correio rural 09 de outubro de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.259 | 09 DE OUTUBRO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão Festa de Aparecida Boas vindas ao Outubro Rosa Página 3 NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes HOMENAGEM à PADROEIRA Mais 200 vagas no estacionamento rotativo do centro Página 3 CRAS São Lucas tem novo prédio Contracapa Novos Conselheiros Tutelares Página 6 O matador de baratas Página 3 Até o dia 11 segue a novena na Paróquia Nossa Senhora Apareci- da, no Jardim Krahe. No dia 12, segunda-feira, festejos religiosos e populares em louvor da padroeira do Brasil, com a seguinte pro- gramação: 6h30min, santa missa; 7h45min, carreata; 8h30min, santo terço; 9 horas, bênção dos carros; 9h30min, procissão; 10 horas, missa solene; 12 horas, almoço festivo; 15 horas, premiação guri e rainha da festa; 16 horas, batizados; 18 horas, santa missa.

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 23-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Correio Rural 09 de outubro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 09 de outubro de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.259 | 09 DE OUTUBRO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

Festa de Aparecida

Boas vindas ao Outubro

RosaPágina 3

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

HOmenAgem à pAdROeiRAmais 200 vagas no

estacionamento rotativo do centro

página 3

CRAS São Lucas tem novo prédio

Contracapa

novos Conselheiros Tutelares

página 6

O matador de baratas Página 3

Até o dia 11 segue a novena na Paróquia Nossa Senhora Apareci-da, no Jardim Krahe. No dia 12, segunda-feira, festejos religiosos e populares em louvor da padroeira do Brasil, com a seguinte pro-gramação: 6h30min, santa missa; 7h45min, carreata; 8h30min, santo terço; 9 horas, bênção dos carros; 9h30min, procissão; 10 horas, missa solene; 12 horas, almoço festivo; 15 horas, premiação guri e rainha da festa; 16 horas, batizados; 18 horas, santa missa.

Page 2: Correio Rural 09 de outubro de 2015

09 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR2

Num momento em que o Brasil passa por imensas dificuldades de ordens

política, administrativa, financei-ra e, por que não dizer, social, é bom refletir a respeito da vida de cada um dos seres humanos que vivem no imenso território des-ta Pátria, tida como amada, salve, salve. Principalmente pensarmos nas nossas crianças, que, sem erro, serão o futuro desta Nação.

Para as crianças não há limites. Elas não sabem o que isso. Num curto período de tempo, apren-dem a falar sem nunca antes terem falado coisa alguma. Aprendem a andar com os membros ainda frá-geis para explorar o mundo sem nunca antes terem dado um passo sequer. Aprendem a observar, a re-conhecer, a alegrar-se, a sofrerem, e continuarem as experiências de explorações e descobertas.

Crianças conseguem tudo isso graças ao apoio de todos que as cercam. Muitas dessas pessoas que as cercam pensam que elas – as crianças – não são capazes.

A criança tem um espírito de magia, conhece e domina todos os aspectos do mundo, sabe que tudo lhe é possível, porque tudo provém de sua vontade. Por isso deseja, quer, tenta e, irremediavelmente, consegue.

Mas essa magia, aos poucos, vai se perdendo, e quando cres-cem, elas passam a duvidar de si mesmas, de seus anseios, de suas bravuras.

Então é preciso que saibamos: para realizar a maior parte da coi-sas, quando adulto precisamos recuperar a magia da infância, precisamos recuperar o reino en-cantado que há dentro de nós, e fa-zer valer a crença de que confiando exclusivamente em nós mesmos, podemos ultrapassar qualquer fronteira.

Passemos estas aprendizagens a todas as crianças para que o futu-ro venha a lhes reservar uma Pátria amada, salva, salve...

EDITORIAL

Reaprender a ser criança

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

As idadesEstamos entrando num final de semana com feriadão. Dia 12, segunda-feira, é feriado nacional,

consagrado à data religiosa em louvor de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Este dia marca, também, na história, o descobrimento da América pelo genovês Cristóvão Colombo, em 1492. Além, é claro, de ser o Dia da Criança.

Mas não podemos olvidar que no finalzinho de setembro, dia 27, foi comemorado o Dia Interna-cional do Idoso. Criança e idoso são contrastes de vida. Quando jovens as esperanças caminham conosco e vão ficando para trás os desenganos. Juventude é potencialização, mas não a realização.

O velho já terá levado uma vida produtiva, já terá formado uma família, terá desempenhado vários serviços e ocupado cargos, teria feito coisas que, se não tivessem saído de sua cabeça, não seriam realizadas. Envelhecer não é um destino cego. O idoso, pela sua realização, ou não, se torna eterno.

Se preocupamo-nos bastante com as crianças e com os jovens, às vezes a recíproca de atenção não é a mesma para com os idosos. Ainda há muito que aprender a partir das luzes do entardecer da vida. O idoso partilha amor e compreensão a cada dia e este é o segredo de envelhecer de forma elegante e digna, acrescentando mais qualidade aos anos que restam.

ReconhecerIsto posto, deixo meu carinho e

incentivo às crianças. Alcanço meu respeito e atenção aos idosos. Minha saudação aos povos da América. E muitas preces a Nossa Senhora Apa-recida.

Se a criança...

OMASKARA

Padrinhos e apadrinhadosSempre se disse que tudo no Brasil vira carnaval. Mas,

acho que nos últimos tempos, tudo no Brasil vira disputa polí-tica e eleitoral. A eleição para conselheiro tutelar aqui em Via-mão foi uma amostra viva disso. Poucas propostas concretas, pouco currículo, muita propaganda, muito padrinho.

PSDB, PMDB, PT, PP, PSB e até mesmo o “puritano” PSOL apadrinharam e comemoraram a eleição de seus candidatos. Das velhas raposas já se esperava esse comportamento, mas dos “diferentes”, dos “que vieram pra mudar o que está erra-do”, não se esperava que reproduzissem táticas da velha po-lítica. Já tiveram CC na diretoria da Câmara, já tiveram cargo na Mesa da Câmara, acho que a coligação em 2016 será o próximo passo.

