correio rural 02 de outubro de 2015

8
FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.258 | 02 DE OUTUBRO DE 2015 | R$ 1,00 www.correiorural.com.br Há 102 anos o seu jornal de Viamão História para ver e ouvir Página 4 NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57 Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s LAVA • SECA • PASSA Especializados em: edredons - tapetes MEMÓRIA VIVA Futebol nas praças de Viamão Página 5 Prefeitura envia Plano de Carreira do Magistério para a Câmara Página 3 Começa o Outubro Rosa Contracapa Semana do Trânsito Página 5 Jango Brown Página 3

Upload: jornal-correio-rural-viamao

Post on 23-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Correio Rural 02 de outubro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Rural 02 de outubro de 2015

FUNDADO EM 25 DE NOVEMBRO DE 1912 | ANO 103 | NÚMERO 5.258 | 02 DE OUTUBRO DE 2015 | R$ 1,00

www.correiorural.com.br

Há 102 anos o seu jornal de Viamão

História para ver e ouvirPágina 4

NOVO ENDEREÇO Av. Sen. Salgado Filho, 9908 – Pda. 57

Fone 3054.0504 - Em frente ao Cabrito’s

LAVA • SECA • PASSAEspecializados em: edredons - tapetes

MEMÓRIA VIVAFutebol nas praças de Viamão

Página 5

Prefeitura envia Plano de Carreira

do Magistério para a Câmara

Página 3

Começa o Outubro Rosa

Contracapa

Semana do Trânsito

Página 5Jango Brown

Página 3

Page 2: Correio Rural 02 de outubro de 2015

02 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR2

Está no site da Câmara Muni-cipal a notícia de que os edis viamonenses decidiram pela

não aceitação do caráter de urgência solicitado pelo poder Executivo para a apreciação e votação de diversos pro-jetos de lei encaminhados ao Legisla-tivo. Seguindo a vontade do presidente da Casa e o parecer da Comissão de Constituição, Redação e Justiça, os ve-readores concordaram de que o prazo estipulado pelo Prefeito era curto de-mais.

Até aí, tudo bem. Afinal, a Câmara tem soberania democrática para deci-dir.

Chama a atenção, no entanto, na mesma notícia, trecho do texto do re-latório da Comissão de Constituição, Redação e Justiça, onde se pode ler: “...Tivemos conhecimento do pedido do prefeito, que quis disciplinar esta casa e colocando prazo, uma saia justa, ao debater um projeto que coloca um concurso público em situação...”(sic)

Numa avaliação sensata, quere-mos crer que Prefeito algum teria a in-tenção de enrascar vereadores usando documentos oficiais que têm a valia de dar melhorias à população. O relatório da Comissão, no nosso entender, usou termos inconvenientes para assunto de tamanha relevância.

Outro fato foi a presença elevada de servidores municipais, predomi-nantemente da área do Magistério, notória e deliberadamente convoca-dos para uma simples sessão que iria decidir se acatava ou não o pedido de urgência do Executivo para votação de projetos. E mais, alie-se a isso a abertu-ra da tribuna para manifestação destes, vociferando de forma raivosa contra projetos que nem foram expostos, pois acabaram recolhidos às gavetas por não precisarem de urgência.

Lamentavelmente, o Legislativo viamonense ingressou num período de politicagem barata, de confron-to político-partidário, que não leva a nada. Aquela sessão tinha que ser substituída por uma reunião de diálo-go que levaria o assunto em benefício do todos. A raiva e o fel do ódio só le-vam à ira gratuita.

EDITORIAL

A politicagem

EXPEDIENTE

CORREIO RURAL é uma publicação da MV Santos Editora Ltda.

CNPJ 15308385/0001-26.

Rua Marechal Deodoro, 274- Centro - Viamão - RS - Fone (51) 3485.1313 -

CEP 94410-000

[email protected] www.correiorural.com.br

Diretor e Editor MILTON ZANI DOS SANTOS Jornalista Reg. MTb nº 4506

[email protected]

Circulação: Semanal Tiragem: 3.000 exemplares

Editoração: MV Santos Editora Impressão: Grupo CG

O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias assinadas.

Detalhes As crônicas do cotidiano e as informações de bastidores

POR MILTON SANTOS

Zé do Pedal caminha 10.700km empurrando uma cadeira de rodas

OMASKARA

Ficou (quase) tudo para marçoCom a sanção da presidente Dilma para os novos prazos

de filiação e troca de partidos, foi adiada para março de 2016 a definição do quadro eleitoral. Mas, diversos compromissos já estavam alinhavados e vão se concretizar agora mesmo. Pelo menos um vereador já vai trocar de sigla. Agora resta saber para quem foi favorável esse novo prazo.

Ganhando preço ou se perdendo na curvaAlguns acham que este adiamento vai favorecer aqueles

que pretendem ser candidatos a prefeito, pois ganham mais tempo para se firmar ou negociar o melhor espaço em algum partido. Eu já acho que, dependendo da figura, quanto mais tempo for concedido, mais enrolado vai ficar.

ComportamentoUm dos termômetros para medir essa mudança de com-

portamentos deve ser a votação do Plano de Carreira do fun-cionalismo municipal na Câmara. O que vai ter de vereador querendo tirar uma casca para aparecer. Vão berrar, jogar para a torcida, falar mal do governo e quando março chegar...

Aliás, esses que mais gritam, que vão para as redes so-ciais escrever teses e que adoram uma câmera, duvido que façam alguma proposição concreta para os projetos de Plano de Carreira. Acho que sequer vão ler.

Ninguém vê o seu rosto,mas ele está em todos os lugares

A Rede ganha forçaMarina Silva finalmente conseguiu emplacar seu partido,

Rede Sustentabilidade. Com isso, muitos detentores de car-gos eletivos começaram a se bandear para o novo partido.

