correio rural 13 de novembro de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.264 | 13 DE NOVEMBRO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão Moção para Barbosa e Pedrinho Contracapa NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Conferência de Cultura é dia 21 Página 3 Carros Antigos tomaram conta da avenida Página 4 Nos 105 anos da ETA, inaugurado busto de Brizola Contracapa Cavalgada no Caminho das Tropas Página 3 Tributo ao roncador Página 3 Rua Bento Gonçalves, 891 – Centro TELE-buSCA: 3446.5433 APrESEnTE ESTE AnúnCio E gAnhE umA hidrATAção PArA o SEu Amiguinho. Rede Municipal terá uniforme em 2016 Página 3 FIGURINO ESCOLAR

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 24-Jul-2016

231 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Correio Rural 13 de novembro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 13 de novembro de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.264 | 13 DE NOVEMBRO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

Moção para

Barbosa e Pedrinho

ContracapaNOVO ENDEREÇO

Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

Conferência de Cultura é dia 21

Página 3

Carros Antigos tomaram conta

da avenida Página 4

Nos 105 anos da ETA, inaugurado busto de Brizola

Contracapa

Cavalgada no Caminho das Tropas

Página 3

Tributo ao roncador Página 3 Rua Bento Gonçalves, 891 – Centro

TELE-buSCA: 3446.5433

APrESEnTE ESTE AnúnCio E gAnhE umA

hidrATAção PArA o SEu Amiguinho.

Rede Municipal terá uniforme em 2016

Página 3

figuRiNo EsColAR

Page 2: Correio Rural 13 de novembro de 2015

13 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR2

Da mesma forma que Ou-tubro Rosa, o Novembro Azul é uma campanha de

conscientização realizada por di-versas entidades durante o mês de novembro com o objetivo de alertar a sociedade e os homens sobre a im-portância da prevenção e do diag-nóstico precoce do câncer de prósta-ta e também de outras doenças que afetam o público masculino.

Apesar de ser pouco lembrado, o movimento teve origem na Aus-trália no ano de 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. E é tra-dicionalmente dedicado ao Diabetes Mellitus. Em outros países, a campa-nha é mais intensa e existem reuni-ões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de prós-tata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre os ho-mens, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, diversas Pre-feituras – como a de Viamão - ilu-minaram pontos significativos de suas cidades e distribuem panfletos explicativos do movimento.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da do-ença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os ho-mens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais preva-lente em homens, representando 10% do total de cânceres.

Portanto, homens, fiquem em alerta e previnam-se!

EDITORIAL

Novembro Azul

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOSAh!... Que fome!...Você já ouviu falar em “gourmet”? Pois esta palavra francesa significa discrição, requinte, paladar, conhecimento. Em síntese, gourmet é um conhecedor de pratos e vinhos finos. Existe, também, a palavra “gourmand”, que significa um cidadão quase glutão, alguém que gosta de comer em demasia e beber até cair. A história deixa nesta conta alguns nomes como o rei Henrique VIII, o ator Marlon Brando, além de muitos que conheço por aí...

Galeto EscoteiroNo domingo, 8, ao meio-dia, realizou-se atividade social já tradicional no calendário viamonense: o 27º Galeto Escoteiro organizado pelo Grupo Escoteiro Marista Irmão Dionysio Tonial. O evento foi realizado no Centro Cultural Marista Graças e reuniu centenas de pessoas. Presidido pelo chefe Marcos Gonçalves, o grupo escoteiro apresentou à comunidade um excelente almoço com cardápio da chefe Alzira Bitencourth e produzido pela Patrulha Coruja. Programe-se! O próximo evento do GEMIDT será no dia 10 de abril de 2016.

A casa vai cair

OMASKARA

Te liga Bonatto!Do site da Câmara Municipal: “Armando decidiu (...) que

devolva o projeto ao prefeito para que no prazo regimental faça todas as correções necessárias, afim de reconstrução do projeto do novo Plano de Carreira (..).

Ouviu Bonatto? O Armandou decidiiu que tu corrijas o Pla-no, e rapidamente. Não demora os 16 anos que o PT demorou para (não) fazer esse Plano.

O asfalto que se esfarelouTambém do site da Câmara. Dédo Machado: “O asfalto da

rua atrás da Prefeitura e Câmara está completamente deteriora-do e sabemos que, por cinco anos, a empresa responsável pela obra é obrigada a refazer, ou, quem sabe, o Governo fizesse a retirada daquele “resto” de asfalto, mas não, é preferível deixar assim e ficar batendo no Governo passado”.

Pelo que fiquei sabendo o dito asfalto seria alvo de inves-tigação, na esfera federal. Reconstruir poderia ser, digamos, destruir as provas.

Chapa única na OAB ViamãoParece que, ao contrário da eleição de 2013, a disputa na

OAB Viamão deste ano será tranquila. Nilson Pinto da Silva, atual presidente, deve concorrer em chapa única. Dr. Nilson tem sido figura importante na sustentação do governo.

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

Brizola não atraiu todo o PDTChamou atenção a ausência da única vereadora do PDT

em Viamão, Eda Giendrukzac, na cerimônia de inauguração do busto de Leonel Brizola, nas comemorações dos 105 anos da ETA. Nada menos que o presidente nacional da sigla, Car-los Lupi estava presente, além de toda a cúpla estadual dos trabalhistas – Vieira da Cunha, Pompeo de Mattos, Ciro Si-moni e Giovani Cherini. Leonel Rocha, presidente municipal, de grande vivência entre esses nomes, circulou com naturali-dade, e foi um excelente anfitrião, demonstrando que o PDT agora tem um presidente de alto nível, educado e com expe-riência política. Bateu um papo animado com André Pacheco, Edson Brum, José Stédlie, enfim, honrou o sobrenome que carrega e a historia do PDT de Viamão.

Rede formadaDivulgada na rede social do jornalista Mário Dutra, a foto

oficial de formação do diretório municipal da Rede Susten-tabilidade. Resta saber se realmente a Rede vai decolar em Viamão, atraindo algum vereador.

