxambrâncias” com a Quité-ria e a Clarinha, moças donzelas;

QUE Manoel Duda é um sujeito perigoso e que se não tiver uma cousa que ate-nue a perigança dele, amanhã estará metendo medo até nos homens.

CONDENO

O cabra Manoel Duda, pelo malefício que fez à mulher de Xico Bento, a ser CA-PADO, a capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Vila.

Nomeio como carrasco o carcereiro da prisão.

Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos.Manoel Fernandes dos SantosJuiz de Direito da Vila de PortoFolha de Sergipe, 15 de Outubro de 1833.”

Nota: Macete é um tipo de martelo para esculpir em madeira.

Prefeito faz vistoria em diversas obras que estão em andamento na cidade

Na tarde de quarta- feira, 15 de junho, o prefeito Valdir Bonatto visitou algumas obras que estão em andamento em diferentes regiões da cidade: ampliação das redes de galerias de águas e obras de saneamento e pavimentação na Vila Augusta; construção da nova unidade de reciclagem no bairro São Lucas e da nova unidade de saúde no Krahe; preparação do terreno que vai receber o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) na Vila Cecília.UniDADe De reCiClAgeM - Uma nova Unidade de Reciclagem, está sendo construída no bairro São Lucas e irá ampliar a coleta seletiva e também o número de recicladores da cidade. A obra já está bem adiantada e a previsão é que seja concluída num prazo de 30 dias. Além das áreas para descarga e triagem dos materiais recicláveis, a nova unidade possui salas para escritório, refeitório, cozinha, sanitários e vestiários. A nova unidade terá capaci-dade para atender a região do 4º e 8º distritos. Ao todo são 600 m² de área construída e os recursos investidos são do Fundo do Meio Ambiente, sendo que o terreno foi doado pela Prefeitura de Viamão.

OBrAS nA AUgUStA - Recentemente a Prefeitura realizou a ampliação das redes de ga-lerias de águas pluviais na Rua Teodoro Luiz de Castro, na Vila Augusta. Com o objetivo de ampliar a vazão das águas e resolver definitivamente os históricos problemas de alagamento do bairro. A rua também está recebendo os meios-fios, base do solo e obras de saneamento, na sequência, receberá pavimentação asfáltica, em toda a sua extensão.

nOVA UniDADe De SAúDe DO KrAHe - O prefeito esteve acompanhando também o andamento das obras da nova Unidade de Saúde, que está sendo construída na Rua M, esquina com a Rua B, no Pró-Morar. A nova UBS será muito importante para a região, pois quando a obra estiver pronta, os moradores desta região não precisarão mais se deslocar até a UBS de Referência Centro para serem atendidos. O investimentos é de mais de R$ 799 mil. Deste valor, R$ 140 mil são de contrapartida da Prefeitura e o restante são recursos do Programa Requalifica do Governo Federal.

PrePArAçãO DO terrenO PArA reCeBer nOVO CentrO eSPOrtiVO - O Prefeito Valdir Bonatto visitou o terreno que vai receber o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). A área, localizada na Vila Cecília, passa por terraplanagem e construção de um muro de contenção de talude. O CIE será um centro de convivência de toda a comunidade da Ce-cília e do 4º e 8º Distritos e contará com ginásio poliesportivo, quadras de esporte, academia, pista de corrida e unidades de apoio administrativo.

Ministério Público e Covima conferem trabalho no Aterro Controlado

O Conselho Viamonense de Meio Ambiente (Covima), entregou uma Moção de Pa-rabenização ao prefeito Valdir Bonatto, pelo trabalho realizado de recuperação do Aterro Controlado do Passo do Morrinho. A moção foi entregue pela presidente do Covima, enge-nheira Maria Izabel Brenner na quarta-feira, dia 15, após visita dela e de outros integrantes do Conselho ao local, na qual puderam constatar a nova realidade do antigo lixão.

A promotora Anelise Stifelman, mesmo após a visita feita na última semana ao Ater-ro, continuou mantendo diversos contatos com a Secretaria de Meio Ambiente e constatou que foram adotadas as medidas urgentes pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Viamão, com o apoio técnico da Fepam, que minimizaram consideravelmente a situação e, ainda que esteja sendo adotada a técnica determinada pela Fepam, remanescem poucos e pequenos focos de fumaça fraca (mas de difícil controle), devido ao processo de degradação biológica decorrente das características do material atingido. Contudo, ao contrário do que ocorreu anteriormente, no dia da vistoria tal impacto atmosférico não era significativo e não ultrapassava os limites da área dos resíduos inertes. “O trabalho de combate e monitoramen-to permanece sendo feito pela Prefeitura Municipal de Viamão e pela Fepam, com o acom-panhamento do Ministério Público até a extinção completa de tais focos”, ressaltou Anelise.

