correio rural 07 de agosto de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.250 | 7 DE AGOSTO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão Depois do centro, a vez de Itapuã Contracapa NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes Escola Viamar reformada Contracapa ARRAIAL DA ALEGRIA Professores estaduais de Viamão em mobilização Página 3 Prefeitura emite nota sobre meningite Página 4 Conferência do Meio Ambiente Página 4 Feira de doação de animais no Calçadão Contracapa Cidades gêmeas Página 3

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 23-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Correio Rural 07 de Agosto de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 07 de Agosto de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.250 | 7 DE AGOSTO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

Depois do centro, a vez de Itapuã

Contracapa

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

Escola Viamar reformada

Contracapa

ARRAIAL DA ALEGRIA

Professores estaduais de Viamão em mobilização

Página 3

Prefeitura emite nota sobre meningite

Página 4

Conferência do Meio Ambiente

Página 4

Feira de doação de animais no Calçadão

Contracapa

Cidades gêmeas Página 3

Page 2: Correio Rural 07 de Agosto de 2015

7 de AGOSTO de 2015WWW.CORReIORURAL.COM.BR2

Crises econômico-financeiras acometem administrações públicas – federal, estaduais

e municipais. A maioria de caráter leve, que são facilmente contornadas e nem chegam ao conhecimento do povo. Digamos, rotineiras. Aquelas que fazem parte de ajustes contábeis. Têm outras consideradas regulares as quais exigem ações mais fortes e que determinam alterações em algumas medidas administrativas para serem solucionadas. Chega ao conhecimento geral, mas perfeitamente aceitável ape-sar das dificuldades enfrentadas. Há, porém, as crises agudas, contunden-tes, cuja solução não se dá de um dia para o outro. Atinge em cheio a todos, desde a administração, passando pelos setores econômico e produtivo, che-gando à população. Gera desconforto generalizado que é demonstrado por manifestações. A crise aguda fere, san-gra e a sua “cicatrização” depende de vários fatores que, às vezes, pode estar muito longe do seu epicentro.

O Brasil todo está vivendo um momento de crises econômico-finan-ceiras. Suas administrações públicas – federal, estaduais e municipais - en-frentam dificuldades e sofrem para a busca de soluções. Navegam muitos administradores em águas mais suaves, alguns em mares de ondas fortes, mas a maioria está em meio a tormentosas tempestades. O Rio Grande do Sul vive um sufoco e não vai ser fácil conseguir um ar para retomar o fôlego em cur-to espaço de tempo. Vale dizer que as crises regulares e as agudas um dia já foram leves, lá no início. Vieram cres-cendo e não foram sanadas. Tornaram--se bola de neve. Por isso, é necessário que haja a compreensão generalizada para a buscar de soluções. Estas deve-riam ser encontradas lá atrás.

Mas porém, todavia, contudo, como todos os governantes são eleitos, e para serem eleitos necessitam de um partido, de correligionários, de coli-gações, as crises passam de mão em mão e tornam-se casos políticos. E, aí, salve-se quem puder. Cada um puxa para o seu lado politiqueiro e rale-se o governante, dane-se o povo.

É assim! Não é?...

EDITORIAL

Aspectos da crise

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo RBS

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

FormaturaAcontece neste sábado, 8 de agosto, a solenidade oficial de colação de grau dos formandos do curso de Direito da Faculdade Luterana do Brasil Campus Gravataí. O ato será às 19h30min, na Ulbra Canoas, e dentre os formandos estão o professor Paulo Fraga Gomes e sua esposa a professora Rosângela Rosa. A estes dois novos advogados viamonenses endereço os meus cumprimentos.

CorrigindoAo escrever um texto, ainda mais quando vai para ser publicado, é necessário que ele seja lido mais de duas vezes. Senão, podem escapar erros. Na crônica da semana passada escrevi: “...Melhor ficava o papo quando o AUTOFALANTE do Bar Setembrina...”. Errado. Passou da revisão. Corrigindo: o correto é ALTO-FALANTE.

O mito grego e o Dia dos Pais

OMASKARA

Corsan aquiO presidente da Corsan, Flávio Presser, estará frente a

frente com o prefeito Bonatto nesta sexta-feira. Ele solicitou

audiência para conduzir pessoalmente a situação difícil em

que a empresa se enfiou aqui na cidade. Não vai ter vida fácil.

Pra relembrarA Prefeitura de Viamão está com uma ação judicial em an-

damento para anular o contrato com a Corsan, assinado em 2007. Alega que possui vício de origem, inclusive desrespei-tando a Lei Federal que exige a inclusão do Plano de Sanea-mento do município. Fora isso, cobra da Corsan investimentos à altura do que a estatal fatura aqui em Viamão. Bonatto não gostaria de trocar de empresa, mas se a Corsan não dançar conforme a música que a Prefeitura está tocando, vai bailar.

Ainda CorsanNa primeira audiência da ação, ocorrida em junho, o juiz

determinou que a Prefeitura apresentasse à Corsan todos os

pontos a serem alterados no contrato, dando um prazo de 45

dias para a estatal se manifestar. O prazo está estourando e

o presidente deve tentar um acordo. Acho que não vai levar.