FICÇÃO: Uma vez, num conglomerado de casas e edifícios, na localidade chamada de país das maravilhas, começou a ser construído um prédio majestoso. Sob o comando de seu idealizador e administrador, ganhou as manchetes, subindo a tal ponto de tornar-se o máximo em questão de abrigar o maior número de pessoas. Pronto, apto para uso, no seu interior alojaram-se os mais diversos tipos de indivíduos. Adorado por todos, o administrador, envolvente, de fácil palavra mas não muito letrado, foi guindado à condição de síndico do local e ali ficou por oito anos. Ao retirar-se, teve a condição e obrigação de eleger uma substituta, destacada senhora que ali residia andando de alto a baixo.

Com o correr do tempo, no entanto, muitos daqueles moradores passaram a mostrar seus desejos, suas ganâncias e arrogâncias, numa amostragem em negócios não tão limpos que vieram a aparecer nas páginas policiais. Houve brigas internas e muitos estavam acolherados com moradores de outros edifícios vizinhos. Com este quadro, esqueceram-se de cuidar da estrutura física do prédio que, assim, passou a ter as paredes rachadas, portas arrancadas, pintura desbotada, reboco corroído, fatos que levaram os entendidos da política de engenharia a prever o seu desmoronamento.

O (ainda) administrador e ex-síndico tremeu dos pés à cabeça e passou a dar pitacos para que o pior não viesse a acontecer. Aliás, ele estava sendo apontado como um dos culpados pelo caos. Afinal, fora ele o grande idealizador da obra. Mas ninguém lhe dava ouvidos e até o colocavam como envolvido nas trapalhadas. Um dia, em reunião com a presença de todos moradores e interessados, ele conclamou pela melhoria das estruturas sob pena de desabamento. Envolvido na culpa total, sentenciou: - Se tudo cair, eu vou sobreviver!

REALIDADE: Discursando em reunião do diretório nacional do PT, o ex-presidente Lula, um dos idealizadores do partido, reagiu às investigações de sua família por supostos crimes de corrupção. Disse: - “Aprendi a enfrentar adversidades. Podem ficar certos que eu vou sobreviver”.

Foto: Rita PinheiRo

Page 3: Correio Rural 13 de novembro de 2015

13 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Só chegamos em 2015 por causa dos roncadores.

Tributo ao roncadorDizem que o álcool é um dos maiores desagregadores de famí-

lias. Concordo. É um grande inimigo do homem mas, também, se diz que um homem que não enfrenta seus inimigos é um covar-de. Porém existe um inimigo nada silencioso e que, também, sepa-ra casais. Um inimigo difícil de se enfrentar: o ronco. O ronco é um dos mais injustiçados feitos masculinos de todos os tempos. Nunca verás alguém falando bem do ronco ou de um roncador. Inúmeros casais dormem em quartos sepa-rados por causa do ronco. Não há nada de abonador em um ronco. Só aspectos negativos. Dizem: “fu-lano ronca como um urso”; “para de comer senão vai roncar como um porco”. Quando tem algo mais ou menos sobre o ronco, não é dos homens e sim sobre bugios, como o Festival Ronco do Bugio realizado anualmente em São Francisco de Paula e que já está na 24ª edição. Meu tio Zezinho era um grande roncador. Carlão Morrone também é famoso por seus roncos. Dálcio Dornelles tem cara de quem ronca muito. Minha irmã obrigou meu cunhado a fazer uma cirurgia para ele parar de roncar. Quase matou o rapaz. Esses dias levantei, fui tomar café, nos sentamos, e a Fábia ligou o gravador do celular: lá estava eu roncando. Algo entre um gnu se afogando e um bombardeio nuclear. Me senti poderoso. Di-zem que Getúlio Vargas e Brizola roncavam muito. Parece que Lula não ronca mas fala dormindo: “Papupa, Papuda, Papuda...”.

O que não se informa é que devemos nossa sobrevivência ao ronco. Só chegamos em 2015 por causa dos roncadores. Explico: nossos ancestrais, neandertais e afins, moradores de cavernas, eram presas dos terríveis animais que viviam naquela época (dinossauros, tigres de dentes de sabre, entre outros predadores). Durante o dia os pré-humanos se viravam como dava, pescando e caçando, mas à noite, exaustos, tinham que descansar. Como sabem, a maioria dos predadores sai à noite para caçar. Justamente na hora em que nossos tratiravós dormiam em caverna esplêndida. Aí que entra o ronco. Os predadores entravam furtivamente na caverna e se depa-ravam com aquele grunhido: o ronco! O ronco é tipo um aviso: “tô dormindo mas tô ligado, não vem que não tem!”. Assustados com aquela demonstração de força e poderio ronquífero na escuridão, na dúvida, os predadores desistiam e preferiam presas mais silen-ciosas e menos assustadoras. Estou para dizer que o grande líder das antigas tribos não era o bam-bam-bam, nem o mais forte, e sim o cara que roncava mais alto. Era demonstração de força e vigor. Proteção e segurança. As mulheres das cavernas piravam num bom roncador. O ronco foi motivo de evolução e perpetuação de nossa espécie. Te garanto que dinossauros não roncavam. Alguém viu um dinossauro por aí?

Portanto, não reclame de seu marido roncador. Agradeça-o. Não estaríamos aqui se não fosse pelo seu DNA roncador de seus guer-reiros antepassados. Deixe-o roncar à vontade, orgulhe-se de seu roncador em casa, sem ele não chegaríamos tão longe. E sempre tem aqueles tampões para os ouvidos. Ou o quarto de hóspedes.

Alunos de Viamão uniformizados em 2016

Um anseio da comuni-dade escolar viamonense estará sendo atendido no ano letivo de 2016. A Secre-taria Municipal de Educação (SME), durante os meses de novembro e dezembro, vai fazer o lançamento do uni-forme que será adotado no próximo ano letivo para os alunos da educação infantil e ensino fundamental de toda a rede. Serão investidos R$ 2,3 milhões na compra de 25 mil kits. Cada kit será com-posto por um abrigo com-pleto (calça e agasalho), uma camiseta manga curta, uma camiseta manga longa, uma bermuda para os meninos ou um corsário para as meninas.

O município aderiu ao processo licitatório do Con-sórcio Metropolitano da As-sociação dos Municípios da Grande Porto Alegre para aquisição de uniformes esco-lares. Viamão já fez adesão nesta mesma modalidade para comprar medicamentos. Quatro empresas venceram o processo e a SME já recebeu a grade de tamanhos e está fazendo um levantamento junto às escolas para verificação da quantidade.