17 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR4

estudantes mostram preocupação com o futuro do planeta

A 2ª Mostra de Ciências, realizada nos dias 9 e 10 de junho, na Vila de Itapuã, levou cerca de 3.600 estudantes e professores da rede municipal para visitação dos seus estantes. Com o tema “Meio Ambiente e Educação: Sustenta-bilidade, Saúde e Prevenção”, os estudantes mostraram suas pes-quisas, protótipos e descobertas.

No primeiro dia, as 36 escolas com Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, apresentaram suas descobertas e os trabalhos desen-volvidos ao longo do ano letivo. Na 2ª Conferência Municipal In-fantojuvenil pelo Meio Ambiente, evento realizado paralelo à Mostra, estudantes e professores puderam ver como cada escola está trabalhando e como os alunos estão aplicando seus conhecimentos em prol de um futuro melhor.

No segundo dia, as demais 20 escolas de Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, também mostraram o que seus alunos estão aprendendo. O futuro do planeta é uma preocupação geral que todos os estudantes demonstraram em seus trabalhos. Recicla-gem, alimentação saudável, prevenção de doenças, preocupação com a dengue, cul-tivo de chás, ervas e temperos, transformação do lixo, geração de energia alternativa, robótica a serviço do campo e utilização de cascas na alimentação estiveram exaltados na maioria dos trabalhos.

Os alunos puderam participar da oficina de confecção de papel a partir da palha do arroz – “O Papel de Arroz entre nós” –, que mostrou como se dá o processo na prá-tica, e os produtos finais. A Fundação Vera Chaves Barcelos e as secretarias municipais de Saúde e de Cidadania e Assistência Social também terão um espaço para divulgar seus trabalhos.

educação apresentará regimento escolar e Projeto Político Pedagógico

A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentará aos diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos as publicações do Regimento Escolar Padrão (REP) e do Proje-to Político Pedagógico (PPP), nesta sexta-feira, dia 17, às 15 horas, no Clube dos Casados.

Toda organização deve possuir um conjunto de normas e regras que regulem a sua ati-vidade, impondo regras e estabelecendo direitos e deveres. O Regimento Escolar Padrão é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas, como por exemplo, os níveis de ensino que a escola oferece bem como suas etapas, de acordo com a Lei de Diretri-zes e Bases e as Resoluções do Conselho Municipal de Educação. “Na prática, or-ganiza a vida escolar da es-cola”, destaca a secretária de Educação, Marcia Culau. De acordo com Marcia, o Regimento antigo era datado de 2003 e não contemplava o Ensino Fundamental de 9 anos, Lei 11.274 de 2006, bem como o atendi-mento a crianças com necessidades especiais, ou seja, a sala de recursos, currículo adaptado e a avaliação.

Já o Projeto Político Pedagógico (PPP) traz como base as ações que as escolas desenvol-veram e que deram certo. “Construímos pela primeira vez o PPP da Secretaria de Educação. Foi um trabalho longo, com a participação do Conselho Municipal de Educação, equipes diretivas e assessoria pedagógica, baseado nos projetos e atividades desenvolvidas no coti-diano escolar e que trouxeram qualidade à educação do nosso município, respeitando sem-pre as particularidades da escola da zona urbana e da zona rural. O PPP apresenta também o organograma desta secretaria, a composição da equipe diretiva, como se dá a inclusão da família na escola, da tecnologia no currículo escolar, a organização da educação infantil e do ensino fundamental, suas etapas e as metas a serem atingidas estabelecidas no Plano Muni-cipal de Educação”, explica a secretária de Educação.

erradicação do trabalho infantil é motivo de encontro

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), promoveu na segunda-feira, dia 13, um encontro do Departamento de Direitos Humanos e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A atividade ocorreu no auditório do Centro Pro-fissional Walter Graf e o objetivo foi sensibilizar e combater as diversas for-mas de trabalho infantil na cidade de Viamão. Na ocasião, os participantes acompanharam algumas palestras e vídeo expli-cativo e ainda puderam tirar dúvidas. O evento contou ainda com uma apresentação cultural do Grupo de Dança de Rua NL Dance Crews do Novo Lar.