Enquanto isso, na Câmara e nas redes sociais, a turma que

teve a oportunidade de assinar um bom contrato...

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

Vaquinha do Zé DirceuFez grande sucesso na época uma foto de um vereador

do PT viamonense, engajado no jantar que arrecadou fun-dos para pagar a multa do ex-ministro José Dirceu, quando da prisão dele no Mensalão.

Pois o cara voltou pra cadeia. Será que teremos vaquinha de novo? Aliás, o PT de Viamão poderia organizar uma va-quinha também para o Ridi pagar o que deve pro município.

Não acredito (1)Em nível federal: Presidente Dilma sinaliza que pretende

acabar com ministérios para diminuir as despesas. A ideia é

boa, mas não acredito que aconteça que alcance os obje-

tivos. Acaba com ministério, mas o pessoal pendurado no

dito cujo vai ser remanejado para outro. Alguém duvida dis-

so? E aí, adeus redução de gastos...

Não acredito (2)Em nível estadual: Deputados gaúchos prontificam-se a

parcelar ou até enxugar seus polpudos ganhos mensais, as-sim como de seus inúmeros servidores de gabinete. Era no-tícia que todos gostariam de ouvir. Mas esperem sentados. Nem que a vaca tussa...

Ah!... Isso serve também para os magistrados da Justiça que recebem auxílio pra morar, pra comer, pra estudar... Coi-tadinhos! Tenho peninha.

A metaCopiando a presidente Dilma: O Zé Dirceu não tinha meta

de ser preso, mas atingiu a meta. E dobrou a meta.

O Dia dos Pais está chegando. Depois de amanhã, domingo, 9 de agosto. Há um livro recém-lançado, de autoria da escritora Eliana Martins, que mostra uma relação entre o mito grego super-herói Midas e os (alguns) pais de hoje. “O Rei Midas e a Princesa Lia” é uma versão do mito grego “O Toque de Midas”. Na história são discutidos valores universais, como a forma de se lidar com riquezas, poder e o relacionamento entre pais e filhos. A lenda conta a história de um rei que queria ficar cada vez mais rico e pouco dava atenção à filha, Lia.

Midas dedicava toda a sua vida para conseguir mais e mais barras de ouro e, com isso, deixava a princesa Lia de lado. A princesa só queria que seu pai fosse como os outros, que brincasse com ela, sentasse à mesa ao seu lado, contasse histórias quando ela fosse dormir. Mas o rei vivia enfurnado em um grande salão que ele havia mandado construir especialmente para guardar sua fortuna.

Uma das questões tratadas é a forma exagerada como o rei se relaciona com a riqueza. Por causa disso, ele não consegue enxergar outros valores. Pode-se dizer que isso acontece

atualmente na sociedade em alguns (muitos) casos que acaba impondo um conceito de felicidade baseado no que se tem e não no que se é ou pensa. Muitas vezes, com a correria do dia a dia, os pais acabam não dando a atenção que os filhos merecem e necessitam. Vale a pena pensar nisso em forma de reflexão nesta véspera do Dia dos Pais.

Deixo a todos os papais um grande abraço.

Page 3: Correio Rural 07 de Agosto de 2015

7 de AGOSTO de 2015WWW.CORReIORURAL.COM.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Os meus amigos petistas poderiam escolher San Francisco, onde fica a prisão de Alcatraz

Escritório mantém seus serviços há mais de dez anos no mesmo endereço,Rua Mário Antunes da Veiga, 45, sala 02, centro, Viamão, em frente ao Forum Velho.

Fone: 3485-3065email: [email protected]

Sarita P. LopesTc-CRC/RS 61.501

Escritório Contábil N. Sra. da ConceiçãoPrevidência social; aposentadoria por idade;

por tempo de serviço;

amparo assistencial ao idoso;

auxilio doença; maternidade;

pensão por morte; imposto de renda pessoa fisica;

declaração ITR; Micro empreendedor individual: (MEI) registrar, alterar e baixar.

Cidades gêmeasSempre tive interesse pelo assunto referente a relações entre cidades. Me

considero um sujeito cosmopolita. Morei em 10 cidades de quatro regiões do Brasil e, para meu desgosto, conheço apenas 125 cidades das 497 gaúchas. Hoje vivo em Viamão, mas trabalho no Brasil todo. Certa feita escrevi uma coluna, du-rante a Copa do Mundo de 2014, sobre Viamão e uma cidade equatoriana do mesmo porte, Ambato. O vereador Guguzinho propôs um projeto de lei tornan-do Viamão e Ambato cidades irmãs. Não sei há quantas anda o PL do vereador.

Cidades gêmeas são aquelas uma ao lado da outra em países diferentes. O RS tem 10 delas. Como exemplo, Rivera e Livramento. Já em cidades irmãs pode haver laços históricos e porventura compar-tilharem as mesmas vocações e que também haja proposição de acordos de cooperação econômica e cultural. Fiquei pensando que cidade teria perfil para ser irmã de Viamão. Descobri uma: Taquari.