De acordo com a secretária de Educação, Marcia Culau, o uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais. “Queremos que nossos alunos criem uma identidade com a sua escola e com o município. Seu uso desenvol-ve nos alunos um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças. Além disso, o uniforme é uma identificação do estudante e uma segurança para os pais, principalmente nas saídas para estudo e pesquisas junto à comuni-dade”, explica Marcia.

“Estamos mantendo os investimentos em educação, mesmo em época de crise, amplian-do escolas, mantendo em pleno funcionamento a maior frota de transporte escolar do RS, qualificando constantemente nossos profissionais e, agora, entregando uniformes para to-dos os alunos da rede”, destacou o prefeito Valdir Bonatto.

Gincana - Para fazer o lançamento junto aos estudantes e estimulá-los para o uso do uni-forme, a SME sugeriu que todas as escolas façam uma gincana, despertando o interesse do aluno pelo seu uso. Dentre as tarefas propostas, estão: a criação de um mascote com material reciclável para divulgação do uniforme; a criação de um vídeo com uma música que tenham as palavras segurança, identidade, Viamão e uniforme; entrevistar e filmar a comunidade sobre a importância do uso do uniforme na rede escolar; criar um termo de adesão ao uso do uniforme e colher assinaturas nas turmas; e, por último, criar uma campanha com a foto do uniforme e publicar na rede social oficial da escola com a hashtag (#) EUCURTOUNI-FORME. “As três turmas mais criativas da rede, de educação infantil, fundamental I e funda-mental II, participarão da campanha de divulgação da Volta às Aulas no ano letivo de 2016. Estamos adquirindo uniformes de qualidade, todos identificados nas cores do novo layout das escolas, e queremos a adesão de todos”, encerra a secretária de Educação.

Conferência Municipal de Cultura será dia 21No sábado, 21 de novembro, das 8 às 14 horas, no salão paroquial da Igreja Matriz

Nossa Senhora da Conceição, no centro, ocorre a 3ª edição da Conferência Municipal de Cultura. Com o tema “A Lei Municipal que criou o Fundo e o Plano Municipal de Cultura”, a etapa municipal abordará a lei nº 4.179, de 2013, que criou o Fundo de Gestão do Sistema Municipal de Cultura de Viamão. A coordenação da Conferência é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura. O secretário da SMC, Joel Cavalheiro, convida a comunidade a participar deste evento, que busca novos rumos às políticas públicas na área da cultura para o município.

Page 4: Correio Rural 13 de novembro de 2015

13 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR4

ASSOCIE-SE À ACIVI E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A ENTIDADE OFERECE

Acivi é homenageada noTá na Mesa da Federasul

O presidente da Federasul, Ricardo Rus-sowsky, homenageou a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão (Acivi) pela comemoração dos 65 anos de filiação à entidade e pelo expressivo trabalho que realiza em Via-mão. O tradicional evento ‘Tá na Mesa’ aconte-ceu ontem ao meio dia, no Palácio do Comércio, em Porto Alegre.

– Ficamos felizes e honrados em receber esta homenagem que consagra o trabalho que a asso-ciação vem fazendo ao longo dos anos – disse o presidente durante sua fala.

Além das homenagens, o presidente do Tri-bunal de Justiça do Estado, Desembargador Jo-sé Aquino Flôres de Camargo ministrou uma pa-lestra para os presentes.

A Associação Comercial, Industrial e de Ser-viços de Viamão (Acivi), na figura de seu presi-dente, Paulo Silveira, participou do 1º Workshop Turismo Rural, realizado no EcoResort Vila Ventura nesta quarta-feira, em uma parceria do Instituto Viamontes, do Sindicato Rural e do Se-nar/RS.

O objetivo do evento era a troca de ideias e de conhecimentos sobre os produtos e empreende-dores locais. Silveira acredita que a rota servirá para beneficiar empresários menores.

– O nosso município é muito grande e muitos empresários menores acabam não se benefician-do. Vamos fazer o viamonense comprar mais produtos da terra, girar o comércio rural. Quan-do ajudamos os empresários, ajudamos o muni-cípio – disse Paulo.

Pelo desenvolvimentoda Rota das Especiarias

facebook.com/acivi.viamao

Siga nossa página no Facebook e fique informado sobre os

principais acontecimentos da semana

lions Clubes de ViamãoO Governador do Distrito LD3 de Lions Clube Inter-

nacional, Leovegildo Filho da Costa e Silva, acompanhado de sua esposa Elusa Suzanete e demais dirigentes, esteve por duas vezes em Viamão no período de uma semana. No dia 05, foi recepcionado pelo Lions Clube Viamão Nossa Senhora Aparecida, que tem na presidência Ignácio Pelli-zzaro, sendo que na ocasião fez diversas visitas a entidades e empresas locais, uma delas no Tecnopuc (foto) quando conheceu as instalações daquele local tecnológico. À noite participou de assembleia festiva no Clube dos Casados.

No dia 11, ao voltar a Viamão, foi recebido pelo Lions Clube Viamão, presidido por Ademar Weisheimer, e pelo Lions Clube Viamão Santa Isabel, que tem como presidente Adelar Dallago. Foram realizadas novas visitas e à noite ocorreu assembleia festiva conjunta no Restaurante Pedralli Gourmet.