Todos os casos de trabalho infantil devem ser denunciados aos órgãos competentes. Vale lembrar que antes dos 14 anos de idade, o trabalho é proibido. De 14 a 16 anos, o adolescente pode ser contratado como aprendiz. E dos 16 aos 18, a contratação poderá ser feita com carteira assinada, desde que o trabalho não seja insalubre, perigoso e noturno.

Denuncie em CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência SocialRua Bento Gonçalves, 653 – Centro – Fone: 3485-1596; Conselho Tutelar, 4º e 8º Distri-

tos, Senador Salgado Filho, 4127, Viamópolis - Fone: 3444-1603 ou 99158030Sede - Pronto Atendimento Social 24hs (PAS) - na Av. Salgado Filho, 9214, na parada

55. Fone: 3485-2078 ou 99135734. Rural – ERS - 040, Km 26, Parada 82, Nº 18.919 (antiga escola Apolinário Alves dos Santos). Fone: 3498-2412 ou 8585-2669.

Disque Direitos Humanos: 100

17 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 5

FUtSAl MASCUlinO De BASe ArreCADA 200 qUilOS De AliMentOS PArA DOAçãO

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), está realizando o Campeonato de Futsal Masculino Ca-tegorias de Base. Além de proporcionar a integração, amizade, respeito e o entretenimento, o campeonato arrecadou, com as inscrições, alimentos não perecíveis para ser doados a uma entidade beneficente do muni-cípio.

O torneio arrecadou mais de 200 quilos de alimen-tos, que na manhã de segunda-feira (13), foram doados para a instituição “Projeto uma Gota no Oceano”, da Igreja Evangélica Rio da Vida, localizada na São Cristó-vão, que ajuda moradores de rua.

ASSOCIE-SE À ACIVI E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A ENTIDADE OFERECE

Na noite de segunda-feira (13), no Restau-rante Pedralli, ocorreu uma reunião de apre-sentação das ações do Conselho do Desenvolvi-mento Econômico de Viamão (Codevi), do qual a Acivi faz parte ativamente. Durante o encon-tro, o prefeito Valdir Bonatto explicou que o Codevi foi formado em 2015 com o objetivo de promover a participação de todos os segmen-tos da sociedade na discussão dos problemas e na definição de políticas públicas, visando o de-senvolvimento econômico e social da cidade.

Durante o encontro, foram apresentadas algumas ações do Governo Municipal, que con-taram com o envolvimento e a participação do Conselho. A apresentação foi dividida em cin-co eixos temáticos: Turismo; Comércio/Indús-tria; Mineração; Masterplan Viamópolis e Mas-terplan Centro; e Segurança.

A reunião contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre elas, o vice-prefeito, André Pacheco; membros de entidades repre-sentativas e associativas de Viamão que com-põem o Codevi.

facebook.com/acivi.viamao

Siga nossa página no Facebook e fique informado sobre os

principais acontecimentos da semana

Diretoria participa de apresentação de ações do CODEVI

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

Dia 14 de junho teve início o projeto "Cultura na Esco-la", fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Cultura. O projeto consiste na visita guiada de uma escola ao Departamento de Memória Cultural, localiza-do junto ao Centro Municipal de Cultura e Esporte, visita ao museu e a pontos históricos e turísticos do município. "Mais do que isso, é a história de Viamão passada para a nova ge-ração. Saber porque e onde estão localizados os marcos do município, a importância das bicas, a importância política e cultural da cidade, bem como sua colonização, para que esta memória não se perca. É resgatar a nossa identidade, a iden-tidade cultural de uma comunidade, para o próprio benefí-cio, resgatando também o seu sentido de pertencimento", expressa o historiador e coordenador do projeto, Francisco Bittencourt.

A EMEF Dom Diogo de Souza, localizada no bairro Va-lença, e a EMEF Frederico Dihl, localizada no Pró-Morar, foram as primeiras a aderirem à ideia. A turma do 5º ano, da professora Gilda, acompanhados da diretora, Márcia Rol-dão, e do historiador e coordenador do projeto na escola, Luciano Silva, agendaram a visita com a Secretaria de Edu-cação para que um ônibus os buscassem na escola no turno da manhã e acompanhasse o passeio.

A primeira parada foi no Centro Municipal de Cultu-ra e Esporte, no Tarumã. O grupo conheceu a Galeria dos Ex-Prefeitos e ficou sabendo um pouco mais sobre a polí-tica viamonense e o tempo de mandato. Depois, conhece-ram a memória do município e souberam como se deu o povoamento da cidade, com ilustrações do século passado, observaram objetos, como a primeira central telefônica do município, tijolos e telhas feitos por escravos, o projetor ci-nematográfico manual, a lança utilizada na Revolução Far-roupilha, entre outros. Um vídeo mostrando as potenciali-dades de Viamão encerrou a primeira parada da visita.