Muita tese furadaAí os teóricos de Facebook, que tem solução para todos os

problemas de Viamão e do mundo, vão para as redes sociais dizer que partido X vem com tudo em 2016 porque elegeu conselheiros tutelares. Mas vão catar coquinho!

Desde quando uma eleição quase secreta, que mobiliza apenas 10 mil eleitores, num universo de 160 mil possíveis, é balizadora para um pleito de verdade, com todas as máquinas de propaganda funcionando e centenas de militantes mobili-zados?

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

O plano do quadro geralFoi para a Câmara nesta quinta-feira o último projeto de lei

do pacote da reforma administrativa, proposta pelo goveno Bonatto. Para se ter uma ideia da necessidade deste Plano de Carreira para o quadro geral, tem categoria com salário base de 400 reais. Mesmo que os abonos e vantagens comple-mentem o salário, é em cima do salário base que se calculam diversos outros benefícios, como a aposentadoria. Há casos em que o valor da aposentadoria dobra com o novo plano.

TCE e TCUQuando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou

as duvidosas contas da gestão Tarso Genro no governo do RS, a petezada bradou que era um julgamento técnico, justo e correto.

Agora que o Tribunal de Contas de União recomendou a rejeição das contas da Dilma, devido às “pedaladas”, a mes-ma petezada diz que é julgamento político.

Se decidam!

Pulando do barcoAliás, é visível nas redes sociais o abandono da barca pe-

tista. São poucos aqueles que defendem abertamente Lula e sua quadrilha. Mesmo petistas históricos do município estão quietos, cabisbaixos e procurando outros ninhos.

Aqui no município, PSOL, PDT e PTB disputam ferrenha-mente o papel de oposição ao governo Bonatto, já que o PT não tem mais forças pra isso. Os socialistas aliás, estão fa-zendo uma ofensiva de desgaste da imagem do PT na inter-net. Estão vendendo a mesma ilusão que Lula vendia. A gente sabe onde isso pode terminar.

Se a criança vive com críticas, ela aprende a condenar.Se a criança vive com hostilidade, ela aprende a agredir.Se a criança vive com zombarias, ela aprende a ser tímida.Se a criança vive com humilhação, ela aprende a se sentir culpada.Se a criança vive com tolerância, ela aprende a ser paciente.Se a criança vive com incentivos, ela aprende a ser confiante.Se a criança vive com retidão, ela aprende a ser justa.Se a criança vive com elogios, ela aprende a apreciar.Se a criança vive com aprovação, ela aprende a gostar de si mesma.Se a criança vive com aceitação e amizade, ela aprende a encontrar amor no mundo.

(V. Lemos)

Page 3: Correio Rural 09 de outubro de 2015

09 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Eu também vou por aqui matando minhas baratas. Em 2016 terei várias para pisar em cima.

O matador de baratas “Treme carcaça, treme! E mais tremerias se soubesse até onde vou te

levar!”. Esta histórica frase ora é atribuída a Napoleão Bonaparte, ora é atri-buída a um de seus generais em um momento de tremedeira (o bom e velho cagaço) minutos antes de se lançarem em uma batalha rumo, quase sempre, à morte. As antigas batalhas campais, mano a mano, na ponta da adaga, não eram para homens “mais ou menos”. Daí a tremedeira. Hoje em dia dois grupos distintos tremem à cerca do futuro incerto que a vida os levará. Um é o grupo de petistas e afins que vêem desmoronar seu incom-petente governo federal. Nunca lhes passou pela cabeça a barca furada em que Lula e Zé Dirceu os conduziu. A mentira, a desfaçatez, a incompetên-cia no trato da coisa pública assombra qualquer um. Nem em seus piores so-nhos poderiam imaginar tamanha ru-ína. Para encerrar este triste capítulo de nossa história, só falta a Dilma apa-recer em cadeia nacional e falar “duela a quién duela”. Seu espólio à esquerda também fede. O discurso de grupos nanicos, hoje arautos da moralidade e que apontam dedos acusadores para todo mal, já foi visto na história (o PT começou assim) e vimos no que deu. Não passam de ladrões em gestação. Quando tiverem sua chance, locupletar-se-ão todos. É o que diz a história de seus líderes. Eu sei. Eu vi.

Outro grupo sem rumo e eivado de incertezas é o de refugiados. O novo flagelo do século XXI. Como alguns de vocês sabem, viajo bastante a trabalho. Em uma das últimas viagens (esta a Recife), conheci no Aeropor-to Santos Dumont, no Rio, um haitiano. Alcius de sobrenome impronunci-ável é um negrão de quase 2 metros de altura e um sorriso de propaganda de pasta de dente. Há cinco anos no Brasil, morando em São Paulo, Alcius me contou que saiu do Haiti fugindo da destruição do terremoto de 2010. Aqui no Brasil montou uma lan house para que os inúmeros patrícios re-fugiados como ele possam se comunicar com os parentes que lá ficaram. Há um ano começou ir à Zona Franca de Manaus para comprar eletrônicos e revendê-los na maior cidade da América do Sul. São Paulo hoje abriga refugiados do mundo inteiro, até gaúchos. Começou com os italianos no Século 19, nordestinos no Século XX e agora é a vez de haitianos, nigeria-nos e sírios. Alcius não reclama do Brasil, elogia a terra que o acolheu. Diz nunca ter sofrido racismo, afirma que os políticos do Haiti são corruptos como em qualquer lugar, mas reclama de ter tido aqui a casa arrombada duas vezes: “No Haiti vizinho não rouba vizinho, amigo não rouba amigo, aqui no Brasil tem muito ladrão! Falta educação”. Perguntei para ele o que fazia no Haiti antes de vir para o Brasil e a resposta dele foi surpreendente: “Eu tinha uma empresa de dedetização, eu matava baratas.” Me disse que formado em Biologia tentou repetir aqui a atividade, mas foi desestimu-lado pela burocracia por ser estrangeiro. Sobrou vender relógio e radinho de pilha.