Coluna da APAEPsicologia

Psicologia é a ciência que estuda o compor-tamento humano e seus processos mentais, isto é, preocupa-se com o que motiva o comportamen-to humano, com o que sustenta esse comporta-mento, com o que finaliza esse comportamento e seus processos mentais, que passam pela sensa-ção, emoção, percepção, aprendi-zagem, inteligência, enfim todos os estados mentais, contribuindo em várias áreas de conhecimen-to possibilitando uma gama infini-ta de descobertas sobre o homem, seu comportamento e suas rela-ções. os processos mentais, são a base do comportamento huma-no. importante deixar claro que os processos mentais são as formas de funcionamento da mente, pen-sar, planejar, fantasiar, sonhar, tirar conclusões.

a equipe de psicologia da aPae de Viamão atua na área da Defi-ciência intelectual, considerando o desenvolvimento humano, familiar e suas interfaces com a educação e o trabalho. atuam hoje na aPae de Viamão quatro psicólogas: andrea Lopes, Lilian Cunha, Márcia Colombo e Maria Cristina Coiro Pacheco. o setor atende as demandas da escola de educação especial integração e apoia escolas municipais e estaduais, bem como a comunidade em geral.

entre as atividades da equipe, destaca-se: a avaliação psicossocial. a psicologia escolar realizando assessoria aos docentes, orientação aos responsáveis e profissionais que atendem aos alunos, encaminhamen-tos, promoção da inclusão escolar e do trabalho. a psicologia clínica, que realiza a psicoterapia breve e de apoio, com atendimento clínico in-dividual ou em grupos contemplando a infância, adolescência e família. a equipe dispõe de 75 horários para os atendimentos, tendo um cadas-tro de 86 pessoas avaliadas com indicação para psicoterapia esperan-do por uma vaga. o acesso ao serviço de psicologia ocorre através de encaminhamento dos profissionais da instituição ou escolas estaduais, núcleo de Políticas inclusivas do município, secretaria da Saúde e CaPSi.

Ocorreu no domingo, dia 08, no centro de Viamão, o 3º Encontro de Veículos Antigos. A exposição é promovida pelo Clube do Carro Antigo de Viamão, com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transpor-te. Muitos apreciadores de veículos de décadas passadas fizeram questão de visitar as relíquias que ficaram em exposição na Av. Coronel Marcos de Andrade, no centro. O evento, que ocorre todo segundo domingo de cada mês, é aberto à comunidade.

Muitos veículos chamaram a atenção do público presente, tais como o DKW Júnior 1961 (veículo com placa preta – apenas os carros com mais de 30 anos e que possuem mais de 80% das peças originais, inclusive a cor, recebem esta distinção); a Rural Pickup F75 (década de 1960); o Ita-maraty; o Gordini; e os MP Lafer, que são réplicas fiéis do clássico inglês MGTD, mas com a mecânica do Fusca. Outros símbolos dos anos 60, 70 e 80 também marcaram presença e chamaram a atenção, como os Fuscas, Chevettes, Corcel, entre outros.

Conforme um dos organizadores e membro do Clube do Carro Anti-go de Viamão, Émerson Gonçalves, o objetivo é dar sequência ao evento. “Nosso objetivo é reunir as famílias e as pessoas que gostam de carros an-tigos e proporcionar um momento de confraternização. Já estamos no ter-ceiro encontro e queremos que o evento se firme no calendário de eventos do município, reunindo cada vez mais expositores e visitadores”, destaca

Natação paradesportiva no CCOcorreu no sábado, dia 07, na piscina do Clube dos Casa-

dos, o Festival Paradesportivo de Natação Projeto Chuá, um evento de âmbito regional organizado pelo Projeto Chuá e o Clube dos Casados. O objetivo é de promover e fomentar a prática de natação como forma de inclusão para nadadores, dos naipes feminino e masculino, de níveis iniciantes, inter-mediários e avançados, com deficiência intelectual, física e vi-sual, oportunizando a integração e abertura de espaço de in-tercâmbio entre diferentes escolas e projetos paradesportivos.

O evento esportivo reuniu nadadores, desde o naipe ini-ciantes aos avançados do Projeto Chuá, do Projeto Esporte Mais, Lindóia Tênis Clube, E.E.E. Recanto da Alegria, so-mando 32 participantes. Todos ganharam medalhas de pri-meiro, segundo e terceiro lugares e de participação para os que completaram a prova.

3º Encontro de Veículos Antigos

Page 5: Correio Rural 13 de novembro de 2015

13 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR 5

PENSE COMIGO

PsB realiza reunião do Diretório

Apresentar propos-tas viáveis para as prin-cipais áreas de Viamão, visando o desenvol-vimento econômico e social do município. É com esse propósito que o PSB local está re-alizando uma série de debates temáticos que irão nortear o Plano de Governo da sigla para a disputa das eleições municipais de 2016. Os encontros tiveram sequência na segunda--feira, dia 10. Reu-nindo pré-candidatos e liderado pelo vice--presidente da sigla, Ruy Rostirolla, os so-cialistas debateram as perspectivas e os desa-fios para a Habitação, o Turismo, o Desenvol-vimento Econômico e o Planejamento. “Além de apresentar nossas propostas, estamos traçando um paralelo com a realidade atu-al da cidade, fazendo uma avaliação do atu-al governo”, destacou o presidente Milton Jader. (Texto: Saul Tei-xeira - Jornalista PSB/Viamão)

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A d V o C A C i Anilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

marildes ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

dr. José Tadeu Pereira da Silva

oAb/rS 21.663

dra. Patrice noeli Fróes Silva oAb/rS 49.242

rua mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

falando sozinhoEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

A visão do mundo ao redor fica, para mim, menos clara. Estou buscando dentro de mim conceitos novos que possam entender melhor o que me cerca. Nestes mo-

mentos, falo sozinho e tento não parecer muito louco por estar trocando informações comigo mesmo.

As minhas andanças por aí me deixam menos preocupado com a demência, pois está todo mundo conectado, falando ou ouvindo com fones adaptados e sem registrar nada ao redor. Eu, pelo menos, falo sozinho sobre o que está se passando por aqui, neste plano; falo sobre pessoas e fatos que me rodeiam, enquanto os demais, “conectados”, estão em outra dimensão, falando ou ouvindo algo que está distante.

Um dia acreditei que estava ouvindo vozes estranhas. Nada disso! É que haviam ligado, num restaurante, um aparelho de som que ficava repetindo mensagens a todo o momento. Era o celular de quem estava duas mesas ao lado e o cidadão falava com as imagens e com os sons, sem se importar em nada com o que o rodeava.

Nas minhas falas vou firmando a convicção de que temos de reverter este jogo. Chegou a hora de definir horários especí-ficos para nos conectar e ficarmos a disposição das mídias; nos libertarmos um pouco dessa maluquice de estar sempre em função do distante e longe do próximo, presente, que pode ser percebido e com quem podemos trocar ideias.

Há vários anos estabeleci, para mim mesmo, que somen-te vejo e-mails em horas definidas, não quero o ZAP–ZAP (Whats-app) ou qualquer outro meio de comunicação além do já velho e conhecido aparelho celular convencional.