Após, os estudantes foram conduzidos ao Lago Tarumã. Lá aprenderam sobre os principais arroios do município e como se deu o desmembramento dos sítios, na década de 50,

escolas aderem ao projeto Cultura na escola e alunos visitam pontos históricos

para a criação do loteamento Tarumã e construção artificial do lago, que possuía piscina público no seu centro. Depois, os alunos fizeram uma parada na Trincheira Tarumã, local onde tropas de refugiavam durante a Revolução Farroupi-lha (1835-1845), mesma época em que Viamão tornou-se capital.

Depois foi a vez de conhecer as bicas, principais fontes naturais que serviam para abastecimento de água para a po-pulação local. E, por último, uma parada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde apreciaram a arquitetura barroca, presente nas igrejas mais antigas do país. O secre-tário de Cultura, Rui Martins, que acompanhou a visitação, destacou que a cultura de um povo é sua história. “Temos que preservar nossa cultura através de registros, de fotogra-fias e de objetos dos nossos antepassados.”

A escola que desejar participar do projeto deve enviar um ofício para a Secretaria Municipal de Educação, que pro-videnciará transporte e agendará a visitação junto à Secreta-ria Municipal de Cultura. Num segundo momento do pro-jeto, os historiadores vão até a escola levar vídeos e orientar alunos e professores a fazerem um trabalho de resgate da história do bairro, com entrevistas às pessoas mais antigas.

17 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR6

EDITAIS DE CASAMENTOMaria Clair Machado Guimarães, Oficial Designada do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, faz saber que pretendem casar:Edital nº 11990, de 09 de junho de 2016.BRUNO FRAGA DE ALVES, motorista, e RAQUEL DE GODOY COMUNELLI, do lar, ambos naturais deste Estado, divorciados, residentes neste Distrito.

Edital nº 11991, de 13 de junho de 2016.DEIVID DA SILVA NUNES, pedreiro, e JUCINÉIA ROSALINA DOS SANTOS, auxiliar de padaria, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11992, de 13 de junho de 2016.FLÁVIO FÉLIX DOS SANTOS, natural do Estado de Pernambuco, divorciado, motorista, e PATRÍCIA DA SILVA ALMADA, natural deste Estado, solteira, maior, auxiliar de limpeza escolar, ambos residentes neste Distrito.

Edital nº 11993, de 13 de junho de 2016.MAX UILIAM DA SILVA NUNES, auxiliar de pedreiro, e BIANCA LEAL FÉLIX, professora, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11994, de 14 de junho de 2016.CLÉBER CASTRO LIMA, comerciante, e ÂNGELA CARVALHO BATISTA, do lar, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11995, de 14 de junho de 2016.WAGNER DA ROCHA DONINI, empresário, e JÉSSIKA PIRES CRUZ, recepcionista, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César, 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 30541913. [email protected]

Viamão, 16 de junho de 2016

PENSE COMIGO

tô fora!...EDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Em 26 de abril escrevi um artigo que tinha como título “Perten-cimento”. Falava sobre como temos vínculos e que estes são muito diversos. Uma frase daquele artigo dizia: “Uma reflexão importante é que não pertencemos a um conjunto onde, mesmo entre muitos, nos sentimos sós”. Com base nesta reflexão é que venho pensando, desde então, em quantas vezes desperdicei energia, perdi tempo e deixei de me dedicar ao que gostava por estar preocupado em aten-der vontades fúteis ou desejos pessoais de quem só visualiza a si mesmo, não dando margem a qualquer tipo de pensamento mais voltado para desfrute coletivo, olhando sua vontade como única e não percebendo que pertence a um conjunto.

Por isso é que digo: Tô fora!... Estarei mais do que nunca avalian-do o que vale a pena investir minha energia, aplicar meus esforços e não mais ficarei desperdiçando força para mover o nada que existe em consciências individualistas e que em nada são construtivas.

Quero mais proximidade com quem amo e que me retribui. Para os que não estão me vendo, como eu os vejo, e não corres-pondem ao que invisto neles, deixarei que a indiferença e a frieza ocupem espaço e, assim, no vazio, ficarão suas vontades, pois a retribuição que darei será de nada a dizer, nada a fazer, deixando que façam do jeito que querem, mas sem a minha participação e muito menos com a minha preocupação em tentar achar algo de bom em atender alguns anseios de egocentricos que sempre estão olhando por sua ótica, sem jamais se preocuparem que possa ha-ver algo diferente e que isso signifique em buscar harmonia.