Desde o senador do PSOL, Randolfe Rodri-gues, passando pelo deputado do PCdoB, João Derly, a sigla rapi-damente vai tomando corpo. Aqui em Viamão não está sendo diferen-te. Resta saber se vai ter força para pegar algum vereador. Maninho, Gi-raudo, Armando, Aguir-re, quem será? Façam suas apostas.

Jorge Chiden, ex-prefeito de Viamão, já assinou ficha.

O PMDB ferveO grupo de oposição à atual gestão do PMDB de Viamão,

lançou uma série de notas no Facebook, contendo denún-cias e documentos. Um deles mostra a desaprovação por parte da promotora Gisele Moretto, das contas de 2013 do diretório local. O grupo promete mais informações esta se-mana.

Segue o baileMas, ao que parece, Jair Mesquita e Sarico adotaram a

tática de não revidar, mantendo o silêncio. Por enquanto.

Tive a oportunidade, na quarta-feira, 24 de setembro, de conversar com José Geraldo de Souza Castro, o Zé do Pedal. Estávamos na sede da Acosítio no jantar de confraternização que marcava o 3º aniversário do Lions Clube Viamão Nossa Senhora Aparecida. Zé faz parte do Lions Clube de Viçosa-MG e será o presidente daquele clube na próxima gestão. Ele estava em Viamão pela segunda vez. Ativista, resolveu abraçar a causa da igualdade em favor daquelas pessoas com deficiência física que necessitam de cadeira de rodas, muletas, bengalas e outros acessórios para poderem locomover-se. Criou o projeto “Extremas Fronteiras – Barreiras Extremas - Cruzada pela Acessibilidade” e decidiu que faria uma caminhada de Norte a Sul do Brasil para divulgar sua luta. Passou por Viamão duas vezes em setembro.

Zé do Pedal começou a caminhada na Serra do Caburaí, município de Uiramutã, Roraima, às margens do Rio Uailã, divisa com a Venezuela. “Caminhei até 76km por dia, enfrentei chuvas torrenciais suportando temperaturas de 4 a 40 graus na constante busca de um mundo mais justo e humano baseado na trilogia dos conceitos de igualdade, dignidade e respeito, tentando eliminar barreiras que dificultam a pessoa com deficiência de participar ativamente da vida social”, contou Zé do Pedal.

Em sua caminhada, de 10.700km, dando aproximadamente 15 milhões de passos, empurrando uma cadeira de rodas, passou por 20 estados brasileiros.

Ele esteve em Viamão no início do mês de setembro e depois seguiu para o Chuí, meta final

de sua caminhada. Fez uma pequena pausa em Santa Vitória do Palmar, onde visitou escolas e participou, acompanhado de cadeirantes, alunos da APAE e de Ecoterapia, do desfile comemorativo à batalha Farroupilha. Seguindo para o Chuí, foi recebido pelo prefeito, pelo presidente da Câmara, vereadores, amigos e membros do Lions Clube e Rotary Clube. Zé do Pedal descerrou uma placa comemorativa à Cruzada Pela Acessibilidade e ato seguido plantou uma árvore em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

”A parte mais difícil e complicada da caminhada foi cruzar pelo menos 60% da área Indígena Raposa Serra do Sol, em estradas de terra e, o pior, os mais de 700km que separam Boa Vista de Manaus no meio da maior floresta tropical do mundo e enfrentando altas temperaturas que me causou um principio de insolação. O Sertão

da Bahia e Norte de Minas também foram difíceis e o frio do Sul foi um fator negativo bem diferenciado. Pegar uma temperatura de quatro graus, acompanhado de uma chuva constante não foi fácil. Pior ainda quando se está passando em um lugar onde o próximo restaurante para tomar um cafezinho para aquecer está a 40km de distância”, lembrou. Falou também das barreiras arquitetônicas que estão espalhadas por todas as cidades por onde passou. Porém pior que as barreiras arquitetônicas são as barreiras atitudinais. ´´O cidadão que coloca uma mesa na calçada, coloca lixo, material de construção, estaciona seu carro em frente a uma rampa ou na calçada contribui, de maneira negativa, para que o dia a dia da pessoa com deficiência seja ainda mais complicado”. De acordo com o ativista, o seu projeto teve como objetivo precípuo entregar nas Câmaras Legislativas dos Municípios visitadas uma proposta de Projeto de Lei sobre Normas de Acessibilidade, outra para a criação de Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de conscientizar as pessoas, principalmente aquelas com poderes de decisão, a terem mais respeito com as pessoas deficientes.

De Viamão, onde amigos e companheiros do Lions mandaram rezar uma Missa em Ação de Graças, Zé do Pedal seguiu para Viçosa, dando como concluída sua jornada. Saiba mais sobre o assunto em www.zedopedal.com.br ou www.zedopedal.skyrock.com - Contatos com Zé do Pedal: (031) 86003001 ou [email protected]

Foto

s W

end

er d

ua

rte

, Jo

rna

l o

Mo

Men

to

Page 3: Correio Rural 02 de outubro de 2015

02 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 3

PANOpra manga

POr PANO TerrA

Como transformar um inimigo em um de seus melhores amigos

Jango BrownEsta coluna poderia ter um subtítulo: “Como transformar um inimigo

em um de seus melhores amigos”. Neste 2015, minha turma de amigos, o Bando da Lua, faz 30 anos. Nome da banda que acompanhava a grande estrela dos anos 1940 Carmem Miranda. Herdamos este nome de uma tur-ma de amigos mais velhos onde, entre outros, estavam o Orfeu, o Breno, o Poxoxa, o Augusto Ponto e Vírgula. Reza a lenda que o nome foi dado pelo Manoel Castro de Oliveira, dono do Ponto Kent, dado às práticas notíva-gas daquela gurizada, digamos assim.