Alcius, quando cito a frase que abre este texto, para saber se teve medo em vir para o desconhecido, me corrige: “A frase é do general Henry de Turenne, um medroso, eu não posso ter medo, a vida não me deu esta op-ção”. Despedimo-nos e desejei sorte ao Alcius, o matador de baratas sem medo. Eu também vou por aqui matando minhas baratas. Em 2016 terei várias para pisar em cima.

estacionamento rotativo no Centro de Viamão terá mais 200 vagas

A partir do dia 17 de outubro, a região central de Viamão irá ganhar novas vagas de esta-cionamento rotativo. De acordo com a empresa Rek Parking, a região passará a contar com 208 novas vagas de estacionamento – a cidade passará de 626 para 834 vagas. Esta é a primei-ra ampliação do sistema, que iniciou efetivamente no dia 2 de março. O aumento de número de vagas do estacionamento rotativo faz parte de um conjunto de ações no trânsito no centro que irão contribuir para a mobilidade urbana. Após a implementação dessa fase do Rotativo, estão previstas também alteração de sentido e capeamento asfáltico de algumas ruas.

As novas vagas do estacionamento rotativo serão implantadas nos seguintes locais: rua Américo Vespúcio Cabral (via de acesso ao Centro); rua Francisco Carvalho da Cunha (rua da CEEE, no trecho compreendido entre as avenidas Américo Vespúcio Cabral e Bento Gonçalves); Bento Gonçalves (entre o Largo Adolfo da Veiga e o Fórum Novo); e rua dos Operários (entre as ruas Julieta Pinto Cesar e General Câmara).

O vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais de Viamão, André Pa-checo, ressalta que o principal objetivo da instalação do estacionamento rotativo é democra-tizar o espaço público. “Os trechos possuem características comerciais, demandando uma rotatividade de vagas de estacionamento, principalmente para clientes dos comércios. Nas áreas onde os parquímetros já foram instalados, os usuários e comerciantes estão satisfeitos. Também recebemos manifestações favoráveis através de entidades como OAB, CDL, ACIVI e Sindilojas”, ressaltou.

Boas vindas ao Outubro RosaNa sexta-feira, dia 2, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, o Grupo

de Apoio e Prevenção ao Câncer de Mama de Viamão (Viamama) organizou uma atividade de boas vindas ao Outubro Rosa - evento que tem a missão de conscientizar as mulheres da importância de prevenção, do autoexame e de procurar por um médico quando necessário.

A atividade contou com a participação do vice-prefeito André Pacheco, da presidente do Viamama, Sônia Mari, e da vice-presidente do Viamama, Ana Reis, além de representantes de diversas entidades locais e do Poder Legislativo. Na ocasião, o vice-prefeito ressaltou que a Prefeitura de Viamão é parceira do Viamama na realização de uma programação especial. "Entendemos a importância da Campanha, pois é necessário chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de estimular a realização do auto exame".AuLA ROSA de RiTmOS nO CALçAdãO TApiR ROCHA

Na manhã de segunda-feira, dia 05, no Calçadão Tapir Rocha, aconteceu uma aula de Ritmos com alunas dos Grupos de Ginásticas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A Aula Rosa de Ritmos foi orientada pelo professor Ricardo Moura Rocha, e contou ainda com a presença da coordenadora da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria de Saúde (SMS), Michele Galvão. A atividade faz parte da programação do Outubro Rosa e teve como objetivo divulgar a campanha no município. ABeRTuRA OFiCiAL TRAnSFeRidA

A abertura oficial prevista para quarta-feira, dia 7, em frente à Igreja, foi adiada pela Prefeitura devido às chuvas, devendo ser marcada uma nova data. A Igreja receberá uma iluminação na cor rosa, simbolizando a chegada da campanha no município.

Caminhada: No sábado, dia 17 de outubro, uma caminhada irá chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de estimular a realização do auto exame de toque das mamas. A concentração será na entrada de Viamão, na Avenida Reverendo Américo Vespúcio Cabral, a partir das 9 horas, com saída prevista para às 10 horas.

Page 4: Correio Rural 09 de outubro de 2015

09 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR4

ASSOCIE-SE À ACIVI E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A ENTIDADE OFERECE

Acivi dá boas-vindas ao Outubro Rosa

Marcas & Corações já tem data definida

A Acivi apoia a causa e incentiva as mulhe-res e toda a comunidade a participarem das ati-vidades que se iniciam hoje no município. A primeira acontece às 19h30, em frente à Igre-ja Matriz.

ALMOÇO DA QUALIDADE - No dia 14, o Almoço da Qualidade, no restaurante Pedralli Gourmet, será alusivo ao tema e terá uma pa-lestra do Grupo do Apoio e Prevenção ao Cân-cer de Mama de Viamão (Viamama). Os ingres-sos custam R$ 25 e incluem o almoço. O valor arrecadado será doado para o desenvolvimento dos projetos da entidade.

O evento Marcas & Corações já tem data definida. Será no dia 24 de novembro, no Vi-la Ventura. O valor do ingresso, bem como as atrações que irão se apresentar também já es-tão sendo definidas. Aguarde.

PALESTRA - No próximo dia 6 acontecerá a palestra ‘O cenário econômico atual’, com a economista-chefe da Fecomércio-RS e professora, Patricia Palermo. O evento inicia às 19h e acontece no Buena Vista Restaurante (avenida Américo Vespúcio Cabral, 259, Centro). O valor do ingresso (que inclui a janta) é R$ 25 por pessoa. Faça a sua reserva antecipada através do telefone: 3485.3787. A palestra é uma realização do Sindilojas, entidade parceira da Acivi.

A Acivi convida a todos os associados e parceiros para o evento de apresentação de re-sultados da implantação da Lei Geral da Mi-cro e Pequena Empresa, em comemoração ao Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa. O evento irá acontecer no dia 5 de outubro, no auditório do Sesc Viamão (rua Alcebíades Aze-redo dos Santos, 457, Centro). O evento terá um coquetel, que inicia às 18h30.