A minha consciência está tranquila de que muito tentei fazer e pouco realizei, quando estive envolvido em grupos, equipes ou companhias as quais não pertencia, pois como há o pertencimen-to, como disse em abril, também existe o não pertencimento, e este tem de ser reconhecido e abandonado do convívio.

(Acompanhe o blog do dr. eduardo em www.correiorural.com.br)

Consultório médicoRua Coracy Prates da Veiga, 77 – Viamão – Centro

Fone 3485.1383

Dr. Belmar Andrade – Cremers 4444 Cardiologia

Dra. Irene Menezes – Cremers 4390 Dermatologia

Dra. Michele da Silva – CRN 8083 nutrição e Auriculoterapia

Dr. Eduardo Dias Lopes – Cremers 9372 Clínica e Cirurgia Geral

Dra. Márcia Michele de Souza – CRP 07/13.731 PsicologiaVENDE-SETerreno para chácara. 20X80m, com luz, lindo lugar, com ônibus. Estrada da Pimenta. R$ 18 mil. Tratar fones: 9908.9466 e 8575.2784.

Audiência Pública para tratar do terreno da Mu-Mu

O vereador Dédo Machado (PDT), anunciou na sessão de quinta-feira, 09, que no dia 21, após abertura da sessão, será realizada a audiência pública, para discutir a matéria do Projeto de Lei 025/2016, que trata do terreno onde antiga-mente estava instalada a fábrica da Mu-Mu. Dédo é presi-dente da Comissão Especial, que tem a relatoria de Zé Lima (SD).

Para o vereador Nadim Harfouche (PP) todos os projetos têm importância para a cidade, mas alguns possuem maior relevância. “Queremos a participação da comunidade em 100% dos projetos, sejam eles do governo ou da oposição. Não somos contra, queremos sim, discutir os projetos, mas não concordamos com os prazos. Isso que preocupa. Existe regimento e precisamos cumpri-lo”, rebateu o vereador.

Viamonense em prova esportiva no rio de Janeiro

A viamonense Adriana Duarte, vice campeã da categoria Sup Race Feminino no 2º Nalu Sup Friends Sprint 2016, re-alizado no Lago Tarumã em Viamão, está pronta para repre-

sentar o município na 2º etapa do Aloha Spirit 2016 na praia de Paraty no Rio de Janeiro. O Aloha Spirit é maior festival aquático do Brasil e já houe a primeira etapa desta compe-tição na Ilha Bella, em São Paulo, e Adriana terminou em 1º lugar na categoria Sup Race Feminino Amador. Adriana vem treinando forte este ano, mas ela em 2015 fez bonito. Confira um pouco do seu currículo nas competições:2015: 1º lugar Sup Festival Entre Rios do Sul - Entre Rios; 2º lugar Go Paddle Terra Ville - Porto Alegre; 2º lugar Iate Guaiba Poa - Porto Alegre2016: 5º lugar Remada da Virada - Porto Alegre; 4º lugar Sup Festival Caxias - Caxias do Sul; 1º lugar Aloha Spirit Ilha Bela/SP cat.amador Sup Race feminino; 2º lugar Sup Festival ASENA - Santa Maria; 4º lugar Sup Festival Osório - Osório; 2º lugar Nalu Sup Friends - Viamão

Codevi apresenta relatório de ações

Na noite de segunda-feira, dia 13, no Restaurante Pedralli, ocorreu uma reunião de apresentação das ações do Conse-lho do Desenvolvimento Econômico de Viamão (Codevi). Durante o encontro, o prefeito Valdir Bonatto explicou que o Codevi foi formado em 2015 com o objetivo de promover a participação de todos os segmentos da sociedade na discus-são dos problemas e na definição de políticas públicas, visan-do o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Durante o encontro, foram apresentadas algumas ações do Governo Municipal, que contaram com o envolvimento e a participação do Conselho. A apresentação foi dividida em cinco eixos temáticos: Turismo; Comércio/Indústria; Mineração; Masterplan Viamópolis e Masterplan Centro; e Segurança.

• Naáreadoturismo, foi citado o Plano Municipal de Tu-rismo, recentemente criado, que reúne as propostas para o desenvolvimento do setor em Viamão e que foi dividido em cinco polos turísticos (Centro, Espigão, Águas Claras, Itapuã e Estância Grande).