Enquanto o mundo enlouquece com a conexão perma-nente, prefiro falar com quem possa me ouvir... Nem que seja eu mesmo!(Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

Até dezembro, o para-naense Kleber Ferreira da Costa irá percorrer uma aventura de cerca de 1.500 quilômetros até Sorocaba (SP), no lombo de seu ca-valo. A 'Cavalgada da Espe-rança', como está sendo cha-mada, partiu de Viamão, no último dia 6, e pretende des-pertar a solidariedade das pessoas para as causas so-ciais. Além disso, o projeto visa fazer o resgate histórico dos Estados do Rio Gran-de do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, através da reconstituição dos cami-nhos que os tropeiros utili-zavam, nos séculos 18 e 19, para transporte de gado e de mulas.

Cavalgada refaz ‘Caminho das Tropas’Durante sua passagem

por Viamão, Kleber entre-gou ao prefeito, Valdir Bo-natto, uma carta do Gover-no do Estado do Paraná, que faz uma apresentação do projeto. O prefeito desejou uma boa jornada. “Quero lhe parabenizar por essa bela ação. É admirável percorrer tantos quilômetros, durante vários dias, para alcançar o objetivo de chegar à Soroca-ba, levando a mensagem de solidariedade. A Cavalgada resgata também a história de nossa cidade e faz uma ho-menagem aos tropeiros, tão importantes na abertura de estradas e fundação de vilas e cidades por onde percor-riam”, destacou o prefeito.

A Cavalgada apoia a As-sociação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmei-ra, no Paraná, cidade natal de Kleber. Os cavalos utili-zados durante o percurso, um da raça quarto de milha e o outro da raça crioulo,

serão leiloados e toda ren-da obtida vai reverter para a entidade. A Cavalgada par-tiu de Viamão e atravessará a divisa entre RS e SC, pelos altos da Serra, entrando no Paraná, na cidade de Rio Negro, passando por Porto Amazonas, Palmeira e ou-tras cidades até chegar ao Estado de São Paulo, termi-nando em Sorocaba. KlEBER fERREiRA - Ele trabalhou no circo desde os 13 anos, percorrendo o Bra-sil e uma boa parte da Amé-rica Latina e Europa. Ele foi também dublê de Beto Car-rero e, após o seu falecimen-

to, passou a interpretar esse papel utilizando as mesmas vestimentas e montando o Cavalo Faísca. Atualmente, é empresário da área de en-tretenimentos e está à fren-te da Cowboys do Asfalto, onde realiza vários eventos pelo Brasil. Sempre esteve envolvido com as causas so-ciais. Em agosto deste ano, realizou uma ação na cida-de de Barretos em prol do Hospital do Câncer, com o cantor Garth Brooks, onde toda a renda obtida foi re-vertida para construir um novo hospital de Porto Ve-lho - RO.

Page 6: Correio Rural 13 de novembro de 2015

13 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR6

ÁVILA IMÓVEISRua Cel. Marcos de Andrade, 95 - Salas 201 e 203 - Centro - Viamão – Fone 3485.1053 – CRECI 3494

ÁVILA IMÓVEIS DISPÕE PARA LOCAÇÃO:IMÓVEIS RESIDENCIAIS DISPONÍVEISCódigo: 023 – ESPIGÃO: Chácara medindo 7he, com casa de alvenaria, servida com quatro dormitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha, três banheiros, área de serviços e garagem. Próximo ao Hotel Vila Ventura. Estrada Passo da Olaria, nº 1.445. R$ 500,00 + taxas.C: 133 – São Cristóvão: casa de alvenaria, com 1 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado. Rua São Borja, nº 88. R$ 350,00 + taxas.Cód. 068: Tarumã- casa de alvenaria, com 3 dormitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, varanda, três ba-nheiros, área de serviços com churrasqueira e garagem para três carros, sendo a área construída de 157,60m2. Terreno todo murado, com 14m de frente e 40m de frente a fundos. Rua Pero Vaz de Caminha, nº 82. R$ 1.800,00 + taxas.C: 036 – Fiúza: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, co-zinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com tela. Rua Prenda Minha, nº 28. R$ 450,00 + taxas. C: 060 – Centro: Apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Pátio fechado. Bem localizada, em frente à Escola Ad-ventista. Rua General Câmara, nº 213. R$ 700,00 + taxas. C: 097 – Centro: apartamento no 2º piso, com 2 dormitó-rios amplos, sala, cozinha, banheiro, área de serviços com churrasqueira, com sacada na sala e nos dormitórios e ga-ragem para carro. Rua Dois de Novembro, nº 49, apto. 302. R$ 1.200,00 + taxas.C: 108 – Sítio São José: casa mista com 2 dorm., sala e co-zinha conjugada, banheiro, área de serviços e cobertura para carro. Pátio fechado, com portão eletrônico. Rua Maurício S. Sobrinho, nº 810, frente. R$ 600,00 + taxas. C: 122 – Sítio São José: casa mista com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Rua Fernandes Braga, nº 76, Travessa 03. R$ 500,00 + taxas. C: 176 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, sala de jantar, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem para 2 carros. Pátio fechado com muro e grades. Av.