A cidade de Taquari fica a 125 quilôme-tros de Viamão. Assim como nós, é antiga (1764 – Viamão é de 1741), foi colonizada por açorianos e posteriormente por negros, alemães e italianos. Hoje tem 30.000 habi-tantes. Conhecida pela fertilidade do solo, foi grande produtora de laranjas, e hoje é polo madeireiro. Tem esse nome por que Taquari significa “rio das taquaras”. Até hoje não sabemos o que significa Viamão. Taquari tem o 2º jornal mais antigo do RS, O Taquaryense, de 1887. O nosso Correio Rural é de 1912. Taquari é terra de um ex-presidente da República, o marechal Arthur da Costa e Silva, a face mais dura (leia-se tortura) do regime ditatorial. Ele governou de 1967 a 1969 quando morreu. O político de maior relevância de Viamão, pelo menos até aqui, sequer é um político tradicional: é Vitor Ortiz, ministro interino da Cultura. Outros ilustres taquarienses são o general farrapo David Canabarro, o deputado Júlio Redecker (morto no voo da TAM, em 2007) e o comediante Paulinho Mixaria. Viamão tam-bém tem inúmeros personagens ilustres em sua história e comediantes também. Sobretudo em determinado poder público. Mais precisamente um que é chacota na cidade inteira ao propor o dia do DJ, a semana da beleza e moção de repúdio ao governador (essa foi a mais ridícula de todos os tempos!).

Voltando a Taquari, suas relações com Viamão não param por aí. Taquari é ber-ço de grandes viamonenses. A dona Noeli (viúva do Amaro Curtis Mércio Pereira e mãe de Amarinho, Mano e Pito) é de Taquari. Recentemente falecido, seu Vico, esposo da dona Esther e pai do Maurício, do Chico e da Andréa, era de Taquari. De Taquari também é a Liane, esposa do Adroaldo Peixoto. Viveram em Taquari o dr. Jurandyr Morrone e a Gláucia, onde nasceu o meu amigo Silvio (afilhado do grande zagueiro colorado Scala) e também o juiz Miguel Juchem (irmão do gran-de Jacob). Os Bianchi e os Lengler também têm grande relação com Taquari. Vitor Hugo Lengler, o Kike, grande empresário viamonense, é nascido em Taquari.

Seu eu pudesse ter uma cidade irmã escolheria Dublin, na Irlanda, terra dos pubs e de “Ulysses”, de James Joyce. Já os meus amigos petistas poderiam esco-lher San Francisco, onde fica a prisão de Alcatraz. Enquanto isso, Viamão procura sua cidade irmã.

Aconteceu no último dia 04, terça-feira, na Escola Estadual Setembrina, uma assembleia geral reunindo as direções, professores e funcionários das escolas estaduais de Viamão. 25 escolas se fizeram representar num total de público em torno de 300 pessoas. A assembleia ocorreu atendendo a um chamado que foi lançado nas redes sociais pelas professoras Denise Ferreira (E. E. Açorianos), Viviane Rocha (E. E. Tolentino Maia), Janaina Berft (E. E. Célia Flores) e professor Marco Sozo (E. E. Setembrina).

Segundo o chamado dos professores, o sentimento é de revolta, indignação e repúdio pelos atos do governo do Estado contra as categorias dos servidores públicos estaduais. Ocorreu uma paralisação geral no dia 03 de agosto e a partir do dia 04 até dia 17 deste mês, os profissionais da educação estão trabalhando com carga horária reduzida e, paralelo às atividades das escolas, estão desenvolvendo uma série de atividades envolvendo suas comu-nidades escolares com o objetivo de trabalhar questões de cidadania e da conjuntura atual.

Os educadores presentes, juntamente com a direção do 22º Núcleo do CPERS, que tam-bém estava com representação na assembleia, deliberaram algumas atividades que serão desenvolvidas pelas escolas estaduais de Viamão. No dia, 6, quinta-feira, ocorreu reunião da Comissão dos Educadores de Viamão, com objetivo de organizar as ações futuras. Nesta sexta-feira, 7, as escolas estaduais de Viamão participam da Manifestação dos Servidores da 22º núcleo/CPERS, em Gravataí, na caminhada do Parcão até a 28ª CRE, às 10 horas. Dia 11, terça-feira próxima, Manifestação em Viamão caminhada partindo do trevo de acesso da ci-dade, a partir das 15 horas. Paralelo, as escolas estaduais vão realizar atividades de protestos nas suas comunidades. No dia 18 de agosto, participação das escolas estaduais de Viamão na assembleia geral de todos os servidores do estado/RS para o indicativo de greve geral.

Peneiras no Basquete e a busca no Sub-17A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Secreta-

ria Municipal de Educação (SME), está selecionado atletas para montar uma equipe sub-17 de Basquetebol (nascidos até o ano de 1998), que representará Viamão nos campeonatos e futuramente em competições da Federação. As peneiras e os treinos acontecerão regularmente todas as quartas e sextas-feiras, das 17 às 18 horas, no Giná-sio de Esporte do Centro Municipal de Cultura Dr. Carlos Pinto Mennet, localizado na Rua Açores, 951 – Bairro Tarumã.