• EmrelaçãoaoComércio/indústria foi lembrada a Cam-panha de Natal de 2015 “Comprar em Viamão é legal”, que teve o objetivo de incentivar os viamonenses a reali-zarem suas compras na cidade, ajudando a movimentar a economia de Viamão. Também foi destacada a implan-tação do Estacionamento Rotativo, uma reivindicação antiga dos comerciantes para aumentar o movimento no comércio do Centro.

• SobreaMineração, foi destacado o estudo de zoneamen-to minerário de Viamão, que é um perfil do setor mineral da cidade, com o mapeamentos das áreas que possuem mineração e das áreas com potencial de extração. O pró-ximo passo será a finalização do Plano de Mineração, com o objetivo de disciplinar a atividade e o aproveita-mento das substâncias minerais, de forma que possa ga-rantir a biodiversidade.

• OsprojetosMasterplan Viamópolis e Masterplan Cen-tro também foram apresentados pelo Conselho. O Mas-terplan Centro prevê a readequação do Centro Histórico; desenvolvimento do turismo, lazer e recreação; negócios e expansão; e a localização do novo centro administrati-vo da Prefeitura. Também foi apresentado no evento os estudos do Masterplan Viamópolis, que visa projetar o desenvolvimento da região, com a identificação e poten-cialização de empreendimentos.

• EmrelaçãoaSegurança, foi citada a instalação de 20 câ-meras no Centro para videomonitoramento e a compra de cinco viaturas adquiridas com recursos próprios para a segurança pública e mobilidade urbana. A reunião contou com a participação de mais de 400 pes-

soas, entre elas, o vice-prefeito, André Pacheco; membros de entidades representativas e associativas de Viamão que compõem o Codevi (Acivi, Sindilojas, OAB, Sindicato Ru-ral, CDL, Sindicato dos Municipários de Viamão (Simvia), Tecnopuc, Instituto Federal, CREA); empresários; secretá-rios municipais; vereadores; lideranças políticas; represen-tantes da sociedade civil; e servidores municipais.

17 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 7

Clube dos CasadosNo dia 25 de junho, último sábado deste mês, das 14 às 18 horas, haverá Festa Junina no Clube dos

Casados. Entrada franca.A posse dos novos dirigentes do Cube dos Casados está marcada para o dia 9 de julho, às 21 horas,

com Jantar Baile. A presidente eleita para um mandato de dois anos é a sra. Eva Nunes de Aguiar, a “Tia Eva”. Ingressos e maiores informações do evento podem ser obtidas pelo fone 3485.1392.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPATRICIA ARRuDA PATRICe FRóeS

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

Hello Girls and Boys!!!Elas podem ser usadas tanto pelos meninos, quanto as me-

ninas, as jaquetas Bomber, estão super em alta.

Desenvolvidas originalmente para os pilotos norte-ameri-canos, já que as cabines dos aviões eram abertas, e, eles pre-cisavam de um agasalho que fosse ao mesmo tempo quente, leve, que não atrapalhasse os movimentos tão pouco a posição sentada dos mesmos, assim surgiram as “jaquetas BOMBER”.

Em seu modelo original, elas são com abertura frontal, com corte pela cintura, e com elástico na cintura e nos punhos.

Para os meninos, ficam bem com jeans, moletons, abrigos, dando um ar bem despojado ou esportivo, combinando com tênis ou sapatênis no caso do jeans, sem mistério algum, para combinar.

No caso das meninas, antigamente eram usadas apenas em combinações totalmente esportivas, hoje as girls podem va-riam e ousar um pouco mais, podendo usá-las sobrepondo vestidos, leggins, com shorts, e saias.

No caso de saia, se for evasê ou jeans, e jogar com bota, não terá erro, e ficará muito fashion!!! Agora, você pode criar um look mais ousado, combinando com saia lápis e scarpin, ficará uma bela composição, demonstrando que você entende do assunto, além de um look cheio de estilo.

Espero que tenham gostado.Bjs, Patricia Arruda

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Jaquetas Bomber!!!No dia 10 de junho foi realizado o sorteio da cam-panha de dia dos namorados promovida pela CDL Viamão em parceria com o Restaurante e Churrasca-ria Vento Negro.

O Restaurante e Churrascaria Vento Negro ofere-ceu a cortesia de 2 buffets com grelhados, incluindo rodízio de pizzas e música vivo para os vencedores do sorteio: Janaina Fraga acompanhada de seu marido Márcio Fraga, que aproveitaram a noite do dia 12 de junho, dos namorados, em grande estilo.