João Fernando Krahe, nº 620. R$ 1.000,00 + taxas. C: 205– Querência: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio fechado com muro e gradil. Rua Vitória Régia, nº 252. R$ 800,00 + taxas. C: 103 – Planalto: casa de alvenaria com 2 dorm., sala, co-zinha, banheiro, área de serviços com churrasqueira e cober-tura para carro. Av. Montenegro, nº 228. R$480,00 + taxas. C: 067 – Parque Santa Maria: casa de alvenaria com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro e área de serviços. Rua Nilo Scur, nº 364, fundos. R$450,00 + taxas. C: 115 – São Lucas: apartamento com 2 dormitórios, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços, com sacada e opção de box. Beco dos Soares, nº 1.369, apto. 02, 1º piso. R$700,00 + taxas (Box + R$ 50,00).C: 116 – São Lucas: apartamento com 1 dormitório, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços, com sacada e opção de box. Beco dos Soares, nº 1.361 apto.03, 1º piso. R$ 600,00 + taxas (Box + R$ 50,00).C: 117 – São Lucas: casa de alvenaria, com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado. Rua Beco dos Soares, nº 1.451. R$ 600,00 + taxas.C: 078 – São Lucas: casa de alvenaria, com 2 dormitórios amplos, sala e cozinha conjugada, banheiro e ampla área de serviços. Pátio amplo e fechado com parte de arame e tela. Rua Zequinha de Abreu, nº 510/01. R$ 450,00 + taxas.C: 045 – Pinheiro: apartamento térreo, tipo JK. Av. Se. Sal-gado Filho, nº 4.090. Parada 41. R$ 500,00+ taxas.C: 123 – Cecília/Gaúcha: casa de alvenaria, com 1 dormi-tório, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Pátio amplo e fechado. Rua Visconde do Inhaumã, nº 43. Pa-rada 37. R$ 480,00 + taxas.C: 230 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Rua Germano Bumbel, nº 78/D. R$ 450,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 231 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, semi mobilia-do, com 1dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área

de serviços. Rua Germano Bumbel, nº 78/C. R$ 350,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 214 – Monte Alegre: casa mista com 2 dorm., sala, co-zinha, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Av. Guanabara, nº 492. R$550,00 + taxas. IMÓVEIS COMERCIAISC: 112 – Porto Alegre: Prédio comercial de construção de alvenaria, com espaço para depósito e estacionamento, co-zinha e dois banheiros. Pátio fechado com muro e portão de ferro, medindo 15m de frente por 30m de frente a fundos. Av. Ipiranga, nº 8.711. R$3.800,00 + taxas.C: 190 – Centro: Prédio comercial de construção mista, com salão para atendimento, cozinha, banheiro, depósito e pátio nos fundos. Praça Adolfo Veiga, nº 39. Próximo a Empresa de ônibus. R$1.300,00 + taxas.C: 066 – Querência: Sala comercial medindo 4,5m de frente por 5,60m de frente a fundos, mais banheiro, com estacio-namento para clientes em frente. Ótima localização. Av. Se. Salgado Filho, nº 7.881, sala 01. Parada 52. R$ 600,00 + taxas.C: 101 – Querência: Sala comercial medindo 210m2, tér-reo, próprio para depósito ou comércio em geral, com pé di-reito de 2,8m. Com rampa de elevação de automóveis, para vistoria automotiva, próprio para revenda ou mecânica. Óti-ma localização. Junto ao retorno da Estrada do Cocão. Av. Se. Salgado Filho, nº 8.841. Parada 54. R$ 1.800,00 + taxas.C: 124 – Jardim Maratá: Sala comercial, com banheiro, medindo 60m2. Ótima localização. Av. Se. Salgado Filho, nº 6.235, loja 01. Parada 47. R$1.200,00 + taxas.C: 012 – São Lucas: Sala comercial com 80m², com lan-cheria instalada, podendo ser adaptada para outro ramo de comércio. Esquina com a Av. Se. Salgado Filho, parada 47. Rua Cibélius, nº 38. R$1.200,00 + taxas.C: 047 - Florença: parte de um terreno para instalação de comércio. Rua asfaltada com ônibus próximo. Rua Crisânte-mo, nº 163. R$ 300,00 + taxas.C: 120 – Vila Augusta: Sala comercial com 35m², com banheiro instalado. Ótima localização. Rua Dário Gonçalves Molho, nº 501. R$450,00 + taxas.

www.avilaimoveisviamao.com.br

EDITAIS DE CASAMENTOMaria Clair Machado Guimarães, Oficial Designada do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11786, de 05 de novembro de 2015.SEBASTIÃO AÍRTON GONÇALVES, natural do Estado de Santa Catarina, divorciado, instalador hidráulico, e LUCIANE RITZ DE OLIVEIRA, natural deste Estado, solteira, maior, cobradora de ônibus, ambos residentes neste Distrito.

Edital nº 11787, de 05 de novembro de 2015.GILBERTO COSTA, divorciado, funcionário público estadual aposentado, e MARLENE DE OLIVEIRA PEREIRA, viúva, empregada doméstica aposentada, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11788, de 05 de novembro de 2015.GABRIEL DUTRA MARIANO, militar, e ANELISE LISIANE SANTOS DA ROSA FERRAZ, estudante, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11789, de 05 de novembro de 2015.ARLINDO BÓLICO, divorciado, comerciante, e MARLISE DA CRUZ PEREIRA, solteira, maior, do lar, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11790, de 06 de novembro de 2015.JOSÉ GABRIEL DE OLIVEIRA, motorista, e MÁRCIA HELENA PINHEIRO FIGUEIREDO, auxiliar de limpeza, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores, residentes neste Distrito.

Edital nº 11791, de 06 de novembro de 2015.HÉLVIO DE SÁ BRUNES, policial-militar aposentado, e LISIANE TERESINHA SCHMITT, auxiliar de enfermagem, ambos naturais deste Estado, divorciados, residentes neste Distrito.

Edital nº 11792, de 06 de novembro de 2015.OTÁVIO CÂNDIDO DA SILVA, natural do Estado de Minas Gerais, divorciado, gráfico aposentado, e MARIA HELENA SELBACH, natural deste Estado, solteira, maior, professora, ambos residentes neste Distrito.

Edital nº 11793, de 09 de novembro de 2015.JUAREZ OLIVEIRA DA CRUZ, gesseiro, residente neste Distrito, e PÂMELA FERNANDES CASTILHO, técnica em saúde bucal, residente em Porto Alegre, RS, ambos naturais deste Estado, solteiros, maiores.

Edital nº 11794, de 10 de novembro de 2015.CARLOS ALEXANDRE BAUM ARAÚJO, divorciado, construtor civil, e BRUNA SILVA DOS SANTOS, solteira, maior, do lar, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11795, de 11 de novembro de 2015.GILBERTO FRIGO RIBEIRO, solteiro, maior, técnico eletricista, e CLÁUDIA GOULART NAIBRE, divorciada, esteticista, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11796, de 11 de novembro de 2015.VÂNDERSON MARQUES CIDADE, solteiro, maior, residente neste Distrito, e DAIANE VAZ DE JESUS, divorciada, residente em Alvorada, RS, ambos naturais deste Estado, comerciários.