No aniversário do BDL, aproveito para homenagear o nosso capitão Júlio Cézar Souza de Souza, o Buzu-rú, que na última quarta (30) fez 50 anos. Eu e Buzurú éramos notórios ad-versários nos campinhos de Viamão, sequer nos cumprimentávamos. Nos aproximamos, timidamente, quando fomos estudar no Champagnat (ele é 2 anos mais velho que eu) e jogamos na seleção do colégio em um time que marcou época: Gilson; Jair Bele-za, Buzurú, Márcio Mendelski e Lauro Mestriner; Claiton (outro viamonense, da 40), André e Pica-Pau; Wlamir, Paulinho e Pano. Buzurú, dado que era o zagueiro mais violento que já havia botado os pés na Terra, era o capitão. No verão de 1985 fomos fazer vestibular na UFPEL, ficamos hospedados em uma pensão ordinária. Nervosos, passamos a noite da 1ª prova em claro, conversando sobre as matérias estudadas. Fomos recompensados: passamos, eu em Agronomia e o Buzurú para Veterinária. Meu pai alu-gou um apartamento na principal rua de Pelotas e nos tornamos grandes amigos. Precisaria de várias colunas para contar nossas peripécias por lá. Pelotas virou a embaixada do BDL, todo mundo ia para lá para fazer festa. Era o início dos anos do rock gaúcho e brasileiro. Fazíamos festa adoidado e bebíamos tudo que se tinha direito. O Nenê Macaco dizia que quando o Buzurú bebia demais os pés encolhiam e ele usava shampoo de chumbo, já que não se aguentava de pé e a cabeça pendia. Notório galã e baixador de calcinhas, certa vez ele disse para uma insistente pretendente que era de uma religião evangélica, que só podia transar com cada mulher uma única vez, a 2ª era proibida. Eu tinha um fusca na época, e quando saíamos na noite combinávamos que quem arranjasse mulher primeiro ficava com o carro. Era uma disputa ferrenha para ver quem pegava um “jacaré” pri-meiro. O negócio era ficar com o carro. Ele tinha meia dúzia de namoradas em Viamão e eu é que escrevia cartas para elas. Mas nem só de bandalhei-ra vivíamos. Criamos a compra de livros compartilhada, já que éramos uns pelados e mal nos sustentávamos. O primeiro livro que compramos foi “100 dias entre o céu e o mar”, do Amir Klink, sobre a travessia a remo do Atlântico, até hoje um clássico.

O filho do seu Wilson Pacheco e da dona Terezinha se formou, casou, separou, casou de novo e se tornou um de meus melhores amigos. De no-tório brigão se transformou em um gentleman. Estive recentemente em Santo Antonio da Patrulha onde, concursado, trabalha na Secretaria Esta-dual de Agricultura e vive com sua esposa Josiane (gente fina, elegante e sincera) e o seu filho Breno. Camila, sua filha, já faz pós-graduação na PUC.

Ao eterno camisa 3 e capitão do Bando da Lua, fica a homenagem des-tes seus primeiros 50 anos. E já que o homem nunca deu um espirro, é certo que irei escrever uma coluna dos seus 100 anos.

Prefeitura envia para a Câmara o Plano de Carreira do Magistério

Na tarde de quinta-feira, ontem, o Executivo Municipal protocolou na Câmara Munici-pal de Vereadores o projeto de lei do Plano de Carreira do Magistério Municipal. Na opor-tunidade, também lançou uma nota com os principais pontos do projeto:

“Viamão está passando por um momento histórico de revisão e atualização de legisla-ções fundamentais para o efetivo crescimento da cidade. Desde o começo da atual gestão não hesitamos em estudar, criar, reformar, modernizar, discutir e de fato implementar le-gislações e Planos que estavam defasados ou que simplesmente não existiam. Plano Diretor, Códigos de Obras e de Posturas, Plano de Saneamento Básico e muitas outras iniciativas po-dem parecer assuntos burocráticos, mas interferem diretamente na vida de nossos cidadãos e são determinantes para o desenvolvimento da cidade.

Se fosse fácil, outras gestões já teriam feito, mas nós temos a coragem de fazer e a cons-ciência da responsabilidade que nos foi confiada: de preparar Viamão para se tornar uma cidade melhor de se viver.

Os novos planos de carreira do Magistério e do Quadro Geral não fogem a esta regra. Eles não foram feitos para agradar “A, B ou C”, mas sim para garantir a solidez da carreira de nossos funcionários, proporcionar aos atuais e futuros servidores um ambiente profissional de crescimento, atrativo e responsável, permitir a abertura de concursos públicos, valorizar o bom profissional e, principalmente, viabilizar a aposentadoria de milhares de servidores com a correta projeção e aplicação dos recursos da previdência. Em síntese, os novos planos marcam o começo de uma nova relação entre Prefeitura e funcionários, mais responsável e com futuro sólido.

O novo Plano de Carreira do Magistério tem como eixo fundamental, valorizar o ven-cimento básico da carreira, carreando mais recursos financeiros para esse fim, e não para gratificações, promoções ou outras supostas vantagens que não atendem a totalidade dos profissionais do magistério e acabam se caracterizando mais como expectativa de conquis-tas do que como conquistas efetivas.