Agradecemos a participação de todos, em especial o proprietário do restaurante, Giovanni Dos Santos, que tornou esta ação possível e preparou com muita dedicação esta noite especial.

Confira as próximas campanhas da CDL Viamão e tudo o que oferecemos ao comércio da cidade através do site www.cdlviamao.com.br

Acompanhe nossa fanpage e participe: facebook.com/cdlviamaors

Dia dos namorados CDl e Vento negro

Fundação telefônica contrata análise para escolas inovadoras de Viamão

Desde o início deste ano letivo, a Se-cretaria Municipal de Educação (SME) está propiciando a oito escolas da rede a inovação. O projeto Escolas Inovadoras surgiu a partir da meta de ampliação do projeto Escolas Rurais Conectadas, da Fundação Telefônica, que está disponibi-lizando consultoria pedagógica e tecno-lógica da Hardfun, empresa que já asses-sora a EMEF Zeferino Lopes de Castro.

Nesta semana, de 15 a 17 de junho, as técnicas Paola Vieira e Mariana Pereira, da Move Social – Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social, contratadas pela Fundação Telefônica, estão em Viamão conversando com a secretária de Educação, Marcia Culau, com as assessoras pedagógicas envolvidas no projeto Escolas Inovadoras, com a direção pedagógica, com as demais assessoras pedagógicas e setores, além das equipes diretivas das escolas envolvidas no projeto. No último dia, Paola e Mariana visitarão duas escolas inovadoras para verificar como está sendo desenvolvida a inovação na prática. Este é o primeiro contato da Move para coleta de dados e posterior avaliação.

As escolas convidadas a inovar (EMEI Cisne Branco, EMEF Felisberto da Costa Nunes, EMEF Frei Pacífico, EMEF Santa Isabel, EMEF Jerônimo Porto, EMEF São Jorge, EMEF Jardim Outeiral e EMEF Presidente Getúlio Vargas) já tinham um reconhecimento na comunidade pelos trabalhos desenvolvidos e que estava na hora de buscar soluções conjuntas para sanar os problemas locais. A EMEF Getúlio Vargas está inovando na temática arte. A EMEF Jardim Outeiral está desenvolvendo o trabalho voltado às formas de expressão da musicalidade. Sustentabilidade e meio ambiente é o tema trabalhado pela EMEF Frei Pacífico. A EMEI Cisne Branco também desenvolve trabalho na área de sustentabilidade, meio ambiente e alimentação saudável. A EMEF Santa Isabel trabalha a pesquisa, desde o questionamento até sua comunicação com o auxílio da tecnologia. Vivências do e no campo é o trabalho desenvolvido pela EMEF Felisberto da Costa Nunes, que já desenvolvia o projeto, mas agora possui o auxílio da tecnologia. E, as escolas Jerônimo Porto e São Jorge estão desenvolvendo trabalhos voltados para a tecnologia e robótica, com programação e inserção de sucatas na construção dos protótipos.

17 DE junho DE 2016WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR8

A Prefeitura de Viamão abre concurso público de ar-quitetura em nível nacional para revitalização da orla e marina da Praia de Itapuã e orla da praia dos passari-nhos. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 15 de julho e o prêmio para o 1º lugar é R$ 10 mil (acesse o edital). O concurso tem por objeto a seleção da concep-ção urbanística, paisagística e arquitetônica mais ade-quada para a qualificação e revitalização da região. O autor do projeto premiado poderá ser contratado pelo município para o desenvol-vimento do projeto.

Segundo o secretário de Gestão e Relações Institu-cionais, engenheiro Nilton Magalhães, "a inspiração para o concurso veio da par-ticipação da comunidade nas reuniões dos Charrettes, em 2015, nas quais surgiram diversas visões sobre a re-gião". O prefeito Valdir Bo-natto ressalta a importância de Itapuã para esta gestão: "Temos um olhar diferencia-do para Itapuã, com ações práticas. Pavimentação da Enio Ibias, convênio com a Associação dos Bombeiros Civis que dá ampla assis-tência à comunidade, nova ligação com a Praia dos Pas-sarinhos, revitalização dos canteiros, revéillon oficial, enfim, a valorização que a comunidade merece e que fará de Itapuã a porta do de-senvolvimento de Viamão".