Edital nº 11797, de 11 de novembro de 2015.BRÁULIO GUERREIRO RODRIGUES, solteiro, maior, promotor de supermercado, e MICHELE ALBERTINA GRACIANO FERREIRA, divorciada, comerciária, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11798, de 11 de novembro de 2015.LUIZ FERNANDO DA ANUNCIAÇÃO BARTH, solteiro, maior, pintor automotivo, e LIRES GONÇALVES, divorciada, diarista, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César, 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 30541913. [email protected]

Viamão, 12 de novembro de 2015

A comunidade escolar da Rede CESI já está preparada para a festa de aniversário dos 15 anos do CESI Santa Isabel e dos 10 anos do CESI Júnior. As atrações culturais e recrea-tivas, programadas para o dia 21 de novembro, foram plane-jadas há muito tempo.

Alunos e professores participaram das Gincanas de Ani-versário. As ações, desenvolvidas ao longo de quase 4 meses, foram importantes para tematizar a festa. Recordações, ho-menagens e solidariedade contribuíram para a construção de uma celebração com a identidade da Rede CESI. A gincana uniu os alunos em sala de aula, transformando as turmas em equipes. “Participar de uma atividade de aniversário é uma experiência incrível. Algumas tarefas foram bem difíceis de serem executadas, mas todos correram atrás. O mais impor-tante foi o empenho e a união da turma”, afirma Gabriele, es-tudante do 1º ano do Ensino Médio, que está no CESI Santa Isabel desde a 1ª série do Ensino Fundamental.

Ana Bárbara, também do 1º ano do Ensino Médio, revela que as atividades festivas proporcionadas na escola possuem um clima familiar e de muito aprendizado. “Cheguei ao CESI Santa Isabel na 6ª série do Ensino Fundamental e fui muito bem recepcionada. A gincana oportunizou retomar o clima do Ensino Fundamental II para nós. Começamos o ano de-sunidos, mas superamos os conflitos e construímos novos valores e afinidades na turma”, conta a estudante.gRuPo Do BolA VAi ANiMAR o ANiVERsáRio

Todas as atividades serão sediadas no CESI Santa Isabel, no dia 21 de novembro. Mas a grande atração do evento será o show do Grupo do Bola, banda participante do programa

festa de aniversário do CEsi santa isabel e CEsi JúniorSuperstar da Rede Globo, às 15h30. No entan-to, a comemoração iniciará pela manhã e se-guirá até o final da tarde.

O CESI Júnior e o Ensino Fundamental I do CESI Santa Isabel iniciarão as atividades da festa. Pela manhã, a partir das 8h30min, estão programadas as apresentações artísticas dos pequenos e a divulgação dos resultados da gin-cana do CESI Júnior. No período da tarde, a partir das 13h30min, o Ensino Fundamental II

e o Ensino Médio conhecerão os vencedores da Gincana de Aniversário, farão apresentações artísticas e participarão das atividades especiais.

Além das atividades recreativas, a comunidade escolar terá um dia de muitas emoções. Ex-alunos estão mais do que convidados para partici-par desta grande festa, garantindo reencontros, lembranças e as alegrias de fazer parte desta história.

Page 7: Correio Rural 13 de novembro de 2015

13 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR 7

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

www.bicofinoesaltoalto.com.brPATriCiA ArrudA PATriCE FróES

Muito Midi, no Verão !!!Olá Meninas!

Bom dia Gurias!!!Ele apareceu no

verão passado, aden-trou o inverno e con-tinuará firme no Verão 2016!

Já falamos sobre ele no blog, e tudo indica que o Midi veio para ficar!!!

Sou suspeita para falar, pois, além de amar saias e vestidos, adoro esse compri-mento. Ele tem o dom de transformar a imagem, passando elegância na medida certa. Além de ser um muito apropriado para compor looks de trabalho, e não tenha nenhum receio de parecer mais velha, com esse comprimento, pois, bem aplicada, a peça transmite elegância e sofisticação.

Com camisas, não haverá erro, t-shirts, também ficam perfeitas, conforme o tecido da midi, e para quem gosta de cropped, eles tam-bém são garantia de sucesso.

As baixinhas, prefiram saias e vestidos midis, que terminem logo abaixo do joelho, irá alongar a silhueta. Agora, se a sua genética con-cedeu-lhe altura de sobra, invista nos modelos que vão até o meio da canela, que não terá problema. Ao contrário, irá equilibrar e harmonizar com o seu corpo.

Então, vamos de midi??Bjs, gurias.

Patricia Arruda“Siga-nos no instagram e no facebook,

cadastre seu email, e receba as atualizações “ www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

guarapari ganha torneio dos comerciáriosO Sindicato dos Comerciários de Viamão realizou,

no dia 08 de novembro, um Torneio de Futebol Sete que reuniu dezenas de comerciários e seus familiares na sede campestre do Sindicomerciários. A atividade foi alusiva ás comemorações do Dia do Comerciário, celebrado a 30 de outubro. A disputa, entre as seis equipes inscritas, foi acirrada e teve como grande campeã a equipe Guarapari. A segunda colocação ficou para a equipe Super Oliveira e o terceiro lugar ficou com a equipe Colombo, a qual ficou também com as medalhas de goleiro menos vazado e de goleador.

Para o presidente do Sindicomerciários, Paulo Fer-reira, e toda a diretoria da entidade, atividades como o torneio também são formas de valorizar uma das cate-gorias mais aguerridas e fortes do país. “Reunir os comerciários e seus familiares é muito importante para nós, que trabalhamos no dia a dia para defender os direitos e o bem- estar desses trabalhadores que nem sempre são valorizados pelos empregadores. São esses momentos que reforçam a nossa vontade de lutar por melhorias e mais direitos para os comerciários. Hoje todos estão de parabéns pela bonita confraternização que tivemos”, declarou Paulinho. Os comerciários e seus familiares ainda puderam aproveitar o domingo para usufruir da bela sede campestre, praticando jogos de bocha, fla-flu, sinuca e usufruindo do banho de piscina.

Black friday 2015 em Viamão

A Black Friday 2015 está marcada para 27 de novembro, com a possibilidade de promoções es-peciais em todo país. Durante o mês vamos publi-car dicas importantes sobre a campanha para que possamos aproveitar totalmente esta data.