Dia Municipal da Micro e Pequeno Empresa

Durante a última quar-ta-feira, dia 7, o fundador da startup na área de educação, Aondê Educacional, Rafael Parente, acompanhado pela coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Mau-rício Sirotsky Sobrinho, Flá-via Alves, esteve em Viamão para ver como as escolas es-tão administrando o Conec-turma. O projeto-piloto da plataforma educacional al-fabetizadora teve início em junho, a partir da entrada do município no GELP Brasil (Global Education Leaders' Partnership), ocorrida em maio. Na época, a Secretaria Municipal de Edu-cação recebeu 600 livros impressos e uma platafor-ma digital off-line com jogos e ativi-dades digitais.SAnTA iSABeL

Parente visitou primeiro a EMEF

Santa Isabel e ficou encan-tado em ver como o projeto está sendo aplicado. Foi re-cepcionado pelos alunos do 1º ano da professora Magda, que estavam fazendo uma dinâmica com um dado gi-gante contendo os persona-gens do Conecturma. “Estou emocionado. É a primeira vez que acompanho as crian-ças usando o Conecturma”, destaca. De acordo com Pa-rente, o Conecturma tem por objetivo criar a melhor e mais completa experiência para alfabetização e letra-mento matemático inicial, cobrindo o desenvolvimento

de todas as competências e habilidades essenciais rela-cionadas à língua portuguesa e matemática para crianças de 4 a 8 anos e oferecendo o maior impacto na apren-dizagem. Além de Viamão, o projeto-piloto está sendo testado em mais dois muni-cípios brasileiros – Jacareí (RJ) e Parati (RJ), totalizando o envolvimento no processo alfabetizatório de aproxima-damente 1.300 crianças.

Parente fala que Viamão é o município em que o pro-jeto está sendo melhor apli-cado. “O resultado está sen-do fantástico. As crianças

que tinham dificul-dade no processo al-fabetizatório, agora estão alfabetizadas”, destaca a assessora de tecnologias di-gitais da Secretaria Municipal de Edu-cação (SME), Jaice Hendler.

Aondê e Fundação maurício Sirotsky visitam escolas de Viamão

Coluna da APAE

A intenção desta co-luna é noticiar as ativi-dades da APAE- VIAMÃO, reverenciar sua história e prestar contas àquelas pessoas que auxiliam na sua manutenção.

Fundada em 09 de Ja-neiro de 1982, nesta cida-de, obedecendo mode-lo de outras congêneres, vem atuando de forma permanente no atendi-mento às famílias que necessitam encaminhar seus filhos para uma atenção especializada.

A Escola Integração, criada em 1997, tem seu corpo docente mantido pelo Município, que tam-bém fornece merenda e transporte escolar.

Ao longo desses de-zoito anos, milhares de alunos passaram pelos seus bancos escolares. Hoje estão matriculados 161, meninos e meninas distribuídos pelos turnos da manhã e da tarde.

Via Fundeb, em con-vênio com o Estado, são alocados recursos para material didático, manu-tenção do prédio, con-tratação de profissionais, além do pagamento de água e luz.

Um corpo clínico compostos por Psicólo-gos, Fonoaudiólogos, Fi-sioterapeutas, (incluin-do Estimulação Precoce e Terapia Ocupacional), Assistente Social, Psico-pedagoga e um Médico Neuropediatra, presta mi-lhares de atendimentos anualmente. Esses pro-fissionais são mantidos através de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde.

No início deste ano, a APAE lançou um car-nê para doações volun-tárias via banco. A receita, extremamente deficitá-ria, destina-se aos paga-mento de uma Psicóloga, com mais de quinze anos de serviço, de um escritó-rio de Contabilidade, luz e telefone e despesas me-nores que ocorrem todos os dias, não cobertas por convênios.

Mais adiante nos ocuparemos com a divul-gação das atividades da área clinica, para darmos ideia das abrangências dos serviços prestados à Comunidade Viamonen-se.

Page 5: Correio Rural 09 de outubro de 2015

09 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 5

PENSE COMIGO

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

VaidadesEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Percorrendo meus caminhos tive meus sonhos e devaneios acreditando em muitas oportunidades que deveria receber algum tipo de recompensa e de resposta positiva para o

que tinha em mente e quando frustradas as minhas expectativas buscava motivos externos para minhas asneiras de vantagens, sem pensar que simplesmente era o foco de satisfação de um ego que estava em jogo e não a verdade do desejo de uma vida de construir algo de bom e positivo.

A vida me ensinou, ou eu aprendi de alguma outra forma, que o verdadeiro motivo pelo qual luto é o de crença em ideais de melhoria, onde posso construir com meu aprendizado algo que venha a trazer uma melhor resposta para anseio de muitos que não conseguem sequer o mínimo de felicidade em suas exis-tências.

Por mais esquisito que pareça estou falando do óbvio. Temos de levar a vida de uma forma mais aberta, não para contentar ou responder a desejos materiais ou muito pueris e que não nos trazem resposta, mas sim para desenvolver uma ação que seja do bem comum. O simples e o óbvio é buscar ser feliz, fazendo algo de construtivo e não atender às necessidades de poder e domina-ção que movem os espíritos menos vocacionados para o enten-dimento de um todo, pois focam em suas limitadas percepções naquilo que satisfaz a fugacidade de sentimentos de conquista e destaque pessoal, esquecendo ou ignorando os reais motivos pelos quais estamos aqui neste plano, vivenciando o que viven-ciando e tentando construir algo que possa ser útil ou proveitoso.

O nosso rumo não está traçado, somos os responsáveis pela trajetória que empreendemos e nela devemos buscar o encontro com verdades mais concretas que não sejam simplesmente a con-firmação de desejos de um ego que quer dominar sobre as coisas, quando acreditamos que é possível fazer algo devemos nos empe-nhar em construir e não em atender nossas vontades.

A vaidade não nos leva a nada. (Acompanhe o blog do dr. eduardo em www.correiorural.com.br)

Semana da Criança com atividades dirigidas para a educação infantil

Morreu no final da tarde de quarta-feira, dia 7, no Hospital São Lucas da PUCRS, em decorrência de uma infecção generalizada, o Irmão Marista Egídio Picoli. Natural de Ijuí, havia completado 91 anos de vida no final do mês de setembro – 71 deles dedicados à vida religiosa marista. Formado em Filosofia (1952) e Psicologia (1955) pela PUCRS, o Irmão Egí-dio Picoli teve passagem por diversos colégios e casas de forma-ção para Irmãos Maristas. Além disso, era conhe-cido por todos pela excelência no cultivo de uvas.