A seleção dos atletas será realizada sob o comando do coordenador do setor de Educação Física da SME, professor Ricardo Medeiros. Ele ressalta que o objetivo é fomentar a prática do Basquetebol no município, além de promover esta modalidade esportiva como uma ferramenta de inclusão social. Ricardo explica ainda que uma das metas para o desenvolvimento desse projeto é buscar patrocínio e parcerias com a iniciativa privada.

Escola Estaduais de Viamão: professores reduzem horário de trabalho e preparam manifestações que indicam greve geral

Page 4: Correio Rural 07 de Agosto de 2015

7 de AGOSTO de 2015WWW.CORReIORURAL.COM.BR4

Como instituição não governamental, a Emater/RS-Ascar segue integrando o Conselho Viamonense de Meio Ambiente (Covima), que promoveu a VI Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada no sábado, dia 1º. de agosto, em Viamão. O evento foi presidido pelo atual presidente do Conselho Viamonense de Meio Am-biente (Covima), Joaquim Reis, em con-junto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Mais de 50 pessoas estiveram reunidas no auditório do Centro Profissional Walter Graf e acompanharam as palestras sobre Saneamento Básico, entre elas a de Luís Bohn, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, e que falou sobre Saneamento Rural, destacando a importância de os agri-

cultores manterem as propriedades limpas e de investirem em fossas sépticas e na pro-teção de fontes, entre outras práticas menos agressivas ao ambiente.

Entre os encaminhamentos, destaca o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Viamão, o engenheiro agrônomo Gla-dimir de Souza, o Covima vai priorizar a Educação Ambiental em todo o mu-nicípio, desde as escolas, trabalhando a transdisciplinaridade, à comunidade, a partir de um Modelo de Coleta Seletiva Solidária. "Estamos engajados nessa cam-panha", diz Souza. O prefeito em exercí-cio, André Pacheco, esteve presente na abertura e falou sobre a importância da Conferência. “O município vem avançan-do nas questões ambientais. Nós criamos

a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a partir daí pudemos tratar dos projetos e processos junto à Fepam, para agilizar os licenciamentos ambientais na nossa cidade, além disso, avançamos muito na Legislação específica relativas ao meio ambiente”. A secretária de Meio Ambiente, Liliani Cafruni, ressaltou que a Secretaria está preocupada em criar ações que regu-lamente o licenciamento de atividades de impacto local, além de formar uma quali-ficada equipe de fiscalização que vem atu-ando ativamente. Ela também explicou: “A Secretaria atuou na construção dos Planos de Resíduos Sólidos e de Saneamento Bá-sico, além disso, está elaborando o Zonea-mento Ambiental e Econômico da cidade”.

Entre os temas tratados na conferência estavam: saneamento no meio rural, o sis-tema modular de gestão de águas residuais domiciliares, saneamento ambiental. O Covima apresentou, e foi aprovado para o município, o modelo de coleta seletiva soli-dária, envolvendo as escolas e toda a comu-nidade, urbana e rural.

Durante a Conferência, também foram eleitos os membros representativos não governamentais e órgãos governamentais do Covima para a próxima gestão. A par-tir de então o Conselho passa a contar com membros representativos da Emater, Coo-vir, ONG Maricá, TecnoPuc, OAB, CREA, ONG Vira Latas, Associação Jardim Uni-versitário e Associação Águas Claras.

Prefeitura emite nota sobre casos de meningite

Em relação aos dois casos de meningite divulgados na mídia, no dia 6, quinta-feira, a Prefeitura Municipal de Viamão, por meio da Secretaria de Saúde, informou:

“O professor Claudiomiro Lemos, falecido nesta quarta-feira, era morador de Porto Alegre e lecionava nas Escolas Municipais Pedro Vicente e Nossa Senhora da Conceição, iniciando seu período de férias em 17 de julho. O seu adoecimento, tratamento, internação e posterior óbito se deu na cidade de Porto Alegre, mais de 15 dias após o início das férias escolares. O período para desenvolver sintomas da doença após o contato com o doente é de até 10 dias, o que sinaliza que a infecção não se deu no ambiente das escolas em Viamão, mas sim no período de recesso fora da cidade.

O segundo caso, da aluna da Escola Estadual Walter Jobim, internada no Hospi-tal Conceição, também está sendo monitorado pelo Município. Foi informado pela família da jovem que ela está em Porto Alegre há mais de 15 dias, configurando o mesmo quadro do professor Claudiomiro, ou seja, adoecimento, tratamento e inter-nação na capital, sinalizando que a infecção não se deu no ambiente da escola, mas sim fora da cidade de Viamão.

A Prefeitura de Viamão lamenta o falecimento do professor e reafirma que não há necessidade de alteração da rotina nestes ambientes escolares, bem como nas comunidades.

Conforme orientações do Ministério da Saúde, crianças com febre e vômito, de-vem procurar os serviços de saúde, bem como afastar-se da rotina escolar e de contato coletivo. A orientação é a prevenção e, principalmente, checar a caderneta de vaci-nação das crianças de 3 meses até 5 anos, levando na Unidade Básica de Saúde mais próxima. Esse grupo já tem incluído a vacina da meningite tipo C na programação de vacinas de rotina. É fundamental que as crianças estejam com calendário vacinal em dia. Não há falta de vacinas na Rede da Secretaria Municipal de Saúde de Viamão.