Temos a convicção de que este é um passo fundamental para a construção de um futuro sólido, preservando conquistas e estabelecendo uma nova relação, vislumbrando garantir a aposentadoria dos nossos servidores. Viamão precisa olhar para o futuro com respon-sabilidade, colocando os interesses coletivos acima dos individuais, sem cores políticas e partidárias. A discussão responsável sobre o Plano de Carreira do Magistério, com aqueles realmente interessados, nos permitiu chegar neste modelo que apresentamos, que permite vida longa ao Plano de Carreira e aposentadoria, e que colocamos à disposição para que todos se apropriem e que possamos avançar neste processo.”

Desfile Farroupilha de Águas ClarasO Desfile Farroupilha de Águas Claras ocorreu na manhã de domingo, dia 27 de

setembro, e contou com a participação de dezenas de entidades tradicionalistas, entre CTGs, Cabanhas e Piquetes, além de representantes do comércio, de empresas, escolas e moradores, que garantiram o sucesso do evento. Centenas de prendas e gaúchos des-filaram a cavalo, de charrete ou em caminhões, que foram decorados com alegorias da cultura gaúcha. O desfile é uma realização da comunidade, com o apoio da Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Cultura. Estiveram presentes no desfile o vice--prefeito, André Pacheco, e o secretário de Cultura, Joel Cavalheiro.

Page 4: Correio Rural 02 de outubro de 2015

02 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR4

ASSOCIE-SE À ACIVI E APROVEITE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A ENTIDADE OFERECE

Acivi dá boas-vindas ao Outubro Rosa

Marcas & Corações já tem data definida

A Acivi apoia a causa e incentiva as mulhe-res e toda a comunidade a participarem das ati-vidades que se iniciam hoje no município. A primeira acontece às 19h30, em frente à Igre-ja Matriz.

ALMOÇO DA QUALIDADE - No dia 14, o Almoço da Qualidade, no restaurante Pedralli Gourmet, será alusivo ao tema e terá uma pa-lestra do Grupo do Apoio e Prevenção ao Cân-cer de Mama de Viamão (Viamama). Os ingres-sos custam R$ 25 e incluem o almoço. O valor arrecadado será doado para o desenvolvimento dos projetos da entidade.

O evento Marcas & Corações já tem data definida. Será no dia 24 de novembro, no Vi-la Ventura. O valor do ingresso, bem como as atrações que irão se apresentar também já es-tão sendo definidas. Aguarde.

PALESTRA - No próximo dia 6 acontecerá a palestra ‘O cenário econômico atual’, com a economista-chefe da Fecomércio-RS e professora, Patricia Palermo. O evento inicia às 19h e acontece no Buena Vista Restaurante (avenida Américo Vespúcio Cabral, 259, Centro). O valor do ingresso (que inclui a janta) é R$ 25 por pessoa. Faça a sua reserva antecipada através do telefone: 3485.3787. A palestra é uma realização do Sindilojas, entidade parceira da Acivi.

A Acivi convida a todos os associados e parceiros para o evento de apresentação de re-sultados da implantação da Lei Geral da Mi-cro e Pequena Empresa, em comemoração ao Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa. O evento irá acontecer no dia 5 de outubro, no auditório do Sesc Viamão (rua Alcebíades Aze-redo dos Santos, 457, Centro). O evento terá um coquetel, que inicia às 18h30.

Dia Municipal da Micro e Pequeno Empresa

Semana do Trânsito

Na sexta-feira, dia 25, no Ginásio Municipal de Cultura e Esporte, ocorreu a cerimônia de encerramento da Semana do Trânsito de Viamão. O evento contou com apresentações das bandas da Brigada Militar e da Escola Vinte de Setem-bro. O setor de Educação Física da Secretaria de Educação levou o projeto Recreando, com brincadeiras como cama elástica, chute ao gol, tobogã, basquete, entre outras.

A ação contou ainda com uma apresentação teatral da esquete “Pela paz no trânsito”, pelo Grupo Experimental de Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). As apresentações da esquete ocorreram nos turnos da manhã e tarde. A encenação apresentou cenas cotidianas do trânsito com o objetivo de despertar a consciência e o compromisso de todos para um comportamento seguro no trânsito.

Em seu discurso, o vice-prefeito, André Pacheco, demons-trou preocupação devido aos altos índices de mortalidade e acidentes no trânsito. “A campanha é muito importante para conscientização dos jovens e das crianças, pois eles serão os futuros condutores, além disso, eles são uma ótima influên-cia para os pais”. O secretário de Transporte, Marco Azevedo, agradeceu aos parceiros que contribuíram para a realização do evento. “As ações realizadas durante a Semana do Trânsito colaboraram para sensibilizar em relação aos riscos no trânsi-to, além de conscientizar e orientar os jovens e crianças sobre os riscos que correm no dia a dia nas ruas e estradas”.

A cerimônia de encerramento contou com a partici-pação de alunos das Escolas Municipais Nossa Senhora da Conceição, Recanto da Lagoa, Vinte de Setembro, Jerônimo Porto, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Viamar, Querência, Barreto Viana e Alberto Santos Dumont. O evento contou também com a presença da secretária de Educação, Márcia Culau; do secretário de Cultura, Joel Cavalheiro; e do secre-tário de Esporte e Lazer, Silvio Barbosa.

A primeira visita do projeto Cultura na Escola

Dia 29 de setembro aconteceu a primeira visita de alunos e professores no Departamento de Memória da Secretaria de Cultura. Pela manhã foram18 alunos do 4º ano da EMEF Apolinário Alves dos Santos (Águas Claras), acompanhados de sua professora Ana Maria Fraga. Depois o grupo visitou o museu e pode conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura dos seus antepassados. Após, o grupo fez um breve tour por pontos históricos e turísticos como o Lago Tarumã, Trincheira Farroupilha, Colégios Setembrina e Stella Maris, Fonte da Bica, terminando com uma visita orientada à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde os alunos foram divididos em grupos e puderam conhecer locais nunca antes visitados.