Ao longo de sua Vida Maris-ta, teve passagem pelo Colégio São José, de Lajeado; Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre; e foi docente na PUCRS, nos Cursos de Filosofia e Psicologia. Também atuou na ani-mação e formação de Irmãos Maristas no en-tão Instituto Champagnat, na Capital; em Via-mão, Farroupilha, Caxias do Sul, Veranópolis, Passo Fundo e em cidades do Mato Grosso do Sul, Goías e na região amazônica.

Desde 2008 residia na Comunidade Maris-

Faleceu o irmão marista egídio picolita Graças, em Viamão. O velório e missa de corpo presente foram rea-lizados na quinta-feira (8/10), na Capela da Casa São José, seguidos de sepultamento no Cemitério Marista de Viamão.

A Secretaria Municipal de Edu-cação (SME) promoveu uma semana com atividades dirigidas e orientadas para os alunos da educação infantil da rede. A secretária de Educação, Már-cia Culau, destaca que a atividade é alusiva ao Dia das Crianças e tem por objetivo incentivar a participação, a socialização e a interação dos peque-nos através de atividades lúdicas. As atividades acontecem de 6 a 8 de outu-bro, no Centro Municipal de Cultura e Esporte, em parceria com a Secreta-ria Municipal de Cultura e com o Sesc Viamão.

As crianças do Maternal 1, Mater-nal 2 e Jardim da EMEF Araçá foram as primeiras a chegar. Logo em seguida, chegaram os pequenos da EMEI San-ta Cecília. A diretora da escola Araçá, Tula Poloni, disse que a garotada esta-

va muito ansiosa e até mesmo as crian-ças que não participaram de outros passeios, puderam vir para a atividade. Ana Clara, 5 anos, estava muito feliz. “É a primeira vez que participo de um

passeio com a escola e quero brincar muito no pula-pula”, disse.

Já Isadora, 5 anos, preferiu a maquiagem e a pintura no rosto. “Ado-rei, mas gostei mais da maquiagem”, explicou ela, exibindo suas me-xas coloridas de rosa e azul e um coração pur-

purinado no rosto. Além da pintura artísticas, estavam disponíveis para as crianças brinquedos infláveis tipo pu-la-pula, tobogã, cama elástica, chute ao gol e brincadeiras em grupo animadas por um palhaço.

Durante as atividades, uma equi-pe da SME serviu um delicioso ca-chorro-quente e refresco aos alunos. Ao total dos três dias, participaram do evento cerca de 1.050 crianças das escolas Santa Cecília, Araçá, Luciana de Abreu, Querência, Cisne Branco, São Tomé, Anita Garibaldi, Monte Alegre, Stella Virgínia Konrad e Pos-sidônio.

Page 6: Correio Rural 09 de outubro de 2015

09 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR6

ÁVILA IMÓVEISRua Cel. Marcos de Andrade, 95 - Salas 201 e 203 - Centro - Viamão – Fone 3485.1053 – CRECI 3494

ÁVILA IMÓVEIS DISPÕE PARA LOCAÇÃO:IMÓVEIS RESIDENCIAIS DISPONÍVEISCódigo: 023 – ESPIGÃO: Chácara medindo 7he, com casa de alvenaria, servida com quatro dormitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha, três banheiros, área de serviços e garagem. Próximo ao Hotel Vila Ventura. Estrada Passo da Olaria, nº 1.445. R$ 500,00 + taxas.C: 133 – São Cristóvão: casa de alvenaria, com 1 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado. Rua São Borja, nº 88. R$ 350,00 + taxas.Cód. 068: Tarumã- casa de alvenaria, com 3 dormitórios, sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla, varanda, três banheiros, área de serviços com churrasqueira e garagem para três carros, sendo a área construída de 157,60m2. Terreno todo murado, com 14m de frente e 40m de frente a fundos. Rua Pero Vaz de Caminha, nº 82. R$ 1.800,00 + taxas.C: 036 – Fiúza: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado com tela. Rua Prenda Minha, nº 28. R$ 450,00 + taxas. C: 060 – Centro: Apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozi-nha conjugada, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Pátio fechado. Bem localizada, em frente à Escola Adventista. Rua General Câmara, nº 213. R$ 700,00 + taxas. C: 097 – Centro: apartamento no 2º piso, com 2 dormitórios amplos, sala, cozinha, banheiro, área de serviços com churras-queira, com sacada na sala e nos dormitórios e garagem para carro. Rua Dois de Novembro, nº 49, apto. 302. R$ 1.200,00 + taxas.C: 108 – Sítio São José: casa mista com 2 dorm., sala e co-zinha conjugada, banheiro, área de serviços e cobertura para carro. Pátio fechado, com portão eletrônico. Rua Maurício S. Sobrinho, nº 810, frente. R$ 600,00 + taxas. C: 122 – Sítio São José: casa mista com 2 dorm., sala e cozi-nha conjugada, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Rua Fernandes Braga, nº 76, Travessa 03. R$ 500,00 + taxas. C: 055 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 3 dorm., sala, cozinha, banheiro e área de serviços. Pátio fechado. Rua Gerson A. B. Silva, nº 1.552 (antiga Av. Lisboa). R$ 580,00 + taxas. C: 176 – Jardim Krahe: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, sala de jantar, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem para 2 carros. Pátio fechado com muro e grades. Av. João Fer-