Maiores informações esclarecimentos pelos telefones: 3434-0395 e 3054-7515.Conhecimento é prevenção, faça a sua parte!

Prefeitura Municipal de Viamão - 06 de agosto de 2015.”

Viamão defende educação ambiental

Page 5: Correio Rural 07 de Agosto de 2015

7 de AGOSTO de 2015WWW.CORReIORURAL.COM.BR 5

Profissionais da AS participam de capacitação sobre prontuário SUAS

Durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) realizou capacitação para implantação e utilização do Prontuário SUAS – Sistema Único de Assistência So-cial. A capacitação teve a participação dos profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Cen-tros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

Conforme a secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, o Prontu-ário visa qualificar o atendimento realizado nos CRAS e no CREAS, pois registra todo o acompanhamento relacionado ao trabalho so-cial com as famílias e indivíduos atendidos e acompanhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indi-víduos (Paefi).

A capacitação foi realizada pela assistente social Mariluci Pos-sebon, que esteve em Brasília, onde participou de uma oficina de capacitação de multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário SUAS, que foi realizada pela Vigilância Socioassistencial do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A implantação e utilização desta nova ferramenta deve iniciar ainda no mês de agosto. O Prontuário SUAS será utilizado pelas equipes de referência desses serviços que são formadas por profis-sionais de nível superior com registro em conselhos de classes, tais como, assistentes sociais, psicólogos e advogados.

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

PENSE COMIGO

SobreviverEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Há poucos dias ouvi o trecho de uma música cuja letra dizia que a úni-ca certeza é que desta vida ninguém sobrevive. A frase se refere ao período em que estamos nesta passagem e nela estamos sempre em

busca de sobreviver da melhor forma. Passamos o tempo inteiro, desta nossa transitoriedade de vida material, buscando ficar vivos e da melhor maneira, forma simplista de resumir a vida. Posso dizer que aí está muito do desencanto, mas temos inúmeras vivências que estão aqui, presentes nesta passagem, e que nos são caras e muito ricas.

Os homens que hoje representam a vontade do povo, e que lideram esta Nação em todos os seus níveis, deveriam fazer uma reflexão maior sobre seus atos. Deveriam agir de forma a impedir que os desmandos e os desvios de di-nheiro fossem os causadores do sofrimento de um povo que busca sobreviver, mas que olha para o seu futuro e vê pequenas as possibilidades de recriar o novo e viver em uma terra governada com competência. Deveriam ter espíri-to de empreendedor ao invés de serem governantes que assumem posições de punir o povo, com os minguados ganhos de uma coletividade sendo partidos em diversas parcelas.

Pode ser que eu não sobreviva a mais uma noite, pode ser que eu sobreviva por um tempo prolongado, nada disso interessa. Quero é viver de forma digna, observando a vida com base no amor, buscando as soluções do que temos pela frente abandonando medidas de prejuízo de muitos, para que poucos possam continuar suas trajetórias nefastas.

Vamos aprender que esta vida existe e estamos aqui para criar o melhor. Que não estamos aqui para encontrar desculpas pela nossa falta de capacidade mas, sim, fazer o novo e melhorar a vida da coletividade, ao invés de punir cidadãos comuns que dependem de salários. (Leiam o artigo anterior no site do Correio Rural)

(Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

Trabalho aos domingos e feriados

Portaria nº 945 do Ministério do Trabalho e Emprego – TEM, publicada recentemente, ampliou para outros setores da economia a possibilidade de obter autorização para tra-balho aos domingos e feriados mediante negociação coleti-va, o que não era possível antes.

As novidades são vantajosas para os empregadores, es-pecialmente da indústria, pois agora a negociação pode ser feita diretamente com os sindicatos. Antes, a solicitação era feita exclusivamente junto ao Ministério precisando de apre-sentação de laudo técnico para comprovação da necessidade de trabalho em domingos e feriados, permissão do sindicato e escala de revezamento dos empregados.

Agora, há possibilidade dessa autorização ser originária de Acordo Coletivo de Trabalho específico, devidamente registrado no Ministério do Trabalho e Emprego, ficando, assim, mais ágil e rápido de tramitação.

Caso não haja consenso com a entidade, a empresa pode procurar o MTE e apresentar documentação exigida pela Portaria. Mas o órgão representativo dos empregados pode apresentar justificativa contrária, ocasião então que o superintende regional do trabalho e emprego irá avaliar a situação.

No momento, apenas setores como hotéis, hospitais, produção e distribuição de energia elétrica e gás podem tra-balhar, aos domingos e feriados sem restrições.