A professora Ana Maria reavivou sua memória afetiva da infância e viu objetos usados por sua bisavó. “Hoje conheci um pouco mais sobre a história de Viamão e seus pontos. Nunca havia ido ao Lago Tarumã ou visitado as fontes. Para mim foi sensacional”, ressalta.

Page 5: Correio Rural 02 de outubro de 2015

02 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 5

PENSE COMIGO

Capacitação altera horários na Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMC) informa que, devido a curso de capacitação de funcionários, as seguin-tes salas de vacinas estarão fechadas, das 8 às 12 horas, conforme calendário a seguir: UBS Monte Alegre - Dia 05/10; UBS Luciana - Dia 06/10; UR Centro - Dia 07/10; UBS Itapuã - Dia 08/10; UBS Capão da Porteira - Dia 13/10; UBS Águas Claras - Dia 14/10.

Encontro com o curador da mostra Destino dos Objetos

O Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) promove o encontro com curador da exposição Des-tino dos Objetos, Eduardo Veras, no próximo sábado, dia 3 de outubro, das 9 às 12 horas, no auditório da Secretaria Munici-pal de Educação (SME) – Calçadão Tapir Rocha, 49, Centro. O evento integra a agenda de atividades da 10ª edição do Curso de Formação Continuada em Artes, uma promoção do Pro-grama Educativo da FVCB, realizada em parceria com a SME.

Eduardo Veras abordará, a partir da própria mostra, te-mas como o colecionismo, o colecionismo de arte e o cole-cionismo como estratégia criativa. Amparado na ideia de que todos, em algum momento da vida, trata de juntar coi-sas, segundo critérios e famílias mais ou menos definidas. O pesquisador esmiuçará as diferentes etapas e nuances desse processo, discutindo a eleição de objetos do cotidiano, seu deslocamento, o acúmulo e a repetição. A atividade é aberta ao público interessado e tem entrada franca. A Fundação cer-tifica a participação no evento.

Festa da CriançaCriança Sul Viamão promove a Festa

da Criança, no dia 12 de outubro, a par-tir das 15 horas, tendo como local a sede da Base Territorial Viamão do Centro de Integração e Bem-Estar do Ser Humano Abandonado, rua Cinco, 41, Vila Dois Irmãos, bairro Valença. Quem quiser fazer doações pode ligar para 8659.4473 ou 8283.4996.

NovenaA partir deste sábado, dia 3, no tem-

plo matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Krahe, começa o período de novena, sempre às 20 horas, que vai até o dia 11, antecedendo os fes-tejos de Aparecida que se dará no dia 12.

Rua Cir. Vaz Ferreira, 510 - Centro Viamão - Fone 3485-2646

A D V O C A C I ANilson Pinto da Silva

OAB/RS 42.149

Marildes Ribeiro da SilvaOAB/RS 29.925

HTTP://WWW.200DOLLARSITE.COM

Dr. José Tadeu Pereira da Silva

OAB/RS 21.663

Dra. Patrice Noeli Fróes Silva OAB/RS 49.242

Rua Mário Antunes da Veiga, 42 - Centro Fones 3485.3090 e 3492.1704

[email protected]

Posto à provaEDUARDO DIAS LOPES – MÉDICO

Estou sempre sendo posto à prova. A todo o momento sujeito-me a ser examinado quanto as minhas caracte-rísticas e sempre aparece alguém para emitir um juízo

de valor a meu respeito. Esse alguém imagina estar fazendo uma avaliação sobre como sou, mas emitindo um conceito pessoal sobre alguém que sequer conhece melhor.

Isto é o mais comum de acontecer. Estamos sempre rece-bendo de outras pessoas as suas críticas. Estas são fundamen-tadas em visões pessoais sobre o que e como somos, enquanto que não se comprometem sequer em tentar traçar uma análise mais apropriada, baseada em conhecimentos que representem um domínio de algum assunto. São opiniões pessoais que, pa-rece, devem prevalecer sobre todas as coisas e que recebem um quê de superioridade em sua entonação.

Confesso que estou um tanto cansado de conviver com es-tas análises críticas e superficiais, vindas de mentes de poucas luzes as quais acreditam que o mundo deve ter o formato que sua limitação é capaz de dar. Não se preocupam ao menos em basear seus conceitos e opiniões em análises melhor elabora-das, pois nem possuem capacidade para isso.

Estou sendo posto à prova por minha própria consciência, buscando elaborar minhas medidas com maior profundidade. Sigo tentando construir, acreditando que faço a minha parte e observando meus equívocos para tentar corrigi-los. O dia de hoje é a oportunidade, o passado é minha bagagem e o futuro é o meu objetivo. Vou focar no meu crescimento espiritual, me aprofun-dar mais no conhecimento dos mundos paralelos que identifica-mos, tanto dentro da realidade material quanto na virtual.

Minha mente passa a percorrer caminhos de liberação e vou traçar o rumo com minha própria vontade, fazendo com que o incompreensível se torne mais e mais explicável e en-tendível.

Preciso me por à prova para as coisas que são mais impor-tantes e ignorar pessoas que nada sabem e em tudo querem ser conhecedores. (Acompanhe o blog do dr. Eduardo em www.correiorural.com.br)

A Secretaria Municipal de Espor-te e Lazer (SMEL) está com um novo projeto: o Futebol de Rua nas Praças. Visa desenvolver habilidades motoras e cognitivas nos jovens, além de valo-res como integração, afeto, coopera-ção, responsabilidade e socialização. Conforme o secretário Silvio Barbosa, vai atingir mais de 800 jovens de di-versas regiões do município. “Vamos atender principalmente em áreas de risco. O objetivo é levar crianças e ado-

lescentes a praticarem atividade espor-tiva”, explica.