nando Krahe, nº 620. R$ 1.200,00 + taxas. C: 205– Querência: casa de alvenaria, com 2 dorm., sala, co-zinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio fechado com muro e gradil. Rua Vitória Régia, nº 252. R$ 900,00 + taxas. C: 103 – Planalto: casa de alvenaria com 2 dorm., sala, cozi-nha, banheiro, área de serviços com churrasqueira e cobertura para carro. Av. Montenegro, nº 228. R$480,00 + taxas. C: 067 – Parque Santa Maria: casa de alvenaria com 2 dorm., sala, cozinha, banheiro e área de serviços. Rua Nilo Scur, nº 364, fundos. R$450,00 + taxas. C: 115 – São Lucas: apartamento com 2 dormitórios, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços, com sacada e opção de box. Beco dos Soares, nº 1.369, apto. 02, 1º piso. R$700,00 + taxas (Box + R$ 50,00).C: 116 – São Lucas: apartamento com 1 dormitório, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços, com sacada e opção de box. Beco dos Soares, nº 1.361 apto.03, 1º piso. R$600,00 + taxas (Box + R$ 50,00).C: 117 – São Lucas: casa de alvenaria, com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviços e garagem. Pátio amplo e fechado. Rua Beco dos Soares, nº 1.451. R$ 600,00 + taxas.C: 078 – São Lucas: casa de alvenaria, com 2 dormitórios amplos, sala e cozinha conjugada, banheiro e ampla área de serviços. Pátio amplo e fechado com parte de arame e tela. Rua Zequinha de Abreu, nº 510/01. R$ 450,00 + taxas.C: 093 – São Lucas: casa mista, com 3 dormitórios amplos, sala, cozinha, banheiro, ampla área de serviços e varanda late-ral. Pátio fechado com parte de arame e tela. Rua Zequinha de Abreu, nº 510/02. R$ 380,00 + taxas.C: 229- Martinica: 2 peças + banheiro. Rua Irani, nº 583/02. R$150,00 + taxas.C: 045 – Pinheiro: apartamento térreo, tipo JK. Av. Se. Salgado Filho, nº 4.090. Parada 41. R$ 500,00+ taxas.C: 123 – Cecília/Gaúcha: casa de alvenaria, com 1 dormitó-rio, sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Pátio amplo e fechado. Rua Visconde do Inhaumã, nº 43. Parada 37. R$ 480,00 + taxas.C: 230 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, com 2 dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de serviços. Rua Ger-mano Bumbel, nº 78/D. R$ 450,00+ taxas. Com opção de

garagem (R$ 50,00).C: 231 – Jd. Shonwaldt: apartamento térreo, semi mobiliado, com 1dorm., sala e cozinha conjugada, banheiro e área de ser-viços. Rua Germano Bumbel, nº 78/C. R$ 350,00+ taxas. Com opção de garagem (R$ 50,00).C: 214 – Monte Alegre: casa mista com 2 dorm., sala, cozi-nha, banheiro, área de serviços e entrada para carro. Av. Gua-nabara, nº 492. R$550,00 + taxas. IMÓVEIS COMERCIAISC: 112 – Porto Alegre: Prédio comercial de construção de al-venaria, com espaço para depósito e estacionamento, cozinha e dois banheiros. Pátio fechado com muro e portão de ferro, me-dindo 15m de frente por 30m de frente a fundos. Av. Ipiranga, nº 8.711. R$3.800,00 + taxas.C: 190 – Centro: Prédio comercial de construção mista, com salão para atendimento, cozinha, banheiro, depósito e pátio nos fundos. Praça Adolfo Veiga, nº 39. Próximo a Empresa de ônibus. R$1.300,00 + taxas.C: 066 – Querência: Sala comercial medindo 4,5m de frente por 5,60m de frente a fundos, mais banheiro, com estaciona-mento para clientes em frente. Ótima localização. Av. Se. Sal-gado Filho, nº 7.881, sala 01. Parada 52. R$ 600,00 + taxas.C: 101 – Querência: Sala comercial medindo 210m2, térreo, próprio para depósito ou comércio em geral, com pé direito de 2,8m. Com rampa de elevação de automóveis, para vistoria au-tomotiva, próprio para revenda ou mecânica. Ótima localização. Junto ao retorno da Estrada do Cocão. Av. Se. Salgado Filho, nº 8.841. Parada 54. R$ 1.800,00 + taxas.C: 124 – Jardim Maratá: Sala comercial, com banheiro, me-dindo 60m2. Ótima localização. Av. Se. Salgado Filho, nº 6.235, loja 01. Parada 47. R$1.200,00 + taxas.C: 012 – São Lucas: Sala comercial com 80m², com lancheria instalada, podendo ser adaptada para outro ramo de comércio. Esquina com a Av. Se. Salgado Filho, parada 47. Rua Cibélius, nº 38. R$1.200,00 + taxas.C: 047 - Florença: parte de um terreno para instalação de co-mércio. Rua asfaltada com ônibus próximo. Rua Crisântemo, nº 163. R$ 300,00 + taxas.C: 120 – Vila Augusta: Sala comercial com 35m², com banhei-ro instalado. Ótima localização. Rua Dário Gonçalves Molho, nº 501. R$450,00 + taxas.

www.avilaimoveisviamao.com.br

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11743, de 02 de outubro de 2015.SALVADOR RODRIGUES DA SILVA, divorciado, encarregado de oficina aposentado, e OLGA RENNER, solteira, maior, diarista, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11744, de 06 de outubro de 2015.JORGE ALBERTO DE LABERNARDE, divorciado, bombeiro aposentado, e LUCIANA SCHMITT, solteira, maior, do lar, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11745, de 06 de outubro de 2015.JÔNATAS OLIVEIRA MEDEIROS, ferreiro autônomo, e RAFAELA BATISTA DE SOUZA, manicure, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11746, de 07 de outubro de 2015.GERALDINO OLIVEIRA DA SILVA, divorciado, policial-militar, e ANGÉLICA FERRAZ TACQUES DE MENDONÇA, solteira, maior, coordenadora de transportes, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11747, de 07 de outubro de 2015.ANDRÉ MOURA SKIERES, empresário de farmácia, e SUÉLEN PORTO NECO, nutricionista, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11748, de 08 de outubro de 2015.JUAREZ TADEU FEIJÓ DIAS, motorista de ônibus aposentado, e ROSIMÉRI MENEZES DE FRAGA, servente de limpeza escolar, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11749, de 08 de outubro de 2015.JAIRO GONÇALVES MORAIS, pintor, e JANE MARINHO LIMA, auxiliar de higienização, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11750, de 08 de outubro de 2015.ALEX SANDRO SANTOS DA COSTA, funcionário público estadual, e BIANCA WALBER DA SILVA, funcionária pública municipal, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 8 de outubro de 2015

PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO - PMDB DE VIAMÃO/RS,

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 002/2015Pelo presente Edital de Convocação, a Comissão Executiva Municipal do

PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO - PMDB de Via-mão/RS, por seu Presidente subscritor, CONVOCA todos os seus filiados com direito a voto para sua CONVENÇÃO MUNICIPAL, a ser realizada em 17 de outubro de 2015, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, sito na Praça Júlio de Castilhos, S/Nº, Centro Viamão/RS, com início às 9 horas e término às 17 horas e, em sequência convoca os Membros do Diretório eleito para reunirem-se no mesmo local, com início às 18 horas e término ás 19 horas, para deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIAa) Eleição de 45 Membros titulares e 15 suplentes do Diretório Municipal, 05

Membros titulares e 05 suplentes do Conselho de Ética e Disciplina Parti-dária, 06 Delegados titulares à Convenção Estadual e 06 suplentes, para mandato no biênio 2015/2017;

b) Eleição, pelo Diretório Municipal eleito, dos Membros titulares e suplentes da Comissão Executiva Municipal e do Conselho Fiscal, para mandato no biênio 2015/2017.