O objetivo principal da CDL é para que neste dia os consumidores façam suas compras nas lojas participantes de Viamão e valorize nossa cidade!

Vamos lutar juntos contra a crise! Comparti-lhe e conte com o incentivo da CDL Viamão!

Comércio unido é comércio forte.www.cdlviamao.com.brfacebook.com/cdlviamaors

Empresa abre filial no centro

A Ótica Viamópolis, há cinco anos em atividade com sede na avenida Senador Salgado Filho, 3785, Loja 2, no bairro Viamópolis, acaba de inaugurar filial no centro da cidade, tendo por local a rua Francisco Vaz Ferreira Filho esquina com a rua Cirurgião Vaz Ferreira, nº 224, espaço fronteiro ao Largo da Caixa D´água. A empresa tem como sócios-proprietários Leandro Ouriques e Bruna Ouriques.

leandro ladeado por Bruna (d) e franciele

Page 8: Correio Rural 13 de novembro de 2015

13 DE novEmBRo DE 2015WWW.CoRREIoRURAL.Com.BR8

ETA comemora 105 anos e inaugura busto de Brizola

A Escola Técnica de Agricultura (ETA) reu-niu, em comemoração aos seus 105 anos, mais de 1.000 pessoas num almoço festivo realizado no último domingo, dia 8. Ex- alunos, alunos, familiares, professores e ex-professores tiveram um reencontro emocio-nante. O vice-prefeito de Viamão, André Pacheco, que estudou na escola durante os anos de 1985 a 1987, lembrou aquele tempo: “A ETA sempre foi reconheci-da pela sua qualidade de ensino. Muitas personalidades e políticos tiveram sua forma-ção na ETA. Em 1985 ajudei a organizar a festa de 75 anos da escola”.

No ambiente festivo foi inaugurado um busto em homenagem ao ex-governador Leonel Brizola, de autoria do artista plástico Itamor Rodrigues, morador da região de Itapuã. O busto foi custeado pelo PDT e no ato também estiveram presentes dois netos de Brizola – a deputada Juliana e seu irmão Carlos –, além do secretário estadual de Educação e presidente regional do PDT Vieira da Cunha, o presidente nacional do PDT Carlos Lupi, o presidente da Assembleia Legislativa Edson Brum, entre outras autoridades.

O diretor da ETA, Evandro Minho, ressaltou a intenção do Estado em resgatar a história da escola e reformar os prédios, os ranchos e ampliar a oferta de cursos e alunos. “Esta escola foi muito importante para a formação de políticos, pesquisado-res, professores e pensadores. Queremos continuar formando cidadãos para o mundo”, destaca Minho.

Câmara entrega moção ao goleiro serginho Barbosa e lateral Pedrinho Vidal

A Câmara Municipal entregou na quarta-feira, dia 11, uma moção de reconhecimentos aos atletas Serginho Barbosa e Pedrinho Vidal. A homenagem foi uma indicação do gabinete do ve-reador Ronaldo Ribeiro (SD). “Hoje estamos prestando nossa homenagem para dois atletas de nossa cidade e ídolos da gurizada”, disse o vereador. Todos os vereadores da bancada do Solidarie-dade – Leandro Aguirre, Jéfferson Huffell e Zé Lima – prestigiaram a sessão especial.os ATlETAs – O goleiro Serginho Barbosa coleciona entre seus principais títulos, o Mundial Interclubes de 1997 de Futsal pelo Sport Clube Internacional. Considerado um atleta multicam-peão, Serginho começou sua carreira no gol das quadras do Colégio Setembrina, antes de se tor-nar atleta profissional e ídolo de muitos jovens, que buscam seu espaço no esporte.

“São 22 anos de vida profissional e posso falar, sem demagogia, que esta moção é muito maior que qualquer título ou taça. É uma grande emoção e o que posso deixar de mensagem para essa gurizada que está começando ou treinando é que jamais desistam do seus sonhos".

O intitulado “eterno lateral direito da Dupla Grenal”, Pedrinho Vidal, iniciou sua carreira em clubes amadores de Viamão, ainda jovem. Passou pelo Milan da Cohab, Independente, Caramu-ru, Panamá, Papão, Metropol e Tamoio. Em 1991, começou sua carreira profissional no juvenil, com passagem pelo juniores até sua estreia no Sport Clube Internacional, em 1999.

Pedrinho atuou no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e foi campeão gaúcho pelo Internacio-nal em 2003. “Quero agradecer essa homenagem e dizer que a família é a base para tudo na vida. Meu recado para essa gurizada que hoje vive no campo e nas quadras é um só, persistência”, disse Pedrinho.

Educação inclusiva é tema de curso no sesc

“Educação Inclusiva: Saberes e Práticas” é o tema do curso destinado a professores, que acontece nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro, em Viamão. As inscrições para a atividade, que ocorrerá no Sesc da ci-dade (Rua Alcebíades Azeredo dos Santos, 457), são limitas e podem ser feitas antecipa-damente no local ou pelo site www.sesc-rs.com.br/educacao/cursos_e_palestras.php. O investimento é de R$ 30 para comerciá-rios e dependentes com Cartão Sesc/Senac; R$ 50 para empresários e dependentes com Cartão Sesc/Senac; e R$ 70 para o público em geral.

Entre os temas do curso estão “Matemá-tica e educação inclusiva”, com o professor Dr. Leo Akio (RJ); “Alfabetização no contex-to pedagógico inclusivo”, com a professora Dra. Gilca Lucena Kortmann (RS); e “Inclu-são e mediação de conflitos”, com a psicó-loga Cristiane Friedrich Feil (RS). Mais in-formações podem ser obtidas junto ao Sesc Viamão, telefone (51) 3485-9914.

Projeto Rotary Amigo da EscolaO Projeto Rotary Amigo da Escola, do Rotary Clube Viamão, que visa apoiar estudantes em situação

de vulnerabilidade social, realizou no último domingo, dia 8, um almoço beneficente, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Na ocasião, aconteceu a entrega de certificados do curso de capacitação de informática, que prepara os jovens para o mercado de trabalho, para um grupo selecionado de duas escolas públicas, que foram apadrinhados pelo Rotary.