Sete praças foram contempladas num primeiro momento. As aulas são gratuitas nos turnos manhã e tarde. Para participar, basta ter idade entre 8 e 14 anos e comparecer nas praças, no dia e horário da atividade conforme o seguinte calendário:• Castelinho – Todas as segundas-

-feiras, às 9h30 e às 15h30.• Florença–Todasasterças-feiras,às

8h30 e às 14h.• Jari–Todasasterças-feiras,às10he

às 15h30.• Minuano–Todasasquartas-feiras,

às 8h30 e às 14h.• Diamantina–Todasasquartas-fei-

ras, às 10h e às 14h.• Pró-Morar–Todasassextas-feiras,

às 8h30 e às 14h.• BecodosCunhas–Todasassextas-

-feiras, às 10h e às 15h30.

O futebol volta às praças

Page 6: Correio Rural 02 de outubro de 2015

02 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR6

EDITAIS DE CASAMENTOFrancisco de Assis dos Santos, Oficial Registrador do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Viamão, RS, faz saber que pretendem casar:

Edital nº 11737, de 24 de setembro de 2015.ALEX BAUMGARTEN RIGOTTE, cobrador de ônibus, e THAÍS SOARES DE ALMEIDA, arrecadadora de pedágio, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11738, de 24 de setembro de 2015.LUÍS FERNANDO DA SILVA DOS SANTOS, solteiro, maior, vigilante, e MARIA INÊS DA SILVA BARCELOS, divorciada, do lar, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11739, de 25 de setembro de 2015.OSMIR ANTÔNIO MENDES PEREIRA, representante de vendas autônomo, e ROCHELE DA CRUZ PORTO, pedagoga, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11740, de 29 de setembro de 2015.DAVI VAZ DA ROSA, assistente técnico mecânico, e ANGÉLICA PEREIRA WEGNER, comerciária, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11741, de 30 de setembro de 2015.MANOEL ADALBERTO ESCOUTO DE LIMA, viúvo, pedreiro, e NOELI ALVES DE SOUZA, solteira, maior, empregada doméstica aposentada, ambos naturais deste Estado, residentes neste Distrito.

Edital nº 11742, de 30 de setembro de 2015.LUCIANO DA SILVA, industriário, e GEICI BARBOSA DA SILVA, comerciária, ambos solteiros, maiores, naturais deste Estado, residentes neste Distrito.Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da Lei. Rua Julieta Pinto César (antiga Gen. Osório), 163, sala 202, Centro. Fone: (51) 34851913. [email protected]

Viamão, 1º de outubro de 2015

ABANDONO DE EMPREGOA empresa Sebastião Lourenço da Silva Júnior, CNPJ 18.223.838/0001-00, es-tabelecida na Rua dos Operários, 84, centro, Viamão/RS, informa que VANES-SA DA LUZ ROLAND está sem comparecer ao serviço há 43 dias, e solicita seu comparecimento dentro do prazo legal trabalhista, sob pena de considerar-se em abandono de emprego.

Viamão, 01 de outubro de 2015.

EXTRAVIO DE TALÃOLuiz Otávio Benedetti Brodt, inscrição 159/1009267, com endereço em Capão das Linhas, município de Viamão/RS, comunica o extravio do Talão de Notas de Produtor Rural Série B 058, de nºs 725731 a 725740, não se responsabilizando pelo uso indevido do mesmo. Boletim de Ocorrência PC 8655/2015.

Viamão, 01 de outubro de 2015.

VENDEM-SE TERRENOSVendo terrenos 12,50m x 52,37m por R$ 30.000,00, no inte-rior do Estado, e 15m x 22m, por R$ 70.000,00, em Viamão, no bairro Fiúza, perto da avenida principal, a caminho do Hotel Vila Ventura. Contato com Letícia: 51-34852607 / 51-94006226 /[email protected].

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES GERAIS

Associação Comunitária dos Moradores da Estiva Biênio 2015/2017

A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS MORADORES DA ESTIVA, através do presidente da Comissão Eleitoral, convoca seus associados para participa-rem das Eleições Gerais para o biênio 2015/2017 a realizar-se no dia 02 de novembro de 2015, na sede da Associação, sito a rua Estrada Três Passos, nº 2000, Estiva, Viamão/RS, com votação no horário das 08 horas às 17 horas, ininterruptamente, devendo as chapas serem inscritas até o dia 15.10.2015, no horário das 9 às 12 horas, na sede da entidade, estando desde já o Regula-mento Eleitoral, bem como formulário de inscrição de chapas à disposição de interessados, obedecendo os seguintes critérios: a) Em caso de registro de apenas uma chapa, não haverá processo de eleição,

a chapa única será aclamada e empossada em Assembleia na mesma data e local no horário das 17 horas, conforme previsto do Artigo 57, § 3º do ES;

b) e Prestação de Contas do exercício.Viamão/RS, 16 de setembro de 2015.

Paulo PerciuncolaPresidente da Comissão Eleitoral 2015

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA VILA QUERÊNCIA – ASCOQUE

A Presidente do Conselho Deliberativo da ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA VILA QUERÊNCIA – ASCOQUE, em consonância com a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, convoca Assembleia Geral a realizar-se na segunda-feira, dia 12 de outubro próximo, na sede da ASCOQUE, localizada na av. Gildo de Freitas nº 219, Vila Querência, Viamão-RS, com início previsto às 18 horas. Na ocasião será tratado do processo eleitoral, que será implantado a seguir.