Viamão, 06 de outubro de 2015.Jair Mesquita de Oliveira

Presidente

PERDA DE TALÃO NOTA FISCALA empresa Transjus Transportes Ltda., CNPJ: 05052489/0001-69, estabelecida a Rua Ferminiano Cardoso de Fraga, 541, Vila Augusta, Viamão/RS, comunica a perda do Talão de Nota Fiscal de nº 051 a 100, não se responsabilizando pelo uso indevido do mesmo. Boletim de Ocorrência PC 12481/2015.

EDITAL DE CONCORRÊNCIAA Escola Estadual de Ensino Médio Professor Tolentino Maia, torna público que realizará licitação de CONCORRÊNCIA, Edital 01/2015, destinada à Permissão de Uso de Espaço Físico, para fim específico de Locação do Bar. Os envelo-pes serão recebidos no dia 05/11/2015, às 20 horas. O Edital e informações poderão ser obtidos de terças à sextas-feiras, no horário comercial, na rua Dom Pedrito, nº 130, Viamópolis, Viamão, fone 3434.3416, no setor de RH.

Viamão, 1º de outubro de 2015.Rose Clari Marques Hart - Diretora.

VENDEM-SE TERRENOSVendo terrenos 12,50m x 52,37m por R$ 30.000,00, no inte-rior do Estado, e 15m x 22m, por R$ 70.000,00, em Viamão, no bairro Fiúza, perto da avenida principal, a caminho do Hotel Vila Ventura. Contato com Letícia: 51-34852607 / 51-94006226 /[email protected] dia 28 de ou-

tubro, a Emater/RS--Ascar realizará mais uma oficina em parce-ria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Viamão. Neste dia, os alunos serão convi-dados a fazer um bolo e brigadeiros à base de feijão, junto com os extensio-nistas e professores.

A intenção desta atividade, de acordo com o farmacêutico da Emater/RS-Ascar em Viamão, Alexandre Schmidt, é incentivar hábitos alimentares saudáveis, através da manipulação direta dos

produtos pelos próprios alunos. “Mostraremos outras possibili-dades nutritivas de consumo de alimentos através de receitas tra-dicionais, agregando valor nutri-cional no preparo de doces, por exemplo. Este tipo de receita cola-bora inclusive na questão do con-vencimento, por parte dos alunos,

mostrando que aqui-lo que é visto como saboroso também pode ser nutritivo”, ressalta Schmidt.

Desde o primeiro encontro, que ocor-reu em setembro, os extensionistas vêm trabalhando a temá-tica da segurança e

soberania alimentar. Em um pri-meiro momento, foi realizada uma oficina cujo foco foi a percepção dos alimentos através dos cinco sentidos, nesta etapa de outubro será feira uma atividade prática com mais de 25 pessoas, entre alu-nos e professores.

Após a homologação da Promotora de Justiça, Roberta Morillos Teixeira, o Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do Adolescente (Covi-dica) divulgou nesta quarta-fei-ra, dia 7, o resultado oficial da eleição para o Conselho Tutelar de Viamão.

Ao todo, foram às urnas 10.569 eleitores e os votos válidos totalizaram 10.326. Foram eleitos

15 conselheiros, que serão dividi-dos em três conselhos: Sede, 4º e 8º Distritos e Rural. Os conselhei-ros terão mandato de quatro anos a partir de 2016.

Confira os eleitos:SedeNara Bravo França – 608 votos - 1°Renato Silva - 451 votos - 2°Marcia Camargo - 403 votos - 3ºFrancisco Mariano - 351 votos - 4ºLaura Cardoso - 270 votos - 5°

diSTRiTOS 4º e 8ºMarisa Gouveia - 939 votos – 1ºDalise Pimentel - 470 votos - 2ºVera Aruda – 437 votos - 3ºGabriel Cavalcante – 434 votos - 4ºRodrigo Costa – 405 votos - 5ºRuRALCristiane Silva - 306 votos - 1ºKarla Leal - 171 votos - 2ºLuciane Engel - 155 votos - 3ºNilton Trindade - 146 votos – 4ºJoana Reis - 141 votos – 5º

Covidica anuncia resultado oficial da eleição para o Conselho Tutelar

emater/RS-Ascar e Apae Viamão desenvolvem ações conjuntas

Page 7: Correio Rural 09 de outubro de 2015

09 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 7

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

Sindilojas recebeu palestra que analisou o Cenário Econômico Atual

Na noite da terça-feira, dia 6, no Buena Vista Restaurante, o Sindilojas Viamão reali-zou um jantar direcionado aos empresários, com a palestra “O Cenário Econômico Atu-al”, explanado por Patrícia Palermo, Eco-nomista-Chefe da Fecomércio. Com lotação total, o evento reuniu além de empresários, representantes de entidades do Munícipio. Segundo a Gestora Executiva do Sindilojas Viamão, Nicole Fagundes, os presentes elo-giaram a desenvoltura e o conhecimento da palestrante, assim como o tema abordado. A abertura do evento ficou por conta de Valter Cunha, Presidente do Sindilojas Viamão; An-dré Roncatto, Vice-Presidente da Fecomércio e André Pacheco, Vice-Prefeito de Viamão.