Redução de salário e segurança em debate na Câmara

O assunto do parcelamento de salários e de segurança pública em Viamão, fez parte das discussões na audiência realizada pela Câmara Municipal na quarta-feira, 5. Como ocorre em todos os municípios gaúchos, além do parcela-mento salarial, as polícias Civil e Militar lutam com dificuldades, com baixo efetivo e falta de veículos. Pois a ideia da audiência foi de ex-

por a realidade das polícias do município e, a partir disso, buscar mecanismos no auxílio dos problemas em Viamão.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão, Paulo Sil-veira, disse que o pedido e o entendimento da situação são claros. “Os comerciantes sentem--se ameaçados, mas ainda assim entendem que não está fácil para os policias darem con-ta da demanda da cidade”, disse Paulo. O co-mandante do 18º BPM de Viamão, Ten. Cel. Marcelo Giusti, explicou: “Deveria o Batalhão contar com 400 homens, mas desses só contam com 40% e, assim, fica claro o esforço feito por parte da Brigada para cobrir a necessidade da cidade. Prova disso é o município ter alcança-do o primeiro lugar em prisões na região me-tropolitana”, salientou.

Durante a audiência, diversas representações e lideranças comunitárias falaram sobre os maio-res medos nas localidades, os assaltos, e o aten-dimento por parte da Brigada, esse que tem sido feito da melhor forma possível, e com apoio de outras localidades. Também manifestaram-se os delegados das 1ª, 2ª e 3ª DPs, além da delegada Viviane Neri da Delegacia da Mulher.

Ao final, ficou decidido pelos vereadores presentes, a criação de uma comissão em prol da segurança pública, para atingir melhores resulta-dos à população, quando serão procuradas ou-tras Câmaras de municípios vizinhos, com a rea-lização de uma reunião com as grandes entidades de Viamão e recorrendo juntos a Assembleia Le-gislativa quanto ao que demandar do Estado.

Page 6: Correio Rural 07 de Agosto de 2015

7 de AGOSTO de 2015WWW.CORReIORURAL.COM.BR6

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11692, de 30 de julho de 2015.PAULO JÚNIOR DA ROSA SOUZA, confeiteiro chefe, e LISIANE DIEHL MORAES, técnica de enfermagem, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11693, de 03 de agosto de 2015.DIEGO SAMPAIO PEREIRA, carteiro, e MÁRCIA AGUIAR, comerciária, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11694, de 03 de agosto de 2015.RAQUEL MARQUÍZIO SOARES e TAMIRES ISABEL SOARES DA SILVA, ambas solteiras, maiores, comerciárias, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11695, de 03 de agosto de 2015.GÉRSON LUÍS DOS SANTOS DA COSTA, divorciado, motorista, e AUDREY BIANCA GONÇALVES FERREIRA, solteira, maior, auxiliar de saúde bucal, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11696, de 03 de agosto de 2015.TIAGO SIBICOWSKI DE LIMA, motorista, e VANESSA PADILHA DE AZEVEDO, industriária, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11697, de 03 de agosto de 2015.SÉRGIO CONCEIÇÃO DA CONCEIÇÃO, solteiro, maior, montador de rede telefônica, e MARISTELA KRAMBECK LUIZ, divorciada, auxiliar de limpeza, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11698, de 03 de agosto de 2015.RODRIGO TRINDADE PETRY, mecânico, e VANESSA DE LIMA FIGUEIREDO, cabeleireira, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11699, de 05 de agosto de 2015.DIOGO COSTA DO NASCIMENTO, metalúrgico, e BRUNA RAQUEL FERREIRA DA LUZ, comerciária, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 6 de agosto de 2015

VENDE-SEPonto comercial de um bar e lancheria, com espaço totalmente montado e pronto para funcionamento. Avenida Senador Salgado Filho, 3101, parada 39. Aluguel direto com o proprietário do prédio. Aceita-se carro ou moto na negociação. Valor: R$ 12.000,00. Tratar com Mano pelo fone 9783.9415.

A CDL Viamão realizará em agosto a 2ª Feijoada do Comércio onde também acontecerá a soleni-dade de Posse de Diretoria da Ges-tão 2015-2017.

A Feijoada do comércio foi concebida para ser um instrumen-to de estímulo e fomentação de negócios. Além do ambiente per-sonalizado e cardápio delicioso da Feijoada, os empresários terão a oportunidade de gerar a tradicio-nal troca de cartões.

O objetivo deste encontro é reunir associados e parceiros da cidade em um ambiente agradá-vel de confraternização, unindo cada vez mais nosso comércio lo-cal. Com este encontro, desejamos realizar a integração empresarial entre os diversos segmentos do co-mércio, promovendo a junção de empresários e incentivando a cria-

Garanta seu ingresso para a Feijoada do Comércio ção de parcerias de negócios.

Data: 07 de agosto de 2015. Lo-cal: Restaurante Giba’s – Centro de Viamão. Início: 20h00min. Ingres-so: R$ 25,00. Informações: (51)

3434.2020. Participe das ações da CDL.

Garanta seu ingresso!Acesse www.cdlviamao.com.br

| facebook/cdlviamaors

No sábado passado, dia 1º, Ita-puã foi palco da 2ª etapa do Circui-to Gaúcho de Slackline. O sábado de céu azul e muito sol contribuiu para o sucesso do evento. O cam-peonato foi organizado pela Fede-ração Gaúcha de Slackline, com o apoio da Prefeitura de Viamão.

O evento, que reuniu 26 atletas do Rio Grande do Sul, Santa Cata-rina e Paraná, foi dividido nas ca-tegorias Infantil e Elite. Além dis-so, também ocorreu uma oficina, para as pessoas se aventurarem no

esporte. O campeonato também garantiu uma vaga no Qualyfing Tour, etapa mundial que será rea-lizada, no mês de outubro, em Foz do Iguaçu.