ORDEM DO DIA:1. Formação da Comissão Eleitoral2. Aprovação do Regimento Eleitoral3. Assuntos gerais

Viamão, 26 de setembro de 2015.Maria Martins Olinski

Presidente do Conselho Deliberativo da ASCOQUE

Viamão: Seguem abertas as inscrições para Escola Sesquinho

A Escola Sesc de Educa-ção Infantil está com inscri-ções abertas para ingresso de novos alunos em 2016. Há vagas para crianças de 3 a 5 anos de idade, dependentes de comerciários e clientes do Sesc/RS. Em Viamão, o Sesquinho está localizado na Alcebíades Azeredo dos San-tos, 457.

Para filhos de comerci-ários com renda familiar de até três salários mínimos, as inscrições, para participar do processo seletivo, devem ser realizadas pessoalmente no Sesc, até o dia 8 de outu-bro, sendo, neste caso, vagas totalmente gratuitas. Para alunos de 3 anos a 3 anos e 11 meses, neste perfil, há dis-ponibilidade de dez vagas; a partir de 4 anos são ofereci-das oito vagas; e para crian-ças de 5 anos a 5 anos e 11 meses são três vagas.

Já os clientes empresários e usuários, assim como co-merciários com renda familiar superior a três salários míni-mos, podem se inscrever para a modalidade pagante, exclu-sivamente pelo site do Sesc/RS, até o dia 31 de outubro. Crianças entre 3 anos e 3 anos e 11 meses de idade poderão preencher dez vagas; e para aqueles com 4 anos a 4 anos e 11 meses, são oito vagas.

As aulas nas Escolas Sesc de Educação infantil iniciam em 15 de fevereiro de 2016. O edital completo pode ser conferido pelo link https://www.sesc-rs.com.br/educa-cao/educacao_infantil.php. Mais informações também podem ser obtidas junto ao Sesc da cidade.

Campanha de coleta de sangue A diretora do Senac Viamão, Lídia Fraga, reuniu-se com uma equipe

do Instituto de Cardiologia Hospital Viamão e representações de outras entidades locais para, juntos, planejarem como será a Campanha de Do-ação de Sangue.

A iniciativa já tem até data definida e acontecerá no dia 29 de outubro em frente ao Hospital de Viamão. Assim como nos anos anteriores, um ônibus do Hemocentro irá ajudar na coleta de sangue e o Senac ficará responsável pela conscientização e divulgação da causa.

Instituições como Sindilojas Viamão e Lions Clube também fazem parte desta iniciativa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3434.0391 ou no site www.senacrs.com.br/viamão.

Senac disponibiliza novos horários O Senac Viamão está com agenda aberta para atendimentos gratuitos

de beleza. Os serviços de coloração e mechas são realizados pelos alunos da capacitação em Cabeleireiro que já cursam as disciplinas práticas, sob supervisão dos professores. Para usufruir do atendimento é necessário levar os materiais listados a seguir: Pintura - tinta e água oxigenada vo-lume 20; Mechas - pó descolorante, água oxigenada volume 30 e papel alumínio.

Grupos e instituições de caridade também podem usufruir dos pro-cedimentos, sendo que o horário deve ser marcado através do Núcleo Pedagógico. Vale lembrar que o Senac Viamão também é ponto de coleta para doações de alimentos não perecíveis.

Os agendamentos podem ser realizados no sitewww.senacrs.com.br/viamão . Outras informações pelo telefone (51) 3434-0391 ou na Unida-de, localizada na avenida Reverendo Américo Vespúcio, 154.

Oficina de Iniciação Teatral A segunda turma de iniciação teatral dirigida para crianças e adoles-

centes, de 10 a 14 anos, teve grande adesão. No total, foram 28 inscritos. A Oficina, que terá duração de três meses, é promovida pela Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com a coordenação do ator e professor, Igor Ramos. As aulas são ministradas aos sábados, no Ginásio de Cultura e Esporte.

Page 7: Correio Rural 02 de outubro de 2015

02 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR 7

Associativismo: A chave do sucesso!Fundada em junho de

2000, a Câmara de Diri-gentes Lojistas de Viamão - CDL surgiu a partir do interesse de empresários locais, que perceberam a entidade como uma alavanca no processo de desenvolvimento e uma possibilidade de ampliar o mercado consumidor melhorando seus negó-cios.

A CDL Viamão presta informações creditícias à comunidade, aos seus as-sociados e atua nas áreas cultural e promocional, desenvolvendo serviços e produtos voltados ao desenvolvimento do comércio local.

Entre em contato conosco e confira valores de investimento para fazer parte do nosso quadro associa-tivo. (51) 3434.2020

www.facebook.com/cdlviamaors | www.cdlviamao.com.brComércio unido é comércio forte

Painel CR EmpresasEnvie seu release para [email protected]

Palestra “Pais sem Pressa”O Colégio Marista Graças reuniu,

na noite de 29 de setembro, as co-munidades escolar e viamonense para discutir a temática da palestra “Pais Sem Pressa”, ministrada pelo Life Coaching Gabriel Carneiro Cos-ta. O palestrante é autor dos livros O Encantador de Pessoas e À Som-bra da Cerejeira, possui formação nas áreas de educação emocional, psicologia positiva e análise tran-sacional. A partir de vivências e conceitos da psicologia e da peda-gogia, ele defendeu rotinas menos aceleradas na relação entre pais e filhos.

O ingresso à palestra foi a doação de brinquedos, os quais serão encaminhados pelo Grupo de Voluntariado Marista Graças a entidades assistenciais no Dia da Criança.

www.bicofinoesaltoalto.com.brPAtRICIA ARRuDA PAtRICE FRóES

A vez das mochilasOlá, pessoal!