FGTAS/SINE de Viamão suspende atendimentosA Agência FGTAS/SINE de Viamão (Av. Senador Salgado Filho, 9214) suspendeu os atendimentos, devido a

problemas nas redes de telefonia e internet provocados por um acidente na região. Ainda não há previsão de re-tomada dos atendimentos. A unidade é administrada pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e pela Prefeitura Municipal de Viamão, por meio de um Termo de Cooperação Técnica.

A população poderá ser atendida na Agência FGTAS/SINE mais próxima. Em Porto Alegre, a FGTAS dispõe das seguintes unidades: Agência FGTAS/SINE TudoFácil Zona Norte (Rua Domingos Rubbo, 51) Serviços prestados: intermediação de mão de obra e encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Horário de atendimento: 7h30 às 19h30; Agência FGTAS/SINE Azenha (Av. Dr. Carlos Barbosa, 618) Serviços prestados: intermediação de mão de obra e encaminhamento do seguro-desemprego. Horário de atendimento: das 8h às 17h

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

Salto quadrado, o hit do verão!!!Olá, gurias!

Logo a primavera conseguirá se impor, e mandar embora essa fria-ca, e, como … “o tempo voa amor”… em breve estaremos sentindo o calor do verão.

Dentre as novidades que já estão despontando por aí, o salto qua-drado, será o queridinho da estação, concordo que no quesito beleza, ele deixa um pouco a desejar, se comparado ao sempre elegante e so-fisticado salto fino.

Mas o “block alto”, ou, salto quadrado, tem suas vantagens, a principal é conforto, perfeito para uma balada!!! Não cansa tanto, quanto o fino, isso porque além da estabili-dade devida a largura do salto, a maioria também conta com a meia-pata, o que gera ainda mais como-didade para as adeptas do saltão.

Mas, atenção ao usá--lo, é muito importante saber caminhar e manter a postura de salto, pois, esse deixa ainda mais visível, quem não sabe, e também, para não torcer o pé, devi-do à altura.

Várias marcas já estão investindo nesta modela-gem, todas com muito es-tilo.

Então meninas, vamos de saltão??Bjs, Patricia Arruda

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Associativismo: A chave do sucesso!Fundada em junho de 2000, a

Câmara de Dirigentes Lojistas de Viamão - CDL surgiu a partir do in-teresse de empresários locais, que perceberam a entidade como uma alavanca no processo de desenvolvi-mento e uma possibilidade de am-pliar o mercado consumidor melho-rando seus negócios.

A CDL Viamão presta informa-ções creditícias à comunidade, aos seus associados e atua nas áreas cultural e promocional, desenvolven-do serviços e produtos voltados ao desenvolvimento do comércio local.

Entre em contato conosco e confira valores de investimento para fazer parte do nosso quadro associa-tivo. (51) 3434.2020

www.facebook.com/cdlviamaors | www.cdlviamao.com.brComércio unido é comércio forte

Page 8: Correio Rural 09 de outubro de 2015

09 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR8

i n s c r i ç õ e s a b e r t a s p a r a 2 0 1 6 • c o l e g i o m a r i s t a . o r g . b r / m a t r i c u l a

joão,os livros ocupam uma sala inteira.

para o

brenda,eles cabem na tela do celular.

para a

se o mundo é

por que as opiniõesdeveriam ser

plural,

iguais?tem gente que tem um ponto de vista. tem gente

que tem outro. e tem gente que tem um terceiro.

e essa troca de opiniões é o que faz com que haja

mudanças significativas nas pessoas e em tudo

que as cerca. nós acreditamos nisso, tanto que

incentivamos nossos estudantes, pais, professores

a trocarem experiências e ideias na sala de aula e

além dela. porque a vida ensina, o colega ensina e

até quem não concorda com você ensina. só com

essa troca é possível transformar o estudante

em alguém capaz de também transformar o outro,

o mundo e o futuro.

aprender de todos os jeitos muda você.

prefeitura inaugura nova sede do CRAS São Lucas

A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Cidadania e Assis-tência Social (SMCAS), inaugura nesta sexta-feira, dia 9, às 11h30, a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Lucas. O CRAS passa a atender na Av. Senador Salgado Filho, 4772, na Parada 43, ao lado dos Bombeiros.

O prédio recebeu toda a manutenção necessária para instalação do serviço. Foram realizados serviços de alvenaria, hidráulicos e elétricos; pintura geral do prédio; troca do piso, janelas e grades; além de adapta-ção das portas e dos banheiros para pessoas com necessidades especiais. O valor investido na obra foi R$ 159 mil.

A secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, explica que o novo prédio irá melhorar e ampliar os serviços para a comunidade da região. Atual-mente, existe 3119 famílias referenciadas na unidade. “O novo espaço é mais amplo, com salas para atendimento mais sigiloso e acolhedor”. Belamar ressalta ainda que desde 2013, a SMCAS vem promovendo alte-rações e adequações em suas unidades, levando em conta a política na-cional de assistência social, priorizando principalmente a acessibilidade desses locais.

Saiba mais: No CRAS são desenvolvidos trabalhos de proteção social básica, como Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para ido-sos, além de registro no Cadastro Único, que dá acesso a programas de benefícios sociais.

O 3º Encontro de Veículos Antigos de Viamão será no próximo do-mingo, dia 11 de outubro, das 9 às 13h, na Av. Coronel Marcos de Andra-de, no Centro (em frente à Prefeitura). A exposição é uma organização do Clube do Carro Antigo de Viamão, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Transporte. O evento acontece sempre no se-gundo domingo de cada mês. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

3º encontro de Veículos Antigos de Viamão

prefeito entrega projeto de Lei de criação de Conselho para povo de TerreiroNa manhã desta terça-feira, dia 6, o prefeito Valdir Bonatto, es-

teve reunido com o vereador Dilamar da Silva e representantes da matriz africana e afro-umbandistas de Viamão. Na oportunidade, entregou uma cópia do Projeto de Lei que cria o Conselho Muni-cipal do Povo de Terreiro de Viamão. De acordo com Bonatto, o Conselho terá por objetivo desenvolver ações, estudos, propor me-didas e políticas públicas voltadas para o conjunto das comunidades do povo de terreiro do município. Agora, o grupo irá estudar o documento a fim de encaminhar as adequações.