O presidente da Federação Gaúcha, Cleber Koplin, falou so-bre a escolha de Itapuã para sediar o evento. “Nós escolhemos Itapuã pelas belezas da orla que tem tudo a ver com a prática do esporte ao ar livre. Foi isso que a gente propôs para a Prefeitura, uma oportunida-de de utilizar a orla, que é perfeita

para prática de Slackline”. PARTICIPAção DE ATLETAS VIAMonEnSES

A competição contou com a participação de atletas viamonen-ses. A Babi Oliveira mora no bair-ro Krahe, tem 18 anos e faz Slackli-ne há quase dois anos. Ela achou muito válida a iniciativa de trazer o campeonato para Viamão. “É uma oportunidade para que todos possam conhecer esse esporte, que ainda é muito novo”. Denis Peres é morador do Beco dos Cunhas e começou a praticar o esporte há um ano e meio. Ele acredita que a competição em Viamão é uma oportunidade para divulgar e po-pularizar o esporte.

o GRAnDE VEnCEDoRO atleta catarinense Diogo Fer-

nando foi o protagonista da dispu-ta, garantindo sua vaga na Etapa Mundial. Diogo é de Blumenau, tem 28 anos e pratica o esporte há quatro anos. Diogo ficou muito sa-tisfeito com a estrutura montada na praia de Itapuã e feliz pelo reco-nhecimento do esporte.CoPA MUnDIAL DE SLA-CkLInE SERá DISPUTADA EM Foz Do IGUAçU

A Associação de Desenvol-vimento de Esportes Radicais e Ecologia (Ong Adere) está orga-nizando o Campeonato Mundial, chamado de “Qualyfing Tour”, que será realizado no mês de outubro,

em Foz do Iguaçu. É a primeira vez que o campeonato mundial acon-tece fora do eixo Europa - Estados Unidos. O gestor administrativo da Ong Adere, Raby Khalil, esteve presente em Viamão. Ele explicou que a etapa de Itapuã é a sétima do Qualitfing Tour - que já passou por Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Raby elogiou a organização e estrutura do evento. “Foi a melhor estrutura de todas as etapas do Qualyfing. É muito importante o apoio que a Prefei-tura está dando ao esporte, junto à Federação Gaúcha de Slackline. O esporte ainda vai crescer muito e com certeza a cidade só tem a ganhar”.

Circuito de Slackline movimentou Itapuã

Page 7: Correio Rural 07 de Agosto de 2015

7 de AGOSTO de 2015WWW.CORReIORURAL.COM.BR 7

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

PremiaçãoA empresa viamonense Quinta da Estância recebeu selo de classifica-

ção máxima no programa Ecolíderes. Maior empreendimento brasileiro de turismo rural pedagógico ganhou o Selo Plantina do Trip Advisor, um dos mais salientes sites de viagens do mundo. O mérito da Quinta da Estância para este reconhecimento internacional deveu-se a sua atividade com res-peito às práticas sustentáveis.

Câmeras de segurançaJá estão operando em fase de testes as vinte câmeras de monitoramen-

to instaladas no centro de Viamão. Desde o retorno do Cocão, passando pelo centro e chegando lá perto da Madeireira Tarumã, comerciantes e populaçao em geral, terão os olhos eletrônicos para vigiar. Uma ajuda fundamental para o exíguo contingente da Brigada Militar.

A persistência das entidades juntamente com a determinação do pre-feito Bonatto, do André e a colaboração da Câmara, possibilitam esse avanço para Viamão. Agora é a vez da Santa Isabel. Vamos torcer para que os cofres do município possam também levar as câmeras para lá.

Em festasConforme informações “feicibu-

quianas”, os aniversariantes do pe-ríodo são, serão, ou foram: a geren-te do Senac Viamão, Lídia Fraga; o advogado João Henrique Cardozo; a secretária da Fazenda e advogada, Liziane Baum. Parabéns a todos.

CodeviA criação do Conselho de De-

senvolvimento de Viamão, já foi aprovada pela Câmara, e agora está em fase de montagem. Será uma importante reunião de cabeças pensantes que vai auxiliar, e mui-to, no planejamento e execução de projetos de extrema importância para Viamão.

Talentos daqui – Maurício PereiraEMPRESÁRIO

O Maurício é cria de Viamão, do Sítio São José,onde viveu sua infân-cia, adolescência e juventude, tendo estudado nas escolas Municipal Castelo Branco e Estadual Farroupilha. Excelente surfista, também tentou a carreira de jogador de futebol. Hoje é empresário, no ramo de barras de cereal, com a empresa Rip Fibras, estabelecida no litoral de Santa Catarina.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

Protegendo nossos Pés!!!Olá gurias e guris!!!

Em dias chuvosos, nossos pés precisam de proteção redobrada. Afinal não é todo mundo que vai trabalhar de carro, e tem a mordomia do esta-cionamento ser coberto e no mesmo prédio em que trabalha. Seria perfeito, não é mesmo?