Vocês notaram que as mochilas vol-taram com força to-tal? Perceberam que agora elas compõe qualquer look?

Para quem gosta, vale o investimento, pois, a sua praticida-de aliada à beleza é tudo de bom.

Existem inú-meros modelos no mercado. As grandes grifes nos dão a ideia do que está em alta, aí é só procurar um modelo parecido com o desejado mas com precinho mais amigo!

Dá pra montar vários looks bem le-gais com mochilas. E para o look ser um verdadeiro sucesso, basta cuidar a pro-porção entre as rou-pas escolhidas, o seu tipo físico e o tama-nho da mochila.

Mochila grande pode causar a im-pressão de que você também é grande. E isso ninguém quer!

Para os homens também existem lin-dos e práticos mo-delos que vão muito bem com roupas de trabalho, pois, mostram o quão estiloso você pode ser.

As mochilas são práticas e podem ajudar a montar uma imagem bem moderna e descolada. Mas cuidado, pois mochilas enormes po-dem conferir um ar de desleixo ao look.

Espero que tenham gostado.Bjs, Patrice Fróes

“Siga-nos no instagram e no facebook, cadastre seu email, e receba as atualizações “

www.bicofinoesaltoalto.com.br Insta: bicofinoesaltoalto_blog

Rua Osvaldo Aranha, 43 - Loja 08 - Centro - ViamãoAtrás da Caixa d’Água - Fone 3045-4664

[email protected]

PRESENTES CRIATIVOS

PARA TODAS AS OCASIÕES

Causas CíveisFamília e SucessõesInventáriosUsucapiãoSeparação/Divórcio InquilinatoTrabalhistas

ADvogADoSDr. Ênio Ávila Nunes oAB/RS 6.617

Dra. Maria Madalena K. Pereira oAB/RS 71.910

Av. Cel. Marcos de Andrade, 95. Conj. 201/203. viamãoFone 3485-1053. [email protected]

Maristão 2015O Colégio Marista Gra-

ças enviará uma comitiva de 40 atletas para participar do Maristão 2015, tradicional competição esportiva que reúne cerca de 2 mil alunos de todos os colégios da Rede Marista. Este ano a primeira etapa do evento será realiza-da nos dias 2 e 3 de outubro, no Parque Esportivo da PU-CRS e no Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre.

As competições ocorrem nas seguintes modalidades: basquete, futsal, futebol de campo, handebol, judô, natação, voleibol e tênis. O Marista Graças compete no Fut-sal, masculino e feminino, Judô e Natação. Em 2014, as equipes de Futsal e Vôlei feminino do Marista Graças conquistaram medalhas na competição.

Page 8: Correio Rural 02 de outubro de 2015

02 DE outuBRo DE 2015WWW.CoRREIoRuRAL.CoM.BR8

Em julho de 2012, um grupo de mulheres que foram acometi-das pelo câncer de mama e supe-raram seus males, fundou o Gru-po Viamama. A iniciativa partiu superação das dificuldades e com a finalidade primeira de alertar para o surgimento de novos casos prestando o apoio através da infor-mação.

Sabedoras das carências en-frentadas em nossa cidade, estas mulheres uniram-se para que Via-mão contasse com um núcleo es-pecializado nessa questão. Surgia o Viamama que, hoje, amplamente reconhecido na comunidade, exer-ce uma atividade fundamental na sociedade e que tem o seu trabalho ampliado a cada dia que passa. O Viamama tem sua sede na rua Te-reza Sica Nunes, 241.

Desde a sua criação, o Viama-ma tem participação principal na realização do Outubro Rosa em Viamão e, também, num engaja-mento em todos os movimentos de entidades e governamentais que levam ao ponto principal, qual seja, a orientação e prevenção do

câncer de mama. Já devidamen-te reconhecido na comunidade, o Viamama divulgou esta semana a sua programação para o Outubro Rosa de 2015.

Programação:• 2/10-BoasvindasaoOutubro

Rosa, em frente a Igreja Matriz, às 19h30min

• 3/10 - Palestra na EMEI Que-rencia, as 9 horas

• 5/10-AulaRosaderitmoaoarlivre. Calçadão Tapir Rocha das 9 às 10 horas

• 7/10 -Abertura oficial doOu-tubro Rosa em frente a Igreja Matriz, às 19 horas

• 8/10 - Palestra no Hospital deViamão , às 16 horas

• 9/10 - Divulgação das 9 às 16horas na Redemac De Pauli

• 10/10 - Palestra na Escola To-lentino Maia, 9 horas

• 10/10-DivulgaçãonoDançan-do Sentimentos-Elas em Porto Alegre, 20 horas

• 14/10 -PalestradoDr Ildonoauditório da ACIVI , às19 horas

• 15/10 - Caminhada Orientada

em Itapuã, 8h30min• 16/10 -Orientações àsmulhe-

res da empresa Mondial, Cano-as das 10 às 21 horas

• 17/10 -CaminhadadoViama-ma. Saída às 10 horas na entra-da de Viamão

• 19/10 -Divulgação na Empre-

sa GM de Gravataí das 10 às 22 horas

• 20/10 - Palestra na Esco-la Adventista da Vila Cecília, 10h30min

• 22/10 - Palestra no EscritórioContábil Flavio Ribeiro, às 17 horas

• 23/10-DivulgaçãonaGMGra-vataí das 10 às 22 horas

• 28/10 -PalestranoAlmoçodeQualidade da ACIVI, Restau-rante Pedralli, às 12 horas

• Todasasquartas-feiras,atendi-mento às mulheres nos Postos de Saúde do município

O outubro está cor de rosa

No dia 7 de outubro a Igreja Matriz ganha as cores do Outubro Rosa e começa a programação da Prefeitura de Viamão.