Podem participar pro-fissionais diplomados em arquitetura, legalmente ha-bilitados no CAU, residentes e domiciliados no país, em pleno gozo de seus direitos profissionais. Estão impedi-dos de participar do presen-te Concurso os dirigentes e funcionários, servidores ou empregados, ativos ou aposentados vinculados à Prefeitura de Viamão, os integrantes da coordenação do concurso e da comissão julgadora, consultores ou assessores técnicos, assim como seus sócios, funcio-nários, chefes diretos ou pa-rentes em primeiro grau.

A proposta deverá ser apresentada de uma até seis pranchas padronizadas em escala que permita a boa compreensão das ideias e soluções técnicas, valendo--se dos recursos gráficos e visuais (CD ou DVD). São critérios básicos de julga-mento: solução inovadora e criativa; valorização da paisagem aberta e do patri-mônio natural; exploração do potencial paisagístico e de lazer oferecidos pela orla

(chamamento ao turismo); estímulo às atividades so-cioeconômicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da orla; acessi-bilidade; sustentabilidade; baixo custo de implantação e manutenção; segurança da população; integração com o entorno urbanizado; e, identidade visual.

A divulgação do resulta-do final do concurso ocor-rerá no dia 2 de agosto de 2016. O vencedor cederá os direitos patrimoniais relati-vos à proposta selecionada, inclusive o fornecimento de todos os dados, documentos e elementos de informação pertinentes à concepção e desenvolvimento, de modo que o Município possa utili-zá-lo de acordo com o pre-visto no Edital do Concurso e seus anexos, nos termos do art. 111 da Lei Federal n° 8.666/93. 14.2. O autor da proposta selecionada pode-rá ser convidado para par-ticipar do acompanhamento dos processos de elaboração do Projeto Básico e Execu-tivo, caso sejam desenvolvi-dos.

Concurso público escolherá projeto de revitalização da orla e marina de itapuã e Praia dos Passarinhos

Obras da Unidade de Medicina Veterinária em ritmo acelerado

As obras da Unidade de Medicina Veterinária Kate, andam em ritmo acelerado. A construção, feita com dinheiro doado por um empresário, deve ser entregue em outubro e ajudará animais de rua ou de famílias em situação de vulnerabilidade e de baixa renda, tanto de Porto Alegre como de Viamão. Na sexta-feira, dia 10, os prefei-tos das duas cidades, Valdir Bonatto e José Fortunati, fizeram uma visita nas obras do novo empreendimento. Até este momento, 20% da obra já está concluída, em menos de dois meses de trabalho. O prédio deverá estar concluído até outubro, e será um equipamento público pioneiro no Brasil.

A UMV Kate esta localizada em Viamão, na Lomba do Pinheiro, na área da Se-cretaria Especial dos Direitos Animais de Porto Alegre (Seda). Durante a visita, o prefeito Bonatto destacou a parceria entre os dois municípios. “Vamos ter um espaço amplo e de qualidade para que os animais de Porto Alegre e Viamão não fiquem sem atendimento. Isso é muito importante para as famílias que não podem pagar para que seus animais tenham atendimento adequado, além de ser uma questão de saúde pública”, concluiu Valdir Bonatto.

O hospital terá gestão da prefeitura de Porto Alegre, mas os detalhes ainda não foram definidos. “Agora o que buscamos é uma parceria com uma universidade para administrar a UMV Kate e proporcionar formação especializada para os profissio-nais que forem atuar no atendimento público de saúde e bem estar animal”, disse Fortunati.

A visita também foi acompanharam pela Promotora do Ministério Público de Viamão, Anelise Sthi-felman; pela secretária Municipal de Meio Ambiente de Viamão, Liliani Cafruni; pelo engenheiro respon-sável pela obra, João Petersen; pelo coorde-nador da Coman da Prefeitura de Viamão, Ângelo Oliveira; além de representantes da construtora.SAiBA MAiS SOBre A UMV KAte - O local, onde atualmente são realizados os procedimentos de baixa e média complexidade, concentrará toda a estrutura admi-nistrativa da Seda. No terreno de 1,2 mil metros quadrados, serão construídos cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, além de sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120. Com um custo totalmente disponibilizado pelo doador, a obra tem uma duração prevista de nove meses. Este será o primeiro hospital público para animais domésticos do Brasil. São Paulo possui um semelhante. Entretanto, a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclinvepa) criou instituição para atender casos de baixa complexidade e a prefei-tura repassa uma verba mensal para atender 70 casos por dia, incluindo consultas, retornos, internações, exames e cirurgias. O atendimento será feito das 8h às 22h, garantindo que mais animais sejam atendidos.