A maioria dos trabalhadores utiliza mesmo é o transporte coletivo para se deslocar e quando chove torrencialmente, fica difícil chegar ao seu des-

tino com os pés secos, mas aqui vai uma dica preciosa…lembram das ga-lochas?

Elas ganharam novas modelagens, cores e desenhos e estão lindas, espiem só…Digamos sim, para as galochas!!!Afinal, é uma boa maneira de mantermos nossos pés sequinhos, e con-

venhamos… elas estão mega estilosas!!!São vários formatos, cores e marcas, basta eleger a sua preferida.Bjs, Patricia Arruda.

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Av. Sen. Salgado Filho, 7000 - Sala 231 - TecnopucViamão - Fones: 8552-5389 e 3434-2401

[email protected]

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

ANÁLISES DE ÁGUAS E ALIMENTOS

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Diversão é o que não faltou para o grande público que presti-giou o primeiro evento do “Arraial da Alegria 2015”, que aconteceu no último domingo, 2 de agosto, na avenida Cel. Marcos de Andrade, centro da cidade. A festa é uma re-alização da Prefeitura de Viamão, coordenada pela Secretaria Muni-cipal de Cultura (SMC).

O evento teve uma programa-ção variada que contou com comi-das típicas, brincadeiras, shows e encenação do Casamento na Roça. A secretária da SMC, Maria Rita Cardozo, ressaltou o clima de par-ceria para realização da festa. “A

festa foi pensada e organizada com muito carinho para proporcionar um momento de diversão para as famílias”. O prefeito em exercício, André Pacheco, também presti-giou o evento. Na oportunidade, ele agradeceu a presença do públi-co. “É muito bom ver a animação das pessoas, a presença de famílias inteiras e principalmente, que a festa está acontecendo em clima de paz e harmonia”.

O evento teve o apoio das Se-cretarias Municipais de Transporte e Trânsito, Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos e Desenvolvi-mento Econômico; do Sistema

Fecomércio-RS/Sesc; da Brigada Militar; da Associação dos Bom-beiros Civis; e do comércio local que fez a doação de brindes para as brincadeiras. A Prefeitura já está preparando mais duas festas, que acontecem no dia 8 de agosto, em Itapuã e, no dia 16 de agosto, na Santa Isabel.

“Arraial da Alegria” com grande público na Praça Júlio de Castilhos

Page 8: Correio Rural 07 de Agosto de 2015

7 de AGOSTO de 2015WWW.CORReIORURAL.COM.BR8

P IS serviços de apoio à educação.

Remodelação da EMEF Jardim Viamar está concluída

Neste sábado, 8 de agosto, será entregue à comunidade a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Viamar completamente remodelada. Em dezembro de 2014, a escola sofreu danos em sua estrutura em virtude de um forte temporal, que atingiu o telhado de dois pavilhões, assim como a cobertura da quadra de esportes. Foram danificados, também, o forro e a rede elétrica. Porém, a remodelação realizada não ficou restrita aos danos causados pelo temporal, havendo outras melhorias e ampliações. Para a reforma, foram investidos R$ 411 mil e a comunidade escolar conta agora com um espaço totalmente revitalizado. A escola recebeu a recons-trução e reforma do telhado, paredes, reboco, instalações elétricas, hidrossanitárias, pintura geral, pavimentação com PaVs, pergola-do, cerca de separação da Educação Infantil e muro de contenção na quadra poliesportiva. A reforma na escola beneficiará cerca de 600 alunos, do Jardim ao 9º ano.

A Escola Jardim Viamar foi fundada em 1983 e completou, em março, 32 anos de existência. A origem do nome é em função do Loteamento Jardim Viamar, próximo a RS118 e Autódromo de Tarumã. A Escola atende as comunidades do Jardim Viamar, São Cristóvão e Jardim Itapema.

No sábado, dia 1º, ocorreu no Calçadão Tapir Rocha mais uma edição da Feira de Adoção. A fei-ra é promovida pela Coordenação Municipal de Atenção aos Animais (COMAN), da Secretaria de Meio Ambiente e aconteceu das 10 às 16 horas.

Foram doados ao todo 13 ani-mais, entre adultos e filhotes que foram retirados das ruas pelos téc-nicos da COMAN. Os animais es-tavam vacinados, castrados, higie-nizados e chipados. A feira também contou com animais de protetores que já se cadastraram previamente. Além disso, foram realizados ca-dastros de animais e de interessados em adotar cães, gatos e cavalos. A feira contou com o apoio do Rissul, Ótica Müller e condomínio Buena Vista, além de 6 voluntários que participaram do evento.

As feiras irão acontecer todas as quartas-feiras, podendo ser al-teradas em função do clima. Tam-bém acontecerá no primeiro sába-do de cada mês a feira evento, que

contará com mais animais e com a participação de um número maior de protetores. A próxima está pre-vista para o dia 5 de setembro no Calçadão Tapir Rocha.

O Coordenador de Atenção aos Animais, Ângelo Oliveira, agrade-ce os apoiadores, em especial os voluntários que trabalharam na feira, e aproveita para convidar to-dos os simpatizantes da causa para se cadastrar como voluntário ou apoiador pelo e-mail [email protected].

CoMAn promoveu Feira de Adoção de animais